• Nenhum resultado encontrado

Conteúdo. PORQUE FALHA A MEMÓRIA? 8 alimentos que ajudam a melhorar!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conteúdo. PORQUE FALHA A MEMÓRIA? 8 alimentos que ajudam a melhorar!"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

Franklim A. Moura Fernandes

2

PORQUE FALHA A MEMÓRIA? 8 alimentos que ajudam a melhorar!

Conteúdo

PORQUE FALHA A MEMÓRIA? 8 alimentos que ajudam a melhorar! ... 3

8 alimentos que potenciam a memória? ... 3

Brócolos ... 3 Maçãs ... 4 Mirtilos ... 4 Espinafres ... 5 Espargos ... 5 Frutos secos ... 6 Quinoa ... 6

Descoberta possivel causa para as falhas de memória ... 7

O que é a adenosina ? ... 7

Como foi feito o estudo? ... 8

Qual a importância desta descoberta ? ... 8

Qual o papel da cafeína ? ... 9

4 FORMAS DE MELHORAR A MEMÓRIA COMPROVADAS PELA CIÊNCIA ... 10

1. Associe as suas memórias a objetos físicos ... 10

2. Não memorize apenas por repetição ... 10

3. Tome notas escritas ... 11

(3)

Franklim A. Moura Fernandes

3

PORQUE FALHA A MEMÓRIA? 8 alimentos que ajudam a melhorar!

PORQUE FALHA A MEMÓRIA? 8 alimentos que ajudam a melhorar!

8 alimentos que potenciam a memória?

Uma dieta saudável ajuda a potenciar o cérebro, melhorando a memória e a capacidade mental. Um estudo publicado na revista Neurology procura explicar a relação que existe entre uma dieta saudável e a prevenção da perda de memória. Para os investigadores, uma dieta sã contém:

 Grandes quantidades de verduras,

 frutos secos,

 Peixe,

 Moderado consumo de álcool

 Carnes vermelhas.

Deixam uma lista de oito alimentos que podem ajudar a alcançar o equilíbrio alimentar necessário.

Brócolos

Os brócolos são um "superalimento" muito fácil de encontrar em qualquer supermercado e que contém muitos nutrientes que contribuem para aumentar a longevidade. É um dos alimentos com mais nutrientes e só tem 30 calorias por prato.

(4)

Franklim A. Moura Fernandes

4

Maçãs

Maçãs

Uma maçã só tem 50 calorias aproximadamente, mas é uma grande fonte de antioxidantes, fibra, vitamina C e potássio.

Mirtilos

Os mirtilos são conhecidos como superalimentos porque ajudam a controlar o colesterol. Além disso, todas os frutos do bosque, desde os morangos às framboesas, contêm grandes quantidades de antioxidantes.

(5)

Franklim A. Moura Fernandes

5

Espinafres

Espinafres

Os espinafres são uma grande fonte de ferro. Além disso, um grupo de cientistas da Suécia descobriu recentemente que os componentes deste vegetal aumentam a eficiência da mitocôndria, que produz a energia das células humanas.

Espargos

Os espargos são uma das melhores fontes de ácido fólico, que nos ajuda a manter longe das depressões. O ácido fólico é importante para a síntese da dopamina e serotonina, cruciais para o estado de ânimo.

(6)

Franklim A. Moura Fernandes

6

Frutos secos

Frutos secos

Os frutos secos, em geral, são conhecidos pelas suas calorias altas, mas muitos estudos recomendam o seu consumo várias vezes durante a semana para prevenir doenças do coração. As amêndoas, em particular, contêm gorduras monoinsaturadas e fibras.

Quinoa

A quinoa contém uma boa dose de proteína que ajuda a formar os músculos. Qualquer grão que se inclua na dieta, desde a cevada até ao arroz, ajuda a perder peso, porque uma pessoa se sente cheia ingerindo poucas calorias.

(7)

Franklim A. Moura Fernandes

7

Descoberta possivel causa para as falhas de memória

Descoberta possivel causa para as falhas de memória

Uma equipa de duas dezenas de investigadores de Portugal, Holanda, Estados Unidos e China identificou o “possível responsável pelo surgimento de problemas de memória”, anunciou a Universidade de Coimbra (UC).

A equipa de investigadores daqueles quatro países descobriu que “os recetores A2A para a adenosina” têm “um papel crucial no surgimento de problemas de memória”.

Receptor A2 para a adenosina

O que é a adenosina ?

A adenosina é a “molécula que funciona como sinal de stress no funcionamento de vários sistemas do organismo, especialmente no cérebro”.

Esta é uma “investigação sem precedentes”, sublinha a UC, adiantando que o estudo, envolvendo especialistas da Faculdade de Medicina e do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC, vai ser publicado no Molecular Psychiatry, “o mais importante jornal internacional da área da psiquiatria”.

A investigação, desenvolvida com “modelos animais (ratinhos) saudáveis”, permitiu verificar, pela primeira vez, que o funcionamento em excesso dos recetores A2A (“localizados na membrana dos neurónios”) é “suficiente para causar distúrbios na memória”, salienta a UC.

(8)

Franklim A. Moura Fernandes

8

/Como foi feito o estudo?

Como foi feito o estudo?

Para conseguir a máxima precisão na informação sobre o comportamento dos ratinhos durante as experiências, os especialistas de Coimbra envolvidos no estudo criaram “um dispositivo inovador para, através da utilização de uma técnica de optogenética (técnica que não existe na natureza e que utiliza a luz para atuar e controlar ocorrências específicas em sistemas biológicos), ativar este recetor de adenosina e controlar de forma única o comportamento dos circuitos neuronais”.

Assim, “no exato momento em que os modelos animais desempenhavam as tarefas de memória, foi possível verificar, inequivocamente, que uma simples ativação intensa do recetor A2A era suficiente para provocar danos no circuito e gerar problemas de memória”, explica Rodrigo Cunha, coordenador da equipa portuguesa.

Qual a importância desta descoberta ?

Esta descoberta é determinante para a Alzheimer, doença incurável caracterizada pela perda de memória, nomeadamente “para o desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento da demência mais comum”. Se a simples ativação do recetor A2A é suficiente para causar distúrbios na memória, é possível desenvolver bloqueadores seletivos deste recetor, acrescenta a Faculdade de Medicina de Coimbra.

(9)

Franklim A. Moura Fernandes

9

Qual o papel da cafeína ?

Qual o papel da cafeína ?

O consumo de cafeína diminui a probabilidade de desenvolver Alzheimer e age sobre os recetores A2A (a cafeína liga-se aos recetores A2A )

“Os investigadores já sabem o caminho a seguir”, recordando que “seis anteriores estudos epidemiológicos (alguns europeus) distintos” já tinham confirmado que “o consumo de cafeína diminui a probabilidade de desenvolver Alzheimer e que age sobre os recetores A2A (a cafeína liga-se aos recetores e impede o perigo)”.

Os investigadores pretendem agora “desenhar moléculas químicas semelhantes à cafeína capazes de atuar exclusivamente sobre este recetor, impedindo-o de provocar danos na memória”.

(10)

Franklim A. Moura Fernandes

10

4 FORMAS DE MELHORAR A MEMÓRIA COMPROVADAS PELA CIÊNCIA

4 FORMAS DE MELHORAR A MEMÓRIA COMPROVADAS PELA

CIÊNCIA

Uma pesquisa feita em 2013 mostrou que jovens adultos (com idades entre 18 e 34 anos) têm mais dificuldade do que pessoas com mais de 55 em lembrar-se de datas (15% vs. 7%), onde guardam as chaves (14% vs 8%), de fazer o almoço (9% vs 3%) e até de tomar banho (6% vs 2%).

De seguida descrevemos 4 formas de, comprovadamente, melhorar a sua memória, a saber:

1. Associe as suas memórias a objetos físicos

É provavel que já lhe tenha acontecido o seguinte cenário:

- Acabou de ser apresentado a alguém e, assim que a pessoa vira as costas, você já esqueceu o nome dela e agora tem de passar pelo embaraço de lhe perguntar novamente o nome!

A dica é associar o nome a algum objeto. Por exemplo, se você acabou de conhecer a Maria e ela estava à janela janela, pense nela como a Maria da Janela. Parece um truque estúpido, mas funciona. E, claro, não só para nomes de pessoas, mas para qualquer coisa: relatórios, documentos, marcas. Associar conceitos a objetos ajuda bastante a nossa memória. E, claro, quanto mais absurdas forem as associações mais fácil é lembra-las.

2. Não memorize apenas por repetição

Quando assitimos a apresentações ou discursos públicos algumas vezes é muito claro quando alguém apenas decorou o texto do seu discurso. Mas basta

acontecer alguma mudança no roteiro ou uma"branca" para que a pessoa se perca.

Memorizar algo de fato depende da compreensão do assunto em debate. Tente entender o conceito todo à volta do tema sobre o qual vai falar. Pesquisas mostram que apenas a repetição automática não chega e pode até impedir que entenda o que está a expor.

(11)

Franklim A. Moura Fernandes

11

4 FORMAS DE MELHORAR A MEMÓRIA COMPROVADAS PELA CIÊNCIA

3. Tome notas escritas

Estudos indicam que rabiscar enquanto 'ingerimos' informações não visuais (em aulas, por exemplo) aumenta a capacidade da nossa memória. Uma pesquisa de 2009 mostrou que pessoas que rabiscavam enquanto ouviam uma lista de nomes lembravam-se de 29% a mais dos nomes ditos. Da próxima vez que for a uma palestra, leve uma caneta um bloco de notas e rabisque!

4. Dormir melhor

Dormir bem é um dos factores mais importantes para consolidar a nossa memória e um dos mais "mal tratados" por imensas pessoas! De facto é durante o sono que as memórias das nossas experiências diárias são detalhadamente organizadas como se fossem arrumadas nas respectivas "gavetas cerebrais" bem identificadas de forma a conseguirmos lembrar-nos rapidamente delas quando tal é necessário!

Se não temos a qualidade nem a quantidade de sono profundo necessárias então as memórias não são bem arrumadas e quando vamos abrir a tal "gaveta cerebral" ela não está lá porque ficou por arrumar ou foi arrumada na gaveta errada dando origem a uma branca!

Referências

Documentos relacionados

Este capítulo tem uma abordagem mais prática, serão descritos alguns pontos necessários à instalação dos componentes vistos em teoria, ou seja, neste ponto

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

The lagrangian particle tracking model was used to stu- dy the dispersion of particles released in different lagoon channels, the advection of particles released

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

A Variação dos Custos em Saúde nos Estados Unidos: Diferença entre os índices gerais de preços e índices de custos exclusivos da saúde; 3.. A variação dos Preços em

Os sistemas mais úteis para a computação quântica são os que exibem anyons não-abelianos, e a razão para isso é que os operadores de troca geram representações mul-