• Nenhum resultado encontrado

2ª QUALQUER PROFESSOR PODE ABRIR UMA TURMA SEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2ª QUALQUER PROFESSOR PODE ABRIR UMA TURMA SEM"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ATENÇÃO VETERANOS: DICAS PARA A MATRÍCULA 2017-2.

IMPORTANTE, NÃO DEIXE DE LER O AVISO ABAIXO:

QUEM TIVER PENDÊNCIAS COM A DEBIB, FAVOR PROCURAR

O SETOR OU ENTRAR EM CONTATO IMEDIATAMENTE

ATRAVÉS DOS TELEFONES 42 32204866 E 42 32204873 (ENTRE

08h E 18h) OU ATRAVÉS DO EMAIL: debib-pg@utfpr.edu.br.

AVISO: AS DÚVIDAS SÃO GENÉRICAS, E FORAM COLETADAS

EM MOMENTOS DISTINTOS NOS SEMESTRES ANTERIORES.

O

HORÁRIO

MUDA

APÓS

PUBLICADO?

RESPOSTA: O regulamento veta qualquer mudança no horários das turmas após a publicação, só em casos realmente excepcionais as alterações são permitidas.

ATENÇÃO: nada impede a troca de professores, mas procuramos manter os nomes de acordo com a publicação.

2ª QUALQUER PROFESSOR PODE ABRIR UMA TURMA SEM

PRESENÇA

OBRIGATÓRIA?

RESPOSTA: Não. Tais turmas são decididas em reuniões do colegiado de cada curso, sendo o prazo máximo para solicitação de abertura destas a data de publicação do horário.

3ª É POSSÍVEL A MATRÍCULA POR REQUERIMENTO APÓS O

INÍCIO

DAS

AULAS?

RESPOSTA: Não. Todo o processo de matrícula deve ser feito pelo interessado no portal do aluno, nas datas informadas na instrução de matrícula

4ª EU QUERO ASSISTIR UMA AULA COMO OUVINTE, É

POSSÍVEL?

RESPOSTA: Não, pois isso é proibido pelos nossos regulamentos, para frequentar as aulas o aluno deve estar regularmente matriculado na disciplina.

(2)

5ª O PERÍODO DE INCLUSÃO É ONDE SÃO PERMITIDAS AS

SOLICITAÇÕES

AOS

COORDENADORES?

RESPOSTA: Não. Existe um grande equívoco nessa questão, o período de inclusão é caracterizado pela possibilidade do aluno se matricular em disciplinas que possuam vagas disponíveis, mesmo que estas não façam parte de sua

grade (EXTRACURRICULARES).

IMPORTANTE: AQUI A MATRÍCULA É AUTOMÁTICA, ELA ACONTECE NO EXATO MOMENTO EM QUE É SOLICITADA PELO ALUNO... POR ISSO MUITA ATENÇÃO NESTE MOMENTO.

6ª EU INSERI UMA TURMA NO PERÍODO DE INCLUSÃO E NÃO

CONSEGUI TIRAR MAIS, COMO EU FAÇO PARA CANCELAR?

RESPOSTA: O cancelamento de disciplina só é permitido em caso de estágio obrigatório e por motivo de força maior, sendo a definição deste último, de acordo

com o regulamento:

"(...)uma razão de ordem superior, que justifica o descumprimento da obrigação ou da responsabilidade, existindo quando uma determinada ação gera consequências ou efeitos imprevisíveis, impossíveis de evitar ou impedir."

7ª É VERDADE QUE O SISTEMA ME OBRIGA A PEGAR UMA

DISCIPLINA? ISSO SIGNIFICA QUE A VAGA É GARANTIDA?

RESPOSTA: Não, o sistema te obriga apenas a fazer o REQUERIMENTO em "PELO MENOS UMA disciplina/unidade curricular em dependência que, dentro do currículo do curso, esteja situada a três ou mais períodos anteriores ao do período do aluno, respeitados os pré-requisitos."

8ª O SISTEMA ME OBRIGOU A FAZER REQUERIMENTO E EU

CONSEGUI A VAGA, MAS EU NÃO QUERIA CURSAR ESTA

DISCIPLINA

NESTE

SEMESTRE,

POSSO

CANCELAR?

(3)

9ª FIZ O REQUERIMENTO, MAS NO MOMENTO DO AJUSTE

VERIFIQUEI QUE UM COLEGA COM O COEFICIENTE MENOR

CONSEGUIU A VAGA, ISSO NÃO É UMA FALHA DO SISTEMA?

RESPOSTA: Não. O que acontece é que a seleção dos candidatos à vaga é feita automaticamente pelo sistema, respeitando alguns critérios e de acordo com o curso, período e coeficiente do aluno. Segue a prioridade de preenchimento das vagas nas turmas abertas, sendo os alunos ordenados por coeficiente de rendimento em cada uma das situações: : TURMA REGULAR E ABERTA:

• alunos do curso, período e turno; • alunos do curso prováveis formandos; • alunos do curso e turno em dependência; • alunos do curso e outro turno em dependência; • alunos do curso, período e outro turno;

• alunos do curso e turno em adiantamento; • alunos do curso e outro turno em adiantamento; • alunos de outros cursos.

TURMA REGULAR E FECHADA: • alunos do curso, período e turno; • alunos do curso prováveis formandos; • alunos do curso e turno em dependência; • alunos do curso e outro turno em dependência; • alunos do curso, período e outro turno;

• alunos do curso e turno em adiantamento; • alunos do curso e outro turno em adiantamento. TURMA ESPECIAL (REOFERTA):

• alunos prováveis formandos;

• alunos reprovados na disciplina por nota;

• alunos reprovados na disciplina por nota e freqüência; • alunos em dependência por não terem cursado a disciplina; • alunos que não se enquadram nas situações acima.

TURMA ESPECIAL SEM PRESENÇA OBRIGATÓRIA: • alunos do curso, período e turno;

• alunos do curso prováveis formandos; • alunos do curso e turno em dependência; • alunos do curso e outro turno em dependência; • alunos do curso, período e outro turno.

10 ª MAS EU OUVI DIZER QUE O SISTEMA ABRIU ANTES DAS

NOVE

HORAS,

COMO

ISSO

É

POSSÍVEL?

RESPOSTA: O sistema esta de acordo com o horário oficial de Brasília, para evitar este tipo de transtorno faça o mesmo com o horário do seu computador.

(4)

11ª EU VOU MUDAR DE CURSO E O SISTEMA NÃO PERMITE

QUE EU FAÇA REQUERIMENTO EM MAIS DE TRÊS

DISCIPLINAS COMO ENRIQUECIMENTO CURRICULAR, MAS

MEU CASO É ESPECIAL, VOCÊS NÃO PODEM DAR UM JEITO?

RESPOSTA: Não.

Primeiro: você PRETENDE mudar de curso, mas ainda não mudou, e isso é algo que também depende de outros fatores sobre os quais você não tem controle, lembrando que o sistema leva em conta o período em que você se encontra

dentro do seu curso.

Segundo: o regulamento permite a matrícula em até 03 (três) disciplinas como enriquecimento curricular por período letivo.

12ª ERA PARA EU ESTAR NO SEXTO PERÍODO, MAS NO

SISTEMA AINDA ESTOU NO TERCEIRO, SÓ QUE PRECISO

PEGAR AQUELA MATÉRIA DO SÉTIMO. ISSO É UM CASO

EXCEPCIONAL,

CORRETO?

RESPOSTA: Não, pois o período que esta no sistema é o oficial. O regulamento veta o adiantamento de disciplinas ou a quebra de pré-requisitos sem que haja um motivo para que tais ocorram. OBSERVAÇÃO: Essa questão vale para N períodos, usei o 6º, 3º e 7º sem ter nenhum motivo especial.

13ª MEU CURSO TEM UMA DISCIPLINA COM DUAS TURMAS:

UMA REGULAR E UMA REOFERTA, EM QUAL DAS DUAS EU

TEREI

MAIS

CHANCE

DE

OBTER

A

VAGA?

RESPOSTA: Vide a reposta 9ª.

14ª MEU CURSO TEM A DISCIPLINA DE FÍSICA X, ONDE PARTE

DAS AULAS É PRÁTICA E A OUTRA PARTE É TEÓRICA, EU

TIREI BOAS NOTAS NAS ATIVIDADES PRÁTICAS, POSSO

ASSISTIR APENAS ÀS AULAS TEÓRICAS E COLOCAR OUTRA

DISCIPLINA

NO

LUGAR

DAS

PRÁTICAS?

RESPOSTA: Se na Física do seu curso - seja ela 1,2 ou 3 - a parte teórica e prática configuram uma só disciplina, então você se matricula em todas as aulas que compõem esta disciplina, não havendo possibilidade de colocar outra no

mesmo horário.

Tal não se aplica à grade nova de mecânica onde as disciplinas de Física Geral (1, 2 ou 3) e Física Experimental (1, 2 ou 3) são distintas.

(5)

15ª MEU CURSO É DIURNO, PORQUE UMA AULA APARECE A

NOITE?

RESPOSTA: As turmas regulares são ofertadas dentro do turno regular do aluno, porém, disciplinas especiais ou com demandas específicas ou para evitar choque com as turmas regulares, podem ser ofertadas no "contra-turno". Exemplos: reofertas ou uma turma extra. As turmas optativas também podem ser ofertadas no contra-turno, desde que NÃO EXCLUSIVAMENTE, mas sim como alternativa. Exemplo: duas optativas no período normal e uma no período noturno.

16ª FIZ UMA DISCIPLINA QUALQUER NUMA GRADE

DIFERENTE DA MINHA (TECNOLOGIA, LICENCIATURA,

BACHARELADO OU ENGENHARIA), MAS A TABELA DE

CONVALIDAÇÃO

DO

MEU

CURSO

NÃO

MOSTRA

EQUIVALÊNCIA ENTRE ESTA DISCIPLINA E A DO MEU CURSO,

PROCUREI O COORDENADOR E ELE CONFIRMOU QUE ELA

NÃO CONVALIDA E QUE TAMBÉM NÃO É POSSÍVEL

CANCELAR. MESMO ASSIM ELA AFETA MEU COEFICIENTE?

RESPOSTA: Sim. O coeficiente de rendimento é calculado levando em consideração todas as disciplinas/unidades curriculares cursadas, inclusive as cursadas como enriquecimento curricular.

17ª ESTOU "PRESO" NUM DETERMINADO PERÍODO, NÃO

CONSIGO VAGA EM NENHUMA DEPENDÊNCIA E TAMBÉM NÃO

CONSIGO ADIANTAR MAIS DISCIPLINAS, TEM COMO ABRIR

UMA

EXCEÇÃO

PRA

MIM?

RESPOSTA: Respeitando o princípio constitucional da isonomia que garante igualdade de tratamento àqueles que se encontram na mesma situação nossos regulamentos vetam qualquer ato que tenha como objetivo privilegiar somente um indivíduo ou mesmo um grupo de pessoas.

18ª POR QUE VOCÊS MUDARAM AS COISAS ESTE SEMESTRE?

RESPOSTA: NÃO MUDAMOS NADA. A informação não estava chegando da maneira correta até os alunos, fazendo com que muitos cometessem erros grosseiros no momento da matrícula. Para corrigir isso, fiz três reuniões com os veteranos e calouros (diurno e noturno) e revisei todos os regulamentos concernentes a estes assuntos junto com os coordenadores e chefes de departamento. Além disso, sempre que necessário, eu esclareço dúvidas por email, chat ou pessoalmente, sendo este post um apanhado das dúvidas mais comuns sobre a matrícula.

(6)

19ª A DATA DE INÍCIO PARA O PEDIDO DE CONVALIDAÇÕES

ESTA EQUIVOCADA, ELA NÃO REFLETE A REALIDADE DO

ALUNO DA UTFPR, POR QUE VOCÊS NÃO MUDAM?

RESPOSTA: A data para solicitação das convalidações é determinada pela PROGRAD e é publicada no calendário acadêmico, no início de cada ano letivo. Para evitarmos prejuízo aos alunos é solicitado à coordenação de cada curso que mantenha a tabela de equivalência atualizada, assim a convalidação é automática no momento em que o sistema é atualizado, no final de cada semestre.

20ª A QUEM EU DEVO RECORRER SE HOUVER FALHA NO

SISTEMA?

RESPOSTA: Primeiro é necessário verificar se REALMENTE houve alguma falha no sistema, muitas coisas não passam de erro de interpretação dos alunos e já foram abordadas nas perguntas anteriores. O sistema acadêmico que usamos esta em operação desde o segundo semestre de 2010 e esta de acordo com os regulamentos vigentes na UTFPR. A maioria dos procedimentos tem um elemento humano por trás, sendo os mais críticos aqueles onde concluímos as etapas da matrícula: requerimento, análise, ajuste e inclusão.

21ª O SISTEMA ME IMPEDIU DE FAZER REQUERIMENTO NUMA

DISCIPLINA EQUIVALENTE DEVIDO A UM PRÉ-REQUISITO,

PORÉM MEU CURSO TEM ESSE PRÉ-REQUISITO E O OUTRO

NÃO,

COMO

É

QUE

PODE?

RESPOSTA: Simples, se na sua matriz as duas disciplinas aparecem como equivalentes, então o sistema "puxa" as informações de sua matriz.

22ª UM ALUNO DE OUTRO CURSO FEZ UMA DISCIPLINA NA

TURMA DO MEU CURSO PORQUE ELA VAI SER CONVALIDADA,

PORÉM O INVERSO NÃO ACONTECE, COMO ISSO É

POSSÍVEL?

RESPOSTA: Cada curso tem um projeto pedagógico próprio, então disciplinas semelhantes podem aparentar similaridades com as de outro curso, mas como a ementa e a abordagem são diferentes, acabam por gerar tal situação.

(7)

23ª CURSEI UMA DISCIPLINA OPTATIVA DE OUTRO CURSO.

ELA VAI SER CONVALIDADA PARA MIM TAMBÉM COMO

OPTATIVA?

RESPOSTA: Depende. Se houver equivalência entre uma optativa sua matriz e esta que você cursou, sim, Porém, se na sua matriz ela esta como obrigatória ou não existe, ela vai ser convalidada, respectivamente, como obrigatória ou enriquecimento curricular.

24ª NA MATRIZ NOVA DO MEU CURSO VÁRIAS MATÉRIAS

VIRARAM OPTATIVAS, PORÉM EM ESTOU NA MATRIZ ANTIGA,

ELAS

SÃO

OPTATIVAS

PARA

MIM

TAMBÉM?

RESPOSTA: Não necessariamente, Veja a resposta 23.

25ª NA MATRIZ NOVA UMA DISCIPLINA MUDOU DE PERÍODO,

COMO FICA A SITUAÇÃO DOS ALUNOS DA MATRIZ ANTIGA?

RESPOSTA: Se as equivalências já tiverem sido atualizadas no sistema, nada muda.

26ª FIZ O REQUERIMENTO NUMA DISCIPLINA QUALQUER, SÓ

QUE COM OUTRO CURSO E NÃO CONSEGUI A VAGA. MAS NO

AJUSTE VERIFIQUEI QUE ALUNOS DE OUTRO CURSO TINHAM

CONSEGUIDO A VAGA NESTA MESMA DISCIPLINA, SÓ QUE NO

MEU CURSO! ISSO É POSSÍVEL? EU NÃO TENHO

PREFERÊNCIA NA DISCIPLINA/TURMA ABERTA PARA O MEU

CURSO?

RESPOSTA: Assim como você fez o requerimento na turma de outro curso o inverso também é possível, e a explicação é a seguinte: Várias disciplinas são comuns em vários cursos (EX: CDI, Álgebra, entre outras). Devido a isso, no momento de abertura das turmas, nós colocamos prioridade para os requerimentos, então uma turma de CDI 2 em Engenharia Mecânica, tem prioridade 1 para os alunos de mecânica, e prioridade 2 para os alunos de outros cursos que tenham ela na grade (Engenharia Eletrônica, por exemplo), e vice-versa. Se nos quatro dias de requerimento, os alunos do curso "dono" da vaga forem em número menor que o total de vagas abertas, então o sistema completa as vagas com quem estiver na fila.

(8)

27ª ADIANTA LEVANTAR MAIS CEDO PARA FAZER A

MATRÍCULA?

RESPOSTA: Depende, a matrícula tem três etapas: 1ª REQUERIMENTO: O momento em que você faz o requerimento em qualquer disciplina não interfere na sua classificação. Vide a resposta à pergunta 9. 2ª AJUSTE: É por ordem de chegada, desde que haja vaga na disciplina. 3ª INCLUSÃO: É por ordem de chegada, desde que haja vaga na disciplina.

28ª É A PRIMEIRA VEZ QUE VOU FAZER A MATRÍCULA, EXISTE

ALGUM TUTORIAL QUE MOSTRE CADA UMA DAS ETAPAS?

RESPOSTA: Sim, existe, basta ir nos links abaixo: REQUERIMENTO https://wiki.utfpr.edu.br/…/acad…/matricula/requerimento.htm AJUSTE/CONFIRMAÇÃO https://wiki.utfpr.edu.br/si…/academico/matricula/ajuste.htm INCLUSÃO: https://wiki.utfpr.edu.br/…/academico/matricula/inclusao.htm

29ª SE UMA DISCIPLINA DO CURSO X É EQUIVALENTE A UMA

DISCIPLINA DO CURSO Y, QUE É EQUIVALENTE A OUTRA DO

CURSO

Z,

COMO

FICA

A

CONVALIDAÇÃO?

RESPOSTA: Se temos três matrizes (X, Y e Z) e, respectivamente, três disciplinas: A, B ,e C, então temos três situações distintas: 1 - Na matriz X: B convalida A; 2 - Na matriz Y: C convalida B; 3 - Na matriz Z temos duas situações possíveis: B convalida C ou B NÃO convalida C, mesmo assim nenhuma das situações anteriores é afetada. Mas considerando as três situações acima chegamos à conclusão: C só pode convalidar A se já tiver sido lançada a equivalência no sistema.

30ª TENHO UMA PENDÊNCIA COM A BIBLIOTECA, ESTOU

PROIBIDO DE FAZER A MATRÍCULA ENQUANTO HOUVER

ESTA

PENDÊNCIA?

RESPOSTA: Apesar da matrícula estar bloqueada basta entrar em contato com a DEBIB ou SEGEA, informando que a pendência já foi regularizada ou você se COMPROMETE a fazê-lo tão logo seja possível, ou logo retornem as aulas, assim sua matrícula será desbloqueada. Mas, ATENÇÃO, para que não haja prejuízo é importante fazer isto antes ou, se não houver outro jeito, durante o requerimento.

(9)

31ª QUAL O PERÍODO DE MATRÍCULA PARA O PRIMEIRO

SEMESTRE DE 2017?

RESPOSTA:

REQUERIMENTO (Matrícula) 28/Julho a 31/julho/2017 AJUSTE / CONFIRMAÇÃO 02/Agosto/2017

INCLUSÃO 04/Agosto. a 08/Agosto/2017

Atenciosamente Márcio Pontes. Chefe da SEGEA

Referências

Documentos relacionados

e dos grupos considerados. Fonte: MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato Esta pesquisa teve lugar em uma escola pública de ensino técnico localizada no bairro de

A "Carta de Porto Alegre", fruto do IV Congresso Internacional de Turismo da Rede Mercocidades, vem no final do livro como forma de ilustrar o que

HOSPITAL MEMORIAL AMIU BOTAFOGO CENTRO OFTALMOLOGICO BOTAFOGO CLIN CIRURGICA SANTA BARBARA CLÍNICA MÉDICA NEMER CHIDID MEMORIAL TODOS OS SANTOS ASSIM - CENTRO MÉDICO CAMPO GRANDE

Como a linguagem é imperfeita, ora significando uma coisa, ora outra – como a palavra amathia (ignorância) que significa tanto erro e infortúnio (437b) como a marcha

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

Se você quiser assistir aos lançamentos de Hollywood no I-Pic do Metropica ou nos cinemas Regal do Sawgrass Mills, comprar ingressos para ver seu artista ou time favoritos no

[...] a gente pode dizer que realmente é incluído nas aulas, é incluído na turma em geral né? E eu acho que isso se dá mais, é... assim também por causa do professor. a

Lançaremos em breve a 2ª turma do nosso curso, Brincando com Música na Educação Infantil A 1ª Turma foi um sucesso!!!. NOSSO CURSO É