• Nenhum resultado encontrado

GABARITO COMENTADO QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÃO ENUNCIADO RESPOSTA CORRETA JUSTIFICATIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GABARITO COMENTADO QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÃO ENUNCIADO RESPOSTA CORRETA JUSTIFICATIVA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

NAC.CPG.06.02 – Prova Presencial Contextualizada EAD – 11 11 – V6

UNIVERSIDADE TIRADENTES

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA

NEAD - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

GABARITO COMENTADO

Curso: FITS - NOITE

Período:

Data da avaliação: 05/04/2013

Disciplina: Metodologia Científica

Docente: Prof. Auro de Jesus Rodrigues

QUESTÕES OBJETIVAS

QUESTÃO ENUNCIADO RESPOSTA

CORRETA

JUSTIFICATIVA

1ª A pesquisa científica pode ser definida como um conjunto de procedimentos sistemáticos, fundamentado no raciocínio lógico e com a utilização de métodos científicos, tendo por objetivo encontrar soluções para problemas propostos. Assim sendo, indique se as afirmações são VERDADEIRAS com “V” ou FALSAS com “F”:

( ) A pesquisa Bibliográfica é realizada a partir de fontes de “primeira mão”; utiliza materiais em “estado bruto”, ou melhor, fontes primárias, por exemplo:

E F) Pois, a pesquisa Bibliográfica é realizada através de fontes secundárias, assim o item é falso. V) A pesquisa de Campo ocorre em ambiente natural. F) Pois, a pesquisa Exploratória constitui-se numa pesquisa preliminar, cujo principal objetivo é buscar informações sobre determinado assunto ou descobrir um tema para estudo, assim o item é falso. V) A pesquisa Qualitativa objetiva estudar aspectos qualitativos do fenômeno. V) A Pesquisa-Ação os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo

(2)

NAC.CPG.06.02 – Prova Presencial Contextualizada EAD – 11 11 – V6 ofícios, cartas, folhetos, atas, relatórios, fotografias, testamentos, manuscritos, registros de nascimentos, gravações, leis, diários, registros de automóveis. ( )A pesquisa de Campo, quando é realizada a partir de

informações obtidas “em campo”, onde os fenômenos ocorrem em situação natural.

( ) A pesquisa Exploratória é um tipo de pesquisa mais complexa, pois procura o conhecimento mais profundo sobre o fenômeno estudado, e seus resultados fundamentam o conhecimento científico. O principal objetivo é identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos, procurando explicar a razão, o porquê das coisas, as causas.

( ) A pesquisa Qualitativa, quando não emprega ou não tem como objetivo principal abordar o problema, a partir de procedimentos estatísticos. É utilizada para investigar um determinado problema, em que os procedimentos estatísticos não podem alcançar ou não ser bem representativo, devido à complexidade do problema como: aspectos psicológicos, opiniões, comportamentos, atitudes dos indivíduos ou grupo.

( ) A Pesquisa-Ação, quando concebida e realizada em estreita associação com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo; supõe uma forma de ação planejada, de caráter social,

(3)

NAC.CPG.06.02 – Prova Presencial Contextualizada EAD – 11 11 – V6 educacional etc.

Marque o item com a sequência CORRETA: A) V – V – V – V – F.

B) F – V – V – V – F. C) F – V – F – V – F. D) V – F – V – F – V. E) F – V – F – V – V.

2ª Estudar hoje em dia tem-se tornado necessidade primordial para que a pessoa possa compreender as transformações do mundo. E para um melhor aproveitamento nos estudos é necessária a dedicação a leitura, pois esta possibilita o avança no processo de formação intelectual. Você aprendeu na disciplina de Metodologia Científica que pode realizar as leituras ou análises de texto por etapas e cada análise apresenta suas características. É correto afirma que a:

I. Análise Textual consiste na terceira leitura, onde você deve apresentar o problema, a metodologia e os argumentos utilizados pelo autor do texto, nessa análise você pode elaborar um esquema do texto, já que ela é a base para a elaboração de resumos (indicativo, informativo e crítico) que sintetizam as ideias do autor.

II. Análise Interpretativa, você estuda o texto com vista à interpretação. Procura julgar criticamente o texto, analisando originalidade, coerência dos conteúdos, lógica de raciocínio, levando em conta se o autor

A I. Na Análise Textual se adquire uma visão de conjunto do pensamento e do estilo do autor, é uma leitura “por alto”, “global”, assim o item está incorreto. II. A Análise Interpretativa, estuda o texto com vista à interpretação, procura julgar criticamente o texto. III. Não existe a Análise Crítica, pois esta é feita na Análise Interpretativa; também a resposta do item é para a Análise Textual, não Crítica, assim o item está incorreto. IV. Análise Temática, nesta busca apreender o pensamento do autor sem nele intervir, esse procedimento é facilitado fazendo uma série de perguntas, por exemplo: De que trata o texto? Como está problematizado?

(4)

NAC.CPG.06.02 – Prova Presencial Contextualizada EAD – 11 11 – V6 conseguiu atingir os objetivos pretendidos e foi eficaz nos argumentos e demonstrações em defesa da tese proposta.

III. Análise Crítica é um momento de você buscar uma visão de conjunto do pensamento e do estilo do autor, uma leitura “por alto”, “global”. Nessa leitura nada se sublinha, mas você deve assinalar nas margens, os pontos que exigem esclarecimentos para compreensão do texto, por exemplo: informações sobre o autor, sentido das palavras desconhecidas, fatos históricos, outros autores citados.

IV. Análise Temática, nesta você busca apreender o pensamento do autor sem nele intervir. Esse procedimento é facilitado fazendo uma série de perguntas, por exemplo: De que trata o texto? Como está problematizado? Que ideia defende? Qual a argumentação, o raciocínio do autor para demonstrar a tese?

A seqüência com as afirmativas CORRETAS é: A) II e IV, somente.

B) I, II e IV, somente. C) I e II, somente. D) III e IV, somente. E) I e III, somente.

(5)

NAC.CPG.06.02 – Prova Presencial Contextualizada EAD – 11 11 – V6 3ª

Analise as duas afirmativas abaixo:

(1ª) No estudo de texto é importante que você defina primeiramente a unidade de leitura (a unidade de leitura pode ser uma obra, um capítulo ou qualquer outra subdivisão que apresente uma unidade de sentido), depois realize a primeira leitura do texto, depois a segunda leitura sublinhando o texto (sublinhar é a técnica utilizada para destacar as ideias importantes de um texto), após o sublinhar é importante esquematizar o texto (pode-se dizer que o esquema constitui num “esqueleto” do texto, apresentando uma hierarquia de ideias).

LOGO APÓS

(2ª) É importante que você elabore o resumo (já que resumir consiste na apresentação concisa e seletiva do texto estudado); e, finalizando fazer o fichamento (visto que, na finalização do estudo de um texto, é necessário que se faça a documentação das informações que podem ser feitas através do fichamento; o fichamento consiste na transcrição de informações em fichas). Assim, seguindo essas etapas você pode obter economia e eficiência no estudo de texto.

Em relação as duas afirmativas, conclui-se que:

A) Metodologicamente as duas afirmativas não se complementam sequencialmente no estudo de texto.

C No estudo de texto é importante que você defina primeiramente a unidade de leitura, depois realize a primeira leitura do texto, depois a segunda leitura sublinhando o texto, após o sublinhar é importante esquematizar o texto. Logo após, é importante elaborar o resumo; e, finalizando fazer o fichamento. Seguindo essas etapas você pode obter economia e eficiência no estudo de texto. Assim sendo, as duas afirmativas são verdadeiras e se complementam sequencialmente.

(6)

NAC.CPG.06.02 – Prova Presencial Contextualizada EAD – 11 11 – V6 B) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é

falsa.

C) As duas afirmativas são verdadeiras e se complementam sequencialmente.

D) A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.

E) As duas afirmativas são falsas.

4ª O resumo de texto é uma técnica bastante utilizada na universidade, pois contribui para análise e sistematização do texto, além de possibilitar a melhoria na escrita, fixação de conteúdo e aquisição e produção de conhecimento. É importante destacar que a elaboração de resumo pode ser realizada no estudo de diversos tipos de textos, por exemplo: livro, jornal, revista, artigo. Assim sendo, marque a resposta INCORRETA, em relação aos tipos de resumos:

A) O resumo Crítico, neste você deve apresentar as mesmas informações do resumo Informativo e permite suas opiniões e comentários no resumo sobre o texto estudado; você pode elaborar um resumo Crítico da obra: Dom Casmurro, de Machado de Assis.

B) No resumo Indicativo, você segue as mesmas informações do resumo Crítico, deve realizar a interpretação crítica do texto, apresentando a tese,

B No resumo Indicativo, descreve as principais partes do texto; utiliza frases curtas, sendo necessário voltar à leitura do texto original, já que é uma pequena apresentação condensada do texto, com suas principais ideias, assim a resposta no item está incorreta. Assim, o item está incorreto.

(7)

NAC.CPG.06.02 – Prova Presencial Contextualizada EAD – 11 11 – V6 argumentações e demonstrações do autor do texto; você pode elaborar um resumo Indicativo da obra: Laços de Família, de Clarice Lispecto.

C) No resumo Informativo, é o momento de você apresentar as ideias principais do texto; expondo finalidade, problema, metodologia, argumentos, demonstrações, resultados e conclusões; você pode elaborar um resumo Informativo da obra: Anarquistas, Graças a Deus, de Zélia Gattai.

D) Na Resenha, você deve seguir as mesmas informações do resumo Crítico, todavia, deve ser colocada na introdução da resenha a biografia do autor da obra; o texto não deve ser elaborado em parágrafo único, mas com recuos de parágrafos; você pode elaborar uma Resenha da obra: Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

E) O resumo Descritivo, você descreve as principais partes do texto; utiliza frases curtas, sendo necessário voltar à leitura do texto original, já que é uma pequena apresentação condensada do texto, com suas principais ideias; você pode elaborar um resumo Descritivo da obra: Iracema, de José de Alencar. 5ª Você pôde compreender que os trabalhos

acadêmico-científicos fazem parte da formação técnica e/ou científica do aluno. São através deles que conduzirá a formação crítica, reflexiva e competente. Eles devem ser elaborados de acordo com as normas, estruturas, características, técnicas, redação e métodos Assim

D Nos trabalhos acadêmico-científicos o tema não pode ficar aberto ou vago. Deve ser escolhido um aspecto do tema para ser trabalhado. Assim sendo, na sua delimitação é necessário definir a extensão, profundidade e tipo de enfoque (biológico, pedagógico, estatístico etc.). Também, deve delimitá-lo no tempo e

(8)

NAC.CPG.06.02 – Prova Presencial Contextualizada EAD – 11 11 – V6 sendo, marque a resposta INCORRETA em relação aos trabalhos acadêmico-científicos:

A) O Artigo Científico constitui-se num trabalho escrito que trata sobre um determinado assunto e que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas e resultados de trabalhos nas diversas áreas do conhecimento científico. O artigo científico tem como principal finalidade a difusão de informações sobre pesquisas realizadas.

B) O Relatório pode ser definido como um documento formal que expõe, de forma lógica e sistemática, informações sobre um determinado assunto, devendo apresentar conclusões e/ou recomendações. O principal objetivo é descrever sobre experiências vivenciadas durante um período determinado de aprendizagem.

C) A Monografia é um estudo pormenorizado de um único assunto, mantendo-se assim o sentido etimológico do termo: monos (um só) e graphein (escrever): estudo por escrito de um único tema específico. É um tipo de estudo que contribui para o desenvolvimento da Ciência.

D) Nos trabalhos acadêmico-científicos o tema de pesquisa deve ficar aberto ou vago. Deve ser escolhido um aspecto do tema para ser trabalhado. Assim sendo, na sua delimitação é necessário definir a extensão, profundidade e tipo de enfoque. Exemplo de Tema Delimitado: “Meio Ambiente”.

no espaço. Exemplo:

Tema: Professores estrangeiros na universidade.

Delimitação do tema: A influência de professores estrangeiros na formação da universidade brasileira, entre 1930 e 1970.

(9)

NAC.CPG.06.02 – Prova Presencial Contextualizada EAD – 11 11 – V6 E) A redação dos trabalhos acadêmico-científicos deve

estar na terceira pessoa, evitando-se referências pessoais, como: “o meu trabalho”, “minha monografia” etc.. Utiliza-se, preferencialmente, as formas: “a presente pesquisa”, “o presente trabalho”, “a presente monografia” etc.. Também, verbos que tendem à impessoalidade.

QUESTÕES SUBJETIVAS

QUESTÃO ENUNCIADO JUSTIFICATIVA

Um estudante universitário, nos dias de hoje, deve possuir algumas competências e habilidades que antes não eram cobradas àqueles que ingressavam no ensino superior. Foi esse um dos problemas enfrentados por João, que ao passar no vestibular, retornou aos bancos escolares, depois de alguns anos afastado. Além da dificuldade de acompanhar o ritmo das aulas e manter em dia os assuntos e trabalhos solicitados pelos professores, João também tinha outro problema, que se torna cada vez mais comum: a pouca disponibilidade de tempo para conciliar os estudos, o lazer, a família e o

A dissertação deverá apresentar clareza, concisão, coerência, objetividade e norteada pelos conteúdos Importância e Finalidade da disciplina de Metodologia Científica (capacitar o aluno para a organização de seus estudos; elaboração de trabalhos acadêmico-científicos; produção de conhecimentos; desenvolver o espírito científico, crítico, ético, analítico e sistemático; trabalho em equipe e apresentação de seminário) e a Organização dos Estudos (ter clareza e consciência do objetivo que pretende alcançar; entender que a aprendizagem requer: constância, paciência e perseverança; organizar horário para estudo, lazer, família, trabalho etc.; utilizar a Metodologia Científica para a vida universitária; dedicação ao curso que está

(10)

NAC.CPG.06.02 – Prova Presencial Contextualizada EAD – 11 11 – V6 trabalho. Ele está com muita dificuldade em seus estudos necessitando de orientações metodológicas, principalmente em relação a organização de seus estudos.

Diante desta situação problema apresente orientações e procedimentos metodológicos para que João possa organizar seus estudos, sem comprometer a qualidade de sua formação acadêmica, conciliando os estudos, o lazer, a família e o trabalho?

fazendo).

É verdade, você sabia? A pesquisa científica é de fundamental importância para humanidade, pois ela tem por objetivo buscar conhecer e explicar os fenômenos nas mais diferentes formas. Através da pesquisa científica surgem diversas descobertas para a humanidade (biotecnologia, aeroespaciais, comunicações, robótica etc.). Assim sendo, considerando os conteúdos estudados na disciplina de Metodologia Científica e os debates nos fóruns, disserte: “A pesquisa científica e suas contribuições para a humanidade.”

A dissertação deverá apresentar clareza, concisão, coerência, objetividade e os conteúdos relacionados a pesquisa científica; deverá ser norteada sobre o que é pesquisa científica? Sua classificação e contribuições para a humanidade. Destacando que a pesquisa científica é uma atividade de fundamental importância para o ser humano, já que tem por objetivo a solução de problemas de forma racional, analítica, sistemática e metodológica. Ela pode ser classificada (apresentar algumas classificações). Através da pesquisa científica ocorreram diversas descobertas para a humanidade, por exemplo, medicamentos, transgênicos, telefone, eletricidade, aviação, robótica, microondas, energia nuclear, satélite, TV.

Referências

Documentos relacionados

Considerando a im- portante função que as células NK desempenham no organismo ao combater células neoplásicas, o obje- tivo deste artigo de revisão é elucidar o papel das células

Portanto, considerando as relações dos imigrantes italianos e seus descendentes com o ambiente da Microrregião Oeste do Vale do Taquari, as quais foram

Essa empatia tende a ficar mais forte quando se personaliza a marca seja pelo uso do testemunhal (como nos atributos da Marca Rio ou estimulando, com a

a) A política de investimento do Fundo encontra-se vocacionada para o investimento em Hedge Funds e fundos de Hedge Funds, geridos por outras entidades

Deste modo, sistemas baseados em FPGA são cada vez mais economica- mente viáveis para mais aplicações, pois estes sistemas integram actualmente além de tradicional lógica

1 Cadeias produtivas referem-se ao conjunto de atividades executadas desde a produção ou extração de m atérias- prim as até a entrega dos produtos acabados aos consum

Para que o adiantamento seja pago, a entidade proponente tem de constituir uma garantia igual ao montante do adiantamento a favor do Estado-Membro, em

SPRING CLOUD CONFIG SERVER server.port = 8888 spring.application.name = configServer spring.cloud.config.server.git.uri =