• Nenhum resultado encontrado

Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pró-Reitoria de Extensão. EDITAL PROEX 28/2015, de 23 de outubro de 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pró-Reitoria de Extensão. EDITAL PROEX 28/2015, de 23 de outubro de 2015"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Ministério da Educação

Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pró-Reitoria de Extensão

EDITAL PROEX 28/2015, de 23 de outubro de 2015

PROFIEX MAIS CULTURA NAS UNIVERSIDADES – MEC/MinC

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), por intermédio da Comissão Superior de Extensão (COSUEX) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), com base nas disposições da Resolução do Conselho Universitário n. 28, de 25 de julho de 2014, que institui o Programa de Consolidação Acadêmica (PCA) e o Programa de Fomento a Projetos Inovadores na Área de Extensão (PROFIEX), torna público o processo de seleção para concessão de auxílio financeiro aos coordenadores de ações de extensão que compõem o Plano de Cultura da UNILA, nos seguintes termos:

1 DO OBJETO E DOS OBJETIVOS

1.1 Constitui objeto deste Edital a seleção de propostas para concessão de auxílio financeiro às ações de extensão que compõem o Plano de Cultura da UNILA, aprovado pelo Edital Mais Cultura nas Universidades – MEC/MinC.

1.2 São objetivos da concessão do auxílio financeiro:

I – Garantir meios institucionais aos coordenadores das ações de extensão no desenvolvimento de atividades de extensão;

II – Viabilizar o financiamento ágil das ações de extensão em áreas prioritárias de atuação da Universidade;

III – Fortalecer e ampliar as ações de extensão componentes do Plano de Cultura da UNILA; IV – Apoiar as ações de extensão de visibilidade e relevância sociocultural;

V – Permitir o desenvolvimento e consolidação do Plano de Cultura da UNILA.

2 DO RECURSO FINANCEIRO

2.1 Será disponibilizado no âmbito deste Edital o montante de até R$ 196.369,74 (cento e noventa e seis mil, trezentos e sessenta e nove e setenta e quatro centavos), provenientes do Edital Mais Cultura nas Universidades – MEC/MinC, a ser distribuído dentre as propostas aprovadas, conforme cronograma de execução orçamentária a ser devidamente analisado.

2.2 A concessão do auxílio financeiro às ações de extensão aprovadas obedecerá o resultado classificatório das ações aprovadas para comporem o Plano de Cultura da UNILA.

3 DOS PROPONENTES

(2)

I – Ser coordenador de ação de extensão institucionalizada junto ao Plano de Cultura da UNILA; II – Ser docente ou técnico administrativo do quadro efetivo da UNILA;

III – Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes;

IV – Não estar afastado das suas atividades durante a execução da proposta;

V – Não possuir pendência junto à Reitoria de Extensão, Reitoria de Graduação e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação;

VI – Não ser beneficiário de bolsa produtividade do CNPQ, Fundação Araucária ou outra fundação de amparo à pesquisa.

4 DA SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS

4.1 Para participar do processo de seleção o proponente deverá apresentar à Pró-Reitoria de Extensão (Avenida Sílvio Américo Sasdelli, 1842 – Vila A, Edifício Comercial Lorívio – CEP 85866-000) no prazo estipulado no Cronograma (item 11), os seguintes documentos impressos: I – Formulário de Inscrição assinado (Anexo I);

II – Plano de utilização do recurso assinado (Anexo II);

III – Declaração de possuir currículo cadastrado e atualizado na plataforma Lattes (Anexo III). Parágrafo único. Os documentos arrolados nos incisos acima poderão ser entregues via malote, desde que sejam recebidos pela PROEX dentro da data limite estipulada no cronograma.

4.2 O proponente deverá especificar e descrever detalhadamente a utilização dos recursos. 4.3 Não é necessária a entrega impressa da proposta de ação de extensão aprovada.

5 DA SELEÇÃO DAS PROPOSTAS

5.1 As propostas serão julgadas pela Comissão Superior de Extensão (COSUEX) conforme o período estabelecido no cronograma deste Edital.

5.2 Serão utilizados como critérios de avaliação das propostas para recebimento do auxílio: I – Apresentação de viabilidade técnica e financeira;

II – Atendimento aos requisitos deste Edital;

III – Adequação da proposta de utilização dos recursos com os objetivos da ação de extensão. 5.3 Na análise da proposta para concessão do auxílio será verificada a viabilidade de execução, não se vinculando ao quantum definido na proposta.

5.4 Será sumariamente desclassificada a proposta que não respeitar os prazos deste Edital, assim como a que não for objeto de seleção, conforme item 1.1.

6 DA UTILIZAÇÃO DO RECURSO FINANCEIRO

6.1 O auxílio financeiro destina-se exclusivamente aos fins a que se propõe a ação de extensão e deverá ser utilizado rigorosamente dentro do plano de aplicação dos recursos, conforme apresentado e aprovado pela COSUEX e explicitado nas regras contidas neste Edital.

(3)

6.2 São permitidas exclusivamente despesas efetuadas dentro do período de vigência da ação de extensão apresentada, em conformidade com o Edital a qual foi submetida.

6.3 Os recursos concedidos pelo presente Edital serão depositados na conta corrente do proponente, que ficará encarregado da operacionalização dos mesmos.

6.4 O depósito será realizado em parcela única conforme disposto no cronograma (item 11) e após assinatura do termo de compromisso.

6.5 O beneficiário deve seguir o princípio da economia de recursos através do menor preço efetuando pesquisa de mercado em, no mínimo, 3 (três) estabelecimentos, observados os princípios da impessoalidade, moralidade e economicidade, objetivando o melhor aproveitamento possível dos recursos públicos.

6.6 Os bens de uso permanente, adquiridos no decorrer da utilização do auxílio financeiro, devem ser obrigatoriamente tombados no prazo de até 15 dias, a contar do recebimento pelo beneficiário, que deverá encaminhar cópia da Nota Fiscal, Fatura Comercial, Declaração de Importação ou Contrato de Câmbio, quando se tratar de importação, à Seção de Almoxarifado da Pró-reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura, que tomará as providências cabíveis.

6.7 Os recursos não utilizados deverão ser devolvidos à UNILA em até 30 dias após o prazo previsto para sua utilização, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). O comprovante de devolução deverá ser anexado ao Relatório de Prestação de Contas.

6.8 O auxílio financeiro poderá ter a seguinte destinação: I – Contratação de serviços:

a) Contratação de serviços – pessoa jurídica; b) Contratação de serviços – pessoa física. II – Material Permanente:

a) Equipamento de informática, áudio e vídeo; b) Software especializado;

c) Equipamento e acessórios musicais;

d) Ferramenta ou aparelho para função específica;

e) Livros (não disponíveis na biblioteca ou base de dados que a UNILA tem acesso). III – Material de Consumo:

a) Materiais para desenho e pintura; b) Livros didáticos;

c) Madeira e artigos para confecção de maquetes e protótipos; d) Tecido e seus acessórios.

IV – Outros, desde que devidamente especificados na proposta e enquadrados nas modalidades acima.

6.9 Para a aquisição de material permanente ou de consumo, estes não devem estar disponíveis no setor de almoxarifado da UNILA, sendo necessária a negativa formal de disponibilidade do item requerido.

7 DAS OBRIGAÇÕES DO PROPONENTE

7.1 Ao submeter a proposta a este Edital, o proponente compromete-se a:

(4)

correta utilização dos recursos concedidos através do auxílio financeiro;

II – Assumir todas as obrigações legais decorrentes de eventuais contratações de pessoa física ou jurídica necessárias à consecução do objeto, garantida a aceitação de que tais contratações não têm vínculo de qualquer natureza com a UNILA;

III – Devolver o recurso não utilizado conforme o item 6.7; IV – Efetuar a prestação de contas conforme o item 9;

V – Conhecer, respeitar e cumprir as suas obrigações, constantes neste Edital, nas normas aplicáveis e no termo de compromisso a ser firmado.

Parágrafo único. É de exclusiva responsabilidade do proponente adotar todas as providências que envolvam permissões e autorizações especiais de caráter ético e legal, necessárias para a execução da ação de extensão vinculada ao auxílio financeiro.

8 DAS VEDAÇÕES

8.1 É vedado ao beneficiário do auxílio, objeto deste edital:

I – Utilizar o auxílio financeiro para qualquer outra finalidade não definida no plano de utilização dos recursos aprovado pela COSUEX;

II – Computar nas despesas da ação de extensão: taxas de administração, Impostos sobre Operação de Crédito (IOF), ou qualquer outro tributo ou tarifa incidente sobre operação ou serviço bancário; III – Utilizar o auxílio a título de empréstimo pessoal ou a outrem para reposição futura;

IV – Efetuar pagamento regular a pessoas físicas de modo a caracterizar vínculo empregatício de natureza trabalhista celetista;

V – Transferir a terceiros as obrigações assumidas;

VI – Pagar execução de atividades ou funções administrativas;

VII – Utilizar os recursos do auxílio financeiro para realização de obras/reformas nas dependências da Instituição;

VIII – Pagar despesas de rotina como contas de luz, água, telefone, internet e similares.

9 DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

9.1 O recebimento de recursos do PROFIEX implicará a obrigatoriedade de apresentação de prestação de contas à Comissão Superior de Extensão no prazo máximo de 30 dias após o término do uso do recurso conforme o plano de utilização apresentado.

9.2 Na prestação de contas deverão constar, no mínimo, os seguintes itens:

I – Relatório Físico-Financeiro prestando conta da utilização detalhada dos recursos; segundo cada item previsto no orçamento apresentado no Plano de Utilização dos Recursos (Anexo V);

II – Notas fiscais, recibos e demais formas de comprovação previstas em lei, para cada item executado, emitidos em nome e CPF do coordenador da proposta;

III – Comprovantes de orçamento emitido pelo próprio fornecedor contendo razão social, CNPJ, endereço, descrição do item, valor unitário, unidade de medida adotada e valor total;

IV – Negativa de disponibilidade do Almoxarifado do material permanente ou de consumo adquirido;

V – Termo de recebimento de material permanente pelo Almoxarifado;

VI – Comprovante de devolução do saldo não utilizado mediante a Guia de Recolhimento da União (GRU), quando for o caso;

VII – Relatório técnico dos resultados obtidos com a utilização dos recursos recebidos para a ação de extensão;

(5)

VIII – Os documentos comprobatórios originais da aquisição de material ou da contratação de serviço devem ser apresentados:

a) Ordenados por data de emissão;

b) Sem rasuras, acréscimos ou entrelinhas;

c) Em nome do coordenador da ação de extensão, contendo a data de emissão, detalhamento e a quantidade do material fornecido ou serviço prestado, preço unitário e total;

d) Contendo no verso o atestado (pelo beneficiário do auxílio financeiro) do recebimento do bem conforme as especificações requeridas ou da boa execução do serviço.

Parágrafo único. Somente serão admitidos como comprovante de despesa os documentos emitidos dentro do prazo de vigência do auxílio concedido.

10 DOS RECURSOS

10.1 Do resultado preliminar poderá ser interposto recurso, a ser analisado pela COSUEX no prazo estipulado no cronograma (item 11).

10.2 Somente poderá interpor recurso o coordenador que tiver sua proposta desclassificada. 10.3 Não cabe recurso para reapreciação do valor concedido.

11 CRONOGRAMA

ETAPA DESCRIÇÃO DATAS

01 Publicação do Edital 23/10/2015

02 Submissão das propostas 26/10 a 29/10/2015

03 Avaliação das propostas pela COSUEX 04/11/2015

04 Divulgação preliminar das propostas selecionadas 05/11/2015

05 Período para submissão de recursos 06/11/2015

06 Avaliação dos recursos pela COSUEX 07/11 e 08/11/2015

07 Resultado final das propostas 09/11/2015

08 Assinatura do termo de compromisso 11/11 a 13/11/2015 09 Disponibilização do recurso em conta-corrente do proponente A partir de 01/12/2015

12 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 Os resultados da seleção das propostas e da concessão de auxílio financeiro de que trata este Edital são válidos para o exercício de 2015 e 2016.

12.2 Toda e qualquer atividade financiada pelo PROFIEX que envolver material de divulgação deverá fazer referência à ação de extensão a que estiver subordinada, à Pró-Reitoria de Extensão e deverá conter a logomarca da UNILA, além da menção ao apoio do Edital Mais Cultura nas Universidades – MEC/MinC.

(6)

12.3 O afastamento em período que impedir a continuidade da coordenação da ação de extensão será passível de impedir a utilização do recurso.

Parágrafo único. O afastamento não desobriga a prestação de contas e a devolução dos recursos excedentes.

12.4 A emissão das notas fiscais, recibos, faturas e outros documentos fiscais devem ser emitidos em nome e CPF do coordenador da ação, sendo vedada a emissão com a Razão Social e CNPJ da UNILA.

12.5 Os casos omissos serão decididos pela Comissão Superior de Extensão com a Pró-Reitoria de Extensão.

Foz do Iguaçu, 23 de outubro de 2015.

Professora Doutora Angela Maria de Souza* Pró-Reitora de Extensão

(7)

ANEXO I

Ministério da Educação

Universidade Federal da Integração Latino-Americana Comissão Superior de Extensão

Pró-Reitoria de Extensão

PROGRAMA DE FOMENTO DE PROJETOS INOVADORES NA ÁREA DE EXTENSÃO – PROFIEX

EDITAL PROEX 28/2015

PROPOSTA DE CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO DADOS DO PROPONENTE NOME: CPF: SIAPE: EMAIL: FONE: CELULAR: CARGO: LOTAÇÃO: DADOS BANCÁRIOS BANCO: AGÊNCIA: CONTA: TÍTULO PROGRAMA/PROJETO PROGRAMA: PROJETO:

TOTAL DOS RECURSOS

MATERIAL DE CONSUMO: R$

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO – PESSOA JURÍDICA: R$ PRESTAÇÃO DE SERVIÇO – PESSOA FÍSICA: R$

MATERIAL PERMANENTE: R$

TOTAL DA PROPOSTA: R$

Foz do Iguaçu_____de ___________________ de 2015

__________________________________ Assinatura

(8)

ANEXO II

PROPOSTA DE CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO

PROGRAMA DE FOMENTO DE PROJETOS INOVADORES NA ÁREA DE EXTENSÃO – PROFIEX EDITAL PROEX 28/2015

PLANO DE UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS COORDENADOR:

SIAPE: CPF:

TÍTULO DO PROGRAMA: TÍTULO DO PROJETO:

Item Data Natureza da Despesa* Descrição VALOR (R$) 1 Justificativa: 2 Justificativa: 3 Justificativa: 4 Justificativa: 5 Justificativa:

(*) Informe o n°: 1 - Material Permanente; 2 - Material de Consumo; 3 - Contratação de Serviço – PJ; 4 - Contratação de serviço – PF.

Foz do Iguaçu_____de ___________________ de 2015 __________________________________ Assinatura

(9)

ANEXO III

Ministério da Educação

Universidade Federal da Integração Latino-Americana Comissão Superior de Extensão

Pró-Reitoria de Extensão

PROGRAMA DE FOMENTO DE PROJETOS INOVADORES NA ÁREA DE EXTENSÃO – PROFIEX

EDITAL PROEX 28/2015 DECLARAÇÃO

(Nome completo), DECLARO que consta cadastrado e atualizado o meu Currículo na Plataforma Lattes, disponível para consulta pública no endereço: (link do currículo no Lattes)

Foz do Iguaçu_____de ___________________ de 2015

__________________________________ Assinatura

(10)

ANEXO IV

Ministério da Educação

Universidade Federal da Integração Latino-Americana Comissão Superior de Extensão

Pró-Reitoria de Extensão

PROGRAMA DE FOMENTO DE PROJETOS INOVADORES NA ÁREA DE EXTENSÃO PROFIEX EDITAL PROEX 28/2015

PRESTAÇÃO DE CONTAS - RESUMIDO

COORDENADOR: SIAPE: CPF: TÍTULO DO PROGRAMA: TÍTULO DO PROJETO: RELAÇÃO DE DOCUMENTOS MATERIAL DE CONSUMO: R$

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO – PESSOA JURÍDICA: R$

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO – PESSOA FÍSICA: R$

MATERIAL PERMANENTE: R$

TOTAL DA PROPOSTA: R$

TOTAL DE RECURSOS RECEBIDOS R$

TOTAL A DEVOLVER R$

DEVOLVIDO CONFORME GRU Nº...DO DIA ____/____/______

Foz do Iguaçu_____de ___________________ de 2015.

__________________________________ Assinatura

(11)

ANEXO V

Ministério da Educação

Universidade Federal da Integração Latino-Americana Comissão Superior de Extensão

Pró-Reitoria de Extensão

PROGRAMA DE FOMENTO DE PROJETOS INOVADORES NA ÁREA DE EXTENSÃO – PROFIEX

EDITAL PROEX 28/2015 PRESTAÇÃO DE CONTAS RELATÓRIO FÍSICO-FINANCEIRO COORDENADOR : SIAPE: CPF: TÍTULO DO PROGRAMA: TÍTULO DO PROJETO:

Item Data Natureza daDespesa* Descrição do Item FISCALDOC. VALOR(R$) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 TOTAL DE RECURSOS

(*) Informe o n°: 1 Material Permanente; 2 Material de Consumo; 3 Contratação de Serviço – PJ; 4 -Contratação de serviço – PF.

Foz do Iguaçu_____de ___________________ de 2015

__________________________________ Assinatura

Referências

Documentos relacionados

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que conforme a

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição