• Nenhum resultado encontrado

CEMENTAÇÃO A PLASMA EM BAIXA TEMPERATURA DE UM AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO AISI 304

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CEMENTAÇÃO A PLASMA EM BAIXA TEMPERATURA DE UM AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO AISI 304"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CEMENTAÇÃO A PLASMA EM BAIXA TEMPERATURA DE UM AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO AISI 304

W. T. Mota

welber.tmota@gmail.com Instituto Federal do Espírito Santo

F. D. Ramos

Instituto Federal do Espírito Santo R. C. Rocha

Instituto Federal do Espírito Santo M. V. Barcelos

Instituto Federal do Espírito Santo M. A. Barcelos

Instituto Federal do Espírito Santo

RESUMO

A utilização industrial de tratamento termoquímico assistido por plasma à frio vem sendo amplamente empregados nos últimos anos, sobretudo, orientados aos excelentes resultados obtidos na modificação superficial de materiais de engenharia, quando comparados aos métodos mais clássicos. Neste trabalho, foi estuda a cementação por plasma a baixa temperatura do aço AISI 304 empregado em peças de construção mecânica. O tratamento termoquímico foi realizado em uma atmosfera gasosa fixa de 7% de CH4(g) e 93% de H2(g), temperatura de 350°C e

tempos de 1, 3 e 5 horas. Sendo as amostras submetidas a ensaios de microdureza vickers, microdesgaste abrasivo, avaliação da microestrutura por meio de microscopia ótica e MEV e difratograma de Raios-X. Os resultados obtidos apontam significativa melhoria na dureza superficial, na resistência ao desgaste e boa formação de camada de austeníta expandida e inexistência de picos identificadores de carbonetos. Os resultados alcançados se devem a difusão/adsorção de carbono presentes na atmosfera gasosa às amostras avaliadas.

Palavras-chave: Cementação a plasma, aço inoxidável AISI 304, microdureza, desgaste microabrasivo.

INTRODUÇÃO

Os aços inoxidáveis AISI 304 possuem ampla aplicação na engenharia principalmente por apresentar excelente resistência à corrosão. Entretanto, devido sua baixa dureza e resistência ao desgaste muito desses componentes falham em serviço sob condições severas de desgaste mecânico.

(2)

Um tratamento termoquímico pode ser realizado aos aços com o intuito de aumentar sua dureza superficial e resistência ao desgaste o que ampliará o campo de aplicação dos aços inoxidáveis. Todavia, as altas temperaturas empregadas nos tratamento termoquímicos convencionais são um limitador para a realização do procedimento. Isso ocorre, pois quando submetidos a temperaturas elevados os aços inoxidáveis começam a perder suas propriedades anticorrosivas (1).

Dessa maneira, surge o interesse na pesquisa e aplicação de novos tratamentos termoquímicos realizados a baixa temperatura, sendo o tratamento de cementação a plasma uma alternativa.

Na cementação a plasma a baixas temperaturas trabalha-se com tecnologia de descargas luminescentes, visando introduzir íons de carbono na superfície da peça, tendo como principais vantagens à produção de camadas com espessuras uniformes, baixa temperatura de tratamento, menor tempo de execução comparado a cementação convencional e controle microestrutura da camada através das variáveis do processo e tempo de tratamento inferior aos demais tratamentos de cementação (2).

Desse modo, o objetivo do trabalho foi avaliar os resultados de formação de camada e propriedades de dureza superficial e resistência ao desgaste do aço inoxidável austenítico AISI 304 submetido ao tratamento termoquímico de cementação a plasma a temperaturas de 350ºC.

METODOLOGIA

A cementação foi realizada em amostras de AISI 304 com diâmetro de 32 mm e espessura final com cerca de 3,0 mm, após preparo seguindo as técnicas metalográficas convencionais.

A cementação foi realizada em reator a plasma pulsado da marca SDS, modelo Thor NP500 e parâmetros iniciais (sputtering), temperatura de 300ºC com argônio por 30 min. e pressão de 3,9 torr (520 Pa).

Os tratamentos termoquímicos foram realizados na temperatura de 350ºC e

tempos de 1 h, 3 h e 5 h, em atmosfera fixa composta por 7% de CH4 e 93% de H2,

a pressão interna de trabalho usada foi de 5,1 torr (680 Pa), após testes o resfriamento foi realizado dentro do próprio reator até a temperatura ambiente.

(3)

A análise metalógrafica e a espessura da camada cementada foram avaliadas por microscopia eletrônica de varredura e microscopia ótica.

O ensaio de desgaste microabrasivo foi realizado no equipamento de microabrasao do tipo “esfera livre” da marca CSM instruments, atendendo as especificações conforme metodologia proposta por Rutherford e Hutchings (3). Foi utilizado esfera de aço AISI 5120 com diâmetro de 25,4 mm, carga aplicada de 0,24 N ± 0,02, rotação do motor de 150 rpm e medições das crateras desgastadas em intervalos de 5, 15, 30, 45 e 60 minutos, com avaliação por meio de MO e do mecanismo de desgaste por MEV.

O ensaio realizado para avaliação do grau de endurecimento das superfícies cementadas foi o de microdureza Vickers no topo e perfil das amostras, no microdurômetro digital da marca Shimadzu, modelo HMV-G Hardness Tester, utilizando-se carga de 10 g e identador Vicker.

Os difratogramas apresentados foram realizados sob tensão de 40 kV, corrente de 10 mA, passo de 0,05º e faixa de observação compreendida entre 20°≤2θ≤90°, onde foram avaliadas a matriz e as amostras após o tratamento.

Para avaliar os ganhos obtidos uma amostra não tratada foi caracterizada pelas mesmas metodologias já descritas. A Figura 1 aborda o fluxograma da metodologia utilizada.

(4)

DISCUSSÕES E RESULTADOS Espessura da camada

Por meio de MEV, foi possível mensurar a profundidade da camada cementada, sendo conferida a amostra um corte transversal, revelando a camadas do seu interior a qual sofreu adsorção de carbono e formação da Fase S de carbono, portanto apresenta coloração diferenciada do material da matriz, conforme se observa na Figura 2, para os diferentes tempos de ensaio.

Figura 2 - Espessura da camada para diferentes tempos de cementação.

Nota-se com os resultados das amostras cementadas de 1, 3 e 5 horas, que as mesmas apresentaram respectivamente espessuras de 3,1 ± 0,32 μm, 3,3 ± 0,29 μm

e 4,4 ± 0,69 μm. Desta forma, o melhor resultado foi no tempo 5 horas de processo

com cerca de 30% mais espessa em comparação ao tempo de 1 hora.

Paiva e Vieira (4) utilizaram parâmetros semelhantes ao deste estudo, material, mistura gasosa, tempo e temperatura de ensaio e obtiveram camadas com espessura de 6,02 μm para um tempo de 5 horas.

Difratograma

Na Figura 3, é apresentado difratograma de Raios-X da matriz e das amostras após cementação, não é notado presença de picos que identifiquem carbonetos nas camadas de austenita expandida formadas. Além disso, observa-se nas amostras tratadas picos identificadores de austenita deslocados para ângulos menores, ou seja, para a esquerda, o que torna evidente uma expansão do reticulado em função do acréscimo da quantidade de carbono, mostrando a fase de austenita expandida, característica das fases com supersaturação do carbono (5).

(5)

Figura 3 - Difratograma das amostras

Dureza

A matriz apresentou dureza superficial 194 HV0,01, quando testados os

resultados para 1 hora de cementação apresentou 248 HV0,01, 3 horas 279 HV0,01 e 5

horas 318 HV0,01. Mostrando ganho desta propriedade no material proporcional ao

aumento de tempo de tratamento, em 1 hora de ensaio, a superfície do material apresentou 22% mais duro que sua matriz, já em 3 horas 30% e em 5 horas 39%.

Para a construção do perfil de dureza no interior da amostra, as medições foram equidistantes em 7 μm, e os dados coletados foram plotados na figura 4.

Figura 4 - Perfil de dureza

Na Figura 4 são mostrados os resultados de topo no ponto 0 μm, sempre com maiores resultados de dureza, o que compreende uma concentração mais

(6)

interior da amostra, os valores de dureza tendem a diminuir até se aproximarem ao resultado da matriz (sem tratamento). Para Barcelos et. al. (6) os resultados foram semelhantes quanto dureza para o aço AISI 304, trabalhando com a mesma concentração atmosférica, entretanto, com temperatura de 410ºC atingiu dureza de

335 HV0,025 para o tempo de 5 horas de tratamento, um aumento de 58% comparado

a matriz.

Desgaste microabrasivo

O teste de ensaio microabrasivo foi realizado em períodos de 5, 15, 30, 45 e 60 minutos onde o coeficiente de desgaste K, decresceu ao longo do tempo de teste, conforme pode ser observado na figura 5.

Figura 5 – Perfil de Desgaste Microabrasivo

Todavia, o maior tempo de ensaio microabrasivo, apresentou menor coeficiente de desgaste, quando comparados à matriz sem tratamento termoquímico. Dessa forma, no último período do teste, a amostra com 1 hora de cementação apresenta melhoria de 6%, a de 3 horas 15% e a de 5 horas 16%. Para Barcelos (5) a melhoria do desgaste foi de 27%, para um tempo de 5 horas, em comparação com a matriz.

CONCLUSÃO

Pelos resultados apresentados, nota-se, um ganho de camada ao longo do tempo de teste, havendo uma melhoria significativa para o tempo de 5 horas de cementação, tanto no quesito dureza superficial, 39%, quanto á resistência ao desgaste, 16% quando comparados à matriz.

(7)

O aumento significativo da resistência ao desgaste e da dureza dos aços inoxidáveis austenítico após os tratamentos termoquímicos de cementação ou nitretação assistido por plasma em temperaturas abaixo de 420°C, diminuem a tendência corrosiva intercristalina (7). Além disso, tratamentos termoquímicos podem adicionar melhoria significativa nas características mecânicas superficiais, fator onde os aços austenítico são desfavorecidos, sobretudo o AISI 304, que tem ampla utilização comercial.

Estudos futuros quanto à duração da exposição ao processo termoquímico de cementação, podem auxiliar no melhor entendimento da formação da camada cementada, bem como, na caracterização do perfil de dureza e desgaste em desenvolvimento, a fim de estimar um tempo otimizado de processo para temperaturas baixas de cementação como a de 350ºC, utilizada nesse trabalho.

REFERÊNCIAS

(1) LIPPOLD C. J.; DAMIAN K. J.. Welding Metallurgy and Weldability of Stainless Steels. Canada. John Wiley & Sons, Inc., Hoboken. 2005.

(2) A.C. BALLES; WIDO H. SCHREINER, J. MAURÍLIO DA SILVA, L. C. FONTANA. Nitretação a Plasma: Como Meio Alternativo ou Complementar à Oxidação Negra na Proteção á Corrosão do Aço de Baixo Teor de Carbono. Revista Matéria, v. 9, n. 4, pp. 360 – 369, 2004.

Disponível em <http://www.materia.coppe.ufrj.br/sarra/artigos/artigo10617> acesso em: Agosto de 2014.

(3) RUTHERFORD, K.L; HUTCHINGS, I.M. A Micro-abrasive Wear Test, With Particular Application to Coated Systems. Surface and Coatings Technology, v. 79, p. 231-239, 1996.

(4) PAIVA, T.A; VIEIRA, E.A. Influência da temperatura no processo de cementação a plasma do aço AISI 304., In: Jornada de Iniciação Científica, IFES, Vitória, ES, 2014.

(5) GOBBI, S.J.; SANTOS, C.B.; JACQUES, R.; TEISCHMANN, L.; STROHECKER, T.R.; ZOPPAS FERREIRA, J. Endurecimentos superficial dos aços AISI 316L e AISI 304 por cementação a plasma em baixas temperaturas. In: 17º CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2006, Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

(6) BARCELOS, M. A; Martins, J. B. R; BARCELOS, M. V; GALON, A. O; JUNIOR, A. R. F; VIEIRA, E. A. Cementação a plasma do aço inoxidável austeníticos AISI 304. In: Congresso anual da Associação Brasileira de materiais. 2013.

(8)

(7) LI, C. X; BELL, T. Sliding wear properties of active screen plasma nitride 316 austenitic stainless steel. Wear, pp. 1144-1152, 2003.

CARBURIZING PLASMA IN A LOW TEMPERATURE AUSTENITIC STAINLESS STEEL AISI 304

ABSTRACT

The industrial use of thermochemical treatment assisted by the cold plasma has been widely employed in recent years, mainly oriented to the excellent results obtained in the surface modification of engineering materials, when compared to more traditional methods. In this work, we studied the plasma carburizing low temperature steel AISI 304 mechanical parts used in construction. The thermochemical treatment was performed at a fixed gas atmosphere 7% CH4 (g) and

93 % H2 (g), 350 ° C and times of 1, 3 and 5 hours. Samples being tested for Vickers

hardness, abrasive microdesgaste, microstructure evaluation by optical microscopy and SEM and X-ray diffraction. The results show significant improvement in surface hardness, wear resistance and good formation of expanded austenite layer and no identifiers peaks of carbides. The results achieved are due to diffusion/adsorption of carbon present in the gaseous atmosphere to the evaluated samples.

Key-words: Carburizing plasma, AISI 304 stainless steel , hardness , wear

Referências

Documentos relacionados

Diante do exposto, postulou a reintegração ao emprego, em face da estabilidade acima perpetrada ou indenização substitutiva e a condenação do banco empregador ao

A Tabela 2 apresenta os resultados das espécies de fungos isolados a partir do cultivo de fezes e de vísceras de morcegos da região noroeste do estado de São Paulo.. O

O maior consumo de EM das bezerras que receberam apenas FAI nos dois últimos períodos do ciclo de utilização do pasto, pode ter explicado o maior ETR em relação às exclusivamente

34 O mesmo acontece em Terra Sonâmbula em relação às personagens Muidinga e Kindzu, dois jovens letrados.. Movidas por um vento que nascia não do ar mas do próprio chão, as folhas

O estudo de degradação em amostra real também foi realizado através do processo fotolítico sob irradiação ultravioleta, sendo que esse estudo foi realizado utilizando a solução

E que o novo Santuário seja o lugar privilegiado da experi- ência de Deus, de encontro entre irmãos e de passos consisten- tes para a santidade e maior unidade de nossa amada diocese

É possível utilizar o PC Free para projetar arquivos de imagem ou de vídeo armazenados num dispositivo de armazenamento USB e arquivos de imagem numa câmara digital.. Deve

“O extraordinário desenvolvimento da individualidade humana, depositária do pensamento, da consciência, da reflexão, curiosa do mundo físico e do desconhecido