• Nenhum resultado encontrado

NOVA VERSÃO DO MÓDULO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS LICON MANUAL COMPLEMENTAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOVA VERSÃO DO MÓDULO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS LICON MANUAL COMPLEMENTAR"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

NOVA VERSÃO DO

DE LICITAÇÕES E

CONTRATOS

MANUAL COMPLEMENTAR

NOVA VERSÃO DO MÓDULO

DE LICITAÇÕES E

CONTRATOS – LICON

MANUAL COMPLEMENTAR

Abril de 2016

MÓDULO

DE LICITAÇÕES E

LICON

MANUAL COMPLEMENTAR

(2)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ... 3

ALTERAÇÕES REALIZADAS ... 4

MENU “COMISSÕES DE LICITAÇÃO” ... 4

‘LISTAR PORTARIAS’ ... 4

‘CADASTRAR PORTARIAS’ ... 4

‘MAPA DE PORTARIA’ ... 4

MENU “PROCESSO LICITATÓRIO”... 4

‘MAPA PROCESSUAL’ ... 4

‘CADASTRAR PROCESSO’ ... 4

Aba ‘Instauração’ ... 4

Aba ‘Edital’ ... 6

Aba ‘Licitantes’ / ‘Licit. Vencedores.’ ... 10

Aba ‘Habilitação’ ... 11 Aba ‘Julgamento’... 11 Aba ‘Adjudic./Homolog.’ ... 12 MENU “CONTRATOS” ... 19 ‘MAPA DE CONTRATO’ ... 19 ‘CADASTRAR CONTRATO’ ... 19 ‘CADASTRAR ADITIVO’ ... 23

MENU “REENVIO E DESBLOQUEIO” ... 24

(3)

INTRODUÇÃO

Este material busca complementar o manual, já disponível, para orientar o cadastramento de Portarias de Comissão de Licitação, Processos Licitatórios e Contratos, no sistema de Licitações e Contratos - LICON e tem como foco apresentar as principais alterações realizadas no sistema.

As alterações realizadas objetivam adequação às inovações da legislação brasileira acerca das contratações públicas, possibilitar o cadastramento dos processos de forma mais eficiente, além de atender demandas dos próprios usuários do sistema.

Este manual, assim como o material já disponibilizado para o ensino a distância, visa tão somente dirimir dúvidas pontuais quanto à alimentação do LICON, que porventura, ocorram em consequência das alterações realizadas.

(4)

ALTERAÇÕES REALIZADAS

MENU “COMISSÕES DE LICITAÇÃO”

‘Listar Portarias’

• As informações apresentadas na coluna ‘Objetivo’ passam a ser sempre as informadas na portaria Principal e não mais as da última portaria cadastrada (caso de portaria Associada);

‘Cadastrar Portarias’

• Correção de mensagem;

• Melhoria possibilitando o cadastramento de portarias de forma mais ágil; • Melhoria na formatação das telas.

‘Mapa de Portaria’

• Informações mais claras possibilitando distinguir as portarias Principais das Associadas, bem como verificar a relação das Associadas com as suas Principais.

MENU “PROCESSO LICITATÓRIO”

‘Mapa Processual’

• Além da informação da ‘Descrição do Objeto’ trazida da aba de ‘Instauração’, foi acrescentada a informação do ‘Objeto Conforme Edital’, trazida da aba ‘Edital’. ‘Cadastrar Processo’

• Melhoria/correção de algumas mensagens em diferentes fases do processo.

Aba ‘Instauração’

• No campo ‘Modalidade* / Número* / Ano*’, foram incluídas 3 (três) novas opções para seleção: Regime Diferenciado de Contratação (RDC), BID – Contratação Internacional e BIRD – Contratação Internacional.

(5)

Figura 1 – Tela para Instauração do processo com inclusão das modalidades RDC, BID e BIRD.

• Caso seja selecionada a opção BID ou BIRD, foram adicionados 3 (três) novos campos nesta aba: ‘Valor Total do Contrato’, ‘Objeto Conforme Edital’ e ‘Arquivo PDF do Edital mais Anexos’. Esses campos são de preenchimento obrigatório.

Figura 2 – Campos acrescentados na aba ‘Instauração’ para as modalidades BID ou BIRD.

• Nesta mesma aba foi incluído o campo ‘Lei Complementar 147/2014’, a fim de permitir o cadastramento, de forma mais apropriada, dos processos que observam o tratamento diferenciado para as microempresas e empresas de pequeno porte. Este campo, assim como o campo ‘Sistema de Registro de Preço’, vem por padrão preenchido com a opção ‘Não’.

(6)

Figura 3 – Tela da aba ‘Instauração’ com inclusão do campo ‘Lei Complementar 147/2014’.

• A partir desta versão, quando a ‘Natureza do Objeto’ selecionada for ‘Outros Serviços’, o campo ‘Tipo de Intervenção’ será exibido, mas apenas a opção ‘Outro’ será habilitada e deverá ser preenchido com o tipo do serviço/intervenção licitado.

Figura 4 – Campo ‘Tipo de Intervenção’ habilitado para preenchimento.

Aba ‘Edital’

• No caso de processo da modalidade Regime Diferenciado de Contratação – RDC, além das opções já existentes, foi incluída no campo ‘Regime de Execução’ a opção ‘Contratação Integrada’. O campo ‘Inversão de Fases do Processo’ vem com a opção padrão marcada ‘Sim’, sendo admitida sua alteração.

(7)

Figura 5 – Tela da aba ‘Edital’ para processo RDC com inclusão da opção ‘Contratação Integrada’ como ‘Regime de Execução’ e o campo ‘Inversão de

Fases do Processo’ com seleção padrão ‘Sim’.

• Observe que no momento de definir o ‘Orçamento Estimativo’, de um processo cuja ‘Natureza do Objeto’ seja: ‘Obras’, ‘Serviços’ de Engenharia’ ou ‘Outros Serviços’, o nome do campo ‘Objeto Geral da Licitação / Endereço da Obra ou Serviço de Engenharia’ foi alterado para ‘Objeto Conforme Edital / Endereço da Obra ou Serviço de Engenharia’. Para as demais naturezas do objeto, este campo passou a ser simplesmente ‘Objeto Conforme Edital’. Nele, deve ser informado o objeto do processo, tal qual consta no Edital da licitação, Termo de Dispensa ou Termo de Inexigibilidade, sendo seu preenchimento obrigatório.

Figura 6 – Tela para definição do orçamento estimativo para processo de natureza ‘Obras’ ou ‘Serviços de Engenharia’

(8)

Figura 7 – Tela para definição do orçamento estimativo para processo de outras naturezas do objeto.

• A grade disponível para cadastramento dos ‘Níveis’ em um processo cuja natureza seja ‘Obras’, Serviços de Engenharia’ ou ‘Outros Serviços’, também foi alterada. Nesta grade foi adicionada uma coluna com título ‘Ação’. A partir desta versão, após a informação do código e descrição de cada ‘Nível’, será necessário clicar na função ‘Salvar’ para que a informação seja salva e, a partir daí, seja possível informar outro agrupamento, clicando no botão ‘Incluir’. Prossiga dessa maneira até finalizar o preenchimento dessa grade. Esta funcionalidade pretende evitar que se percam informações já cadastradas. Caso deseje excluir algum nível informado basta clicar na figura da lixeira.

Figura 8 – Tela para inclusão das informações dos ‘Níveis’ do orçamento.

• O campo BDI, que nas versões anteriores encontrava-se nas grades de ‘Lote’ ou de ‘Objeto’, foi removido e incluído na grade de ‘Item’. Assim, a partir desta versão, será possível informar o BDI de cada item orçado.

Da mesma maneira que já ocorria, este campo possui preenchimento obrigatório para processos cuja ‘Natureza do Objeto’ seja ‘Obras’ ou ‘Serviços de Engenharia’, e preenchimento opcional para processos cuja natureza seja ‘Outros Serviços’.

(9)

Figura 10 – Tela para inclusão dos dados do objeto, sem campo BDI.

Figura 11 – Tela para inclusão dos dados do Item com inclusão do campo BDI.

• Caso tenha optado por informar o ‘Orçamento Estimativo’ através da importação de planilha eletrônica, observe que está disponível uma nova planilha específica para ‘Obras’ e ‘Serviços’ de Engenharia’, denominada ‘Orçamento – Adjudicação – Engenharia’. Essa nova planilha possui apenas duas abas (‘Dados da Licitação’ e ‘Orçamento’) e o campo que antes recebia o nome ‘Nível’ passa a ser ‘Etapa’. Assim, caso o processo seja de ‘Obras’ ou Serviços de Engenharia’ não deve ser utilizada a planilha que vinha sendo adotada (Orçamento – Adjudicação – Por Lotes). A nova planilha encontra-se no mesmo ambiente das demais e para sua importação deve-se realizar o mesmo procedimento.

• As demais planilhas permanecem, embora também tenham sofrido alteração com a transferência do campo BDI da grade de ‘Lotes’/’Objeto’ para grade de ‘Itens’.

(10)

Aba ‘Licitantes’ / ‘Licit. Vencedores.’

• Para processos com recursos do ‘BID’ ou do ‘BIRD’ a aba ‘Licitantes’ passa a ter o nome ‘Licit. Vencedores’. Para estes processos, diferente dos demais, deverão ser cadastrados apenas os licitantes vencedores e não todos os participantes.

• Os processos BID e BIRD possuem apenas duas abas: ‘Instauração’ e ‘Licit. Vencedores’. Observe que, depois de formalizada a aba de Licitantes Vencedores, o sistema não disponibiliza outra aba para cadastramento e o ‘Estágio Atual do Processo’ passa a ser ‘Processo Adjudicado / Homologado / Ratificado’ e a ‘Situação Atual do Processo’ passa a ser ‘Concluído’.

Figura 12 – Tela Licitantes Vencedores (BID e BIRD) após ‘Formalizar Dados ao TCE’.

• O processo da modalidade Regime Diferenciado de Contratação – RDC, tem o comportamento igual aos demais, ou seja, possui 6 (seis) abas: ‘Instauração’, ‘Edital’, ‘Licitantes’, Habilitação’, ‘Julgamento’ e ‘Adjudic./Homolog.’.

• Foi acrescentado o campo ‘Quantidade de licitantes participantes’ na aba ‘Licitantes’ e ‘Licit. Vencedores’. Este campo deverá informar o número total de licitantes que participaram do processo e estar de acordo com as informações da Ata de Habilitação. Seu preenchimento é obrigatório. Após Informar o número de participantes, os licitantes e clicar em ‘Salvar’, mensagem de alerta será enviada.

(11)

Figura 13 – Tela da aba ‘Licitantes’ com inclusão do campo ‘Quantidade de licitantes participantes’.

Figura 14 – Mensagem de alerta enviada após cadastramento da aba ‘Licitantes’ ou ‘Licit. Vencedores’ e clicar em ‘Salvar’.

Aba ‘Habilitação’

• Após informação dos licitantes habilitados e clicar em ‘Salvar’, foi incluída mensagem alertando para que as informações inseridas estejam de acordo com a Ata de Habilitação.

Figura 15 – Mensagem de alerta enviada após cadastramento da aba ‘Habilitação’ e clicar em ‘Salvar’.

Aba ‘Julgamento’

• Para processos de ‘Dispensa’ e de ‘Inexigibilidade’ foi substituído o nome do campo ‘Data de Publicação/Divulgação do Julgamento’ para “Data da Ratificação”. • Após cadastrado os dados do ‘Julgamento’ informando quais licitantes apresentaram propostas válidas para cada Objeto, Lote ou Item e clicar em ‘Salvar’, o sistema apresenta mensagem alertando para que as informações inseridas estejam de acordo com a Ata de Julgamento.

(12)

Figura 16 – Mensagem de alerta enviada após cadastramento da aba ‘Julgamento’ e clicar em ‘Salvar’.

Aba ‘Adjudic./Homolog.’

• Assim como ocorreu na aba ‘Edital’ o campo BDI foi retirado da grade de Lote/Objeto e incluído na grade de Itens em processos cuja característica seja ‘Por Lotes’, ‘Por Lotes com Percentual de Desconto Proposto’, ‘Integral com Itens’, ‘Integral com Itens com Percentual de Desconto Proposto’.

Figura 17 – Formulário para cadastramento do licitante adjudicado, quantidade e valor do ‘Lote’ de um processo com característica ‘Por Lotes’,

(13)

Figura 18 – Formulário para cadastramento dos dados do ‘Item’ adjudicado, de um processo de característica ‘Por Lotes’, com inclusão do campo BDI.

• A partir desta versão, caso tenha selecionado na aba ‘Edital a opção ‘Sim’ para o campo ‘Lei Complementar 147/2014’, será possível cadastrar mais de um licitante vencedor para o mesmo Item. Para isso, prossiga conforme orientação a seguir: Na grade ‘Licitantes Adjudicados’, clique em ‘Definir’ e na tela seguinte selecione o item que deseja informar e clique no botão ‘Atualizar’.

Figura 19 – Tela ‘Licitantes Adjudicados’ para seleção do item que deseja informar.

(14)

No formulário de edição, selecione um ‘Licitante’ vencedor e informe a ‘Quantidade’ e o ‘Preço Unitário’ / ’Preço Total’ e clique em ‘Confirmar’.

Figura 20 – Formulário disponibilizado para informação do ‘Licitante’, ‘Quantidade’ e preços unitário e total da proposta vencedora.

Figura 21 – Formulário de edição com dados cadastrados, pronto para ‘Confirmar’ as informações inseridas.

(15)

Observe que o sistema apresentará tela com as informações do primeiro licitante e preço adjudicado para o item selecionado. Prossiga selecionando novamente o mesmo item e dessa vez clicando no botão ‘Incluir’.

Figura 22 – Formulário de edição com primeiros dados incluídos, pronto para cadastrar o segundo licitante vencedor.

Informe os dados do segundo licitante e preço e, novamente, clique em ‘Confirmar’.

Figura 23 – Formulário de edição com dados da segunda proposta vencedora incluídos, pronto para ‘Confirmar’ as informações inseridas.

Veja que o sistema apresenta tela de exibição da aba Adjudicação/Homologação já com dois licitantes cadastrados para o primeiro item, em atendimento a previsão da ‘Lei Complementar 147/2014’. Prossiga da mesma maneira para cadastrar os demais itens.

(16)

Figura 24 – Tela da aba Adjudicação/Homologação com informação de mais de um licitante, com respectivos valores, para o mesmo item.

Figura 25 – Tela da aba Adjudicação/Homologação com informações de todos os itens duplicados, com seus licitantes vencedores e respectivos valores,

(17)

Observe que após confirmar a operação, o sistema apresenta tela demonstrando todos os ‘Licitantes Adjudicados’. Salve, confira e posteriormente clique em ‘Formalizar Dados ao TCE.’

Figura 26 – Tela da aba Adjudicação/Homologação com informações cadastradas dos itens por ‘Licitantes’, pronta para ‘Salvar’

Figura 27 – Tela da aba Adjudicação/Homologação com informações cadastradas dos itens por ‘Licitantes’, pronta para ‘Formalizar Dados ao

(18)

O sistema exibirá um recibo com um ‘Código do Recebimento’ ao final.

Figura 28 – Comprovante da formalização dos dados da aba ‘Adjudic./Homolog.’ junto ao TCE-PE

A partir desta versão, as informações incluídas no campo ‘Justificativa para Alteração dos Vencedores da Etapa Julgamento’, serão exibidas após incluídas e salvas.

Figura 29 – Tela para cadastramento dos licitantes Adjudicados/Homologados com campo disponível para inclusão de justificativa, para o caso de ocorrer

(19)

Figura 30 – Tela com justificativa incluída disponível para visualização.

MENU “CONTRATOS”

‘Mapa de Contrato’

• Alteração no layout e inclusão da informação do CPF/CNPJ do contratado.

• Apresentam as informações atualizadas em decorrência de cadastramento de Termos Aditivos’ que alteram o ‘Período de Vigência’, o ‘Valor do Contrato’, o ‘CPF/CNPJ’ e o ‘Nome/Razão Social’ do contratado. Mais adiante tornaremos a falar no assunto.

‘Cadastrar Contrato’

• A partir desta versão foram incluídas, na grade ‘Dados Básicos’, 03 (três) novas opções no campo ‘Modalidade / Nº / Ano’ do processo: Regime Diferenciado de Contratação (RDC), BID – Contratação Internacional e BIRD – Contratação Internacional, permitindo, portanto, cadastrar contratos originados desses processos.

(20)

Figura 31 – Tela ‘Dados Básicos’ com opções RDC, BID e BIRD disponíveis para seleção.

• Da mesma maneira dos demais, caso seja selecionada uma dessas opções (RDC, BID ou BIRD), o sistema trará os dados já incluídos anteriormente, durante o cadastramento do processo. Entretanto, se a opção selecionada for BID ou BIRD, como o orçamento estimativo não foi informado anteriormente, o sistema não terá como importá-lo e os ’Dados do Objeto’ necessitam ser cadastrados nesse momento, assim como, o ‘Modo de Fornecimento’ ou ‘Regime de Execução’ e a Dotação Orçamentária’. Os demais campos seguem a mesma regra que já existia. • Observe que foram acrescentados 04 (quatro) novos campos na grade de

cadastramento dos ‘Dados Básicos’ do contrato: ‘Adesão a Ata de Registro de Preço?’ ‘Órgão / UJ’, Processo Licitatório (modalidade, número e ano)’ e ‘Número/Ano do Registro de Preços’.

Figura 32 – Tela apresentando os campos inseridos na grade ‘Dados Básicos’ do contrato, a fim de possibilitar o cadastramento de contrato com Adesão a

(21)

• Caso seja selecionada a opção ‘Processo Administrativo /Ano’, o sistema habilita o campo ‘Adesão a Ata de Registro de Preço?’ Este campo vem por padrão preenchido com a opção ‘Não’.

• No caso de seleção da opção ‘Sim’ para ‘Adesão a Ata de Registro de Preço?’, o sistema habilitará os demais campos para que sejam informados o órgão/UJ, o número e ano do processo, o número e ano da modalidade e o número e ano do Sistema de Registro de Preços.

Figura 33 – Formulário para cadastramento dos ‘Dados Básicos’ do contrato, com preenchimento dos campos habilitados para o caso de ‘Adesão a Ata de

Registro de Preços.’

• Conforme já mencionado dentre as altereações da aba ‘Edital’, o campo BDI foi removido da grade de ‘Objeto’/’Lotes’ e incluído na grade de ‘Itens, consequentemente, no momento de ‘Detalhar Objeto’ do contrato ocorreram as mesmas alterações, ou seja, a partir desta versão será possível informar o BDI de cada item contratado. E, da mesma maneira que já ocorria, este campo possui preenchimento obrigatório para processos cuja ‘Natureza do Objeto’ seja ‘Obras’ ou ‘Serviços de Engenharia’, e preenchimento opcional para processos cuja natureza seja ‘Outros Serviços’.

Figura 34 – Formulário para detalhamento dos dados do lote sem o campo BDI.

(22)

Figura 35 – Formulário para detalhamento dos dados do objeto sem o campo BDI.

Figura 36 - Formulário para detalhamento dos dados do ‘Item do Lote’ com inclusão do campo BDI.

Figura 37 - Formulário para detalhamento dos dados do ‘Item do Objeto’ com inclusão do campo BDI.

(23)

‘Cadastrar Aditivo’

• Foram incluídos 02 (dois) novos tipos de Termos Aditivos em relação às opções existentes no sistema: ‘Alteração de Gestor do Contrato’ e ‘ Modificação do Nome e/ou do CNPJ da Empresa Contratada’.

Figura 38 - Formulário para seleção do ‘Tipo de Termo Aditivo’ com inclusão de dois tipos novos

• O ‘Tipo de Termo Aditivo’ ‘Alteração de Gestor do Contrato’, não habilita novos campos para cadastramento, mas apenas os comuns a todos. Entretanto, caso seja selecionado o tipo ’Modificação do Nome e/ou CNPJ da Empresa Contratado’, o sistema disponibiliza novos campos para inclusão das alterações: ‘Nome/Razão Social do Termo Aditivo’ e ‘CPF/CNPJ do Termo Aditivo’.

Figura 39 – Novos campos habilitados para inclusão dos dados alterados do contratado

Preencha todos os campos habilitados: ‘Justificativa do Termo Aditivo’, o novo ‘Nome/Razão Social’, o novo ‘CPF/CNPJ’, a data inicial do ‘Período de Vigência do Termo Aditivo’ a ‘Data de Publicação do Termo Aditivo’ e a ‘Data de Assinatura do Termo Aditivo’.

(24)

Salve, formalize e observe que serão apresentados os dados originais do contratado e os dados alterados através do Termo Aditivo:

Figura 40 – Tela constando os dados originais do contratado e os dados alterados através do Termo Aditivo.

Da mesma maneira, a ‘Versão Consolidada’ apresentará os dados do contratado cadastrado originalmente no contrato e a nova Razão Social e/ou CNPJ alteradas através do Termo Aditivo.

• Os contratos que forem aditados com alteração da Razão Social e/ou do CNPJ do contratado apresentarão as informações originais e as alteradas no novo ‘Mapa de Contrato’.

Figura 41 – Tela constando os dados originais do contratado e os dados alterados através do Termo Aditivo.

MENU “REENVIO E DESBLOQUEIO”

‘Reenviar ou Desbloquear Movimentos’

• A partir da nova versão, caso deseje realizar o ‘Reenvio de Movimento’ selecionando a opção ‘Contrato’, o sistema disponibilizará uma outra grade com o objetivo de permitir a realização dessa operação para mais de um documento ao mesmo tempo.

(25)

Figura 42 – Tela para realização do ‘Reenvio de Movimento’ de um contrato com inclusão do botão ‘Inserir’ e de uma nova grade para armazenamento dos

documentos que serão selecionados para realização da operação.

Para realizar essa operação, basta que preencha todos os campos habilitados e selecione os contratos e/ou termos aditivos, um por vez, que deseja fazer o ‘Reenvio de Movimento’ e clique no botão ‘Inserir’. O sitema armazenará um a um na nova grade, até a finalização da operação.

Figura 43 – Nova grade já com o armazenamento do primeiro documento selecionado para realização do ‘Reenvio de Movimento’.

Após inclusão do primeiro documento, retorne a grade anterior e informe novamente apenas os campos ‘Numero/Ano’; ‘Estágio/Dados do Envio’ e ‘Termo Aditivo’, se for o caso, clicando outra vez no botão ‘Inserir’. Outro documento será

(26)

incluído na nova grade. Proceda da mesma maneira para todos os documentos que desejar realizar esta operação. Conclua selecionando o botão ‘Enviar’. Um recibo será emitido confirmando a operação, com um número de protocolo para cada documento.

Figura 44 – Tela para realização do ‘Reenvio de Movimento’ de um ‘Contrato’ com inclusão de mais de um documento, pronta para envio e conclusão da

operação.

Caso deseje excluir um dos documentos selecionados, basta selecionar a figura da letra ‘X’, em vermelho, localizada no canto esquerdo da grade, que possui a função de excluir.

• Observe que realizando o ‘Reenvio de Movimento’ de um contrato, não mais existirá a opção ‘Execução Financeira’, anteriormente disponível no campo ‘Estágio/Dados do Envio’. Esta aba já encontrava-se inabilitada para edição e deixou de existir dentro do Menu ‘Contratos’, nessa nova versão.

Referências

Documentos relacionados

LTDA BECKER GRAD.. LTDA

Os limites de modalidade de ativos financeiros previstos no Capítulo III deste Prospecto não são aplicáveis aos investimentos realizados com recursos que não

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Algumas propostas de políticas foram influenciadas pelo fundamento político e pela ação do PVNC, tais como: o Programa Universidade para Todos – PROUNI e o Programa de Apoio

O sistema reprodutivo sexual da cultivar Misty foi caracterizado por meio dos seguintes testes de polinização: 1) Polinização livre: foram utilizadas 50 flores em cinco indivíduos

Os estudos de resiliência parecem confirmar que as pessoas resistentes têm um forte senso de compromisso, um forte senso de controle sobre os eventos e que elas estão mais abertas

To nije naučio nitko od tvojih predaka.” Paul otvori oči i reče: “Ovo me je razljutilo i ja sam joj rekao da moj otac vlada cijelim planetom, na što je ona odgovorila:‘On

Nossa análise se destina a investigar como a negação presente nos discursos dos pro- fessores entrevistados, representa valores acerca de seu interesse seja em estudar a língua