• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ATAÍDE DA SILVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ATAÍDE DA SILVA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ATAÍDE DA SILVA

São Paulo 2012

(2)

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ATAÍDE DA SILVA

Dispõe sobre o Regulamento da Biblioteca Ataíde da Silva da Sociedade Brasileira de Ensino Superior (Faculdade Brasil) CNPJ 03346013/0001-05, a fim de disciplinar o uso dos usuários e as relações funcionais de sua administração a fim de assegurar a qualidade e prestatividade dos serviços por parte dos funcionários.

1 DA LOCALIZAÇÃO A FINALIDADE

A biblioteca encontra-se junto a sede da Faculdade Brasil (FAB), que esta localizada à rua Tiquatira, nº 243, Bosque da Saúde, na cidade de São Paulo, SP.

Tem por finalidade apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela Instituição, atendendo alunos, funcionários e docentes.

(3)

2 DA CONSTITUIÇÃO E FORMAÇÃO DO ACERVO

O acervo é constituído de livros, periódicos, referências, CD-ROM’s, fitas de vídeo e monografias.

Os materiais disponíveis no acervo são identificados como sendo de dois tipos:

Materiais de consulta local: de uso restrito à biblioteca, não disponíveis para empréstimo domiciliar. São eles: obras de referência, jornais, periódicos, monografias, materiais especiais como mapas, fitas de vídeo, CD-ROM’s, etc. e um exemplar de cada livro requisitado na bibliografia básica dos docentes, ou que seja muito requisitado pelos usuários;

Materiais de circulação livre: são os itens disponíveis para consulta local e/ou empréstimo domiciliar, ou seja todos aqueles que não se enquadram na categoria acima. O desenvolvimento da coleção dar-se-á por doação ou compra, onde:

O material doado à biblioteca será analisado e caso esteja de acordo com as necessidades informacionais da comunidade acadêmica, obrigatoriamente, será incorporado ao patrimônio da instituição, caso contrário o material recebido será repassado.

A compra é de responsabilidade da Diretoria Acadêmica da Sociedade Brasileira de Ensino Superior, cabendo aos docentes e bibliotecária responsável ajudar na indicação de materiais que precisam ser adquiridos.

Obs.: Os detalhes técnicos do desenvolvimento de coleções estão definidos no documento de política de desenvolvimento de coleções da Biblioteca da Ataíde da Silva.

(4)

3 DO ESPAÇO FÍSICO, ACESSO AO ACERVO E USO DOS ARMÁRIOS

Além de seu acervo, a Biblioteca Ataíde da Silva dispõe em seu espaço físico de mesas para estudos, computadores para realização de trabalhos científicos e armários para guarda de bolsas e mochilas durante o uso do espaço da Biblioteca.

Por questões de segurança e saúde é proibido fumar nas dependências das bibliotecas, de acordo com a Lei Estadual n.º 8.852/88.

O uso de celulares nas dependências das bibliotecas deverá estar no modo silencioso.

3.1 Do acesso ao acervo

Fica determinado que os usuários não poderão entrar no acervo ou sentar às mesas para estudos e realização de trabalhos acadêmicos, portando bolsas ou mochilas, esses materiais deverão ser guardados no armário localizado na própria biblioteca.

Em caso de consulta ao acervo os usuários poderão optar por deixar seus pertences em cima das mesas, por período breve, enquanto buscam o material desejado.

É terminantemente proibida a entrada nas dependências da biblioteca com alimentos de qualquer tipo ou bebidas.

Os usuários poderão optar por consultar o acervo da biblioteca via web através do sistema Shopia.

3.2 Do uso dos armários

Os armários da biblioteca são para garantir a segurança dos materiais do acervo, sendo o seu uso, exclusivo dos usuários que utilizam o espaço da Biblioteca, não devendo ser usados como guarda-volumes dos alunos da instituição, de maneira que o usuário ao encerrar as atividades nas dependências da Biblioteca deverá retirar seus pertences e devolver a chave.

A chave do armário será emprestada ao usuário, mediante a apresentação da carteirinha da Faculdade Brasil, ou documento com foto e ficará sobre sua responsabilidade. Todas as chaves emprestadas possuem cópia para abertura do armário caso ocorra alguma incidência (comprometimento a ponto de ser inutilizada, perda, etc.) com a chave

(5)

emprestada ao usuário, no entanto, o mesmo deverá arcar com os valores da reposição da chave comprometida.

Fica disposto neste regulamento que os valores esquecidos nos armários são de inteira responsabilidade do usuário.

4 DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA

O horário de funcionamento da Biblioteca da Faculdade Associada Brasil é de segunda à sexta-feira das 07h:00min. às 13h:00min. e das 16h:30min. às 22:00.

Todos os serviços oferecidos pela biblioteca só ocorrerão no período de seu funcionamento.

Período de férias, períodos especiais ou demais horários diferenciados serão definidos pela instituição e divulgados com antecedência na biblioteca.

5 DOS DEVERES E RESPONSABILIDADES DOS USUÁRIOS

Poderão tornar-se usuários cadastrados da biblioteca alunos, funcionários e docentes da Faculdade Brasil.

Pessoas/usuários externos (pesquisadores, visitantes, estudantes de outras instituições, etc), sem vínculo com a Faculdade Brasil, que por ventura estiverem nas dependências da biblioteca, poderão fazer apenas consultas internas, ou seja, dentro do espaço da biblioteca, e não estarão aptas para realizar empréstimo de nenhum tipo de material, inclusive de chaves dos armários.

São deveres dos usuários:

a) Preservar os documentos pertencentes ao acervo da biblioteca; b) Não retirar material da biblioteca sem o efetivo registro do empréstimo no sistema Shopia;

Contribuir na conservação e manutenção do acervo da biblioteca;

Não danificar os documentos (riscar, dobrar ou arrancar folhas, assinalar ou marcar de qualquer forma seu conteúdo, manchar ao derrubar líquidos, ou qualquer outra ação que impeça ou atrapalhe seu posterior uso pelos outros usuários);

(6)

Abster-se da prática de atos que possam perturbar o silêncio necessário à concentração dos que estiverem presentes para estudo e pesquisa na Biblioteca;

Não ingressar na biblioteca portando lanches, bebidas e alimentos gerais; Cumprir todas as normas deste Regulamento;

Respeitar todos os funcionários da biblioteca.

Reitera-se que todos os alunos, funcionários ou docentes que desejem usufruir dos serviços oferecidos pela biblioteca, devem realizar seu cadastro junto ao balcão de empréstimo e criar uma senha pessoal, que será requisitada junto ao login (que conforme estabelecido neste regulamento será o número do RA para alunos e número do RG para funcionários e docentes) para ter acesso aos serviços eletrônicos. (Conforme estabelecido em 6 do cadastro de usuários)

A biblioteca não se responsabiliza por obras deixadas pelo usuário em suas dependências e/ou com pessoas não autorizadas a recebê-las, sendo de responsabilidade do usuário devolver seus empréstimos exclusivamente para funcionários da biblioteca. O extravio ou danificação de qualquer documento pertencente ao acervo da biblioteca importará na reposição de exemplar idêntico ou de outro que a biblioteca indicar, caso esteja esgotada sua edição, no prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos.

6 DO CADASTRO DE USUÁRIOS

Os alunos, funcionários ou docentes que tiverem interesse no uso/empréstimo dos materiais da biblioteca deverão se dirigir ao balcão de empréstimos e efetuar seu cadastro junto ao funcionário da biblioteca, que irá incluí-lo no sistema de gerenciamento eletrônico de controle de usuários, mediante a apresentação da carteirinha da Faculdade Brasil, crachá da FAB ou documento com foto.

No ato de seu cadastro eletrônico, que será feito pelas funcionárias da biblioteca, o usuário obrigatoriamente, deverá cadastrar uma senha pessoal junto ao balcão de empréstimos da biblioteca. Essa senha será requisitada pelo sistema juntamente com o login, que será obrigatoriamente o número do RA para alunos e RG no caso de funcionários e docentes, para que estes possam usufruir dos serviços oferecidos eletronicamente.

(7)

7 DO EMPRÉSTIMO, RENOVAÇÃO, RESERVA E DEVOLUÇÃO

Regulamenta-se aqui o sistema de empréstimos, renovações, reservas e devoluções da Biblioteca da Faculdade Brasil.

Todo empréstimo e devolução de materiais (ou mesmo as renovações e reservas feitas pessoalmente), serão aceitos/feitos somente no período de funcionamento da biblioteca, ou seja, das 07h:00min às 13h:00min e das 16h:30min às 21h:30min.

7.1 Empréstimo

O empréstimo domiciliar destina-se exclusivamente a professores, alunos e funcionários devidamente cadastrados no sistema da biblioteca da FAB, e durante o período que os mesmos manterem vínculo com a instituição. Os usuários que, por quaisquer motivos, se desvincularem da instituição, consequentemente não poderão mais realizar empréstimos de materiais da biblioteca da FAB.

À comunidade externa, ou seja, sem vínculo com a faculdade, será permitida apenas consulta interna.

Ressalta-se que os usuários cadastrados poderão retirar os materiais da biblioteca (empréstimos ou renovações), somente mediante a apresentação de carteirinha da faculdade ou documento com foto.

Os prazos e quantidades de empréstimo devem obedecer à seguinte tabela:

Categoria do usuário Número de empréstimos Prazo

Alunos de graduação 2 7 dias

Alunos de pós-graduação/ MBA 2 7 dias

Docentes 2 7 dias

Funcionários 2 7 dias

Para estabelecimento do prazo de empréstimo, contam-se dias corridos, ou seja, o prazo será sempre 7 dias corridos, exemplificando, o usuário que realizar seu empréstimo em uma segunda-feira, deverá devolver o material na próxima segunda-feira.

(8)

Conforme estabelecido nesse regulamento, somente os livros de circulação estarão disponíveis para empréstimos domiciliar, ficando proibido este tipo de empréstimo para periódicos e demais materiais, inclusive exemplares de livros indicados como sendo apenas para consulta local.

Sendo assim, os materiais de consulta local, como o próprio nome indica, estão disponíveis ao usuário apenas para consulta nas dependências da biblioteca. Em caso de uso em sala de aula, o material será emprestado se enquadrado na categoria empréstimo de horas e deverá ser entregue a biblioteca no mesmo dia de sua retirada.

Obras de consulta local não poderão ser renovadas.

7.2 Renovação e reservas

A renovação das obras em empréstimo poderá ser feita eletronicamente pelo próprio usuário através do sistema Shopia desde que tenha disponibilidade do material, acessando sua área no catálogo on line, que estará disponível no endereço eletrônico da faculdade na parte destinada à biblioteca, através de seu login e senha.

Fica estabelecido que apenas livros de circulação serão renovados, não sendo permitidas reservas de itens definidos como de consulta local.

A renovação de um determinado material de circulação só será possível caso não haja reservas daquele dado material.

Não será possível fazer reservas de materiais que estão disponíveis no acervo.

O usuário deve ficar atento a disponibilidade do item reservado, sendo de sua responsabilidade checar se o item já esta disponível, ou pela web ou no balcão de empréstimos.

Após a entrada de um item reservado, o mesmo ficará disponível para retirada pelo usuário que o reservou durante 24 horas, após esse período o item passará para o próximo reservista caso haja. Se não houver fila na reserva do item, ele voltará para o acervo e ficará disponível para circulação.

O usuário que optar, de acordo com as instruções deste regulamento, fazer reservas e renovações pela web, terá sob sua responsabilidade tais procedimentos.

(9)

7.3 Devoluções

A devolução de obras emprestadas pela biblioteca deverá ser realizada dentro do prazo estabelecido neste regulamento.

As datas de devolução podem ser consultadas pelo usuário junto ao balcão de empréstimos ou eletronicamente.

Em caso de atrasos nas devoluções serão observados os seguintes critérios estabelecidos neste regulamento em 8 taxas/multas.

8 TAXAS/MULTAS

A não-observância da data de devolução e consequente atraso, implicarão em cobrança de taxa de devolução de R$1,00 (um real) por dia e por item.

O valor da taxa de devolução para de correr na data em que o usuário entrega o item atrasado no balcão de empréstimos.

A partir do momento que o usuário entrega o item em atraso no balcão, fica a critério do mesmo decidir quando irá pagar a taxa, no entanto, estabelece-se que o usuário inadimplente com a taxa de devolução, ficará impedido de utilizar os serviços de empréstimo, renovação e reserva até que regularize sua situação perante a biblioteca. A taxa de devolução deverá ser paga junto à secretaria. Para pagamentos em dias diferentes aos da devolução do item atrasado, recomenda-se ao usuário que ao efetuar o pagamento da taxa, informe seu nome completo ao funcionário que receber o pagamento.

Assim que o usuário efetuar o pagamento da taxa de devolução ficará liberado para usufruir dos serviços oferecidos pela biblioteca.

Sábados, domingos e feriados não serão contados para cobrança de taxas/multas de devolução, ou seja, para essa modalidade só serão contados os dias de funcionamento da biblioteca.

De acordo com observações contidas neste regulamento, fica estabelecido nesta seção, que todo o material da biblioteca que for danificado pelo usuário durante sua utilização, deverá ser reposto por item idêntico/(em caso de item semelhante, fica a critério do funcionário da biblioteca aceitar ou não) ou caso o usuário opte por não se responsabilizar pela compra/reposição do

(10)

material deverá arcar com a taxa de reposição que será estabelecida de acordo com o preço do material danificado estabelecido no mercado.

O prazo para reposição de materiais será de 30 (trinta) dias corridos, o usuário somente poderá obter serviços da biblioteca após a reposição do material.

8.1 Da isenção das taxas de devolução

Fica determinado que poderão ser isentos da taxa de devolução apenas os usuários que apresentarem atestado médico ou comprovantes que justifiquem a obrigatoriedade de sua ausência na faculdade no dia de devolução do material que estiver em posse.

A isenção da taxa de devolução, só será válida nos dias determinados pelos documentos apresentados, caso o usuário tenha atrasado mais dias, além dos estabelecidos nesses documentos, terá que arcar com o valor respectivo da taxa.

O usuário só estará isento da multa e liberado para empréstimos/reservas quando que apresentar o documento comprovando a obrigatoriedade de sua ausência junto ao balcão de empréstimos da biblioteca e caso haja pendências em dias ademais aos comprovados pelo usuário, como explicado no parágrafo acima, o mesmo só será liberado para usufruir dos serviços da biblioteca quando quitá-las, procedimento e valores que ocorrerão de acordo com o estabelecido em 8 taxas/ multas.

9 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

As dúvidas suscitadas na aplicação deste regulamento e os casos omissos serão objeto de deliberação pela direção da faculdade e da biblioteca.

A alegação de desconhecimento do regulamento, não isenta o usuário de suas responsabilidades, nem de qualquer sanção a ele imputada.

Fica instituído o Regulamento da Biblioteca Ataíde da Silva da Sociedade Brasileira de Ensino Superior (Faculdade Brasil) que entra em vigor nesta data, aprovada pela direção da Faculdade.

(11)

A diretoria da Biblioteca Ataíde da Silva vinculada a Sociedade Brasileira de Ensino Superior (Faculdade Brasil) CNPJ 03346013/0001-05, está de acordo com as normas e regulamentos supracitados a cima.

São Paulo, 25 março de 2012

Eduardo de Jesus

Diretor Geral

______________________________ Assinatura e carimbo

Mario Augusto Mota da Silva

Diretor

______________________________ Assinatura e carimbo

Sonia Regina Menezes

Bibliotecária Responsável – CRB 8698/SP

______________________________ Assinatura e carimbo

(12)

Referências

Documentos relacionados

Avaliação técnico-econômica do processo de obtenção de extrato de cúrcuma utilizando CO 2 supercrítico e estudo da distribuição de temperatura no leito durante a

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

ajuizou AÇÃO CAUTELAR contra GLACIR GOMES, também qualificado nos autos, relatando que realizou reunião na sede da Secretaria de Saúde em 30 janeiro de 2014, tendo convidado

Assim, assumindo o objetivo de ressignificar o papel da gramática em nossas aulas, de trabalhar integradamente práticas de leitura, produção e análise linguística de textos, de usar

Foram utilizados 120 dentes humanos unirradiculares, que após tratamento endodôntico foram separados aleatoriamente em 6 grupos n=20, de acordo com o material restaurador

A perspectiva teórica adotada baseia-se em conceitos como: caracterização câncer de mama e formas de prevenção; representação social da doença; abordagem centrada no

CÓDIGO ÓTIMO: um código moral é ótimo se, e somente se, a sua aceitação e internalização por todos os seres racionalmente aptos maximiza o bem-estar de todos