• Nenhum resultado encontrado

MASTERSAF DFE GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO GF NFE PARA DFE V3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MASTERSAF DFE GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO GF NFE PARA DFE V3"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

MASTERSAF DFE

Versão do Documento: 1.0 Publicado em: 08/02/2019

GUIA E MANUAL

(2)

GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO GF NFE PARA DFE V3 Página 2 de 17

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ... 3 GUIA DE MIGRAÇÃO ... 4 PRODUTO LEGADO ... 4

PRODUTO MASTERSAF DFE V3 ... 4

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS ... 5

MASTERSAF DFE V3 ... 5

INTEGRAÇÃO COM ERP ... 5

PRÉ-MIGRAÇÃO ... 6 MODELO SAAS ... 6 MODELO IN-HOUSE ... 9 CONECTORES (INTERFACE) ... 10 SUPORTE MIGRAÇÃO ... 11 MANUAL DE MIGRAÇÃO ... 12 PRÉ-REQUISITOS ... 12

ESCOPO MIGRAÇÃO GF NFE ... 12

A MIGRAÇÃO ... 13

EXPORTANDO XMLS DO GF NF-E ... 14

IMPORTANDO XMLS NO MASTERSAF DFE V3 ... 14

(3)

GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO GF NFE PARA DFE V3 Página 3 de 17

INTRODUÇÃO

Este documento está dividido em Guia de Migração e Manual de Migração para o produto MASTERSAF DFE V3.

− Guia de Migração tem por objetivo auxiliar o planejamento das atividades de migração nos clientes. − Manual de Migração tem por objetivo apresentar o funcionamento dos módulos de migração do produto

legado GF NF-e para o produto MASTERSAF DFE V3.

Atualmente, apenas manutenções corretivas estão sendo feitas no GF NF-e.

Recomendamos que a migração seja feita para o MASTERSAF DFE V3 em ambiente SAAS, pois o mesmo tem todo o suporte de ambiente, segurança e atualização sob responsabilidade da Thomson Reuters.

Nessa modalidade a cobrança será feita apenas pelo volume de transações com notas fiscais de serviços através da solução, sem que o cliente tenha necessidade de instalação interna e custos com infraestrutura de manutenção de ambiente.

(4)

GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO GF NFE PARA DFE V3 Página 4 de 17

GUIA DE MIGRAÇÃO

PRODUTO LEGADO

O GF NF-e é um produto de emissão de notas fiscais eletrônicas de Serviço, incorporado ao portfólio da Thomson Reuters após a aquisição dos produtos da família GF.

PRODUTO MASTERSAF DFE V3

Após a aquisição houve uma evolução tecnológica com uma nova solução de documentos eletrônicos, o MASTERSAF DFE V3, um produto único que atende NF-e e Receptor, NFS-e e Receptor, CT-e e Receptor e MDF-e.

Novas funcionalidades e/ou cobertura de novos municípios (NFS-e) estarão disponíveis apenas no novo produto MASTERSAF DFE V3.

A solução MASTERSAF DFE V3 foi desenvolvida sobre um framework Java exclusivo para atender as demandas das soluções fiscais, na solução foram empregadas as melhores práticas de construção de software e todo o produto foi tomando forma seguindo sempre cinco princípios:

− Segurança: A solução deve ser segura.

A solução MASTERSAF DFE V3 possui selo de aplicação segura auditado pela VeraCode

(http://www.veracode.com/about/why-veracode). A VeraCode testa o MASTERSAF DFE V3 contra ataques virtuais, avalia e garante que o código seja seguro e que cumpre as exigências mais modernas de segurança de software.

− Usabilidade: A solução deve ser de fácil utilização.

Um time de designers trabalha para garantir uma interface amigável aos usuários do sistema, que seja de fácil compreensão, permita agilidade e objetividade. Vale destacar que a solução também possui suporte para dispositivos móveis.

(5)

GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO GF NFE PARA DFE V3 Página 5 de 17

− Escalabilidade: a solução deve permitir escala.

A solução MASTERSAF DFE V3 possui uma arquitetura modularizada (integrador, webservice, portal, mensageria, extrator, printer) onde os módulos podem ser escalados individualmente para melhorar desempenho da solução. A escala pode ser linear e modular.

− Disponibilidade: a solução sempre online.

A arquitetura da solução permite configurar um ambiente de alta disponibilidade, com balanceamento de carga e com redundância.

− Estabilidade: a solução estável e confiável.

A solução evolui seguindo rigorosos processos de desenvolvimento, testes automatizados estão sendo utilizados para garantir a qualidade do produto.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

MASTERSAF DFE V3

− É uma solução desenvolvida em Java;

− Roda em sistema operacional Windows e Linux; − Suporta banco de dados SQL Server e Oracle;

− É uma solução modularizada onde apenas dois módulos precisam de um servidor de aplicação web (homologados: Weblogic, Websphere, Glassfish, Tomcat) os demais módulos requerem apenas o pacote JDK/JRE;

− Permite navegação pelos browsers Internet Explorer, Firefox e Chrome.

INTEGRAÇÃO COM ERP

A solução MASTERSAF DFE V3 possui integração própria para: − ERP SAP ECC 6.0: Conector SAP

− Oracle EBS 12: Conector EBS − INFOR: Conector Infor

(6)

GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO GF NFE PARA DFE V3 Página 6 de 17

− Outros ERPs: IntegradorTXT e Webservice

Os conectores/integradores são parte da solução. Você encontrará mais informações sobre este assunto no tópico: Conectores (Interface).

PRÉ-MIGRAÇÃO

A migração deverá ser conduzida pelos parceiros Thomson Reuters, atividades instalação/configuração, treinamento MASTERSAF DFE V3 e condução do projeto.

MODELO SAAS

A execução da migração será realizada pelos profissionais da Thomson Reuters, contudo, antes da migração, é importante atentar para os seguintes pontos:

− As datas para migração dos ambientes de homologação e produção devem ser planejadas, com antecedência, junto ao time responsável pela atividade na Thomson Reuters.

− Se o cliente não desejar migrar as notas, deverá apenas solicitar credenciamento para utilizar o SaaS DFe V3:

⋅ Abrir chamado para solicitando cadastros/licenciamento: (Empresa, Usuário e Grupo). − Na condição de desejar migrar as notas do GF NF-e para o ambiente SaaS DFe V3:

⋅ Existirá uma avaliação inicial da Thomson Reuters para um melhor planejamento da execução da migração;

⋅ Para isto ocorrer, deverá abrir um chamado Informando a quantidade de usuários, empresas e volumetria de NF-e. Abaixo segue Script (Oracle) que deverão ser anexados ao chamado.

(7)

GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO GF NFE PARA DFE V3 Página 7 de 17

⋅ Através do Resultado, passaremos a orientação dos próximos passos

− Ao solicitar credenciamento para utilizar o ambiente SaaS, a Thomson Reuters irá disponibilizar acesso aos ambientes de homologação e produção e um Usuário Administrador para cada ambiente. Será de responsabilidade do cliente, cadastrar e configurar as empresas (emissoras de documentos fiscais) e usuários do sistema em cada ambiente.

A interface entre o ERP e o GF NF-e deverá ser reavaliada e adequada ao novo produto MASTERSAF DFE V3. Seguem informações:

--Numero de NF-es emitidas mensalmente por CNPJ

select extract(year from MNFE_DAT_EMISSAO) as Ano_Emissao, extract(month from MNFE_DAT_EMISSAO) as Mes_Emissao, INST_COD_EMITENTE as CNPJ_Emitente,

count(*) as Total_NFe from MNFE

group by extract(year from MNFE_DAT_EMISSAO), extract(month from MNFE_DAT_EMISSAO), INST_COD_EMITENTE

--CNPJs emitentes

select EMPR_NUM as Empresa, FILI_NUM as Filial,

FILI_COD_FILIAL as Cod_ERP, INST_COD_CGCCPF as CNPJ, FILI_NOM as Razao_Social from FILI

(8)

GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO GF NFE PARA DFE V3 Página 8 de 17 1. Integração: − Integrações Descontinuadas: ⋅ RFC Server ⋅ Banco a Banco ⋅ Engine de Regras − Integrações Disponíveis:

⋅ Webservice: Integração através da troca de mensagens eletrônicas, utilizando modelo REST. Favor consultar documento Manual Integração Webservice no Contact Center

⋅ (Base de Conhecimento > MASTERSAF DFE > Manuais Técnicos > Integração Webservice). ⋅ Integração TXT: Integração através da troca de arquivos (TXT ou XML). Favor consultar o manual

de instalação e layout V3 do MASTERSAF DFE V3 no Contact Center

⋅ (Base de Conhecimento > MASTERSAF DFE > Manuais Técnicos > Instalação MASTERSAF DFE V3 e Layouts V3).

⋅ Integração Conector: Integração através da troca de mensagens eletrônicas. Está disponível para os ERPs SAP, EBS e INFOR. Mais informações no tópico “CONECTORES (INTERFACE)” deste documento. Favor consultar manual de instalação no Contact Center

⋅ (Base de Conhecimento > MASTERSAF DFE > Interface).

IMPORTANTE:

⋅ Será necessário homologar todos os cenários de emissão de documentos fiscais através da nova interface.

⋅ Formatos e layout do produto GF NF-e em comparação ao produto MASTERSAF DFE V3 são distintos, porém os conteúdos dos dados são os mesmos.

(9)

GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO GF NFE PARA DFE V3 Página 9 de 17

MODELO IN-HOUSE

A migração deverá ser conduzida pelos parceiros Thomson Reuters ou pelo próprio cliente, porém antes de iniciar a migração, alguns pontos merecem atenção:

1. O produto MASTERSAF DFE V3 deverá estar instalado (sugerimos dois ambientes: homologação e produção);

2. Durante a instalação do produto MASTERSAF DFE V3 será necessário aplicar a licença para o novo produto. Solicite a licença através de um chamado (Contact Center);

3. Analisar integração com o produto MASTERSAF DFE V3: − Integrações Descontinuadas:

⋅ RFC Server ⋅ Banco a Banco ⋅ Engine de Regras − Integrações disponíveis:

⋅ Webservice: Integração através da troca de mensagens eletrônicas, utilizando modelo REST. Favor consultar documento Manual Integração Webservice no Contact Center (Base de Conhecimento > MASTERSAF DFE > Manuais Técnicos > Integração Webservice).

⋅ Integração TXT: Integração através da troca de arquivos (TXT ou XML). Favor consultar o manual de instalação e layout V3 do MASTERSAF DFE V3 no Contact Center (Base Conhecimento > MASTERSAF DFE > Manuais Técnicos > Instalação MASTERSAF DFE V3 e Layouts V3).

⋅ Integração Conector: Integração através da troca de mensagens eletrônicas. Está disponível para os ERPs SAP, EBS e INFOR. Mais informações no tópico “CONECTORES (INTERFACE)” deste documento. Favor consultar manual de instalação no Contact Center (Base Conhecimento > MASTERSAF DFE > Interface).

(10)

GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO GF NFE PARA DFE V3 Página 10 de 17

IMPORTANTE:

⋅ Será necessário homologar todos os cenários de emissão de documentos fiscais através da nova interface.

⋅ Formatos e layout do produto GF NF-e em comparação ao produto MASTERSAF DFE V3 são distintos, porém os conteúdos dos dados são os mesmos.

4. As empresas (emissores de documentos fiscais) e usuários do sistema deverão ser cadastrados e configurados manualmente no MASTERSAF DFE V3.

5. Os documentos fiscais serão migrados através de rotinas já disponíveis em ambos produtos. Os XMLs dos documentos fiscais deverão ser exportados pelo GF NF-e e importados pelo MASTERSAF DFE V3:

⋅ GF NF-e: Deverá ser utilizada a rotina de Exportação de NF-e Emitida para obtenção dos XMLs emitidos e autorizados.

⋅ MASTERSAF DFE V3: Deverá ser utilizada a rotina de Importação de Legado, disponível através do módulo técnico IntegradorTXT.

6. Iniciar a migração pelo ambiente de homologação. Esta atividade será importante para avaliar impactos como:

⋅ Tempo total de migração;

⋅ Impacto/performance nos equipamentos e ambientes durante o processamento; ⋅ Desenvolver um planejamento mais qualificado da migração do ambiente de produção.

CONECTORES (INTERFACE)

No produto MASTERSAF DFE V3 existem interfaces padrões para conexão com os ERP SAP, EBS e INFOR. Para essas interfaces é necessário contratar um projeto de implantação com um parceiro Thomson Reuters (canais credenciados). As interfaces fazem parte da linha de produtos padrões.

(11)

GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO GF NFE PARA DFE V3 Página 11 de 17

Esses conectores possuem integração padrão para: − Nota Fiscal de Serviço (Emissão e Cancelamento);

− Nota Fiscal Mercantil (Emissão, Cancelamento, Inutilização, Carta de Correção).

Os conectores estão disponíveis para download no Contact Center (Atualização de Versão e Patches Mastersaf DF-e / Atualização de Versão / DF-e V3:

− Conector EBS − Conector SAP − Conector INFOR

SUPORTE MIGRAÇÃO

− Duvidas/Sugestões, reportar através de abertura de chamados via Contact Center.

− Recomendamos a contratação de um canal Thomson Reuters para lhe apoiar com o projeto de migração. Eles estão capacitados para todas as fases deste tipo de projeto:

⋅ Planejamento;

⋅ Avaliar os requisitos para instalação do MASTERSAF DFE V3; ⋅ Disponibilizar recursos para instalação;

⋅ Solicitar licenciamento para o novo produto; ⋅ Instalação do produto;

⋅ Migração de dados do Legado para MASTERSAF DFE V3; ⋅ Homologação do produto;

(12)

GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO GF NFE PARA DFE V3 Página 12 de 17

MANUAL DE MIGRAÇÃO

PRÉ-REQUISITOS

Antes de iniciar o projeto, alguns requisitos são necessários: − Ter o produto MASTERSAF DFE V3 Instalado;

− Ter o arquivo de licenças do produto MASTERSAF DFE V3; − Possuir ambiente de testes;

− Banco de Dados Homologados: SQL Server e Oracle; − Certificado Digital:

⋅ Modelo Homologado: A1

⋅ HSM (para o módulo NFSe da V3 atualmente não está homologado). − Empresas já cadastradas/configuradas no MASTERSAF DFE V3.

ESCOPO MIGRAÇÃO GF NFE

A rotina Importação de Legado do MASTERSAF DFE V3 está preparada para importar arquivos XMLs de: − NF-e Autorizada;

− NF-e Cancelada; − Carta de Correção.

Atenção para o que não está no escopo da migração: − Usuários e configurações;

− Empresas e configurações; − Históricos e logs da NF-e;

(13)

GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO GF NFE PARA DFE V3 Página 13 de 17

A MIGRAÇÃO

A migração do GF NF-e para o MASTERSAF DFE V3 consiste em extrair arquivos XMLs das NF-e do sistema origem e disponibilizar os arquivos no sistema destino para importação. Recomendamos que migração seja feita por fases, da seguinte forma:

− Migrar somente os cadastros (Empresas e usuários)

⋅ Assim o ambiente já estará disponível para os usuários acessarem, para iniciar treinamento e homologação do ambiente.

IMPORTANTE: Este procedimento é manual, empresas e usuários deverão ser cadastrados e configurados manualmente no MASTERSAF DFE V3.

− Migrar os documentos (NF-e):

⋅ Sugerimos migrar os documentos em ordem decrescente, dos mais recentes para os mais antigos. ⋅ Montar um plano de migração baseado em migrar primeiramente os últimos 45 dias de

documentos, com objetivo de permitir executar os eventos (cancelamento, carta correção, etc.) partindo do MASTERSAF DFE V3. Depois montar outro planejamento para migrar o restante dos documentos legados. Esta estratégia é utilizada para que a data de Go-Live do MASTERSAF DFE V3, não esteja vinculada a migração de todos os documentos.

IMPORTANTE: Pré-requisito para migrar XML de Cancelamento e/ou Carta de Correção é que o XML da NF-e já tenha sido migrado com sucesso. Por isso, sugerimos que primeiramente sejam migrados todos os XMLs da NFe e, num segundo momento, o XML dos eventos de cancelamento e carta de correção.

(14)

GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO GF NFE PARA DFE V3 Página 14 de 17

EXPORTANDO XMLS DO GF NF-E

O GF NF-e possui o programa FNE02014 – Exportação de NF-e Emitida para obtenção dos XMLs emitidos e autorizados.

Filtros possíveis para exportação, sendo o "Período de Emissão" obrigatório:

Acessar o programa FNE02014 - Exportação de NF-e Emitida através de: Menu > Nota Eletrônica > Eventuais e informar os seguintes dados:

− Período de Emissão: Informar o período de exportação dos XMLs, a base desta data é a Data de Emissão do Documento.

− Tipo de Arquivo: Informar o tipo de XML a ser exportado (nfeProc ou procEvento). − Emitente: Informar a filial emitente dos documentos.

− NF-e: Informar o intervalo de NF-es para exportação. − Série: Informar a série das NF-es para exportação.

− Unidade Federativa do Destinatário da NF-e: Informar a UF de Destino da NF-e para exportação. − Informe o Local do Arquivo de exportação.

IMPORTANDO XMLS NO MASTERSAF DFE V3

A importação dos XMLs legados (que foram exportados do GF NF-e) é uma funcionalidade que está disponível no módulo técnico IntegradorTXT no MASTERSAF DFE V3. Para instalar este módulo, consulte manual de instalação do MASTERSAF DFE V3 no Contact Center

(Base de Conhecimento > MASTERSAF DFE > Manuais Técnicos > Instalação MASTERSAF DFE V3).

O IntegradorTXT deverá ser instalado e configurado conforme padrão para emissão de NF-e. Favor consultar o manual de configuração no Contact Center

(Base de Conhecimento > MASTERSAF DFE > Manuais Funcionais > Parametrização do Emissor NF-e). Após instalação e configuração, será necessário habilitar a função Importação de Legado NF-e. Para isso será necessário editar o arquivo de configuração do integradorTXT (<instalação DFE

(15)

GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO GF NFE PARA DFE V3 Página 15 de 17

Na sequência devem-se iniciar os seguintes módulos técnicos:

− IntegradorTXT: É o módulo técnico que irá realizar a leitura dos arquivos XMLs e enviar para o módulo Webservice.

− WebService: É o módulo técnico que irá interpretar e validar a estrutura básica do arquivo XML (esquema da NFe) e permitir ou não a importação do mesmo para o MASTERSAF DFE V3.

− Mensageria: É o módulo técnico que irá disparar uma Consulta Individual* para cada documento importado com o intuito de validar se o XML condiz com o que está na SEFAZ.

* A Consulta Individual é um método Webservice disponibilizado pela SEFAZ onde é possível obtermos o status atual de uma NF-e. A utilização desse recurso está limitada as condições de uso de cada SEFAZ.

Após a inicialização dos módulos, devem-se copiar os arquivos XMLs da NF-e no diretório de entrada para importação de legado, conforme configurado na variável pasta_nfe_legado_entrada:

Os arquivos XMLs que forem importados com sucesso serão movidos para o diretório correspondente a variável pasta_nfe_legado_enviadas, os demais serão movidos para o diretório correspondente a variável

nfe_legado_erro. Para identificar o motivo de um arquivo não ser importado será necessário analisar o log do integradorTXT (<instalação DFE V3>/integrador/log/*.*).

Caso seja necessário priorizar a migração de algum documento específico, sugerimos utilizar a funcionalidade de “Upload de XML” que está disponível no portal do MASTERSAF DFE V3. Com esta funcionalidade o usuário do sistema consegue importar manualmente um XML de NF-e instantaneamente.

(16)

GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO GF NFE PARA DFE V3 Página 16 de 17

As funcionalidades de importação de XML legado (seja via Integrador TXT ou via Upload de XML) possuem um controle para impedir a duplicidade de uma NF-e, portanto não há problema de realizar a importação de uma nota via “Upload de XML” mesmo que o arquivo já tenha sido disponibilizado para o integradorTXT fazer a importação.

(17)

GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO GF NFE PARA DFE V3 Página 17 de 17

| SUPORTE TÉCNICO

Para dúvidas ou problemas, abra um chamado no Contact Center por meio do site www.mastersaf.com.br ou entre em contato com nossa equipe de Suporte Técnico pelo Telefone:

 (11) 2159-0600 - Opção 2 (Atendimento das Soluções DFE).

Referências

Documentos relacionados