• Nenhum resultado encontrado

TRILHA DA APRENDIZAGEM. 7º ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRILHA DA APRENDIZAGEM. 7º ano"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

7º ano

TRILHA DA

(2)

ATIVIDADES 7º ANO REGULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA

OPERAÇÕES COM MEDIDAS DE ÂNGULOS

Podemos adicionar e subtrair medidas de ângulos, assim como multiplicar e dividir medidas de ângulos, assim como multiplicar e dividir medidas de ângulos por número natural.

Agora as medidas de ângulos podem aparecer em graus, minutos e segundos.

ADIÇÃO DE MEDIDAS DE ÂNGULOS

Na adição de medidas de ângulos, devemos somar segundos com segundos, minutos com minutos e graus com graus e, em seguida, transformar as unidades de modo conveniente.

Exemplos: a) 28° 16′ 35" b) 3° 11′ 5" + 𝟏𝟎° 𝟒𝟎′ 𝟐𝟏" +𝟓° 𝟓𝟓′ 𝟓𝟕" 38° 56′ 56" ̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅ 8° 66̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅′ 62" 8° 67′ 2" Trocamos 60” por 1’ 9° 7′ 2" Trocamos 60’ por 1’ c)30° 50′ 35" + 9° 30′ 20" 39° 80̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅ ′ 55" 40° 20′ 55"

Na figura ao lado estão indicadas as medidas dos ângulos PÔQ e QÔR.

(3)

Com essas medidas, podemos calcular a medida de PÔR. Para isso, efetuamos: Medida de PÔQ Medida de PÔR 39° 45′53" ↓ + ↓ + 56° 22′37" 39° 45′53" 56° 22′37" 95° 67̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅ ′90"

Ao adicionar duas ou mais medidas de ângulos, somam-se segundo com segundos, minutos com minutos e graus com graus.

Portanto, 39° 45′53" + 56° 22′ 37" = 95° 67'90" = 95° 68′ 30" = 96° 8′ 30"

SUBTRAÇÃO DE MEDIDAS DE ÂNGULOS

Na subtração de medidas de ângulos, devemos subtrair segundos de segundos, minutos de minutos e graus de graus. Às vezes, é preciso transformar as unidades antes de fazer a subtração. Exemplos: 𝑎) 12° 54′ 59" b) 90° − 40° 20′ 45" − 7° 2′ 30" = 89° 60′ − 40° 20′ 45" 5° 52′ 29" ̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅ = 89° 59′ 60" −40° 20′ 45" 89° 59′ 60" − 40° 20′ 45" 49° 39′ 15" ̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅̅ Observação: Tabela de conversões

(4)

EXERCÍCIOS 1) Calcule. a) 25° 12′ + 40° 30′ b) 10° 45′45" + 20° 20' 45" c) 50° 40′ − 20° 35′ d) 28° 26' 59" − 25° 12' 30"

2) Efetue os cálculos de acordo com as medidas dos ângulos.

a) med (AÔC) b) med (DÔF) c) med (GÔI)

(5)

3) Aline fez os seguintes cálculos para obter o resultado de 130° - 95° 38’ 36”:

De maneira semelhante, efetue os seguintes cálculos. a) 180° − 78° 39′20"

b) 173° − 134° 51′59" c) 100° − 51° 11′ 8"

(6)

CIÊNCIAS Ecossistemas aquáticos

Um ecossistema se caracteriza por representar determinado ambiente, onde organismos irão interagir entre si, sendo eles dependentes uns dos outros, assim mantem-se o equilíbrio e a continuidade da vida. Os dois principais ecossistemas aquáticos são o marinho e o de água doce.

Os ecossistemas aquáticos representam a interação entre organismos com os corpos d’água. Sendo o maior dos ecossistemas existentes, compondo pouco mais de 70% da superfície da terra, onde apenas 1% é potável.

Zona Costeira

A Zona Costeira brasileira é extensa e variada. O Brasil possui uma linha contínua de costa com mais de 8 mil quilômetros de extensão, uma das maiores do mundo. Ao longo dessa faixa litorânea é possível identificar uma grande diversidade de paisagens como dunas, ilhas, recifes, costões rochosos, baías, estuários, manguezal e falésias.

 Manguezal: É um ecossistema costeiro que ocorre na transição entre a terra e o mar em regiões tropicais e subtropicais do mundo, ocupando ambientes inundados por marés, tais como: estuários, lagoas costeiras, baías e deltas. Esses ambientes são caracterizados, pela mistura entre as águas doce e salgada. As plantas que compõem o manguezal e dominam a paisagem desse ecossistema são os mangues. Entre as adaptações encontradas em algumas plantas do manguezal estão as raízes que emergem de baixo do sedimento em direção ao ar, e mesmo durante a maré cheia suas extremidades ficam expostas ao ar possibilitando as trocas gasosas, essas raízes são chamadas pneumatóforos.

 Costão rochoso: são regiões costeiras e rochosas de transição entre o meio terrestre e marinho. O costão rochoso é considerado mais uma extensão do ambiente marinho que do terrestre, uma vez que a maioria dos organismos que o habitam, estão relacionados ao mar. O ambiente do costão é pobre em nutrientes, salgado e muito impactado pelas ondas.

 Restinga e Dunas: a restinga ocupa áreas próximas ao mar, a parte mais alta da praia e as dunas são montes de areia acumulada e movimentada pela ação dos ventos.

A vida aquática

Nesse ambiente se distinguem dois domínios: o bentônico, que corresponde ao fundo do mar, onde se encontram organismos bentônicos que se fixam ou se deslocam no substrato, e o pelágico, que compreende a massa de água, onde predominam organismos que nadam ativamente.

Quanto à penetração de luz, o ambiente marinho possui duas regiões distintas: zona eufótica – região mais superficial que recebe maior quantidade de luz solar; zona afótica – iluminação totalmente ausente.

(7)

Existem três categorias de comunidades marinhas:

Plâncton – organismos que têm um deslocamento passivo pela água, sendo

arrastados pelas correntes marinhas. Divide-se em fitoplâncton, que são os seres autotróficos (algas), e zooplâncton (heterotrófico), representado por protozoários, pequenos crustáceos e larvas de diversos animais como moluscos e peixes;

Nécton – seres que nadam livremente pelos mares e oceanos, como os

polvos, tartarugas, peixes e mamíferos aquáticos;

Bentos – organismos que vivem fixos ao substrato ou dependem dele para

sobreviver, representados por algas, corais, esponjas, estrelas-do-mar, peixes e outros.

Vídeo complementar:

https://www.youtube.com/watch?v=eWSlmEnb_Mo

Exercícios complementares

1. Um aluno afirmou que a maior parte da cadeia alimentar do mar depende do fitoplâncton. Você concorda com ele? Justifique sua resposta.

_________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________

2. Um aluno afirmou que as regiões afóticas são ricas em fitoplâncton. Você concorda com essa afirmação? Por quê?

_________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________

3. Você aprendeu que dependendo do modo como se locomovem, os organismos aquáticos são classificados em três grupos: plâncton, nécton e bentos. Agora, no caderno, escreva quais dos grupos citados possuem as características abaixo. Identifique também os organismos que pertencem a cada grupo.

(8)

______________________________________________________ ______________________________________________________

b) Seres levados pelas correntes de água.

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ c) Seres que se movimentam e vencem as correntes de água.

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ d) Algas microscópicas. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ e) Peixes e baleias. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ f) Esponjas e estrelas-do-mar. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

4. Critique a seguinte afirmativa: "Os Manguezais são regiões pantanosas, com mau cheiro e sem importância ecológica ou econômica. Por isso, devem ser aterradas e usadas para a instalação de moradias ou de fábricas".

_____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ 5. Dunas são montes de areia acumulada trazida pelo vento. Formadas por um

solo arenoso, seco e quente, as dunas abrigam pequena diversidade de animais e plantas, se comparadas às florestas, por exemplo. Que adaptações você esperaria encontrar em animais e plantas que vivem em dunas? _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________

(9)

EDUCAÇÃO FÍSICA

Esporte de Invasão ou territorial: são modalidades em que “as equipes tentam ocupar o

setor da quadra/campo defendido pelo adversário para marcar pontos (gol, cesta, touchdown), ao mesmo tempo em que têm que proteger a própria meta. Esta categoria reúne um conjunto de esportes muito populares em diferentes partes do mundo (...)” (GONZÁLEZ, DARIDO E OLIVEIRA, 2014, p. 63). Exemplos: voleibol, basquetebol, pólo aquático, futebol americano, futsal, hóquei, rugby, dentre outros.

Esporte de Marca: são os esportes que consideram a comparação entre o alcance de

índices, que podem ser mensurados com metros, segundos, quilos, etc. Uma característica marcante desses esportes é a quebra de recordes. Exemplos: todas as provas do atletismo, patinação de velocidade, remo, ciclismo, natação, etc.

(https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2020/05/quarentena-educacao-fisica-em-casa.html)

Esporte de Precisão: conjunto de modalidades que se caracterizam por arremessar/lançar

um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor do que a do adversário) ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais perto ou mais longe do que o adversário conseguiu deixar), como nos seguintes casos: bocha, curling, golfe, tiro com arco, tiro esportivo etc. (CRMG, 2019)

Atividade

1. Qual a classificação você mais se identificou? Por quê?

2. Cite um esporte de invasão e marca que você já praticou.

3. Caso a resposta anterior seja negativa, qual (quais) esportes de invasão, marca e/ou precisão você gostaria de vivenciar nas aulas de Educação Física?

4. Cite um esporte de precisão que você conhece ou pratica. Escreva sobre ele.

Um pouco da história do golfe...

A palavra golfe tem origem na palavra inglesa golf, que, por sua vez, provém do alemão kolbe, cujo significado é taco. Sua origem é bastante discutida, sendo que a mais aceita é a sua

(10)

criação pelos escoceses, que já o praticavam por volta de 1400. Em 1457, o parlamento escocês, por ordem do rei Jaime II da Escócia, proibiu a prática do golfe por considerá-lo um divertimento que afetava os interesses do país. Alguns historiadores tentam atribuir aos ingleses a criação deste esporte. Outra possível origem remonta a um antigo jogo romano chamado Paganica (o jogo dos camponeses), praticado nos séculos XVII, XVIII e início do XIX, com uma bola de pele ou couro cheia de penas e uma vara curva, lembrando bastante o golfe.

No final do século XIX, no Brasil, engenheiros ingleses e escoceses, que construíam a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, a São Paulo Railway, convenceram monges beneditinos a ceder parte do terreno do Mosteiro de São Bento para a construção do primeiro campo de Golfe do país, entre a Estação da Luz e o rio Tietê.

Em 1901, o campo foi transferido para um local denominado Morro dos Ingleses. Fundou-se, então, o São Paulo Country Club, cujo primeiro campeonato interno foi vencido por J. M. Stuart, em 1903. Na década de 1920, nasceu o Gávea Golf & Country Club no Rio de Janeiro.

Na década de 1930, surgiu o Itanhangá, também no Rio de Janeiro. Na mesma época, foram construídos o Porto Alegre Country Club, no Rio Grande do Sul e o Graciosa Country Club, no Paraná.

Regras Básicas

Execução: O jogo de Golfe consiste em jogar uma bola, utilizando um taco, desde a área do tee até o buraco. É possível executar uma ou várias tacadas, desde que em conformidade com as regras.

Pontuação: O vencedor é o competidor que jogar a volta estipulada, ou as voltas, com o menor número de tacadas. Caso existam jogadores em níveis diferentes de conhecimento e habilidades, é utilizado o sistema de handicap, que tem como objetivo possibilitar que todos os participantes compitam entre si em condições de igualdade.

(11)

Agora construa seu taco (vassoura), bola de todos os tipos podem ser usadas e alvo (garrafa pet, papelão, papel, arco, balde, etc.), de acordo com sua realidade.

• Elabore um pequeno circuito e experimente as diferentes formas de jogar. O objetivo do circuito é atingir 3 diferentes alvos:

O aluno atinge um alvo próximo a ele — tacada rasteira (putting).

O aluno atinge um alvo superando um obstáculo — tacada média (chipping). O aluno atinge um alvo distante dele — tacada média/longa (pitching).

(12)

GEOGRAFIA

Nesta aula buscamos explicar a formação da população brasileira do ponto de vista étnico, mostrando a importância dos diferentes grupos na formação da identidade nacional. O conceito de migração e de seus diferentes tipos (internas e externas) também será trabalhado, assim como as principais correntes migratórias do século XX.

A heterogeneidade da população brasileira

O povo brasileiro é o resultado de séculos de miscigenação entre diversos povos, principalmente indígenas, africanos e europeus, que aos poucos incorporaram características físicas e culturais uns dos outros. Essa diversidade se reflete em aspectos culturais, como a língua oficial do país (que é portuguesa, mas possui muitas palavras de origem indígena e africana), as religiões, a culinária e a música; e nas características físicas das pessoas, como a cor da pele e dos cabelos e a fisionomia. A composição da população é diferente em cada estado do Brasil. Ela reflete o processo de ocupação que ocorreu em diferentes partes do território brasileiro.

Observe o mapa a seguir.

(13)

Os povos indígenas do Brasil são descendentes dos habitantes nativos que aqui viviam antes da chegada dos colonizadores europeus no século XVI. O censo de 2010 registrou que a população indígena brasileira ultrapassa 896 mil indivíduos, pertencentes a 305 etnias, e se concentram, principalmente, na Região Norte do país.

Preservando a cultura indígena

Aproximadamente 58% dos indivíduos que se declararam indígenas no censo de 2010 habitavam Terras Indígenas, áreas reconhecidas pelo governo brasileiro como de ocupação legítima dos grupos indígenas que sobre elas detêm autonomia. Entre os indivíduos que viviam fora de Terras Indígenas, parcela significativa habitava áreas urbanas em 2010, onde, em geral, é mais difícil preservar a língua e a cultura tradicional, sobretudo entre os jovens.

(14)

POVOS AFRICANOS

Entre os séculos XVI e XIX, cerca de 4 milhões de africanos de diversos grupos étnicos foram escravizados e trazidos para o Brasil para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar e tabaco, na mineração e em outras atividades econômicas.

Muitos aspectos do cotidiano do povo brasileiro são legados desses povos que vieram da África, incluindo estilos musicais e artísticos, costumes culinários, manifestações culturais e religiosas, além de diversas palavras que usamos no dia a dia. Também existem centenas de comunidades quilombolas no Brasil, que são grupos de ancestralidade africana remanescentes de antigos quilombos ou formados após o fim da escravidão. A luta atual desses povos é para que sejam socialmente incluídos e que suas terras sejam reconhecidas e preservadas.

Muitos brasileiros afrodescendentes (descendentes de povos africanos) ainda sofrem com o preconceito, um grave problema a ser combatido por todas as esferas da sociedade. OS IMIGRANTES

Grande parte da população brasileira é formada por descendentes de pessoas vindas de diferentes partes do mundo. A chegada de imigrantes ao Brasil, principalmente em busca de trabalho e melhores condições de vida, ocorreu de maneira particularmente intensa entre meados do século XIX e meados do século XX, quando muitos europeus (principalmente portugueses, italianos, espanhóis, alemães) e asiáticos (sírios, libaneses, japoneses, entre outros) chegaram ao país.

Nos últimos anos, muitos imigrantes provenientes dos países vizinhos, principalmente Bolívia, Argentina e Uruguai, vêm se fixando no Brasil. Em contrapartida, muitos brasileiros são emigrantes, pois se mudam para outros países.

MIGRAÇÕES EXTERNAS NO BRASIL

Como mencionado anteriormente, um dos períodos de maior imigração externa (entrada de estrangeiros) no Brasil se deu nos

séculos XIX e XX, quando o país recebeu um grande número de europeus e asiáticos.

(15)

Dos estrangeiros que vivem no Brasil, também há os que fugiram de conflitos em seus países, como os angolanos, que se concentram no estado do Rio de Janeiro.

Na última década, o número de imigrantes que tiveram o Brasil como destino aumentou cerca de 160%. Entre os principais grupos, estão os haitianos, venezuelanos, bolivianos, colombianos, argentinos e chineses, muitos buscando novas oportunidades de trabalho e melhores condições de vida.

Em contrapartida, muitos brasileiros também se tornaram emigrantes nas últimas décadas e se mudaram para outros países.

Observe o gráfico a seguir.

MIGRAÇÕES INTERNAS

A migração interna ocorre quando a população se desloca dentro de um mesmo país. Assim, as migrações internas podem ocorrer, por exemplo, de um estado para outro ou de um município para outro dentro de um mesmo estado.

Na sua família, já aconteceram migrações? Você ou seus pais nasceram na mesma localidade (município, estado ou país) onde vivem atualmente? E seus avós, bisavós e tataravós?

Atualmente, milhões de brasileiros vivem fora de seu estado ou município de nascimento, pois muitas migrações internas ocorreram no Brasil ao longo do século XX. Diversos motivos levam as pessoas a migrar: dificuldades econômicas, guerras, perseguição política ou religiosa, adversidades naturais, como clima extremamente frio ou quente, secas frequentes e prolongadas, entre outras. O principal objetivo das migrações, independentemente da causa, é a busca por melhores condições de vida. Observe os principais processos migratórios brasileiros nos tópicos desta página e da seguinte.

(16)

Entre 1940 e 1990

Entre as décadas de 1940 e 1950, ocorreram diversos deslocamentos populacionais do Nordeste para o Sudeste.

A partir da década de 1950, com a aceleração do processo de industrialização, muitos moradores da zona rural deixavam o campo rumo à cidade. Os trabalhadores rurais buscavam emprego e condições de vida melhores. Além disso, o acesso à propriedade da terra era muito difícil no campo. Esse movimento migratório do campo para a cidade é denominado êxodo rural.

Da década de 1960 à de 1980 esses deslocamentos aconteceram principalmente em direção às cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que concentravam o maior número de indústrias e oportunidades de trabalho.

Entre 1960 e 1990, as regiões Centro-Oeste e Norte também receberam nordestinos, atraídos pelas atividades extrativistas ou pela esperança de adquirir lotes de terra na região da Amazônia. Um grande número de agricultores provenientes do sul do país se estabeleceu nos estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, com a promessa de incentivos do governo e de doações de lotes de terra para moradia e cultivo.

A construção da nova capital do país, Brasília (inaugurada em 1960), localizada no Distrito Federal, e a criação da Zona Franca de Manaus, localizada no estado do Amazonas, contribuíram para o crescimento dos fluxos migratórios em direção a essas duas cidades.

De 1990 aos dias atuais

A partir da década de 1990, o fluxo de migrantes provenientes do Nordeste em direção ao Sudeste se manteve, embora em número menor do que nas décadas anteriores. Além disso, muitos nordestinos passaram a voltar ao seu estado de origem, caracterizando a migração de retorno, em função, principalmente, do desenvolvimento econômico da região nas últimas décadas.

Durante esse período também aumentaram as migrações intrarregionais, sobretudo em direção às cidades com até 5 milhões de habitantes, as que mais crescem no Brasil atualmente. Também se tornaram mais frequentes as migrações sazonais, que ocorrem quando as pessoas migram para se dedicar a tarefas temporárias, como a colheita agrícola.

(17)

Além desses tipos de migrações, existe a migração pendular, que é o movimento diário de vaivém da população que se desloca de uma localidade a outra para trabalhar ou estudar.

ATIVIDADES

1) Complete o texto com informações sobre as populações indígenas no Brasil.

Cerca de 58% dos indivíduos que se declaram indígenas no ano de 2010 viviam em ... Estas são áreas reconhecidas pelo ... como de ocupação legítima desses grupos. As terras indígenas do Brasil contribuem para a preservação da ... como os idiomas e os ... desses povos. Parcela significativa dos indígenas que não vivem nessas terras habita principalmente ...

(18)

Embora nosso país seja multicultural e com uma feliz diversidade, ainda há um forte preconceito. Infelizmente, a discriminação é diária. [...] No racismo, há uma pretensão de dividir os humanos em “raças”, com algumas se considerando superior e afirmando que outras seriam inferiores. [...]

TALON, Evinis. Você sabe a diferença entre injúria e racismo? Disponível em:

http://evinistalon.com/diferenca-entre-injuria-racial-e-racismo

Acesso em 29 ago. 2018

A) Por que o autor afirma que o Brasil é um país “multicultural e com uma feliz diversidade”?

______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________

B) Ao mencionar o preconceito e o racismo, o autor pode estar se referindo principalmente a qual grupo populacional?

______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ C) Por que o autor escreve: “ainda há um forte preconceito. Infelizmente, a discriminação é diária”? Justifique sua resposta. ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________

(19)

LÍNGUA PORTUGUESA

Qual é a diferença entre prefixo e sufixo?

Tanto os prefixos quanto os sufixos são tipos de afixos, mas cada um tem suas próprias particularidades.

Os afixos antepostos ao radical, ou seja, que vêm antes dele; são chamados

PREFIXOS. Confira alguns exemplos:

desleal; cisplatino;  antebraço;  incoerente;  eclipse; hipertrofia.

Já os afixos pospostos ao radical, ou seja, que vêm depois dele; são

chamados SUFIXOS. Confira alguns exemplos:

Boi

ada

;

Bacharel

ado

;

Cruel

dade

;

Estupid

ez

;

Pensam

ento;

Modern

ista.

(20)

EXERCÍCIOS

1. Leia atentamente os trechos das canções abaixo; encontre e copie as palavras

formadas por SUFIXO.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

2. Coloque (P)para prefixo, (S) para sufixo e sublinhe de vermelho. a. ( ) tristonho b. ( ) risonho c. ( ) infeliz d. ( ) ex-aluno e. ( ) casinha f. ( ) incorreto g. ( ) descrer h. ( ) incapaz i. ( ) papelaria j. ( ) barbearia k. ( ) reler l. ( ) atualizar m. ( ) borracharia n. ( ) desleal o. ( ) felizmente

(21)

3. Leia.

Botão de rosa

Nos recôncavos da vida jaz a morte. Germinando

no silêncio. Floresce

Como um girassol no escuro. De repente vai se abrir. No meio da vida, a morte

jaz profundamente viva.

(MELLO, Thiago de. Faz escuro mas eu canto. 4. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978. p.64.)

3.1 Após a leitura do texto copie uma palavra que seja formada por prefixo e outra formada por sufixo:

(22)

INGLÊS

(23)

ATIVIDADES

(24)
(25)

03) Passe as orações abaixo para a forma interrogativo-negativa, como no modelo.

Equipe responsável pela elaboração do Material: Professores e Gestores do Ensino Fundamental – Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Machado de Assis (EMMA)

(26)

Referências

Documentos relacionados

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

Os objetivos específicos foram apresentados como: (I) descrever os fatores que dificultam o desenvolvimento das atividades culturais na UFJF-GV; (II) analisar a

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

Para preservar a identidade dos servidores participantes da entrevista coletiva, esses foram identificados pela letra S (servidor) e um número sequencial. Os servidores que

The first part deals with the experimental data measured: density, vapour pressure, solubility of gases, namely oxygen at atmospheric pressure and carbon dioxide at high pressure

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne