• Nenhum resultado encontrado

Notícias Online. 16 de Setembro de Meio Ambiente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Notícias Online. 16 de Setembro de Meio Ambiente"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Notícias Online

Informativo do SINDAC

Sindicato das Indústrias de

Adubos e Corretivos Agrícolas

do Estado de MG

Rua Bernardo Guimarães, 63/3º andar – Funcionários Cep. 30140-080 – BH – MG Fone: (31)3223-4011 Telefax: (31)3282-7888 sindac@fiemg.com.br www.sindac-mg.com.br

Veja nesta edição

16 de Setembro de 2016

26 à 28/Outubro

ENACAL 2016

Crise hídrica e o

futuro da indústria

Fique por

Dentro

Montante Global:

setembro de 2016

Tributário

IBAMA aprova

regulamento

inter-no de fiscalização

ambiental (RIF)

Meio

Ambiente

eSOCIAL -

Divulga-do novo layout

Relações

Trabalhistas

Receita Federal

disciplina a

dispo-nibilização de ...

Prorrogação da

obrigatoriedade de

Instituto Mineiro

de Gestão das

Águas - IGAM -

(2)

2

Fique por Dentro

(3)

mês de setembro de 2016, é de R$ 6.000.000,00

(seis milhões de reais). Informamos, ainda, que

por meio do Comunicado SRE nº 9/2016, o Subsecretário da Receita Estadual comunicou que, relativamente às transferências ou utilizações de crédito acumulado do ICMS do mês de agosto de 2016, foram utilizados R$ 5.248.403,57. O Co-municado arrola, ainda, a situação das solicitações efetuadas.

Para uma melhor visualização, segue, abaixo, o gráfico da evolução do Montante Global.

Conforme determina o artigo 39 do Anexo VIII do Regulamento do ICMS, a Secretaria de Estado da Fazenda, através de Resolução, definirá até o dia 05 (cinco) de cada mês, o “Montante Global Má-ximo Mensal de Crédito Acumulado de ICMS que poderá ser transferido ou utilizado”.

Dessa forma, a Secretaria de Estado da Fazenda, por meio da Resolução SEF nº 4.925, de 02 de

setembro de 2016, determinou que o Montante

Global Máximo de Crédito Acumulado de ICMS pas-sível de transferência ou utilização, relativamente ao

Montante Global: crédito acumulado de ICMS a ser

transferido/utilizado no mês de setembro de 2016

Tributário

(4)

4

que os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional que dese-jarem acesso aos mesmos deverão formalizar sua solicitação à RFB, com as seguintes informações: a) identificação:

a.1) do órgão ou entidade solicitante: nome, nú-mero e data do ato de criação, núnú-mero do CNPJ e endereço;

a.2) do dirigente máximo: nome, número da iden-tidade e do CPF e endereço eletrônico institucional; b) relação detalhada dos dados solicitados;

c) descrição da forma e da periodicidade em que deseja receber os dados solicitados (eventual ou continuada);

d) demonstração da necessidade do compartilha-mento e das finalidades de uso dos dados solicita-dos;

e) indicação das bases de dados administradas pelo órgão ou entidade solicitante, a fim de que a RFB verifique quais informações são de interesse da ad-ministração tributária federal; e

f) concordância com os termos e as disposições constantes da norma em referência.

A Receita Federal do Brasil publicará, em seu site na Internet, catálogo de suas bases de dados não protegidos por sigilo fiscal.

Foi publicada no Diário Oficial da União, de 12 de setembro de 2016, a Portaria RFB nº 1384/2016 que disciplina a disponibilização, pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, de dados não protegidos por sigilo fiscal a órgãos e entidades da Adminis-tração Pública Federal direta, autárquica e funda-cional.

Conforme a norma serão disponibilizados dados constantes das seguintes bases:

· Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

· Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ); · Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir);

· Consulta e Gerencial da Declaração de Operações Imobiliárias (DOI);

· Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);

· créditos ativos de pessoas jurídicas de direito pú-blico;

· sistemas de controle de débitos de pessoas jurí-dicas de direito público;

· créditos parcelados;

· sistemas de controle de débitos parcelados; · sistema de emissão de Certidão de Regularidade Fiscal perante a Fazenda Nacional.

Os dados supramencionados, passíveis de disponi-bilização, estão discriminados nos Anexos I, II, III, IV, V e VI da norma em referência, observando-se

Receita Federal disciplina a disponibilização de dados

não protegidos por sigilo fiscal a órgãos e entidades da

administração pública federal

De acordo com o Convênio, foi prorrogado para

1º de julho de 2017, o início de

obrigatorieda-de obrigatorieda-de o contribuinte indicar o Código Especificador da Substituição Tributária - CEST da mercadoria no documento fiscal que acobertar a operação, ainda que a operação, mercadoria ou bem não estejam sujeitos aos regimes de substituição tributária ou de antecipação.

Foi publicado no Diário Oficial da União, de 13 de se-tembro de 2016, o Convênio ICMS n.º 90/2016 que altera o Convênio ICMS n.º 92/2015, que estabe-lece a sistemática de uniformização e identificação das mercadorias e bens passíveis de sujeição aos regimes de substituição tributária e de antecipação de recolhimento do ICMS com o encerramento de tributação, relativos às operações subsequentes.

(5)

segundo correspondem ao segmento da mercado-ria ou bem; b) o terceiro ao quinto correspondem ao item de um segmento de mercadoria ou bem e c) o sexto e o sétimo correspondem à especificação do item.

Lembramos que o CEST identifica a mercadoria pas-sível de sujeição aos regimes de substituição tribu-tária e de antecipação do recolhimento do imposto, relativos às operações subsequentes e é composto por 7 (sete) dígitos, sendo que a) o primeiro e o

ilícitos ambientais;

· A indicação das sanções administrativas em decorrência de infração ambiental;

· A execução de medidas do poder de polícia administrativo relativas à fiscalização ambiental; · A orientação do administrado sobre os pro-cedimentos para o cumprimento da legislação e os direitos e deveres em caso de infração ambiental; · A verificação do cumprimento da legislação e das demais normas ambientais por parte dos ad-ministrados, dentre outras.

Ação Fiscalizatória

A ação fiscalizatória consiste no ato de fiscalizar, empregando todos os procedimentos, medidas e meios necessários para a sua execução visando apurar as infrações ambientais.

As ações fiscalizatórias podem ser programadas, emergenciais, resultantes de denúncia, decorrentes de determinação judicial, ocasionadas por requisi-ção do MP, solicitadas por policial, determinadas por decisão superior ou de iniciativa do AAF.

A ação fiscalizatória será iniciada por meio de Or-dem de Fiscalização, emitida por autoridade com-petente, exceto nos casos de emergência ou de ini-ciativa própria do AAF, casos em que será emitida posteriormente à ação fiscalizatória.

Vale ressaltar que a Ordem de Fiscalização será Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia

22/08/2016, a Portaria nº 24, de 16 de agosto de 2016, que aprova o Regulamento Interno de Fis-calização Ambiental (RIF) do IBAMA, com o intui-to de atualizar a estrutura e o funcionamenintui-to da fiscalização ambiental. O objetivo principal da fis-calização ambiental é a prevenção da prática de ilícitos ambientais. Para tanto, deve apurar as in-frações ambientais cometidas em decorrência de ações ou omissões que violem as regras jurídicas de uso, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente, aplicando as sanções administrativas e as medidas judiciais cabíveis.

A fiscalização ambiental emprega a dissuasão como a principal forma de promover a mudança de com-portamento social e prevenir a prática de ilícitos ambientais, sendo a apreensão de bens, animais, produtos e subprodutos, em decorrência de infra-ção ambiental, um dos elementos fundamentais para a sua promoção.

Agente Ambiental Federal (AAF)

Para o exercício da fiscalização ambiental, o Presi-dente do IBAMA designará servidor que exercerá a função de Agente Ambiental Federal (AAF), deven-do ser atendideven-dos os requisitos especificadeven-dos nesta norma.

O Agente Ambiental Federal - AAF terá como atri-buições:

IBAMA aprova regulamento interno de fiscalização

ambiental (RIF)

(6)

6

É assegurando, ainda, ao AFF o documento de por-te de arma de fogo, conforme disposto em lei, com a finalidade de servir de instrumento dissuasivo e coercitivo, além de possibilitar maior segurança no exercício da fiscalização ambiental. Maiores deta-lhes sobre o uso da força, o porte funcional de arma de fogo e de demais meios de defesa serão estabe-lecidos em norma específica.

Sugerimos a leitura completa da Portaria nº 24, de 16 de agosto de 2016: http://migre.me/uZGaF

No planejamento da ação fiscalizatória, sempre que possível, deverão ser considerados as medidas e os meios necessários e disponíveis para a apreensão e destinação de bens apreendidos, animais, produtos e subprodutos.

Meios para a Fiscalização Ambiental

Nas ações fiscalizatórias, em situações extremas e extraordinárias, poderá o AAF empregar o uso da força, que deverá ser proporcional ao nível de re-sistência oferecido. Para tanto, o AFF deverá agir segundo os princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade e conveniência.

a) a outorga do direito de uso de recursos hídricos; b) certidão de uso insignificante de recursos hídri-cos;

c) declaração de reserva de disponibilidade hídrica. A previsão contida nesta Resolução Conjunta apli-ca-se aos processos analisados pelo IGAM a partir da publicação da Lei nº 21.972, de 21 de janeiro de 2016.

O inteiro teor desta resolução estará disponível no site www.igam.mg.gov.br.

OBS: As formalizações dos processos conti-nuam sendo feitas nas Suprams.

Resolução Conjunta Semad/Igam nº 2401 de 23 de agosto de 2016, dispõe sobre o limite de atuação do Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM para o exercício da competência prevista no artigo 12, inciso IV, da Lei nº 21.972, de 21 de janeiro de 2016, enquanto não se concluam as regras de tran-sição previstas no artigo 36 c/c artigo 38, caput, da lei citada. Ficam estabelecidos como limites de atuação do IGAM:

I - analisar e emitir outorga do direito de uso de recursos hídricos referente aos processos únicos de outorga coletiva;

II - analisar e emitir os seguintes atos autorizativos, de acordo com a capacidade de atendimento de sua equipe técnica, definida pela Autarquia:

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Limites de Atuação

no endereço www.esocial.gov.br (No momento da elaboração deste informe, a nova versão ainda não estava disponível do site do eSocial).

A íntegra da Resolução poderá ser consultada atra-vés do link: http://migre.me/uZGvY

Foi publicada no Diário Oficial da União de hoje, a Resolução nº 5, de 02/09/2016, do Comitê Diretivo do eSocial, que dispõe sobre a aprovação da nova versão do layout do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhis-tas. A versão 2.2 do layout do eSocial estará dis-ponível no sítio eletrônico do eSocial na internet,

eSOCIAL - Divulgado novo layout

(7)

Saiba Mais

Referências

Documentos relacionados

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

This was considered a unique case in Portugal, since power transformers are only available for this type of assessment, when a catastrophic failure occurs, preventing an analysis

Neste trabalho é realizado um estudo das condições de dispersão de poluentes na atmosfera para a região da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA)

Assim, existem gavetas destinadas aos cremes, géis e pomadas, outras destinadas aos enemas, supositórios e produtos de introdução vaginal, ainda as gavetas reservadas aos

(2010), discovered two additional lineages in the Iberian Peninsula using CO1 mtDNA sequences, thus demonstrating the useful- ness of this gene as a barcoding marker for this genus,

Abstract: We consider the problem of robust model predictive control for linear sampled– data dynamical systems subject to state and control constraints and additive and

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Na figura seguinte apresenta-se o aspecto de uma folha de cálculo com esta informação, mais texto adicional que apenas serve para nos ajudar a compreender o que está em cada sítio