• Nenhum resultado encontrado

Estimativa do crescimento da demanda de água baseada em dados de uso e ocupação do solo urbano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estimativa do crescimento da demanda de água baseada em dados de uso e ocupação do solo urbano"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

________________________________________________________________________________ XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

1

Estimativa do crescimento da demanda de água baseada em dados de

uso e ocupação do solo urbano

Ester Luiz de Araújo1& Iana Alexandra Alves Rufino2

RESUMO: O crescimento desordenado das cidades tem acarretado diversos problemas

nas estruturas urbanas, pois acontece de forma acelerada e desorganizada. Uma das estruturas que mais sofrem o impacto desta expansão sem planejamento são os sistemas de distribuição de água, especialmente se este crescimento é vertical, pois o aumento da demanda de água pode ser muito maior. O presente trabalho apresenta um estudo sobre o uso e ocupação do solo numa fração urbana inserida no bairro do Catolé, a fim de realizar uma estimativa de crescimento da demanda de água causada principalmente pela verticalização da área.

ABSTRACT: The unplanned growth of cities has posed several problems in urban

structures, because it happens so fast and disorganized. The water supply systems have been affected by this urban expansion, especially by vertical buildings, because the increase in water demand can be much greater. This paper presents a study about land use and occupation of a urban area inside the district of Catolé in order to provide an estimate of growth in water demand caused mainly by vertical increase.

Palavras-chave: demanda de água, verticalização, uso e ocupação do solo.

________________________________________

1) Aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECA) - UAEC/CTRN/UFCG. E-mail:

esterluiz.eng@gmail.com.

2) Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECA) - UAEC/CTRN/UFCG. Av. Aprígio Veloso, 882, Campina Grande, PB. E-mail: iana_alex@uol.com.br.

(2)

________________________________________________________________________________ XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

2 1.0INTRODUÇÃO

A expansão das cidades, especialmente no tocante ao crescimento vertical, senão for bem planejado traz graves problemas aos serviços de infra-estrutura da cidade, entre eles: o sistema viário, a rede de drenagem pluvial, o sistema de esgotamento sanitário e o sistema de distribuição de água. Com ênfase a este último, que segundo Mara e Formiga (2009), é a estrutura urbana que merece uma atenção especial, pois depende diretamente da água, um recurso cada dia mais escasso.

Atualmente a cidade de Campina Grande – PB vem passando por um processo intenso de verticalização em algumas áreas da cidade. Processo este que, segundo Camboim e Bonates (2010), pode se dever ao fato da cidade ser um dos principais pólos tecnológicos do país e um importante centro educacional da região Nordeste. Dentre as áreas da cidade que passam por este processo de adensamento vertical, o bairro do Catolé, situado na região sul da cidade, merece destaque, pois é uma das áreas com maior número de edifícios altos (concluídos e em construção) da cidade (Figura 1).

Figura 1 – Localização da área de estudo

Diante desse cenário, é indispensável estudos sobre a expansão de determinadas áreas da cidade como também o impacto deste crescimento no sistema de distribuição de água da mesma.

(3)

________________________________________________________________________________ XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

3

Neste sentido, a utilização crescente de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) tem contribuído para uma gestão mais eficiente do território em diversas cidades do Brasil e do mundo. Segundo Costa e Santos (2008) dentre as diversas aplicações do SIG na área de gerenciamento urbano, está à gestão de sistemas de abastecimento de água, que abrange uma grande quantidade de informações que se ampliam a cada dia com o desenvolvimento das cidades.

Com a utilização destas ferramentas computacionais, é possível padronizar os procedimentos, dar auxílio nos processos de análise, operação, planejamento e tomada de decisão em sistemas de distribuição de água, dando assim suporte para a solução dos complexos problemas de planejamento, Mara e Formiga (2009). Diante do acelerado processo de verticalização que a cidade de Campina Grande – PB se encontra,de forma especial o bairro do Catolé, o presente estudo propõe-se a estimar o crescimento da demanda de água e seus possíveis impactos na rede de distribuição de água de Campina Grande, causados principalmente pela verticalização, considerando aspectos urbanos e consumo de água, utilizando como estudo de caso, uma fração urbana inserida no bairro do Catolé. Esta área é considerada neste trabalho como uma “área piloto” pois faz parte de uma dissertação de mestrado que pretende realizar simulações para todo o bairro do Catolé. Entretanto a metodologia utilizada é testada inicialmente na área descrita neste trabalho, bem como, alguns resultados preliminares.

2.0A EXPANSÃO DAS CIDADES E A REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

O crescimento desordenado das cidades de grande e médio porte é um desafio para muitos estudiosos do meio urbano, pois o mesmo se dá de forma acelerada e desorganizada, trazendo problemas de ordem social, econômica e de infra-estrutura Ferrari e Lapolli (2000). Este processo tem acarretado inúmeros problemas tanto para a população quanto para os gestores, sejam eles gestores municipais ou de companhias, como por exemplo, as companhias de abastecimento de água.

Neste sentido, é necessário um planejamento bem elaborado na hora de criar um projeto de expansão urbana, pois não se pode estimular o adensamento de uma área que não possui infra-estrutura compatível com o volume de pessoas, Camboim e Bonates (2010). Especialmente quando o projeto de expansão previr áreas com potencial para

(4)

________________________________________________________________________________ XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

4

verticalização (exemplo do bairro do Catolé), pois, neste caso, o volume de pessoas é muito maior.

Em algumas áreas da cidade de Campina Grande, o processo de verticalização está relacionado principalmente à valorização do solo urbano. Outros fatores que, segundo Camboim e Bonates (2010), estão relacionados com o aumento da demanda por apartamentos na cidade são a sensação de segurança criada pelos condomínios como também a idéia de status adquirido quando se mora em determinado bairro.

Segundo Araújo et al. (2011),a rede de distribuição de água é um exemplo de estrutura urbana que traz grandes problemas caso não acompanhe o crescimento da cidade. E que, como em geral esse crescimento ocorre sem nenhum planejamento, é um desafio para as companhias de abastecimento de água atender a essas áreas de expansão. Diante desse contexto, percebe-se que com a expansão não planejada das cidades, os sistemas de distribuição de água ficam sobrecarregados e, muitas vezes, não conseguem atender as crescentes demandas, causando diversos problemas na rede de distribuição de água como: pressões inadequadas na rede, vazões insuficientes e até manobras no sistema.

Como Campina Grande se encontra nessa realidade, de intensa verticalização e, de forma especial, o bairro do Catolé, o sistema de distribuição de água da cidade pode não atender as demandas num futuro bem próximo, visto que o sistema foi projetado com alcance para o ano de 2005. Especialistas da Companhia de Água e Esgoto local afirmam que o sistema atual ainda atende a demanda mas, no entanto, trabalha no seu limite.

Um dos fatores mais importante no planejamento e gerenciamento de sistemas de distribuição de água é a previsão do consumo de água, pois a operação dos sistemas e suas respectivas ampliações ou melhorias estão diretamente relacionadas com a demanda de água, Tsutya (2006).

É neste sentido que este trabalho pretende apresentar uma previsão de demanda

de água em uma área piloto do bairro do Catolé a fim de identificar o impacto dessas crescentes demandas no sistema de distribuição de água da cidade de Campina Grande.

(5)

________________________________________________________________________________ XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

5 3.0ESTUDO DE CASO

Como já citado, Campina Grande é considerada como uma das maiores e mais influentes cidades do interior do Nordeste. Está localizada a 7°13’11’’ de latitude Sul e 35°52’31’’ de latitude Oeste, no agreste paraibano na região oriental do Planalto da Borborema. O município apresenta um relevo forte e ondulado com curvas de níveis variando de 337 m e 665 m acima do nível médio do mar, Cordão (2009).

Dentre os bairros da cidade de Campina Grande, o bairro do Catolé merece destaque no tocante ao desenvolvimento e ao adensamento vertical. Em observações de campo pode-se notar uma grande quantidade de novas edificações de grande, médio e pequeno porte (Figura 2). O Catolé está localizado na região sul da cidade, conta com

uma área de aproximadamente 2, 916km2 e apresenta uso do solo variado com

residências, pontos comerciais, como os principais shoppings da cidade, e serviços diversos. Nas Figuras 3 e 4 pode-se observar a área utilizada para o desenvolvimento deste trabalho.

(6)

________________________________________________________________________________ XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

6

Figura 3 - Mapa de localização da área de estudo

Figura 4 – Imagem da área de estudo, Google Maps (2011)

No bairro do Catolé podem ser encontradas edificações com características tipológicas distintas como blocos de até sete andares com apartamentos de no máximo 80m², característicos do início da verticalização no bairro, e edifícios com mais de 15 andares com coberturas duplex e apartamentos luxuosos de até 280 m², localizados nas áreas próximas ao principal shopping da cidade, Camboim e Bonates (2010). Toda esta

(7)

________________________________________________________________________________ XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

heterogeneidade torna o problema do abastecimento humano de água ainda mais complexo.

4.0METODOLOGIA

A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho forma esquemática na Figura

Figura 5

4.1Aquisição de dados

Inicialmente foram definidos os dados necessários para o desenvolvimento do trabalho e as respectivas instituições que poderiam disponibilizá

obtidas junto a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) informações sobre as quadras e os lotes do bairro do Catolé com dados

representações gráficas (overlays). Para tornar os cenários (atual e futuro) mais próximos da realidade foi realizado um levantamento de campo em todo o bairro do Catolé a fim de identificar áreas com novas construções verticais

de construção) como também com terrenos desocupados que são áreas potenciais à construção de novas unidades verticais.

Em paralelo, também

Água e Esgotos da Paraíba), informações sobre a rede de distribuição de água que atende ao bairro do Catolé. Esses dados da rede de distribuição de água alimentarão o modelo de simulação hidráulica que, juntamente com a estimativa de demanda, identificará o impacto do crescimento da demanda

verticais) sobre a rede de distribuição. Revisão da literatura Coleta de dados Rede de distribuição de água Levantamento de campo ________________________________________________________________________________ XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

heterogeneidade torna o problema do abastecimento humano de água ainda mais

METODOLOGIA

A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho orma esquemática na Figura 5.

5 - Diagrama esquemático da metodologia do trabalho

Aquisição de dados

Inicialmente foram definidos os dados necessários para o desenvolvimento do as respectivas instituições que poderiam disponibilizá-los.

obtidas junto a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) informações sobre as quadras e os lotes do bairro do Catolé com dados de uso do solo e as respectivas s gráficas (overlays). Para tornar os cenários (atual e futuro) mais próximos da realidade foi realizado um levantamento de campo em todo o bairro do Catolé a fim de identificar áreas com novas construções verticais

o também com terrenos desocupados que são áreas potenciais à construção de novas unidades verticais.

paralelo, também estão sendo coletadas, junto a CAGEPA (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba), informações sobre a rede de distribuição de água que tende ao bairro do Catolé. Esses dados da rede de distribuição de água alimentarão o modelo de simulação hidráulica que, juntamente com a estimativa de demanda, identificará o impacto do crescimento da demanda de água (especialmente das unidades

sobre a rede de distribuição.

Identificação do problema Coleta de dados Levantamento de campo Mapa da área: Overlays Processamento de dados SIG Tratamento de dados tabulares ________________________________________________________________________________ 7

heterogeneidade torna o problema do abastecimento humano de água ainda mais

A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho é apresentada de

Diagrama esquemático da metodologia do trabalho

Inicialmente foram definidos os dados necessários para o desenvolvimento do los. Em seguida, foram obtidas junto a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) informações sobre as uso do solo e as respectivas s gráficas (overlays). Para tornar os cenários (atual e futuro) mais próximos da realidade foi realizado um levantamento de campo em todo o bairro do Catolé a fim de identificar áreas com novas construções verticais (concluídas e em fase o também com terrenos desocupados que são áreas potenciais à

estão sendo coletadas, junto a CAGEPA (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba), informações sobre a rede de distribuição de água que tende ao bairro do Catolé. Esses dados da rede de distribuição de água alimentarão o modelo de simulação hidráulica que, juntamente com a estimativa de demanda, de água (especialmente das unidades

Estimativa da demanda de

água

Demanda Atual Demanda Futuro

(8)

________________________________________________________________________________ XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

8 4.2Processamento de dados

Após a coleta dos dados cadastrais e de campo deu-se início a etapa de processamento dos dados.

4.2.1 Organização dos dados e espacialização do uso e ocupação do solo

Os dados cadastrais e os dados coletados em campo foram organizados no SIG para formar um banco de dados mais completo sobre o uso e ocupação do solo.

A área de estudo foi recortada utilizando um programa CAD (Computer Aided Design) e as informações pertencentes a mesma foram convertidas em formato

compatível com o SIG (ArcGIS®) utilizado no trabalho.

Com as informações espaciais da área piloto no SIG partiu-se para inserção dos dados alfanuméricos da área como: uso e ocupação do solo (residencial, comercial, serviço e indústria ou desocupado), tipo uso do solo (casa, apartamento, loja, hospital/clinica, escola, entre outros), situação da edificação ou lote (existente, em construção ou desocupado), número da quadra e do lote (para conferência em caso de dúvida), rua na qual o lote/edificação se encontra e os dados de demanda de água tanto a atual como a futura. A estrutura geral dos dados coletado pode ser observada na Figura 6.

Figura 6 - Estrutura de dados alfanuméricos

_______________________________________ ® ArcGIS é marca registrada da ESRI.

(9)

________________________________________________________________________________ XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

9

Uma das grandes vantagens da inserção imediata dos dados coletados em campo no SIG é a possibilidade de visualização da distribuição espacial das informações. A Figura 7 apresenta um dos primeiros mapas de uso e ocupação do solo gerados automaticamente no SIG.

Como a estimativa do consumo será baseada no uso específico de cada lote, a coleta de dados contemplou também a observação das especificidades de usos como tipo de comércio, tipo de instituição, etc. A Figura 8 apresenta a visualização destes dados no espaço. E a Tabela 1 apresenta para a área estudada, o uso do solo e tipo de uso encontrado e suas descrições.

Tabela 1 – Tipos de uso e sua descrição

Uso do Solo Tipos de uso Descrição

Residencial Casa Residência com uma

unidade por lote

Apartamento Residência com várias

unidades por lote

Comercial Distribuidora Distribuidora de

bebidas.

Concessionária Comércio de

automóveis.

Loja Comércio de roupas,

sapatos, etc.

Serviço Igreja Templo religioso

Clinica Serviços de saúde

Escola Escola

Museu Museu

Posto de gasolina Posto de gasolina

(10)

________________________________________________________________________________ XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

10

Figura 7 - Mapa de uso e ocupação do solo numa área piloto do bairro do Catolé

(11)

________________________________________________________________________________ XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

11 4.3Estimativa da demanda

A estimativa da demanda de água para área piloto no bairro do Catolé foi realizada a partir de dados coletados em campo, de consultas a especialistas, institutos de pesquisa e revisão da literatura.

A etapa inicial da estimativa de demanda foi a definição das equações que seriam utilizadas no cálculo, a seguir são apresentadas as expressões utilizadas em cada caso. A unidade de estudo estabelecida é o lote, ou seja, as estimativas serão realizadas por lote inicialmente para em uma etapa posterior permitirem a estimativa de toda a área.

A.1 Para os lotes com uso do solo residencial do tipo “apartamento” utilizou-se a Equação1:

݀݁݉ܽ݊݀ܽ݌݋ݎ݈݋ݐ݁ = ܰ°݀݁݌ܽݒ݅݉݁݊ݐ݋ݏ × ܰ°݀݁ݑ݊݅݀ܽ݀݁ݏ݌݋ݎ݌ܽݒ݅݉݁݊ݐ݋ × ݐܽݔܽ݀݁݋ܿݑ݌ܽçã݋݌݋ݎݑ݊݅݀ܽ݀݁ × ܿ݋݊ݏݑ݉݋݉é݀݅݋݌݁ݎܿܽ݌݅ݐܽ (1)

A.2 Para os lotes com uso do solo residencial do tipo “casa” foi usada a Equação 2:

݀݁݉ܽ݊݀ܽ݌݋ݎ݈݋ݐ݁ = ݐܽݔܽ݀݁݋ܿݑ݌ܽçã݋݌݋ݎݑ݊݅݀ܽ݀݁ × ܿ݋݊ݏݑ݉݋݉é݀݅݋݌݁ݎܿܽ݌݅ݐܽ (2)

A.3 Para os lotes com uso do solo comercial e serviço foi utilizada a Equação 3:

݀݁݉ܽ݊݀ܽ݌݋ݎ݈݋ݐ݁ = ܰ°݂݀݁ݑ݊ܿ݅݋݊áݎ݅݋ݏ/݌݁ݏݏ݋ܽݏ × ܿ݋݊ݏݑ݉݋݉é݀݅݋݌݁ݎܿܽ݌݅ݐܽ (3)

A.4 No caso de lotes com uso do solo do tipo hospitais ou clinicas, igrejas e museu (que são admitidos neste trabalho como serviço), a equação utilizada é a seguinte:

݀݁݉ܽ݊݀ܽ݌݋ݎ݈݋ݐ݁ = ܰ°݈݀݁݁݅ݐ݋ݏ/݈ݑ݃ܽݎ݁ݏ × ܿ݋݊ݏݑ݉݋݉é݀݅݋ (4)

Para os dados de consumos de água utilizados neste trabalho (exceto residencial) foram adotados os valores apresentados por Tsutya (2006) que são apresentados na Tabela 2.

(12)

________________________________________________________________________________ XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

12

Tabela 2. Consumo de água (Adaptada de Tsutya, 2006)

ESTABELECIMENTO

UNIDADE

CONSUMO (l/dia)

Escritório Pessoa 50

Restaurante Refeição 25

Hotel Pessoa 120

Hospital Leito 250

Edifício Comercial Pessoa 50

Postos de gasolina Pessoa (funcionário) 366,67

Escolas (externatos) Pessoa 50

Cinema, teatro e templo Lugar 2

Para o uso residencial foi utilizado o consumo médio de água per capita para a cidade de Campina Grande fornecido por especialista da CAGEPA com o valor de 201 l/hab.dia.

A taxa de ocupação por unidade foi calculada a partir de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do ano de 2007 (Tabela 3) para o município de Campina Grande - PB. Neste cálculo levou-se em consideração apenas os dados referentes à zona urbana do município.

(13)

________________________________________________________________________________ XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

13

Tabela 3. Domicílios particulares permanentes, população recenseada em domicílios particulares permanentes e taxa de ocupação (Adaptada do IBGE, 2007)

Domicílios Particulares Permanentes (unidades) População Recenseada em domicílio particular permanente (hab) Taxa de Ocupação (hab/unidades)* Urbana 98.781 352.143 3,56 Rural 4.495 16.987 3,77 *Valor calculado.

Para cada caso (A1, A2, A3 e A4) os lotes podem ser rapidamente selecionados em ambiente SIG e sumarizados suas quantidades para posterior lançamento das mesmas em uma planilha eletrônica (EXCEL®) obtendo-se os valores apresentados na

Tabela 4.

Tabela 4. Estimativa de consumo de água na área piloto

Demanda Atual (l/dia) Demanda Futura (l/dia) Crescimento da demanda (%)

193758,66 274441,37 41,64

É importante destacar que a demanda de água futura foi encontrada a partir da soma da demanda de água atual com a demanda de água das unidades que estão em fase de construção.

5.0DISCUSSÕES E PERSPECTIVAS

A utilização de Sistema de Informações Geográficas como banco de dados geográficos que apresenta funções de armazenamento e recuperação de dados espaciais é de fundamental importância em estudos urbanos devido a grande quantidade de informações geradas.

_______________________________________ ® EXEL é marca registrada da Microsoft.

(14)

________________________________________________________________________________ XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

14

No caso deste trabalho, as funções exploradas do SIG ainda são muito preliminares devido a natureza inicial do trabalho. Mas é possível perceber a essencialidade do uso desta ferramenta neste tipo de trabalho.

Através dos mapas temáticos gerados pelo SIG é possível identificar que a área de estudo piloto apresenta um grande potencial para verticalização devido a grande quantidade de lotes desocupados próximos a objetos imobiliários atrativos (com o principal shopping da cidade) como também pela construção de várias unidades verticais de grande porte.

Diante dos resultados de estimativa de demanda de água para área piloto, é possível notar que apenas com as construções que estão em andamento atualmente (a maioria delas unidades verticais) a demanda de água aumentaria cerca de 41,64 %, pode-se considerar este aumento preocupante pois, como já citado, o sistema de abastecimento de água de Campina Grande foi projetado com alcance para o ano de 2005 e certamente não previa esse acelerado processo de crescimento da cidade, especialmente no tocante ao adensamento vertical.

Ressalta-se novamente que este estudo expressa os primeiros produtos de uma pesquisa inserida no contexto de uma dissertação de mestrado que deverá apresentar resultados mais precisos como também expandir a área de estudo. Além da estimativa de demanda de água, pretende-se realizar simulações hidráulicas para prever o impacto da verticalização sobre a rede de distribuição de água.

(15)

________________________________________________________________________________ XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

15 6.0BIBLIOGRAFIA

ARAÚJO, E. L. de; RUFINO, I. A. A.; LUNGUINHO, R. L. “Análise da expansão

urbana versus o comportamento da rede de distribuição de água da cidade de Campina Grande – PB através de imagens de satélite” in Anais XV Simpósio Brasileiro de

Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba, PR, Brasil, Maio 2011, pp.783 - 790.

CAMBOIM, I. L. M. BONATES, M. F. (2010). “As dinâmicas do processo de

verticalização: a reinvenção da paisagem urbana de Campina Grande – PB” in VII

Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, Brasil, Out. 2010, UFCG.

COSTA, C. R. ; SANTOS, I. M. (2008). “Simulação de Vazão e Pressão de um Sistema

de Abastecimento de Água em Ambiente SIG”. Mato Grosso Digital, 2008, Cuiabá.

Mato Grosso Digital, 2008.

CORDÃO, M. J. S. “Modelagem e otimização da disposição espacial de unidades de

reservação em redes de distribuição de água utilizando geotecnologias”. 2009. 115 p.

Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande. 2009.

FERRARI, F. B. ; LAPOLLI, É. M. (2000). “Uma proposta de avaliação da expansão

urbana na ilha de Santa Catarina utilizando técnicas de sensoriamento remoto” in

Anais do IX Simpósio Latinoamericano de PercepciónRemota y Sistemas de Información Espacial - SELPER. Puerto Iguazú, 2000, pp. 1500 – 1506.IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). (2007).

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). (2007).

MARA, R. O. ; FORMIGA, K. T. M. (2009). “O uso de Sistemas de Informações

Geográficas na Operação de Sistemas de Distribuição de Água”. Infogeo (58), pp.

1-10.

TSUTYA, M. T. (2006). “Consumo de água”, in Abastecimento de água. São Paulo – SP, pp. 35 – 65.

Referências

Documentos relacionados

Não houve associação estatisticamente significativa entre as variantes estudadas dos genes ATOH7, CDC7/TGFBR3 e CARD10 e a área de abertura da membrana de Bruch,

Como corolário deste resultado obtemos o Teorema 5.2.10 que conclui acerca da existência genérica de ramos de soluções espacialmente periódicas por uma rede hexagonal e com

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Objetivou-se com este estudo avaliar o efeito da redução de nutrientes e energia suplementada ou não com fitase para frango de corte na fase 14 a 24 dias de idade

The ultimate objectives of this work are to obtain the Failure, Mode, Effects, and Criticality Analysis (FMECA), with application of the Reliability Centered

A reinserção, nesta perspectiva, convoca um papel mais activo da sociedade e, nesta medida, é preferível, enquanto conceito que encerra um programa de acção para a

Para que a produtividade da empresa não seja afectada pela utilização destes sistemas, já que terá que haver um tempo de trabalho extra dispendido pelos funcionários, a