• Nenhum resultado encontrado

Projeto de um posto de trabalho para estudantes de modelagem do vestuário. Design of a job for students modeling clothing

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto de um posto de trabalho para estudantes de modelagem do vestuário. Design of a job for students modeling clothing"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Projeto de um posto de trabalho para estudantes de modelagem do vestuário

Design of a job for students modeling clothing

Ivaniria Tecilla Guimarães Souza (ivaniria@gmail.com, Centro Universitário Tupy - UNISOCIESC, Joinville, SC, Brasil)

Eduardo Concepción Batiz (eduardo.batiz@sociesc.org.br, Centro Universitário Tupy - UNISOCIESC, Joinville, SC, Brasil)

Resumo: Trabalhar em uma mesma posição por um tempo prolongado pode provocar dores

no corpo, principalmente se o mobiliário não estiver de acordo com as medidas antropométricas do indivíduo. O objetivo da pesquisa que será desenvolvida no Mestrado é projetar um mobiliário para estudantes do curso de modelagem do vestuário de uma instituição de ensino do sul do Brasil, de maneira que ele se adapte às características psicofisiológicas da população em estudo, e que contribua de forma significativa a eliminar os desconfortos e dores presentes na atualidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, onde será aplicada a entrevista, a fotografia e filmagem, ou questionário nórdico e o método REBA. Todas estas ferramentas possibilitarão identificar os fatores de riscos aos quais estão expostos os estudantes e avaliar o grau de comprometimento que esses riscos podem trazer à saúde. Espera-se, com a aplicação de medidas antropométricas, desenhar um novo mobiliário de modelagem que se adapte às características antropométricas dos estudantes.

Palavras-chave: Mobiliário escolar; Postura; Problemas musculoesqueléticos.

Abstract: Working in the same position for too long a time may provoke body aches,

especially if the furniture isn’t in accordance with the anthropometric measurements of the individual. The purpose of this work is to design some furniture for students of modeling clothing of an educational institution in southern Brazil, in a manner that it suits the psychophysiological characteristics of the study population, and that it contributes significantly to eliminate the discomforts and pains in present day. This research is both qualitative and quantitative, where interview, photography and filming, or Nordic questionnaire and REBA method will be applied. All of these tools will make it possible to identify the risk factors to which the students are exposed and measure the degree of commitment that such risks can bring to health. It’s expected, with the application of anthropometric measurements, to draw new furniture modeling that suits the anthropometric characteristics of the students.

(2)

1. Introdução

A postura é a posição que o indivíduo adota para realizar as funções diárias, pode ser estática ou dinâmica, utilizando o sistema musculoesquelético para as atividades no posto de trabalho, seguindo métodos e se adequando ao ambiente (BATIZ; GALO; SOUZA, 2006).

Os problemas posturais que afetam diretamente a coluna vertebral estão ligados à fase de crescimento e desenvolvimento corporal o que coincide com o início da fase escolar da criança e neste meio ela estará exposta a hábitos e comportamentos inadequados por muitos anos, que poderá gerar riscos para a estrutura da coluna vertebral (SILVA et al, 2010).

As alterações posturais, pelo mau hábito e a sobrecarga biomecânica devem ser prevenidas e tratadas desde a infância e a adolescência, devido à maturidade osteomuscular ocorrida nesta fase (VASCONCELOS et al, 2010). Se não houver mudanças posturais na adolescência, na fase adulta se tornará muito mais difícil, devido à consolidação do crescimento ósseo (REIS; REIS; MORO, 2005).

Existem fatores que possibilitam o surgimento de problemas osteomusculares como ficar horas consecutivas na posição sentada, postura inadequada devido ao mobiliário não estar adequado com o porte físico e também ao hábito de posturas inadequadas, poderão desenvolver doenças como lordose, cifose, escoliose e hérnia de disco, deixando sequelas irreversíveis (DETSCH et al, 2007).

A permanência na posição sentada por longo período, assim como as posturas inadequadas, são elementos preponderantes para o surgimento de dor, sendo necessárias intervenções como modificações no mobiliário e reeducação postural para reduzir o impacto no sistema musculoesquelético (MARQUES; HALLAL; GONÇALVES, 2010).

Fazer um levantamento antropométrico de uma população é uma ferramenta que permite dimensionar um posto de trabalho ergonomicamente correto, fazendo com que a atividade não se torne desconfortável. Mesmo não sendo possível atender a todos os indivíduos especificamente, pode-se criar subsídios de regulagem para alturas diferenciadas (SILVA et al, 2006).

(3)

2. Procedimentos metodológicos

Em uma primeira etapa, será realizada uma visita nas 4 instituições de ensino, onde existe o curso de modelagem do vestuário, aplicando a técnica de observação direta, execução de um questionário com objetivo de conhecer as possíveis dores apresentadas, partes do corpo mais afetadas e como se sentem em relação ao mobiliário disponível.

Na segunda etapa, efetuar-se-á fotografias e filmagens das atividades realizadas pelas estudantes para identificar tanto a atividade específica para aplicação dos métodos propostos, quanto para determinar as diferentes posturas e segmentos do corpo envolvidos na atividade para aplicação do método de análise postural.

Na terceira etapa, aplicar-se-á o questionário Nórdico, com o propósito de comprovar que as posturas assumidas realmente prejudicam a saúde das estudantes.

Na quarta etapa, será aplicado o método REBA para análise das posturas adotadas para conhecer os possíveis riscos à saúde, possibilitando a visualização das angulações nas posições mantidas durante as atividades. E finalmente na quinta etapa, serão diagnosticados os problemas ergonômicos e propostas para melhoria das condições de trabalho destas estudantes.

3. Resultados esperados

Foi realizada uma amostragem piloto com a aplicação dos métodos de pesquisa descritos em uma instituição de ensino, com 30 estudantes em duas turmas do curso de modelagem do vestuário.

O objetivo desta amostragem piloto foi aplicar as ferramentas que foram selecionadas na metodologia e verificar se através delas pode-se conhecer os riscos aos quais elas estão expostas.

Da aplicação do questionário Nórdico se conheceu que todas reclamaram de dores em diferentes regiões do corpo. Entre as partes mais mencionadas estão: 14 (46,7%) estudantes manifestaram sentirem desconforto, dores ou moléstias nos quadris e/ou coxas/joelhos; 12 (40,0%) no pescoço; 12 (40,0%) na região dorsal, 12 (40,0%) na região lombar e 12 (40,0%)

(4)

manifestaram que as moléstias e dores, prejudicaram a realização das atividades normais (serviços domésticos, passatempos, etc.).

Do total de 58 posturas analisadas com a aplicação do método REBA observa-se que 29 posturas são inadequadas, ou seja, 26 no nível alto (com intervenção e análise posterior prontamente necessário) e 3 no nível muito alto (intervenção imediata).

Figura 1- Resultados da aplicação do método REBA

Fonte: Os autores (2013)

Esta análise preliminar mostra que normalmente o pescoço fica com uma inclinação de mais de 20º, a coluna entre 20º e 60º, o punho sofre inclinações e giros o tempo todo, o braço e antebraço são os mais utilizados para a atividade, ficando entre 60º e 100º de inclinação e flexão. Estas situações, segundo entrevistas com os participantes da pesquisa, são, entre outras, causas das dores e moléstias relatadas quando da aplicação do questionário nórdico (Figura 1).

(5)

4. Considerações Finais

Manter uma posição correta durante as atividades escolares, não são respeitadas, pelo fato de as estudantes não terem uma orientação postural, por ficarem em posições inadequadas, adotadas pelo hábito diário e pelo mobiliário não estar de acordo com as medidas antropométricas. Os assentos e encostos não oferecem a angulação adequada e a altura da cadeira não corresponde com as dimensões antropométricas da população em análise.

A falta de inclinação da superfície do tampo da mesa está associada com a sobrecarga no sistema musculoesquelético, fundamentalmente na região cervical e lombar.

Além do desenvolvimento de um mobiliário ergonomicamente correto, deverá ser oferecido um treinamento postural para que as estudantes trabalhem e se posicionem adequadamente, influindo de forma positiva para um aprendizado efetivo.

Referências

BATIZ, E. C.; GALO, O.; SOUZA, A. J. de. Posturas inadequadas no trabalho: um problema presentes em áreas de tratamento térmico a banho de sal. XIII SIMPEP, Bauru, SP, Brasil, 2006.

DETSCH, C.; LUZ, A. M. H.; CANDOTTI, C. T.; OLIVEIRA, D. S. de; LAZARON, F.; GUIMARÃES, L. K.; SCHIMANOSKI, P. Prevalência de alterações posturais em escolares do ensino médio em uma cidade no Sul do Brasil. Rev Panam Salud Publica/Pan American Journal of Public Health, v.21, n. 4, p. 231-238, 2007.

MARQUES, N. R.; HALLAL, C. Z.; GONÇALVES, M. Características biomecânicas, ergonômicas e clínicas da postura sentada: uma revisão. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.17, n.3, p.270-276, 2010.

REIS, P. F.; REIS, D. C. dos; MORO, A. R. P. Mobiliário escolar: Antropometria e ergonomia da Postura sentada. CESUFOZ/Departamento de Educação Física, Foz do Iguaçú – PR; UFSC/CDS – Laboratório de Biomecânica, Florianópolis – SC. XI Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2005.

SILVA, K. R.; SOUZA, A. P. de; MINETTE, L. J.; COSTA, F. F.; FIALHO P. B. Avaliação antropométrica de trabalhadores em indústrias do pólo moveleiro de Ubá, MG. Revista Árvore, v. 30, n.4, p. 613-618, 2006. SILVA, J. B.; SILVA, R. E. G.; ELICKER, E.; SILVA, A. C. Prevalência de Distúrbios Posturais em Alunos do Ensino Médio do Município de Porto Velho. Anais da Semana Educa, v.1, n.1, 2010.

VASCONCELOS, G. A. R. de; FERNANDES, P. R. B.; OLIVEIRA, D. A. de; CABRAL, E. D.; SILVA, L. V. C. da. Avaliação postural da coluna vertebral em escolares surdos de 7-21 anos. Fisioter. Mov, Curitiba, v. 23, n. 3, p. 371-380, 2010.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Vanessa (pede um aparte) – Pelo que pude entender não se trata, portanto, de excluir a atividade do chapéu de palhaço da prática pedagógica de matemática, mas de problematizar

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Essa modalidade consiste em um “estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, com contornos claramente definidos, permitindo seu amplo e detalhado

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção