• Nenhum resultado encontrado

Fonte de alimentação FLEX Ex

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fonte de alimentação FLEX Ex"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Fonte de alimentação FLEX Ex

Códigos de catálogo1797-PS2E2

Tópico Página

Informações importantes para o usuário 2

Sobre a fonte de alimentação 3

Compreender o planejamento do sistema 4

Instalação em Zona 1 e 22 6

Carga eletrostática 8

Saídas 8

Instalar a fonte de alimentação 1797-PS2E2 8

Conexões do cliente 10

Configuração de fiação típica 10

Dimensões de montagem e atribuições de base do terminal para a fonte de alimentação 1797-PS2E2

11

Reparo 11

Fonte de alimentação FLEX Ex, nº cat.1797-PS2E2 12

(2)

Informações importantes para o usuário

Equipamentos de estado sólido possuem características operacionais diferentes daquelas dos equipamentos eletromecânicos. A publicação Orientações de Segurança para a Aplicação, a Instalação e a Manutenção de Controles de Estado Sólido (Publicação SGI-1.1 disponível no escritório de vendas local da Rockwell Automation ou on-line em http://literature.rockwellautomation.com) descrevem algumas diferenças importantes entre equipamentos de estado sólido e dispositivos eletromecânicos com fiação. Em razão desta diferença, e também devido à ampla variedade de usos para os equipamentos de estado sólido, todas as pessoas responsáveis pela aplicação deste equipamento devem certificar-se de que toda a aplicação pretendida para este equipamento seja aceitável.

Em nenhuma circunstância a Rockwell Automation, Inc. será responsável por danos indiretos ou consequenciais resultantes do uso ou da aplicação deste equipamento.

Os exemplos e diagramas neste manual são incluídos unicamente para fins de ilustração. Devido às muitas variáveis e requisitos associados com qualquer instalação em particular, a Rockwell Automation, Inc. não pode assumir responsabilidade ou obrigações pelo uso real baseado nos exemplos e diagramas. Nenhuma responsabilidade por patentes é assumida pela Rockwell Automation, Inc. com respeito ao uso das informações, circuitos, equipamentos ou software descritos neste manual.

É proibida a reprodução do conteúdo deste manual, no todo ou em parte, sem a permissão por escrito da Rockwell Automation, Inc.

Ao longo deste manual utilizamos observações para deixar você ciente de considerações de segurança.

ADVERTÊNCIA Identifica informações sobre práticas ou circunstâncias que podem causar uma explosão

em um ambiente classificado, a qual pode levar a ferimentos ou morte, danos à propriedade ou perda econômica.

IMPORTANTE Identifica informações essenciais para a aplicação bem-sucedida e para a compreensão

do produto.

ATENÇÃO Identifica informações sobre práticas ou circunstâncias que podem levar a ferimentos

ou morte, danos à propriedade ou perda econômica. As seções Atenção o auxiliam a identificar um risco, evitar um risco e reconhecer as consequências

PERIGO DE CHOQUE

As etiquetas podem estar sobre ou dentro do equipamento para alertar as pessoas de que tensões perigosas podem estar presentes.

PERIGO DE QUEIMADURA

As etiquetas podem estar sobre ou dentro do equipamento para alertar as pessoas de que as superfícies podem estar em temperaturas perigosas.

(3)

Sobre a fonte de alimentação

A fonte de alimentação é um componente essencial na operação de um sistema intrinsecamente seguro. Ela deve isolar a energia não segura de entrada do sistema de controle e limitar a energia disponível aos níveis intrinsecamente seguros.

Nenhuma outra fonte de alimentação é necessária para operar quaisquer componentes conectados ao sistema FLEX Ex na área perigosa. A alimentação para as válvulas, atuadores ou transmissores vem dos módulos FLEX Ex.

ATENÇÃO Este equipamento é considerado equipamento industrial do Grupo 1,

Classe A, de acordo com a Publicação nº 11 da IEC/CISPR. Sem as precauções adequadas, pode haver possíveis dificuldades ao garantir a compatibilidade eletromagnética em outros ambientes devido à perturbação conduzida e irradiada.

Este equipamento é fornecido como um equipamento do tipo fechado. Ele não deve exigir gabinete adicional de sistema quando usado em locais consistentes com os graus de proteção do gabinete declarados na seção de Especificações desta publicação. As próximas seções desta publicação podem conter informações adicionais relacionadas às classificações de tipo de gabinete específicas, além daquele que este produto oferece, necessárias para a conformidade com determinadas certificações de segurança de produto.

1797-PS2E2

(4)

A 1797-PS2E2 é uma fonte de alimentação com 24 Vcc de entrada/saída CC Ex quádrupla em um gabinete à prova de incêndio com terminações de entrada e saída com segurança ampliada. A bucha de 24 Vcc é uma M20 x 1,5 e pode aceitar um cabo de 6…12 mm (0,267…0,472 pol.) de diâmetro. As saídas Ex são M16 x 1,5 e podem aceitar um cabo de 4…8 mm (0,157…0,315 pol.) de diâmetro.

Os recursos incluem os seguintes:

• Fonte de alimentação de 24 Vcc

• Quatro canais com saída de 8,5 W em cada um

• Alimentação dupla para redundância na entrada da fonte

• As saídas são intrinsecamente seguras galvanicamente isoladas da fonte

• Todos os canais são intrinsecamente seguros limitados independentemente

Compreender o planejamento do sistema

Parte do planejamento do sistema é determinar quais módulos são necessários para a aplicação, quantas fontes de alimentação são necessárias, como melhor particionar o sistema e onde localizar os gabinetes do sistema.

Uma tarefa importante no ciclo de desenvolvimento é determinar o número de saídas de fonte de alimentação (e desta forma, as fontes de alimentação) que você precisará. No exemplo a seguir, você precisará de 11 saídas de energia se estiver usando o hub de fibra, o qual exige 8,5 W.

Cada fonte de alimentação possui quatro saídas de energia intrinsecamente seguras independentes com capacidade de 8,5 W cada. No exemplo acima, precisamos de 11 saídas de energia IS, de modo que 3 fontes de alimentação seriam suficientes.

Módulos Exige Módulos Exige

Hub de fibra 8,5 W Duas entradas de termopar 1,6 W cada

Dois adaptadores ControlNet 8,5 W cada Duas saídas digitais 7,5 W cada Duas entradas analógicas 7,5 W cada Três entradas digitais NAMUR 2,8 W cada Duas saídas analógicas 6,3 W cada Duas entradas de contador 4,25 W cada

(5)

O número total de fontes de alimentação necessárias depende dos módulos usados e da configuração total do sistema. A ilustração a seguir mostra como este exemplo pode ser configurado.

IMPORTANTE Mesmo apesar dos módulos poderem receber alimentação

do mesmo canal de saída da fonte de alimentação, a isolação galvânica no módulo oferece a isolação galvânica módulo-a-módulo. Dependendo do tipo de módulo, a isolação (canal a canal dentro do módulo) pode ou não ser oferecida. Consulte as especificações do módulo para obter

mais informações. Aliment. IS Área segura

Área perigosa

Fonte de alimentação 1797 Fonte de alimentação 1797 Fonte de alimentação 1797

ACNR Livre IE8 OE8 IRT8 Livre Livre IJ2 IJ2

ACNR OB4 OB4D IBN16 IBN16 IBN16 IE8 IRT8 OE8

RPA RPFM RPFM E/S IS 1797 E/S IS 1797 Hub de fibra IS 1797 Aliment. IS Aliment. IS Aliment. IS Ex d/e Ex ib Ex d/e Ex ib Ex d/e Ex ib 41306 Entrada de energia não segura Livre Entrada de energia não segura Entrada de energia não segura Aliment. IS Aliment. IS Aliment. IS Aliment. IS Aliment. IS Aliment. IS Aliment. IS Aliment. IS

(6)

Certifique-se de somente conectar as fontes de alimentação intrinsecamente seguras a outros módulos ou adaptadores de sistema intrinsecamente seguros para manter a integridade do backplane intrinsecamente seguro.

Instalação em Zona 1 e 22

A fonte de alimentação 1797-PS2E2 possui um fator de proteção de IP65. Consulte a Tabela de especificações para o tipo de módulo IS.

Aplicação

Ao instalar, comissionar, operar e manter dispositivos ou componentes de dispositivos do sistema FLEX Ex como um aparato elétrico intrinsecamente seguro em atmosferas potencialmente explosivas de acordo com a

EN 60079-11, você deve prestar atenção ao certificado de exame do tipo EC e às normas nacionais e locais de construção, instalação e operação.

Zona 1

A fonte de alimentação pode ser localizada em Zona 1. A temperatura ambiente permitida de -20...-70°C não deve ser ultrapassada.

Zona 22

O tipo de gabinete da fonte de alimentação é aplicável para uso em Zona 22. Ela corresponde à categoria 3D acc. para a diretriz 94/9 EC e é portanto marcada com uma etiqueta de tipo.

ADVERTÊNCIA A fonte de alimentação não pode ser usada em um ambiente

intrinsecamente seguro após as suas saídas terem sido expostas a sinais não intrinsecamente seguros.

(7)

Instalação e comissionamento

A unidade da fonte de alimentação pode ser localizada nas Zonas 1, 2 e 22, conforme declarado em sua etiqueta. Os circuitos de saída estão de acordo com a classe de proteção contra ignição Ex ib e podem ser instalados nas Zonas 1, 2 e 22. Ao instalar, você deve prestar atenção ao certificado de exame do tipo EC (particularmente as condições especiais) e às normas nacionais e locais de construção, instalação e operação.

O gabinete (Ex d) não deve ser aberto (tampa com parafuso). As conexões são feitas na caixa de terminação (Ex e).

Somente instale as linhas de alimentação de energia em estado desenergizado. Siga também as informações na etiqueta de tipo, respectivamente as tampas dos terminais.

Você pode conectar e desconectar os terminais de saídas intrinsecamente seguros durante a operação.

Todas as buchas de cabo não utilizadas devem ser cobertas com vedações de condutores com protótipo testado Ex e para manter as especificações da IP54. A tampa instalada nos terminais de parafuso não intrinsecamente seguros (IP30) pode ser removida apenas em estado desenergizado e deve ser remontada após o trabalho nesses terminais.

Antes de fechar a tampa da caixa de fiação (Ex e), inspecione a vedação em busca de qualquer sinal de dano. Em caso de dano, a vedação deve ser substituída por uma nova que seja idêntica àquela danificada.

O gabinete da fonte de alimentação possui dois flanges que podem ser conectadas a uma parede ou outra peça estrutural através de parafusos de fixação. Selecione parafusos de fixação que garantam a fixação segura da fonte de alimentação. Considere as condições de vibração da fonte de alimentação ao fazer esta seleção. No gabinete (Ex d) existe um parafuso de aterramento. Esse parafuso deve ser conectado ao aterramento com um condutor de no mínimo 4 mm² (0,006 pol.2) de área. A conexão deve ser protegida contra auto-abertura e corrosão. A proteção contra corrosão pode ser obtida através do uso de pontas de terminal estanhadas. Antes de abrir a caixa de terminação (Ex e) (por exemplo, para fins de manutenção), ela deve ser limpa de todas as partículas de poeira para garantir que nenhuma poeira entre na caixa.

(8)

Carga eletrostática

Proteja o sistema de cargas eletrostáticas. Coloque uma sinalização próxima desse módulo.

ADVERTÊNCIA: evite carga eletrostática.

ADVERTÊNCIA! PREVENIR CONTRA O ACÚMULO DE CARGA ELETROSTÁTICA.

Para o seu conforto, uma sinalização que pode ser cortada e colocada está incluída na última página destas instruções de instalação.

Saídas

Ao usar um aparato elétrico intrinsecamente seguro de acordo com a EN 60079-11, as diretrizes e normas europeias devem ser seguidas. Os canais nesta fonte de alimentação são eletricamente conectados entre si e possuem uma linha +V comum.

Instalar a fonte de alimentação 1797-PS2E2

Siga estas orientações para instalar corretamente a fonte de alimentação 1797-PS2E2. Consulte a seção Instalação e comissionamento, página 7, para obter precauções e considerações importantes.

IMPORTANTE Você não pode interconectar as linhas em razão das especificações

intrinsecamente seguras.

ATENÇÃO Use arruelas dentadas e porcas para garantir que você tenha uma

boa conexão elétrica. Raspe a pintura do painel traseiro naquelas áreas onde os parafusos de aterramento estarão localizados.

(9)

1. Remova os parafusos na tampa da caixa de terminação Ex e da fonte

de alimentação para acessar os terminais de entrada e saída.

2. Enrole a cablagem da alimentação de saída intrinsecamente segura

azul através das vedações de compressão IS azuis.

3. Conecte a cablagem da alimentação de saída intrinsecamente segura

azul aos terminais de saída assegurando-se de que todas as conexões estejam firmes.

Estas saídas da fonte de alimentações fornecem a alimentação de entrada aos módulos FLEX Ex.

4. Enrole a cablagem da alimentação de entrada perigosa através

das vedações de compressão pretas.

5. Conecte a cablagem da alimentação de entrada perigosa aos terminais

de entrada assegurando-se de que todas as conexões estejam firmes. Para simplificar a fiação do sistema, você pode fazer ligação em cadeia na cablagem da alimentação de entrada perigosa para fontes adicionais.

6. Recoloque a tampa da caixa de terminação Ex e.

7. Parafuse a tampa de volta no lugar assegurando-se de que todos

os parafusos estejam firmes.

ATENÇÃO Mantenha a fiação perigosa e a intrinsecamente segura

separadas de forma adequada. Não deixe fios longos e em excesso que possam conectar as áreas perigosa e segura.

(10)

Conexões do cliente

Configuração de fiação típica

Vin1 Vin2 TERRA do rack Isolação IS Perigoso para IS -V +VSaída 1 -V +V Saída 2 -V +V Saída 3 41315 Diodos de entrada dupla Limitadores IS Tensão e corrente -V +V Saída 4 + -+ -cc

Tipo de entrada de alimentação

Saída de alimentação IS

Ligação em cadeia

+V, -V

Você pode usar a configuração em cadeia se o consumo total de energia do módulo for < 8,5 W. Caso contrário, a alimentação é conectada aos módulos individuais. Combinação

Fiação quando a energia atual total do módulo é superior a 8,5 W.

<8.5 W +V, -V

São possíveis outras variações, dependendo da potência individual do módulo.

<8.5 W +V, -V 1797-PS2E2 Energia de entrada perigosa Intrinsecamente seguro Potência de saída

(11)

Dimensões de montagem e atribuições de base do terminal

para a fonte de alimentação 1797-PS2E2

Reparo

A fonte de alimentação não é reparável em campo. Qualquer tentativa de abrir este módulo invalidará a garantia e a certificação IS. Se for necessário reparo, retorne este módulo para a fábrica.

41298A mm (pol.) 218 (8,58) 174 (6,85) 174 (6,85) 280 (11) Dimensões de montagem 149 (5,87) 10 (0,39) 2 furos Aterramento do rack 194 (7,64) Altura 140 (5,51) 42489 10 11 12 13 14 15 16 17 1 2 4 5 TERRA do rack -+ Vin1 -+ Vin2 +V -V +V -V +V -V +V -V

Saída 1 Saída 2 Saída 3 Saída 4

Atribuições de base do terminal

(12)

Especificações

Tabela 1 Fonte de alimentação FLEX Ex, nº cat.1797-PS2E2

Atributo Valor

Zona 1 II 2G Ex de [ib] IIC T4 (DMT 02 ATEX E253 X)

Zona 22 II 3D IP54 T90C Conectores de entrada 24 Vcc Terminais 1, 2, 4, 5 Faixa de tensão 18…32V Frequência de entrada N/D Consumo de corrente 3,1…1,6 A Ripple 5% ca Ingresso da alimentação de entrada Segurança ampliada

Conectores de saída Terminais 10…17 Potência de saída 4 x 8,5 W Faixa de tensão de inserção 18…32V cc

Tensão UO <9,5V

Corrente IO <1 A

Co (IIC) <500 nF

Lo (IIC) <8 μH

Resistência máxima do cabo de saída (em ambas as direções)

<0,1 Ω Caminho da isolação

Alimentação de entrada para alimentação de saída

Saída para saída

Galvânica para DIN EN 60079-11 Nenhuma

Alimentação de entrada 55 W Dissipação de energia 21 W Dissipação térmica 71,67 BTU/h

Bitola do cabo dos condutores no máximo 4 mm2(bitola 12) classificado para 100 °C (212 °F) ou mais alto isolamento máximo de 1,2 mm (3/64 pol.) Dimensões aprox. (AxLxP) 140 mm x 174 mm x 280 mm

(5,51 pol. x 6,9 pol. x 11,0 pol.) Classe de proteções IP 65/NEMA 7B

(13)

Tabela 2 Especificações ambientais

Atributo Valor

Temperatura em operação IEC 60068-2-1 (Teste Ad, operando fria), IEC 60068-2-2 (Teste Bd, operando quente e seca), IEC 60068-2-14 (Teste Nb, operando em choque térmico): -20…70 °C (-4…158 °F)

Temperatura de armazenamento

IEC 60068-2-1 (Teste Ab, desembalada, fora de operação, frio), IEC 60068-2-2 (Teste Bb, desembalada, fora de operação, quente e seco),

-40…85 °C (-40…185 °F)

Umidade relativa IEC 60068-2-30 (Teste Db, desembalada, fora de operação, quente e úmido):

5…95% sem condensação Choque

Em operação Fora de operação

IEC60068-2-27 (Teste Ea, choque desembalada): 15 g

15 g

Vibração IEC60068-2-6 (Teste Fc, em operação): 2 g a 10…500 Hz

Emissões CISPR 11

Irradiada, Classe A Conduzida, Classe B

(14)

Tabela 3 Certificações

Certificações (quando o produto for marcado)(1)

(1) Consulte o link de certificação do produto em www.ab.com para obter as declarações de conformidade, certificados e outros detalhes de certificação.

Valor

CE Diretriz EMC da União Europeia (2004/108/EC), em conformidade com:

EN 6100064:2007; compatibilidade eletromagnética (EMC) -Parte 6-4: Padrão genérico para ambientes industriais (Classe A)

EN 6100062:2005; Compatibilidade eletromagnética (EMC) -Parte 6-2: Padrão genérico - Imunidade para ambientes industriais

EN 61326-1-4:2006 (Industrial), Equipamentos elétricos para uso em Medição, Controle e Laboratório - Especificações de EMC Industrial

EE Diretriz ATEX da União Europeia 94/9/EC ATEX, em

conformidade com:

EN 60079-0:2006; Atmosferas potencialmente explosivas, requisitos gerais

EN 60079-1:2007; Atmosferas potencialmente explosivas, Proteção “d”

EN 60079-7:2007; Atmosferas potencialmente explosivas, Proteção “e”

EN 60079-11:2007; Atmosferas potencialmente explosivas, Proteção “i”

EN 61241-1: 2004; Aparato elétrico protegido pelo gabinete C-Tick Lei de radiocomunicações da Austrália, em conformidade com: AS/NZS CISPR11; Emissões industriais

INMETRO BR-Ex de [ib] IIC T4Número do certificado 05/UL-BRAE-0018X

(15)

Anéis de ferrite

Passe todos os fios de saída da fonte de alimentação IS pelo anel de ferrite antes de conectar o cabo à fonte de alimentação.

30889

ADVERTÊNCIA: evite carga eletrostática.

ADVERTÊNCIA! PREVENIR CONTRA O ACÚMULO

(16)

A Rockwell Automation fornece informações técnicas na Web para auxiliar você no uso de seus produtos. Em http://support.rockwellautomation.com, você pode encontrar manuais técnicos, uma base de conhecimentos de perguntas frequentes, notas técnicas e de aplicação, código de exemplo, links para Service Packs de software e o recursos MySupport que você pode personalizar para fazer o melhor uso destas ferramentas. Para obter um nível adicional de suporte técnico telefônico para instalação, configuração e resolução de problemas, oferecemos os programas de suporte TechConnect. Para obter mais informações, entre em contato com o seu distribuidor local, com o representante da Rockwell Automation ou visite

http://support.rockwellautomation.com.

Assistência para a instalação

Se você tiver um problema com um módulo de hardware nas primeiras 24 horas da instalação, examine as informações contidas neste manual. Você também pode entrar em contato com um número especial de suporte ao cliente para obter a ajuda inicial e ter seu módulo ativo e em operação.

Devolução de produto novo

A Rockwell testa todos os seus produtos para garantir que estejam totalmente operacionais quando remetidos das instalações industriais. Entretanto, caso seu produto não esteja funcionando, pode precisar ser retornado.

Allen-Bradley, Rockwell Automation, ControlLogix, RSLinx, TechConnect e FLEX I/O são marcas comerciais da Rockwell Automation, Inc.

Marcas comerciais não pertencentes à Rockwell Automation são de propriedade de suas respectivas empresas. Estados Unidos 1.440.646.3434 Segunda – Sexta, 8:00 – 17:00 - Horário da costa leste Fora dos

Estados Unidos

Entre em contato com o seu representante local da Rockwell Automation para quaisquer questões de suporte técnico.

Estados Unidos Entre em contato com seu distribuidor. Você deve fornecer um número de caso do Suporte ao Cliente (consulte o número telefônico acima para obter um) ao seu distribuidor para concluir o processo de retorno. Fora dos

Estados Unidos

Entre em contato com o seu representante local da Rockwell Automation para o procedimento de devolução.

Sede Mundial para Soluções de Potência, Controle e Informação

Américas

Europa/Oriente Médio/África: Rockwell Automation, Vorstlaan/Boulevard du Souverain 36, 1170 Bruxelas, Bélgica, Tel: (32) 2 663 0600, Fax: (32) 2 663 0640 Ásia-Pacífico: Rockwell Automation, Level 14, Core F, Cyberport 3, 100 Cyberport Road, Hong Kong, Tel: (852) 2887 4788, Fax: (852) 2508 1846

Referências

Documentos relacionados

A solução concentrada de sulbactam sódico + ampicilina sódica injetável para administração intramuscular deve ser utilizada dentro de 1 hora após reconstituição.. Após o

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

De maneira geral, os 3 primeiros encontros focaram em 3 grandes desafios para o setor (visão de longo prazo para o setor, intensificação sustentável em larga escala e

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

Quanto ao parto vaginal, a ausência de especificação nos pron- tuários sobre a presença de laceração e/ou episiotomia é consi- derada uma limitação para este

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São