• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CENTRO DE ATENÇÃO À SAÚDE EDITAL N. 06/2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CENTRO DE ATENÇÃO À SAÚDE EDITAL N. 06/2008"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO – CENTRO DE ATENÇÃO À SAÚDE

EDITAL N. 06/2008

SELEÇÃO PARA PSICOLOGIA HOSPITALAR E DA SAÚDE 2009

O Coordenador Geral da Comissão de Residências da Universidade Federal de Juiz de Fora – CORE, Sérgio Henrique de Oliveira Botti, no uso de suas atribuições legais, conforme dispõe a legislação vigente, TORNA PÚBLICA a abertura das inscrições para seleção dos candidatos ao preenchimento de 02 (duas) vagas no Programa de Residência em PSICOLOGIA HOSPITALAR E DA SAÚDE do Hospital Universitário/ Centro de Atenção à Saúde.

1. DO CONTATO

1.1 Endereço: Av. Eugênio do Nascimento, s/n. Bairro Dom Bosco Juiz de Fora – MG-CEP: 36038-330

1.2 Telefone: (0_ _ 32) 4009-5378

1.3 e-mail: residenciahu_cas@hotmail.com 2. DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO 2.1 Poderão se inscrever:

a) Psicólogos com registro no Conselho Regional de Psicologia.

b) Formandos do último ano ou período do curso de graduação em Psicologia que concluam o curso até o início do Programa de Residência em Psicologia Hospitalar e da Saúde.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições serão realizadas no período de 06/11/2008 a 22/11/2008, exclusivamente, pela Internet, no site www.concurso.ufjf.br.

3.2 A taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais). O boleto bancário será emitido logo após o preenchimento do Requerimento de Inscrição e deverá pago até o dia 22/11/2008.

3.3 Pagamentos efetuados após 22/11/2008 serão desconsiderados, o que implicará na não-efetivação da inscrição.

(2)

3.5 O candidato que tiver cheque devolvido ou agendamento bancário não efetivado por insuficiência de fundos, ou por qualquer outro motivo, terá sua inscrição não-efetivada.

3.6 Em caso de dois ou mais Requerimentos de Inscrição de um mesmo candidato para a Seleção para Residência em Psicologia Hospitalar e da Saúde será considerado apenas o requerimento efetivado mais recentemente.

3.7 A UFJF não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida, devido a falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como a outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.8 As inscrições encerrar-se-ão, improrrogavelmente, no dia e horário fixados neste Edital.

3.9 O candidato é o único responsável pelo correto e completo preenchimento do Requerimento de Inscrição, e pela efetivação do pagamento do boleto bancário. 3.10 Após a efetivação da inscrição, não serão permitidas alterações de opções

informadas.

3.11 As inscrições implicam no conhecimento expresso e na aceitação, pelo candidato, das normas e condições totais previstas neste Edital. E de que atende a todos os requisitos constantes nos atos disciplinadores desta Seleção.

3.12 O não cumprimento das exigências implicará o indeferimento da inscrição. 3.13 O edital encontra-se disponível no site www.concurso.ufjf.br.

4. DAS ETAPAS E DAS PROVAS

A Seleção dos candidatos à Residência em Psicologia Hospitalar e da Saúde, para o ano de 2009, será realizada em 02 (duas) etapas.

4.1 A PRIMEIRA etapa (eliminatória/classificatória) constará de uma prova ESCRITA (valor 45 pontos), de caráter eliminatório/classificatório, versando sobre conhecimentos específicos de Psicologia da Saúde e afins, constituída de 45 (quarenta e cinco) questões de múltipla escolha, com somente uma resposta certa, bibliografia relacionada aos temas de que trata o concurso.

4.2 A SEGUNDA etapa (classificatória) constará da Avaliação do Curriculum Vitae, de acordo com a Ficha de Sistematização de Análise Curricular (valor 20 pontos), Memorial e Entrevista sobre o conteúdo da prova escrita e do Memorial, focalizando particularmente, experiências, expectativas e interesses do candidato (valor 35), ambos de caráter classificatório.

4.3 Estarão classificados para a segunda etapa os candidatos que obtiverem as maiores pontuações até a 6ª (sexta) colocação.

4.4 Após a primeira etapa, o candidato, se aprovado, deverá preencher a Ficha de Sistematização de Análise Curricular com letra legível, modelo de formulário disponível no site www.concurso.ufjf.br, e entregá-la em um envelope, juntamente com os seguintes documentos:

a) Ficha de Sistematização de Análise Curricular, devidamente preenchida;

b) Breve memorial de 2 ou 3 páginas incluindo justificativa do interesse em realizar a Residência;

(3)

c) Fotocópia da Cédula de Identidade;

d) Fotocópia do Comprovante de Inscrição no Conselho Regional de Psicologia ou Diploma de Psicólogo ou Declaração da Instituição de Ensino na qual o candidato cursou a última série ou período do Curso de Psicologia;

Declaração de que o curso de Psicologia realizado é autorizado pelo MEC, quando não for ainda reconhecido;

e) Histórico Escolar do Curso de Psicologia, acompanhado de fotocópia de todos os certificados;

f) Fotocópia do comprovante de estar em dia com o Serviço Militar (para os candidatos do sexo masculino);

g) 2 (duas) fotos 3 x 4 iguais e recentes.

4.5 A Ficha de Sistematização de Análise Curricular e anexos deverão ser encaminhados somente pelos aprovados na primeira etapa, à Secretaria da Comissão de Residências/HU/CAS, no dia 18 de dezembro de 2008, de 12h às 16h.

4.6 A prova da primeira etapa será realizada no dia 12 de dezembro de 2008, sexta-feira, das 8h30min as 11h30min, no Anfiteatro do ICH, Campus Universitário. E terá duração de 03 (três) horas.

4.7 A Avaliação de Curriculum e a Entrevista serão realizadas em local e horário a serem definidos na divulgação do resultado da primeira etapa.

4.8 Não haverá segunda chamada para nenhuma das etapas da Seleção.

4.9 Não serão computadas no cartão de respostas: questões não assinaladas, questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

4.10 O gabarito será liberado após a prova escrita (primeira etapa), no dia 12/12/2008, a partir das 12h, na Secretaria da Comissão de Residências e na Secretaria do Instituto de Ciências Humanas - ICH. O Aviso será afixado pela Coordenadora da Residência em Psicologia Hospitalar e da Saúde.

4.11 Em caso de revisão de questões da prova teórica, o candidato terá o direito de recorrer até o período máximo de 48 horas após a liberação do gabarito, apresentando requerimento, devidamente justificado com as referências bibliográficas.

4.12 Facultar-se-á ao candidato apresentar pedido de revisão de prova, por escrito, à Banca Examinadora do referido Programa de Residência, e deverá ser entregue na Secretaria da Comissão de Residências do HU/UFJF, no horário de 8h às 11h, no prazo de 2 dias úteis, a partir do dia subseqüente à divulgação dos resultados, desde que baseado em bibliografia indicada no Anexo II.

5. DAS VAGAS:

5.1 As vagas para Residência em Psicologia Hospitalar e da Saúde, para o ano de 2009, serão em número de 02 (duas).

5.2 O preenchimento das vagas oferecidas pelo Programa de Residência em Psicologia Hospitalar e da Saúde será feito de acordo com a classificação final, em ordem decrescente, dos candidatos com maior pontuação resultante da soma das duas etapas.

5.3 Caso haja desistência de algum candidato, mesmo que já tenha iniciado o Programa, será convocado o próximo candidato aprovado, no período máximo de 60 (sessenta) dias após o início do Programa.

(4)

5.4 Os candidatos deverão comparecer na Secretaria da Comissão de Residências para a realização da matrícula, no período indicado. O não comparecimento no período indicado implicará em perda da vaga. No caso de candidatos excedentes que forem convocados, terão o prazo máximo de 02 dias úteis para a realização da matrícula. 5.5 Será imediatamente excluído do concurso o candidato que:

a) não comparecer, dentro do horário previsto, à prova da primeira e segunda etapas;

b) não apresentar a ficha de Sistematização de Análise Curricular anexos e demais documentos exigidos, no prazo estipulado;

c) usar de quaisquer meios fraudulentos ou prestar declaração falsa, para benefício próprio ou de outrem.

6. DOS RESULTADOS E DA CLASSIFICAÇÃO

6.1 Resultado da primeira etapa será divulgado dia 17/12/2008, a partir das 12h00min, na Secretaria da Comissão de Residências e na Secretaria do ICH.

