• Nenhum resultado encontrado

AUTORA: MARIA DO SOCORRO MAIA NUNES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AUTORA: MARIA DO SOCORRO MAIA NUNES"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Apoio Fidelidade:

P

PRROOGGRRAAMMAAPPRREEVVEENNIINNDDOOSSEEMMPPRREE

(2)

RESUMO

O Programa Prevenindo Sempre iniciou em 2005, com o objetivo geral de contribuir no processo de formação da consciência preventiva para a melhoria nos indicadores internos quanto a acidentes no trabalho.

A metodologia do programa se fundamentou em ações educativas alinhadas com as diretrizes de atuação estabelecidas na Política de Segurança da Coelce, que se realizaram num processo de participação ativa, perpassando todos os níveis hierárquicos da empresa.

Destacamos entre os resultados a melhoria do nível de qualificação profissional com aquisição de novos conhecimentos que favorecem o desenvolvimento de habilidades e atitudes preventivas, construídos a partir de uma programação de reuniões no período de 2005-2008, que totalizou em 39.032 participações dos colaboradores expostos aos riscos de acidentes no sistema elétrico.

Como destaque aos resultados alcançados, a Coelce foi contemplada pela Fundação COGE, com a medalha Eloy Chaves 2008, concedida pela primeira colocação entre as distribuidoras de energia brasileira com mais de 2 mil colaboradores.

De forma criativa o programa em 2008 implementou a premiação para os melhores no comportamento seguro, reforçando que Viver é o maior Prêmio.

(3)

INTRODUÇÃO

O Programa Prevenindo Sempre tem como objetivo geral contribuir no processo de formação da consciência preventiva para a melhoria dos indicadores internos quanto a acidentes no trabalho.

Desde a sua implantação, em 2005, o programa primou por identificar os fatores possíveis causadores de acidentes, relacionados ao comportamento das pessoas nos seguintes aspectos: cumprimento das normas, política e procedimentos de segurança no trabalho.

A partir do levantamento das necessidades de desenvolver as pessoas em conhecimentos, habilidades e atitudes preventivas, com foco em aspectos pertinentes à rotina de trabalho, foram definidos os objetivos específicos a seguir:

• Estimular a prática da Análise Preliminar de Riscos e das Cinco Regras de Ouro.

• Exercitar o Direito de Recusa em cumprimento à Política de Segurança da empresa.

• Propiciar a mudança de atitudes para gerar hábitos e comportamentos seguros.

Primordial foi o engajamento da diretoria da empresa para a viabilização das ações previstas, assim, o programa deu os primeiros passos na seguinte seqüência:

• Etapa 1 – Apresentação do programa e validação pelo Comitê Central de Segurança do Trabalho, composto pela diretoria da Coelce com a participação do Departamento de Engenharia de Segurança e Saúde Ocupacional.

(4)

• Etapa 2 – Indicação pelos gestores das Diretorias Técnica e Comercial, dos Educadores representantes de cada unidade de trabalho. Foi nomeado um total de 100 (cem) educadores.

• Etapa 3 – Realização de Encontro dos Educadores com a participação dos gestores da Coelce e das empresas parceiras, para exposição do programa.

A operacionalização do Prevenindo Sempre ocorreu de forma participativa, periódica, contínua e compartilhada em vários níveis da organização. As Reuniões Gerais e os Encontros de Educadores funcionaram como as principais ações do programa, constando como temas abordados: Análise preliminar de riscos; As Cinco regras de ouro; Política de Segurança; Direito de recusa; Comportamento para segurança; Motivação para segurança; Atitude responsável, etc.

Em 2008, a abordagem do programa foi direcionada para o reconhecimento do comportamento seguro, com o tema Viver é o maior Prêmio objetivando fortalecer os conhecimentos, as práticas e a motivação para o comportamento seguro, com a valorização dos empregados (próprios e parceiros) expostos aos riscos de acidentes no sistema elétrico.

Os resultados apresentados pelo Programa Prevenindo Sempre contemplaram variáveis qualitativas e quantitativas como a melhoria da comunicação interna; aproximação e envolvimento das pessoas dos níveis hierárquicos da organização para um objetivo comum; melhoria do nível de qualificação profissional com aquisição de novos conhecimentos, habilidades e atitudes.

Estes aspectos qualitativos foram construídos a partir de uma programação de reuniões no período de 2005-2008, que contou com um total de participações de 39.032 colaboradores expostos aos riscos de acidentes no sistema elétrico.

O programa contribuiu para a sedimentação de uma cultura de segurança baseada em princípios de valorização da vida com o foco em

(5)

valores humanos que contribuem para formação de um modelo de prevenção sustentável.

1. PROCESSO PARA FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIA PREVENTIVA

Os estudos das principais causas dos acidentes do trabalho, no período de 2001 a 2004, cujo levantamento e avaliação técnica foram realizados pelo Departamento de Engenharia, Segurança e Saúde Ocupacional da Coelce, deu subsídios para a formatação deste programa.

Foi constatado que a inserção de prestadores de serviços sem os devidos conhecimentos da política de segurança, das normas e dos procedimentos acarretava a não aplicação dos mesmos, o que provocou a necessidade de intervir de forma contínua com orientação para o cumprimento das práticas seguras em campo.

A estrutura do programa se fundamentou em ações educativas alinhadas com as diretrizes de atuação estabelecidas na Política de Segurança da Coelce, constando das seguintes etapas:

• Etapa 1 – Apresentação do programa e validação pelo Comitê Central de Segurança do Trabalho, composto pela diretoria da Coelce com a participação do Departamento de Engenharia de Segurança e Saúde Ocupacional.

• Etapa 2 – Indicação pelos gestores das Diretorias Técnica e Comercial, dos Educadores representantes de cada unidade de trabalho. Foi nomeado um total de 100 (cem) educadores.

• Etapa 3 – Realização de Encontro dos Educadores com a participação dos gestores da Coelce e das empresas parceiras, para exposição do programa.

(6)

1.1. Encontro de Educadores

O 1º. Encontro de Educadores do Prevenindo Sempre, marcou o início das ações educativas. A presença dos Diretores de Organização e Recursos Humanos, Comercial e Técnico realçou a importância do novo programa. Primordial foi o engajamento da diretoria da empresa para a viabilização das ações previstas.

Palestra sobre a Análise Preliminar de Riscos levou o público a indagações sobre as situações em campo que poderiam levar a ocorrência de acidentes. Com a utilização de dinâmicas de grupo, os participantes foram orientados quanto ao seu papel de educador em suas áreas de atuação.

Importante é ressaltar que a indicação dos educadores se deu em atenção ao perfil sugerido pela coordenação do programa que incluía: gostar de coordenar e participar de reuniões; ser envolvido e comprometido com a segurança; ser disciplinado em relação as atividade do programa; ser pró-ativo - ter iniciativa e dinamismo.

O grupo de educadores foi composto por empregados próprios, lotados nas diversas áreas da empresa, situadas na capital e no interior do Estado do Ceará, que assumiram a responsabilidade de desenvolver as atividades do programa em suas unidades de trabalho.

Cargo Quantitativo Agente Administrativo 04 Técnico de Segurança 11 Eletricista 17 Engenheiro 26 Eletrotécnico 42 Total 100

1.2. Formação de Consciência Preventiva

O processo de formação de consciência preventiva se definiu com base na inter-relação dos aspectos apresentados no esquema a seguir, na busca de atingir os resultados propostos no programa.

(7)

Para garantir a inter-relação de todos esses aspectos e de sua continuidade foi imprescindível o apoio da diretoria, demais gestores, e também a qualificação e o comprometimento dos educadores, para desenvolver as ações educativas em suas áreas de trabalho, com a mobilização e o envolvimento do público alvo.

1.3. Ciclo de Operacionalização

A operacionalização do Prevenindo Sempre ocorreu de forma participativa, periódica, contínua e compartilhada em vários níveis da organização, conforme ciclo abaixo explicitado.

Aprendizagem

Conhecimento Habilidades Atitudes

Política de Segurança Procedimentos Experiências Prática das 5 Regras de Ouro Valor à Vida Motivação Responsabilidade

(8)

.

1.4. Reuniões Gerais – Conhecer e Compartilhar.

Enquanto oportunidade de sensibilização e conscientização, as reuniões gerais se realizaram, bimestralmente, seguindo o mesmo roteiro de programação para toda a empresa. Elaborado pela coordenação com a participação dos educadores, ocorreram simultaneamente em suas unidades de trabalho, em todo o estado do Ceará.

Os educadores planejaram o número de eventos necessários para atingir o maior quantitativo de participantes na temática definida, divulgando em material padronizado, o tema, data, horário e local. Em uma mesma área, os

Coordenação identifica quais temas devem ser trabalhados, com base

nas dificuldades apresentadas pelo pessoal de campo. Coordenação faz treinamento com os educadores sobre os temas e recursos didáticos Coordenação organiza material de divulgação, faz roteiro para reunião

geral e envia para educadores.

Educadores divulgam na Coelce e nas empresas parceiras a

Reunião Geral e realizam evento nas

áreas de trabalho. Educadores enviam p/ coordenação a freqüência e relatório da reunião com comentários e respostas

dos exercícios dos grupos Coordenação

organiza os dados e apresenta ao Comitê Central de Segurança – Diretoria que define novas medidas de prevenção

1

2

3

6

5

4

(9)

educadores fazem, às vezes, até seis eventos para oportunizar a participação do pessoal exposto aos riscos de acidentes no sistema elétrico.

As reuniões gerais aconteceram numa carga horária de três horas por evento, realizado em plenárias, com uso de projeção em power point e estudo dirigido em pequenos grupos. Textos de apoio, cartilhas, vídeos, exercícios, estudo de casos, fotografias do sistema, pré-teste, pós-teste, foram recursos didáticos criados para utilização pelos educadores.

1.5. Quadro resumo das atividades realizadas em 2005

Ações Período

Temas abordados

Encontro de Educadores Março

Análise Preliminar de Riscos

1ª. Reunião Geral Abril

Identificação de Riscos Apresentação no Comitê Central de

Segurança Maio, Julho, Dezembro. Dados quantitativos e qualitativos

2ª. Reunião Geral Junho

Análise de riscos Encontro de Educadores Julho Lançamento da cartilha Análise

Preventiva de Riscos 3ª. Reunião Geral Agosto Praticando a Análise Preventiva

de Riscos Encontro de Educadores Setembro Lançamento da cartilha

As Cinco Regras de Ouro

4ª. Reunião Geral Novembro

Estudo das 5 Regras de Ouro

Considerando a dificuldade de absorção das Cinco Regras de Ouro, também foi criada uma cartilha de bolso, que explica a valiosa seqüência a ser cumprida para um trabalho seguro em redes elétricas desenergizadas.

A palavra DICAS orienta de maneira simples o passo a passo (Desligar - Impedir - Constatar - Aterrar - Sinalizar), através da linguagem de história em quadrinhos com os personagens Prevenildo e Seguraldo. A representação dos personagens da cartilha com uma linguagem simples e instrutiva, tornou o evento

(10)

bastante participativo.

O significado das regras de ouro ganhou destaque, pois, denominam-se de ouro por serem imprescindíveis nas atividades de maior exposição aos riscos de acidentes.

O primeiro ano de funcionamento das ações sistematizadas foi vivido com as dificuldades que o novo sempre apresenta: resistências, descrédito, receios; no entanto, a certeza que é possível transformar, estimulou o processo e todas as atividades previstas para o período foram realizadas.

Participações nas Reuniões Gerais em 2005 = 8.815

Coelce

Parceiras

Gráfico 1. Fonte Coelce. (2005)

2. FAZENDO ACONTECER

Com a disposição para tornar o grupo de educadores mais integrados no compartilhamento de valores, a coordenação do programa promoveu, no início de 2006, um inspirador Encontro de Educadores para apresentar os resultados

do ano anterior e avançar no sentido de fazer acontecer. Fez-se necessário manter o grupo confiante e com coragem para superar as

adversidades; assim, o evento objetivou gerar o entusiasmo individual e a

517 1514 483 1742 519 1654 570 1816 0 200 400 600 800 1.000 1.200 1.400 1.600 1.800 2.000 1ª Reunião 2.031 2ª Reunião 2.225 3ª Reunião 2.173 4ª Reunião 2.386

(11)

motivação coletiva para prosseguimento das ações sendo destinado a: àqueles que buscam, incansavelmente; àqueles que acreditam que é possível; àqueles que fazem acontecer!

Em palestra sobre o processo de mudança foi explicitado que as mesmas são provocadas pela atuação das pessoas que têm como base, um sistema de crenças e de valores. A reflexão principal se deu com a indagação: qual o meu papel para influenciar a mudança de hábitos e comportamentos relacionados ao trabalho com segurança?

De forma criativa foi encenada a cartilha As Cinco Regras de Ouro, que por sugestão do Comitê Central de Segurança, merecia uma atenção especial para a sua aplicação no dia a dia.

2.1. Reuniões Gerais – Praticar é Possível!

Como reforço ao conhecimento das Cinco Regras de Ouro na 1ª. Reunião Geral em 2006 de maneira lúdica e com exercício de fixação para serem adotados como uma disciplina para a vida, as preciosas regras foram recitadas em literatura de cordel, paródias em ritmo de forró e duplas de repentistas, numa demonstração criativa da cultura regional que ganhava expressão na valorização da vida no trabalho.

Num ambiente organizacional que se preparava para Certificação OHSAS 18001, a Política de Segurança da empresa foi atualizada, e gerou motivo para ser tema da 2ª. Reunião Geral. O registro das situações impeditivas à sua aplicabilidade evidenciou o não cumprimento da referida política pela maioria dos participantes na execução dos serviços.

Os resultados foram apresentados ao Comitê Central de Segurança para o posicionamento da direção, pois, as decisões e ações cotidianas de toda a gestão devem estar alinhadas e coerentes com a Política de Segurança que respalda os direcionamentos referentes à segurança do trabalho na empresa.

Em reforço às medidas de prevenção para operar no sistema elétrico, com apoio dos educadores, o Departamento de Engenharia de Segurança e Saúde Ocupacional, criou o vídeo “Segurança em Instalações Elétricas em Redes Desenergizadas”.

(12)

Apoio Fidelidade:

Usado no Encontro de Educadores e na 3ª. Reunião Geral o vídeo favoreceu a reflexão sobre as atitudes preventivas e procurou estimular a percepção para o tema: Comportamento seguro – eu vivo!

Os resultados das inspeções em campo e também alguns incidentes ocorridos, provocaram a reflexão sobre o comportamento de risco, assim, o tema para o Encontro de Educadores e 4ª. Reunião Geral foi Agir com Segurança: atitude responsável!

2.2. Quadro resumo das atividades realizadas em 2006

Ações Período

Temas abordados

Encontro de Educadores Fevereiro Resultados de 2005 e

planejamento de ações

1ª. Reunião Geral Março Regras de Ouro: disciplinar

para viver! Apresentação no Comitê Central de

Segurança

Janeiro, Abril, Julho,

Outubro, Dezembro Dados quantitativos e qualitativos

2ª. Reunião Geral Maio/Junho Política de Segurança: praticar

é possível!

Encontro de Educadores Agosto Segurança do trabalho em

Instalações Elétricas - vídeo

3ª. Reunião Geral Setembro Comportamento seguro – Eu

vivo!

Encontro de Educadores Outubro Análise de acidente e Ciclo do

Comportamento Seguro

4ª. Reunião Geral Novembro Agir com Segurança: atitude

responsável!

Participações nas Reuniões Gerais em 2006 = 10.331

Coelce 531 2079 511 2093 541 1969 483 2124 500 1.000 1.500 2.000 2.500

(13)

Parceiras

Gráfico 2. Fonte Coelce. 2006

À medida que se constatavam as fragilidades relacionadas à Segurança do Trabalho, o acompanhamento e a participação da diretoria da empresa através do Comitê Central de Segurança se tornaram mais intensas. A meta para 2006 foi de 2.500 participações em cada reunião.

3. PREVENIR PARA VIVER

Em continuidade as ações do programa, em janeiro de 2007, foram apresentados ao Comitê Central de Segurança, os resultados gerais do ano anterior, e definida uma abordagem com foco mais comportamental para o ano em curso.

3.1. Treinamento Como Conduzir Reuniões

Com o objetivo de melhor capacitar os educadores, foi promovido o treinamento “Como conduzir reuniões” com carga horária de oito horas para cada grupo de vinte participantes. Teoria e técnicas foram explicitadas com uso de vários recursos didáticos, para contribuir no aprimoramento de competências dos participantes.

Todos tiveram a oportunidade de manifestar as suas limitações e as do seu ambiente de trabalho, quanto ao funcionamento das reuniões e a prática dos conceitos já estudados no Prevenindo Sempre.

(14)

Consciência, perseverança e aprendizagem mostraram-se implícitas na realização da 1ª. Reunião Geral, com a reciclagem do tema Cinco Regras de Ouro - Disciplinar para Viver. De maneira instrutiva foram trabalhados os conteúdos com uso de pré-teste e pós-teste, propondo desafios para o maior número de acertos nas respostas dos exercícios.

Para a 2ª. Reunião Geral se resgatou o tema da Política de Segurança. O Comportamento para viver foi relacionado ao direito de recusa, que compôs a programação deste evento. Foi constatado que as ações anteriormente realizadas foram eficientes no sentido de disseminar no ambiente de trabalho, o direito de recusa, no entanto, faz-se necessário torná-lo uma prática legitimada na rotina do dia a dia na Coelce e nas empresas parceiras.

A Coelce passou pela mudança de seu presidente, no auge dessa fase de comunicação interna sobre o direito de recusa. As ações do programa até então desenvolvidas, foram apresentadas ao novo presidente, garantindo total apoio a sua continuidade.

Um grande Encontro de Educadores, com a presença do novo presidente e todos os gestores da Coelce, foi momento para reflexão sobre a segurança como parte integrante do processo produtivo.

Nesta ocasião, foram expostos os indicadores de segurança, os resultados da pesquisa sobre o direito de recusa e as próximas ações do Prevenindo Sempre. Também foi ministrada palestra Motivação para o comportamento seguro, que deu suporte a preparação da próxima reunião.

Na 3ª. Reunião Geral foram abordados conceitos sobre motivação e também sobre os fatores que contribuem para o comportamento de risco e para o comportamento seguro.

Para tratar o tema da 4ª. Reunião Geral foi elaborado um vídeo com o presidente da Coelce fazendo pronunciamento acerca do direito de recusa. Segurança do Trabalho é Responsabilidade minha, sua e de todos nós!

(15)

Ações Período

Temas abordados Encontro de Educadores e

Treinamento específico Fevereiro Como conduzir reuniões

1ª. Reunião Geral Fevereiro Regras de Ouro: disciplinar

para viver! Apresentação no Comitê Central

de Segurança

Janeiro, Abril, Julho,

Setembro, Dezembro Dados quantitativos e qualitativos

2ª. Reunião Geral Maio/Junho Comportamento para viver – eu

pratico! Encontro de Educadores e

gestores Agosto

Palestra: Motivação para o Comportamento seguro

3ª. Reunião Geral Setembro Motivação para o

Comportamento Seguro

Encontro de Educadores Outubro

Vídeo: direito de recusa

4ª. Reunião Geral Outubro /Novembro Segurança do trabalho é

Responsabilidade de todos nós!

Participações nas Reuniões Gerais em 2007 = 10.531

Coelce

Parceiras

Gráfico 3. Fonte Coelce 2007

A falta de reconhecimento (elogios, premiações) para aqueles que cumprem as tarefas seguindo as normas e os procedimentos, justificou a criação de um prêmio para os melhores no comportamento seguro em 2008.

539 2020 474 2042 552 2199 429 2.276 0 500 1.000 1.500 2.000 2.500 1ª Reunião 2.559 2ª Reunião 2.516 3ª Reunião 2.751 4ª Reunião 2.705 539 2020 474 2042 552 2199 429 2.276 0 500 1.000 1.500 2.000 2.500 1ª Reunião 2.559 2ª Reunião 2.516 3ª Reunião 2.751 4ª Reunião 2.705

(16)

4. VIVER É O MAIOR PRÊMIO

Em 2008 o programa foi direcionado para o reconhecimento do comportamento seguro, com o tema Viver é o maior Prêmio. Constituiu objetivo na melhoria do programa fortalecer os conhecimentos, as práticas e a motivação para o comportamento seguro, com a valorização dos empregados (próprios e parceiros) expostos aos riscos de acidentes no sistema elétrico, através de reconhecimento das melhores práticas.

4.1. Quadro resumo das atividades realizadas em 2008

Os critérios para a premiação dos 10 melhores no comportamento seguro, (um por região), foram elaborados considerando os conhecimentos, as habilidades e as atitudes, com a aplicação quadrimestral das etapa: avaliação escrita dos Procedimentos de Execução – Pex’s; participação na Reunião Geral do Prevenindo Sempre; contribuição para os indicadores de segurança (taxa de freqüência e taxa de gravidade); auditoria em campo e eleição dos melhores.

Ações Período

Temas abordados

Encontro de Educadores Janeiro

Critérios da premiação 1ª. Avaliação de Procedimentos - PEX Janeiro

Aplicação por PEX específicos

1ª. Reunião Geral Fevereiro

Identificação de Riscos 1ª. Eleição os melhores no

comportamento seguro Março

Escolha dos nomes selecionados

1ª. Premiação Abril Evento de premiação

Os 10 Melhores 2ª. Avaliação de Procedimentos - PEX Maio

Aplicação por PEX específicos

2ª. Reunião Geral Junho Segurança: todos são

responsáveis 2ª. Eleição os melhores no

comportamento seguro Julho Escolha dos nomes

selecionados

2ª. Premiação Agosto Evento de premiação

Os 10 Melhores 3ª. Avaliação de Procedimentos - PEX Setembro

Aplicação por PEX específicos

3ª. Reunião Geral Outubro

Análise Preliminar de Riscos 3ª. Eleição os melhores no

comportamento seguro Novembro Escolha dos nomes

selecionados

3ª. Premiação Dezembro

Evento de premiação Os 10 Melhores e

(17)

Participações nas Reuniões Gerais em 2008 = 9.355 Coelce Parceiras

Gráfico 4. Fonte Coelce. 2008

5. RESULTADOS

Os resultados apresentados pelo Programa Prevenindo Sempre contemplaram variáveis qualitativas e quantitativas a seguir apresentadas.

No relacionamento da Coelce e das Empresas Parceiras, pode-se destacar: • Sedimentação de uma cultura de segurança baseada em princípios de

valorização da vida com o aprendizado de conteúdos para o comportamento seguro.

• Possibilidade de opção por um modelo de gestão em que a segurança é percebida como parte do processo produtivo onde todos são responsáveis.

• Melhoria da comunicação interna, aproximando e envolvendo as pessoas dos níveis hierárquicos da organização para um objetivo comum.

Para os participantes das programações educativas, os principais aspectos analisados foram:

• Oportunidade de interagir e participar de grupos de estudo com material instrutivo adequado a sua realidade de trabalho.

• Melhoria do nível de qualificação profissional com aquisição de novos conhecimentos que favorecem o desenvolvimento de habilidades e atitudes.

• Conscientização focada no auto-respeito, respeito ao outro e valorização da vida. 490 2.602 422 2.706 504 2.631 0 500 1.000 1.500 2.000 2.500 3.000 1ª Reunião 3.092 2ª Reunião 3.128 3ª Reunião 3.135

(18)

Os educadores do programa também tiveram seus resultados qualitativos no trabalho multidisciplinar do Prevenindo Sempre, tais como:

• Oportunidade para agregar conhecimentos e desenvolver novas habilidades e atitudes.

• Descoberta do potencial criativo diante os desafios enfrentados.

• Reconhecimento pela direção da Coelce da relevância do trabalho realizado em suas áreas de atuação.

Estes aspectos qualitativos foram construídos a partir de uma programação de reuniões no período de 2005-2008, que contou com um total de participações de 39.032 colaboradores expostos aos riscos de acidentes no sistema elétrico.

(19)

CONCLUSÃO

As ações do Prevenindo Sempre contribuíram para disseminação no âmbito da empresa de uma linguagem comum sobre a prevenção de acidentes, com o envolvimento de um expressivo número de pessoas que participaram ativamente do processo.

O aumento na participação demonstra o compromisso da Coelce com a saúde e segurança no trabalho, que durante o período de 2005-2007, apresentou redução significativa em sua taxa de freqüência conforme gráfico 5 e sua taxa de gravidade, gráfico 6.

6,94 5,65 3,87 5,06 5,45 3,72 3,41 0 1 2 3 4 5 6 7 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 Taxa de Frequência - 2001 à 2007

Gráfico 5 – Taxa de freqüência. Fonte: Coelce (2008)

Taxa de freqüência representa a quantidade de acidentes para cada 1.000.000 de Horas Homem Trabalhadas ocorridas na Coelce e nas suas empresas parceiras. 3.358 1.472 87 107 1.016 1.209 41 0 500 1.000 1.500 2.000 2.500 3.000 3.500 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 Taxa de Gravidade - 2001 à 2007

(20)

Gráfico 6 - Taxa de gravidade. Fonte: Coelce (2008)

Taxa de gravidade representa os dias de afastamento dos acidentes ocorridos para cada 1.000.000 de Horas Homem Trabalhadas ocorridas na Coelce e nas suas empresas parceiras.

O acompanhamento desses indicadores possibilitou essencialmente: • Avaliar as condições de segurança no trabalho na Coelce.

• Acompanhar as condições e tendências em relação às metas e objetivos estratégicos traçados pela empresa.

• Antecipar cenários sob os aspectos da segurança do trabalho para subsidiar os gestores na revisão do seu planejamento estratégico, tático e operacional.

• Orientar as atitudes e comportamentos com foco no respeito à vida, fundamentados em valores humanos que contribuem para formação de um modelo de prevenção sustentável.

Diante o exposto acreditamos que estamos no caminho certo e que “é na experimentação do caminho que moldamos o olhar. Cada passo contribui para definição de todo o rumo e modifica a própria estrada”. (Dulce Magalhães)

(21)

BIBLIOGRAFIA:

BOOG, Gustavo; BOOG, Magdalena. Manual de treinamento e desenvolvimento. São Paulo: Pearson, 2007

BRAVO, Ismael. Gestão da Qualidade em tempos de mudanças. Campinas, SP: Alínea editora. 2003.

COOPER, Robert. Os outros 90%. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2001 KONDO, Yoshio. Motivação Humana. São Paulo: Editora Gente, 1991

(22)

Referências

Documentos relacionados

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

desenvolvimento de ações voltadas para o bom desempenho escolar dos alunos. - Refletir junto à equipe gestora quanto aos recursos pedagógicos disponíveis e a efetiva

Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), em 2011 o consumo de artigos infantis movimentou cerca de R$26,2 bilhões, sendo que mais

Os principais objetivos deste projeto são o aumento da rentabilidade da unidade de Vilela, através da imputação de parte dos custos fixos aos produtos

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

The lagrangian particle tracking model was used to stu- dy the dispersion of particles released in different lagoon channels, the advection of particles released