• Nenhum resultado encontrado

No âmbito deste Edital serão apoiados os projetos de segurança alimentar e nutricional, contendo as seguintes características:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "No âmbito deste Edital serão apoiados os projetos de segurança alimentar e nutricional, contendo as seguintes características:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Edital SESAN/MDS Nº 06/2006

Seleção de Propostas Visando a Obtenção de Recursos por

Instituições Privadas sem Fins Lucrativos para Apoio a

Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional.

O MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SESAN , com base na lei 10.869/04 e no uso das atribuições que lhe confere o artigo 16 do Decreto 5.074 de 11 de maio de 2004, resolve adotar o presente Edital para seleção de propostas de projetos de Segurança Alimentar Nutricional apresentados por instituições de direito privado sem fins lucrativos.

1. OBJETIVO

O presente edital tem por objetivo a seleção de propostas para apoio financeiro a Projetos de segurança alimentar e nutricional a serem desenvolvidas por instituições de direito privado sem fins lucrativos.

2. LINHA TEMÁTICA

No âmbito deste Edital serão apoiados os projetos de segurança alimentar e nutricional, contendo as seguintes características:

2.1 Projetos agro-alimentares que desenvolvam ações na produção,

beneficiamento, distribuição e comercialização de alimentos na perspectiva da economia solidária.

2.2 Projetos Inovadores: projetos de geração de trabalho e renda voltados para a cadeia de produção de gênero agro-alimentares;

2.3 Capacitação de agentes sociais em segurança alimentar e nutricional; 2.4 Projetos de implantação de unidades de alimentação e nutrição (UAN); 2.5 Projetos de implantação de bancos de alimentos.

3. ELEGIBILIDADE DOS PROPONENTES

1.1. Podem participar deste edital instituições de direito privado sem fins lucrativos, estabelecidas e com regular funcionamento a no mínimo 3 anos, com experiência em projetos especificados no item 2 do presente edital.

4. CARACTERÍSTICA DA PROPOSTA

4.1 As propostas deverão ser compostas de 3 volumes: projeto técnico, plano de trabalho e anexos.

(2)

4.2.1 o objetivo pretendido com a proposta, bem como as linhas de ações a serem desenvolvidas para se chegar à consecução do mesmo;

4.2.2 estimativa do número de pessoas diretamente beneficiadas com a implementação da proposta e outros indicadores socioeconômicos relevantes para a análise de mérito (item 10.2.2);

4.2.3 descrição detalhada das metodologias utilizadas e dos resultados pretendidos com a intervenção proposta;

4.3 O plano de trabalho deverá ser preenchido conforme modelo apresentado no anexo I.

4.4 Nos anexos deverão ser encaminhados:

4.4.1 Declaração de funcionamento regular da entidade beneficiária nos últimos 3 (três) anos, emitida no exercício de 2006 por três (3) autoridades locais, e comprovante de mandato de sua diretoria;

4.4.2 Portifólio institucional caracterizando a experiência no projeto que pretende ser apoiado

4.4.3 Registro no Conselho Nacional de Assistência Social;

5. RECURSOS FINANCEIROS A SEREM CONCEDIDOS

5.1 No âmbito deste Edital serão comprometidos recursos não reembolsáveis, originários da dotação orçamentária do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, no valor de até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), para desembolso em 2006.

5.2 O valor máximo solicitado nas propostas deve ser de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais).

6. CONTRAPARTIDA DO PROPONENTE

6.1 De acordo com o Disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, será exigida a apresentação de contrapartida do Proponente nos convênios que vierem a ser firmados nos seguintes percentuais mínimos e máximos sobre o valor total do projeto, estabelecidos de acordo com o município na qual a instituição tem sua sede:

• Sede da instituição em municípios com até 25.000 habitantes 3 - 8%

• Sede da instituição em municípios localizados nas áreas de abrangência da Agência de Desenvolvimento do Nordeste – ADENE, da Agência de

• Desenvolvimento da Amazônia – ADA e no Centro-Oeste

5 -10%

• Sede em demais Municípios 20- 40%

6.2 Na hipótese da contrapartida ser oferecida como prestação de serviço de pessoal, deverá haver a caracterização do aporte de esforço adicional aos serviços já executados pela proponente. Não será admitida a apresentação de horas técnicas do pessoal do quadro da proponente, executor ou outro participe do projeto como contrapartida.

(3)

7. OUTROS RECURSOS APORTADOS AO PROJETO

7.1. As entidades executoras, co-executoras e intervenientes poderão aportar ao projeto recursos financeiros e/ou não financeiros desde que sejam economicamente mensuráveis.

8. PRAZOS

Lançamento do Edital 29/08/2006

Disponibilizarão do Formulário na Internet 29/08/2006

Data final para envio eletrônico da Proposta* 29/09/2006

Data final para postagem da cópia impressa** 29/09/2006

Divulgação dos Resultados 16/10/2006

8.1 O horário para envio da versão eletrônica na data limite para apresentação das propostas é até as 18:00h (horário de Brasília).

8.2 A data limite para envio da cópia impressa se refere à data de postagem.

8.3. PRAZO DE EXECUÇÃO DOS PROJETOS

O prazo de execução do projeto deverá ser de até 12 (doze) meses. 9. DESPESAS APOIÁVEIS

9.1 Poderão ser apoiadas, em observância à legislação em vigor à época da aprovação do projeto, despesas correntes: material de consumo, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos, serviços de terceiros (pessoa física ou jurídica), passagens.

10. DESPESAS NÃO APOIÁVEIS

a) Despesas de capital, sob qualquer denominação;

b) Despesas a título de taxa de administração, gerência ou similar; c) Despesas para elaboração da proposta;

d) “Gratificação, consultoria, assistência técnica ou qualquer espécie de remuneração adicional ao pessoal com vínculo empregatício da instituição proponente ou a servidor que pertença aos quadros da Administração Pública Federal, Estadual Municipal ou do Distrito Federal, conforme determina a Lei de Diretrizes Orçamentárias da União”;

e) Pagamentos de taxas bancárias, multas, juros ou correção monetária, até mesmos referentes a pagamentos ou recolhimentos fora dos prazos;

f) Despesas com pessoal e obrigações patronais, exceto as decorrentes de serviços prestados por pessoas físicas, de natureza eventual, na execução do projeto; g) Pagamento de dividendos ou recuperação de capital investido;

h) Compra de ações, debêntures ou outros valores mobiliários;

i) Despesas gerais de manutenção das instituições proponentes ou executoras do projeto;

j) Financiamento de dívida;

k) Aquisição de bens móveis usados; l) Aquisição de bens imóveis;

(4)

m) Realização de obras e/ou benfeitorias em imóveis privados;

n) Aquisição de veículos automotores (tratores, caminhões etc.), combustível, óleo lubrificante;

o) Material e equipamentos, quando solicitados isoladamente, fora do contexto do Projeto;

p) Compra ou desapropriação de terrenos para atender a qualquer Chamada;

q) Despesas com publicidade, salvo as de caráter educativo, informativo ou de orientação social, que não contenham nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou pessoas, servidores ou não, das instituições participantes;

r) Diárias.

11. PROCEDIMENTOS

11.1. Apresentação das propostas

11.1.1 A proposta deverá ser enviada à SESAN através da Internet, até a data limite estabelecida no item 7, por meio do Formulário de Apresentação de Proposta – FAP – específico para este Edital, disponível na página do MDS (www.mds.gov.br). O preenchimento deverá ser realizado de acordo com as instruções contidas no manual que acompanha o Formulário.

11.1.2 Adicionalmente, é obrigatório o envio à SESAN de uma cópia do projeto em meio magnético (disquete ou CD), do recibo do envio eletrônico (emitido pela SESAN na ocasião da submissão da proposta via internet) e de 02 (duas) cópias impressas da proposta, assinadas pelos representantes legais dos proponentes e pelo coordenador do projeto, para comprovação dos compromissos estabelecidos.

11.1.3 As propostas deverão ser impressas em papel A4, e apresentadas sem nenhum tipo de encadernação ou grampeamento. Às cópias impressas, que serão remetidas pelo proponente, poderão ser anexados outros documentos e informações consideradas relevantes para análise do pleito, até um limite total de 50 folhas.

11.1.4 A documentação deverá ser remetida pelo correio, no prazo estabelecido no item 8 deste Edital, devendo constar no envelope a seguinte identificação:

EDITAL MDS/SESAN – 06/2006 – APOIO A PROJETOS DE SEGURANAÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – ONG.

NÃO ABRIR O PRESENTE ENVELOPE (sigla proponente/sigla executor/sigla projeto)

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN Esplanada dos Ministérios, Bloco “C” 4º Andar Sala 405

70.046-900 Brasília – D.F.

11.1.5 Após o prazo limite para apresentação das propostas, nenhuma outra será recebida, assim como não serão aceitos adendos ou esclarecimentos que não forem explícita e formalmente solicitados pela SESAN.

(5)

11.2. Julgamento

O julgamento das propostas será realizado em duas etapas:

HABILITAÇÃO e AVALIAÇÃO DE MÉRITO. O não atendimento a quaisquer das

exigências especificadas neste Edital implicará na desclassificação automática da proposta.

11.2.1. Habilitação

Esta etapa é eliminatória e consistirá no exame da proposta segundo os

critérios abaixo, cabendo à SESAN a sua realização:

a) Envio da proposta até a data limite estabelecida no item 8, contendo todos os volumes solicitados (projeto técnico, plano de trabalho e anexos) e na forma exigida (duas cópias impressas com assinatura de todos os participantes + envio eletrônico pela internet + disquete/CD + recibo eletrônico), conforme itens 4 e 11;

b) Preenchimento completo e adequado do Formulário de Apresentação de Propostas, conforme instruções contidas no Manual que acompanha o Formulário;

c) Apresentação de recursos de contrapartida conforme as condições estabelecidas no item 6.

11.2.2. Avaliação de Mérito

Nessa etapa de caráter classificatório, um Comitê de Avaliação analisará

o mérito das propostas pré-qualificadas de acordo com os critérios abaixo, passíveis de valoração em termos de graus de atendimento, para a análise comparativa das propostas concorrentes.

(6)

Critério Pontuação

Máxima Aspecto Ponderação

Pontuação

Máxima Descritor Pontuação Fonte

> ou = 93% 10 <93% e > ou =77% 5 <77% e > ou= 30% 3 Atendimento do Bolsa Família 20 10 Média % de atendimento do Bolsa Família do município onde está a sede da

instituição <30% 0 MDS/ SENARC > ou = 90% 20 > ou = 75% e <90 15 > ou =60 e < 75% 5 Média do Índice de Vulnerabilidade Social IBGE no território 50 20 % das famílias beneficiárias elegíveis

para o Bolsa Família <60 % 0 IBGE

> ou = 40 10 40 – 30 5 30 – 20 3 > 0 < 20 1 Público Alvo 40 Comunidades tradicionais, rurais, acampados e assentados 20 10 Percentual de atendimento da população vulneráveis

ou assentadas Zero 0 Projeto

Sim 3,25

Presença de Diagnóstico Concluído

10 3,25

O projeto apresenta

diagnóstico? Não 0 Projeto

Apresenta 5,5 Apresenta Incompleto 2 Presença de Proposição de Intervenção / articulação 15 5,5 O projeto apresenta proposta de

intervenção? Não Apresenta 0 Projeto

Apresenta 3,25 Apresenta Incompleto 1 Presença de Proposição de resultados 10 3,25 O projeto apresenta proposição de

resultados? Não Apresenta 0 Projeto

Adequação e Qualidade do Diagnóstico De 1 a 5,5 Aspectos qualitativos Diagnóstico 15 5,5 Adequação/ Qualidade

do Diagnóstico Não Apresenta Diagnóstico 0 Projeto

Apresenta 3,5

Apresenta Incompleto 1

10 3,5

Objetivos e metas

claros? Não Apresenta 0 Projeto

Apresenta 3,5

Apresenta Incompleto 1

10 3,5

Objetivos e metas condizentes com a

metodologia proposta? Não Apresenta 0 Projeto

Apresenta 3,5 Apresenta Incompleto 1 10 3,5 Objetivos e metas condizentes com a realidade de

diagnóstico? Não Apresenta 0 Projeto

Sim envolve comunidade 1,5 Sim, envolve outras instituições 1 Sim, envolve membros do

CONSAD 1

Aspectos qualitativos da Proposição

10 3,5

Metodologia

participativa Não 0 Projeto

Sim 3,25 Projeto Técnico 35 Sustentabilidade 10 3,5 Capacitação prever efeito multiplicador na comunidade? Não 0 Projeto Sim 7,5

Foi aprovado pelo CONSEA Municipal /

CMAS/

CMDR/CONSAD? 30 7,5

Proposta passou pelo CONSEA Municipal/CMAS/CMD

R/CONSAD? Não 0 Projeto

Articulação do Projeto com a Política de SAN

do município 30 7,5

Nível de articulação com a política de SAN municipal Variável De 0 a 7,5 Projeto Articulação do Projeto com a Política de Assistência social do município 30 7,5 Nível de articulação com a política de SAN municipal Variável De 0 a 7,5 Projeto Sim 2,5 Projeto Política de SAN 25 Prever ações de Educação Alimentar e Nutricional 10 2,5 Previsão de ações de Educação Alimentar e

(7)

11.2.3. Seleção das Propostas

Em caso de empate entre projetos prevalecerá o projeto com maior

pontuação nos critérios de público alvo, políticas de SAN (Segurança Alimentar e Nutricional) e projeto técnico, sucessivamente.

11.3. Contratação

11.3.1 Os recursos para a execução dos projetos selecionados serão comprometidos através de convênios a serem elaborados entre o MDS/SESAN e os proponentes, que figurarão nos convênios com a denominação de Convenentes.

11.3.2 Os convênios serão regidos pela Instrução Normativa nº 01/97 da Secretaria do Tesouro Nacional e demais legislações pertinentes.

11.3.3 O não atendimento à convocação ou a não aceitação do instrumento de repasse de recursos, caracterizará a desistência da proponente, com respectivo arquivamento da proposta em caráter definitivo.

11.4. Acompanhamento e Avaliação

11.4.1 O acompanhamento técnico e financeiro dos projetos apoiados será feito de acordo com as disposições da Instrução Normativa da Secretaria do Tesouro Nacional Nº 01/97 podendo ser complementado com visitas de acompanhamento, reuniões técnicas ou outros mecanismos de avaliação, a critério da SESAN.

11.4.2 É garantido à SESAN/MDS, a seus representantes e a seus parceiros formalmente designados para tal fim, o direito de acompanhar o desenvolvimento dos projetos aprovados.

12. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

11.1 A seleção dos projetos será realizada por comissão de avaliação, composta por no mínimo 5 membros, designados em ato administrativo do Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional;

11.2 A comissão será composta por servidores do MDS e presidida por servidor efetivo estável;

12. DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1 Impugnação do Edital: as decisões proferidas pelo Comitê de Avaliação e ratificadas pela Secretaria nacional de Segurança Alimentar e Nutricional têm caráter terminativo.

(8)

12.2 Revogação ou Anulação do Edital: a qualquer tempo, o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito de indenização ou reclamação de qualquer natureza.

12.3 O Convenente, ainda que entidade privada, somente poderá contratar compras, serviços e alienações com recursos oriundos da SESAN/MDS, mediante processo de licitação pública, de acordo com o estabelecido na legislação federal pertinente. Para aquisição de bens e serviços comuns será obrigatório o emprego da modalidade pregão, nos termos da Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, e do regulamento previsto no Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005, sendo preferencial a utilização de sua forma eletrônica. (Decreto nº 5.504, de 05 de agosto de 2005).

12.4 A SESAN/MDS reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital.

12.5 O presente processo de seleção está regido pelos princípios da Lei 8.666 de 23/06/93 e suas alterações no que couber.

12.6 Será admitida a apresentação dos documentos em forma original, em cópia autenticada por cartório ou, ainda, na forma de publicação em imprensa oficial. 12.7 Não será admitida a agregação de documentos e substituições, acréscimos ou

modificações no conteúdo de projetos antes encaminhados, esgotado o prazo fixado para apresentação de propostas.

12.8 Serão desqualificadas as propostas que:

o forem encaminhadas depois do prazo fixado, sendo que, para efeito de

verificação do prazo, será considerada a data de postagem gravada pela Empresas de Serviços Postais, nos envelopes e no Aviso de Recebimento – AR ou nos documentos fornecidos pelas Empresas de Serviços Postais;

o não obedecerem rigorosamente aos termos e disposições deste Edital.

12.9 Os projetos e os documentos concernentes, nos casos de inelegibilidade e/ou inabilitação dos proponentes, desqualificação ou não seleção das propostas, serão colocados à disposição das instituições proponentes na Diretoria de Apoio A Projetos Especiais da SESAN, a partir de 17/10/2006. Os que não forem reclamados até 60 (sessenta) dias após a data de publicação dos resultados serão destruídos.

12.10 As disposições deste Edital, bem como o projeto da instituição proponente, farão, para todos os efeitos legais, parte integrante e complementar de cada instrumento jurídico assinado, independentemente de transcrição.

12.11 Os direitos sobre os produtos do projeto apoiado serão objeto de tratamento específico no Termo de Convênio ou instrumento de repasse de recursos, em conformidade com as disposições normativas do MDS.

12.12 As instituições parceiras que integrem a execução de proposta selecionada reportar-se-ão unicamente à instituição proponente, não adquirindo direitos ou recebendo recursos diretamente do MDS.

12.13 A SESAN, quando instada por manifestação da Comissão de seleção, poderá determinar a realização de ajustes técnicos e orçamentários nas propostas aprovadas, desde que não descaracterizem o objeto da seleção e sejam atendidos em data anterior e como condição à celebração do convênio ou instrumento congênere.

12.14 No caso de os recursos orçamentários remanescentes não serem suficientes para apoio integral da proposta classificada, será apoiada a proposta subseqüente, cujo valor seja igual ou inferior ao remanescente de recursos, até o esgotamento do mesmo ou da série de propostas.

(9)

12.15 Os termos deste Edital somente poderão ser impugnados mediante pedido formal protocolado no MDS, até cinco dias úteis anteriores a data final de remessa das propostas, impreterivelmente. Após essa data, qualquer questionamento não terá efeito impugnatório.

12.16 Dos atos da administração do MDS praticados no curso desta seleção pública de projetos, será admitida a interposição dos recursos previstos no art. 109, da Lei n. º 8.666, de 1993.

13. CONCEITOS

• Convênio – Instrumento, qualquer que discipline a transferência de recursos públicos e tenha como partícipe órgão de administração pública federal direta, autárquica ou fundacional, empresa pública ou sociedade de economia mista que estejam gerindo recursos dos orçamentos da União, visando à execução de programas de trabalho, projeto/atividade ou evento de interesse recíproco, em regime de mútua cooperação.

• Concedente – órgão da administração pública federal direta, autárquica ou fundacional, empresa pública ou sociedade de economia mista, responsável pela transferência dos recursos financeiros ou pela descentralização dos créditos orçamentários destinados à execução do objeto do convênio.

• Convenente – órgão da administração pública federal direta, autárquica ou fundacional, empresa pública ou sociedade de economia mista, de qualquer esfera de governo, ou organização particular com a qual a administração federal pactua a execução de programa, projeto/atividade ou evento mediante a celebração de convênio.

• Interveniente - órgão da administração pública federal direta, autárquica ou fundacional, empresa pública ou sociedade de economia mista, de qualquer esfera de governo, ou organização particular que participa do convênio para manifestar consentimento ou assumir obrigações em nome próprio.

• Executor – órgão da administração pública federal direta, autárquica ou fundacional, empresa pública ou sociedade de economia mista, de qualquer esfera de governo, ou organização particular sem fins lucrativos, responsável direta pela execução do objeto do convênio.

• Termo Aditivo – instrumento que tenha por objetivo a modificação de convênio já celebrado, formalizado durante sua vigência, vedada à alteração da natureza do objeto aprovado.

• Contrapartida – recursos financeiros e/ou não financeiros (bens ou serviços, desde que mensuráveis economicamente), aportados, pelo convenente, pelos executores e/ou intervenientes, ao projeto original.

• Unidades Produtivas de Beneficiamento de Alimentos – unidades de beneficiamento e de transformação de alimentos.

• Equipamentos Coletivos de Sistemas de Segurança Alimentar e Nutricional - unidades de beneficiamento e de transformação de alimentos para uso coletivo , bem como entrepostos (armazém, mercados e feiras públicas) onde se realiza a comercialização com gestão pública ou com auto-gestão por organizações comunitárias ou poder público e sociedade organizada.

• Sistemas Locais de Segurança Alimentar e Nutricional – conjunto de equipamentos públicos organizados e articulados no âmbito dos governos

(10)

locais , como instrumentos de políticas para a produção, beneficiamento, e consumo de alimentos.

14. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O resultado final será divulgado na página da SESAN/MDS

(http://www.mds.gov.br) e publicado no Diário Oficial da União.

Brasília, D.F., de agosto de 2006.

________________________________ Onaur Ruano

Secretário

Referências

Documentos relacionados

No Norte a falta de água em poços e nascentes tem dificultado o abeberamento dos animais, obrigando os agricultores e outras entidades (bombeiros e o poder

AEV = Agrupamento de Escolas de Vagos EPADRV = Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos.. b) Empenho e participação nas sessões; trabalhos

Reservatório de distribuição é o elemento do sistema de abastecimento de água destinado a regularizar as variações entre as vazões de adução e distribuição e condicionar as

Indica os recursos expressivos presentes nas seguintes frases, retiradas da obra “A noite de natal” de Sophia de Mello Breyner

I - convênio - acordo, ajuste ou qualquer outro instrumento que discipline a transferência de recursos financeiros de dotações consignadas nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade

aplicação e gestão dos recursos públicos aplicação e gestão dos recursos públicos por parte das entidades integrantes da administração pública direta e indireta

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

I - convênio - acordo, ajuste ou qualquer outro instrumento que discipline a transferência de recursos financeiros de dotações consignadas no orçamento municipal e que tenha