• Nenhum resultado encontrado

PROJETOS. Plataforma de Acolhimento ao Estudante (PAE) projeto. Armando de Mendonça Maroja coordenador do projeto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETOS. Plataforma de Acolhimento ao Estudante (PAE) projeto. Armando de Mendonça Maroja coordenador do projeto"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROJETOS

2017

coordenador do projeto

área de conhecimento

projeto

Armando de Mendonça Maroja

Ciências Biológicas

Edital DEG/DAC/CEAD n 001/2017

Plataforma de

Acolhimento

(2)

Plataforma de Acolhimento ao Estudante – PAE

1. JUSTIFICATIVA

Entre as maiores dificuldades dos estudantes da UnB em Planaltina encontra-se a falta de base tanto em linguagens como em matemática para acompanhar os cursos de graduação ofertados no campus. Esse fato é comprovado através de pesquisa de mestrado (Neres, 2015), pelos argumentos finais mínimos e máximos, por curso, de candidatos selecionados no vestibular da UnB (Boletim Informativo Vestibular UnB, 2016) e também pela experiência do proponente como coordenador do curso de graduação de Licenciatura em Ciências Naturais e como professor de disciplinas iniciais do curso de Ciências Naturais. Não posso deixar de destacar a vivência com os professores de Planaltina, em especial os da área de exatas. O conjunto dos professores relatam as dificuldades dos estudantes em acompanhar as disciplinas. Considero que essa situação deve-se a falta de oportunidades dos estudantes de aprender esses conceitos, necessários para o sucesso nos cursos de graduação, durante sua formação na educação básica.

No campus de Planaltina temos a necessidade urgente de realizar o acolhimento dos estudantes com maior eficiência, assim colocamos a produção da Plataforma de Acolhimento ao Estudante-PAE como proposta para contribuir para solução desse grave problema.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo geral

Produzir a Plataforma de Acolhimento aos Estudantes da FUP - PAE/FUP.

2.2. Objetivos específicos

 Utilizar plataformas virtuais de aprendizagem para produção de

(3)

 Compreender de forma abrangente e aprofundada os principais conceitos do curso de Ciências Naturais (disciplinas iniciais da área de exatas) através de treinamento realizado pelos professores participantes e do desenvolvimento da plataforma PAE;

Utilizar o potencial de celulares, tablets, computadores, simuladores,

plataformas virtuais de aprendizagem, vídeos, etc. no

desenvolvimento de uma plataforma de aprendizagem;

 Ter domínio do espaço do laboratório de ciências através da

produção de vídeos e outros recursos didáticos para uso na plataforma PAE.

3. DESCRIÇÃO DO PROJETO

Apresento a PAE como uma plataforma que tem como base os conceitos e não as disciplinas. O desafio coloca-se na execução da tarefa. A pergunta é: quais os pré-requisitos (conceitos) para os estudantes dos cursos de graduação da FUP entrarem na trilha de sucesso daqueles que terminam o curso? Primeiro temos de saber quais são esses conceitos básicos, temos de perguntar aos bolsistas participantes, depois aos cursistas, aos professores, assim temos uma pesquisa a realizar. Essa plataforma vai permitir mesmo aos estudantes que não passaram nos processos seletivos, a comunidade e aos que acabaram de entrar a oportunidade de se aproximar desse caminho de sucesso. Todo o processo de construção do PAE será documentado.

Destacamos que o objetivo é produzir atividades para atender dúvidas dos estudantes em relação aos conceitos presentes nas disciplinas da área de exatas (física, química e matemática) relativos aos dois primeiros semestres. Existem muitos conceitos que estão presentes em todas as disciplinas, conceitos fundamentais como operações com frações, trigonometria básica, funções e construção de gráficos, ordem de grandeza, potências de 10, uso da calculadora científica, força, energia, etc. que julgamos que o estudante “já sabe” quando entra na UnB, mas que na verdade tem grande dificuldade em entender e que muitas vezes a falta de um pequeno apoio em superar essas dificuldades conduz aos altos índices de abandono do curso e reprovações

(4)

observados. Apesar do foco do projeto ser os conceitos presentes nas disciplinas iniciais informo que na verdade esses conceitos são utilizados ao longo de toda a formação dos estudantes do curso de Ciências Naturais.

O domínio de tecnologias digitais na educação é uma necessidade do educador em ciências do século 21 (Sousa et al., 2011). No desenvolvimento do projeto vamos buscar o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Não vamos restringir as ferramentas disponíveis na plataforma Moodle (Aprender/UnB, 2017). Vamos desenvolver atividades que incentivem a utilização de celulares e tablets (através dos aplicativos) como recursos para o ensino de ciências e também como instrumentos de medida (Catelli et al, 2010; Vieira e Lara, 2013; Rocha et al., 2015; Kim et al., 2016). Destacamos que também vamos apoiar as atividades no uso de vídeos e simuladores. Vamos produzir vídeos de experimentos pertinentes aos conteúdos desenvolvidos nesses dois primeiros semestres, que serão acompanhados de atividades para efetiva compreensão dos temas abordados nos vídeos. Será dada autonomia aos bolsistas para a elaboração de vídeos utilizando o lúdico de modo que fiquem mais interessantes para os estudantes.

O mesmo será realizado com simuladores de experimentos como os disponíveis, por exemplo, no projeto PHET da Universidade do Colorado que contemplam temas em todas as áreas das ciências naturais, inclusive em física, química e matemática, com simuladores com versão em português. Aqui novamente vamos produzir atividades relativas a cada simulação que não será composta apenas por um “atalho para o simulador”.

Vale destacar também que desejamos incorporar efetivamente na proposta o celular como recurso didático avançado no ensino de ciências. Além do uso óbvio da Internet e da câmera, hoje aparelhos na faixa de R$1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) a R$2.000,00 (dois mil reais) tem incorporados um conjunto de sensores, por exemplo, Acelerômetro, Proximidade, Giroscópio, Bússola, Barômetro, Microfone de Redução de Ruído, etc., que podem apoiar as atividades didáticas da plataforma PAE a partir de uma infinidade de aplicativos livres disponíveis.

(5)

Por fim, os estudantes bolsistas serão os protagonistas na produção da plataforma com supervisão dos professores participantes do projeto e com o apoio dos técnicos dos laboratórios de ensino de Ciências da Faculdade Planaltina.

4. METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

O desenvolvimento do projeto inicia-se com uma conversa com professores, bolsistas e estudantes do curso de Ciências Naturais que tem como objetivo identificar os conceitos mais adequados para serem trabalhados na plataforma PAE. Paralelo a essa pesquisa se inicia o treinamento dos estudantes para desenvolver a plataforma.

O treinamento será composto pela aprendizagem das principais ferramentas existentes na plataforma Aprender/UnB e revisão dos conceitos e experimentos relativos às disciplinas da área de exatas dos dois primeiros semestres do curso de Ciências Naturais.

Vamos pesquisar também o uso do vídeo no ensino de ciências bem como de celulares, tablets, simuladores, etc., entre outros temas pertinentes ao desenvolvimento do projeto.

A partir daí inicia-se a produção das unidades de ensino. A produção será coletiva, mas haverá um bolsista responsável por cada unidade. Semanalmente haverá reunião entre bolsistas e coordenação/professores para verificar o andamento das atividades. Todo o material será produzido diretamente na plataforma aprender. Os estudantes terão acesso aos celulares e demais equipamentos como câmeras e computadores para produção da plataforma PAE disponíveis no laboratório de Geociências e Física da FUP. Os técnicos vão apoiar a realização das atividades no laboratório. Os celulares ficarão nos laboratórios e o empréstimo para realização das atividades do projeto serão supervisionados pela coordenação. Informo que os celulares ficarão disponíveis nos laboratórios como recurso didático para uso nas atividades acadêmicas realizadas nesse espaço de ensino, pesquisa e extensão.

(6)

5. PRODUTOS A SEREM DESENVOLVIDOS

Dada a amplitude dos temas não podemos especificar com precisão o número de vídeos, atividades experimentais ou com o uso de simuladores que serão produzidos.

6. RESULTADOS ESPERADOS

i) Produção da versão alfa da Plataforma de Acolhimento aos Estudantes da FUP - PAE/FUP, com a meta de no mínimo 10 (dez) unidades de ensino.

ii) Realizar a formação de excelentes educadores em ciências, com habilidades para atuar como professor nas escolas do ensino fundamental, com conhecimentos complementares no uso de TIC e do laboratório de ensino de ciências.

(7)

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Aprender/UnB, Disponível em: < http://aprender.unb.br>. Acesso em: 20 jun. 2017.

Boletim informativo vestibular UnB 2016. Disponível em: <

http://www.cespe.unb.br/vestibular/VESTUNB_16_2/arquivos/Boletim_Informati vo_Vestibular_2016.pdf >. Acesso em: 16 nov. 2016.

Catelli, Francisco; Martins, José Arthur e Silva; Fernando Siqueira. Um estudo de cinemática com câmera digital. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 1,1503,2010.

Kim, Honesty; Gerber, Lukas Cyrill; Chiu, Daniel; Lee, Seung Ah; Cira, Nate J.; Xia, Sherwin Yuyang; Riedel-Kruse, Ingmar H. LudusScope: Accessible Interactive Smartphone Microscopy for Life-Science Education, PLOS ONE 11 (10), 2016.

Neres, Ivonaldo Vieira. Mestre em Gestão Pública. 92 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Gestão Pública, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

PHET: Simulações interativas em ciências e matemática Disponível em: < https://phet.colorado.edu/pt_BR/ >. Acesso em: 20 jun. 2017.

Rocha, Márcio Delmondes; Evangelista, Edson Gomes; Machado, Nadja Gomes, Mello, Geison Jader. (Des) Liga esse celular, moleque! Smartphone como minilaboratório no ensino de Ciências, REMOA, v.14, Ed. Especial UFMT, p.41-52, 2015.

Sousa, Robson P., Moita, Filomena M. C. da S. C. e Carvalho, Ana Beatriz G. Tecnologias Digitais na Educação, Eduepb, 2011.

Vieira, L.P. e Lara, V.O.M. Macrofotografia com um tablet: aplicações ao ensino de ciências, Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 3, 3503, 2013.

Referências

Documentos relacionados

Do projeto pedagógico foram extraídas treze competências, tomando como base, o método de Rogério Leme em sua obra: APLICAÇÃO PRÁTICA DE GESTÃO DE PESSOAS POR

Não Não Min./horas Baixa Semi- persistente Min./horas Min./horas Não Não Horas/dias Média Circulativa Min./horas Min./horas Horas/dias Não Dias/semanas Alta Propagativa

Optamos por escolher o tema gestão democrática a partir do PPP, primeiramente, porque a escola ainda não o possui, e, também, por considerarmos esse documento

O objetivo deste estudo consistiu em descrever, explicar e analisar as manifestações de estresse ocupacional em professores universitários de uma instituição privada na região do

Outra surpresa fica por conta do registro sonoro: se num primeiro momento o som da narração do filme sobre pôquer, que se sobrepõe aos outros ruídos da trilha, sugere o ponto de

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Reconhecimento de face utilizando banco de imagens monocromáticas e coloridas através dos métodos da análise do componente principal (PCA) e da Rede Neural Artificial (RNA)