• Nenhum resultado encontrado

Gabrielense Ronny Fernandes fala sobre o mercado de ações: o que é, como funciona, como investir e vantagens Pág. 03

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Gabrielense Ronny Fernandes fala sobre o mercado de ações: o que é, como funciona, como investir e vantagens Pág. 03"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

São Gabriel da Palha, ES -Quarta-feira,23dedezembrode2020- Ano XI - Edição nºV 2673- Distribuição Gratuita Es1 - Hoje Notícias Fotos: Reprodução/Facebook

Gabrielense Ronny Fernandes fala sobre

o mercado de ações: o que é, como

funciona, como investir e vantagens

Pág. 03

Tiago Rocha e Renato Colombi

participam de seminário para

gestores eleitos e reeleitos em Vitória

Sarampo: suspensão da dose zero para

crianças de seis a onze meses no Estado

Prefeitura Municipal de

Valério lança novo site

Anvisa certifica

farmacêutica chinesa

que desenvolveu

CoronaVac

Resolução foi publicada no

Diário Oficial da União

Pág. 07

Pág. 05

Pág. 05

Pág. 02

Coordenador do

Gaeco destaca

atuação do MPES

nas investigações

da Operação Piànjú

Pág. 04

Foto: divulgação

(2)

Reflexao

~

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos."

Refletindo: Deus é luz e Sua palavra ilumina

nossa mente, nosso coração, nossa vida. Quando meditamos na palavra, toda escuri-dão, trevas, sofrimento, engano e mentira começam a ser eliminados da nossas vidas. Passamos a olhar a vida com outros olhos, e começamos a encontrar caminhos melhores e novas oportunidades a cada dia.

Oração: Pai querido obrigado porque tua

palavra é tão completa, e realmente é capaz de suprir TODAS nossas necessidades. Que coisa boa é poder meditar na tua palavra quando estamos perdidos, e logo obter uma resposta, sei que o Senhor se agrada quando consulto a biblia em meio a uma decisão dificil, pois esta atitude demonstra fé e dependência ao Senhor. Obrigado por tudo e que eu lembre sempre de meditar na palavra e orar sem cessar. Em nome de Jesus. Amém.

de

Momento

Salmos 119:105

27 3117-1030

Dados para envio:

Ana Gomes da Silva - 80 Jardim Passamani -São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Deseja participar? Seja opinando, criticando, denunciando, elogiando, agradecendo, comentando ou enviando poemas e A publicação é gratuíta, sendo publicada ou não conforme a original recebida ou resumidamente, a critério da redação (as correspondências recebidas não serão reenviadas aos remetentes). Para sua carta ter validade, coloque nome completo e endereço juntamente com telefone de contato e nunca esqueça de assinar

crônicas, escreva para o HN!

a mesma de forma legível.

jornalhojenoticias@hotmail.com Hoje Notícias E-mail: Cartas/Correspondências Exemplar de arquivo: R$ 1,00 Sujeito a disponibilidade Filiado à:

Editora Hoje Eireli

Cnpj.: 08325314/0001-76 Insc. Municipal: 32594 Rua Ana Gomes da Silva - 80 - Jardim Passamani

São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000 Central de Atendimento: 27 3117-1030 E-mail: jornalhojenoticias@hotmail.com

Municípios do Estado do Espírito Santo Circulação: Uma publicação: www.jornalhojenoticias.com/ www.jornalhojenoticias.com.br Contatos: Publicação: Diária Diretor: Editor Chefe:

Os artigos assinados, pronunciamentos e citações, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Julio Cesar S. Fernandes - DRT 2397/ES Harley Kalk da Silva - DRT 3672/ES

WWW.ES1.COM.BR

ENTRETENIMENTO + DIVERSÃO + MOBILIDADE + INFORMAÇÃO =ES1

PARA FICAR BEM INFORMADO

27 99782-7496

RECEBA DIARIAMENTE

NOSSOS

JORNAIS E NOTÍCIAS

GRATUITAMENTE

NO SEU

WHATSAPP

Tiago Rocha e Renato Colombi

participam de seminário para

gestores eleitos e reeleitos em Vitória

O prefeito eleito em São Gabriel da Palha, Tiago Rocha, junta-mente com seu vice-prefeito eleito Renato Colombi, participa-ram de um seminário voltado para prefeitos, vice-prefeitos e profis-sionais que atuarão nas gestões municipa-is, no Centro de Con-venções, na grande Vitória.

O Seminário é pro-movido pela Associa-ção dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e o

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pe-quenas Empresas (Se-brae).

O objetivo do en-contro, que tem como tema Educação e Ges-tão Empreendedora, é contribuir para uma gestão municipal de qualidade, capacitan-do os gestores munici-pais eleitos por meio do conhecimento téc-nico e troca de expe-riências; apresentar os desafios da adminis-tração municipal atual e orientar para o início do mandato.

Em um vídeo

publi-cado em seu perfil na rede social, o prefeito eleito pontua sobre a importância da parti-cipação no evento.

“ E s t a m o s d e s d e ontem (segunda, 21), participando do en-contro de novos gesto-res em Vitória, partici-p a m o s t a m b é m d e uma reunião com o Governador do Esta-do Renato Casagran-de, e essa é uma opor-tunidade de estar aqui representando todos os gabrielenses e estar procurando alternati-vas que fomente o cres-cimento do micro

em-preendedor e do novo empreendedor que irá surgir em São Gabriel. Agradecemos a você gabrielense pela opor-tunidade de estar re-presentando vocês, estamos procurando n ovo s m e c a n i s m o s para o crescimento de São Gabriel da Palha”, disse Tiago Rocha.

“Estamos em um evento buscando no-vos conhecimentos e parceria para fazer o município crescer e desenvolver, juntos e s t a m o s b u s c a n d o oportunidades”, afir-mou Renato Colombi.

Editora Hoje /Amunes

(3)

Entrevista

Gabrielense Ronny Fernandes fala sobre o mercado de

ações: o que é, como funciona, como investir e vantagens

Investir no mercado de ações não é privilégio para poucos e se você tem o interesse de alcançar maiores rentabilidades, pode ampliar o seu conhe-cimento para entrar no mundo da renda variável.

Seja iniciante ou não, o mercado de ações possui grandes oportunidades. Mas, é claro, que como tudo na vida, é preciso que esse tipo de operação atenda ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos financeiros, como acontece com qualquer aplicação financeira.

Conversamos com Ronny Fernandes, 29 anos, Policial Militar e trader de renda variável, nesta abordagem ele conta como funciona o mercado de ações, quais são as vantagens, riscos e possibilidades de fazer seu dinheiro render. Confira:

Fotos: Reprodução/Facebook

Editora Hoje - Para quem não conhece, ou ain-da conhece pouco, o que é o mercado de ações? Ronny Fernandes – O mercado de ações nada

mais é que uma forma das empresas abrirem capital na bolsa para levantarem dinheiro de forma mais barata e poderem financiar seus pro-jetos, com isso fazem o processo chamado de IPO (Initial Public Offering ou Oferta Pública Inicial em português) na bolsa, e criam certa quantidade de ações, que são frações da empre-sa e qualquer pessoa física ou jurídica pode com-prar. Assim, quando você compra ações de uma empresa, você adquire "parte" dela, e através de diversas estratégias, ter a oportunidade de lu-crar com isso.

Editora Hoje – Na sua opinião, o medo de in-vestir na Bolsa parece estar passando e cada vez mais pessoas buscam entender como fun-ciona a dinâmica deste mercado?

Ronny Fernandes – Com certeza! A cada dia

que passa mais e mais brasileiros se cadastram na bolsa. Só para se ter uma ideia, em 2018 ti-nham cerca de 810 mil pessoas na bolsa. Ao fim de 2019 chegou a marca de mais de 1 milhão, e agora no fim de 2020 passou a casa dos 3 mi-lhões!!! Porém, ainda sim, mesmo com todo esse crescimento, representa cerca de 1,4% da população brasileira. Em comparação com os Estados Unidos, estamos ainda bem atrás. Lá,

cerca de 55% da população investe de alguma forma na bolsa, isso representa quase 200 mi-lhões de pessoas, praticamente a população to-da do Brasil. Então perceba como ainto-da temos muito a crescer. Mas, nosso crescimento já é um grande avanço, e isso teve muita influência das taxas de juros baixas, pois acabou enfraquecen-do a renda fixa e motivou as pessoas a irem atrás de alternativas mais rentáveis.

Editora Hoje – Como funciona o mercado de ações?

Ronny Fernandes – A bolsa de valores nada

mais é que um mercado de compra e venda, co-mo se fosse um grande shopping, onde as lojas são as empresas, e os produtos seriam as ações e outros ativos que existem, e assim cada pessoa que se cadastra na bolsa vai poder ter o direito de comprar ou vender esses produtos que são as ações. Existem cerca de 360 empresas com capi-tal aberto na bolsa, e assim temos várias opções para escolher e fazer nossas operações, e a partir do momento que você decidiu entrar para esse mundo do mercado financeiro, você vai preci-sar estudar sobre o assunto, entender todo o fun-cionamento para que não fique perdido e possa diminuir os riscos de perdas de capital. Sendo assim, para começar a investir, você precisa tam-bém criar uma conta em uma corretora que é uma instituição que liga o investidor na bolsa, como se fosse um banco, através da corretora você pode ter acesso a todas essas opções para você investir ou operar.

Editora Hoje – Comente sobre oscilação de preço.

Ronny Fernandes – Então, o mercado de ações

assim como a maior parte do mercado financei-ro se enquadra em renda variável. E o próprio nome já diz tudo, o preço sempre varia, tanto para mais quanto para menos. A partir do mo-mento em que você compra ações por exemplo, você pode tanto ganhar quanto perder dinheiro. É nisso que todos devem ficar atentos. Pois a maioria é acostumado a colocar dinheiro em poupança e tesouro direto, que fazem parte da renda fixa e já sabem mais ou menos a quantia que vai render. Na bolsa é diferente, você não tem certeza de nada, porém o potencial de ga-nho é muito maior que renda fixa. Mas com mu-ito estudo e dedicação, pode sim fazer boas esco-lhas e conseguir ganhar dinheiro através das oscilações que ocorrem todo dia. Um trader por exemplo, ganha dinheiro assim, através do sobe e desce dos preços durante o dia a dia na bolsa.

Editora Hoje – O mercado de ações tem

objeti-vos diferentes para empresas e investidores? Ronny Fernandes – Na verdade ambas as

par-tes querem no fim das contas ter a possibilidade de lucrar. Mas as empresas como dito antes, tem o objetivo de buscar recursos financeiros de for-ma for-mais barata e assim poder expandir e melho-rar seu crescimento, produção e se tornar me-lhor para atrair novos clientes e investidores. Já para os investidores ou operadores de mercado, eles buscam lucrar através desse crescimento da empresa, seja através do aumento do preço da ação ao longo dos anos, através de dividendos ou juros sobre o capital, ou participação de lu-cros, e até mesmo com a devida oscilação cons-tante dos preços. É um ciclo diário onde todos têm chance de ganhar e melhorar sua vida fi-nanceira.

Editora Hoje – Como investir em ações de for-ma segura?

Ronny Fernandes – O primeiro passo sem

dúvi-das é através de conhecimento. Sem ele você irá ficar de um lado para o outro tentando ganhar dinheiro, e se pondo muito mais a riscos e chan-ces de quebrar e ser expulso do mercado de mãos vazias. Então, é primordial buscar conhe-cimento e saber o que está fazendo, saber quais as melhores empresas para se investir, saber qua-is estratégias irá usar. Não é porque exqua-istem cen-tenas de empresas que todas são boas para você ir colocando seu suado dinheiro assim, deve saber quais são as melhores e filtrar muito bem para fazer boas escolhas e evitar ter desgostos. Segundo lugar deve procurar uma boa correto-ra, que tenha bom suporte e atendimento para quando precisar. Existem diversas e nem todas valem a pena ir colocando o dinheiro de qual-quer maneira.

E por fim ter paciência e disciplina juntamente com um planejamento a longo prazo, pois nin-guém fica rico da noite para o dia e não existe almoço grátis, e mesmo quem faz day trade que são operações que começam e terminam no mesmo dia, também focam no longo prazo para alcançar sucesso.

Muitos gurus, depois dessa explosão de CPFs na bolsa, se aproveitam dos iniciantes e ofere-cem formas mágicas de ganhar dinheiro fácil na bolsa. E isso não existe, até mesmo investidores e traders que possuem anos de experiência, tam-bém erram e perdem dinheiro, porém através do estudo e profissionalismo constante, conse-guem sempre seguir seu planejamento e perder de forma controlada tendo um bom gerencia-mento financeiro. E é assim que cada pessoa deve encarar, buscar o conhecimento necessá-rio para o seu sucesso.

Além de trader de ações, Ronny Fernandes também atua como Policial Militar

(4)

Davi e Sônia Mielke participam de seminário

para gestores eleitos e reeleitos em Vitória

O prefeito eleito em Vila Valério, Davi Ra-mos, juntamente com a vice-prefeita eleita Sônia Mielke, partici-param na segunda-feira (21), de um semi-nário realizado no Cen-tro de Convenções, na grande Vitória.

O Seminário é pro-movido pela Associa-ção dos Municípios do Estado do Espírito San-to (Amunes) e o Servi-ço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento é voltado para p r e f e i t o s , v i c e -prefeitos e profissiona-is que atuarão nas ges-tões municipais.

O objetivo do

en-contro, que tem como tema Educação e Ges-tão Empreendedora, é contribuir para uma gestão municipal de qualidade, capacitan-do os gestores munici-pais eleitos por meio do conhecimento téc-nico e troca de expe-riências; apresentar os desafios da administra-ção municipal atual e orientar para o início do mandato.

“Par ticipar para aprender, facilita o en-tendimento de como avançar nos investi-mentos ainda na pan-demia e pós panpan-demia. Entender toda a mu-dança que o mundo está enfrentando e le-var para o nosso muni-cípio ideias para

avan-çar economicamente”, pontuou Sônia.

“Pela nossa expe-riência de gestão, iden-tificamos três pontos que serão estratégicos para o administrador municipal neste tempo de pandemia, que tra-rão grandes desafios como a queda da arre-cadação, o aumento da demanda por saúde e assistência social e edu-cação.

Planejamento é a chave para que os muni-cípios capixabas supe-rem este momento e continuem a desenvol-ver, fazendo o Espírito Santo um estado forte e que atraia cada vez mais investimentos”, explica o presidente da Amunes, Gilson

Dani-el.

OMS convoca reunião sobre

nova variante do coronavírus

A O r g a n i z a ç ã o M u n d i a l d a S a ú d e (OMS) reunirá seus membros para discutir estratégias para conter uma nova variante, ma-is contagiosa, do coro-navírus, que surgiu no Reino Unido, disse o chefe europeu da agên-cia Hans Kluge, na

ter-ça-feira (22). Ele não informou a data em que a reunião será rea-lizada.

"Limitar as viagens para conter a dissemi-nação é prudente até termos mais informa-ções. As cadeias de for-necimento para bens essenciais e as viagens essenciais devem per-manecer possíveis",

disse o diretor regional p a r a a E u r o p a d a OMS, no Twitter. Ele também fez um apelo pela intensificação das medidas de prevenção.

A agência sediada em Genebra manifes-tou cautela com uma grande alarme causada pela nova variante, afir-mando que é parte nor-mal da evolução de

uma pandemia e elogi-ou o Reino Unido por detectá-la.

Em comunicado nesta terça-feira, a OMS repetiu que ain-da não há informação suficiente para deter-minar se a nova varian-te afetará a eficácia das vacinas, afirmando que pesquisas estão em andamento.

EBC Saúde

Agência diz ser prudente limitar viagens para conter disseminação

Coordenador do Gaeco

destaca atuação do

MPES nas investigações

da Operação Piànjú

Em entrevista à Rá-dio CBN Vitória na segunda-feira (21), o coordenador do Gru-po Especial de Comba-te ao Crime Organiza-do (Gaeco) Organiza-do Minis-tério Público do Esta-do Esta-do Espírito Santo (MPES), Tiago Bouca-ult Pinhal, falou dos esquemas de fraudes apurados pela Opera-ção Piànjú, deflagrada no dia 15. Ele relatou como as apurações começaram, detalhou o esquema utilizado pela organização cri-minosa com atuação interestadual e inter-nacional e explicou a complexa apuração do MPES para compro-var as fraudes pratica-das. Ressaltou ainda a intensa produção mi-nisterial em 2020, sali-entando que a

institui-ção se manteve forte e atuando mesmo du-rante a pandemia de Covid-19.

“Neste período de pandemia o Ministério Público do Estado do Espírito Santo não pa-rou. O Gaeco já defla-grou outras operações voltadas ao tráfico de drogas e organizações criminosas, que tam-bém são um grande problema que temos enfrentado nos últi-mos tempos. O MPES, desde o primeiro mo-mento da pandemia, teve uma resposta mui-to rápida de transfor-mar o que era papel e físico em eletrônico. Em 15 a 20 dias, já ha-via toda uma estrutura para que, mesmo em trabalho remoto, o ser-viço prestado pelo Mi-nistério Público não parasse em nenhum momento”, relatou.

MPES

Foto: divulgação

Foto: divulgação Editora Hoje /Amunes

(5)

Prefeitura Municipal de

Valério lança novo site

A Prefeitura Muni-cipal de Vila Valério está com seu novo site no ar. Mais moderno, ágil e funcional, o novo site inaugura uma fase muito mais interativa entre o poder executivo e seus internautas.

Através do endere-ço virtual https:// vila-valerio.es.gov.br/, os munícipes de Vila Valé-rio podem acompa-nhar as notícias, infor-mações e conquistas para as áreas da saúde, educação, esporte, agri-cultura, meio ambien-te etc. A página foi

ade-quada para acesso tan-to pelo computador como também por celu-lar. “Mais moderno e atualizado, o novo site tem como objetivo faci-litar o acesso às infor-mações e serviços da prefeitura”, conclui o prefeito municipal Ro-binho Parteli.

Cooabriel abre vaga para

Auxiliar Administrativo

em São Gabriel da Palha

A Cooabriel está com uma oportunida-de oportunida-de emprego para o c a r g o d e A u x i l i a r Administrativo em São Gabriel da Palha.

Requisitos: > Curso Superior completo ou cursando em Administração ou Ciências Contábeis. > Utilização do pa-cote office do Win-dows em nível básico;

> Organização, ex-celente comunicação, relacionamento inter-pessoal, atenção e proa-tividade;

> Desejável: Habili-tação categoria AB.

Benefícios

> Plano de saúde > Vale alimentação > Seguro de vida

Os interessados de-vem encaminhar seu cur-rículo por e-mail para: o p o r t u n i d a-des@cooabriel.coop.br com o título “Vaga

Auxi-liar Administrativo” até

04/01/2021

Editora Hoje

Anvisa certifica farmacêutica

chinesa que desenvolveu CoronaVac

A Sinovac, fábrica que desenvolveu a vaci-na Corovaci-naVac contra o novo coronavírus, em parceria com o Institu-to Butantan, de São Paulo, recebeu a certi-ficação de boas práti-cas da Agência Nacio-nal de Vigilância Sani-tária (Anvisa).

A resolução foi pu-blicada pela Anvisa na segunda-feira (21) no D i á r i o O f i c i a l d a União, tem validade de dois anos e diz respeito à linha de produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) - matéria-prima para a produção do imunizante e de pro-dutos estéreis usados na formulação.

"A etapa finalizada é um dos pré-requisitos para a continuidade do processo de registro da vacina da Sinovac e de um eventual pedido de autorização", ressaltou a agência, em nota

di-vulgada na noite de ontem. O pedido de registro, no entanto, depende da divulgação de resultados sobre a eficácia da vacina pelo Butantan, o que deve ocorrer hoje (23), se-gundo a agência.

Histórico

A certificação da farmacêutica chinesa foi dada a cerca de 10 dias antes do prazo pre-visto inicialmente. Antes de conceder o documento, uma equi-pe de técnicos da agên-cia foi a Pequim, na China, fazer inspeção em uma fábrica da Si-novac para avaliar a qualidade da linha de produção. Após a visi-ta , que ocorreu entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, foi encaminhado um rela-tório à Sinovac e ao I n s t i t u t o B u t a n t a n com as conclusões.

"O plano de ação

foi enviado pelo Insti-tuto Butantan para a Anvisa na última quar-ta-feira (16). Já a avali-ação técnica da equipe inspetora e a revisão técnica foram realiza-das e concluírealiza-das no final desta semana. Assim, foram anteci-pados em cerca de 10 dias da previsão inicial a publicação da deci-são sobre a certifica-ção", informou a Anvi-sa.

Oxford

Na mesma viagem à China, os técnicos da Anvisa também inspe-cionaram a fábrica que produzirá a matéria-prima que será enviada ao Brasil para a produ-ç ã o d a v a c i n a d e Oxford/AstraZeneca, pela Fundação Oswal-do Cr uz (Fiocr uz). Nesse caso, a certifica-ção deve sair até o iní-cio de janeiro, segundo a agência.

Resolução foi publicada no Diário Oficial da União

Foto: divulgação

(6)

CLA$$IFICADOS

Editais, Comunicados, Atas, Relatórios, Balancetes jornalhojenoticias@hotmail.com 27 3117-1030

Comprando, vendendo ou trocando! Anuncie conosco

jornalhojenoticias@hotmail.com

27 3117-1030

COMUNICADO

Sergio Afonso da Costa, inscrito no CPF nº. 027.560.507-84, torna público que obteve junto a SEMMA de Barra de São Francisco/ES, atra-vés do processo nº. 00011245/2020, Licença A m b i e n t a l d e O p e r a-ção/LO/Nº047/2020/CLASSE I, para exercer atividade de Secagem Mecânica de Grãos Asso-ciadas ou não a Pilagem, localizada no Córrego Boa Sorte, Zona Rural, Distrito de Monte Sinai, Município de Barra de São Francisco/ES.

COMUNICADO

VANTOIR RONQUETTE, inscrito no CPF.: 654.003.567-53, torna públi-co que obteve da SEMMA de São Gabriel da Palha-ES, através da LMAR/ 006044/2020, a Licença Ambiental de Regularização – LAR, CLASSE I, para atividade de secagem mecânica de grãos associada a pilagem, locali-zado(a), no Rio São José, S-Nº, Bairro Zona Rural, Município de São Gabriel da Palha/ES.

COMUNICADO

Patrick Porto Fantoni, torna público que requereu da SEMAMA, através do processo nº 7360/2020 a Licença Municipal Simplificada para ativida-de ativida-de Manutenção e ativida-de reparação mecânica ativida-de veículos automotores, no município de Rio Bananal/ES.

Compre, venda

e troque!

Compre, venda

e troque!

NO

27 3117-1030 jornalhojenoticias@hotmail.com

PUBLIQUE AQUI SEU EDITAL

jornalhojenotícias@hotmail.com

27 3117-1030

Nova cepa do coronavírus pode

ser mais capaz de infectar crianças

Uma nova variante do coronavírus que está se espalhando rapi-damente pelo Reino Unido tem mutações que podem significar que as crianças estão tão suscetíveis a serem infectadas com ela quanto os adultos, dife-rentemente de cepas anteriores, afirmaram cientistas na segunda-feira (21). Cientistas do Gru-po de Aconselhamento sobre Novas Ameaças de Vírus Respiratórios (Nervtag, na sigla em inglês), que estão ras-treando a variação, dis-seram que a nova cepa se tornou rapidamente dominante no sul do Reino Unido, e que poderia em breve fazer o mesmo no resto do país.

"Agora temos um grau alto de confiança no fato de que essa

vari-edade tem uma vanta-gem de transmissão em relação a outras varie-dades que estão atual-mente no Reino Uni-do", disse Peter Horby, professor de doenças infecciosas emergentes na Universidade de Oxford e diretor do

grupo.

Neil Ferguson, pro-fessor e epidemiologis-ta de doenças infeccio-sas do Imperial Colle-ge de Londres e tam-bém membro do grupo de aconselhamento, afirmou que "há uma indicação de que há

uma maior propensão para a infecção de cri-anças".

"Ainda não estabe-lecemos qualquer tipo de causalidade sobre isso, mas podemos en-xergar isso nos dados", disse Ferguson. "Va-mos precisar reunir

mais dados para ver como essa nova cepa se comporta daqui em diante".

O surgimento da nova variante mutada de Sars-CoV-2, que segundo os cientistas é até 70% mais transmis-sível do que cepas

ante-riores detectadas no Reino Unido, levou alguns países a fecha-rem suas fronteiras com o Reino Unido e colocou grandes áreas do território britânico sob restrições severas durante o período nata-lino.

Avaliação é de grupo de cientistas que rastreiam a variação

Foto: Reuters/Navesh Chitrakar EBC Internacional

(7)

Esportes

Sarampo: suspensão da dose zero para

crianças de seis a onze meses no Estado

O Espírito Santo é uma das 23 unidades fede-rativas que receberam do Ministério da Saúde a recomendação para sus-pender a dose zero da vacina tríplice viral desti-nada às crianças de seis a onze meses. A suspensão ocorre devido ao fato de o Estado não apresentar casos de sarampo no ano de 2020.

A imunização pela dose zero a crianças de seis a onze meses foi ins-tituída no País em agosto de 2019, para a proteção precoce do grupo em vir-tude da situação epide-miológica à época. Atu-almente, os estados do Amapá, Pará, Rio de Ja-neiro e São Paulo devem manter a dose zero, pois apresentam a transmis-são ativa do vírus do Sa-rampo.

De acordo com a coor-denadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Dani-elle Grillo, a vacinação para este público-alvo deverá acontecer em ca-sos especiais, como

via-gem aos estados que ain-da registram circulação ativa do vírus, em casos de bloqueio vacinal ou a volta da circulação ativa nos municípios capixa-bas.

“Em situações na qual crianças de seis a onze meses, que, por ven-tura, sejam contato de casos suspeitos de Sa-rampo, elas deverão to-mar a dose zero. Além disso, se houver a neces-sidade para viajar em locais onde há circulação ativa do vírus do saram-po, também deverá ser administrada a dose. E,

no cenário em que o Esta-do volte a registrar casos de Sarampo, também retornaremos com a imu-nização a este público”, explicou Danielle Grillo.

A coordenadora res-salta que, embora o Espí-rito Santo esteja em situa-ção epidemiológica satis-fatória, é importante que os pais possam garantir a imunização de seus fi-lhos a partir de um ano de idade. “Precisamos ga-rantir a vacinação opor-tuna das crianças de um ano de vida com a prime-ira dose da vacina tríplice viral, e, aos 15 meses,

com a tetra viral, que po-dem ser administradas em qualquer unidade de saúde do Estado”, salien-ta.

Dados Sarampo

A coordenação do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopre-veníveis informa que, até o dia 12 de dezembro de 2020, o Espírito Santo tinha 48 casos suspeitos de sarampo notificados, 47 descartados, um caso em investigação e ne-nhum confirmado.

Após depoimento na delegacia, Gerson afirma:

'Vim para falar por todos os negros do mundo'

O meia Gerson pres-tou depoimento, na manhã de terça-feira, 22, na Delegacia de Crimes Raciais e Deli-tos de Intolerância (De-cradi) sobre a acusação de injúria racial ao joga-dor Índio Ramírez, do Bahia. Após depor, o atleta se pronunciou em vídeo divulgado nas redes sociais do Flamengo e destacou a importância de dar voz à população negra.

- Estou aqui na dele-gacia, vim falar sobre o ocorrido. Quero deixar

bem claro que não vim aqui só para falar por mim. Vim para falar pela minha filha, que é negra, meus sobrinhos, meu pai, minha mãe, meus amigos e por to-dos os negros do mun-do. Hoje, graças a De-us, eu tenho um status de jogador de futebol, onde eu tenho voz ativa para poder falar e dar força para que outras pessoas, que também sofrem racismo ou ou-tro tipo de preconceito, possam falar também.

Gerson acusa o co-lombiano Ramírez de ter dito "Cala a boca,

negro" durante a parti-da entre Flamengo e Bahia, no último do-mingo, no Maracanã, vencida pelo Rubro-Negro por 4 a 3. Vice-presidente geral do clu-be, Rodrigo Dunshee esteve na delegacia pa-ra assessopa-rar o atleta e também comentou o caso.

- O Flamengo está aqui junto com o Ger-son, como está sempre junto de todos os atle-tas, apoiando esse mo-mento. O Gerson cum-priu o seu papel de cida-dão, apresentou a apre-sentação e agora a

ques-tão está entregue à Jus-tiça. E a gente espera que a justiça seja feita.

Na segunda-feira, a delegada Marcia Noeli informou que Ramí-rez, o técnico Mano Menezes e o árbitro

Flavio Rodrigues de Souza também darão depoimento sobre o ocorrido.

Em vídeo divulga-do nas redes sociais divulga-do Bahia na noite de se-gunda-feira, o

colom-biano de 23 anos negou ter cometido qualquer ato racista na partida contra o Flamengo e afirmou ter dito "joga rápido, irmão" no mo-mento que se inicia a confusão.

Lance! SESA

Investimentos do

Governo crescem e

o Espírito Santo avança

No ano de enfrenta-mento à maior crise sani-tária mundial da nossa época, devido à pandemia do novo Coronavírus (Co-vid-19), o Governo do Espírito Santo, trabalhan-do com planejamento e contas organizadas, fez o Estado avançar. Paralela-mente às ações pela pre-servação da vida – como ampliação de leitos e aqui-sição de equipamentos hospitalares –, realizou, até novembro de 2020, um volume de investimentos com percentual 44,30% superior aos investimentos realizados no mesmo pe-ríodo de 2019.

O secretário de Estado de Economia e Planeja-mento, Álvaro Duboc, explica que mesmo em meio a um cenário adver-so, provocado pelo novo Coronavírus, o Governo não interrompeu investi-mentos, porque teve con-dições de sustentá-los com recursos do Fundo de Infraestrutura. Esse fundo foi criado pelo governador Renato Casagrande, em 2019, com recursos do passivo do acordo do Par-que das Baleias.

Álvaro Duboc afirma que, em 2021, o Governo seguirá trabalhando para fortalecer políticas públi-cas em favor da população capixaba, dando celerida-de na execução dos investi-mentos programados.

Mais crescimento

O Orçamento do Esta-do para o próximo ano prevê crescimento nos investimentos da ordem de 15,4%, em comparação a 2020. Eles totalizarão apro ximadamente R$ 2 bi-lhões, levando-se em con-sideração recursos de Cai-xa e de operações de crédi-to com instituições como Banco Mundial, Banco Nacional de Desenvolvi-mento Econômico e Soci-al (BNDES).

Segundo o secretário Álvaro Duboc, essa é uma orientação de governo. “Manter investimentos em infraestrutura é funda-mental para reduzir os impactos da retração eco-nômica e é condição para sairmos com mais força dessa pandemia, melho-rando o dinamismo eco-nômico e melhorando a competitividade do Esta-do”, frisa o secretário.

Foto: divulgação Foto: divulgação

(8)

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

A segunda contribuição é explicitar que a aplicação desse método, mesmo que tratando de um recorte específico no processo histórico de formação para o trabalho simples e

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

Um jacto de ar é descarregado através de uma tubeira convergente-divergente, plana, a número de Mach 2.2, tal como ilustrado na figura. Os valores de pressão e temperatura na

Os contratos futuros se dividem entre contrato cheio (para quem quer investir mais dinheiro) e mini contrato (para quem quer investir menos).. Os tipos de contratos futuros

Se o aluno tiver contacto com medições de tempo de diversos países com culturas diferentes, vai conhecer diferentes ritmos de vida, mas também mudanças e permanências