• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS MANIPULADORES DOS ESTABELECIMENTOS ALIMENTÍCIOS - UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE IVAIPORÃ/PR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS MANIPULADORES DOS ESTABELECIMENTOS ALIMENTÍCIOS - UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE IVAIPORÃ/PR"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO

PROFISSIONAL DOS MANIPULADORES

DOS ESTABELECIMENTOS

ALIMENTÍCIOS - UM ESTUDO NO

MUNICÍPIO DE IVAIPORÃ/PR

Leomara Floriano Ribeiro (UNICENTRO)

leomara.ribeiro@gmail.com Eliana Janet Sanjinez Argandona (UFGD) eliana.argandona@ufgd.edu.br Hélio Cavalcanti Albuquerque Neto (UFCG) heliocnt@hotmail.com Perseu Padre de Macedo (UFCG) perseupadre@yahoo.com.br Elton Resende Martis (UFCG) resende.martins@hotmail.com

Devido ao atual cenário de crescimento populacional, os estabelecimentos alimentícios necessitam prover produtos que satisfaçam a necessidade nutricional da população, garantindo alimentos saborosos e inócuos. Neste contexto, as condições hhigiênico-sanitárias afetam diretamente a qualidade dos produtos, emergindo como um fator chave na busca da sobrevivência destas empresas no atual mercado competitivo. Desenvolver programas de capacitações e treinamentos que envolvem as boas práticas de manipulação/fabricação é essencial, pois permite majorar a inocuidade dos produtos alimentícios. O presente trabalho foi desenvolvido por acadêmicos do curso de engenharia de alimentos e de engenharia de produção, tendo por objetivo inspecionar as condições de asseio das empresas do setor alimentício do município de Ivaiporã/PR, com finalidade de identificar as possíveis irregularidades existentes e capacitar os manipuladores de alimentos, conscientizando estes sobre a importância da produção de alentos seguros, assegurando um padrão de qualidade salutar para todos os consumidores. Constatou-se que os manipuladores possuem uma equalização mínima de conhecimentos sobre as práticas higiênico-sanitárias, evidenciando a necessidade de aplicações de treinamentos periódicos visando à minimização de possíveis problemas de sanitação que comprometam a oferta de alimentos seguros.

Palavras-chaves: Estabelecimentos alimentícios, inspeções higiênico-sanitárias, boas práticas de manipulação

(2)

2 1. Introdução

A qualidade dos alimentos é de grande importância para garantir a satisfação das necessidades nutricionais e a saúde da população. Partindo do pressuposto que o alimento, por meio dos princípios nutritivos que o integram, contribui para o crescimento e manutenção dos seres vivos, torna-se necessário que sejam inócuos e estejam em perfeitas condições de higiene para que não prejudiquem a saúde do indivíduo ou da coletividade.

A higiene dos alimentos se inicia na área de produção, acompanha o processamento, a armazenagem e a distribuição do produto final ao consumidor. Considerando-se os possíveis riscos de contaminação de alimentos, na fase de distribuição, torna-se necessária à avaliação das condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos, por meio de inspeções sanitárias bem como a orientação dos manipuladores de alimentos.

O controle higiênico-sanitário tanto dos estabelecimentos quanto dos manipuladores de alimentos é essencial para garantir a qualidade dos alimentos, tornando-se o principal instrumento de defesa contra os surtos de enfermidades veiculadas pelos alimentos, sendo essencial a utilização sistemática de medidas que possam garantir a segurança alimentar. Neste contexto, a inspeção ou fiscalização sanitária pode ser compreendida como a ação verificadora do cumprimento de uma norma de caráter sanitário, que se realiza mediante a inspeção do estabelecimento, das atividades desenvolvidas e do ambiente, ou seja, sobre os serviços e produtos, podendo ser de rotina, no atendimento de denúncia, na investigação epidemiológica de uma Doença Transmitida por Alimento (DTA), ou outro agravo à saúde, e ainda para libertação de documentos pertinentes à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Portanto, o objetivo do presente estudo é inspecionar as condições higiênico-sanitárias de 48 estabelecimentos alimentícios do município de Ivaiporã/PR, realizando em seguida capacitações para os manipuladores de alimentos, a fim de difundir uma consciência voltada à importância da qualidade na produção/beneficiamento dos alimentos, contribuindo para a melhoria da inocuidade dos produtos comercializados.

2. Referencial teórico

2.1 Surtos alimentares e seus principais causadores

Os alimentos além de contribuírem para a manutenção dos seres vivos, também servem como substrato ideal para o crescimento de uma variedade de microrganismos e constituem-se em autênticos meios de cultura, representando assim risco para a saúde do consumidor (PANZA

et al., 2006).

O alimento, após seu preparo, deverá estar em bom estado, ou seja, com as propriedades sensoriais (cor, odor, aspecto e sabor) adequadas e aceitáveis pelo consumidor. Deve ainda proporcionar prevenção, manutenção e saúde fornecendo ao corpo todos os nutrientes necessários à preservação e ao desenvolvimento da vida. Entretanto, há outra condição, na qual o alimento se mostra aparentemente em bom estado, ou seja, com as propriedades sensoriais normais, mas após o consumo, ocasiona um quadro clínico característico (doença), o que denuncia a sua contaminação (SILVA JUNIOR, 2001).

A contaminação dos alimentos se inicia na produção da matéria-prima e se estende às etapas de transporte, recepção, armazenamento. Durante a manipulação pode haver contaminação por condições precárias de higiene de manipuladores, equipamentos, utensílios, ambiente e

(3)

3 condições inadequadas de armazenamento dos produtos prontos para consumo. Após a etapa de preparação/industrialização, os alimentos continuam expostos à contaminação nos centros de distribuição, supermercados, restaurantes, nas mercearias e residências (ALMEIDA, 1998).

Os contaminantes biológicos são a principal causa das DTA’s. Essas doenças são causadas pelo consumo de alimentos contaminados com microorganismos patogênicos, toxinas microbianas ou substâncias químicas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo contemporâneo, as doenças transmitidas por alimentos constituem um dos problemas sanitários mais amplamente difundidos no planeta, apesar de todo o conhecimento científico de nossos dias.

As doenças transmitidas por alimentos podem dar origem a surtos. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), surto de DTA é o episódio em que duas ou mais pessoas apresentam doenças semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água com evidência epidemiológica, ou análise laboratorial que apontam como veículos da doença (SILVA JUNIOR, 2001).

A investigação de surtos consiste no recebimento de notificação da doença, identificação e interpretação dos resultados das investigações e divulgação dos mesmos. Os resultados da investigação podem indicar se os alimentos foram manipulados de forma inadequada nos estabelecimentos e se foi veículo da doença, além de verificar se alguma etapa do processamento é foco de contaminação. Com isso, pode-se identificar o real problema, porém torna-se imprescindível à divulgação dos resultados encontrados na investigação dos surtos. (PANZA et al, 2006).

A maior parte das enfermidades existentes em países em desenvolvimento em que os saneamentos são deficientes é causada por bactérias, vírus, protozoários. Estes organismos causam enfermidades que variam em intensidade e vão desde gastrenterites a graves enfermidades, algumas vezes fatais. Neste aspecto, a má qualidade das matérias-primas e a ausência de asseio, representam a contaminação inicial, que pode se proliferar de acordo com perecibilidade do alimento e as condições ambientais no qual ele é exposto.

Outro veículo de contaminação alimentar é a água, o abastecimento público em termos de quantidade e qualidade é uma preocupação crescente da humanidade, devido à escassez do recurso e a deterioração dos mananciais. A água quando destinada ao consumo humano deve apresentar características microbiológicas, físicas e químicas que atendam ao padrão de potabilidade estabelecido pela Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde (BRASIL, 2004). A água tratada deve ser monitorada por órgãos municipais (GIANOTO & BILATTO, 2005). Segundo Câmara (2006), vários são os fatores que contribuem para a emergência dessas doenças, entre os quais se destacam: o crescente aumento da população, a existência de grupos populacionais vulneráveis ou mais expostos, o processo de urbanização desordenado e a necessidade de produção de alimentos em grande escala. Contribui ainda, o deficiente controle dos órgãos públicos e privados, no tocante à qualidade dos alimentos ofertados às populações. Além disso, a mudança de hábitos alimentares tem favorecido ao consumo coletivo de fast-foods em vias públicas.

Assim sendo, a higiene alimentar é fundamental para a garantia de qualidade dos produtos alimentícios e se insere em todas as operações relacionadas à manipulação de qualquer gênero alimentício e requer procedimentos apropriados no campo, na transformação, na distribuição e no consumo(HORTS & ROBERTS, 1999).

(4)

4 2.2 Segurança alimentar

O termo alimento seguro significa a garantia do consumo alimentar de produtos livres de contaminantes de natureza química (agro-químicos), biológica (organismos patogênicos), física ou de outras substâncias que possam colocar em risco a saúde do consumidor. Segurança alimentar significa assegurar a inocuidade de um alimento a cada cidadão, em quantidade e qualidade necessárias para garantir uma vida saudável. Em um sistema de alimentação coletiva, a segurança refere-se à responsabilidade em relação à saúde do cliente; para isto, deve-se ter cuidados com higiene, armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos, bem como com a contratação, o treinamento e a manutenção das pessoas que participam de todas as etapas em que o alimento percorre até chegar ao consumidor (PANZA

et al, 2006).

Os fatores que podem contribuir para que o alimento deixe de ser seguro, tornando-se um fator de risco para a saúde humana são: as matérias-primas contaminadas, instalações deficientes, refrigeração inadequada, manipuladores portadores de microrganismos, alimentos preparados com mais de um dia de antecedência, má higiene dos manipuladores, equipamentos mal lavados, deficiência no cozimento, contaminação por roedores, equipamentos inadequados, entre outros (FERREIRA et al., 2006).

No âmbito internacional, a segurança alimentar é preconizada por organismos e entidades como a Organização para Agricultura e Alimentos (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) e no âmbito nacional, os órgãos responsáveis são os Ministérios da Saúde (MS) e o da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA) e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), (SILVA, 2006).

O Ministério da Saúde é responsável pela fiscalização dos produtos alimentícios, o qual tem por atribuição o respectivo controle de segurança da qualidade. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) coordena o sistema de controle nos serviços de alimentação -

food service - envolvendo restaurantes, bares, lanchonetes, empresas de refeições coletivas,

panificadoras, lojas de conveniência, mercearias, entre outros.

Constata-se que as inspeções sanitárias sobre os estabelecimentos que produzem, manipulam ou comercializam alimentos são necessárias para garantir o consumo de produtos seguros e de qualidade e conseqüentemente a minimização das taxas de mortalidade e a melhoria da saúde da população.

É indiscutível o valor das medidas preventivas a serem tomadas junto aos manipuladores de alimentos. Uma forma fácil e eficaz de fornecer conhecimentos a eles são os treinamentos ou capacitações, os quais visam, não somente à multiplicação de conhecimentos, mas também à mudança de comportamento e de atitudes (SOUZA, 2006).

Sendo assim, emergem-se diversas ferramentas/programas de qualidade que visam à garantia da inocuidade na industrialização e manipulação de alimentos, tais como: Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO), Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), Programas de Qualificação de Fornecedores (PGQ), dentre outros.

Dentre os programas citados, A implantação das Boas Práticas de Fabricação em empresas/indústrias de alimentos, reduz e/ou elimina, na maioria dos casos, os riscos de possíveis contaminações e veiculação de microrganismos através desses alimentos. As condições higiênico-sanitárias do local, bem como a do pessoal envolvido no preparo de

(5)

5 alimentos, devem ser consideradas pontos importantes de controle e são fundamentais para garantir a sanidade dos produtos preparados (CARDOSO, 2004).

Portanto, os programas de treinamentos/capacitações de manipuladores enfatizam a importância da saúde individual e coletiva, incluem noções básicas de higiene pessoal e ambiental e destacam os danos que a ausência desses cuidados causa sobre a saúde do consumidor, conscientizando os manipuladores de seu papel na prevenção das Doenças Transmitidas por Alimentos – DTA’s. Além de ressaltar a importância da conscientização dos consumidores sobre suas atitudes e, consequentemente, sobre os riscos de contaminação dos produtos em etapas posteriores às de produção e distribuição, para minimizar o aparecimento de DTAs e prevenir o desperdício de produtos (ZANDONADI et al., 2007).

Do exposto, neste trabalho objetiva-se avaliar as condições higiênico-sanitárias de estabelecimentos que comercializam alimentos, por meio de inspeções, identificando as prováveis causas dando enfoque à necessidade de capacitar os manipuladores de alimentos como condição essencial para a preservação da saúde dos consumidores através da produção de alimentos seguros.

3. Procedimentos metodológicos

O presente estudo foi realizado no município de Ivaiporã no estado do Paraná, com o intuito de realizar o acompanhamento da inspeção sanitária de estabelecimentos na área de alimentos, bem como, a participação efetiva na capacitação dos manipuladores das unidades vistoriadas. A pesquisa pode ser caracterizada como um estudo exploratório e descritivo. O desenvolvimento da metodologia foi viabilizada através de duas fases:

 Inspeção dos estabelecimentos: A partir do banco de dados fornecidos pela ANVISA, vistoriou-se estabelecimentos alimentícios. Tais inspeções foram comparadas com as últimas vistorias que a ANVISA realizou em cada estabelecimento, conforme regulamento técnico (BRASIL, 1993);

 Capacitações aos colaboradores: Nas unidades que apresentaram irregularidades, verificou-se o conhecimento dos colaboradores no que tange a santificação e conhecimento sobre o programa BPF, permitindo desenvolver subsídios para um plano de ação que permita a capacitação destes. Por fim, fez-se uma nova verificação dos estabelecimentos.

Os subitens apresentados a seguir, descrevem as fases retrocitadas. 3.1 Inspeção

As inspeções sanitárias foram realizadas em 48 estabelecimentos que comercializam alimentos na cidade de Ivaiporã, sendo 12 mercados, 12 padarias, 10 estabelecimentos de ensino, 6 lanchonetes, 3 armazéns, 2 açougues, 2 laticínios e uma sorveteria.

Os estabelecimentos foram selecionados utilizando-se o banco de dados da ANVISA (na qual possuía todas as empresas alimentícias que já haviam sido vistoriadas anteriormente pelos fiscais da própria ANVISA) e por uma escolha aleatória através da acessibilidade de cada empresa.

A inspeção das unidades foi efetivada por meio de visitas in loco, tendo como ferramenta gerenciadora o check-list adaptado do código de saúde do Paraná, que propícia a verificação das condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos. Posteriormente, aplicou-se questionários semi-estruturados aos gestores de cada unidade, buscando informações adicionais sobre as práticas de santificação adotadas.

(6)

6 Ademais, fez-se uso da observação não-participante do sistema de produção/beneficiamento alimentício existente.

3.2 Palestra/Treinamento

Com base nas dificuldades/irregularidades identificadas durante as inspeções, foi realizado um plano de ações corretivas para serem implantados nos estabelecimentos visitados. O plano foi composto por uma avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos dos manipuladores sob os princípios básicos de higiene e Boas Práticas de Fabricação. Em seguida, efetuaram-se palestras abordando o referido tema tendo, por conseguinte, o treinamento dos manipuladores de alimentos. O conjunto dessas ações fez parte da capacitação dos participantes.

Foram realizadas duas capacitações: uma com as merendeiras das escolas municipais e outra com os manipuladores de alimentos das panificadoras. As capacitações ocorreram na Secretaria Municipal de Educação, num período de duas horas com a participação de 21 colaboradores dos referidos estabelecimentos. As atividades realizadas abordaram o recebimento, o armazenamento, a manipulação dos alimentos, a higiene pessoal, higiene do ambiente, o controle de qualidade da água, o controle de pragas e a rotulagem. Neste aspecto, as contaminações dos alimentos pelo manipulador e pela contaminação cruzada, foram enfaticamente tratadas.

Transcorridos 30 dias depois de realizadas as capacitações, os estabelecimentos foram novamente visitados sendo feita uma nova avaliação das condições higiênico-sanitárias, visando determinar a eficácia da capacitação técnica. Essa segunda avaliação seguiu a mesma sistemática aplicada anteriormente, sendo feita através de observação, com utilização de

check-list que aborda as condições de higiene pessoal, conforme se denota na Resolução nº

216, de 15 de setembro de 2004 da ANVISA. 4. Análise dos resultados

4.1 Inspeção

Nas inspeções sanitárias realizadas, observou-se que vários estabelecimentos apresentavam irregularidades em relação à suas: edificações, condições de higiene e instalações sanitárias. A Figura 1 mostra os principais itens avaliados nos estabelecimentos, quanto à adequação ou não adequação em comparação com a última vistoria realizada pelos fiscais da ANVISA no estabelecimento.

(7)

7 42% 58% 37.50% 62.50% 27% 73% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

Estrutura Física Higiene e Limpeza

Instalações Sanitárias

Adequado Inadequado

Figura 1 - Distribuição das condições físicas dos estabelecimentos comerciais no município de Ivaiporã -PR Observa-se que as instalações sanitárias foram as que apresentaram maior percentual de inadequação (73%). Entretanto, a estrutura física foi considerada a menos inadequada (58%), quando comparada com a higiene e limpeza e as instalações sanitárias. Esses resultados mostram o desconhecimento dos proprietários e funcionários em relação às normas estabelecidas pelos órgãos de regulamentação e fiscalização (ANVISA, Centros de Vigilância sanitária estadual, Secretarias estaduais e municipais de Saúde, entre outros). Verificou-se com maior freqüência a ausência da manutenção de paredes, teto ou forro e piso. Dos 48 estabelecimentos analisados, 28 (58%), apresentaram problemas conservação, tais como: rachaduras, trincas, buracos, umidade, presença de bolores, descascamento da tinta/revestimento.

De acordo com os padrões exigidos pela Vigilância Sanitária (BRASIL, 2004), as áreas de manipulação de alimentos devem obedecer recomendações, onde os pisos deverão ser de materiais resistentes ao impacto, impermeáveis, laváveis e antiderrapantes, não podendo apresentar rachaduras, e devendo facilitar a limpeza e a desinfecção. Os líquidos deverão escorrer para os ralos, sem formar acúmulo nos pisos. As paredes deverão ser construídas e revestidas com materiais não absorventes, laváveis, de cor clara, lisas, sem fendas e de fácil limpeza e desinfecção. Os tetos ou forros deverão ser construídos e/ou acabados de modo a evitar acúmulo de sujeiras, além de reduzir condensação de vapores e formação de fungos e mofos. Todos os estabelecimentos deverão ter telas de proteção em portas e janelas.

Dos 48 estabelecimentos vistoriados, trinta (62,5% do total), apresentaram condições precárias de limpeza do ambiente, limpeza dos equipamentos, organização e higienização. Em relação às instalações sanitárias, verificou-se que 35 estabelecimentos (73% do total), não disponibilizavam sabonete líquido e/ou papel toalha e os lixeiros não tinham tampas. Essas inadequações podem veicular posteriores contaminações nos alimentos. Os proprietários foram aconselhados a tomar providências e implantar ações corretivas.

(8)

8 Além das condições higiênico-sanitárias, foram observadas outras irregularidades durante as vistorias (Figura 2). Dentre dessas irregularidades, foi constatado o armazenamento de produtos alimentícios junto a produtos de limpeza e medicamentos, o que possibilita alterações nas características químicas e sensoriais do alimento e contaminação química, podendo provocar intoxicações nos consumidores. Outras irregularidades observadas foram alimentos armazenados com prazo de validade expirado e anormalidades no registro do produto no Ministério da Saúde. Essas irregularidades suscitaram apreensão dos produtos, sendo recolhidos e encaminhados à Vigilância Sanitária para posterior descarte.

Figura 2 – Produtos armazenados de forma inadequada 4.2 Capacitação

A capacitação dos manipuladores de alimentos foram iniciados com um teste de avaliação dos conhecimentos teóricos em relação às Boas Práticas de Manipulação, aplicados aos participantes. Os resultados da avaliação (Figura 3) mostraram que a maioria dos manipuladores (83%), tanto as merendeiras quanto os funcionários dos estabelecimentos, já haviam recebido algum tipo de treinamento com relação às Boas Práticas de Manipulação de alimentos. 17% dos participantes não possuíam nenhum conhecimento das normas de higiene e sanitização.

(9)

9 83% 17% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% Sim Não

Figura 3 - Índice de avaliação da participação dos manipuladores em treinamentos no município de Ivaiporã/PR Após esta primeira análise e durante o treinamento foi observado que a maioria dos manipuladores realizava procedimentos corretos; porém, ainda cometiam-se erros sistemáticos que exigiam adequações necessárias para a manipulação eficaz dos alimentos. Então foram identificados e analisados os pontos que precisavam ser alterados durante a manipulação, isto se deu através de aplicação de palestras sobre o tema, do treinamento prático, da identificação das irregularidades frequentemente encontradas nos estabelecimentos e de questionário de avaliação. O conteúdo das atividades abordou questões de como manipular os alimentos desde o recebimento da matéria-prima até o armazenamento do produto final.

Durante o treinamento constatou-se que o local de descarga e armazenamento dos produtos era negligenciado. No recebimento não eram observados as condições das embalagens dos produtos, o prazo de validade, as condições de temperatura (se refrigerados ou não) em que deviam ser mantidos os produtos até o momento da entrega ao consumidor ou a estocagem. No armazenamento, constatou-se a falta de um planejamento na organização do estoque, visto que se desconhecia o controle de mercadorias baseado no “Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai” (PEPS) e a importância de não misturar produtos alimentícios com produtos de limpeza. Foi observado também que os alimentos armazenados sob refrigeração não eram separados adequadamente, isto é, os alimentos cozidos eram armazenados no mesmo compartimento que os alimentos crus possibilitando a ocorrência de contaminação cruzada, ainda, não havia controle nem monitoramento da temperatura de refrigeração.

Na palestra foram abordados os temas de Boas Práticas de Manipulação enfatizando a importância da saúde individual e coletiva, além do seu papel na prevenção das DTA’s, bem como, a importância da conscientização dos consumidores sobre suas atitudes e, consequentemente, sobre os riscos de contaminação dos produtos em etapas posteriores às de produção e distribuição.

Neste sentido, foi discutido o Programa Operacional de Produção (POP), considerando entre os fatores inerentes que toda matéria-prima ou produto que entra é o primeiro que sai (PEPS), além de respeitarem as distâncias mínimas dos alimentos em relação às paredes e ao piso.

(10)

10 Após o período de um mês da realização das inspeções, foram realizadas visitas aos estabelecimentos, para verificar a assimilação dos conteúdos ministrados nas palestras/treinamentos e a eficácia da aplicação in loco. A Figura 4 mostra os resultados obtidos em função da capacitação dos manipuladores, apresentando considerável melhoria quanto ao recebimento e armazenamento dos produtos alimentícios.

17% 83% 8% 92% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

Antes do Treinamento Depois do Treinamento

Inadequado Adequado

Figura 4 – Gráfico das porcentagens de conformidade com a legislação da ANVISA no recebimento e armazenamento de alimentos, antes e depois da capacitação

Durante a capacitação (palestra/treinamento) sobre higiene pessoal foram abordados assuntos relacionados à utilização de toucas, máscaras, luvas; os cuidados com a higiene das mãos, o uso de adornos e os problemas que podem causar durante a manipulação dos alimentos, entre outros.

A Figura 5 mostra os resultados da capacitação em relação à higiene pessoal, antes e após treinamento. Notou-se que antes da palestra, 75% dos manipuladores percebiam a importância do uso de toucas, dos cuidados com a higiene das mãos, uniformes e dispensavam o uso de adornos durante a manipulação dos alimentos. Contudo, ainda havia um percentual considerável (25%) dos manipuladores que não tinham conhecimento e consequentemente não tinham cuidados ao respeito.

(11)

11 25% 75% 8% 92% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

Antes do Treinamento Depois do Treinamento

Inadequado Adequado

Figura 5 - Gráfico das porcentagens de itens em conformidade antes e depois do treinamento em relação à Higiene Pessoal

Apesar das irregularidades observadas nas vistorias, em relação na Resolução nº 216, de 15 de setembro de 2004 (BRASIL, 2004), não há constatação oficial da ocorrência de surtos de toxinfecções alimentares, porém, há somente comentários sobre tais acontecimentos. A conscientização por parte da população em comunicar à Vigilância Sanitária os casos de surtos alimentares é fundamental para futuras prevenções.

5. Considerações finais

A qualidade sanitária do alimento depende do controle exercido sobre todos os aspectos que permeiam as etapas da cadeia alimentar, iniciada na produção e finalizada no consumo. Assim, a necessidade da inspeção sanitária nos estabelecimentos de produção e comercialização de alimentos é de suma importância para garantir a saúde do consumidor. A adequação das unidades de alimentação para atender Resolução nº 216 da ANVISA, é a maneira mais efetiva de evitar toxinfecções e surtos alimentares.

Diante deste cenário, o presente trabalho buscou verificar as empresas do setor alimentício do município de Ivaiporã/PR, com o intuito de capacitar os manipuladores de alimentos, difundindo à importância da qualidade na produção/beneficiamento dos mesmos, possibilitando a majoração da inocuidade dos produtos comercializados.

A pesquisa constatou que os manipuladores já possuem algum conhecimento sobre as boas práticas de manipulação, entretanto, necessitam de mais esclarecimentos sobre estas práticas. Eles reconhecem sua importância no que diz respeito à possibilidade de contaminação de alimentos, ficando evidente a indigência de treinamentos periódicos para capacitá-los, além de melhorar seus desempenhos na realização das etapas do processo.

Somente por intermédio de um eficiente permanente programa de conscientização e capacitação dos manipuladores para se garantir a oferta de alimentos seguros em qualidade e sabor e propriedades nutricionais que satisfazem os anseios dos consumidores.

O órgão de Vigilância Sanitária do município de Ivaiporá/PR oferece importante serviço na promoção à saúde da população ali residente, obedecendo às normas estabelecidas pela Legislação Brasileira. Contudo, poderia ser mais atuante se dispusesse de maior contingente de recursos humanos e fosse incentivada pelo Poder Público.

(12)

12 No que tange a equipe que desenvolveu o presente trabalho, verifica-se que o acompanhamento nas vistorias e a participação ativa na capacitação dos manipuladores de alimentos, possibilitaram exercer a atividade profissional de forma eficaz e transparente, baseados nos conhecimentos adquiridos na universidade. Ao término do trabalho constatou-se a importância que os acadêmicos do curso de Engenharia de Alimentos e de Produção possuem nas empresas alimentícias, visto que eles possibilitam uma majoração da qualidade dos processos produtivos das respectivas empresas.

Referências

ALMEIDA C. R. O sistema HACCP como instrumento para garantir a inocuidade dos alimentos. Higiene Alimentar. v. 12, n. 53, p. 12-20, 1998.

BRASIL. Resolução – RDC n. 275, de 21 de outubro de 2002 da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária do

Ministério da Saúde. Diário Oficial, Brasília, 23 de outubro de 2002. BRASIL. Resolução – RDC n. 12, de 08 de

julho de 2003 da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Diário Oficial, Brasília, 10 de julho de 2003.

BRASIL. Portaria – n. 518/2004, de da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Diário Oficial, Brasília, 25 de março de 2004.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Legislação Vigilância Alimentar. Disponível em: http//www.anvisa.gov.br/institucional/snvs/inde.htm>. Acessado em: 9 nov. 2009.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Educação para o Comércio de Alimentos

Saudáveis. N. 35, p.4-5, 2003.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria/ANVISA nº. 1428/1993. Regulamento Técnico para Inspeção Sanitária de Alimentos. Brasília, D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 02 de dezembro de 1993.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução-RDC nº. 216, de 15 de setembro de 2004. Dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. BRASIL. Lei nº 13.331, de 23 de novembro de 2001 - Código de Saúde do Paraná, Decreto nº 5711, de 23 de

maio de 2002. Curitiba: SESA, 2004.

BRASIL. Portaria – n. 518 da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Diário Oficial, Brasília, 25 de março de 2004.

BRASIL. Resolução do Colegiado n.12. Diário Oficial: Brasília, 2003. BRASIL. Resolução do Colegiado n.275. Diário Oficial: Brasília, 2002.

CÂMARA, S. A. V. Surtos de toxinfecções alimentares no estado de Mato Grosso do Sul, no período de 1998 -

2001. Campo Grande, 2002. Disponível em: <http://dtr2001_saúde.gov.br/bvs/ct/pdf/sonia_aparecida.pdf>.

Acesso em: 25 jul. 2009.

CARDOSO, N. M. A. A Importância das Boas Práticas de Fabricação na Produção de Sobremesas. In: I Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Mercosul, 2004, Cascavel. Anais... Cascavel: UNIOESTE, 2004.

FDA. Food Drug Administration. Estados Unidos, jan. 1992. Disponível em: <ht tp: /www. cfsan. fda. gov >. Acesso em : 26 jul. 2009.

FERREIRA, J. O.; MURARO, M.; WOLPE, L. A. A Importância Das Condições Higiênico-Sanitárias Na

Produção De Alimentos. Disponível em: <www.unibem.br/cursos/nutricao/kath/7.doc>. Acesso em: 03 mar.

2010.

GIANOTO, N. & BILATTO, M. A. Técnica de Coleta de Amostras de Água para Exame Laboratorial: Manual de Coleta e Vigilância da Qualidade da Água de Consumo Humano. Paraná: [s.n.], 2005.

(13)

13 HOBBS B. C. & ROBERTS D. Toxinfecções e controle higiênico sanitário de alimentos. São Paulo: Livraria Varela; 1999.

PANZA, S. G. A.; BROTHERHOOD, R.; ANDREOTTI, A.; REZENDE, C.; BALERONI, F. H.; PAROSCHI, V. H. B. Avaliação das Condições Higiênico-Sanitárias Durante a Manipulação dos Alimentos,

em um Restaurante Universitário, Antes e Depois do Treinamento dos Manipuladores. São Paulo: ANATEC,

2006.

SILVA JÚNIOR, J. B. Manual de Controle Higiênico-Sanitário em Alimentos. 4. ed. São Paulo: Varela, 2001. SILVA JÚNIOR, J. B. Vigilância epidemológica das doenças transmitidas por alimentos no Brasil. Boletim Eletrônico Epidemiológico Brasília –DF, ano 05, nº 06, dez. 2005. Disponível em: < http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/bol_epi_6_2005_corrigido.pdf >. Acesso em: 02 ago. 2009. SILVA, J. A. Tópicos da Tecnologia de Alimentos. São Paulo: Varela, 2000.

SILVA, P. Segurança Alimentar E Legislação Na Produção. In: VII SIMPÓSIO BRASIL SUL DE AVICULTURA, 2006, Chapecó. Anais... Chapecó, 2006. Disponível em: <www.cnpsa.embrapa.br/sgc/sgc_publicacoes/publicacao_o640j0t.pdf >. Acesso em: 02 ago. 2009.

SOUZA, L. H. L. A manipulação inadequada dos alimentos: fator de contaminação. Higiene Alimentar, v. 20, n. 146, p. 32-39, 2006.

ZANDONADI, R.P.; BOTELHO, R.B.A.; SÁVIO, K.E.O.;AKUTSU, R.C.Ç ARAÚJO, W.M.C. Atitudes

de risco do consumidor em restaurantes de auto-serviço Revista de Nutrição. vol.20 no.1 Campinas Jan./Feb. 2007

Referências

Documentos relacionados

Com o objetivo de identificarmos as praxeologias em torno do estudo de Funções Trigonométricas na instituição de referência (2º ano do Ensino Médio), adotamos

Para que esta sistematização de idéias consiga atingir o objetivo de discorrer sobre a observação participante e a pesquisa-ação enquanto opções metodológicas de pesquisa e

O jeito que o pastor arranjou para controlar o seu rebanho foi contar as ovelhas com pedras. Assim:  

Promoção de projetos que envolvam o desenvolvimento de processos, materiais, produtos ou sistemas sustentáveis e inovadores com maior valor acrescentado para a indústria e a

A Coordenação do Curso de Graduação em Fisioterapia, conforme determina a Resolução CTA/FAC-CG nº. 007/2007 comunica aos interessados, que estarão abertas as inscrições

qualidade deve-se adicionar óleo após a gasolina. Essa operação deve ser realizada em uma área aberta, com o motor desligado e longe de qualquer fonte de calor, não deve-se fumar

Se este produto contiver ingredientes com limites de exposição, pode ser requerido o monitoramento biológico ou da atmosfera do local de trabalho e do pessoal, para determinar

A PREFEITURA MUNICIPAL DE XAVANTINA – SC torna público para conhecimento dos interessados, a ABERTURA DE INSCRIÇÕES DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE