• Nenhum resultado encontrado

AUXO. Herbicida de pós-emergência para o controlo de infestantes gramíneas e dicotiledóneas anuais na cultura do milho e milho para pipocas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AUXO. Herbicida de pós-emergência para o controlo de infestantes gramíneas e dicotiledóneas anuais na cultura do milho e milho para pipocas."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Projecto de Rótulo Ed. 20318

AUXO

5 Litros

Herbicida de pós-emergência para o controlo de infestantes gramíneas e dicotiledóneas anuais na cultura do milho e milho para pipocas.

Concentrado para emulsão (EC) contendo 180 g/L ou 16,2% de bromoxinil (na forma de octanoato), correspondendo a 262 g/L ou 23,6% de bromoxinil- octanoato, 50 g/L ou 4,5%

de tembotriona e 25 g/L ou 2,25% de isoxadifene-etilo

Contém Nafta de petróleo (petróleo) aromática pesada

ESTE PRODUTO DESTINA-SE AO USO PROFISSIONAL

PARA EVITAR RISCOS PARA OS SERES HUMANOS E PARA O AMBIENTE RESPEITAR AS INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO

(2)

O AUXO é um herbicida sistémico e de contacto, constituído por duas substâncias ativas: a tembotriona pertencente ao grupo químico das tricetonas, e o bromoxinil que pertence ao grupo químico hidroxibenzonitrilo. É de absorção foliar. A tembotriona actua através da inibição da enzima 4-hidrofenil-piruvato-dioxigenase (4-HPPD), a qual interfere na síntese dos pigmentos carotenóides ao nível da planta, provocando a destruição da clorofila (Grupo HRAC F2). O bromoxinil actua através da inibição da fotossíntese ao nível do fotosistema II (inibindo a atividade da proteína D1) (Grupo HRAC C3).

Na sua composição está presente o isoxadifene-etilo, um protector de fitotoxicidade, pertencente ao grupo químico oxazol-carboxilato, que assegura a selectividade do produto na cultura do milho.

DOSES, ÉPOCA E CONDIÇÕES DE APLICAÇÃO

Milho – aplicar a dose de 1 – 1,5 L/ha, devendo a dose mais elevada ser aplicada em

solos mais infestados ou quando as infestantes estiverem mais desenvolvidas. Proceder

ao tratamento em pós-emergência da cultura (3 a 8 folhas), após a emergência das

infestantes. No caso da dose mais elevada, esta pode ser aplicada de uma só vez ou

repartida em duas aplicações, na dose de 0,75 L/ha cada, com um intervalo de 7-14 dias e realizadas sempre no período atrás referido.

Auxo pode aplicar-se em milho de grão, milho para silagem e milho para pipocas.

INFESTANTES SUSCEPTÍVEIS

Milhã-pé-de-galo (Echinochloa crus-galli), milhã-digitada (Digitaria sanguinalis), malvão

(Abutilon theophrasti), bredo (Amaranthus blitoides), moncos-de-perú (Amaranthus retroflexus), catassol (Chenopodium album), figueira-do-inferno (Datura stramonium),

erva-moira (Solanum nigrum), bardana-menor (Xantium strumarium), mal-casada

(Polygonum lapathifolium), beldroega (Portulaca oleracea).

INFESTANTES MODERADAMENTE SUSCEPTÍVEIS

Milhete (Panicum dichotomiflorum).

INFESTANTES RESISTENTES

Grama (Cynodon dactylon), escalracho (Panicum repens), sorgo-bravo (Sorghum

halepense), milhã-verde (Setaria viridis), junça-de-conta (Cyperus rotundus), juncinha (Cyperus esculentus), bolsa-do-pastor (Capsella bursa-pastoris).

PRECAUÇÕES BIOLÓGICAS

Não aplicar na cultura do milho consociado.

No caso de substituição da cultura por acidente ou falha da cultura, deve ser feita respeitando as seguintes indicações:

 procedendo-se a uma lavoura – recomenda-se um intervalo mínimo de 1 mês para

a instalação de luzerna e girassol;

 não se procedendo a uma lavoura – recomenda-se 1 semana para a instalação de

milho; 2 meses para colza; 4 meses para azevém.

São particularmente sensíveis ao herbicida as culturas de feijoeiro e soja. Não atingir terrenos nem culturas vizinhas da área a tratar.

(3)

A aplicação repetida deste herbicida ou de outros com o mesmo modo de acção pode provocar o desenvolvimento de biótipos resistentes de algumas infestantes indicadas no rótulo como susceptíveis.

Recomenda-se proceder à rotação de culturas sempre que possível e não aplicar o

AUXO mais do que 3 anos consecutivos nos mesmos solos. De preferência, proceder à

alternância de herbicidas com diferente modo de acção.

MODO DE PREPARAÇÃO DA CALDA

Na preparação da calda deitar metade do volume de água adequado para a pulverização prevista. Deitar a quantidade de produto necessária e completar o volume de água pretendido, assegurando agitação contínua.

MODO DE APLICAÇÃO

Calibrar o pulverizador, calculando o volume de calda a utilizar por hectare, de modo a assegurar uma distribuição uniforme da calda. A quantidade de produto e o volume de calda devem ser calculados em função da área a aplicar. Para diminuir o risco de

arrastamento evitar pressões superiores a 2 kg/cm2.

Não utilizar atomizadores na aplicação deste produto.

Volume de calda recomendado: 100-400 L/ha.

A embalagem vazia deverá ser lavada três vezes, fechada, inutilizada, e colocada em sacos de recolha, devendo estes serem entregues num centro de recepção autorizado; as águas de lavagem deverão ser usadas na preparação da calda.

(4)

AUXO

Autorização de venda nº 1171 concedida pela DGAV

Concentrado para emulsão (EC) contendo 180 g/L ou 16,2% de bromoxinil (na forma de octanoato), correspondendo a 262 g/L ou 23,6% de bromoxinil- octanoato, 50 g/L ou 4,5% de tembotriona e 25 g/L ou 2,25% de isoxadifene-etilo.

5 Litros Lote:

PRECAUÇÕES TOXICOLÓGICAS, ECOTOXICOLÓGICAS E AMBIENTAIS

Nocivo por ingestão.

Pode ser mortal por ingestão e penetração nas vias respiratórias. Pode provocar uma reacção alérgica cutânea.

Provoca irritação ocular grave.

Suspeito de afectar o nascituro.

Pode provocar pele seca ou gretada, por exposição repetida. Muito tóxico para os organismos aquáticos com efeitos duradouros.

Ficha de segurança fornecida a pedido.

Perigo

Usar luvas de protecção, vestuário de protecção e protecção ocular. Não comer, beber ou fumar durante a utilização deste produto.

EM CASO DE INGESTÃO: caso sinta indisposição, contate um CENTRO DE INFORMAÇÃO ANTIVENENOS ou um médico. NÃO provocar o vómito.

EM CASO DE exposição ou suspeita de exposição: contacte um médico. Em caso de irritação ou erupção cutânea: consulte um médico.

Caso a irritação ocular persista: consulte um médico. Evitar respirar a nuvem de pulverização.

Pedir instruções específicas antes da utilização.

Não manuseie o produto antes de ter lido e percebido todas as precauções de segurança. Retirar a roupa contaminada e lavá-la antes de a voltar a usar.

Recolher o produto derramado. Armazenar em local fechado à chave. Armazenar a temperatura inferior a 40ºC.

Para protecção dos organismos aquáticos respeitar uma zona não pulverizada de 20 metros em relação às águas de superfície, incluindo 10 metros de coberto vegetal e utilizar bicos anti-deriva que garantem 75% de redução no arrastamento da calda pulverizada durante a aplicação do produto.

Para protecção das plantas não visadas, respeitar uma zona não pulverizada de 5 m em relação às zonas não cultivadas. Sempre que possível, utilizar bicos anti-deriva que garantam pelo menos 75% de redução no arrastamento da calda pulverizada durante a aplicação do produto, podendo reduzir a zona não pulverizada para 1 metro em relação às zonas não cultivadas.

(5)

Eliminar o conteúdo e a embalagem em local adequado à recolha de resíduos perigosos. Não poluir a água com este produto ou com a sua embalagem.

Na entrada dos trabalhadores às zonas tratadas estes deverão usar: luvas, camisa de mangas compridas, calças, meias e botas.

O aplicador deverá usar: luvas de proteção, vestuário de proteção, botas de borracha e proteção ocular, durante a preparação da calda e aplicação do produto.

Impedir o acesso de trabalhadores e pessoas estranhas às zonas tratadas até à secagem do pulverizado.

Após o tratamento lavar bem o material de proteção, tendo cuidado especial em lavar as luvas por dentro.

Em caso de intoxicação, contactar o Centro de Informação Antivenenos. Telef.: 808 250 143.

Ed.20318

Os resultados da aplicação deste produto, são susceptíveis de variar pela acção de factores que estão fora do nosso domínio, pelo que nos responsabilizamos apenas pelas características previstas na lei.

Bayer CropScience (Portugal) Produtos para a Agricultura, Lda. R. Quinta do Pinheiro, 5

2794-003 CARNAXIDE Telef.: 21 417 21 21

Referências

Documentos relacionados