• Nenhum resultado encontrado

ILUSTRÍSSIMO SR. PRESIDENTE DA COMISSÃO GERAL DE LICITAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ Nesta

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ILUSTRÍSSIMO SR. PRESIDENTE DA COMISSÃO GERAL DE LICITAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ Nesta"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Belém - PA, 9 de Dezembro de 2013

ILUSTRÍSSIMO SR. PRESIDENTE DA COMISSÃO GERAL DE LICITAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ

Nesta

Ass.: CARTA DE IMPUGNAÇÃO

Ref. : PREGÃO ELETRÔNICO nº. 073/TJPA/2013

Prezado Senhor,

A FPF JENNINGS COMUNICAÇÕES - ME, CNPJ n.º 09.013.416/0001-19, com sede na Avenida Noel Nutels, n.º 2101, Sala 8-H, Cidade Nova, Manaus - AM, por seu representante legal infra-assinado, vem, respeitosamente, à presença da Comissão Permanente de Licitação, com fulcro no art. 41, §2º da Lei n. 8.666/93, apresentar IMPUGNAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO pelos fatos e fundamentos que passa a expor:

Ao analisar o edital em epígrafe observa-se que algumas omissões e disposições impedem aos interessados neste Certame em elaborar a proposta comercial e consequentemente impede que a Administração selecione e contrate a proposta mais vantajosa.

É com o objetivo de garantir a eficácia e legalidade do certame que a licitante propõe alterações do instrumento convocatório.

Ocorre que, o Edital no molde estabelecido inviabiliza a participação da ora impugnante, alijando-a do certame, além de trazer aspectos que ferem a legalidade, isonomia e a competitividade do certame, conforme será demonstrado a seguir.

(2)

REFERENTE À IDENTIFICAÇÃO DO OBJETO: ITEM 1 DO EDITAL – DO OBJETO

1.1. O objeto do presente Pregão Eletrônico é a Aquisição de solução de videoconferência com Instalação e transferência de tecnologia para atender as necessidades do Tribunal de Justiça do Estado do Pará na redundância e expansão da estrutura de videoconferência existente de seu parque, da marca POLYCOM, entre a Sede, polos Judiciários e comarcas do interior do Estado, segundo as especificações constantes no Termo de Referência (TR) e anexas, com suporte técnico pelo período de 36 (trinta e seis) meses e na modalidade de Registro de Preço (RP).

De acordo com a leitura do Objeto da presente licitação, verifica-se que para o cumprimento do mesmo é obrigatório o fornecimento de equipamentos de um único fabricante, no caso da marca POLYCOM. Ocorre que diante de tais determinações editalícias, constata-se a restrição de empresas que possuem em seu portfólio os equipamentos especificados no Termo de Referência e as mesmas ficam impedidas de apresentar propostas no certame, em função da exigência da marca POLYCOM, bem como o modelo dos equipamentos da respectiva marca. O princípio da isonomia é o fiel da balança, tendo em vista que o Edital e seu Termo de Referência não possibilita a concorrência de empresas que possuem a capacidade de oferecer os equipamentos e garantias desejadas.

É importante salientar que apenas o atual prestador do serviço poderá se credenciar para a disputa do certame, caracterizando que somente as empresas e/ou fabricante da marca POLYCOM atende integralmente o objeto acima referenciado, isto é, um número muito restrito de empresas, que serão capazes de fornecer os equipamentos solicitados no edital e seu termo de referência.

Tal situação contraria o próprio pressuposto lógico da licitação – a competição – tendo em vista a restrição do número de participantes, razão pela qual o objeto e o edital devem ser reformulados, através da ampliação de participantes cujos equipamentos sejam compatíveis com a solução atual de videoconferência utilizada pelo TJPA, isto é, a fim de permitir a participação de todas as Empresas efetivamente capacitadas para prover os serviços pretendidos e assim garantir uma contratação mais vantajosa para o Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

Diante do exposto solicitamos a alteração do objeto desta licitação conforme a seguir: 1.1. O objeto do presente Pregão Eletrônico é a Aquisição de solução de

videoconferência com Instalação e transferência de tecnologia para atender as necessidades do Tribunal de Justiça do Estado do Pará na redundância e expansão da estrutura de videoconferência existente em seu parque, para atendimento das demandas do TJPA, entre a Sede, polos Judiciários e comarcas do interior do Estado, segundo as especificações constantes no Termo de Referência (TR) e anexas, com suporte técnico pelo período de 36 (trinta e seis) meses e na modalidade de Registro de Preço (RP).

(3)

ITEM 10.1.2 DO EDITAL – DA ACEITABILIDADE DA PROPOSTA

No item 10.1.2. exige que o LICITANTE deverá explicitar a marca e o modelo dos equipamentos ofertados por meio de catálogos e/ou sites do(a) fabricante/licitante e enviar todo e qualquer Certificado de Homologação ou Registro de Órgão competente solicitado na especificação. Ocorre que no edital e termo de referência em questão já exige que sejam fornecidos equipamentos da marca POLYCOM, bem como os modelos inerentes a esta marca.

Este item caberia caso o documento não estabelece previamente a marca e modelos a serem fornecidos pelos LICITANTES.

Diante do exposto solicitamos a manutenção deste item, desde que sejam especificados os equipamentos sem definição prévia da marca POLYCOM e seus respectivos modelos dos equipamentos a serem adquiridos por este Egrégio Tribunal.

ITEM 12 DO EDITAL E SEUS SUBITENS – DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

No item 12.2.4. exige a apresentação de Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, expedida pela Secretaria da Receita Federal. Solicitamos a confirmação de que poderá ser apresentada Certidão Positiva com Efeito de Negativa.

No item 12.2.6. exige a apresentação de Certidão Negativa de Débito – CND, emitida pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. Solicitamos a confirmação de que poderá ser apresentada Certidão Positiva com Efeito de Negativa.

No item 12.3.2. solicita a apresentação de Prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Solicitamos a confirmação de que poderá ser apresentada Certidão Positiva com Efeito de Negativa.

No item 12.3.3. exige que caso o LICITANTE seja o fabricante dos equipamentos ofertados, deverá anexar uma declaração assinada (firma reconhecida) em papel timbrado, que possui suporte técnico/administrativo, aparelhamento, instalações e condições adequadas, bem como pessoal qualificado e treinado, disponíveis para a execução da garantia técnica na Região Metropolitana de Belém.

No entanto os equipamentos irão atender a planta do TJPA, entre a Sede, polos Judiciários e comarcas do interior do Estado. Solicitamos esclarecer se o LICITANTE será obrigado a prestar o serviço de garantia técnica também em localidades do interior do Estado do Pará, ou se ficará restrito somente aos endereços informados nos itens 15.5.1 e 15.5.2. do Termo de Referência.

ITEM 2 DO TERMO DE REFERÊNCIA – JUSTIFICATIVA

Diante das justificativas apresentadas verifica-se que atualmente o TJPA possui em funcionamento 6 unidades interligadas através de videoconferência, equipamentos estes provenientes de uma iniciativa tomada em 2010. Porém de acordo com os itens 9, 10, 11, 12, 13 e 14 verifica-se que na verdade este E. Tribunal procedendo a modernização tecnológica de sua planta, o que não justifica a exigência de continuidade da marca

(4)

atualmente instalada, pois o mercado oferece inúmeras opções de qualidade cujos fornecedores estão impedidos de participar deste certame devido a tal exigência. Além do mais os terminais instalados atualmente na planta do TJPA não serão capazes de se comunicar em alta definição com os novos equipamentos, estabelecendo assim um limite no padrão da comunicação.

ITEM 3 DO TERMO DE REFERÊNCIA – CONDIÇÕES GERAIS

No item 3.3 exige todos os equipamentos a serem fornecidos neste Termo de Referência deverão ser do mesmo fabricante, compondo uma solução única de videoconferência, assegurando a compatibilidade funcional de todos os recursos, facilitando o gerenciamento, conforme disposto no inciso I, artigo 15 da lei 8.666 de 21 de junho de 1993, a qual regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal e institui as normas para licitações e contratos da administração pública;

Referente ao item 3.3 que consta no Termo de Referência, novamente verifica-se clara orientação a um único fabricante o que contraria veementemente o artigo 7º, inciso I, parágrafo 5º, da Lei 8.666/93 uma vez que existe no mercado equipamentos de videoconferência com características ou especificações similares que atendem e até superam as especificações do referido edital.

“ O artigo 7º, inciso I, parágrafo 5º, da Lei 8.666/93 estabelece que “é vedada a realização de licitação cujo objeto inclua bens e serviços sem similaridade ou de marcas, características e especificações exclusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente justificável, ou ainda quando o fornecimento de tais materiais e serviços for feito sob o regime de administração contratada, previsto e discriminado no ato convocatório”. Já o seu artigo 15, parágrafo 7º, inciso I, estabelece que deve haver a especificação completa do bem a ser adquirido “sem indicação de marca”.

Novamente evidencia-se que, o Edital nos moldes estabelecidos inviabiliza a participação da ora impugnante, alijando-a do certame, além de trazer aspectos que ferem a legalidade, isonomia e a competitividade do mesmo, pois somente poucas empresas, senão apenas uma, tem condições de prestá-lo, desfavorecendo as empresas “entrantes” nesse tipo de mercado.

Conforme se infere da leitura do Edital, deve o TJPA procurar sempre estimular a competitividade, abarcando o maior número possível de empresas interessadas na licitação. Tal providência, in casu, pode ser obtida com o a flexibilização de fornecimento de equipamentos de videoconferências com características e especificações similares aos equipamentos atuais existentes.

ITEM 4 DO TERMO DE REFERÊNCIA – EQUIPAMENTOS – QUADRO RESUMO

No item em epígrafe relaciona os equipamentos e suas respectivas quantidades que serão adquiridas por este E. Tribunal. Ocorre que ao elencar tais equipamentos encontra-se modelos específicos da marca POLYCOM, exemplo Terminal de Videoconferência de Alta Definição HDX 7000 – Tipo 1, Terminal de

(5)

Videoconferência de Alta Definição HDX 4500 – Tipo 2 e Terminal de Videoconferência de Alta Definição HDX 6000 – Tipo 3. Tendo em vista a isonomia do certame e ampla concorrência. Diante do exposto solicitamos a alteração deste item para modelos de equipamentos genéricos, onde outras empresas poderão participar deste certame licitatório.

ITEM 5 DO TERMO DE REFERÊNCIA – PLATAFORMA DE GERENCIAMENTO DA REDE DE VIDEOCONFERÊNCIA (RESOURCE MANAGER)

Nos itens abaixo relacionados exigem que:

5.2.2. Deve ser fornecido com suporte a pelo menos 100 chamadas simultaneamente, com possibilidade de expansão para pelo menos 500 chamadas simultâneas;

5.2.3. As funcionalidades de Gatekeeper e SIP Registrar deverão ser fornecidas com capacidade de registrar e administrar até 500 dispositivos (terminais, MCUs, Gateways), em qualquer proporcionalidade, e suportar expansão futura para pelo menos 2.000 registros;

5.2.4. Deve prover a funcionalidade de configuração e aplicação de políticas de grupos e indivíduos;

Solicitamos avaliar se os equipamentos em epígrafe estão super dimensionados, uma vez que foram exigidos a quantidade de 50 equipamentos e nos itens acima exigem o fornecimento de suporte de pelo menos 500 chamadas simultâneas e capacidade de registrar e administrar até 500 dispositivos, com possibilidade de suportar expansão futura para pelo menos 2.000 registros, ou seja, quantidades extremamente superiores as aquisições que serão feitas por este Tribunal. Diante do exposto solicitamos a alteração destes itens para capacidades dentro da demanda relacionada no item 4.

No item 5.2.12. exige que a LICITANTE deve prover a funcionalidade de gerenciamento de banda. Solicitamos esclarecer o meio de transmissão e/ou tipo de rede através da qual os equipamentos serão interligados.

ITEM 7 DO TERMO DE REFERÊNCIA – PLATAFORMA DE CONTROLE DE CHAMADAS DA REDE DE VIDEOCONFERÊNCIA (DMA)

Nos itens abaixo relacionados exigem que:

7.2.2. Deve ser fornecido com suporte a pelo menos 100 chamadas simultaneamente, com possibilidade de expansão para pelo menos 500 chamadas simultâneas;

7.2.3. As funcionalidades de Gatekeeper e SIP Registrar deverão ser fornecidas com capacidade de registrar e administrar até 500 dispositivos (terminais, MCUs, Gateways), em qualquer proporcionalidade, e suportar expansão futura para pelo menos 2.000 registros;

Solicitamos avaliar se os equipamentos em epígrafe estão super dimensionados, uma vez que foram exigidos a quantidade de 50 equipamentos e nos itens acima exigem capacidade de registrar e administrar até 500 dispositivos (terminais, MCUs, Gateways), em qualquer proporcionalidade, e suportar expansão futura para pelo menos 2.000

(6)

registros, ou seja, quantidades extremamente superiores as aquisições que serão feitas por este Tribunal. Diante do exposto solicitamos a alteração destes itens para capacidades dentro da demanda relacionada no item 4.

No item 7.2.12. exige que a LICITANTE deve prover a funcionalidade de gerenciamento de banda. Solicitamos esclarecer o meio de transmissão e/ou tipo de rede através da qual os equipamentos serão interligados.

ITEM 8 DO TERMO DE REFERÊNCIA – PLATAFORMA DE TRAVESSIA DE FIREWALL PARA CHAMADAS DE VIDEOCONFERÊNCIA (RPAD)

No item 8.2.4. Permitir o transporte seguro de tráfego de videoconferência entre redes protegidas por firewall. Solicitamos esclarecimentos qual é o tipo de rede serão utilizados, bem como se o LICITANTE será responsável pelo fornecimento do firewall para a respectiva rede.

ITEM 9 DO TERMO DE REFERÊNCIA – UNIDADE DE CONTROLE DE VIDEOCONFERÊNCIA MULTIPONTO EM ALTA DEFINIÇÃO (RMX)

Nos itens abaixo relacionados exigem que:

9.1.1. Deverá ser fornecido 1 (uma) unidade nova e sem uso anterior. O modelo ofertado deverá estar em linha de produção, sem previsão de encerramento, na data de entrega da proposta.

9.2. Especificação

9.2.1. A MCU deverá ser baseada em plataforma de hardware especializada para essa função, de fabricante com suporte técnico estabelecido no Brasil;

9.2.2. A solução ofertada deverá contemplar todo o hardware e licenciamento necessário para suportar a conexão de salas de Telepresença IP Imersiva;

Referentes aos itens especificados acima, solicitamos avaliar quanto às adequações de infraestrutura do local onde serão instalados os hardwares e licenciamento necessários para suportar a conexão de salas de Telepresença IP Imersiva, pois para a instalação de tais salas serão necessárias adequações de grande porte e de grande investimento, onde é importante que sejam definidos previamente a responsabilidade destas adequações. Caso sejam responsabilidades da LICITANTE estes valores devem ser contemplados nos custos deste certame.

No item 9.2.11. exige que deve suportar taxas de transmissão de 64Kbps a 4Mbps em cada porta de comunicação, para todas as portas solicitadas. Diante do exposto solicitamos esclarecer de quem será a responsabilidade do fornecimento dos links de comunicação nas velocidades acima elencadas. Caso esta responsabilidade seja do TJPA, solicitamos informações quanto ao tipo de tecnologia utilizada nos circuitos de comunicação. Exemplo se estes circuitos estão em nuvem.

(7)

Também solicitamos esclarecer se os links serão através de fibra óptica, ou outro tipo de tecnologia. Estas informações se fazem necessárias para a composição dos custos desta licitação.

No item 9.2.35. onde exige que a unidade de controle de videoconferência multiponto em alta definição (RMX) suporte a criação de layout específico onde seja possível visualizar outras salas de Telepresença IP Imersiva em presença contínua. Referente a este item solicitamos novamente a verificação quanto às adequações de infraestrutura do local onde serão instalados os hardwares e licenciamento necessários para suportar a conexão de salas de Telepresença IP Imersiva, pois para a instalação de tais salas serão necessárias adequações de grande porte e de grande investimento, onde é importante que sejam definidos previamente a responsabilidade destas adequações. Caso sejam responsabilidades da LICITANTE estes valores devem ser contemplados nos custos deste certame.

ITEM 11 DO TERMO DE REFERÊNCIA – PLATAFORMA DE GRAVAÇÃO DE SESSÕES DE VIDEOCONFERÊNCIA EM ALTA DEFINIÇÃO (RSS) 11.2. Especificação

No item 11.2.1. exige este sistema deve ser capaz de gravar múltiplas conferências simultaneamente, pela rede IP, conforme as especificações a seguir. Solicitamos informar se a LICITANTE será responsável pelo fornecimento da rede IP onde serão gravadas as múltiplas conferências simultâneas.

No item 11.2.15. exige possuir capacidade de transferência dos arquivos para sistemas externos de transferência, evitando o esgotamento da capacidade interna. Solicitamos esclarecer quais são os sistemas externos de transferências deste Tribunal.

ITEM 12 DO TERMO DE REFERÊNCIA – TERMINAL DE VIDEOCONFERÊNCIA DE ALTA DEFINIÇÃO – TIPO 1 (HDX 7000)

Nos itens a seguir exigem que:

12.2.6. Deve iniciar e responder às chamadas de videoconferência através de uma rede IP;

12.2.7. Deve suportar comunicação H.323 e SIP para taxas de 64 Kbps a até pelo menos 4 Mbps;

Solicitamos informar se a LICITANTE será responsável pelo fornecimento da rede IP onde devem iniciar e responder às chamadas de videoconferência através de uma rede IP.

Solicitamos informar também de quem será a responsabilidade do fornecimento dos links de comunicação nas velocidades acima elencadas. Caso esta responsabilidade seja do TJPA, solicitamos informações quanto ao tipo de tecnologia utilizada nos circuitos de comunicação. Exemplo se estes circuitos estão em nuvem.

Também solicitamos esclarecer se os links serão através de fibra óptica, ou outro tipo de tecnologia. Estas informações se fazem necessárias para a composição dos custos desta licitação.

(8)

ITEM 13 DO TERMO DE REFERÊNCIA – TERMINAL DE VIDEOCONFERÊNCIA DE ALTA DEFINIÇÃO – TIPO 2 (HDX 4500)

Nos itens a seguir exigem que:

13.2.3.2. Deve iniciar e responder às chamadas de videoconferência através de uma rede IP;

13.2.3.3. Deve suportar comunicação H.323 e SIP para taxas de 64 Kbps a até pelo menos 4 Mbps;

Novamente solicitamos informar se a LICITANTE será responsável pelo fornecimento da rede IP onde devem iniciar e responder às chamadas de videoconferência através de uma rede IP.

Solicitamos informar também de quem será a responsabilidade do fornecimento dos links de comunicação nas velocidades acima elencadas. Caso esta responsabilidade seja do TJPA, solicitamos informações quanto ao tipo de tecnologia utilizada nos circuitos de comunicação. Exemplo se estes circuitos estão em nuvem.

Também solicitamos esclarecer se os links serão através de fibra óptica, ou outro tipo de tecnologia. Estas informações se fazem necessárias para a composição dos custos desta licitação.

ITEM 14 DO TERMO DE REFERÊNCIA – TERMINAL DE

VIDEOCONFERÊNCIA DE ALTA DEFINIÇÃO – TIPO 3 (HDX 6000) Nos itens a seguir exigem que:

14.2.3.2. Deve iniciar e responder às chamadas de videoconferência através de uma rede IP;

14.2.3.3. Deve suportar comunicação H.323 e SIP para taxas de 64 Kbps a até pelo menos 2 Mbps;

Solicitamos informar se a LICITANTE será responsável pelo fornecimento da rede IP onde devem iniciar e responder às chamadas de videoconferência através de uma rede IP.

Solicitamos informar também de quem será a responsabilidade do fornecimento dos links de comunicação nas velocidades acima elencadas. Caso esta responsabilidade seja do TJPA, solicitamos informações quanto ao tipo de tecnologia utilizada nos circuitos de comunicação. Exemplo se estes circuitos estão em nuvem.

Também solicitamos esclarecer se os links serão através de fibra óptica, ou outro tipo de tecnologia. Estas informações se fazem necessárias para a composição dos custos desta licitação.

ITEM 15 DO TERMO DE REFERÊNCIA – INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Neste item não estão especificados onde serão instalados os 50 equipamentos que serão instalados. Diante do exposto solicitamos que sejam incluídos os endereços, bem como os respectivos equipamentos de cada endereço.

(9)

DA PROPOSTA COMERCIAL

O presente Edital e Termo de Referência não apresentam modelo de proposta comercial, bem como planilha de formação de preços, impossibilitando a comparação das ofertas apresentadas e julgamento dos preços referentes a este certame. Diante do exposto solicitamos incluir no documento modelo de proposta com respectiva planilha de formação de preços.

ANEXO II - DA MINUTA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

Na minuta da ata de registro de preços não consta a descrição dos equipamentos, suas respectivas quantidades, bem como os valores unitários atribuídos para os itens em questão, no que se refere o registro de preços. Diante do exposto solicitamos a inclusão de planilha contendo os valores registrados.

DA MINUTA DO CONTRATO

O presente Edital não apresenta minuta de contrato, documento importantíssimo para a avaliação do LICITANTE. Solicitamos desta forma que seja incluída Minuta de Contrato para este certame.

Conclusão

Como resta demonstrado, a alteração do edital é medida que garantirá a legalidade da licitação, possibilitando ao TJPA selecionar a proposta mais vantajosa para os serviços contratados, verificada a efetiva concorrência entre os licitantes participantes.

Desta forma estará este órgão promovendo a mais lídima Justiça!!!!

Nestes termos em que Pede Deferimento.

Belém – PA, 09 de Dezembro de 2013.

Paulo Jennings

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em