• Nenhum resultado encontrado

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / REVISTA CPAD ADULTOS O EVANGELHO DE JESUS CRISTO REVELADO NA CARTA AOS ROMANOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / REVISTA CPAD ADULTOS O EVANGELHO DE JESUS CRISTO REVELADO NA CARTA AOS ROMANOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com

1

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / 2016 - REVISTA CPAD ADULTOS

LIÇÕES BÍBLICAS - MARAVILHOSA GRAÇA

O EVANGELHO DE JESUS CRISTO REVELADO NA CARTA AOS ROMANOS

LIÇÃO 13 - O CULTIVO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

A - LEITURA DA INTRODUÇÃO DA LIÇÃO - PÁG. 92 DA REVISTA CPAD - ADULTOS - PROFESSOR I - A IMPORTÂNCIA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

O apóstolo Paulo inicia o encerramento da carta aos romanos registrando recomendações, saudações e votos a igreja de Roma em favor de pelo menos vinte e oito irmãos em Cristo que trabalharam arduamente na obra do Senhor, valorizando sobejamente a amizade, o carinho, a união de fé, a consideração, o respeito entre os irmãos e irmãs da igreja. O apóstolo Paulo deixa transparecer que existe uma forte amizade entre estas pessoas como se fossem uma só família.(Rm16:1-16)

1. DEFINIÇÃO DE AMIZADE

Podemos definir o termo amizade como sendo um relacionamento pessoal voluntário entre duas ou mais pessoas que se consolida em uma base afetiva de um bem querer mútuo, uma demonstração de carinho, uma manifestação de fidelidade, lealdade , compreensão, confiança, proteção, etc.

2. CARACTERÍSTICAS DA AMIZADE VERDADEIRA

A verdadeira amizade apresenta diversas características, porém, dentre as principais, podemos mencionar:

2.1. UNIVERSAL

A amizade alcança todas as pessoas independente de gênero, raça, cor, classe social, religião, gostos, vontades, vínculos relacionais, laços consanguíneos ou não, como por exemplo: a amizade que ocorre entre homens e mulheres, pessoas com grau de parentesco, marido e mulher, irmãos de sangue, enamorados e demais pessoas com relacionamento social. (1 Jo 3:11-18)

2.2. AMOR FRATERNAL

A base da verdadeira amizade é suportada pelo amor fraternal que se manifesta pela dedicação absoluta de uma pessoa para outra, sem qualquer interesse de troca de benesses, favores ou recompensas, sempre visando construir uma sólida relação social e fazer o bem.(Rm 12:10)

2.3. AMOR ÁGAPE

A verdadeira amizade entre cristãos sempre está alicerçada no amor ágape, ou seja, no amor de Deus, amor este de paciência, de bondade, que não tem ciúme, nem orgulho, nem vaidade, que não é grosseiro, que não se irrita e nem guarda mágoas. (1 Co 13:4-7)

3. A VISÃO BÍBLICA PARA A VERDADEIRA AMIZADE

A Bíblia Sagrada não apresenta a essência da amizade de forma sistêmica, porém, esclarece sem dúvidas a sua essência, conforme alguns pontos importantes mencionados a seguir:

3.1. NÃO DEPENDE VÍNCULOS CONSANGUÍNEOS

Esta amizade apresentada na Bíblia é muito mais forte e muito mais consolidada do que uma relação consanguínea.(Pv 18:24);

3.2.DEPENDE DE UMA EXCELÊNCIA DE CARÁTER MORAL

Na Bíblia Sagrada a integridade moral e um ilibado caráter demonstrado nas relações de amizade consubstanciam a uma pessoa ser chamada de verdadeiro amigo.(Tg 2:23)

(2)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com

2

A Palavra de Deus nos mostra que o grau de hierarquia e de autoridade de uma pessoa para com outra é respeitado e tido como valores imutáveis, porém, a amizade também permeia as relações entre estas pessoas demonstrando a sua abrangência, profundidade e especialmente o grau de independência. (Jo 15:15)

3.4. JESUS É UM EXEMPLO DE VERDADEIRA AMIZADE

A maior demonstração de verdadeira amizade e de amor para com o próximo foi dada por Jesus quando morreu na cruz do Calvário no lugar de toda a humanidade.(Jo 15:13)

II - AS AMEAÇAS AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

O apóstolo Paulo na sequência da carta aos romanos no capítulo 16, do versículo 17 ao 18, manifesta a exortação sobre dissensões e escândalos promovidos por pessoas inescrupulosas no meio do povo de Deus, advertindo-os que não se deixasse serem enganados e que os verdadeiros cristãos não compactuassem com tal prática de divisão e ataque as doutrinas cristãs, se afastando daqueles que promoviam a cisão da amizade entre os irmãos. (Rm 16:17-18)

Contextualizando a presente situação da sociedade do século XXI, podemos destacar como ameaças as relações interpessoais quanto ao bem estar social e espiritual:

1. A SECULARIZAÇÃO

Definimos secularização como um movimento de ordem humanística que busca o desenvolvimento do homem em todas as áreas a partir da razão, da ciência e das organizações sociais sem reconhecer as realidades sobrenaturais, religiosas ou espirituais.

2. A SECULARIZAÇÃO EM NOSSO TEMPO

A separação da Igreja do Estado em nosso tempo permitiu em avançada velocidade promover a secularização da educação, a suposta supremacia da ciência sobre a religião, a larga aplicação das teorias econômicas e sociais humanísticas regendo as relações sociais em detrimento do espiritual. A igreja nos dias atuais por conta desta secularização efetiva em diversas frentes da formação do homem é profundamente atacada em seus valores espirituais segundo os ensinos da Bíblia Sagrada, que se obscurecem tornando o cristianismo de hoje um cristianismo secularizado, pelos seguintes fatores: 2.1. MATERIALISMO

É a doutrina filosófica que diz que as únicas coisas que existem são substâncias materiais. Os fenômenos mentais, a consciência, as sensações e sentimentos são explicados como modificações da substância material sem a introdução de substância mentais ou espirituais distintivas. Em suma é a doutrina que advoga que o ter é mais importante do que o ser, a matéria é de maior valor para o homem do que espiritual. O cristianismo contraria o utilitarismo - a vida não é uma corrida atrás de riquezas e autopromoção (1 Tm 6:6-10)

2.2. RELATIVISMO

A base para nossos juízos no conhecimento, na cultura e na ética difere de acordo com as pessoas, acontecimentos ou situações. É o estado mental e uma maneira de pensar que repele as reivindicações absolutas de Deus. Em suma, algo que é absolutamente errado na concepção de alguns é perfeitamente certo na concepção de outros. O cristianismo contraria o existencialismo - a vida não é só aqui e agora, existe uma vida após a vida terrena. (Jo 3:16)

2.3. LIBERALISMO SOCIAL

É tipificado pela consecução de todas atividades humanas, dentre elas: as ciências, artes, filosofias, educação, economia, etc, livres de qualquer contexto da Palavra de Deus. A maneira de viver num mundo liberal não comunga com os interesses espirituais, e todo regramento das relações sociais são chanceladas por meio da razão e da experiência do homem em torno de um valor social, moral, emocional, desprovido de alinhamento com a vontade divina. O cristianismo contraria o hedonismo - a vida não é o prazer carnal e a satisfação de desejos. (Ec 2:1-11)

(3)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com

3

O Ateísmo implícito e explícito tem se fortificado nos bancos escolares em todos os níveis estabelecendo uma crença de que não existe Deus, seres ou acontecimentos imateriais e espirituais. A única coisa que importa neste mundo são os eventos materiais.(Sl 53:1; Tt 1:10-16; 1 Jo 4:1-10). O cristianismo contraria o materialismo - o homem não é só matéria é um ser moral e espiritual (1 Ts 5:23). 2.5. A PERIGOSA INFLUÊNCIA DOS VALORES SOCIAIS E CULTURAIS DE UMA SOCIEDADE Como cristãos, temos que realizar uma leitura de mundo, de modo a evitar que os valores sociais e culturais da sociedade a qual estamos inseridos venha a nos causar:

i. A preguiça mental de pensar, avaliar e julgar uma situação qualquer e assim ser seduzido e manipulado por interesses de terceiros.

ii. A exaustão emocional caracterizada por um comportamento insensível a qualquer situação moral, ética, social, espiritual, etc.

iii. A confusão psicológica que tira da pessoa a capacidade de discernir o que é certo ou errado diante de ideias, conceitos, valores, filosofias e crenças.

iv. A desorientação moral que propiciará a condição da flacidez moral ser enaltecida e os valores

morais absolutos de Deus serem tripudiados.

v. O esfriamento espiritual que nos afasta de Deus.

Assim, devemos rejeitar que a influência da cultura, tradições e costumes de uma sociedade que contradigam a Verdade revelada na Palavra de Deus façam a regência de nosso comportamento nas relações sociais. (Lv 18:24-30)

2.6. AS VÃS FILOSOFIAS E MODERNAS TECNOLOGIAS QUE ATRAPALHAM AS AMIZADES As plataformas do relativismo (doutrina que prega que algo é relativo, contrário a uma ideia absoluta, e varia conforme a época, o lugar, grupo social, ou seja, o que é certo para uma pessoa é errado para outra e vice-versa), bem como o secularismo ( doutrina que afirma o direito do homem ser livre do jugo e ensinamento religioso) promove nas relações sociais o impedimento de que as amizades sejam consolidadas numa base estável, pois, o egocentrismo prevalece como ponto central filosófico destas duas plataformas.

Por outro lado, temos que considerar que as modernas tecnologias de comunicação a distância, apesar de contribuírem para o contato e desenvolvimento das relações sociais, ao mesmo tempo, separam as pessoas nas ideias e no contato pessoal que é uma necessidade premente do ser humano e assim a conversa pessoal se consubstancia em frias palavras escritas que não exprimem sentimentos de qualquer ordem.

3. O CICLO HISTÓRICO DO MUNDO

O mundo especialmente a partir da segunda metade do século XX tem experimentado um avanço tecnológico avassalador e neste lapso de tempo dentre as grandes conquistas humanas, o homem foi a lua, desenvolveu avançados métodos de cirurgia e novos medicamentos, inventou o computador, as máquinas modernas e tantas outras engenhosidades humanas sempre demonstrando um encantamento, porém, no aspecto social, moral e ético o avanço não ocorre, pois ainda somos testemunhas vivas das guerras insanas e da extrema desigualdade social que empurram milhões de pessoas a condição de imigrantes em terras alheias demonstrando o lado de desencanto da humanidade.

A humanidade sempre viverá este ciclo com momentos de encanto e desencanto concomitantes até Jesus voltar, pois, devido a dura cerviz não se dobram ao modo de pensar e viver segundo a vontade de Cristo. O pregador de Eclesiastes diz para nós que de tudo o que se ouve, a obrigação do homem é temer a Deus e fazer a sua vontade. A humanidade precisa ter isto escrito no seu coração. (Ec 12:13-14) 4. APRESENTAÇÃO, INCONFORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

O apóstolo Paulo conclama aos cristãos a se apresentarem para o mundo de maneira inconformada para transformar uma cultura, uma sociedade, uma civilização integralmente segundo os valores absolutos de Deus como padrão do bem estar social e espiritual desta sociedade. (Rm 12:1-2).

Assim, o cristão, deve ter em mente sempre uma postura firme de prontidão e vigilância para lhe dar com os valores sociais e culturais de uma sociedade em constante desenvolvimento, segundo os seguintes preceitos bíblicos:

(4)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com

4

i. Realizar com discernimento uma profunda análise dos valores de uma sociedade para avaliar

o que é santo ou profano, o que é imundo ou limpo, o que contradiz ou não a verdade revelada na Palavra de Deus.(Lv 10:8-11)

ii. Combater com mansidão e sabedoria os valores da sociedade que contradizem a verdade

revelada na Palavra de Deus. (Lv 18:24-30)

Só há uma forma de combater e vencer a secularização social, aplicando-se ao valor da observância da Palavra de Deus, a busca de Deus de todo o coração, e a não se desviar dos mandamentos do Senhor utilizando como ferramentas espirituais a verdade, a justiça, o evangelho de Cristo, a fé, a salvação e a Palavra de Deus.(Ef 6:10-20). A nossa fé é que vence o ataque dos inimigos e o mundo. III - A FONTE DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

1. A VIRTUDE DA OBEDIÊNCIA

O apóstolo Paulo na sequência da carta aos romanos diz se sentir muito feliz, em testemunhar a inconteste obediência da igreja de Roma a Cristo conhecida em todo o mundo, declarando abertamente que o Deus de paz esmagará Satanás debaixo dos pés dos cristãos e a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com eles. (Rm 16:19-20)

2. NOVAS SAUDAÇÕES A IGREJA DE ROMA

O apóstolo Paulo termina a redação do capítulo 16 da epístola aos romanos enumerando pelo menos oito colaboradores da obra do Senhor que prestaram saudações a igreja de Roma, com destaque especial para o seu amanuense Tércio que escreveu a epístola aos romanos ditada por Paulo. (Rm 16:21-23) 3. A EXALTAÇÃO AO SENHOR

O apóstolo encerra definitivamente a carta aos romanos, enaltecendo o nome e o poder do Senhor Jesus desejando que a graça de Cristo seja com todos e que ao único e sábio Deus seja dada toda a glória. (Rm 16:24-27)

4. VALORES PARA CONSTRUÇÃO DE BONS RELACIONAMENTOS

Somente vislumbramos a educação cristã, como o instrumento mais eficaz para preencher a grande lacuna na educação dos homens, concebendo e formando neles um ilibado caráter moral e uma perfeita vida espiritual, numa excelsa fonte que é a Palavra de Deus, e isto, segundo os fundamentos espirituais e morais registrados nesta infalível Palavra, com os objetivos de promover o fortalecimento do caráter e o desenvolvimento da cidadania Cristã em todos os homens, formatando a base para a construção de relacionamentos saudáveis incondicionais com amor.(Sl 119:65-72).

Neste contexto, o cristianismo se apresenta como excelente base educacional e de formação moral e espiritual do homem frente a educação secular e aos valores humanísticos, porque o cristianismo é muito mais que uma religião na pessoa de um Deus, Jesus Cristo.

O cristianismo contraria o materialismo, pois, afirma que o homem não é só matéria, é um ser moral e espiritual, o cristianismo contraria o humanismo, pois, afirma que o homem não é o centro do universo, Deus o é, o cristianismo contraria o existencialismo, pois, afirma que a vida não é só aqui e agora, existe uma vida pós morte física na eternidade, o cristianismo contraria o utilitarismo, pois, afirma que a vida não é uma corrida atrás de riquezas e autopromoção, o cristianismo contraria o hedonismo, pois afirma que a vida não é o prazer carnal ou a satisfação de desejos.

O cristianismo carrega em seu bojo princípios norteadores do comportamento cotidiano do cristão em relação às pessoas, a igreja, a família, a sociedade e principalmente em relação a Deus, colocando assim inexoravelmente o cristianismo na condição de ser espiritual, mas também racional. (Fp 4:8).

Nesta passagem Paulo nos adverte a colocarmos uma espécie de filtro em nossa mente fechando-a para tudo quanto é vil e pernicioso, abrindo-a então para as seguintes virtudes que nos colocará na condição de se relacionar com as pessoas de forma saudável e afetiva:

1.1. "Tudo o que é verdadeiro"

O verdadeiro neste contexto bíblico refere-se a lidar fielmente ou verdadeiramente com alguém, isto é, refere-se a tudo que é genuíno, sincero e fiel. Devemos nos opor a tudo o que é falso e irreal. O cristão deve proclamar a verdade e viver a verdade no seu comportamento cotidiano.(Cl 3:5-11)

(5)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com

5

1.2. "Tudo o que é honesto"

Paulo nos exorta a termos uma conduta transparente e decorosa, isto significa que nosso comportamento deve sempre assumir uma postura decente, respeitosa, digna de respeito, reverência e honra perante as pessoas com as quais nos relacionamos. Pensar em coisas honestas é o mesmo que pensar em coisas dignas e viver na sua essência estes pensamentos merecendo assim o respeito das pessoas. (2 Co 8:16-21)

1.3. "Tudo que é justo"

Ser justo significa praticar as coisas certas e retas, fazer tudo aquilo que não prejudique o seu irmão, o seu próximo, significa não buscar atalhos, nem ter atitudes iníquas. Ser justo significa fazer e proceder o que é correto, desenvolvendo a sua fé numa relação positiva com Deus e com os homens. (Rm 1:16-17) 1.4. “Tudo o que é puro"

A pureza se traduz em limpeza, algo não contaminado ou poluído. O cristão deve permitir ao Espírito Santo a realização de uma limpeza contínua no seu coração, na sua consciência, nas suas afeições e nas motivações da vida.(Ef 5:1-21).

1.5. “Tudo o que é amável”

As coisas amáveis são coisas que atraem e causam prazer a todas as pessoas, significa pensar naquilo que promove o amor fraternal e à amizade, bem como a construção saudável e edificante do ponto de vista emocional e também espiritual nas relações entre os irmãos”. (Sl 133:1-3)

1.6. “Tudo o que é de boa fama”

Esta fama refere-se ao que é em geral bem conceituado e altamente respeitado pela sua irrepreensível conduta moral e espiritual vista com bons olhos por Deus, pelos cristãos e pelos outros (Mt 9:27-31; Jo 3:1-2)

1.7. "...se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai"

O cristão tem por obrigação demonstrar para o mundo a excelência no seu modo de pensar e viver. As virtudes do cristianismo devem ser proclamadas com louvor para a elevação moral e espiritual dos cristãos e não cristãos. (Mc 16:14-18)

IV - CONCLUSÃO

O cristão que obedece a vontade do Senhor sempre terá os instrumentos espirituais para construir e manter bons relacionamentos, estabelecendo um estado permanente de paz com Deus, com os homens e consigo mesmo.

Referências

Documentos relacionados

Marras (2000) observa que a questão de ser classificado X ou Y depende do ponto de vista do gestor. Isso significa que o ângulo de análise do indivíduo pode causar

RESUMO - O autor estudou distúrbios de memória em pacientes epilépticos com crises parciais complexas (CPC), com os objetivos de: 1) identificar estes distúrbios; e 2) comparar

Faria (2006) analisou trabalhos já realizados no Brasil, e em outros países, no que se refere às atitudes em relação à Matemática e concluiu que existem pontos em comum entre

Em um estudo com casuística de 24 pacientes, portadores de epilepsia com crises parciais complexas, investigou-se a clínica de pacientes com e sem lesão no lobo temporal

Responsável por 2 a 17% das mortes de pessoas com epilepsia, a maioria dos casos de morte súbita inexplicada é relacionada às crises, em geral não testemunhadas, que ocorrem

III JORNADA INTERNACIONAL DE EPILEPSIA BRASIL-AMÉRICA LATINA?. 08 a 11 de junho de 2016 – Mercure Recife Mar Hotel

(2001) acrescentam que a Neuropsicologia, para além de ser a ciência que estuda as relações entre as estruturas do cérebro, as funções nervosas superiores e o comportamento,

Para preparar-se para esta prova o aluno deve, seguindo o cronograma apresentado, ler o livro recomendado para a sua série e responder às questões propostas em cada capítulo.