• Nenhum resultado encontrado

Gabarito. 3º Simulado Semi Fuvest 2º Semestre 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Gabarito. 3º Simulado Semi Fuvest 2º Semestre 2020"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Gabarito

Gabarito

3º Simulado

Semi Fuvest

2º Semestre 2020

semifuv03p2s20res 1. Resposta B

É ironia, pois além de Calvin descobrir que a mãe tinha posição diferente da do pai, ele deixa implícito que o pai não é uma enciclopédia, não é um sabe-tudo como costuma ser.

2. Resposta E

“Conto Carioca” revela ações entre os personagens no ambiente do Rio de Janeiro, passando por rua famosa (Av. Atlântica), bairro (Botafogo) etc., comuns entre os moradores da região.

3. Resposta D

Esta é a alternativa mais correta, pois apresenta um desfecho inusitado, mas não incoerente, visto que, ao longo do conto, o narrador se utiliza de várias imagens (“rosto branco”, “envolto em véu branco”, “voz branca” etc.) que permitem essa leitura.

4. Resposta C

Em “imobilizava-se”, o prefixo “i-” indica negação, não mobilizava; em “inexistente” também não existente. 5. Resposta C

O primeiro é pronome oblíquo relativo à mulher; o segundo é preposição regida pelo verbo “entregar”; e o terceiro é artigo definido determinando o gênero e o número do substantivo “volúpia”.

6. Resposta D

Ao transferir a palavra “amargas” a “disputas”, o autor também transfere sensação e sentimento de humanos a uma ação, personificando-a.

7. Resposta A

A ideia de concessão (uma alteração ou transgressão em relação a uma regra geral) está presente tanto no texto original como na substituição proposta nesta alternativa.

8. Resposta A

Nesta alternativa, temos a metáfora “chamar de pardais novos os rapazes” e seu desdobramento em outra “seus primeiros ensaios de voo no céu da poesia”; portanto, coincide com a definição dada de alegoria.

9. Resposta B

Corresponde à ideia de tempo quase que simultâneo entre a ação da primeira e da segunda oração. Equivale

a assim que, logo que, quando.

10. Resposta D

As demais eram todas da linguagem formal.

11. Resposta C

Os itens I, III e IV estão corretos. A poesia erótico-irônica de Gregório de Matos apresenta um alto grau de sofisticação no emprego dos recursos da expressão literária de seu tempo. Portanto, o item II deve ser con-siderado errado.

12. Resposta A

O item I está correto. O item II está errado, pois não se trata de um soneto oitocentista, ou seja, do século XIX. As rimas não são ricas e o esquema das rimas foi apresentado de forma incorreta. No item III, os termos des-tacados não representam a oposição entre o “mundano” e o “sagrado”.

13. Resposta E

No poema, eu lírico joga com os vocábulos “fogo” e “cristal” explorando a relação antitética existente entre eles. Neste jogo, a voz lírica se vale também de simetrias e paralelismos sintáticos que buscam expressar o conflito entre a “sensualidade” e o “refreamento” do desejo erótico.

14. Resposta E

As características apresentadas sobre a estética barroca (fusão das artes, o maravilhamento estético e a glorificação da Igreja Católica) estão presentes nas imagens e no poema apresentados na questão. Portanto, todas as afirmações estão corretas.

15. Resposta B

Um dos aspectos mais importantes da plataforma estética do Modernismo é a revisão crítica do passado ar-tístico da nação. Este aspecto foi descrito como sendo a “redescoberta do Brasil” e ele se manifesta no “Selo de Minas”, de Claro Enigma.

16. Resposta E

O poema encena uma contradição insolúvel que se manifesta em uma voz lírica que, ao mesmo tempo, em que nega a dimensão transcendental, com ela dialoga. A partir deste verdadeiro paradoxo nasce a tensão central do poema.

(2)

semifuv03p2s20res 18. Resposta E 19. Resposta E 20. Resposta D 21. Resposta B 22. Resposta D

O processo de reconhecimento externo da Independência brasileira, ocorrido nos anos imediatamente pos-teriores à ruptura oficial com a antiga metrópole, teve como um de seus pontos mais importantes o reco-nhecimento português sobre a emancipação de sua antiga colônia. Neste processo, coube aos britânicos a mediação entre Brasil e Portugal a partir de um acordo que transferia ao país sul-americano parte de uma dívida que o governo lusitano havia contraído junto ao Reino Unido.

23. Resposta D

A Constituição imperial (ou monárquica) brasileira, outorgada pelo Imperador D. Pedro I em 1824 contem-plava a divisão dos poderes em quatro: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador. Este último, atribuído ao Imperador, tinha a prerrogativa de ingerência nos outros três, caracterizando, desta forma, uma excessiva centralização do poder decisório em suas mãos.

24. Resposta D

O Período Regencial, entre a abdicação de D. Pedro I em 1831 e a ascensão, de facto, de D. Pedro II ao Império brasileiro em 1840, foi caracterizado por forte instabilidade política e social, como atestam as disputas políticas e partidárias surgidas durante sua vigência entre liberais e conservadores, as tentativas de reforma das leis e mudanças institucionais e pelo surgimento de inúmeras revoltas de caráter separatista, entre elas a Farroupilha no Rio Grande do Sul, a Balaiada no Maranhão, a Cabanagem no Pará e a Revolta dos Malês na Bahia. A ampla variedade regional assim como social apresentada pelas revoltas revela a presença de grupos e descontentamentos diferentes em relação ao funcionamento da Monarquia brasileira.

25. Resposta A

Durante o II Reinado, principalmente entre 1850 e 1870, a instabilidade herdada pelo imperador D. Pedro II foi parcialmente superada, caracterizando, portanto, um período de certa estabilidade. Isso porque as revoltas da década de 1840, algumas originadas ainda no período Regencial, foram encerradas, assim como a intensa disputa política entre Liberais e Conservadores foi amenizada por meio da adoção do “parlamentarismo às avessas”, mecanismo que possibilitou, mesmo sob uma ampla vantagem dos Conservadores, a aproximação entre eles e a formação de governos conciliatórios.

26. Resposta B

A Lei Aberdeen de 1845 (Bill Aberdeen ou ainda Aberdeen Act) foi uma resposta britânica à continuidade do tráfico negreiro que ocorria no Oceano Atlântico. O Brasil tinha, desde 1831, uma lei que proibia o tráfico da África ao Brasil, mas nunca havia exercido na prática esta proibição. Desta forma, a Grã-Bretanha, principal defensora do fim do tráfico e da escravidão, aprovou a lei de 1845 autorizando sua marinha a apresar navios negreiros que encontrasse no Oceano Atlântico.

27. Resposta A

O fim do tráfico de escravos entre a África e o Brasil, consolidado pela Lei Eusébio de Queiróz, de 1850, levan-tou o debate sobre a necessidade de substituição de mão de obra cativa por imigrantes ao longo da segunda metade do século XIX. Para tanto, governo e iniciativa privada promoveram políticas de imigração voltadas, principalmente, às áreas que então apresentavam maior dinâmica econômica, como o Sudeste e o Sul do Brasil. Estas políticas, além de responderem à necessidade de mão de obra também foram inspiradas pelas ideologias racistas do século XIX e, por isso, voltavam-se à chegada de imigrantes “brancos” europeus, em nome do “em-branquecimento” populacional, tido por muitos como fundamental ao progresso e à evolução social.

28. Resposta B

No início da Idade Moderna, os Estados Nacionais Modernos, por meio de seus monarcas, criaram uma política econômica chamada mercantilismo, cujo objetivo era angariar recursos para o Estado. Entre as prin-cipais características do mercantilismo estão: protecionismo, balança comercial favorável, metalismo e forte intervenção do Estado na economia.

29. Resposta E

Antes da Revolução Industrial, havia o tempo da natureza, um ritmo de trabalho mais flexível, orientado pela natureza e pelas tradições da comunidade. Com a Revolução Industrial, o trabalho nas fábricas com as má-quinas passou a ser repetitivo, mecanizado, disciplinado, controlado pelo relógio, um instrumento para regular o ritmo de trabalho dos operários.

30. Resposta D

A despeito da influência iluminista e da importância histórica da Revolução Francesa, algumas exclusões so-ciais foram mantidas pelos revolucionários franceses. As mais marcantes, com certeza, foram a exclusão da cidadania às mulheres e o não apoio à abolição imediata da escravidão, na França e nas Colônias francesas na América.

(3)

semifuv03p2s20res

O texto de Alexis de Tocqueville aponta para o movimento de 1848 na França, parte da chamada “Primavera dos Povos”. As várias correntes da época se organizaram em um governo provisório, ideias liberais e socialis-tas. Porém, logo após o governo provisório, a classe burguesa atropela os trabalhadores. Este cenário é que influenciou Marx e Engels a formularem o Materialismo Histórico e Dialético e Augusto Comte a organizar as ideias positivistas.

32. Resposta D

O filme Tempos Modernos retrata as consequências do fenômeno histórico conhecido como Revolução Industrial. No filme, Chaplin critica o afastamento do trabalhador do objeto de seu trabalho, a submissão do homem perante a máquina e as péssimas condições de trabalho do operariado nas fábricas.

33. Resposta A

Uma das características da Segunda Revolução Industrial foi a tendência cada vez maior de concentração de capital, com o mercado cada vez mais monopolizado por grandes empresas. Entre elas os trustes (o monopólio forçado exercido por uma única empresa sobre um determinado ramo da economia), os cartéis (associação de empresas para partilharem o mercado) e as holdings (grupos que controlam várias empresas, atuando em áreas diferentes da economia).

34. Resposta C 35. Resposta D 36. Resposta A 37. Resposta A

A letra da música destaca o processo da migração interna — inter-regional, que se desenvolveu com força até o início da década de 1980, desempenhando um papel fundamental na determinação dos tamanhos populacionais das regiões, Estados e municípios brasileiros. A etapa de intensa industrialização brasileira, de expansão acelerada das fronteiras agrícolas e de integração do mercado nacional, foi amplamente an-corada em volumosos fluxos migratórios originados em distintos pontos do território e com destinos também diferenciados.

38. Resposta C

Comentários sobre os itens incorretos:

I. A alegação de que a Floresta Amazônica é o “pulmão do mundo”, por ser a principal produtora de O2 é falsa, pois consome quase todo o oxigênio que produz. Sob essa ótica, os fitoplâncton nos oceanos re-presentam, em média, entre 50 e 80% do oxigênio atmosférico produzidos por meio da fotossíntese. No entanto, apesar da inconsistência do título atribuído à floresta, sua manutenção é fundamental por vários motivos — o carbono (consumido e armazenado), o clima, a água, a biodiversidade e as populações. III. Desde 2015, os cortes no orçamento da reforma agrária têm impactado o programa — que abrange a

aquisição de terras para o assentamento das famílias, gestão do cadastro rural, regularização da estrutu-ra fundiária e projetos de assistência social, educação e pacificação no campo.

39. Resposta B

A inversão térmica é um fenômeno natural, geralmente observado no inverno — ocorre quando uma camada de ar quente se forma sobre uma de ar frio presente junto ao solo — condição que contribui à concentração da poluição.

Dentre os impactos ambientais no espaço urbano podendo ser causados pelo homem, temos:

a) Smog (do inglês smoke/fumaça e fog/neblina) – associação de vapor-d’água e grande quantidade de ma-terial particulado em suspensão (fuligem e outros poluentes gerados pela queima de combustíveis fósseis, incêndios — atualmente nos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado), resultando em nevoeiros (céu escuro, ar com aspecto acinzentado).

c) Chuvas ácidas – apesar de a chuva já ser ácida, chamamos de chuva ácida quando há excesso (pH menor que 5,6) — gerado principalmente pela emissão de poluentes (dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio). d) Ilha de calor – presente nas áreas centrais de uma cidade, onde há maior densidade de construções,

au-mentando consideravelmente o aquecimento em determinados pontos.

e) Enchentes – fenômeno natural, porém pode resultar da ocupação irregular e desordenada com retirada de vegetação e impermeabilização do solo (pavimentação).

40. Resposta D

O estudo publicado pelo IBGE em 2018 aponta que até 2060, 1 em cada 4 brasileiros será idoso; e que o País terá cerca de 67% de cidadãos considerados dependentes (acima dos 65 ou abaixo dos 15 anos). En-tre as consequências do envelhecimento da população destacam-se: o aumento dos gastos com saúde e aposentadoria, e o aumento de pessoas fora da idade de trabalhar (fim do bônus demográfico, da janela de oportunidades). A elevação da razão de dependência poderá estimular a imigração para a formação da PEA.

41. Resposta E

As condições climáticas estão entre os principais elementos que afetam o sucesso da safra — a umidade e a temperatura, por exemplo, impactam diretamente o desenvolvimento da planta. Fatores não passíveis de serem controlados pelo agricultor, ao contrário da terra/solo, que pode ser controlado com o uso de insumos.

(4)

semifuv03p2s20res

A mineração causa impacto significativo ao meio ambiente, pois promove a retirada de vegetação, exposição do solo aos processos erosivos, degradação dos recursos hídricos, poluição do ar etc. Os processos geo-lógicos que dão origem aos depósitos minerais condicionam a sua localização na crosta terrestre; o Brasil apresenta vantagens, tanto por suas dimensões quanto por suas condições geológicas e disponibilidade de recursos naturais. O minério de ferro é uma das principais commodities brasileiras exportadas e a Vale, a maior produtora mundial. Recentemente, a empresa esteve no centro de dois grandes desastres ambientais em Minas Gerais. O rompimento de barragens de rejeitos em Mariana/2015 e Brumadinho/2019 expuseram a degradação no meio ambiente e causaram danos imensuráveis e irreparáveis — vidas, histórias, fauna e flora foram destruídas.

43. Resposta A

Os itens incorretos são III (a Terceira Revolução Industrial foi marcada pelo avanço de setores de alta tec-nologia como informática, telecomunicações, aeroespacial e biotectec-nologia, com expansão acelerada a partir da década de 1970 em países desenvolvidos como os Estados Unidos, a exemplo do tecnopolo do Vale do Silício); e IV (a “revolução técnico-informacional” e o meio técnico científico informacional estudado pelo pro-fessor Milton Santos são marcados pela Terceira Revolução Industrial, com destaque para setores como a informática).

44. Resposta A

a) Correto. Brasil, Argentina e México consolidaram seu desenvolvimento industrial a partir da década de 1950 com pesados investimentos estatais e estrangeiros, tornando-se os mais produtivos da América La-tina.

b) Incorreto. Embora o Chile apresente uma economia dinâmica, sua base se assenta no modelo primo-ex-portador.

c) Incorreto. Embora a Venezuela seja grande exportadora de petróleo e membro da Opep, sua industrializa-ção não é expressiva.

d) Incorreto. O México é um dos países mais industrializados da América Latina, com notável crescimento a partir do ingresso no Nafta, em razão da implantação das indústrias denominadas “maquiadoras”.

e) Incorreto. Cuba manteve sua estabilidade econômica até meados da década de 1980, em razão de sua proximidade política com a ex-URSS. Com sua dissolução, Cuba mergulha numa crise econômica que resulta em evidente crise de desabastecimento.

45. Resposta B

A partir de meados do século XIX, a Segunda Revolução Industrial foi marcada pela expansão de indústrias impulsionadas por fontes de energia como carvão mineral e, posteriormente, o petróleo. Ocorreu grande expansão da rede ferroviária na Europa Ocidental, nos Estados Unidos e na Rússia. No Brasil, a malha ferro-viária foi expandida com o objetivo de dar vazão às exportações de matérias-primas como o café.

46. Resposta A

Como mencionado corretamente na alternativa A, a área de número 1 corresponde ao cinturão de produção de algodão, 2 à produção de milho e 3 à produção de trigo.

47. Resposta A

[F] Os fundadores da UE foram Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Itália, França e Alemanha. A Inglaterra ingres-sou na década de 1970.

[V] A saída do Reino Unido da UE segue procedimentos estabelecidos por acordos e legislação da UE. [F] O Reino Unido não integra a Zona do Euro.

[F] A coesão do Reino Unido está em xeque com iniciativas de separatismo, a exemplo do referendo realizado pela Escócia em 2014 e um novo referendo já aprovado em 2017.

[V] O Espaço Schengen é um tratado de livre-circulação de pessoas em 26 países europeus, dos quais o Reino Unido não faz parte.

48. Resposta D

A República Democrática do Congo (ex-Zaire) localiza-se na África Central. Trata-se de uma ex-colônia belga. O país foi submetido a uma ditadura militar corrupta entre a década de 1960 e 1997, com apoio dos Estados Unidos durante a Guerra Fria. Com a queda da ditadura, uma guerrilha toma do poder com a ascensão de Laurent Kabila e depois de seu filho, Joseph Kabila. A partir de então, se aprofundou a guerra civil entre o novo governo e guerrilhas no leste do país, principalmente do grupo M23. Ocorreu a intromissão de países vizinhos e a presença de tropas de paz da ONU. O conflito envolve o controle dos recursos minerais (cobre, cobalto, diamante, coltan etc.) para exportação. Os conflitos resultaram em milhões de mortos e refugiados. A democracia congolesa é frágil e marcada por divergências políticas graves entre governo e grupos opositores.

49. Resposta A

Polissacarídeos na parede celular, lipídeos na membrana plasmática, água no vacúolo e ácidos nucleicos no núcleo.

50. Resposta C

Os músculos precisam de muita energia, então suas células devem ter muitas mitocôndrias. O pâncreas é um órgão secretor de suco pancreático e hormônios, então suas células devem ter muitas vesículas secretoras.

(5)

semifuv03p2s20res

A descrição corresponde a uma pteridófita.

52. Resposta C

Movimentos antivacinação têm sido verificados pelo mundo. A vacina possui o antígeno e o organismo reage produzindo anticorpos.

53. Resposta C

ANTICÓDONS UGC CAC GUC

CÓDONS ACG GUG CAG ⇒ TABELA

GENE = DNA TGC CAC GTC

AMINOÁCIDOS Treonina (Ter) Valina (Val) Glicina (Gln)

54. Resposta D

Se a ricina destrói os ribossomos, ela inibe a síntese proteica.

55. Resposta C

No processo mitótico, uma célula origina duas células-filhas com o mesmo número cromossômico da célula-mãe.

56. Resposta E

A estrutura que aparece na imagem é a carapaça do ouriço-do-mar, um equinoderma. A carapaça dos equinodermas (estrelas e ouriços-do-mar) representa o endoesqueleto calcáreo desses animais. Trata-se de um endoesqueleto por ser revestido pela epiderme (pele) do animal.

57. Resposta E

A ectoderme é a camada que reveste externamente o embrião na fase da gástrula. A ectoderme dorsal consti-tui a placa neural, que originará o tubo neural. Este, por sua vez, originará o encéfalo e a medula que, juntos, formam o sistema nervoso central (SNC).

58. Resposta D

O anexo embrionário âmion ocorre em répteis, aves e mamíferos. Suas funções são a de proteger o embrião contra a dessecação e também mecanicamente (proteção contra choques e traumatismos).

59. Resposta E

A ligação entre os ametais nitrogênio e iodo é covalente; o átomo de nitrogênio (5 elétrons externos) forma três covalências, e cada átomo de iodo (7 elétrons externos) forma uma covalência.

60. Resposta A , , , , . , , NI NH N NH I mols mol n mol de NI NH

mol de NI NH produz mol de N

V V L 2 2 3 2 1 412 8 24 0 02 0 02 0 01 25 0 01 0 25 3 3 2 3 2 3 3 3 3 2

"

$ $ $ $ + + = = = = 61. Resposta E NH4+ x+ = +4 1 x= −3 Nox N = –3 62. Resposta E

A velocidade das reações aumenta com o estado de divisão reagentes e com o aumento da temperatura.

63. Resposta A

760 ⋅ 10–6 g – 160 ⋅ 10–6 g = 600 ⋅ 10–6 g 60 ⋅ 10–5 g/(48 g/mol) = 1,25 ⋅ 10–5 mol

64. Resposta A

O aumento da temperatura provoca a diminuição da quantidade de SO3 (o equilíbrio é deslocado para a

esquerda — sentido endotérmico). A formação do SO3 é exotérmica.

65. Resposta C

I. O nox do nitrogênio é reduzido de zero para –3. II. O nox do nitrogênio aumenta (oxidação) de –3 para +2.

III. A amônia (base) é neutralizada pelo ácido nítrico, formando um sal.

66. Resposta B , , m mLg mL g ou kg kg molI y kg n mol I g g n 0 8 5 10 4 10 4 1 0 5 2 2 254 508 3 3 2 2 $ $ $ $ = = = =

(6)

semifuv03p2s20res

O grupo carboxila da molécula de triptofano é eliminado nessa transformação em serotonina.

68. Resposta D

A fenolftaleína apresenta os grupos que identificam as funções fenol e éster.

69. Resposta B

A estrutura da substância C2H4(g) é: H2C CH2.

Para formar o carbono e o hidrogênio atômicos, é necessário romper quatro ligações C — H e uma C C. Como nenhuma ligação é formada na reação fornecida, a entalpia da reação é igual à energia absorvida no rompimento das ligações da molécula de C2H4.

Energia da ligação dupla no C2H4: x = 542 – (4 ⋅ 99) = 146 x = 146 kcal/mol

70. Resposta D θ 0 V0 V0 y x A 40 m 20 m 30 m A 40 m 20 m 30 m

• xA = v0 · cos θ · tA

&

40 = v0 · 0,8 · tA

&

50 = v0 · tA

• yA = y0 + v0 · sen θ · tA + 2α · (tA)2

&

0 = 50 + 50 · 0,60 – 5 · (tA)2 5 · (tA)2 = 80

&

(tA)2 = 16

&

tA=4 0, s • 50 = v0 · 4,0

&

v0=12 5, m s/ 71. Resposta E

E k Q Q k Q Q 2 2 2 2 2 2 2 – ( ) pot total $ $ $ $ $ = + d n –

Epot total( )=k Q$2 2 k Q$2 2 Epot total( )=0 72. Resposta C em 2 s , é , ( ) , í ( ) , ( ) el trons e ons e 6 0 10 6 0 10 2 0 10 3 6 0 10 cargas cargas 18 18 18 18 $ $ $ $ = = +

*

, , , , i qt s e s C A i A i A 2 12 10 2 12 10 1 6 10 9 6 10 0 96 1 0 m m m 18 18 19 1 $ $ $ $ $ $ ` -∆ ∆ = = = = = − −

+

elétrons íons 3 +

(7)

semifuv03p2s20res ( ) ( ) ( ) E k R R Q E R k Q V k R RQ V R k Q E R V R EV R 4 2 4 2 21 2 2 2 & & & $ $ $ $ $ $ ` $ $ = + = = + = = = 74. Resposta B

No primeiro caso, a aceleração média do trem é de (658minkm h/) e, no segundo, é de (6511km hmin/). Portanto, se a aceleração passou a ser 118 da anterior, a massa total da composição deve ter ficado 11 da massa inicial. 8 Assim, Mf = 8d n640 = 880 toneladas.11

Logo, a massa dos novos vagões é 880 – 640 = 240 toneladas.

75. Resposta A

A energia cinética é dada por Ec = mv22

&

120 = 60 · v22

&

v = 2 m/s.

Como não há variação de energia cinética durante a descida, o trabalho da força resultante é igual a zero. Isso significa que o trabalho da força de atrito é igual a – mgh = – 60 · 10 · 6 = –3 600 J.

76. Resposta D

A força normal aplicada ao bloco tem uma intensidade igual a: FN = P – F ⋅ sen 30° = mg – F · 0,5 = 8 · 10 – 30 · 0,5 = 65 N A área de contato é A = 0,1 m ⋅ 0,25 m = 0,025 m2

= 401 m2

Logo, a pressão exercida pelo bloco é igual a p = AF 401 65 N= d n N/m 2 = 2 600 N/m2 = 2,6 · 103 N/m2. 77. Resposta E

O sistema carrinho-bloco é isolado na direção horizontal. Assim, a quantidade de movimento horizontal é conservada:

(M + m)v = Mv’ + mv”

(8 + 2) · 10 = 8v’ + 2(–6)

100 = 8v’ – 12

v’ = 14 m/s

78. Resposta C

Ao pendurarmos massas, por exemplo, no lado direito da barra e ela estiver na iminência de tombar, a força aplicada pelo apoio esquerdo será nula. Assinalando as forças e equilibrando os momentos em relação ao ponto O, temos:

100 N · 100 cm + 120 N · 30 cm = (n + 1) · 100 N · 40 cm (÷ 100) 136 = (n + 1) · 40 & n = 2,4.

Isso significa que é possível pendurar no máximo mais 2 massas de 10 kg cada sem que a barra tombe.

79. Resposta C

corda: 2LC = λ1 & λ1 = 76,0 cm.

tubo fechado: 4LT = λ1 & 4LT = 76,0 cm & LT = 19,0 cm.

40 cm 40 cm 60 cm 40 cm 40 cm NA = 0 100 N 120 N 100 N F = n . 100 N A B NB

(8)

semifuv03p2s20res

Como o êmbolo é móvel, a pressão permanecerá constante.

, , , , p V n R T p V n R T p V n R T p V n R T p n RV T V n R T V n R T V V 0 6 0 6 0 6 0 6 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 & " " & & $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ = = = = = = = Z [ \ ] ] ]]

Como o volume final V é igual a 60% do volume inicial V0, o volume ocupado pelo gás sofrerá uma redução de 40%.

81. Resposta E

A receita para x passageiros é:

R(x) = [800 + 10 · (100 – x)] · x R(x) = –10x2 + 1 800x R é máxima para: xv= − =2ab 1800 9020 − − = 82. Resposta D ( , ) x y x yx y x y x y 3

5 12 = 06

&

35 + =+2 =06

&

= −6 =18

&

+ =12 = G G= = G *

83. Resposta A

Em [0, 2π] temos:

sen x = cos x para x= 4πou x=54π.

Como sen4π = 22 e sen54π = − 22, temos:

, , P 4 22 e Q 54 22 4 5 4 22 22 2 2 2 2 π π π π π − − + − − + PQ = = e e e e o o o o 84. Resposta E ex + K2 = 100 & ex = 100 – K2

Para x

R, temos ex > 0 e assim devemos ter 100 – K2 > 0.

Logo: –10 10 – – + K & –10 < K < 10. 85. Resposta B

log49169=log72132= 1 22 $ $log713=log713&β2=α

Sendo α =log 137 ,temos α > 0 e α ≠ 1. Então: logαβ=logβ2β= 12.

86. Resposta C

L(x) = x3 – 5x2L(x) = x2(x – 5)

Como x2 ≥ 0, temos L(x) > 0 para x – 5 > 0, logo x > 5. Haverá lucro (positivo) a partir do conserto de 6

(9)

semifuv03p2s20res

: cos cos Na figura temos a a tg AB AB tg BDAB BD BD BDb b b 60 1 12 60 1 3 30 3 3 30 3 3 32 ° ° ° °

&

&

&

&

:

:

:

:

= = = = = = = = = =

: . Por Pit goras

x a b x x x 2 1 2 3 3 4 1 4 27 4 28 7 7 á 2 2 2 2 2 2 2

&

&

&

&

&

&

= + = + = + = = = d n f p 88. Resposta D

Como ∆MNP é semelhante ao triângulo ABC e a razão de semelhança é 12, os raios das respectivas circun-ferências circunscritas estão na mesma razão, isto é, Rr =12.

Logo, a área destacada é π(2r)2 – πr2 = 3πr2 e a razão pedida é .

r r 3 3 1 2 2 π π = 89. Resposta A

ΔABC: (AC)2 = 12 + 22 & AC = 5

(AD)2 = 22 + 62 & AD = 2 10 ΔABD: sen 2 10 2 10 1 α = =

Lei dos Senos no ΔACD:

sen5 sen5 sen5 sen

10 15 22 & & θ = α θ= θ= Logo, cosi= 22 0( < <i 90°)ei=45°. 90. Resposta C

Sejam a, b e c as dimensões do paralelepípedo.

B V b A a 5 √10 c C √17

Nos triângulos retângulos VAB, VBC e VCA, temos:

( ) ; ( ) . b2+c2= 10 2 a2+b2= 17 2 e a2+c2=52 b c a b a c a b c a b c 10 1 17 2 25 3 2 2 2 52 26 4 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 + + = + = + = + + = + + =

*

De 1 , 2 , 3 e 4 , vem a = 4, b = 1, c = 3. Logo, V=13$SVBC$VA=13 $1 4 3 22$ $ = . 30° 60° a C D x b A 30° B 60° 1 60° 30° B A C D 1 2 5 α θ 2 10√ 5 √

(10)

Referências

Documentos relacionados

Nesse contexto, os dados obtidos pelo Sensoriamento Remoto Orbital são cada vez mais utilizados para identificar a ocorrência de doenças foliares na cultura de soja,... Além do mais,

Em Minas Gerais, o segundo maior produtor de feijão primeira safra (15,83% do volume total na safra anterior), ao contrário do ocorrido na safra passada, os

Resumo - A avaliação quanto às propriedades físico-químicos de fontes de águas minerais proveniente do aqüífero fraturado das rochas efusivas situadas na Serra

Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária é uma publicação semestral da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Garça – FAMED/FAEF e Editora FAEF,

Utilizar o segundo dígito de cada dupla de números, cada hora compõe uma letra..

Em outros, a falta de cuidados essenciais durante o período gestacional pode alcançar proporções muito maiores, como o desenvolvimento de um comportamento agressivo,

A Chefe do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas do Campus de Rio Paranaíba, no uso de suas atribuições, conferidas pela Portaria 0999/2013, publicada no Diário

[r]