• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DA MOSTRA ALAGOAS AQUI TEM SUS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DA MOSTRA ALAGOAS AQUI TEM SUS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Rua Estudante Alexandre Gonçalves Sarmento, 53 Loteamento Stella Maris - Jatiúca - Maceió - AL CEP 57.036-560 - Fone +55 (82) 3326-5859 CNPJ: 00593-606/0001-88 cosemsal.org ¦ cosemsalagoas@gmail.com REGULAMENTO DA “MOSTRA ALAGOAS AQUI TEM SUS” - 2014

1. INTRODUÇÃO:

A realização da MOSTRA “Alagoas aqui tem SUS” tem por objeto propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem sucedidas no SUS e assim estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde. Nesse momento de mobilização, a parceria dos municípios é fundamental e depois, na seleção dos trabalhos para a MOSTRA.

2. DA SELEÇÃO:

A seleção será de responsabilidade da Comissão nomeada pelo COSEMS, cuja atribuição será selecionar 40 (quarenta) experiências dentre as encaminhadas pelos municípios, sendo aplicada a proporcionalidade de 40% (conforme quadro abaixo). Dentre essas 40 (quarenta) selecionadas, o COSEMS indicará as 10 (dez) melhores para a apresentação oral na RODA DE CONVERSA e publicação na Revista COSEMS Número IV.

Região de Saúde Nº de Experiências Contempladas

1º 05 2º 03 3º 04 4º 03 5º 03 6º 03 7º 07 8º 03 9º 06 10 03 Total 40 2.1. DA INSCRIÇÃO:

Os interessados em participar da MOSTRA Alagoas aqui tem SUS encaminharão os trabalhos através do Formulário de Inscrição, para o COSEMS/AL.

(2)

Rua Estudante Alexandre Gonçalves Sarmento, 53 Loteamento Stella Maris - Jatiúca - Maceió - AL CEP 57.036-560 - Fone +55 (82) 3326-5859 CNPJ: 00593-606/0001-88 cosemsal.org ¦ cosemsalagoas@gmail.com O Formulário de Inscrição compõe o ANEXO 1 desse Edital. Não serão aceitos trabalhos encaminhados sem o Formulário de Inscrição.

2.2. DOS PRÉ-REQUISITOS:

Ter indicação de gestor municipal, com ciência assinada em campo próprio no Formulário de Inscrição (Anexo 1).

Ser experiência da atual gestão (Até dois anos).

Refletir processos de trabalhos em consonância com as temáticas do Edital da MOSTRA Alagoas aqui tem SUS.

2.3 DOS TEMAS:

LINHAS DE ATUAÇÃO

NO SUS CATEGORIAS

Determinantes Sociais e Saúde

Estratégias Intersetoriais de Enfrentamento: violência, situação de abandono, situação de miséria, entre outros. Gestão baseada em evidências – pautada em DSS.

Desenhos Assistenciais Apoio matricial como princípio de organização do sistema municipal de saúde a regionalização no contexto da integralidade das ações e serviços de saúde.

Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Plano Municipal de Cargos, Carreiras e Salários, Mesa de Negociação do SUS, Capacitação e Qualificação de Trabalhadores do SUS, PET SAÚDE - Programa de Aprendizagem pelo Trabalho, Mais Médicos e PROVAB, Residências Multiprofissionais.

Regionalização da Saúde

Ações promovidas pelos municípios para implantação e fortalecimento das Comissões Intergestores Regionais - CIR.

Assistência Farmacêutica Assistência Farmacêutica-AF: Organização no Município, Interação com o NASF/Atenção Básica e Uso racional de medicamentos.

Atenção Básica

Ações inovadoras: Atenção Básica como Ordenadora do Cuidado em Rede e Implantação de Protocolos.

Ações de Promoção: Saúde na Escola, Academia da Saúde, NASF, Saúde do Idoso, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Pessoas privadas de Liberdade, Saúde do Trabalhador, Saúde Bucal, Alimentação e Nutrição e outros.

Ações de Promoção da Equidade: Transversalidade e a Integralidade das ações: População Negra, LGBT, Ciganos, População em situação de rua, Ribeirinhos, Pessoas com

(3)

Rua Estudante Alexandre Gonçalves Sarmento, 53 Loteamento Stella Maris - Jatiúca - Maceió - AL CEP 57.036-560 - Fone +55 (82) 3326-5859 CNPJ: 00593-606/0001-88 cosemsal.org ¦ cosemsalagoas@gmail.com Deficiência, Quilombolas, Indígenas, entre outros.

Ações Preventivas: vacinação, hanseníase, tuberculose, DST/AIDS, Dengue, entre outras.

Redes de Atenção à Saúde - RAS

Rede de Atenção Psicossocial: experiências bem sucedidas na organização da RAPS e Enfrentamento ao uso de Crack, Álcool e outras drogas.

Rede Cegonha: experiências exitosas no cuidado materno infantil, Parto e Nascimento, Atenção à Mulher adulta e à Mulher adolescente.

Rede de Urgência e Emergência: Experiências exitosas na sua fase de implantação dos pontos de atenção.

Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas: - Hipertensão/Diabetes/Câncer/Obesidade.

- Oncologia: Acolhimento, Atenção e Cuidado ao Paciente Oncológico e Ações Intersetoriais de Prevenção junto à Comunidade.

Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência: implantação do CER e Ações Intersetoriais e de Cuidado à Pessoa com Deficiência.

Sistema de Saúde e Instrumentos de Gestão

AUDITORIA: Ações e Funcionamento no Município. OUVIDORIA: Implantação, Parcerias e Fluxos da Ouvidoria no município.

CONTROLE, AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO: Estrutura, funcionamento integrado às áreas da SMS, Fluxos assistenciais /Atenção Especializada e CEO.

PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE: Articulação e elaboração do Plano, Acompanhamento e Monitoramento, e Iniciativas que promovam o Planejamento Participativo.

Planejamento Regional Integrado e Articulação na elaboração da RAS.

RELATÓRIO DE GESTÃO: Processos de avaliação, Cumprimento dos Indicadores e do Orçamento - SARGSUS.

Financiamento da Saúde FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE - Estratégias de Acompanhamento e Fiscalização da Aplicação dos Recursos do SUS, Estratégias de Financiamento Tripartite e Experiências em Orçamento Participativo.

Divulgação das Ações da Gestão de Saúde

COMUNICAÇÃO EM SAÚDE - Estratégias de interação comunidade e informações sobre saúde, Experiências exitosas nos processos de comunicação em saúde com equipes (comunicação interna) e Experiências exitosas nos processos de comunicação em saúde com

(4)

Rua Estudante Alexandre Gonçalves Sarmento, 53 Loteamento Stella Maris - Jatiúca - Maceió - AL CEP 57.036-560 - Fone +55 (82) 3326-5859 CNPJ: 00593-606/0001-88 cosemsal.org ¦ cosemsalagoas@gmail.com a mídia e a comunidade (comunicação externa).

Participação da Comunidade na Saúde

Experiências inovadoras de Gestão Participativa, Mobilização de Conselho Gestor de Unidade ou Conselho Local, Estrutura e funcionamento do Conselho Municipal de Saúde, Experiências inovadoras de realização de Conferência Municipal de Saúde, Implementação de Educação Permanente para o Controle Social do SUS e Desenvolvimento de Ações em Educação Popular em Saúde. Judicialização em Saúde Experiências exitosas na condução da judicialização em Saúde.

3. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS: 3.1 PÔSTER:

Dimensões do pôster: 1,20 m X 0,90 m – 1,20 m de altura por 90 cm de largura; (um pôster por experiência) O pôster deverá conter obrigatoriamente algum contato do(s) autor(es) e/ou coautor(es), caso os interessados desejem obter mais informações ou esclarecimentos sobre o trabalho. Os pôsteres ficarão organizados na área de exposição da MOSTRA “Alagoas aqui tem SUS” agrupados segundo Região de Saúde.

3.2 - DA RODA DE CONVERSA:

A RODA DE CONVERSA é um espaço destinado à apresentação oral dos trabalhos selecionados pela Comissão nomeada pelo COSEMS, conforme orienta esse Edital no Item 2 – subitem 2.2 “DOS PRÉ-REQUISITOS”, e será realizada dentro da Programação do VI Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, no dia 20 de Novembro de 2014, de 14h às 17h30, no Hotel Praia Dourada, em Maragogi-Alagoas.

A apresentação oral do trabalho selecionado deverá ser feita pelo autor ou co-autor ou, excepcionalmente, por pessoa indicada para substituição em caso de impedimento justificado. O tempo para apresentação será de 10 (dez) minutos.

Ao final de cada apresentação será aberto espaço para o debate de 05 (cinco) minutos para esclarecimentos de duvidas e manifestação dos participantes. A ausência do autor, co-autor ou de seus substitutos no momento da atividade, implicará na suspensão da participação na roda de conversa.

(5)

Rua Estudante Alexandre Gonçalves Sarmento, 53 Loteamento Stella Maris - Jatiúca - Maceió - AL CEP 57.036-560 - Fone +55 (82) 3326-5859 CNPJ: 00593-606/0001-88 cosemsal.org ¦ cosemsalagoas@gmail.com 4. ORIENTAÇÃO AOS MUNICÍPIOS PARA A SELEÇÃO DOS TRABALHOS:

O processo de seleção será de responsabilidade da Comissão Nomeada pelo COSEMS. Serão aceitas experiências por região de Saúde, conforme Quadro do Item 2. No caso de menor número de trabalhos selecionados por Região de Saúde, as vagas serão redistribuídas entre as demais, havendo o interesse em apresentar mais trabalhos para a MOSTRA. Os trabalhos poderão ser apresentados em formato POSTER, conforme estabelecido nesse Edital no item 3 - “ DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS”. As experiências não necessitam ser inéditas, mas devem ser consideradas bem sucedidas, no sentido de contribuir para a gestão do SUS e para a garantia do direito à saúde da população, além de estarem consoantes às temáticas desse Edital (item 2- subitem 2.3 “DOS TEMAS”)

O resumo da experiência deverá ser apresentado conforme o Formulário de Inscrição (Anexo 1) e dentro das orientações desse Edital no item 2 – subitem 2.1 “DA INSCRIÇÃO”, e encaminhado ao COSEMS/AL até o dia 28/10/2014 – pelo endereço eletrônico: cosemsalagoas@gmail.com, devidamente assinados.

5. RESPONSABILIDADES DOS INSCRITOS PARA A MOSTRA:

 Entregar pessoalmente, na área da exposição da MOSTRA, o PÔSTER logo após a sua inscrição no VI Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde.

 Ficar responsável pela retirada do PÔSTER da área de exposição da MOSTRA, quando de seu encerramento.

 Fazer a apresentação oral de seu trabalho, caso tenha sido selecionado.

5.1 ORIENTAÇÕES SOBRE A INSCRIÇÃO E AS DESPESAS DE DESLOCAMENTO DE AUTORES E CO-AUTORES, OU RESPONSÁVEIS PELA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NA MOSTRA:

 A inscrição do Congresso e demais despesas pessoais com transporte, hospedagem e alimentação serão bancadas pelo próprio Autor do Trabalho selecionado.

6. DOS PRAZOS:

28 de outubro - prazo limite para os interessados enviarem os Formulários de Inscrição com os resumos de suas experiências;

(6)

Rua Estudante Alexandre Gonçalves Sarmento, 53 Loteamento Stella Maris - Jatiúca - Maceió - AL CEP 57.036-560 - Fone +55 (82) 3326-5859 CNPJ: 00593-606/0001-88 cosemsal.org ¦ cosemsalagoas@gmail.com 20 de novembro – entrega, pelos responsáveis, dos PÔSTERES, somente na área de exposição da mostra;

22 de novembro – retirada, pelos responsáveis, dos PÔSTERES da área de exposição da MOSTRA.

7. DOS CERTIFICADOS

Todos os autores e co-autores dos trabalhos receberão o certificado de EXPOSITOR.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 O COSEMS nomeará comissão responsável pela avaliação e indicação dos 40 trabalhos a serem selecionados e das 10 experiências escolhidas para apresentação oral na Roda de Conversa e publicação na Revista.

 A avaliação obedecerá aos critérios elaborados pela comissão instituída.

 Esse edital, a resolução com a nomeação da comissão avaliadora e os critérios avaliativos terão publicidade através do site do Cosems: www.cosemsal.org

 Questões relacionadas às experiências e seus autores deverão ser resolvidas no COSEMS.

(7)

Rua Estudante Alexandre Gonçalves Sarmento, 53 Loteamento Stella Maris - Jatiúca - Maceió - AL CEP 57.036-560 - Fone +55 (82) 3326-5859 CNPJ: 00593-606/0001-88 cosemsal.org ¦ cosemsalagoas@gmail.com ANEXO 1

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS

APÓS PREENCHIDO ESSE FORMULÁRIO DEVERÁ SER ENCAMINHADO AO COSEMS-AL PARA OS PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO.

O COSEMS SÓ ACEITARÁ ENCAMINHAMENTOS DIRETAMENTE DOS AUTORES. APRESENTAÇÃO EM ATÉ 4 (QUATRO LAUDAS) -

FONTE E TAMANHO: TIMES NEW ROMAN – TAMANHO 12

ENCAMINHAMENTO VIA EMAIL OU PESSOALMENTE NA SEDE DO COSEMS-AL: cosemsalagoas@gmail.com I – IDENTIFICAÇÃO

MUNICÍPIO: UF:

POPULAÇÃO: REGIÃO DE SAÚDE / CIR:

MUNICÍPIOS:

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE: ENDEREÇO:

GESTOR:

FONE/FAX: E-mail:

ASSINATURA DO GESTOR CIENTE:

ÓRGÃO / UNIDADE RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO: NOME DO AUTOR:

NOMES DE CO-AUTORES:

NOME DO INDICADO PARA A APRESENTAÇÃO DO TRABALHO:

(8)

Rua Estudante Alexandre Gonçalves Sarmento, 53 Loteamento Stella Maris - Jatiúca - Maceió - AL CEP 57.036-560 - Fone +55 (82) 3326-5859 CNPJ: 00593-606/0001-88 cosemsal.org ¦ cosemsalagoas@gmail.com TÍTULO DA EXPERIÊNCIA:

TEMÁTICA CATEGORIA

III – DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA – RESUMO DO PROJETO DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS:

INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:

OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO

RESULTADOS:

SUGESTÕES DE APLICABILIDADE/IMPACTOS:

CONCLUSÕES:

Declaro serem verdadeiras as informações prestadas.

(9)

Rua Estudante Alexandre Gonçalves Sarmento, 53 Loteamento Stella Maris - Jatiúca - Maceió - AL CEP 57.036-560 - Fone +55 (82) 3326-5859 CNPJ: 00593-606/0001-88 cosemsal.org ¦ cosemsalagoas@gmail.com

Referências

Documentos relacionados

NO MENTO COM HISTÓRICO DE 20 ANOS: RELATO DE CASO MARINA SILVA RODRIGUES 30 ADENOMA PLEOMÓRFICO EM LÁBIO – RELATO DE CASO JULIA ALVES SCHIRM 31. CAMUFLAGEM ORTODÔNTICA EM

Serão selecionados pelo Comitê Científico Avaliador, por critérios de nota, os três trabalhos melhor avaliados que serão convidados para apresentação oral no espaço do evento..

Este trabalho utiliza como base a matéria de Eletrônica I, ministrada no quinto período do curso de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal

*.stepnime.procst*pname.ddname - para copiar o nome do data set de um comando DO (ddname) que pertence a uma procedure (procstepname) chamada por um step anterior (stepname) do

Para fortalecer ainda mais a força política da nova capital, o Imperador mandou cunhar uma série de moedas comemorativas, o que ocorreu entre os anos de 330 e 346.. Apesar da morte

4.3 - A NOTA DE VENDA SERÁ EXTRAÍDA EM NOME DO LICITANTE VENCEDOR, IDENTIFICADO NO ATO DO LEILÃO, OU SEJA, NÃO SERÃO EFETUADAS VENDAS PARA PÉSSOAS QUE NÃO SE

Os conflitos entre os mais variados interesses, desde políticos e institucionais, das comunidades de especialistas, até das burocracias públicas, produziram um contexto que não

Disto se deduz que Jesus quis designar-se por este título, que assim pertence à coleção dos ipsissima verba Christi (as próprias palavras de Cristo).. É de notar, porém,