6.2 Resultado da segunda etapa será no dia 22/12/2008, a partir das 9h00min, na Secretaria da Comissão de Residências.

6.3 O resultado final será divulgado no dia 22/12/2008, a partir das 9h00min, na Secretaria da Comissão de Residências, na ordem decrescente de classificação, constando os nomes de todos os candidatos, que participaram nas duas fases de avaliação.

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

7.1 A presente seleção reger-se-á pelas normas constantes deste Edital e das “Normas Específicas”. Poderão ser divulgadas, através da imprensa local, sempre que necessário, normas complementares à Seleção.

7.2 Nenhum resultado do concurso será fornecido por telefone.

7.3 A inscrição implicará no conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital e nas Normas Específicas, sendo que destes expedientes o candidato não poderá alegar desconhecimento.

(5)

NORMAS ESPECÍFICAS DA SELEÇÃO DE

RESIDÊNCIAS PARA O ANO 2009

1 DO PROCESSO SELETIVO

1.1 - O candidato deverá estar presente no local de realização da prova da 1ª Etapa (indicado no edital) 30 (trinta) minutos antes do início da prova, munido de caneta preta ou azul, lápis preto nº 02 e borracha macia.

1.2 - É obrigatória a apresentação do cartão de inscrição e o mesmo documento de identidade apresentado no ato da inscrição; não será aceita cópia nem outro documento além do especificado.

1.3 – Após 15 (quinze) minutos do início da prova não mais será permitida a entrada de candidato qualquer que seja o motivo de seu atraso.

1.4 – O candidato só poderá entregar sua prova após 01 (uma) hora do início da mesma.

1.5 - Não será permitida, em hipótese alguma, a entrada de candidato na sala de realização da prova escrita portando aparelhos eletrônicos, de qualquer natureza (telefones celulares, pagers, agendas eletrônicas, etc.). O candidato que estiver de posse de aparelho eletrônico será imediatamente retirado da sala e automaticamente desclassificado.

2 – DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE:

2.1 – Se ocorrer empate no total de pontos, a classificação final, para fins de divulgação do resultado do concurso, dar-se-á de acordo com os seguintes critérios, em ordem decrescente e excludente:

a) maior nota na prova Escrita;

b) maior nota na avaliação da segunda etapa; c) candidato com mais idade.

3 – DOS CRITÉRIOS GERAIS:

3.1 - A todo candidato é assegurado o direito de conhecer suas notas e ter acesso à sua prova e critérios dos instrumentos de avaliação.

3.2 - Os formandos do último ano ou período do curso de graduação em Psicologia deverão entregar na Secretaria da Comissão de Residências/HU, até 7(sete) dias úteis a partir do início do Programa a cópia da carteira do registro no Conselho Regional da classe.

3.4 - Não serão fornecidos atestados ou declarações parciais de aprovação.

4 - MATRÍCULA DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS

4.1- As matrículas dos candidatos aprovados será realizada no período de 12/01/2009 a 16/01/2009 no horário de 8:00 horas as 12:00 horas, na Secretaria da Comissão das Residências do HU/CAS.

4.2- No ato da matrícula o candidato deverá:

a) assinar o contrato padrão de matrícula, confirmando o compromisso de realizar a Residência dentro dos padrões estabelecidos pela Comissão de Residências do HU/UFJF; b) Apresentar número de conta bancária de qualquer agência do Banco do Brasil ou CEF ou Banco Real.

c) Apresentar certidão de casamento, e de filhos, se for o caso.

d) Entregar 03 cópias autenticadas do diploma, do registro de nascimento ou casamento, da carteira de identidade , CPF

e) Entregar 03 retratos 3 X 4 recentes. f) Fazer sua inscrição no INSS.

4.3 - A matrícula poderá ser realizada através de procuração. 4.4 - Será considerado desistente:

a) o candidato que não fizer a matrícula no período estabelecido;

b) o candidato que, no momento da matrícula, não assinar ou apresentar a documentação exigida;

(6)

c) o candidato que, convocado para preenchimento de vaga oriunda de desistência, não se apresentar no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, para efetivação de sua matrícula, observado o disposto no item 4.5.

d) o residente que não se apresentar em 02 de fevereiro de 2009, que corresponde ao primeiro dia do início do programa de Residências.

4.5 - Em caso de desistência do candidato/residente, a Secretaria da Comissão de Residências convocará tantos candidatos quantos forem necessários para o preenchimento das vagas oferecidas, observada a ordem de classificação, até 60 (sessenta ) dias após o início oficial do Programa de Residência.

4.6 - O candidato convocado para preenchimento de vaga oriunda de desistência deverá se apresentar no Hospital Universitário até 48 (quarenta e oito) horas após a sua convocação, que se dará por telegrama fonado ou qualquer outro meio de convocação idôneo, conforme endereço constante na ficha de inscrição, para efetivação de sua matrícula. A convocação estará também afixada no Quadro de Avisos da Secretaria da Comissão de Residências.

4.7 - Se ocorrer desistência de candidato antes do decurso do prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a secretaria da Comissão de Residências fará a imediata convocação do candidato subseqüente.

4.8 - Não será permitida a matrícula de candidato aprovado que esteja matriculado em outro Programa de Residência, no próprio HU/UFJF ou em qualquer outra Instituição, salvo se o candidato apresentar o comprovante de seu desligamento do respectivo Programa, até o dia 02 de fevereiro de 2009.

5 - INÍCIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS

5.1 - O Programa de Residência inicia-se em 02 de fevereiro de 2009.

5.2-O residente matriculado deverá freqüentar o Curso de Treinamento em Rotinas Básicas de Funcionamento do HU e de Controle de Infecção Hospitalar, em data a ser definida.

5.3 - O residente R1 não poderá gozar férias nos primeiros 06 (seis) meses após o início do Programa.

5.4- Não poderá haver acúmulo de férias além de 30 dias no último ano de residência.

5.5 - O residente terá direito à bolsa de estudos que será paga mensalmente, alimentação no Hospital Universitário, moradia (para os residentes oriundos de outras cidades, e não possuam familiares diretos com residência em Juiz de Fora) e férias em datas que serão acordadas com as Chefias dos Serviços e Supervisores do Programa de Residência e desde que de acordo com as normas do Programa.

5.6 - Os Programas de Residências propostos para o ano de 2009 poderão ser modificados de acordo com determinações da Comissão de Residências do HU/UFJF e com a Banca Examinadora do Concurso.

Juiz de Fora, 06 de novembro de 2008.

SÉRGIO HENRIQUE DE OLIVEIRA BOTTI DIMAS AUGUSTO CARVALHO DE ARAÚJO COORDENADOR COMISSÃO DE RESIDÊNCIAS-HU/CAS/UFJF DIRETOR GERAL-HU/CAS/UFJF

(7)

ANEXO I

AVALIAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM PSICOLOGIA HOSPITALAR E DA SAÚDE HU/UFJF PARA 2009

NOME DO(A) CANDIDATO(A): _______________________________

1- PERCENTUAL DO IRA (IRA =Índice de Rendimento Acadêmico)- conforme registrado no histórico escolar do Curso.

1.1- A percentagem do IRA corresponderá à seguinte tabela de pontuação: IRA - igual ou acima de 90,00% = 10 pontos

IRA - 89,99 a 80,00% = 08 pontos IRA - 79,99 a 70,00% = 05 pontos IRA - abaixo de 69,99% = 00 ponto Fórmula para o cálculo do IRA:

IRA = Somatória (nota disciplina X número de créditos da disciplina) Número total de créditos

OBS:

1- Integram o cálculo do IRA todas as disciplinas com aproveitamento e disciplinas em que o aluno foi reprovado (por nota ou por freqüência)

2- Não serão levadas em consideração as disciplinas não integralmente cursadas por cancelamento ou trancamento de matrícula.

3- Nos históricos escolares onde não consta o resultado do IRA em percentual, e nem for possível a sua dedução por meio da fórmula acima, far-se-á a média aritmética das notas das disciplinas apresentadas, e calcular-se-á o percentual de aproveitamento que corresponderá ao IRA.

1.2- Máximo de pontos permitidos no item 1 é de 10 pontos 1.3-PONTUAÇÃO DO CANDIDATO = ____________ pontos

2- PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE MONITORIA INSTITUCIONAL ATRAVÉS DE APROVAÇÃO EM PROCESSO DE SELEÇÃO E EXERCÍCIO EFETIVO.

2.1- Para cada semestre letivo de efetivo exercício de monitoria = 05 pontos 2.2- Máximo de pontos permitidos no item 2 é de 10 pontos

2.3- PONTUAÇÃO DO CANDIDATO = ____________ pontos

3- TRABALHOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS REGISTRADAS NO ISSN, INCLUINDO RESUMO DE ARTIGOS E ANAIS DE CONGRESSOS.

3.1- Trabalho científico publicado na ÍNTEGRA em Revista registrada no ISSN:

a) Cada trabalho publicado como autor ou co-autor = 05 pontos b) Máximo permitido neste sub-item = 10 pontos

(8)

3.2- Resumo de trabalhos ou Anais de Congresso publicado em Revista registrada no ISSN:

a) Cada trabalho publicado como autor ou co-autor = 2,5 pontos b) Máximo permitido neste sub item = 05 pontos

Obs: 1- Os trabalhos científicos já aceitos e aguardando publicação em revista registrada no ISSN serão considerados.

2- O máximo de pontos permitidos no item 3 é de 15 pontos. 3.3- PONTUAÇÃO DO CANDIDATO = ____________ pontos 4- APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHO CIENTÍFICO:

4.1- Cada apresentação em nível nacional = 03 pontos 4.2- Cada apresentação em nível regional = 01 pontos

4.3- O máximo de pontos permitidos no item 4 é de 07 pontos 4.4- PONTUAÇÃO DO CANDIDATO = _______ pontos

5- PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE PESQUISA E /OU DE EXTENSÃO E/OU TREINAMENTO PROFISSIONAL.

5.1- Participação em projeto de pesquisa, como bolsista de Programa de Iniciação Científica, devidamente aprovado por Agências de Fomento à Pesquisa ou por Instituição de Ensino Superior.

a) Cada participação em pesquisa = 5 pontos b) Máximo permitido nesse sub item = 10 pontos

5.2- Participação como bolsista de Projeto de Extensão ou de Treinamento, aprovado por Instituição de Ensino Superior.

a) Cada participação em Projeto de Extensão = 5 pontos b) Máximo permitido nesse sub item = 10 pontos

5.3- Máximo de pontos permitidos no item 5 é de 20 pontos. 5.4- PONTUAÇÃO DO CANDIDATO =_____ pontos

6- PARTICIPAÇÃO EM CURSOS (Extensão, Atualização, Aperfeiçoamento e Especialização) DAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, HUMANAS E DA SAÚDE.

6.1- Cada participação em curso com duração mínima de 30 horas = 02 pontos 6.2-Cada participação em curso com duração de 360 horas = 05 pontos

6.3-Cada participação em curso ligado ao objeto da residência com duração de 360 horas ou mais = 08 pontos

6.4-Máximo de pontos permitidos no item 6 é de 15 pontos

6.5- PONTUAÇÃO DO CANDIDATO =_____ pontos

7-EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO OU ATIVIDADE PROFISSIONAL REALIZADA EM INSTITUIÇÃO DE SAÚDE, PREFERENCIALMENTE EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA.

(9)

2. Carga horária entre 100 e 190 horas = 05 pontos 7.1 Máximo de pontos permitidos no item 7 = 15 pontos 7.2 - PONTUAÇÃO DO CANDIDATO =______ pontos 8- CERTIFICADOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS:

8.1- LÍNGUA INGLESA ou FRANCESA

1. Certificate of Proficiency ou Advanced = 04 pontos 2. Certificado de inglês ou francês instrumental = 01 ponto 3. Certificado de inglês básico = 01 ponto

a) Máximo permitido neste sub item = 05 pontos

b) Pontuação do candidato neste subitem = ______ pontos 8.2 – OUTRA LÍNGUA ESTRANGEIRA

1.Certificado de Proficiência ou Avançado em outra língua estrangeira = 03 pontos

2. Certificado de curso instrumental = 01 ponto 3. Certificado de curso básico = 01 ponto

a) Máximo permitido neste sub item = 03 pontos

b) Pontuação do candidato neste subitem = ______ pontos 8.3. Máximo de pontos permitidos no item 8 = 08 pontos

8.4 - PONTUAÇÃO DO CANDIDATO =______ pontos

9- PONTUAÇÃO FINAL DA AVALIAÇÃO DO CANDIDATO =____ pontos

Data de entrega: ____/____/____

___________________________________________ Assinatura do candidato

Obs.: Todas as páginas constantes dessa avaliação devem conter uma assinatura/rubrica do candidato no rodapé das mesmas.

(10)

ANEXO II

PONTOS E BIBLIOGRAFIA PARA O CONCURSO DE SELEÇÃO DA

RESIDÊNCIA EM PSICOLOGIA HOSPITALAR E DA SAÚDE - 2009

1. O psicólogo e suas possíveis práticas no hospital geral. 2. O luto e a perda no contexto hospitalar.

3. Corpo e adoecimento somático.

4. Recursos interdisciplinares no contexto da saúde. 5. Questões éticas no trabalho do psicólogo.

6. Sistema e políticas públicas de saúde. 7. O sofrimento mental neurótico. 8. Esquizofrenia.

9. Elementos de psicopatologia geral.

Bibliografia indicada:

ANDRADE, A.N.; ARAÚJO, M.D. Paradoxos das Políticas Públicas: Programa de Saúde da Família. In: Psicologia e Saúde: um campo em construção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003, p. 73-87.

ANDRADE, L.O.M.; BARRETO, I.C.H.C.; BEZERRA, R.C. Atenção Primária à Saúde e Estratégia Saúde da Família. In: Tratado de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Hucitec, 2006, p. 783-836.

CHENIEUX, Elie. Manual de Psicopatologia. Rio de Janeiro : Guanabara-Koogan, 2002.

Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10; descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Coord. Organiz. Mund. da Saúde. Trad. Dorgival Caetano. Porto Alegre : Artes Médicas, 1993.

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA – 4ª região. Código de Ética Profissional. DIMENSTEIN, M.D.B. O psicólogo nas Unidades Básicas de Saúde: desafios para a formação e atuação profissionais. Estudos de Psicologia, Natal, v.3, n.1, p. 53-81, 1998.

FIGUEIREDO, A. C. Vastas confusões e atendimentos imperfeitos – a clínica psicanalítica no ambulatório público. Rio de Janeiro: Relume – Dumará, 4ª ed. 2004, capítulos 1 e 3.

LABAKI, M.E.P. Morte. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

(11)

MOURA, M. D. ( org ). Psicanálise e Hospital – a criança e sua dor. Rio de Janeiro: Revinter, 1999.

MUCIDA, A. O sujeito não envelhece – psicanálise e velhice. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, capítulos 4 e 5.

OLIVEIRA, H. M. de. O valor do tratamento numa instituição pública. Rev. Epistemo – somática. Vol. IV. nº 1, jan-jul/ 2007

ROMANO, B.W. Princípios para a prática da psicologia clínica em hospitais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999, capítulos 1,3,4 e 5.

SCHMIDT, Eder; MONTEIRO, Aluísio; GASPARETTO, Marco Antônio. Sofrimento mental neurótico e atenção primária: transtornos de ansiedade típicos e atípicos e transtornos de personalidade. In RIBEIRO, Mário Sérgio (org.). Ferramentas para descomplicar a atenção básica em saúde mental. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2007.

TRAVERSO-YÉPEZ, M. Dilemas na promoção da saúde no Brasil: reflexões em torno da política nacional. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v.11, n.22, p.223-238, 2007.

VALE, Rubem Dario Cardoso. Esquizofrenia. In RIBEIRO, Mário Sérgio (org.).Ferramentas para descomplicar a atenção básica em saúde mental. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2007.

VOLICH, R.M. Psicossomática: de Hipócrates à Psicanálise. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000, capítulos 3,4 e 5.

Referências

Documentos relacionados

Naturalmente, é preciso conter os desvios significativos que possam ser ditados por comportamentos como resistência às mudanças ou postura comodista em razão das

Por fim, destacamos que esta recomendação para o elemento Atividades de Controle tem o potencial de, após verificado êxito de atuação dos controladores adstritos a cada

O Programa REUNI foi instituído pelo governo federal em 2007 e possuía, como principal objetivo, reestruturar a educação superior no Brasil, dotando as

Vale ressaltar que o PNE guarda relação direta com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social, além de

O caso de gestão a ser estudado irá discutir sobre as possibilidades de atuação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) da

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para a educação infantil se fundamenta na ideia contida nas Diretrizes Educacionais para a Rede

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem