• Nenhum resultado encontrado

Documentação do Sistema de Reserva de Salas da Intranet do ICMC-USP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Documentação do Sistema de Reserva de Salas da Intranet do ICMC-USP"

Copied!
48
0
0

Texto

(1)

1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Ciências da Computação e Estatística

Documentação do Sistema de Reserva de Salas

da Intranet do ICMC-USP

André Pimenta Freire Renata Pontin de M. Fortes

apfreire@grad.icmc.usp.br renata@icmc.usp.br

(2)

2 Índice

1 - Introdução ... 3

2 – Requisitos do Sistema de Reserva de Salas ... 4

A. Visão Geral ... 4

B. Requisitos Funcionais ... 4

B. Requisitos Não-Funcionais ... 7

3 – Dados sobre o Sistema de Reserva de Salas ... 7

4 – Quadros de Operações ... 10

5 – Diagrama de Casos de Uso ... 35

6 – Diagrama de Máquina de Estados ... 37

6.1 – Diagrama do Administrador ... 38

6.2 – Diagrama da área pública... 40

6.3 – Diagrama do usuário autenticado ... 41

6.4 – Diagrama do Usuário com domínio sobre salas ... 41

7 - Modelagem de Dados ... 44

7.1 - Modelo Entidade-Relacionamento (MER)... 44

7.2 - Modelo de Dados Relacional... 46

(3)

3

1 - Introdução

Este relatório, na forma de Documentação de software do Sistema de Reserva de Salas, apresenta informações técnicas sobre o referido sistema. O objetivo é o de registrar suas principais características e as soluções de implementação que foram adotadas.

O Sistema de Reserva de Salas visa auxiliar as atividades cotidianas referentes a alocação do recurso Salas de uma unidade de ensino, em especial foram atendidas as requisições de procedimentos vigentes no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo.

Como o meio acadêmico envolve uma série de atividades relacionadas ao domínio de ensino e pesquisa, freqüentemente, os professores necessitam estabelecer datas de provas, comunicar aulas extras e reservar equipamentos, tais como projetores e computadores, assim como salas para apresentação de seminários, aplicação de provas extras ou mesmo realização de reuniões. Por outro lado, outras pessoas envolvidas no meio acadêmico, tais como estudantes e secretárias administrativas, necessitam estar cientes de agendas comuns. Por exemplo, as secretárias necessitam saber as agendas disponíveis de todos os professores que trabalham em um grupo de um departamento para programar uma reunião em um horário apropriado.

Conseqüentemente, a importância e a utilidade de um “espaço comum”, na forma de uma agenda colaborativa foram notadas [Bannon & Bødker, 1997], principalmente para o suporte ao agendamento de compromissos acadêmicos e educacionais. No Risk Planning é um sistema de informações na Web, que funciona como uma agenda eletrônica, desenvolvida com o intuito de facilitar o planejamento das atividades realizadas no meio acadêmico. Ela permite agendar compromissos para grupos de trabalho e, alternativamente, também pode ser usada como agenda pessoal [Ribeiro, Fortes & Freire, 2003]. Inicialmente a agenda No Risk Planning foi desenvolvida em um projeto de graduação [Moura 2001] sob orientação da Profª . Renata Pontin de Mattos Fortes, para dar suporte a agendas compartilhadas por grupos, utilizando a linguagem PHP e o SGBD MySQL. A evolução do sistema, também sob a orientação da Profª . Fortes, foi implementada pelos alunos André Pimenta Freire e Tyciano Maia Ribeiro. O processo de engenharia, manutenção e evolução do sistema foi tema da Dissertação de mestrado do aluno Tyciano Maia Ribeiro [Ribeiro, 2003].

No início do ano de 2003, observou-se que os recursos funcionais da agenda No Risk Planning atenderiam às requisições de um Sistema de Reserva de Salas, pelo Conselho Técnico Administrativo (CTA-ICMC-USP). A partir de então, o sistema agenda No Risk Planning foi submetido a um processo de manutenção de maneira que foram realizadas adaptações e integração ao sistema Intranet do ICMC, cujo endereço eletrônico é http://www.icmc.usp.br/intranet.

Assim, foi desenvolvido o Sistema de Reserva de Salas, que apresenta as principais áreas para interação com os usuários:

a) Área de Acesso público, onde alunos e o público geral podem visualizar os dados das reservas efetuadas no sistema e fazer buscas por esses dados,

(4)

4

b) Área para Usuários cadastrados no sistema, onde esses podem fazer buscas e efetuar reservas em salas e datas específicas, ou caso tenha permissão de domínio1 sobre a sala, agendar reservas fixas que ocorrem toda semana, e

c) Área do Administrador de Salas, responsável por gerenciar as salas e os usuários do sistema de reservas, atribuindo-lhes permissões para o uso do sistema.

Para efetuar essa documentação foram utilizados modelos de documentos e artefatos preconizados pelo método Fusion-RE/I (Fusion – Reverse Engineering/Interface) — desenvolvido no ICMC-USP [Costa 1997], e outros documentos foram confeccionados utilizando Unified Modeling Language (UML).

O Sistema de Reserva de Salas está integrado à Intranet do ICMC-USP, tendo, portanto, herdado algumas de suas funcionalidades. Essa documentação tem como principal foco o Sistema de Reserva de Salas, e alguns de seus elos com a Intranet, mas não oferece informações específicas quanto à Intranet.

2 – Requisitos do Sistema de Reserva de Salas

O documento de requisitos do Sistema de Reserva de Salas foi especificado de acordo com o modelo proposto por [Turine & Masiero, 1996]. Ele está organizado em três principais seções, a saber: Visão Geral, Requisitos Funcionais e Requisitos Não Funcionais.

A. Visão Geral

O Sistema de Reserva de Salas visa auxiliar as atividades cotidianas referentes à alocação do recurso Salas de uma unidade de ensino, em especial atender as requisições de procedimentos vigentes no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo.

B. Requisitos Funcionais

Acesso a salas

R1. O Sistema deve permitir que qualquer pessoa possa consultar as reservas feitas em uma sala

através de uma área de acesso público.

R2. O Sistema deve permitir que qualquer pessoa possa fazer buscas por reservas já efetuadas. R3. O Sistema deve exibir as agendas das salas na forma de quadros semanais, com possibilidade de

navegação por estes.

1 O usuário possui permissão de domínio sobre determinada sala, quando possui privilégios de operações

relacionadas com as reservas dessa sala. Por exemplo, os funcionários da Seção de Graduação têm permissão de domínio sobre as salas de aula, uma vez que são eles os usuários responsáveis por remarcar/desmarcar os agendamentos dessas salas quando necessário.

(5)

5 R4. O Sistema deve possibilitar a exibição de maiores informações sobre uma reserva a qualquer

momento.

R5. O Sistema deve exibir as reservas classificadas em tipos, a saber: Aula, Conferência, Palestra,

Congregação, Conselho, Comissão, Seminário, Reunião, Monitoria, Outros.

R6. O Sistema deve exibir cada tipo de reserva com uma cor diferente, a saber: Vermelho: Aula e

Monitoria; Azul claro: Conferência e Palestra; Amarelo: Congregação, Conselho e Comissão; Verde: Seminário e Reunião; Cinza: Outros.

R7. O Sistema deve oferecer uma Ajuda detalhada a todos os tipos de usuário. Usuários

R8. O Sistema deve classificar os usuários em categorias, com permissões diferenciadas.

R9. O Sistema deve conter uma permissão diferenciada para usuários que terão domínio sobre um

grupo de salas, e serão uma espécie de gerentes destas.

R10. O Sistema deve conter um usuário do tipo Administrador, que será responsável pela criação de

usuários, de salas, pela definição de permissões.

Reservas

R11. O Sistema deve oferecer dois tipos de reservas: eventuais e fixas semanalmente. As reservas

eventuais terão vigência somente na data e horário em que foram marcadas, e as fixas serão ligadas a um dia da semana e horário, e se repetirão semanalmente.

R12. O Sistema deve permitir que os usuários com permissão de agendamento comum sobre as salas

possam incluir, excluir e modificar reservas eventuais.

R13. O Sistema deve pedir que os seguintes dados sejam informados para a marcação de reservas

eventuais: dia, mês, ano, horário de início, horário de fim, tipo da reserva, descrição, descrição estendida.

R14. O Sistema deve permitir que sejam marcadas em uma mesma iteração quantas reservas forem

necessárias.

R15. O Sistema deve permitir que os usuários com domínio sobre salas possam incluir, excluir e

modificar reservas fixas semanalmente.

R16. O Sistema deve pedir que os seguintes dados sejam informados para a marcação de reservas

fixas: dia da semana, horário de início, horário de fim, tipo da reserva, descrição, descrição estendida e quem será o(s) utilizador(es) da sala, que poderão ser em um número máximo de três.

R17. O Sistema deve permitir que os usuários com domínio sobre salas liberem salas com reservas

fixas em determinados períodos como feriados, recessos e eventos.

R18. O Sistema deve permitir que os usuários com domínio sobre salas cadastrem as liberações de

(6)

6 R19. O Sistema deve permitir que os usuários com domínio sobre salas listem as liberações de sala. R20. O Sistema deve permitir que os usuários com domínio sobre salas possam cancelar as liberações. R21. O Sistema deve permitir que os usuários com domínio e o Administrador possam limpar todas as

reservas fixas de uma sala.

R22. O Sistema deve permitir que os usuários com domínio e o Administrador possam limpar todas as

reservas eventuais de uma sala.

R23. O Sistema deve emitir um relatório contendo todas as reservas de um determinado tipo. R24. O Sistema não deve permitir que os usuários sem permissão de domínio façam reservas com

datas superiores a uma semana a partir da data atual. (Esse período pode ser alterado de acordo com decisão posterior do CTA).

R25. O Sistema deve permitir que sejam feitas buscas por salas com horários livres para reservas

eventuais.

R26. O Sistema deve permitir que sejam feitas buscas por salas com horários livres para reservas fixas. R27. O Sistema deve permitir que seja visualizada a agenda de pessoas de acordo com as reservas

associadas a ela.

R28. O Sistema deve registrar, no momento do agendamento de uma reserva, a data, hora e a pessoa

que a efetuou.

Gerenciamento

R29. O Sistema deve permitir que o Administrador inclua, exclua e modifique categorias de

permissões.

R30. O Sistema deve pedir que no cadastramento de uma categoria de permissões sejam informados: o

nome da categoria, e as permissões desta em forma de sim/não para cada permissão.

R31. O Sistema deve permitir que o Administrador inclua, exclua e modifique permissões de usuários. R32. O Sistema deve pedir que no cadastramento de um usuário seja informado o número e a categoria

deste.

R33. O Sistema deve permitir que o Administrador inclua, exclua e modifique salas. R34. O Sistema deve pedir que no cadastramento de uma sala sejam informados: o código, a

capacidade, o tipo e comentários opcionais sobre a sala.

R35. O Sistema deve permitir a classificação das salas em: Salas de Aula, Salas de Reuniões, Salas de

(7)

7 Gerais

R36. O Sistema deve ser integrado à Intranet.

R37. O Sistema deve ser implementado em plataforma Web.

B. Requisitos Não-Funcionais

R38. O Sistema deve ter alta interoperabilidade, uma vez que será integrado à Intranet.

R39. O Sistema deve ter alta portabilidade, devendo ser visualizado por qualquer browser da Web. R40. O Sistema deve ter uma alta usabilidade, uma vez que será utilizado por todos os funcionários,

com diferentes graus de conhecimentos em informática.

R41. O Sistema deve ter uma alta manutenibilidade.

3 – Dados sobre o Sistema de Reserva de Salas

O Sistema de Reserva de Salas da Intranet do ICMC-USP é um aplicativo disponível na Internet, que roda sobre a World-Wide Web nos diversos browsers existentes. Ele foi baseado no sistema No Risk Planning [Ribeiro, Fortes & Freire, 2003]. Sua implementação está constituída de 85 arquivos de programa fonte escritos em PHP (Personal Home Page) num total de 11.702 linhas de código, distribuídas conforme mostra a Tabela 1, que contém também uma breve descrição da funcionalidade de cada programa.

Tabela 1- Arquivos de código fonte PHP que compõem a o Sistema de Reserva de Salas

Nome do Arquivo (terminação .php) Linhas de código Descrição

01 ajuda_publico 23 Seção de ajuda da área de acesso público do sistema.

02 ajuda_usuario 23 Seção de ajuda da área de usuário comum.

03

ajuda_dominio 23 Seção de ajuda da área de usuário com domínio sobre

salas.

04 ajuda_admin 23 Seção de ajuda do Administrador.

05 Baixo 26 Inclui a barra inferior da página.

06

baixo_sala_aberto 27 Incluir a barra inferior da página da área de acesso

público.

07

baixo_sala_adm 37 Incluir a barra inferior da página da área do

administrador.

08 Baixo 33 Gera a parte inferior da interface do usuário.

09 baixo_admin 35 Gera a parte inferior da interface do administrador.

10 Cima 65 Gera a parte superior da interface do usuário.

11 cima_sala_adm 83 Gera a parte superior da interface do administrador.

12

cima_sala_publico 75 Gera a parte superior da interface da área de acesso

público.

13

(8)

8

14 geral_sala 82 Seção de modificação dos dados do usuário.

15

sala_agenda_semanal 182 Gera o quadro com a agenda semanal de uma sala específica. 16 sala_funcoes 353 Biblioteca de funções para impressão de compromissos.

17

sala_semanal_publico 101 Visualização da agenda semanal de uma sala específica

na área pública, com opções de navegação.

18 salas.php 116 Página inicial da área de acesso público.

19 salas_adm_agendar.php 228 Página inicial do Administrador.

20 salas_adm_agendar1.php 112 Exibição da agenda de uma sala para o administrador.

21 salas_adm_altera_eventual.php 43 Agendamento de reserva eventual pelo administrador.

22 salas_adm_altera_eventual2.php 510 Efetivação de reserva eventual pelo administrador.

23 salas_adm_altera_modifica.php 63 Modificação de reserva fixa pelo Administrador.

24

salas_adm_altera_modifica2.php 395 Efetivação de modificação de reserva pelo

Administrador.

25 salas_altera_novo.php 498 Agendamento de reserva fixa pelo Administrador.

26 salas_altera_retira 78 Cancelamento de reserva fixa pelo Administrador.

27

salas_altera_retira2 78 Efetivação de cancelamento de reserva fixa pelo

Administrador.

28

salas_adm_buscar_eventual 147 Busca de sala livre para reserva eventual pelo

Administrador.

29

salas_adm_buscar_fixo 97 Busca de sala livre para reserva fixa pelo

Administrador.

30

salas_adm_categ 37 Exibe as opções referentes ao Gerenciamento de

categorias do Administrador.

31 salas_adm_categ_cria 272 Criação de uma nova categoria pelo Administrador.

32

salas_adm_categ_modif 81

Escolha de uma categoria a ser modificada pelo Administrador.

33 salas_adm_categ_modif2 310 Modificação de uma categoria pelo Administrador.

34

salas_adm_categ_remove 81 Escolha de uma categoria a ser removida pelo

Administrador.

35 salas_adm_categ_remove2 60 Remoção de uma categoria pelo Administrador.

36

salas_adm_checa 10 Checa se o usuário atual tem permissão de

Administrador.

37

salas_adm_geral 32 Mostra as funções gerais de gerenciamento do

Administrador.

38 salas_adm_geral_limpa_eventual 62 Limpa todos as reservas eventuais das salas escolhidas.

39 salas_adm_geral_limpa_fixo 62 Limpa todas as reservas fixas das salas escolhidas.

40

salas_adm_modifica_eventual 62 Escolha de uma reserva eventual para ser modificada

pelo Administrador.

41

salas_adm_modifica_eventual2 459 Modificação de uma reserva eventual pelo

Administrador.

42

salas_adm_retira_eventual 62 Escolha de uma reserva eventual a ser removida pelo

Administrador.

43 salas_adm_retira_eventual2 69 Remoção de uma reserva eventual pelo Administrador.

44

salas_adm_salas 37 Exibe opções de gerenciamento de salas pelo

Administrador.

45 salas_adm_sala_cria 132 Cadastramento de uma nova sala pelo Administrador

46

salas_adm_sala_modif 81 Escolha de uma sala a ser modificada pelo Administrador 47 salas_adm_sala_modif2 147 Modificação de uma sala pelo Administrador.

48 salas_adm_sala_remove 81 Escolha de uma sala a ser removida pelo Administrador.

49 salas_adm_sala_remove2 73 Remoção de uma sala pelo Administrador.

50 salas_adm_usu 37 Exibe as funções de gerenciamento de usuários pelo Administrador.

(9)

9

Administrador.

51 salas_adm_usu_cria 127 Criação de um novo usuário pelo Administrador.

52

salas_adm_usu_modif 105 Escolha de um usuário a ser modificado pelo Administrador. 53 salas_adm_usu_modif2 122 Modificação de um usuário pelo Administrador.

54

salas_adm_usu_remove 105 Escolha de um usuário a ser removido pelo

Administrador.

55 salas_adm_usu_remove2 85 Remoção de um usuário pelo Administrador.

56 salas_agendar.php 396 Página inicial de um usuário autenticado.

57

salas_agendar1.php 155 Exibição da agenda de uma sala para um usuário

autenticado.

58

salas_altera_eventual 46 Agendamento de uma reserva eventual para um usuário

autenticado.

59

salas_altera_eventual2 616 Efetivação de uma reserva eventual por usuário

autenticado.

60

salas_altera_modifica 81 Escolha de uma reserva fixa a ser modificada por um

usuário com domínio sobre a sala.

61

salas_altera_modifica2 524 Modificação de uma reserva fixa por um usuário com

domínio sobre a sala.

62

salas_altera_novo 498 Agendamento de uma reserva fixa por um usuário com

domínio sobre a sala.

63

salas_altera_retira 78 Escolha de uma reserva fixa a ser removida por um usuário com domínio sobre a sala. 64

salas_altera_retira2 78 Remoção de uma reserva fixa por um usuário com

domínio sobre a sala.

65

salas_buscar 127 Busca de reserva por palavra chave por um usuário

autenticado.

66

Salas_buscar_eventual 200 Busca de sala livre para reserva eventual por um usuário

autenticado.

67

salas_buscar_fixo 143 Busca de sala livre para reserva fixa por um usuário

com domínio sobre salas.

68

salas_buscar_publico 114 Busca de reserva por palavra chave na área de acesso

público.

69

salas_gerenc 62 Exibe opções de gerenciamento para usuários com

domínio sobre salas.

70

salas_horario_semanal 79 Exibe a agenda semanal de uma sala com as opções de

navegação, sem as opções de menu.

71 salas_info 168 Exibe informações detalhadas sobre uma reserva.

72

salas_libera_cancelar 69 Escolhe uma liberação de sala para ser cancelada por

um usuário com domínio sobre salas.

73

salas_libera_cancelar2 78 Cancela uma liberação de sala para sobreposição de

reservas fixas.

74 salas_libera_listar 54 Lista todas as liberações de sala

75

salas_liberar 497 Liberação de uma sala para sobreposição de reservas

fixas por um usuário com domínio sobre salas.

76

salas_limpar_eventuais 97 Limpa todas as reservas eventuais de uma sala para um

usuário com domínio sobre salas.

77

salas_limpar_fixos 108 Limpa todas as reservas fixas de uma sala par um usuário com domínio sobre salas. 78

salas_localizar2 111 Exibe a agenda de um usuário dadas as salas onde ele

tem reserva.

79 salas_modifica_eventual 73 Escolha de uma reserva eventual para ser modificada.

80 salas_modifica_eventual2 495 Modificação de uma reserva eventual

(10)

10 82

salas_relacao 57 Exibe as opções para a geração de relação de reservas fixas 83 salas_relacao1 138 Exibe a relação de reservas fixas.

84 salas_retira_eventual 72 Escolha de uma reserva eventual a ser removida.

85 salas_retira_eventual2 78 Remoção de uma reserva fixa.

4 – Quadros de Operações

Abaixo seguem os quadros detalhados de operações do Sistema de Reserva de Salas. Estes quadros contêm a operação especificada, o nome do arquivo que chama a operação, com quais arquivos este arquivo está relacionado, uma descrição da operação, informações sobre leitura, modificação e envio e o resultado final da operação.

(1) Operação: Público/ Ajuda

Nome do Arquivo: ajuda_publico.php

Este programa chama os seguintes: cima_sala_publico.php baixo_sala_aberto.php Programas que chamam este: cima_sala_publico.php

Descrição Exibe uma tela de ajuda para a área de acesso público.

Lê: -

Modifica: -

Envia: -

Assume: -

Resultado: É exibida a tela de ajuda para a área de acesso público, contendo instruções sobre como efetuar buscas por palavra chave e navegar pelas agendas das salas.

(2) Operação: Usuário comum/ Ajuda

Nome do Arquivo: ajuda_usuario.php

Este programa chama os seguintes: cima.php baixo.php Programas que chamam este: cima.php

Descrição Exibe uma tela de ajuda para usuário autenticado.

Lê: -

Modifica: -

Envia: -

Assume: -

Resultado: É exibida a tela de ajuda para usuário autenticado, contendo instruções sobre a navegação pelas agendas das salas, como efetuar reservas e como manipular o sistema..

(3) Operação: Usuário com domínio/ Ajuda

Nome do Arquivo: ajuda_dominio.php

Este programa chama os seguintes: cima.php baixo.php Programas que chamam este: cima.php

(11)

11 chamam este:

Descrição Exibe uma tela de ajuda para usuário autenticado com domínio sobre salas.

Lê: -

Modifica: -

Envia: -

Assume: -

Resultado: É exibida a tela de ajuda para usuário autenticado com domínio sobre salas, contendo instruções sobre a navegação pelas agendas das salas, como efetuar reservas e como manipular o sistema..

(4) Operação: Administrador/ Ajuda

Nome do Arquivo: ajuda_admin.php

Este programa chama os seguintes: cima_sala_adm.php baixo_sala_adm.php Programas que chamam este: cima_sala_adm.php

Descrição Exibe uma tela de Ajuda para o Administrador.

Lê: -

Modifica: -

Envia: -

Assume: -

Resultado: É exibida a tela de ajuda para o Administrador, contendo informações gerais sobre o Gerenciamento do Sistema.

(5) Operação: Entrar na área de acesso público

Nome do Arquivo: salas.php

Este programa chama os seguintes: cima_sala_publico.php conectar.php salas_buscar_publico.php sala_semanal_publico.php baixo_sala_publico.php Programas que chamam este: salas_buscar_publico.php sala_semanal_publico.php

Descrição Tela inicial da área de Acesso Público

Lê: Palavra chave da busca ou Sala a ser visualizada.

Modifica: -

Envia: -

Assume: -

Resultado: - Se for preenchida uma palavra chave e o botão ‘Buscar’ for acionado, exibirá o resultado da busca por reservas para a palavra chave digitada, através da chamada ao arquivo salas_buscar_publico.php

- Se o hyperlink com o código de uma sala for acionado, mostra a agenda da sala escolhida, através da chamada ao arquivo sala_semanal_publico.php

(6) Operação: Público/ Exibir agenda de Sala

(12)

12 Este programa chama os seguintes: cima_sala_publico.php salas.php conectar.php sala_agenda_semanal.php baixo.php Programas que chamam este: salas.php

Descrição Exibe a agenda de uma sala

Lê: -

Modifica: -

Envia: -

Assume: Existência de cookie com o código da sala cuja agenda será exibida.,

Resultado: - Se o usuário tiver aberto a agenda pela primeira vez ou tiver clicado no botão ‘Semana atual’.

- Se for acionado o botão ‘<<’ exibe a agenda da sala na semana anterior

- Se for acionado o botão ‘>>’ exibe a agenda da sala na próxima semana

(7) Operação: Público / Buscar reservas

Nome do Arquivo: salas_buscar_publico.php

Este programa chama os seguintes: conectar.php cima_sala_publico.php salas.php salas_info.php Programas que chamam este: salas.php

Descrição Exibe o resultado de uma busca por palavra chave na área de acesso público.

Lê: Palavra chave

Modifica: -

Envia: -

Assume: -

Resultado: - Se houver alguma reserva com a palavra chave digitada, exibe a lista de reservas com o hyperlink para as salas e para as reservas.

- Se for acionado o hyperlink para uma reserva, exibe informações detalhadas sobre ela, acionando o arquivo salas_info.php

- Se for acionado o hyperlink para uma sala, exibe a agenda da sala, acionando o arquivo sala_semanal_publico.php

(8) Operação: Administrador/ Entrar no sistema

Nome do Arquivo: salas_adm_agendar.php

Este programa chama os seguintes: salas_adm_checa.php conectar.php salas_adm_agendar1.php salas_adm_buscar_eventual.php salas_adm_buscar_fixo.php cima_sala_adm.php baixo_sala_adm.php Programas que chamam este:

Todos as funções do Administrador tem um hyperlink para retornar à tela inicial.

(13)

13 chamam este: inicial.

Descrição Exibe as funcionalidades básicas para o administrador, a saber: a relação de salas para navegação, busca por horários livres para reservas fixas, busca por horários livres para reservas eventuais.

Lê: - Dia da semana, horário de início e horário de fim, para busca para reservas fixas

- Dia, mês, ano, horário de início e horário de fim, para busca para reservas eventuais

- Código da sala para exibição da agenda

Modifica: -

Envia: Agente interno: {#msg Você não está logado como Administrador} Agente interno: {#msg Você não está logado na Intranet}

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador

Resultado: - Se for acionado o botão ‘Buscar’ para reservas fixas, e os campos forem preenchidos corretamente, aciona o arquivo salas_adm_buscar_fixo

- Se for acionado o botão ‘Buscar’ para reservas fixas, e algum campo não for preenchido corretamente, exibe uma mensagem de erro.

- Se for acionado o botão ‘Buscar’ para reservas fixas, e os campos forem preenchidos corretamente, aciona o arquivo salas_adm_buscar_eventual

- Se for acionado o botão ‘Buscar’ para reservas fixas, e algum campo não for preenchido corretamente, exibe uma mensagem de erro.

- Se for acionado o hyperlink de uma sala, aciona o arquivo salas_adm_agendar1.php para exibir a agenda da sala

(9) Operação: Administrador/ Exibir agenda de sala

Nome do Arquivo: salas_adm_agendar1.php

Este programa chama os seguintes: cima_sala_adm.php salas_adm_agendar.php salas_adm_altera_novo.php salas_adm_altera_eventual.php salas_adm_altera_retira.php salas_adm_retira_eventual.php salas_adm_altera_modifica.php salas_adm_modifica_eventual.php Programas que chamam este: salas_adm_agendar.php

Descrição Exibe a agenda de uma sala e exibe os hyperlinks para o agendamento, modificação e remoção de reservas para uma dada sala.

Lê: -

Modifica: -

Envia: -

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador

Resultado: - Se o usuário clicar em ‘Agendar reserva fixa semanalmente’ abre a tela para agendamento de reservas fixas, carregando o arquivo

salas_adm_altera_novo.php

- Se o usuário clicar em ‘Agendar reserva eventual’ abre a tela para agendamento de reservas eventuais, carregando o arquivo

(14)

14

salas_adm_altera_eventual.php

- Se o usuário clicar em ‘Remover reserva fixa semanalmente’ abre a tela para escolha de reserva para ser removida, carregando o arquivo

salas_adm_altera_retira.php

- Se o usuário clicar em ‘Remover reserva eventual’ abre a tela para escolha de reserva para ser removida, carregando o arquivo

salas_adm_retira_eventual.php

- Se o usuário clicar em ‘Modificar reserva fixa semanalmente’ abre a tela para escolha de reserva para ser modificada, carregando o arquivo

salas_adm_altera_modifica.php

- Se o usuário clicar em ‘Modificar reserva eventual’ abre a tela para es colha de reserva para ser modificada, carregando o arquivo

salas_adm_modifica_eventual.php

- Se o usuário clicar em uma reserva específica, será exibida a tela com informações adicionais, carregando o arquivo salas_info.php

(10) Operação: Administrador/ Agendar Reserva Eventual

Nome do Arquivo: salas_adm_altera_eventual.php salas_adm_altera_eventual2.php Este programa chama os seguintes: salas_adm_checa.php cima_sala_adm.php conectar.php salas_adm_agendar.php baixo_sala_adm.php Programas que chamam este: salas_adm_agendar1.php salas_adm_buscar_eventual.php

Descrição Permite que o Administrador efetue reservas eventuais

Lê: Número de reservas, Dia, Mês, Ano, horário de início, horário de fim, tipo, descrição, descrição estendida, para cada reserva.

Modifica: Tabela proj_eventual

Envia: Agente interno: {#msg Você não escolheu o dia da reserva} Agente interno: {#msg Você não escolheu o ano da reserva} Agente interno: {#msg Você não escolheu o mês da reserva}

Agente interno: {#msg Você não escolheu o horário de término da reserva} Agente interno: {#msg Você não escolheu o horário de início da reserva} Agente interno: {#msg Você não preencheu a descrição da reserva}

Agente interno: {#msg O horário de início da reserva é maior do que o horário de término}

Agente interno: {#msg Você não escolheu o tipo da reserva}

Agente interno: {#msg Já existe uma reserva para essa sala no horário especificado}

Agente interno: {#msg Reserva(s) efetuada(s)}

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador

Resultado: - Após o usuário escolher o número de reservas que serão efetuadas, é exibido um conjunto de campos para cada reserva.

- Se todos os campos de todas as reservas forem preenchidos corretamente, o sistema irá gravar as reservas no banco de dados. - Se houver algum problema com alguma das reservas, o sistema irá

pedir que o problema seja solucionado, e não efetuará nenhuma das reservas enquanto o problema não for resolvido.

(15)

15

pedir que o problema seja solucionado, e não efetuará nenhuma das reservas enquanto o problema não for resolvido.

(11) Operação: Administrador / Modificar uma reserva fixa

Nome do Arquivo: salas_adm_altera_modifica.php salas_adm_altera_modifica2.php Este programa chama os seguintes: salas_adm_checa.php cima_sala_adm.php conectar.php sala_agenda_semanal.php baixo_sala_adm.php Programas que chamam este: salas_adm_agendar1.php

Descrição Permite que o Administrador modifique uma reserva fixa já efetuada por qualquer usuário do sistema.

Lê: Reserva a ser modificada, sala, Nova descrição, Nova descrição estendida, novo dia da semana, novo horário de início, novo horário de fim.

Modifica: Tabela proj_compromissos

Envia: Agente interno: {#msg Você não escolheu o dia da semana} Agente interno: {#msg Você não escolheu o horário de início} Agente interno: {#msg Você não escolheu o horário de término}

Agente interno: {#msg O horário de término deve ser maior que o horário de início}

Agente interno: {#msg Você não escolheu o tipo do compromisso} Agente interno: {#msg Você não preencheu a descrição do compromisso} Agente interno: {#msg Já existe uma reserva para essa sala no horário especificado}

Agente interno: {#msg Reserva alterada com sucesso}

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador

Resultado: - Após a escolha da reserva a ser modificada, são exibidas as informações atuais sobre a reserva.

- Após alterar os dados, e clicar no botão ‘Modificar’, se todos os dados estiverem corretos, a reserva será modificada.

- Se houver algum problema com os novos dados, será exibida uma mensagem de erro.

(12) Operação: Administrador/ Agendar reserva fixa

Nome do Arquivo: salas_adm_altera_novo.php

Este programa chama os seguintes: salas_adm_checa.php conectar.php salas_adm_agendar1.php cima_sala_adm.php sala_agenda_semanal.php baixo_sala_adm.php Programas que chamam este: salas_adm_agendar1.php salas_adm_buscar_fixo.php

(16)

16 Descrição Agenda uma nova reserva fixa para uma dada sala

Lê: Sala, Dia da semana, horário de início, horário de término, descrição, descrição estendida

Modifica: Tabela proj_compromissos

Envia: Agente interno: {#msg Você não escolheu o dia da semana} Agente interno: {#msg Você não escolheu o horário de término} Agente interno: {#msg Você não escolheu o horário de início}

Agente interno: {#msg O horário de término deve ser maior que o horário de início}

Agente interno: {#msg Você não preencheu a descrição} Agente interno: {#msg Você não escolheu o tipo da reserva}

Agente interno: {#msg Já existe uma reserva para essa sala no horário especificado}

Agente interno: {#msg Reserva efetuada com sucesso}

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador

Resultado: - Se todos os dados forem preenchidos corretamente, e não houver nenhuma reserva no horário especificado, a reserva é efetuada.

- Se houver algum problema com os dados, o sistema exibe uma mensagem de erro.

(13) Operação: Administrador / Remoção de reserva fixa

Nome do Arquivo: salas_adm_altera_retira.php salas_adm_altera_retira2.php Este programa chama os seguintes: salas_adm_checa.php cima_sala_adm.php conectar.php sala_agenda_semanal.php baixo_sala_adm.php salas_adm_agendar1.php Programas que chamam este: salas_adm_agendar1.php

Descrição Permite que o administrador remova uma reserva fixa de qualquer sala efetuada por qualquer usuário do sistema.

Lê: Sala e reserva a ser removida.

Modifica: Tabela proj_compromissos

Envia: Agente interno: {#msg Você realmente quer remover a reserva?} Agente interno: {#msg Reserva removida com sucesso}

Agente interno: {#msg Remoção cancelada}

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador

Resultado: - Após o usuário escolher a reserva e acionar o botão ‘Remover’ o sistema irá exibir uma mensagem de confirmação.

- Se o usuário escolher ‘Sim’, a remoção da reserva escolhida será efetuada.

- Se o usuário escolher ‘Não’, a reserva permanecerá inalterada e não será removida.

(17)

17

(14) Operação: Administrador/ Buscar salas livres para reserva eventual

Nome do Arquivo: salas_adm_buscar_eventual.php

Este programa chama os seguintes: conectar.php cima_sala_adm.php salas_adm_altera_eventual2.php baixo_sala_adm.php Programas que chamam este: salas_adm_agendar.php

Descrição Lista todas as salas que estejam livre para reserva eventual num dado dia e horário.

Lê: Dia, mês, ano, horário de início, horário de fim

Modifica: -

Envia: -

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador

Resultado: - Retorna a listagem de todas as salas que estão livres para reserva eventual no dia e horário especificado.

- Se o Administrador acionar o hyperlink com o código de alguma sala, será aberta a página para efetuar a reserva, chamando o arquivo

salas_adm_altera_eventual2.php

(15) Operação: Administrador/ Buscar salas livres para reserva fixa

Nome do Arquivo: salas_adm_buscar_fixa.php

Este programa chama os seguintes: conectar.php cima_sala_adm.php salas_adm_altera_novo.php baixo_sala_adm.php Programas que chamam este: salas_adm_agendar.php

Descrição Lista todas as salas que estejam livre para reserva fixa num dado dia da semana e horário.

Lê: Dia da semana, horário de início, horário de fim

Modifica: -

Envia: -

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador

Resultado: - Retorna a listagem de todas as salas que estão livres para reserva fixa no dia da semana e horário especificado.

- Se o Administrador acionar o hyperlink com o código de alguma sala, será aberta a página para efetuar a reserva, chamando o arquivo

salas_adm_altera_novo.php

(16) Operação: Administrador / Criar nova categoria

Nome do Arquivo: salas_adm_categ_cria.php

Este programa chama os seguintes:

salas_adm_checa.php conectar.php

(18)

18 cima_sala_adm.php baixo_sala_adm.php Programas que chamam este: salas_adm_categ.php

Descrição Permite ao Administrador que seja criada uma nova categoria de usuários.

Lê: Nome da nova categoria e as permissões que serão atribuídas a ela.

Modifica: Tabela proj_permissões

Envia: Agente interno: {#msg Você não preencheu o nome da categoria} Agente interno: {#msg Já existe uma categoria com esse nome} Agente interno: {#msg Categoria criada com sucesso}

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador

Resultado: - O Administrador preenche o nome da nova categoria e marca quais serão as permissões que serão atribuídas a ela.

- Se não existir nenhum problema com o cadastro, o sistema cria a nova categoria.

- Se houver algum problema, será exibida uma mensagem de erro.

(17) Operação: Administrador / Modificar categoria

Nome do Arquivo: salas_adm_categ_modif.php salas_adm_categ_modif2.php Este programa chama os seguintes: salas_adm_checa.php conectar.php cima_sala_adm.php salas_adm_categ.php baixo_sala_adm.php Programas que chamam este: salas_adm_categ.php

Descrição Permite que seja modificada uma categoria de usuários já existente.

Lê: Nome da categoria, novo nome e novas permissões

Modifica: Tabela proj_permissões

Envia: Agente interno: {#msg Você não preencheu o nome da categoria} Agente interno: {#msg Já existe uma categoria com esse nome} Agente interno: {#msg Categoria modificada com sucesso}

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador

Resultado: - Após ser escolhida a categoria que será modificada, serão exibidos os dados atuais desta.

- O Administrador pode, então, modificar esses dados, e caso não haja problemas, os dados da categoria serão alterados na base de dados. - Se houver algum problema com o preenchimento dos novos dados da

categoria, será exibida uma mensagem de erro.

(18) Operação: Administrador / Remover categoria

Nome do Arquivo: salas_adm_categ_remove.php salas_adm_categ_remove2.php

Este programa chama os seguintes:

(19)

19 conectar.php cima_sala_adm.php baixo_sala_adm.php Programas que chamam este: salas_adm_categ.php

Descrição Permite que uma categoria existente seja removida.

Lê: Nome da categoria.

Modifica: Tabela proj_permissões

Envia: Agente interno: {#msg Tem certeza que deseja remover a categoria?} Agente interno: {#msg Remoção da categoria cancelada}

Agente interno: {#msg Categoria removida}

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador

Resultado: - Após a escolha da categoria a ser removida, o sistema pede uma confirmação do Administrador para efetuar a remoção.

- Se for escolhido ‘Sim’, a categoria será r emovida, e todos os usuários cadastrados nessa categoria serão removidos do sistema também. - Se for escolhido ‘Não’, a categoria não será removida.

(19) Operação: Administrador/ Limpar reservas eventuais

Nome do Arquivo: salas_adm_geral_limpa_eventual.php

Este programa chama os seguintes: salas_adm_checa.php conectar.php salas_adm_geral.php cima_sala_adm.php baixo_sala_adm.php Programas que chamam este: salas_adm_geral.php

Descrição Limpa todas as reservas eventuais das salas escolhidas

Lê: Códigos das salas

Modifica: Tabela proj_eventual

Envia: Agente interno: {#msg Reservas eventuais limpas com sucesso}

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador.

Resultado: − É exibida a relação de salas. O Administrador deverá então marcar todas as

salas que terão todas as reservas eventuais removidas.

(20) Operação: Administrador/ Limpar reservas fixas

Nome do Arquivo: salas_adm_geral_limpa_fixo.php

Este programa chama os seguintes: salas_adm_checa.php conectar.php salas_adm_geral.php cima_sala_adm.php baixo_sala_adm.php Programas que chamam este: salas_adm_geral.php

(20)

20 Lê: Códigos das salas

Modifica: Tabela proj_compromissos

Envia: Agente interno: {#msg Reservas fixas limpas com sucesso}

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador.

Resultado: − É exibida a relação de salas. O Administrador deverá então marcar todas as salas que terão todas as reservas fixas removidas.

(21) Operação: Administrador / Modificar uma reserva eventual

Nome do Arquivo: salas_adm_modifica_eventual.php salas_adm_modifica_eventual2.php Este programa chama os seguintes: salas_adm_checa.php cima_sala_adm.php conectar.php sala_agenda_semanal.php baixo_sala_adm.php Programas que chamam este: salas_adm_agendar1.php

Descrição Permite que o Administrador modifique uma reserva eventual já efetuada por qualquer usuário do sistema.

Lê: Reserva a ser modificada, sala, Nova descrição, Nova descrição estendida, novo dia, mês e ano, novo horário de início, novo horário de fim, novo tipo.

Modifica: Tabela proj_eventuais

Envia: Agente interno: {#msg Você não escolheu o dia} Agente interno: {#msg Você não escolheu o mês} Agente interno: {#msg Você não escolheu o ano}

Agente interno: {#msg Você não escolheu o horário de início} Agente interno: {#msg Você não escolheu o horário de término}

Agente interno: {#msg O horário de término deve ser maior que o horário de início}

Agente interno: {#msg Você não escolheu o tipo do compromisso} Agente interno: {#msg Você não preencheu a descrição do compromisso} Agente interno: {#msg Já existe uma reserva para essa sala no horário especificado}

Agente interno: {#msg Reserva alterada com sucesso}

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador

Resultado: - Após a escolha da reserva a ser modificada, são exibidas as informações atuais sobre a reserva.

- Após alterar os dados, e clicar no botão ‘Modificar’, se todos os dados estiverem corretos, a reserva será modificada.

- Se houver algum problema com os novos dados, será exibida uma mensagem de erro.

(22) Operação: Administrador / Remover uma reserva eventual

Nome do Arquivo: salas_adm_retira_eventual.php salas_adm_retira_eventual2.php

(21)

21 Este programa chama os seguintes: salas_adm_checa.php cima_sala_adm.php conectar.php sala_agenda_semanal.php baixo_sala_adm.php salas_adm_agendar1.php Programas que chamam este: salas_adm_agendar1.php

Descrição Permite que o administrador remova uma reserva eventual de qualquer sala efetuada por qualquer usuário do sistema.

Lê: Sala e reserva a ser removida.

Modifica: Tabela proj_eventual

Envia: Agente interno: {#msg Você realmente quer remover a reserva?} Agente interno: {#msg Reserva removida com sucesso}

Agente interno: {#msg Remoção cancelada}

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador

Resultado: - Após o usuário escolher a reserva e acionar o botão ‘Remover’ o sistema irá exibir uma mensagem de confirmação.

- Se o usuário escolher ‘Sim’, a remoção da reserva escolhida será efetuada.

- Se o usuário escolher ‘Não’, a reserva permanecerá inalterada e não será removida.

(23) Operação: Administrador / Criar nova Sala

Nome do Arquivo: salas_adm_sala_cria.php

Este programa chama os seguintes: salas_adm_checa.php conectar.php salas_adm_salas.php cima_sala_adm.php baixo_sala_adm.php Programas que chamam este: salas_adm_salas.php

Descrição Permite ao Administrador que seja criada uma nova sala.

Lê: Código da nova sala, número de lugares, tipo da sala e comentários.

Modifica: Tabela proj_salas

Envia: Agente interno: {#msg Você não preencheu o código da nova sala} Agente interno: {#msg Você não preencheu o número de lugares da sala} Agente interno: {#msg Já existe uma sala cadastrada com esse código} Agente interno: {#msg Sala criada com sucesso}

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador

Resultado: - O Administrador preenche o código da sala, o número de lugares, o tipo da sala, e opcionalmente pode incluir comentários sobre ela.

- Se não existir nenhum problema com o cadastro, o sistema cria a nova sala.

- Se houver algum problema, será exibida uma mensagem de erro.

(22)

22 Nome do Arquivo: salas_adm_sala_modif.php

salas_adm_sala_modif2.php Este programa chama os seguintes: salas_adm_checa.php conectar.php cima_sala_adm.php salas_adm_salas.php baixo_sala_adm.php Programas que chamam este: salas_adm_salas.php

Descrição Permite que seja modificada uma sala já existente.

Lê: Novo código da sala, nova capacidade, novo tipo e novo comentário.

Modifica: Tabela proj_salas

Envia: Agente interno: {#msg Você não preencheu o código da nova sala} Agente interno: {#msg Você não preencheu o número de lugares da sala} Agente interno: {#msg Já existe uma sala cadastrada com esse código} Agente interno: {#msg Sala alterada com sucesso}

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador

Resultado: - Após ser escolhida a sala que será modificada, serão exibidos os dados atuais desta.

- O Administrador pode, então, modificar esses dados, e caso não haja problemas, os dados da sala serão alterados na base de dados. - Se houver algum problema com o preenchimento dos novos dados da

sala, será exibida uma mensagem de erro.

(25) Operação: Administrador / Remover sala

Nome do Arquivo: salas_adm_salas_remove.php salas_adm_salas_remove2.php Este programa chama os seguintes: salas_adm_checa.php conectar.php cima_sala_adm.php baixo_sala_adm.php Programas que chamam este: salas_adm_salas.php

Descrição Permite que uma sala existente seja removida.

Lê: Código da sala

Modifica: Tabela proj_salas

Envia: Agente interno: {#msg Tem certeza que deseja remover a sala?} Agente interno: {#msg Remoção da sala cancelada}

Agente interno: {#msg Sala removida}

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador

Resultado: - Após a escolha da sala a ser removida, o sistema pede uma confirmação do Administrador para efetuar a remoção.

- Se for escolhido ‘Sim’, a sala será removida, e todas as reservas vinculadas à essa sala também serão removidas.

(23)

23 (26) Operação: Administrador / Criar novo Usuário

Nome do Arquivo: salas_adm_usu_cria.php

Este programa chama os seguintes: salas_adm_checa.php conectar.php salas_adm_usu.php cima_sala_adm.php baixo_sala_adm.php Programas que chamam este: salas_adm_usu.php

Descrição Permite ao Administrador que seja criada um novo usuário no sistema.

Lê: Número do usuário e categoria.

Modifica: Tabela proj_contas

Envia: Agente interno: {#msg Você não preencheu o número do usuário} Agente interno: {#msg Você não preencheu a categoria do novo usuário} Agente interno: {#msg Já existe um usuário cadastrado com esse número} Agente interno: {#msg Usuário criado com sucesso}

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador

Resultado: - O Administrador escolhe o usuário a partir da lista de usuários cadastrados na intranet e escolhe a sua categoria.

- Se não existir nenhum problema com o cadastro, o sistema cria o novo usuário.

- Se houver algum problema, será exibida uma mensagem de erro.

(27) Operação: Administrador / Modificar usuário

Nome do Arquivo: salas_adm_usu_modif.php salas_adm_usu_modif2.php Este programa chama os seguintes: salas_adm_checa.php conectar.php cima_sala_adm.php salas_adm_usu.php baixo_sala_adm.php Programas que chamam este: salas_adm_salas.php

Descrição Permite que seja modificado um usuário do sistema..

Lê: Número do usuário e nova categoria.

Modifica: Tabela proj_contas.

Envia: Agente interno: {#msg Você não escolheu a categoria do usuário} Agente interno: {#msg Permissões modificadas com sucesso}

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador

Resultado: - Após ser escolhido o usuário que será modificado, será exibida a sua categoria atual

- O Administrador pode, então, modificar a categoria dele, e caso não haja nenhum problema, ela será alterada na base de dados.

- Se houver algum problema com a modificação do usuário, será exibida uma mensagem de erro..

(24)

24 (28) Operação: Administrador / Remover usuário

Nome do Arquivo: salas_adm_usu_remove.php salas_adm_usu_remove2.php Este programa chama os seguintes: salas_adm_checa.php conectar.php cima_sala_adm.php baixo_sala_adm.php salas_adm_usu.php Programas que chamam este: salas_adm_usu.php

Descrição Permite que um usuário existente seja removido.

Lê: Número do usuário

Modifica: Tabela proj_contas

Envia: Agente interno: {#msg Tem certeza que deseja remover o usuário?} Agente interno: {#msg Remoção do usuário cancelada}

Agente interno: {#msg Usuário removido.}

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador

Resultado: - Após a escolha do usuário a ser removido, o sistema pede uma confirmação do Administrador para efetuar a remoção.

- Se for escolhido ‘Sim’, o usuário será removido, e todas as reservas vinculadas a ele também serão removidas.

- Se for escolhido ‘Não’, o usuário não será removido.

(29) Operação: Usuário autenticado/ Entrar no sistema

Nome do Arquivo: salas_agendar.php

Este programa chama os seguintes: conectar.php salas_agendar1.php salas_buscar_eventual.php salas_buscar_fixo.php cima_sala_aberto.php salas_buscar.php salas_localizar2.php baixo_sala_aberto.php Programas que chamam este:

Todas as funções do usuário autenticado tem um link para retornar à tela inicial.

Descrição Exibe as funcionalidades básicas para um usuário autenticado, a saber: a relação de salas para navegação, busca por horários livres para reservas fixas (caso tenha domínio), busca por horários livres para reservas eventuais, busca por palavras chaves, e localização de pessoas.

Lê: - Dia da semana, horário de início e horário de fim, para busca para reservas fixas

- Dia, mês, ano, horário de início e horário de fim, para busca para reservas eventuais

- Código da sala para exibição da agenda - Nome da pessoa a ser localizada - Palavra chave para a busca

(25)

25

Modifica: -

Envia: Agente interno: {#msg Você não está logado na Intranet} Agente interno: {#msg Você não escolheu o dia para a busca} Agente interno: {#msg Você não escolheu o mês para a busca} Agente interno: {#msg Você não escolheu o ano para a busca} Agente interno: {#msg Você não está logado na Intranet}

Agente interno: {#msg Você não escolheu o horário de início para a busca} Agente interno: {#msg Você não escolheu o horário de término para a busca} Agente interno: {#msg Você não está logado na Intranet}

Agente interno: {#msg O horário de início da reserva é maior que o horário de término}

Agente interno: {#msg Dia inválido}

Assume: Existência de cookie que informa o login do usuário logado na Intranet.

Resultado: - Se o usuário tiver domínio sobre salas

- Se for acionado o botão ‘Buscar’ para reservas fixas, e os campos forem preenchidos corretamente, aciona o arquivo salas_buscar_fixo

- Se for acionado o botão ‘Buscar’ para reservas fixas, e algum campo não for preenchido corretamente, exibe uma mensagem de erro.

- Se for escolhido uma pessoa e acionado o botão ‘Localizar’, será chamado o arquivo salas_localizar2.php

- Se for acionado o botão ‘Buscar’ para reservas fixas, e os campos forem preenchidos corretamente, aciona o arquivo salas_buscar_eventual

- Se for acionado o botão ‘Buscar’ para reservas fixas, e algum campo não for preenchido corretamente, exibe uma mensagem de erro.

- Se for digitada uma palavra chave e acionado o botão ‘Busca’ para reservas, será acionado o arquivo salas_buscar.php

-

- Se for acionado o hyperlink de uma sala, aciona o arquivo salas_adm_agendar1.php para exibir a agenda da sala

(30) Operação: Usuário autenticado/ Exibir agenda de sala

Nome do Arquivo: salas_agendar1.php

Este programa chama os seguintes: cima_sala_aberto.php salas_agendar.php salas_altera_novo.php salas_altera_eventual.php salas_altera_retira.php salas_retira_eventual.php salas_altera_modifica.php salas_modifica_eventual.php salas_perm_checa.php sala_agenda_semanal.php baixo_sala_aberto Programas que chamam este: salas_agendar.php

Descrição Exibe a agenda de uma sala e exibe os hyperlinks para o agendamento, modificação e remoção de reservas para uma dada sala.

Lê: -

(26)

26

Envia: -

Assume: Existência de cookie que informa o login do usuário logado na Intranet.

Resultado: - Se o usuário tiver domínio sobre a sala

- Se o usuário clicar em ‘Agendar reserva fixa semanalmente’ abre a tela para agendamento de reservas fixas, carregando o arquivo

salas_altera_novo.php

- Se o usuário clicar em ‘Remover reserva fixa semanalmente’ abre a tela para escolha de reserva para ser removida, carregando o arquivo

salas_altera_retira.php

- Se o usuário clicar em ‘Modificar reserva fixa semanalmente’ abre a tela para escolha de reserva para ser modificada, carregando o arquivo salas_altera_modifica.php

- Se o usuário clicar em ‘Agendar reserva eventual’ abre a tela para agendamento de reservas eventuais, carregando o arquivo

salas_altera_eventual.php

- Se o usuário clicar em ‘Remover reserva eventual’ abre a tela para escolha de reserva para ser removida, carregando o arquivo salas_retira_eventual.php - Se o usuário clicar em ‘Modificar reserva eventual’ abre a tela para escolha de reserva para ser modificada, carregando o arquivo

salas_modifica_eventual.php

- Se o usuário clicar em uma reserva específica, será exibida a tela com informações adicionais, carregando o arquivo salas_info.php

(31) Operação: Usuário autenticado/ Agendar Reserva Eventual

Nome do Arquivo: salas_altera_eventual.php salas_altera_eventual2.php Este programa chama os seguintes: cima_sala_aberto.php conectar.php salas_agendar1.php baixo_sala_aberto.php Programas que chamam este: salas_agendar1.php salas_buscar_eventual.php

Descrição Permite que um usuário autenticado efetue reservas eventuais

Lê: Número de reservas, Dia, Mês, Ano, horário de início, horário de fim, tipo, descrição, descrição estendida, número previsto de participantes, horário exato para cada reserva e utilizador, caso o usuário tenha domínio sobre a sala.

Modifica: Tabela proj_eventual

Envia: Agente interno: {#msg Você não escolheu o dia da reserva} Agente interno: {#msg Você não escolheu o ano da reserva} Agente interno: {#msg Você não escolheu o mês da reserva}

Agente interno: {#msg Você não escolheu o horário de término da reserva} Agente interno: {#msg Você não escolheu o horário de início da reserva} Agente interno: {#msg Você não preencheu a descrição da reserva}

Agente interno: {#msg O horário de início da reserva é maior do que o horário de término}

Agente interno: {#msg Você não escolheu o tipo da reserva}

Agente interno: {#msg Já existe uma reserva para essa sala no horário especificado}

Agente interno: {#msg O número estimado de participantes da reserva não foi preenchido}

(27)

27

preenchido}

Agente interno: {#msg Reserva(s) efetuada(s)}

Assume: Existência de cookie que informa o login do usuário logado na Intranet.

Resultado: - Após o usuário escolher o número de reservas que serão efetuadas, é exibido um conjunto de campos para cada reserva.

- Se todos os campos de todas as reservas forem preenchidos corretamente, o sistema irá gravar as reservas no banco de dados. - Se houver algum problema com alguma das reservas, o sistema irá

pedir que o problema seja solucionado, e não efetuará nenhuma das reservas enquanto o problema não for resolvido.

(32) Operação: Usuário com domínio / Modificar uma reserva fixa

Nome do Arquivo: salas_altera_modifica.php salas_altera_modifica2.php Este programa chama os seguintes: salas_perm_checa.php cima_sala_aberto.php conectar.php sala_agenda_semanal.php baixo_sala_aberto.php Programas que chamam este: salas_agendar1.php

Descrição Permite que um usuário com domínio modifique uma reserva fixa já efetuada por algum usuário da sua categoria.

Lê: Reserva a ser modificada, sala, Nova descrição, Nova descrição estendida, novo dia da semana, novo horário de início, novo horário de fim, novo(s) utilizador(es).

Modifica: Tabela proj_compromissos

Envia: Agente interno: {#msg Você não escolheu o dia da semana} Agente interno: {#msg Você não escolheu o horário de início} Agente interno: {#msg Você não escolheu o horário de término}

Agente interno: {#msg O horário de término deve ser maior que o horário de início}

Agente interno: {#msg Você não escolheu o tipo do compromisso} Agente interno: {#msg Você não preencheu a descrição do compromisso} Agente interno: {#msg Já existe uma reserva para essa sala no horário especificado}

Agente interno: {#msg Reserva alterada com sucesso}

Assume: Existência de cookie que informa que o usuário está logado como administrador

Resultado: - Após a escolha da reserva a ser modificada, são exibidas as informações atuais sobre a reserva.

- Após alterar os dados, e clicar no botão ‘Modificar’, se todos os dados estiverem corretos, a reserva será modificada.

- Se houver algum problema com os novos dados, será exibida uma mensagem de erro.

(28)

28 Nome do Arquivo: salas_altera_novo.php

Este programa chama os seguintes: salas_perm_checa.php conectar.php salas_agendar1.php cima_sala_aberto.php sala_agenda_semanal.php baixo_sala_aberto.php Programas que chamam este: salas_agendar1.php salas_buscar_fixo.php

Descrição Agenda uma nova reserva fixa para uma dada sala

Lê: Sala, Dia da semana, horário de início, horário de término, descrição, descrição estendida, tipo e utilizador(es)

Modifica: Tabela proj_compromissos

Envia: Agente interno: {#msg Você não escolheu o dia da semana} Agente interno: {#msg Você não escolheu o horário de término} Agente interno: {#msg Você não escolheu o horário de início}

Agente interno: {#msg O horário de término deve ser maior que o horário de início}

Agente interno: {#msg Você não preencheu a descrição} Agente interno: {#msg Você não escolheu o tipo da reserva}

Agente interno: {#msg Já existe uma reserva para essa sala no horário especificado}

Agente interno: {#msg Reserva efetuada com sucesso}

Assume: Existência de cookie que informa o login do usuário logado na Intranet.

Resultado: - Se todos os dados forem preenchidos corretamente, e não houver nenhuma reserva no horário especificado, a reserva é efetuada.

- Se houver algum problema com os dados, o sistema exibe uma mensagem de erro.

(34) Operação: Usuário com domínio / Remoção de reserva fixa

Nome do Arquivo: salas_altera_retira.php salas_altera_retira2.php Este programa chama os seguintes: salas_perm_checa.php cima_sala_adm.php conectar.php sala_agenda_semanal.php baixo_sala_aberto.php salas_agendar1.php Programas que chamam este: salas_agendar1.php

Descrição Permite que um usuário com domínio remova uma reserva fixa efetuada por qualquer usuário da sua categoria..

Lê: Sala e reserva a ser removida.

Modifica: Tabela proj_compromissos

Envia: Agente interno: {#msg Você realmente quer remover a reserva?} Agente interno: {#msg Reserva removida com sucesso}

(29)

29 Assume: Existência de cookie que informa o login do usuário logado na Intranet.

Resultado: - Após o usuário escolher a reserva e acionar o botão ‘Remover’ o sistema irá exibir uma mensagem de confirmação.

- Se o usuário escolher ‘Sim’, a remoção da reserva escolhida será efetuada.

- Se o usuário escolher ‘Não’, a reserva permanecerá inalterada e não será removida.

(35) Operação: Usuário autenticado / Buscar reservas

Nome do Arquivo: salas_buscar.php

Este programa chama os seguintes: conectar.php cima_sala_aberto.php salas_agendar1.php salas_info.php Programas que chamam este: salas_agendar.php

Descrição Exibe o resultado de uma busca por palavra chave para usuário autenticado.

Lê: Palavra chave

Modifica: -

Envia: -

Assume: Existência de cookie que informa o login do usuário logado na Intranet.

Resultado: - Se houver alguma reserva com a palavra chave digitada, exibe a lista de reservas com o hyperlink para as salas e para as reservas.

- Se for acionado o hyperlink para uma reserva, exibe informações detalhadas sobre ela, acionando o arquivo salas_info.php

- Se for acionado o hyperlink para uma sala, exibe a agenda da sala, acionando o arquivo salas_agendar1.php

(36) Operação: Usuário autenticado/ Buscar salas livres para reserva eventual

Nome do Arquivo: salas_buscar_eventual.php

Este programa chama os seguintes: conectar.php cima_sala_aberto.php salas_altera_eventual2.php baixo_sala_aberto.php Programas que chamam este: salas_agendar.php

Descrição Lista todas as salas que estejam livre para reserva eventual num dado dia e horário.

Lê: Dia, mês, ano, horário de início, horário de fim

Modifica: -

Envia: -

Assume: Existência de cookie que informa o login do usuário logado na Intranet.

Resultado: - Retorna a listagem de todas as salas que estão livres para reserva eventual no dia e horário especificado.

- Se o usuário acionar o hyperlink com o código de alguma sala, será aberta a página para efetuar a reserva, chamando o arquivo

(30)

30 (37) Operação: Usuário com domínio/ Buscar salas livres para reserva fixa

Nome do Arquivo: salas_buscar_fixa.php

Este programa chama os seguintes: conectar.php cima_sala_aberto.php salas_altera_novo.php baixo_sala_aberto.php Programas que chamam este: salas_agendar.php

Descrição Lista todas as salas que estejam livre para reserva fixa num dado dia da semana e horário.

Lê: Dia da semana, horário de início, horário de fim

Modifica: -

Envia: -

Assume: Existência de cookie que informa o login do usuário logado na Intranet.

Resultado: - Retorna a listagem de todas as salas que estão livres para reserva fixa no dia da semana e horário especificado.

- Se o usuário acionar o hyperlink com o código de alguma sala, será aberta a página para efetuar a reserva, chamando o arquivo salas_altera_novo.php

(38) Operação: Usuário autenticado / Modificar uma reserva eventual

Nome do Arquivo: salas_modifica_eventual.php salas_modifica_eventual2.php Este programa chama os seguintes: salas_perm_checa.php cima_sala_aberto.php conectar.php sala_agenda_semanal.php baixo_sala_aberto.php Programas que chamam este: salas_agendar1.php

Descrição Permite que um usuário modifique uma reserva eventual efetuada por ele ou por outro usuário qualquer, caso ele tenha domínio.

Lê: Reserva a ser modificada, sala, Nova descrição, Nova descrição estendida, novo dia, mês e ano, novo horário de início, novo horário de fim, novo tipo, novo utilizador, caso o usuário tenha domínio.

Modifica: Tabela proj_eventuais

Envia: Agente interno: {#msg Você não escolheu o dia} Agente interno: {#msg Você não escolheu o mês} Agente interno: {#msg Você não escolheu o ano}

Agente interno: {#msg Você não escolheu o horário de início} Agente interno: {#msg Você não escolheu o horário de término}

Agente interno: {#msg O horário de término deve ser maior que o horário de início}

Agente interno: {#msg Você não escolheu o tipo do compromisso} Agente interno: {#msg Você não preencheu a descrição do compromisso} Agente interno: {#msg Já existe uma reserva para essa sala no horário especificado}

Agente interno: {#msg Reserva alterada com sucesso}

(31)

31 Resultado: - Após a escolha da reserva a ser modificada, são exibidas as informações

atuais sobre a reserva.

- Após alterar os dados, e clicar no botão ‘Modificar’, se todos os dados estiverem corretos, a reserva será modificada.

- Se houver algum problema com os novos dados, será exibida uma mensagem de erro.

(39) Operação: Usuário autenticado / Remover uma reserva eventual

Nome do Arquivo: salas_retira_eventual.php salas_retira_eventual2.php Este programa chama os seguintes: salas_perm_checa.php cima_sala_aberto.php conectar.php sala_agenda_semanal.php baixo_sala_aberto.php salas_agendar1.php Programas que chamam este: salas_agendar1.php

Descrição Permite que um usuário remova uma reserva eventual efetuada por ele, ou por qualquer outro usuário, caso ele tenha domínio.

Lê: Sala e reserva a ser removida.

Modifica: Tabela proj_eventual

Envia: Agente interno: {#msg Você realmente quer remover a reserva?} Agente interno: {#msg Reserva removida com sucesso}

Agente interno: {#msg Remoção cancelada}

Assume: Existência de cookie que informa o login do usuário logado na Intranet.

Resultado: - Após o usuário escolher a reserva e acionar o botão ‘Remover’ o sistema irá exibir uma mensagem de confirmação.

- Se o usuário escolher ‘Sim’, a remoção da reserva escolhida será efetuada.

- Se o usuário escolher ‘Não’, a reserva permanecerá inalterada e não será removida.

(40) Operação: Usuário com domínio/ Limpar reservas eventuais

Nome do Arquivo: salas_limpar_eventuais.php

Este programa chama os seguintes: salas_perm_checa.php conectar.php salas_gerenc.php cima_sala_aberto.php baixo_sala_aberto.php Programas que chamam este: salas_gerenc.php

Descrição Limpa todas as reservas eventuais das salas escolhidas

Lê: Códigos das salas

Modifica: Tabela proj_eventual

Envia: Agente interno: {#msg Reservas eventuais limpas com sucesso}

Assume: Existência de cookie que informa o login do usuário logado na Intranet.

Resultado: − É exibida a relação de salas sobre as quais o usuário tem domínio. O

usuário deverá então marcar todas as salas que terão todas as reservas eventuais removidas.

(32)

32

usuário deverá então marcar todas as salas que terão todas as reservas eventuais removidas.

(41) Operação: Usuário com domínio/ Limpar reservas fixas

Nome do Arquivo: salas_limpar_fixos.php

Este programa chama os seguintes: salas_perm_checa.php conectar.php salas_gerenc.php cima_sala_aberto.php baixo_sala_aberto.php Programas que chamam este: salas_gerenc.php

Descrição Limpa todas as reservas fixas das salas escolhidas

Lê: Códigos das salas

Modifica: Tabela proj_compromissos

Envia: Agente interno: {#msg Reservas fixas limpas com sucesso}

Assume: Existência de cookie que informa o login do usuário logado na Intranet.

Resultado: − É exibida a relação de salas sobre as quais o usuário tem domínio. O usuário deverá então marcar todas as salas que terão todas as reservas fixas removidas.

(42) Operação: Informações sobre reserva

Nome do Arquivo: salas_info.php

Este programa chama os seguintes: conectar.php Programas que chamam este: salas_agenda_semanal.php salas_buscar.php salas_buscar_publico.php

Descrição Exibe informações detalhadas sobre uma reserva

Lê: -

Modifica: -

Envia: -

Assume: Os dados da reserva são passados via GET

Resultado: - São exibidas todas as informações em detalhes sobre uma reserva efetuada em uma determinada sala.

(43) Operação: Usuário com domínio/ Liberar salas para sobreposição de reservas fixas

Nome do Arquivo: salas_liberar.php

Este programa chama os seguintes: salas_perm_checa.php conectar.php salas_gerenc.php cima_sala_aberto.php baixo_sala_aberto.php Programas que chamam este: salas_gerenc.php

Descrição Libera uma ou mais salas para sobreposição de reservas fixas em um determinado período

Referências

Documentos relacionados

A vossa intercessão, ó glorioso São José, alcance para a Igreja novos apóstolos, para que entre todos os povos Deus seja glorificado, e seja levada avante a

Talvez por isso, os timoneiros não tenham conseguido manobrá-lo com eficiência ante a iminência do choque.. A comunicação, sempre decisiva e estratégica, é o objeto da

• Para se diminuir o espaço consumido na pista durante um pouso, algumas aeronave possuem o sistema de auto-brake, que freia a aeronave a partir do momento em que reconhece que

A previsão é que as afluências do Sistema Interligado Nacional - SIN subam de 73% da média histórica registrados em março para 87% em abril, o que ocasionou forte redução no

Este trabalho tem como objetivo, apresentar uma metodologia alternativa de cálculo, baseada no Método dos Elementos Finitos (MEF) aliada ao Método dos Mínimos Quadrados e ao Método

xạ thì không có đầy dủ các khâu của 1 phản xạ vì vậy sự co cơ đó chỉ là sự cảm ứng của của các sợi thần kinh và tế bào cơ đối với sự kích thích. - Trao đổi

Conheceram algumas tecnologias que melhor se adéquam às condições de seu país, tais como: construção de cisterna de alambrado e sistema de captação de água dos telhados,

Nesse sentido, as SE possibilitam a contextualização dos conteúdos escolares, tornando-os mais significativos para os estudantes, pois “[...] busca a articulação