• Nenhum resultado encontrado

Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

O e-mail de registro do grupo é o principal canal de comunicação. Ele será necessário para inserir os dados dos participantes e as informações sobre a pesquisa, para editar as informações, para imprimir certificados e para receber os comunicados da organização. Por tanto, escolha um e-mail e uma senha que possa ser compartilhado entre os integrantes da pesquisa, isto facilitará o preenchimento das etapas seguintes.

Em país, selecione uma das três opções de acordo com o local de residência dos participantes. Após, indique o número de estudantes participantes, sendo o mínimo de 1 (um) e o máximo de 3 (três).

Em orientadores considere 1 (um) no caso de haver somente um orientador e 2 (dois) no caso de haver um orientador e um coorientador. Na etapa seguinte, eles serão identificados. Antes de clicar no botão “criar nova conta”, confira os dados e anote o e-mail e a senha utilizados, pois eles serão a sua chave de acesso.

Ao criar a conta, observe as seguintes opções que aparecerão no canto superior do seu navegador de internet.

A primeira opção, minha conta, é um local para redefinir as informações iniciais de senha do grupo, número de participantes e origem.

Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa

O primeiro passo é criar um login de acesso que será com um e-mail e uma senha única para o grupo. Ao entrar no ambiente de Inscrição e selecionar a opção Inscrever um Grupo, as seguintes informações serão solicitadas.

(2)

Evite trocar o e-mail do grupo, caso o faça, comunique a organização da feira utilizando o canal fale conosco.

Para iniciar a inserção dos dados do grupo e do projeto selecione a opção “Inserir dados do Projeto” e as seguintes opções serão apresentadas na tela.

Sugere-se ao grupo que tenha em mãos todas as informações necessárias para o registro dos participantes antes de inciá-la. Lembre-se que alguns navegadores realizam atualização automática e informações poderão ser apagadas caso a página fique aberta durante muito tempo.

O nome deverá ser completo e sem abreviações. Fique atento para evitar erros, pois o certificado será emitido pelo site com base nesta informação. A data de nascimento deverá ser informada considerando a seguinte sequência: dia, mês, ano. O número de documento solicitado é da carteira de identidade, também conhecida como RG(registro geral) ou DNI, no caso dos grupos do Paraguai e da Argentina.

(3)

Preferencialmente, informe o telefone de sua residência ou de um responsável que possa auxiliar no caso de alguma emergência e, lembre-se de inserir os códigos internacional e estadual antes do número.

O tamanho da camiseta serve de base para a confecção da camiseta oficial da feira entregue aos finalistas no início do evento. As informações sobre País, Estado, Cidade, Endereço e CEP são referentes a residência do estudante. Não é obrigatório o estudante morar na mesma cidade, Estado ou país da sua instituição de ensino. Os dados sobre a instituição de ensino serão indicados no campo seguinte: Instituição.

Em instituição, refere-se a escola, colégio, instituto ou outro formato que esteja apto a participar da

FIciencias. Busque a sua instituição na lista de instituições cadastras, considere o nome sem abreviações. Caso não encontre, proceda com a inscrição da instituição utilizando o botão correspondente. Muito importante, ao realizar a inscrição de sua instituição, utilize o nome completo, sem abreviações.

No campo Ensino identifique o ano letivo do estudante correspondente a este cadastro e se ele demanda algum cuidado especial de mobilidade, saúde ou outra situação que necessite especial atenção por parte da organização da feira.

Confira as informações antes de salvar.

Para inscrever mais estudantes, volte ao menu superior selecione “Inserir Dados do Projeto” e, novamente, “Adicionar Estudante”.

No caso de inserção dos dados do Orientador, selecione a opção “Adicionar Orientador” e a uma nova tela com as seguintes solicitações será apresentada.

(4)

No primeiro item, tipo de orientador será selecionado a opção orientador ou coorientador. Ao menos um orientador é obrigatório para a participação na FIciencias. O coorientador é opcional ao grupo. No caso de haver um coorientador, após salvar as informações do orientador, o grupo deverá repetir a ação de cadastro de orientador, marcando então coorientador no primeiro item.

O nome deverá ser completo e sem abreviações. Fique atento para não deixar erros pois o certificado será emitido com base nesta informação. A data de nascimento deverá ser informada considerando a seguinte sequência: dia, mês, ano.

O quarto item, tipo de documento, há opção para inserir CPF, RG ou DNI, certifique-se de qual documento é número correspondente e informe-o no campo seguinte.

A seguir identifique qual o tamanho de camiseta é o mais adequado a este orientador ou coorientador. Sugere-se que o e-mail do orientador em questão seja o pessoal, como segunda opção, o e-mail

profissional. E, o telefone pode ser o profissional ou o residencial. Se possível, informe também o número do celular para facilitar o contato da organização com o orientador.

(5)

Neste caso, país, estado, endereço, CEP é residencial do orientador. Os dados referentes a instituição, onde atua o orientador, estarão contidos no cadastro da instituição que será indicada no último item da seção. Também deverá ser informado se o orientador é portador de necessidades especiais e, se atua como professor em instituição formal de ensino.

(6)

Para o cadastro do projeto de pesquisa será necessário definir um título que deverá ser o mesmo no relatório final e no pôster de apresentação na Ficiencias. Sugere-se que o título não seja muito extenso, porém, traga uma ideia clara do objeto de pesquisa do grupo.

Logo após o título, o grupo deverá indicar a principal área do conhecimento a que se refere a pesquisa. Ao selecionar a área, uma outra lista aparecerá na tela para indicar a subárea onde se localiza a pesquisa.

Na sequência, no item “Outras Áreas de Conhecimento”, o grupo poderá identificar a conexão da sua pesquisa com outras áreas do conhecimento. Este item não é obrigatório e ele serve para pesquisas interdisciplinares. O grupo deve ficar atento para indicar áreas relacionadas, porém, de menor relevância. A área de maior relevância deverá ser indicada no item logo abaixo do título da pesquisa.

No tipo de pesquisa se encontram as seguintes opções: pesquisa com seres humanos; com animais

vertebrados; com agentes biológicos potencialmente perigosos; com substâncias, equipamentos controladas ou perigosos ou; que não envolve nenhum dos itens citados. Ao eleger um dos itens, com exceção do último, um novo questionário para inserção de informações complementares aparecerá na tela. Este deverá ser preenchido com bastante rigor e atenção.

(7)

Enquetes, questionários, entrevistas sobre opinião, não serão consideradas como pesquisas com Seres Humanos, porém, solicita-se ao grupo que anexe o questionário aplicado ao final do processo de inscrição do projeto, no item anexos.

O local da pesquisa se refere ao ambiente onde a maior parte da pesquisa foi realizada. Pode ser a própria escola, um laboratório de outra instituição ou até mesmo a residência de um dos integrantes.

No caso do grupo receber apoio de alguma instituição com a cedência de espaço ou acesso, ele poderá ser informado neste item. Se for realizado em área rural, identifique o local utilizando o nome do proprietário ou nome fantasia quando houver.

Para o preenchimento do Plano de Pesquisa sugere-se que o grupo verifique o arquivo “Sugestões para a Organização dos Trabalhos de Pesquisa 2018” disponível no site. Nele o grupo encontrará sugestões detalhadas sobre a escrita e conteúdo de cada item.

A seguir, seguem os campos que o grupo deverá preencher além da Questão Problema, Hipótese ou Objetivo contidos na imagem anterior. Fique atento ao limite máximo de caracteres, quando houver. E lembre-se que nesta etapa o resumo é uma síntese das ações desenvolvidas pelo grupo e, resultados parciais ou totais deverão ser citados caso houverem. O grupo não deverá afirmar possibilidades de resultados que ainda não foram averiguadas.

(8)

O grupo deverá apresentar uma descrição detalhada dos materiais a serem utilizados na pesquisa e também inserir um cronograma de realização das atividades no projeto, a ser conferido na etapa presencial (em caso de projeto finalistas) pelo Diário de Bordo.

Na sequência, o grupo deverá apresentar o Resumo do Trabalho, com restrição de 2000 caracteres, inserir de 3 a 5 palavras-chave e redigir o Referencial Bibliográfico do projeto. O grupo também poderá anexar outros arquivos que julgue útil para compreensão da proposta no campo “Anexo”. Por fim, o grupo deverá assinalar o box “Certificamos que as informações acima são verdadeiras”, e salvar o projeto.

(9)

Ao final, as informações deverão ser salvas e poderão ser consultadas utilizando o menu no canto superior da tela, em “Informações e situação do projeto:.

Ao clicar neste item uma nova tela será apresentada com o a possibilidade de Ver e adequar alguns dados, salvando novamente ao final. As alterações poderão ser realizadas até o dia 17 de Agosto, momento que encerra a inscrição de projetos de pesquisa.

Willbur Rogers de Souza Coordenador Geral FIciencias 2018

Referências

Documentos relacionados

[r]

LIRA, Sérgio – Arte Portuguesa do Século XX (texto a ser publicado sob a égide da UNESCO, Conselho Mediterrânico da Cultura, presidência Italiana, sob coordenação do Professor

ado a necessidade de modificar o pré- se manter o dorso do frango à 95C por 30 minutos, este procedimento desnaturava o colágeno, formando um gel scrito

Diante disto o objetivo deste trabalho foi avaliar a extração de antocianinas a partir do repolho roxo (Brassica oleracea), em diferentes condições de pH, temperatura e

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Para identificar manifestações do pensamento algébrico, relacionadas ao pensamento funcional (Quadro 1), evidenciadas pelos estudantes durante a resolução das duas

Corporate Control and Policies Page 12 UNIVERSIDAD DE PIURA UNIVERSIDAD DEL PACÍFICO UNIVERSIDAD ESAN UNIVERSIDAD NACIONAL AGRARIA LA MOLINA UNIVERSIDAD NACIONAL