• Nenhum resultado encontrado

Procedimento Operacional Regulamento do Serviço ICP. Revisão 01 de 01/06/12 Emissão: Coordenador da Qualidade DQ.PO.016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Procedimento Operacional Regulamento do Serviço ICP. Revisão 01 de 01/06/12 Emissão: Coordenador da Qualidade DQ.PO.016"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Regulamento do Serviço ICP

Revisão 01 de 01/06/12 Emissão: Coordenador da Qualidade DQ.PO.016

Regulamento do Serviço ICP

(2)

DQ.PO.016 Revisão 01 de 01/06/12 Página 2 de 14 ÍNDICE 1. FINALIDADE ... 3 2. ÂMBITO ... 3 3. DEFINIÇÕES E ABREVIATURAS ... 3 4. DESCRIÇÃO ... 3 5. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA ... 6 6. HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES ... 7 7. ANEXOS ... 11

(3)

DQ.PO.016 Revisão 01 de 01/06/12 Página 3 de 14

1 Finalidade

É objectivo deste procedimento descrever as condições de funcionamento do Serviço ICP, nomeadamente a forma de submissão de amostras e custos associados.

2 Âmbito

Este procedimento aplica-se ao Serviço ICP do LCA.

3 Definições e Abreviaturas

Analito: Elemento a determinar ICP: Inductively Coupled Plasma

ICP-MS: Inductively Coupled Plasma Mass Spectrometry

ICP-OES: Inductively Coupled Plasma Optical Emission Spectroscopy MC: Material de controlo

MRC: Material de referência certificado LCA: Laboratório Central de Análises.

4 Descrição

O Serviço ICP do Laboratório Central de Análises dispõe de um ICP-MS e de um ICP-OES, apoiados por laboratórios devidamente equipados para efectuar a preparação de amostras de diversas naturezas.

4.1 Sobre as amostras

O LCA tem em vigor um procedimento de tratamento de não conformidades (DQ.PSQ.005) no qual se prevê que duplicados de todas as amostras analisadas sejam guardados durante um período de 15 dias a fim de permitirem uma “contra-análise”, caso uma eventual reclamação de um cliente assim o justifique. Se a quantidade de amostra entregue não respeitar o mínimo exigido, este procedimento fica inviabilizado. O LCA nunca efectuará contra-análises em novas amostras fornecidas pelo cliente.

O Serviço ICP está apto para efectuar análises de elementos numa grande variedade de matrizes, sólidas ou líquidas, orgânicas ou inorgânicas. As condições da entrega das amostras dependem largamente da natureza da matriz:

4.1.1 Águas e soluções aquosas

As amostras deste tipo devem ser preservadas em meio ácido, considerando as especificidades de cada elemento que se pretende analisar. As amostras devem apresentar-se límpidas e homogéneas, sem precipitados, coloides ou matéria em suspensão. Os limites de detecção para cada

(4)

DQ.PO.016 Revisão 01 de 01/06/12 Página 4 de 14

elemento nesta matriz constam no Anexo I. O volume mínimo recomendado é de 30 ml embora possam ser acordados volumes inferiores.

4.1.2 Líquidos e soluções orgânicas

As amostras líquidas não aquosas e soluções orgânicas devem ser homogéneas e não conter qualquer matéria em suspensão.

O volume mínimo recomendado é de 5 ml embora possam ser acordados volumes inferiores.

4.1.3 Amostras Sólidas

As amostras sólidas devem ser previamente moídas e devem-se apresentar perfeitamente homogéneas. A quantidade mínima recomendada para solos, sedimentos e rochas é de 2 g e para materiais de síntese é de 40 mg, embora possam ser acordadas massas inferiores.

4.1.4 Outras Amostras

Para a análise de outras matrizes contactar previamente o LCA

4.2 Digestão e preparação prévia das amostras

O método de digestão, se necessário, será escolhido pelo técnico, de entre um conjunto de metodologias adoptadas no Laboratório, tendo em conta o conhecimento prévio da amostra e as informações fornecidas pelo cliente.

O cliente pode indicar previamente um método específico a utilizar, sendo da sua responsabilidade a respectiva qualidade.

Caso nenhum dos métodos standard em uso no Laboratório seja adequado a uma amostra específica, nem haja por parte do cliente qualquer sugestão de método alternativo, pode o Laboratório estudar e implementar um novo método de tratamento, em condições a acordar com o cliente, caso a caso.

As amostras poderão exigir uma diluição prévia para garantir a sua adequação à gama de trabalho definida, sendo a diluição cobrada como preparação da amostra.

4.3 Procedimento analítico, controlo de qualidade e resultados

4.3.1 Procedimento analítico standard

As tabelas de preços baseiam-se num procedimento standard que contempla:

 Calibração com um mínimo de 5 padrões, de acordo com a gama de trabalho pré-definida  Análise de duplicados, sempre que a quantidade de amostra o permita (pelo menos um

duplicado por cada conjunto de 20 amostras)

 No caso de amostras sólidas duplicados de preparação de, pelo menos uma, por cada conjunto de 20 amostras

(5)

DQ.PO.016 Revisão 01 de 01/06/12 Página 5 de 14

Os custos da análise são calculados em função do número de amostras e de elementos solicitados. Nos anexos III e IV são apresentados em forma de matiz, os custos da análise para clientes externos e internos, respectivamente.

4.3.2 A análise qualitativa global

A análise qualitativa global da amostra permite obter uma informação sobre todos os elementos presentes e a sua quantificação aproximada.

4.3.3 Utilização de materiais de Referência Certificados (MRC’s) e Materiais de Controlo (MC’s)

Para controlo de todo o processo de preparação das amostras e análise o Laboratório usa, por rotina, e quando disponíveis, Materiais de Referência Certificados (MRC’s), cujos resultados não são, por norma, comunicados ao cliente.

Para controlo do processo instrumental são utilizados Materiais de Controlo (MC’s) cujos resultados também não são comunicados ao cliente.

O cliente poderá ter acesso aos resultados dos MRC’s e MC’s, caso o solicite, sendo cobrada, em cada caso, a análise de uma amostra suplementar, de acordo com o Anexo II.

Dada a grande diversidade de matrizes que nos são submetidas para análise, o LCA não pode garantir a disponibilidade de MRC’s para todas elas.

4.3.4 Tratamento de resultados

Por norma não são fornecidos aos clientes os seguintes resultados:  Brancos

 Calibrações  Duplicados

 Ensaios de recuperações

 Materiais de referência certificados (MRC’s)  Materiais de controlo (MC’s)

 Desvio padrão relativo das três leituras consecutivas efectuadas pelo equipamento Todos estes dados poderão ser fornecidos, nas condições expressas no Anexo II.

4.3.4.1 Incertezas

Na análise de águas de consumo o LCA inclui, por rotina, o cálculo das incertezas nos resultados comunicados aos clientes.

4.4 Submissão de amostras e prazos de entrega

As amostras a submeter para análise devem ser entregues ao balcão do LCA e devem respeitar rigorosamente o estabelecido neste regulamento.

(6)

DQ.PO.016 Revisão 01 de 01/06/12 Página 6 de 14

Não serão aceites quaisquer amostras que não sejam acompanhadas desta requisição devidamente preenchida.

Amostras cujo acondicionamento ofereça dúvidas sobre o seu estado de conservação serão recusadas.

As tabelas de preços em vigor (Anexo III e IV) estabelecem condições mais favoráveis para agrupamentos ou “lotes de amostras” com alguma dimensão.

Entende-se por “lote de amostras” um conjunto de amostras com: a) a mesma matriz

b) os mesmos elementos

c) o mesmo processo de digestão

Caso sejam incluídas numa mesma requisição amostras que não respeitem algum destes critérios o Laboratório reserva-se o direito de a subdividir da forma que entender mais adequada.

O laboratório tem um tempo de resposta médio de quinze dias úteis para requisições com um número de amostras igual ou inferior a 10, no caso de amostras que exijam digestão, ou a 50 para amostras de leitura directa.

Para estas requisições poderão ser praticados tempos de resposta inferiores, de acordo com as sobretaxas estabelecidas no Anexo II.

Para requisições com um grande número de amostras ou com métodos de digestão e análise mais elaborados os prazos de resposta deverão ser acordados caso a caso com o Laboratório.

O prazo de resposta será sempre contabilizado a partir do primeiro dia útil imediatamente a seguir à entrega de todo o processo (amostras e requisição) no LCA.

O Relatório de Ensaio será enviado no prazo acordado, em formato pdf por correio electrónico. Uma cópia em papel poderá ser enviada posteriormente, por correio, se o cliente assim o solicitar.

4.5 Reclamações

O Laboratório tem entretanto implementado procedimentos de tratamento internos, nomeadamente, o procedimento de Tratamento de Reclamações (DQ.PSQ.004) e de Tratamento de Trabalho Não Conforme (DQ.PSQ.004), visando garantir o rigor do trabalho e a qualidade analítica dos resultados apresentados.

5 Documentos de Referência

NP EN ISO/IEC 17025 – Requisitos Gerais de Competência para laboratórios de ensaio e calibração

(7)

DQ.PO.016 Revisão 01 de 01/06/12 Página 7 de 14

6 Histórico de Alterações

Revisão Data Alterações Efectuadas Justificação

00 09/09/10 EMISSÃO

01 06/01/12

Título: “Serviço e política de preços para o serviço ICP” SUBSTITUIDO por “Regulamento do Serviço ICP”

Revisão

01 06/01/12

1. Finalidade

“É objectivo deste procedimento apresentar os diferenciados serviços, condições de entrega das amostras, preparação das amostras, análise, preços entre outros.” SUBSTITUIDO por “É objectivo deste procedimento descrever as condições de funcionamento do Serviço ICP, nomeadamente a forma de submissão de amostras e custos associados.”

Revisão

01 06/01/12

3. Definições e Abreviaturas

Analito: “Elemento a determinar” SUBSTITUIDO por “Elemento(s) a ser(em) determinado(s).”

Revisão

01 06/01/12

3. Definições e Abreviaturas…

“C.Q.: Controlo de qualidade, conjunto de acções destinadas a assegurar que o procedimento de análise se encontra sob controlo.

cps: Contagens por segundo.” – ELIMINADO

Revisão

01 06/01/12

3. Definições e Abreviaturas…

MC: “Material de controlo.” – SUBSTITUIDO por “Materiais certificados.”

Revisão

01 06/01/12

4. Descrição

“O Serviço ICP do Laboratório Central de Análises dispõe de um MS e de um ICP-OES, apoiados por laboratórios devidamente equipados para efectuar a preparação de

(8)

DQ.PO.016 Revisão 01 de 01/06/12 Página 8 de 14

amostras de diversas naturezas.” - INTRODUZIDO

01 06/01/12

4. Descrição…

“4.1 Procedimento…orgânicas ou inorgânicas.” – SUBSTITUIDO por “4.1 Sobre as amostras…natureza das amostras.”

Revisão

01 06/01/12

4. Descrição…

“4.1.1. Sobre as amostras…fornecidas pelo cliente” – SUBSTITUIDO por “4.1.1. Águas e soluções aquosas… Para a análise de outras matrizes contactar previamente o LCA.”

Revisão

01 06/01/12

4. Descrição…

“4.1.2. Digestão e preparação prévia das amostras… Se a gama de concentrações assim determinada não se encontrar dentro da gama de trabalho, segue-se o procedimento previsto no ponto b).” – SUBSTITUIDO por “4.2. Digestão e preparação prévia das amostras

O método de digestão, se necessário… sendo a diluição cobrada como preparação da amostra.”

Revisão

01 06/01/12

4. Descrição…

“4.1.3. Utilização de Materiais de Referência Certificados (MRC’s) e Materiais de Controlo (MC’s).” – SUBSTITUIDO por “4.3.3. Utilização de Materiais de Referência Certificados (MRC’s) e Materiais de Controlo (MC’s).”

Revisão

01 06/01/12

4. Descrição…

“4.1.4. Utilização da Sala Limpa… sendo os custos imputados ao cliente.” – ELIMINADO

Revisão

01 06/01/12

4. Descrição…

“4.3. Procedimento analítico, controlo de qualidade e resultados” - INTRODUZIDO

Revisão

(9)

DQ.PO.016 Revisão 01 de 01/06/12 Página 9 de 14

“4.1.5. Procedimento analítico standard…. Análise de brancos ao longo da análise” – SUBSTITUIDO por “4.3.1. Procedimento analítico standard… Nos anexos III e IV são apresentados em forma de matiz, os custos da análise para clientes externos e internos, respectivamente.”

01 06/01/12

4. Descrição…

“4.1.6. Preparação de padrões “especiais”… com custo adicional.” – ELIMINADO

Revisão

01 06/01/12

4. Descrição…

“4.1.7. A análise qualitativa global” – SUBSTITUIDO por “4.3.2. A análise qualitativa global”

Revisão

01 06/01/12

4. Descrição…

“4.1.8. Tratamento de resultados… nas condições expressas no Anexo II” ” – SUBSTITUIDO por “4.3.4. Tratamento de resultados… expressas no Anexo II.”

Revisão

01 06/01/12

4. Descrição…

“4.1.8.1. Incertezas… após aceitação do orçamento apresentado pelo LCA.” SUBSTITUIDO por “4.3.4.1. Incertezas… resultados comunicados aos clientes”

Revisão

4. Descrição…

“4.1.9. Prazos de entrega … Amostras cujo acondicionamento ofereça dúvidas sobre o seu estado de conservação serão recusadas.” – SUBSTITUIDO por “4.4 Submissão de amostras e prazos de entrega… se o cliente assim o solicitar.”

01 06/01/12

4. Descrição…

“4.1.2. Reclamações …Num segundo nível um procedimento “Tratamento de Reclamações”

(10)

DQ.PO.016 Revisão 01 de 01/06/12 Página 10 de 14

para aquelas situações em que o cliente entenda não ter tido uma resposta adequada no primeiro nível” – SUBSTITUIDO por “4.5 Reclamações… visando garantir o rigor do trabalho e a qualidade analítica dos resultados apresentados.”

01 06/01/12

7. Anexos

Anexo I “Gamas de trabalho…melhores que esses valores” – SUBSTITUIDO por “Limites de detecção em soluções aquosas…Zr 0,1”

Revisão

01 06/01/12

7. Anexos

Anexo II - Preparação e resultados “Utilização da sala limpa … Taxa de urgência máxima (dois dias úteis) 20 + 5.0/amostra” – SUBSTITUIDO por “Análise dos vários elementos (excepto Hg)… Taxa de urgência máxima (dois dias úteis) 20 + 5.0/amostra”

Revisão

01 06/01/12

7. Anexos

“Anexo III – Tabela de preços para clientes externos…”- INTRODUZIDO

Revisão

01 06/01/12

7. Anexos

“Anexo IV – Tabela de preços para clientes internos…” - INTRODUZIDO

(11)

DQ.PO.016 Revisão 01 de 01/06/12 Página 11 de 14

7 Anexos

Anexo I –

Limites de detecção em soluções aquosas

Elemento g/l Elemento g/l Ag 0,1 Nb 0.02 Al 5 Nd 0.1 As 0.25 Ni 0.1 Au 5 Os 0.1 B 0.5 P 10 Ba 0.2 Pb 0.05 Be 0.05 Pd 0.5 Ca 10 Pr 0.05 Cd 0.02 Pt 0.01 Ce 0.05 Rb 0.1 Co 0.02 Re 0.1 Cr 0.1 Ru 0.5 Cs 0.05 Sb 0.1 Cu 0.2 Sc 10 Dy 0.1 Se 1 Er 0.05 Si 10 Eu 0.05 Sm 0.1 Fe 5 Sn 0.5 Ga 0.25 Sr 0.05 Ge 0.1 Ta 0.1 Gd 0.1 Tb 10 Hf 0.1 Te 0.1 Ho 0.05 Th 0.1 In 10 Tl 0.01 Ir 0.05 Ti 1 K 10 Tm 0.01 Li 0.1 U 0.01 La 0.05 V 0.5 Lu 0.02 W 2 Mo 0.5 Y 10 Mg 5 Yb 0.1 Mn 0.05 Zn 0.5 Na 10 Zr 0.1

(12)

DQ.PO.016 Revisão 01 de 01/06/12 Página 12 de 14

Anexo II -

Preparação e resultados

Preparação das amostras Custo (em pontos)

1 Secagem e incineração prévias 4.0 por amostra

2 Digestão em Placa 8.0 por amostra

3 Digestão em Microondas 15.0 por amostra

4 Diluição da amostra 1.0 por amostra

5 Método de digestão indicado pelo cliente * a estudar caso a caso 6 Desenvolvimento de método de digestão e análise * a estudar caso a caso

Análise Custo (em pontos)

7 Análise dos vários elementos (excepto Hg) * de acordo com o Anexo III e IV

8 A análise de Hg * elemento contabilizado independentemente Anexos III e IV 9 A análise qualitativa global 50.0 por amostra

Resultados adicionais

10 Result. dos MC’s: cada MC é contabilizado como uma amostra adicional 11 Result. dos MRC’s: cada MRC é contabilizado como uma amostra adicional

12 Result. dos duplicados cada duplicado é contabilizado como uma amostra adicional 13 Result. dos brancos cada branco é contabilizado como uma amostra adicional 14 Result. de ensaios de recuperação cada ensaio de recuperação é contabilizado como uma amostra adicional 15 Result. das calibrações cada calibração é contabilizada como uma amostra adicional 16 Desvio padrão relativo de 3 leituras acréscimo de 30% sobre o valor da análise

Prazos de execução Custo (em pontos) 17 Taxa de urgência (cinco dias úteis) 10 + 1.5/amostra 18 Taxa de urgência máxima (dois dias úteis) 20 + 5.0/amostra

(13)

DQ.PO.016 Revisão 01 de 01/06/12 Página 13 de 14

Anexo III – Tabela de preços para clientes externos

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 1 25 48 70 90 110 129 146 163 180 195 210 224 238 251 263 275 287 298 308 319 329 338 347 356 365 2 49 74 98 120 142 163 183 202 221 239 256 273 289 304 319 334 347 361 374 386 399 410 422 433 444 3 72 98 124 149 173 196 219 240 261 282 301 320 339 357 374 391 407 423 438 453 467 481 494 508 520 4 92 121 149 176 202 228 253 277 300 323 345 367 388 408 427 446 465 483 500 517 534 550 565 580 595 5 111 142 172 201 230 258 285 312 338 363 388 411 435 457 479 500 521 541 560 579 598 616 633 650 667 6 128 161 194 225 257 287 317 346 374 401 428 454 480 504 528 552 575 597 618 639 660 680 699 718 736 7 144 179 214 248 282 314 347 378 408 438 467 496 523 550 576 602 626 650 674 697 719 741 762 783 803 8 159 197 234 270 306 341 375 409 441 473 505 535 565 594 622 649 676 702 727 752 776 800 822 845 866 9 173 213 252 290 328 366 402 438 473 507 540 573 605 635 666 695 724 751 779 805 831 856 880 904 927 10 186 228 269 310 350 389 428 466 503 539 575 609 643 675 707 739 769 799 827 856 883 910 936 961 986 11 198 242 285 328 371 412 453 493 532 570 607 644 679 714 748 780 813 844 874 904 933 961 989 1016 1042 12 210 255 301 346 390 434 476 518 559 599 639 677 714 750 786 821 854 887 919 950 981 1011 1040 1068 1095 13 220 268 316 362 409 454 499 543 586 627 668 708 747 786 823 859 894 929 962 995 1027 1058 1088 1118 1147 14 230 280 329 378 426 474 520 566 611 654 697 739 779 819 858 896 932 968 1003 1037 1071 1103 1135 1165 1196 15 240 291 343 393 443 493 541 588 635 680 724 768 810 851 891 931 969 1006 1043 1078 1113 1146 1179 1211 1242 16 249 302 355 408 460 511 561 610 658 705 751 796 839 882 924 964 1004 1043 1080 1117 1153 1188 1222 1255 1287 17 257 312 367 422 475 528 579 630 680 728 776 822 867 912 955 997 1038 1078 1116 1154 1191 1228 1263 1297 1331 18 265 322 379 435 490 544 597 650 701 751 800 848 894 940 984 1028 1070 1111 1151 1190 1228 1266 1302 1337 1372 19 273 331 390 447 504 560 615 668 721 773 823 872 920 967 1013 1057 1101 1143 1184 1225 1264 1302 1340 1376 1411 20 280 340 400 459 517 575 631 686 741 793 845 896 945 993 1040 1086 1130 1174 1216 1258 1298 1337 1376 1413 1450 21 287 349 410 471 530 589 647 704 759 813 867 918 969 1018 1066 1113 1159 1204 1247 1289 1331 1371 1410 1449 1486 22 294 357 419 482 543 603 662 720 777 833 887 940 992 1042 1092 1140 1186 1232 1277 1320 1362 1404 1444 1483 1521 23 300 364 429 492 555 616 677 736 794 851 907 961 1014 1065 1116 1165 1213 1259 1305 1349 1393 1435 1476 1516 1555 24 306 372 437 502 566 629 691 752 811 869 926 981 1035 1088 1139 1189 1238 1286 1332 1378 1422 1465 1507 1548 1588 25 311 379 446 512 577 642 705 766 827 886 944 1000 1055 1109 1162 1213 1263 1311 1359 1405 1450 1494 1536 1578 1619 26 317 386 454 521 588 653 718 781 842 902 961 1019 1075 1130 1183 1235 1286 1336 1384 1431 1477 1521 1565 1608 1649 27 322 392 462 530 598 665 730 794 857 918 978 1037 1094 1150 1204 1257 1309 1359 1408 1456 1503 1548 1593 1636 1678 28 327 398 469 539 608 676 742 807 871 934 995 1054 1112 1169 1224 1278 1331 1382 1432 1481 1528 1574 1619 1663 1706 29 332 404 476 547 617 686 754 820 885 948 1010 1071 1130 1188 1244 1298 1352 1404 1455 1504 1552 1599 1645 1690 1733 30 336 410 483 555 627 696 765 832 898 963 1026 1087 1147 1205 1262 1318 1372 1425 1477 1527 1576 1623 1670 1715 1759 31 341 416 490 563 636 707 776 845 912 977 1041 1103 1164 1223 1281 1338 1393 1446 1498 1549 1599 1647 1695 1741 1785 32 346 422 497 571 645 717 788 857 925 991 1056 1119 1181 1241 1300 1357 1413 1467 1520 1572 1622 1672 1719 1766 1812 33 350 427 504 579 654 727 799 869 938 1005 1071 1135 1198 1259 1319 1377 1433 1489 1542 1595 1646 1696 1744 1792 1838 34 355 433 511 587 663 737 810 882 951 1020 1086 1152 1215 1277 1337 1396 1454 1510 1564 1617 1669 1720 1769 1817 1864 35 359 439 518 595 672 748 821 894 965 1034 1102 1168 1232 1295 1356 1416 1474 1531 1586 1640 1693 1744 1794 1843 1890 36 364 445 525 604 681 758 833 906 978 1048 1117 1184 1249 1313 1375 1436 1495 1552 1608 1663 1716 1768 1819 1868 1916 37 369 450 531 612 690 768 844 918 991 1062 1132 1200 1266 1331 1394 1455 1515 1573 1630 1686 1740 1792 1843 1893 1942 38 373 456 538 620 700 778 855 931 1005 1077 1147 1216 1283 1349 1412 1475 1535 1594 1652 1708 1763 1816 1868 1919 1968 39 378 462 545 628 709 788 866 943 1018 1091 1162 1232 1300 1367 1431 1494 1556 1616 1674 1731 1786 1840 1893 1944 1995 40 382 468 552 636 718 799 878 955 1031 1105 1178 1248 1317 1384 1450 1514 1576 1637 1696 1754 1810 1865 1918 1970 2021 41 387 473 559 644 727 809 889 968 1044 1120 1193 1264 1334 1402 1469 1533 1597 1658 1718 1776 1833 1889 1943 1995 2047 42 392 479 566 652 736 819 900 980 1058 1134 1208 1281 1351 1420 1488 1553 1617 1679 1740 1799 1857 1913 1968 2021 2073 43 396 485 573 660 745 829 911 992 1071 1148 1223 1297 1368 1438 1506 1573 1637 1700 1762 1822 1880 1937 1992 2046 2099 44 401 491 580 668 754 839 923 1004 1084 1162 1238 1313 1385 1456 1525 1592 1658 1722 1784 1844 1903 1961 2017 2072 2125 45 406 497 587 676 763 850 934 1017 1098 1177 1254 1329 1402 1474 1544 1612 1678 1743 1806 1867 1927 1985 2042 2097 2151 46 410 502 594 684 773 860 945 1029 1111 1191 1269 1345 1419 1492 1563 1631 1699 1764 1828 1890 1950 2009 2067 2123 2177 47 415 508 601 692 782 870 956 1041 1124 1205 1284 1361 1436 1510 1581 1651 1719 1785 1850 1912 1974 2033 2092 2148 2204 48 419 514 607 700 791 880 968 1054 1137 1219 1299 1377 1453 1528 1600 1671 1739 1806 1872 1935 1997 2057 2116 2174 2230 49 424 520 614 708 800 890 979 1066 1151 1234 1315 1393 1471 1546 1619 1690 1760 1827 1893 1958 2021 2082 2141 2199 2256 50 429 525 621 716 809 901 990 1078 1164 1248 1330 1410 1488 1564 1638 1710 1780 1849 1915 1981 2044 2106 2166 2225 2282 51 433 531 628 724 818 911 1002 1090 1177 1262 1345 1426 1505 1581 1656 1729 1801 1870 1937 2003 2067 2130 2191 2250 2308 52 438 537 635 732 827 921 1013 1103 1190 1276 1360 1442 1522 1599 1675 1749 1821 1891 1959 2026 2091 2154 2216 2276 2334 53 442 543 642 740 836 931 1024 1115 1204 1291 1375 1458 1539 1617 1694 1769 1841 1912 1981 2049 2114 2178 2240 2301 2360 54 447 548 649 748 846 941 1035 1127 1217 1305 1391 1474 1556 1635 1713 1788 1862 1933 2003 2071 2138 2202 2265 2327 2386 55 452 554 656 756 855 952 1047 1139 1230 1319 1406 1490 1573 1653 1731 1808 1882 1955 2025 2094 2161 2226 2290 2352 2413 56 456 560 663 764 864 962 1058 1152 1244 1333 1421 1506 1590 1671 1750 1827 1902 1976 2047 2117 2184 2250 2315 2378 2439 57 461 566 670 772 873 972 1069 1164 1257 1348 1436 1523 1607 1689 1769 1847 1923 1997 2069 2139 2208 2275 2340 2403 2465 58 465 571 677 780 882 982 1080 1176 1270 1362 1451 1539 1624 1707 1788 1866 1943 2018 2091 2162 2231 2299 2364 2429 2491 59 470 577 683 788 891 992 1092 1189 1283 1376 1467 1555 1641 1725 1806 1886 1964 2039 2113 2185 2255 2323 2389 2454 2517 60 475 583 690 796 900 1003 1103 1201 1297 1390 1482 1571 1658 1743 1825 1906 1984 2060 2135 2207 2278 2347 2414 2479 2543 Elementos A m o st r a s

(14)

DQ.PO.016 Revisão 01 de 01/06/12 Página 14 de 14

Anexo IV - Tabela de preços para clientes internos

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 1 25 35 45 55 64 74 82 91 99 107 115 123 130 138 145 152 158 165 171 177 184 189 195 201 206 2 43 55 67 78 90 100 111 121 131 140 150 159 168 176 185 193 201 208 216 223 230 237 244 251 257 3 58 72 86 99 112 124 136 148 159 170 181 192 202 212 221 230 240 248 257 266 274 282 290 297 305 4 71 87 102 117 132 146 159 172 185 197 210 221 233 244 255 265 275 285 295 304 314 323 332 340 349 5 83 100 117 133 149 165 180 194 208 222 235 248 261 273 285 296 308 319 330 340 350 360 370 379 389 6 93 112 130 148 165 182 198 214 229 244 258 273 286 299 312 325 337 349 361 372 383 394 405 415 425 7 101 122 141 161 179 197 215 232 248 264 280 295 309 324 338 351 364 377 390 402 414 425 437 448 459 8 109 131 152 172 192 211 230 248 265 282 299 315 330 346 360 375 389 403 416 429 442 454 466 478 489 9 116 139 161 183 203 224 243 262 281 299 316 333 350 366 381 396 411 426 440 454 467 480 493 505 517 10 122 146 170 192 214 235 256 276 295 314 332 350 367 384 400 416 432 447 462 476 490 504 517 530 543 11 128 153 177 201 224 246 267 288 308 328 347 365 383 401 418 435 451 467 482 497 512 526 540 553 567 12 133 159 184 209 232 255 278 299 320 340 360 380 398 416 434 451 468 485 501 516 531 546 561 575 589 13 138 165 191 216 240 264 287 309 331 352 373 393 412 431 449 467 484 501 518 534 550 565 580 595 609 14 142 170 197 223 248 272 296 319 341 363 384 405 425 444 463 481 499 517 534 550 567 582 598 613 628 15 146 174 202 229 255 280 304 328 351 373 395 416 437 457 476 495 513 531 549 566 582 599 614 630 645 16 150 179 207 235 261 287 312 336 360 383 405 427 448 468 488 507 526 545 563 580 597 614 630 646 661 17 153 183 212 240 267 293 319 344 368 391 414 436 458 479 499 519 538 557 575 593 611 628 644 661 676 18 156 187 216 245 273 300 326 351 376 400 423 445 467 489 510 530 550 569 588 606 624 641 658 675 691 19 159 190 220 250 278 305 332 358 383 407 431 454 476 498 519 540 560 580 599 617 636 653 671 688 704 20 162 193 224 254 283 311 338 364 390 414 439 462 485 507 529 550 570 590 609 628 647 665 683 700 717 21 165 197 228 258 288 316 344 370 396 422 446 470 493 516 538 559 580 600 620 639 658 677 694 712 729 22 167 200 232 263 292 321 349 377 403 429 454 478 502 525 547 569 590 611 631 650 670 688 706 724 742 23 170 203 236 267 297 327 355 383 410 436 461 486 510 533 556 578 600 621 641 661 681 700 718 736 754 24 173 207 240 271 302 332 361 389 417 443 469 494 519 542 565 588 610 631 652 672 692 711 730 749 767 25 175 210 243 276 307 337 367 396 423 450 477 502 527 551 575 597 620 641 663 683 703 723 742 761 779 26 178 213 247 280 312 343 373 402 430 458 484 510 535 560 584 607 630 652 673 694 715 735 754 773 792 27 181 217 251 284 317 348 379 408 437 465 492 518 544 569 593 617 640 662 684 705 726 746 766 785 804 28 184 220 255 289 322 354 384 414 444 472 499 526 552 578 602 626 650 672 695 716 737 758 778 798 817 29 186 223 259 293 327 359 390 421 450 479 507 534 561 586 611 636 659 683 705 727 749 769 790 810 829 30 189 226 263 297 331 364 396 427 457 486 515 542 569 595 621 645 669 693 716 738 760 781 802 822 842 31 192 230 266 302 336 370 402 433 464 494 522 550 578 604 630 655 679 703 726 749 771 793 814 834 854 32 195 233 270 306 341 375 408 440 471 501 530 558 586 613 639 664 689 713 737 760 782 804 826 846 867 33 197 236 274 311 346 380 414 446 477 508 538 566 594 622 648 674 699 724 748 771 794 816 838 859 879 34 200 240 278 315 351 386 419 452 484 515 545 574 603 630 657 684 709 734 758 782 805 827 849 871 892 35 203 243 282 319 356 391 425 459 491 522 553 582 611 639 667 693 719 744 769 793 816 839 861 883 904 36 205 246 285 324 361 396 431 465 498 529 560 590 620 648 676 703 729 755 780 804 828 851 873 895 917 37 208 249 289 328 365 402 437 471 504 537 568 598 628 657 685 712 739 765 790 815 839 862 885 908 929 38 211 253 293 332 370 407 443 477 511 544 576 606 637 666 694 722 749 775 801 826 850 874 897 920 942 39 214 256 297 337 375 412 449 484 518 551 583 615 645 675 703 731 759 785 811 837 861 886 909 932 954 40 216 259 301 341 380 418 454 490 525 558 591 623 653 683 713 741 769 796 822 848 873 897 921 944 967 41 219 263 305 345 385 423 460 496 531 565 598 631 662 692 722 751 779 806 833 859 884 909 933 956 979 42 222 266 308 350 390 429 466 503 538 573 606 639 670 701 731 760 789 816 843 870 895 920 945 969 992 43 225 269 312 354 395 434 472 509 545 580 614 647 679 710 740 770 799 827 854 881 907 932 957 981 1004 44 227 272 316 358 399 439 478 515 552 587 621 655 687 719 749 779 809 837 865 892 918 944 969 993 1017 45 230 276 320 363 404 445 484 522 558 594 629 663 696 728 759 789 818 847 875 903 929 955 981 1005 1029 46 233 279 324 367 409 450 490 528 565 601 637 671 704 736 768 798 828 857 886 913 940 967 992 1018 1042 47 236 282 328 372 414 455 495 534 572 609 644 679 712 745 777 808 838 868 896 924 952 978 1004 1030 1055 48 238 286 331 376 419 461 501 540 579 616 652 687 721 754 786 818 848 878 907 935 963 990 1016 1042 1067 49 241 289 335 380 424 466 507 547 585 623 659 695 729 763 795 827 858 888 918 946 974 1002 1028 1054 1080 50 244 292 339 385 429 471 513 553 592 630 667 703 738 772 805 837 868 899 928 957 986 1013 1040 1066 1092 51 246 295 343 389 434 477 519 559 599 637 675 711 746 780 814 846 878 909 939 968 997 1025 1052 1079 1105 52 249 299 347 393 438 482 525 566 606 644 682 719 755 789 823 856 888 919 950 979 1008 1036 1064 1091 1117 53 252 302 351 398 443 487 530 572 612 652 690 727 763 798 832 866 898 929 960 990 1019 1048 1076 1103 1130 54 255 305 354 402 448 493 536 578 619 659 697 735 771 807 841 875 908 940 971 1001 1031 1060 1088 1115 1142 55 257 309 358 406 453 498 542 585 626 666 705 743 780 816 851 885 918 950 982 1012 1042 1071 1100 1128 1155 56 260 312 362 411 458 504 548 591 633 673 713 751 788 825 860 894 928 960 992 1023 1053 1083 1112 1140 1167 57 263 315 366 415 463 509 554 597 639 680 720 759 797 833 869 904 938 971 1003 1034 1065 1094 1124 1152 1180 58 266 319 370 419 468 514 560 603 646 688 728 767 805 842 878 913 948 981 1013 1045 1076 1106 1135 1164 1192 59 268 322 374 424 472 520 565 610 653 695 735 775 814 851 887 923 958 991 1024 1056 1087 1118 1147 1176 1205 60 271 325 377 428 477 525 571 616 660 702 743 783 822 860 897 933 967 1001 1035 1067 1099 1129 1159 1189 1217 Elementos A m o st r a s

Referências

Documentos relacionados

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

versity; Dewajtis 5, 01-815 Warszawa, Poland; a.syryt@uksw.edu.pl Abstract: The terms “university”, “teaching” and “research” are closely related. The reason for the

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e