• Nenhum resultado encontrado

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA TERCEIRA CÂMARA CÍVEL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA TERCEIRA CÂMARA CÍVEL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

0466296-14.2012.8.19.0001

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

DÉCIMA TERCEIRA CÂMARA CÍVEL

0466296-14.2012.8.19.0001

Apelante: ELISABETE AMORIM BARBOSA

Apelada : COMPANHIA ESTADUAL DE ÁGUAS E ESGOTOS CEDAE Relatora: Desembargadora SIRLEY ABREU BIONDI

PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO DECLARATÓRIA CUMULADA COM REPETIÇÃO DE INDÉBITO CUMULADA COM INDENIZATÓRIA. COBRANÇA DE TARIFA A TÍTULO DE SERVIÇO DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO QUANDO O LAUDO PERICIAL INFORMA QUE O ESGOTO EFLUENTE DO IMÓVEL DA AUTORA É COLETADO E TRANSPORTADO PELA REDE DA RÉ E O DESÁGUE É REALIZADO SEM TRATAMENTO, PORTANTO, EM DESACORDO COM REGULAMENTAÇÃO AMBIENTAL‖. INEXISTÊNCIA DE INFORMAÇÃO ADEQUADA SOBRE O PREÇO COBRADO A TÍTULO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO. IMPOSSIBILIDADE DE SE PRESTIGIAR AGENTE POLUIDOR. PROVIMENTO AO RECURSO. VOTO VENCIDO.

I - ―(...). O esgoto efluente é coletado na fossa séptica localizada junto a frente da casa da autora e transportado para a GAP (galeria de águas pluviais) e através desta é transportado até o desague sem tratamento no canal da Estrada do Encanamento, a cerca de 100 metros de distância‖, segundo laudo pericial; II – Portanto, não há tratamento de esgoto e não se pode prestigiar agente poluidor;

III – De qualquer forma, a cobrança de um serviço parcialmente realizado exige, inclusive pelos princípios éticos, informação adequada sobre as razões que levaram a concessionária à fixação do preço cobrado. Do contrário, prestigiaríamos o enriquecimento sem causa;

IV – Os milhões gastos para despoluição da Baía de Guanabara entremostram-se inúteis diante do comportamento de uma concessionária cujo sócio majoritário é o próprio Estado;

V – Provimento ao recurso com remessa de peças ao Ministério Público a fim de se apurar a existência de crime ambiental;

VI – VOTO VENCIDO.

V O T O V E N C I D O

Reiterando meu incomensurável apreço e inexcedível admiração à veneranda maioria, entendo que a sentença merece ser modificada.

ADEMIR PAULO PIMENTEL:000011686

Assinado em 14/01/2014 20:24:35

(2)

0466296-14.2012.8.19.0001

―(...).

3.3.

Dados cadastrais do imóvel

Conforme relatório solicitado e entregue pelo técnico da ré na vistoria. - Data da ligação: 31/3/1979

- Tipo de instalação: residencial

- Hidrômetro: Y08C175286, instalado em 29/9/2009 - Número de economias: 01

3.4. A

rede de esgotamento sanitário

Ilustrada na planta do Anexo I, fornecida pelo técnico da ré na vistoria desta perícia.

Sistema unitário de coleta de esgoto. O esgoto efluente é coletado na fossa séptica localizada junto a frente da casa da autora e transportado para a GAP (galeria de águas pluviais) e através desta é transportado até o desague sem tratamento no canal da Estrada do Encanamento, a cerca de 100 metros de distância.

Foto 4 — Rede de águas pluviais na frente da casa da autora e sentido do transporte dos efluentes. Setas vermelhas indicam o trajeto para o canal da Rua do Encanamento. Seta verde indica visita da GAP junto á casa da autora (foto 1).

A existência de apenas fossa séptica no imóvel da autora está de acordo com exigência da Fundação Rio Águas para imóvel residencial.

4. Análise da documentação juntada pela ré Referente à responsabilidade do município do Rio de Janeiro pelo serviço de esgotamento na região do imóvel da autora.

1) Termo de Reconhecimento Recíproco de Direitos e Obrigações entre o Estado, CEDAE e o Município do Rio de Janeiro, em 28/1/2007, fls. 177 a 201 Destaques para a perícia no caso em questão:

Define a responsabilidade da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro pelos serviços de coleta, transporte e tratamento adequado de esgoto na Área de Planejamento 5 (AP5)

- Cláusula segunda, parágrafo primeiro (f1. 178).

Define no parágrafo segundo os bairros que abrangem a AP5, todos na zona oeste da cidade. O anexo I, f1. 183-188 apresenta a relação de bairros e suas delimitações. A delimitação do bairro do endereço da autora consta das fls. 185/186, incluído na área da AP5.

(3)

0466296-14.2012.8.19.0001

2) Contrato de concessão 001/2012 em 24/1/2012 entre o Município do Rio de Janeiro e a Empresa Foz Águas do Brasil, fls.205-220.

Destaques para a perícia no caso em questão:

Conforme a Cláusula 6, item 6.1, f1.206, o objeto da concessão é a prestação de serviços de esgotamento sanitário na AP-5,

Portanto:

— 28/1/2007: responsabilidade pelos serviços de coleta, transporte e tratamento adequado do esgoto na AP5 passou para a Prefeitura do Município do Rio de Janeiro.

— 24/1/2012: município celebrou contrato concedendo o serviço para a empresa Foz Águas do Brasil na AP5.

5. Quesitação

5.1. Quesitos da autora 01.95)

1) Queira o Sr. Perito informar se existe tubulação coletora que parte do imóvel da rua Jamacaru, s/n Quadra 142 Lote 07, Cosmos, Campo Grande, Rio de Janeiro — RJ. CEP: 23066-310 e se a mesma é ligada a rede de tratamento da empresa RÉ.

Resposta: O endereço da autora é Rua Ajapi e não o indicado na formulação do quesito.

Para o endereço da autora a resposta é negativa. Detalhado no item 3.4. O efluente do imóvel da autora é coletado e transportado através da rede de águas pluviais para desagua sem tratamento no canal próximo, na Rua do Encanamento.

2) Queira o Sr. Perito informar se há tratamento dos dejetos coletados da instalação de rede coletora de esgoto da unidade supramencionada.

Resposta: Negativo. Conforme resposta ao quesito anterior.

3) Queira o Sr. Perito informar a forma de tratamento dos dejetos e se o mesmo se encontra dentro dos padrões ambientais e em conformidade com a legislação em vigor

Resposta: Não há tratamento após a coleta dos dejetos na unidade da autora. Detalhado no item 3.4.

4) Queira o Sr. Perito informar se entre o trajeto da casa da autora até a rede coletora, existem vazamentos que comprometam o serviço.

Resposta: Nenhuma anormalidade observada na vistoria.

5) Queira o Sr. Perito informar se o consumo de água/esgoto está condizente com a unidade habitacional objeto deste estudo.

Resposta: Sim. Conforme fls. 163-165, histórico de consumo de água entre 10/2000 e 03/2013, o consumo foi sempre faturado pelo mínimo.

(4)

0466296-14.2012.8.19.0001

Conclusão

Baseada na resposta aos pontos controvertidos fixados pelo juízo à fl. 138: a) a existência de rede de captação de dejetas de esgoto que atenda a residência da autora mantida e conservada pela empresa ré.

F- : Sim. Conforme item 3.4, o esgoto é coletado na fossa séptica localizada junto à frente da casa da autora e ligado à GAP (galeria de águas pluviais), através da qual é transportado até o desague sem tratamento no canal da Estrada do Encanamento, a cerca de 100 metros de distância.

b) a existência de serviço de captação, transporte e tratamento de tais dejetas e, em caso negativo, qual o destino que lhes é dado, esclarecendo a perícia se da forma como é feito atende às leis e regulamentos ambientais.

(...)‖.

Portanto, examinando o laudo pericial – fl. 272 - doc. 00372, se conclui que a Apelada se apropria de rede que não construiu. Portanto, a Apelante paga pela rede através dos tributos que foram suportados pela consumidora.

Por outro lado, prestigiar a cobrança estaríamos, data maxima venia, prestigiando um agente poluidor – “(...). O esgoto efluente é coletado na fossa séptica

localizada junto a frente da casa da autora e transportado para a GAP (galeria de águas pluviais) e através desta é transportado até o desague sem tratamento no canal da Estrada do Encanamento, a cerca de 100 metros de distância”.

Repisa-se:

―F- : Conforme resposta ao item anterior, o esgoto efluente do imóvel da autora é coletado e transportado pela rede da ré e o deságue é realizado sem tratamento, portanto, em desacordo com regulamentação ambiental‖ – fl. 275.

Ainda que fosse possível a cobrança por etapa, de onde a CEDAE extraiu o valor cobrado? O consumidor tem direito à informação adequada à luz do Código de Defesa e Proteção do Consumidor.

Esse valor arbitrariamente cobrado possibilita o enriquecimento sem causa que, tanto o Direito quanto a Moral, veementemente repelem.

Voto no sentido de se acolher o apelo na íntegra – fl. 06, à exceção dos juros que se contarão da citação:

―(...).

Seja declarada a cobrança indevida da taxa de esgoto, e o RÉU condenado a restituir os valores pagos indevidamente pela AUTORA, em dobro, conforme o

(5)

0466296-14.2012.8.19.0001

artigo 42, P. Único do CPDC, ou seja, R$ 2.944,44 (Dois mil, novecentos e quarenta e quatro reais e quarenta e quatro centavos), até novembro de 2012, somados a esses os que vierem a ser pagos durante o curso da ação;

6- (...). 7- (...);

8- A correção monetária seja consoante verbete 43 da Súmula do S.T.J. (Incide correção monetária sobre dívida por ato ilícito a partir da data do efetivo prejuízo);

9- (...)‖.

Custas e honorários, estes no percentual de 20% (vinte por cento) sobre o valor da condenação, remetendo-se cópia da sentença, deste voto e do laudo pericial ao Ministério Público ante a possibilidade de ocorrência de crime ambiental.

Eis as razões de meu voto, VENCIDO. Rio, 16 de outubro de 2013.

ADEMIR PAULO PIMENTEL

Desembargador

Revisor VENCIDO

Referências

Documentos relacionados

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O presente questionário se configura em instrumental de pesquisa como parte de um estudo sobre a política de Educação Profissional em andamento no estado do Ceará, sob o

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

After analyzing all the procedures involved in the production process of GFRP profiles, it was concluded that it would be possible to improve the sustainability and

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão