• Nenhum resultado encontrado

NORMA DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO DE MESTRADO E DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMA DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO DE MESTRADO E DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

NORMA DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO

DO SEMINÁRIO DE MESTRADO E DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO SUMÁRIO

CAPÍTULO 1 – DOS PRINCÍPIOS E DOS OBJETIVOS ________ Erro: Origem da referência não encontrada CAPÍTULO 2 – DO SEMINÁRIO DE MESTRADO ___________ Erro: Origem da referência não encontrada CAPÍTULO 3 – DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO ___________ Erro: Origem da referência não encontrada CAPÍTULO 4 – DISPOSIÇÕES FINAIS ___________________ Erro: Origem da referência não encontrada ANEXO 1 - NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO ESCRITA DO SEMINÁRIO DE MESTRADO ____________ 5

CAPÍTULO 1 – DOS PRINCÍPIOS E DOS OBJETIVOS ... 2

CAPÍTULO 2 – DO SEMINÁRIO DE MESTRADO ... 3

CAPÍTULO 3 – DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO ... 3

CAPÍTULO 4 – DISPOSIÇÕES FINAIS ... 4

ANEXO 1 - NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO ESCRITA DO SEMINÁRIO DE MESTRADO ... 5

(2)

CAPÍTULO 1 – DOS PRINCÍPIOS E DOS OBJETIVOS

Art. 1º. A presente norma do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC) tem por objetivo normatizar a realização do Seminário de Mestrado e do Exame de Qualificação.

§ Único. O Seminário de Mestrado e o Exame de Qualificação são eventos obrigatórios do PROPEC que formalizam a pesquisa desenvolvida pelos alunos de pós-graduação, com vistas à defesa da dissertação.

Art. 2º. O Seminário de Mestrado é uma atividade obrigatória do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC) cujo objetivo principal é avaliar a pertinência e potencial para desenvolvimento dos projetos de mestrado apresentados pelos alunos de pós-graduação.

§ 1º. Espera-se que o aluno de mestrado apresente um projeto de pesquisa contendo o estado da arte do tema estudado, com um texto fundamentado na área de Ensino de Ciências e Matemática (área 46 da CAPES/MEC), elaborado com base na literatura científica, contendo uma metodologia detalhada do processo de pesquisa a ser realizado, para garantir uma avaliação eficiente e um máximo de sugestões agregadas.

§ 2º. São aceitos projetos de mestrado da área de Ensino de Ciências da CAPES, cujo produto final seja um dos seguintes:

I. Análise de processos educacionais científicos ou tecnológicos;

II. Produção de material didático, incluindo jogos educativos, kits de ensino, livros didáticos e paradidáticos, entre outros;

III. Produção de manual de ensino, incluindo a confecção de roteiros de prática de laboratório didático, roteiros para visitas técnicas e roteiros para uso de filmes cinematográficos;

IV. Produção de documentários ou mídias que ajude no processo de ensino-aprendizagem do aluno e do professor;

V. Produção de programas de informática que possam contribuir para melhoria do processo de ensino-aprendizagem do aluno e do professor.

Art. 3º. O Exame de Qualificação é uma atividade obrigatória do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC) cujo objetivo maior do exame de qualificação é o de avaliar a maturidade do candidato na sua área de investigação e deverá, preferencialmente, ser realizado nas etapas intermediárias dos trabalhos de dissertação. O exame de qualificação avalia a qualidade do material resultante da execução parcial do projeto de dissertação e a possibilidade do mestrando defender sua dissertação no prazo regulamentar.

§ Único. Espera-se que o aluno apresente uma prévia da dissertação, contendo os resultados parciais desenvolvidos durante o curso de pós-graduação, com um texto elaborado e fundamentado com base na literatura científica da área de Ensino de Ciências e Matemática (área 46 da CAPES/MEC).

(3)

CAPÍTULO 2 – DO SEMINÁRIO DE MESTRADO

Art. 4º. O Seminário de Mestrado se constitui em uma das atividades obrigatórias realizadas durante a disciplina de Dissertação de Mestrado I, prevista para o segundo semestre letivo do curso. A avaliação do Seminário é parte da avaliação global desta disciplina.

§ 1º. O Seminário de Mestrado deverá ser apresentado para uma Comissão de Avaliação, formada por dois doutores credenciados no PROPEC, indicados pela Coordenação do PROPEC.

§ 2º. A apresentação do Seminário de Mestrado será aberta ao público, cabendo a banca examinadora solicitar a retirada da platéia, caso julgar necessário.

Art. 5º. Durante o segundo semestre letivo, o aluno de mestrado deverá elaborar, em conjunto com o orientador, e entregar o projeto de dissertação ao coordenador do PROPEC.

§ 1º. Em data e horário previamente agendados pela coordenação, o mestrando apresentará na forma de seminário, o seu projeto de dissertação, para uma banca composta por dois professores do PROPEC.

§ 2º. O aluno de mestrado deverá entregar na Secretaria da Pós-graduação, duas cópias impressas e encadernadas do projeto de dissertação, com um mês de antecedência da data de apresentação, juntamente com o comprovante de atualização do currículo Lattes e cópias de comprovação.

§ 3º. O projeto de dissertação deverá ser redigido com base nas orientações constantes no Anexo 1. O aluno de mestrado deverá utilizar as normas ABNT para a redação das referências.

§ 4º. O mestrando não terá de apresentar resultados ou conclusões sobre atividades executadas, mas deverá apresentar um referencial teórico fundamentado com a literatura científica, em ensino de ciências e na sua área específica de atuação, bem como, ter sua metodologia e cronograma de execução o mais detalhados possível, para que seu projeto seja avaliado e sugestões possam ser dadas.

Art. 6º. O aluno de mestrado terá cerca de 20 minutos para uma exposição oral, seguida de argüição pela Comissão de Avaliação do Seminário de Mestrado, sendo requerida a presença do orientador durante a apresentação oral. As orientações para a apresentação oral estão descritas no Anexo 2.

Art. 7º. A comissão fará a avaliação dos seguintes itens: clareza na escrita e na exposição oral, capacidade de síntese, potencial para obtenção do produto final, prazo de defesa e contribuição para área de Ensino de Ciências e Matemática da CAPES/MEC.

CAPÍTULO 3 – DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Art. 7º. O Exame de Qualificação se constitui em uma das atividades obrigatórias do PROPEC prevista para o terceiro semestre letivo do curso, quando o aluno apresenta uma

(4)

§ 1º. O Exame de Qualificação deverá ser apresentado para uma Comissão de Avaliação, formada pelo orientador e mais dois doutores indicados pelo Colegiado da Pós-graduação (CPG), totalizando três membros.

§ 2º. O documento gerado para o Exame de Qualificação deverá ser redigido com base nas orientações constantes na Norma de Dissertação do PROPEC.

§ 3º. Deverão constar no documento os seguintes itens: sumário, introdução, metodologia, resultados e discussão parcial dos dados já obtidos e referências.

Art. 8º. Durante o terceiro semestre letivo, o aluno de mestrado deverá elaborar, em conjunto com um orientador, e entregar à Coordenação do PROPEC o documento gerado para o Exame de Qualificação.

§ 1º. O aluno deverá agendar, previamente, uma data e um horário com a Coordenação do PROPEC.

§ 2º. A apresentação do Exame de Qualificação será a portas fechadas.

§ 3º. O aluno deverá entregar aos membros da Comissão de Avaliação, três cópias impressas e encadernadas do documento gerado para o Exame de Qualificação, uma para cada membro, no prazo máximo previsto para o término do terceiro semestre letivo divulgado no calendário da Pós-Graduação, juntamente com o comprovante de atualização do currículo Lattes e cópias de comprovação, os quais devem ser encaminhados para a secretaria.

Art. 9º. O aluno será argüido pela Comissão de Avaliação.

Art. 10. Serão avaliados os seguintes itens: potencial para finalização do trabalho, clareza na escrita e na exposição oral, capacidade de síntese, potencial para obtenção do produto final, potencial para publicação, contribuição para área de Ensino de Ciências e Matemática da CAPES/MEC.

Art. 11. A Comissão de Avaliação do Exame de Qualificação terá como parecer final aprovado ou reprovado.

§ Único. O mestrando que for reprovado no Exame de Qualificação deverá reapresentar seu relatório de andamento do mestrado em um prazo máximo de três meses, sendo possível somente uma reapresentação.

Art. 12. Só poderá solicitar a defesa da dissertação de mestrado o aluno que for aprovado no Exame de Qualificação.

CAPÍTULO 4 – DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 13. As atividades de pesquisa dos alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências serão supervisionadas pelo orientador e pelo Colegiado da Pós-graduação.

Art. 14. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado da Pós-Graduação em Ensino de Ciências juntamente com a Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa, observada a legislação em vigor.

(5)

ANEXO 1 - NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO ESCRITA DO SEMINÁRIO DE MESTRADO

FORMATO GERAL

O papel a ser utilizado é o de formato A4, branco, tamanho 29,7x21 cm, gramatura 75 g/m2, formato justificado, letra 12, tipo ARIAL ou TIMES NEW ROMAN, espaçamento entre as linhas de 1,5. As margens deverão ser: 3 cm na esquerda; 2,5 cm na direita; 3 cm na parte superior; 2,5 cm na parte inferior. Espera-se um projeto de dissertação contendo 7 a 10 páginas, incluindo a parte pré-textual (capa, folha de rosto e sumário).

NUMERAÇÃO DAS PÁGINAS

I. Folhas pré-textuais são numeradas, seqüencialmente, em algarismos romanos, localizadas no lado direito da extremidade inferior da folha;

II. Folhas textuais são numeradas seqüencialmente, em algarismos arábicos, localizadas no lado direito da extremidade superior da folha, contando a paginação pré-textual; III. Folhas pós-textuais são numeradas na mesma seqüência do texto.

ELEMENTOS COMPONENTES DO PROJETO DE PESQUISA

O projeto de pesquisa é essencial para o melhor desenvolvimento da dissertacão, porque permite, na verdade, todo o planejamento das atividades que serão desenvolvidas durante os trabalhos, seja na pesquisa de campo ou bibliográfica, em livros, apostilas, revistas, jornais, internet e outros.

1. Escolha/delimitação do tema

A escolha do tema deverá ser feita de acordo com o interesse do mestrando em coerência com as linhas e projetos de pesquisa do PROPEC. Ao mestrando, cabe selecionar o tema em função de seu estágio ou experiência profissional, qualificação intelectual, existência do material necessário à pesquisa.

Deve-se ter em mente que, ao se elaborar um trabalho científico parte-se, inicialmente, de um conhecimento já estabelecido relacionado com o tema proposto. A partir deste, busca-se agregar e evoluir, através de uma síntese pessoal dos conhecimentos (atualizados) e interpretações sobre a pesquisa. Para tal, uma revisão de literatura é etapa crucial para dar o embasamento teórico necessário para o recorte da pesquisa, elaboração do problema e da hipótese, além de auxiliar na escolha da metodologia a ser desenvolvida.

2. Apresentação do problema (Argumentação)

A formulação e delimitação do problema deverão ser elaboradas de forma argumentativa, valendo-se de uma linguagem clara e objetiva.

(6)

3. Justificativa

Aqui se deve apontar as razões para a escolha do assunto, destacando sua relevância do ponto de vista sócio-econômico e/ou acadêmico. Escrever também o referencial teórico.

4. Objetivos

Nos objetivos procuramos explicar onde queremos chegar, o por quê de nosso trabalho visando a especificidade e generalidade ( objetivos gerais e específicos). Deve-se lembrar que se faz necessário a coerência entre os objetivos propostos, a argumentação, a justificativa e a metodologia do estudo proposto.

5. Hipóteses

A hipótese é o enunciado da solução disposto prévia e provisoriamente, porque não foi estudada, nem pesquisada, como explicativa de um problema qualquer. É uma “aposta”. A hipótese é a guia do pesquisador e procura responder as questões levantadas na argumentação.

6. Metodologia

Na metodologia, procuramos explicar os procedimentos que adotaremos para tratar de nosso tema, problemas, objetivos e hipóteses, além da descrição detalhada sobre o tratamento dos dados e eventuais equipamentos utilizados.

7. Cronograma de desenvolvimento

Exemplo:

QUADRO 1. Cronograma trimestral para das atividades desenvolvidas em 2008.

Atividade

Levantamento bibliográfico √ √ √

Disciplinas de Mestrado √ √ √ √

Encaminhamento ao Comitê de Ética e Pesquisa

Elaboração do projeto de pesquisa √ √

Coleta preliminar de dados

Apresentação do seminário de projetos

OUTROS ELEMENTOS - detalhar

8. Referências (bibliográficas e não bibliográficas)

Referências é um conjunto de elementos que permite a identificação de publicações, no todo ou em parte. Devem ser escritas tendo como base a norma NBR 6023 (ABNT 2002).

9. Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa

As atividades de pesquisa envolvendo seres humanos ou animais deverão ser encaminhadas, em forma de projeto, a um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), reconhecido

(7)

pela CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), em conformidade com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

As atividades envolvendo organismos geneticamente modificados (OGM), microorganismos patogênicos ou manipulação de substâncias carcinogênicas, teratogênicas, mutagênicas, alergênicas, deverão ser encaminhadas, em forma de projeto, a um Comitê Institucional de Biossegurança (CIBIO), antes de se iniciar as pesquisas.

10. Autorização para uso de imagem, uso das informações fornecidas por meio de questionário ou entrevista, permissão para desenvolver pesquisa na instituição, quando for o caso.

(8)

CAPA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE QUÍMICA DE NILÓPOLIS - RJ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS PROJETO DE DISSERTAÇÃO

TÍTULO DO TRABALHO

(título centralizado, tamanho 12, letras maiúsculas, em negrito)

NOME DO MESTRANDO

(título centralizado, tamanho 12, em negrito, com letras maiúsculas)

Orientador: Prof. Dr. Nome do Orientador

NILÓPOLIS ANO

(9)

FOLHA DE ROSTO

PROJETO DE DISSERTAÇÃO

TÍTULO DO TRABALHO

(título centralizado, tamanho 12, letras maiúsculas, em negrito)

NOME DO MESTRANDO

(título centralizado, tamanho 12, em negrito, com letras maiúsculas)

Projeto de dissertação apresentado ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Unidade Nilópolis do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis/RJ como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências.

(Texto escrito em tamanho 10, recuo de 6 cm, a esquerda)

Orientador: Prof. Dr. Nome do Orientador

NILÓPOLIS ANO

(10)

SUMÁRIO

(Exemplo, itens como sugestão)

INTRODUÇÃO

4

Objeto da pesquisa

4

Pergunta

4

Hipótese

4

Objetivos

5

REFERENCIAL TEÓRICO

5

METODOLOGIA

7

REFERÊNCIAS

8

ANEXOS

(11)

MODELO PARA O TERMO DE AUTORIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA

DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA NA INSTITUIÇÃO

Venho por meio deste documento autorizar o(a) pesquisador(a), NOME DO MESTRANDO, a desenvolver a projeto intitulado “TÍTULO DO PROJETO” na NOME DA ESCOLA OU

EMPRESA. Cabe citar que estou ciente de que o (a) pesquisador(a) está regularmente

matriculada no programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de Ciências da

Unidade Nilópolis do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis - RJ.

Foi esclarecido que os sujeitos da pesquisa serão EXPLICITAR PÚBLICO-ALVO. Estou ciente de que a pesquisa consiste na DESCRIÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE COLETA DE

DADOS, não comprometendo a qualidade de ensino e nem os sujeitos da pesquisa. A

qualquer momento, os alunos poderão desistir de participar da pesquisa, não causando nenhum prejuízo às instituições envolvidas, à pesquisa ou aos alunos. Cabe citar que os procedimentos adotados pelo (a) pesquisador(a) garantem sigilo da identidade dos participantes. Os dados serão utilizados para realização de relatórios internos e publicações científicas.

Nilópolis, data e ano.

NOME DO DIRETOR

(12)

ANEXO 2 – NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO ORAL DO SEMINÁRIO DE MESTRADO

Tópicos a serem abordados na apresentação oral Introdução

• Problema;

• Justificativa do trabalho; • Objetivos;

Metodologia (material e métodos) • Público-alvo;

• Metodologia detalhada a ser aplicada; Cronograma de desenvolvimento

Tempo de apresentação: 20 minutos. Sugestão entre 10 e 15 slides no máximo.

Referências

Documentos relacionados

Para finalizar, o terceiro e último capítulo apresenta detalhadamente o Plano de Ação Educacional (PAE), propondo a criação de um curso técnico profissional de uso da biblioteca

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

O Documento Orientador de 2013, dispondo sobre as atribuições do (a) professor (a) articulador (a) de projetos, determina que ele (a) deverá estar lotado (a) na unidade escolar,

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá