• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO(ESPECIALIZAÇÃO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO(ESPECIALIZAÇÃO)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO(ESPECIALIZAÇÃO)

APRESENTAÇÃO,

Os Cursos de Pós-Graduação da Faculdade La Salle de Manaus estão amparados pelo Art.34 de seu Regimento Interno da Instituição pela Resolução 01/2001 de 03/04/2001 DOU de 09/04/2001 e Resolução 01/2007 DE 08/06/2007 DOU DE 08/06/2007 da CES do CNE.

A Faculdade La Salle quer desenvolver seu trabalho numa perspectiva cristã de mundo e de homem, respeitando a diversidade de crenças, convicções políticas e orientações pedagógicas. Tendo como ponto de referência a obra social e educacional desenvolvida por São João Batista de La Salle, precursor da Pedagogia Moderna, foi elaborado o Projeto do curso de Pós-Graduação Lato Sensu Fisiologia do Exercício que teve fundamentos nas disposições da legislação educacional brasileira, considerando o desenvolvimento da ciência e tecnologia, bem como os elementos culturais que estarão sempre presentes nas ações acadêmicas e nos aspectos administrativos.

Este curso de Pós-Graduação está voltado para a qualificação e aperfeiçoamento de profissionais com nível superior que desejem um retorno à universidade para aprofundamento dos conhecimentos adquiridos na formação acadêmica, e possui uma preocupação em possibilitar o desenvolvimento das pessoas que atuem em todas as áreas do conhecimento vinculadas aos cursos oferecidos pela Instituição e a dinâmica do ensino superior.

Os projetos pedagógicos dos cursos de Pós-Graduação da Faculdade La Salle têm como pressuposto básico a existência de uma relação muito estreita entre educação e sociedade, entre políticas educacionais e as políticas sociais entre o conhecimento científico e o desenvolvimento sustentável, interações que efetivadas colocam em seu meio a concepção e as finalidades da educação e dos objetivos do ensino superior. A Instituição de Ensino Superior é concebida como um espaço social que por excelência deverá se preocupar com a formação humana nas dimensões econômicas, política, cultural e espiritual, a partir do que se concebe a educação como elemento fundamental para oportunizar o desenvolvimento da cidadania e da democracia.

Considerando o que foi anteriormente colocado, as diretrizes pedagógicas da Instituição podem ser concretizadas em seus projetos pedagógicos através das seguintes propostas:

 Compromisso ético de utilizar o conhecimento como instrumento para promoção da liberdade, qualidade de vida e equidade social;

 Integração entre pesquisa e trabalho como elementos formadores;

 Formação de estudantes com consciência crítica de sua própria caminhada acadêmica e de sua responsabilidade social;

 Incentivo á prática de uma ética construtiva das relações sociais no convívio entre dirigentes, professores, alunos, funcionários e comunidade;

(2)

 Reconhecer e explorar a potencialidade do ser humano;

 Utilizar no processo educacional, a complexidade da condição humana, das condições sociais e culturais.

Para implementar as Diretrizes Pedagógicas no processo educacional a Instituição utilizará estratégias como:

 Relação permanente entre teoria e prática;

 Utilização de metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem;  Utilização de Tecnologia Educacional;

 Atividades inter e transdisciplinares;

 Incentivo à realização de Fóruns Pedagógicos, Grupos de Estudo, Núcleos de Pesquisa, Programas de Extensão integrando Docentes e Discentes;

 Avaliação dos cursos tendo a qualidade do desempenho de docentes e alunos como eixo central.

INTRODUÇÃO

Tendo em vista a crescente demanda por treinamento personalizado e os constantes avanços tecnológicos, faz-se necessário o estabelecimento de todo um processo de formação continuada, de atualização por parte dos profissionais que atuam ou que pretendem atuar na elaboração e aplicação de programas personalizados de exercícios físicos.

A Faculdade La Salle com este curso pretende desenvolver habilidades e atitudes em profissionais que almejam atuar em áreas voltadas para a Fisiologia do Exercício, por meio do contato com situações reais pautadas em consistente suporte conceitual. Assim, o curso de Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício foi estruturado para oferecer aos profissionais que o buscarem, um suporte científico atualizado, oportunizando- lhes um trabalho efetivo e saudável, focando sempre a melhoria da saúde, do bem-estar, da qualidade de vida das pessoas que buscam este tipo de serviço.

PÚBLICO ALVO

O público foco do Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício abrange todos os profissionais da área da Saúde.

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO PÓS-GRADUADO

O pós-graduado em Fisiologia do Exercício, formado pela Faculdade La Salle deverá apresentar as seguintes competências:

a) Quanto ao domínio de informações (conhecimentos):

 Apresentar conhecimentos sobre as dimensões sociais, biológicas, psicológicas e motoras envolvidas na Fisiologia do Exercício;

(3)

 Apresentar competência conceitual e aplicada para orientar, avaliar e criar oportunidades para que indivíduos com diferentes condições e características possam efetivamente adotar estilos de vida mais ativos e saudáveis.

b) Quanto às habilidades (procedimentos):

 Interpretar pesquisas que fomentem o conhecimento na área da Fisiologia do Exercício e atividades relacionadas à saúde do indivíduo;

 Dominar técnicas de investigação utilizadas na área. c) Quanto às atitudes:

 Assumir uma postura crítica, ética e investigativa em relação à área voltada para a Fisiologia do Exercício;

 Discriminar os elementos teórico-metodológicos necessários para realização de um trabalho competente na área de atividade física em diferentes faixas etárias.

JUSTIFICATIVA

A cultura da prática de exercícios físicos vem crescendo na sociedade como um todo, em face da busca por qualidade de vida, da necessidade de combate ao estresse, da preocupação com o alcance de uma velhice saudável, entre outros fatores. Esse crescimento vem sendo percebido no aumento do número de praticantes, o que torna necessária a formação de profissionais capacitados para orientar os praticantes de forma adequada e com segurança.

O surgimento de tecnologias, tanto em termos de treinamentos inovadores, equipamentos, bem como suplementos nutricionais, também exige a constante atualização por parte dos profissionais da área da Saúde.

Além disso, o estudo da Fisiologia do Exercício é fundamental para a prescrição de exercícios para indivíduos com características especiais, tais como obesidade, faixas etárias diversas ou portadores de patologias congênitas ou adquiridas.

Sendo assim, a especialização em Fisiologia do Exercício é muito importante para o entendimento aprofundado das características individuais dos praticantes de atividades físicas e para a prescrição adequada de práticas que promovam o alcance de objetivos, mas sobretudo, para a promoção da saúde.

OBJETIVO GERAL

Estudar a eficiência dos movimentos do ponto de vista anatômico, das articulações e dos músculos, para a promoção de programas de atividades físicas adequadas a diferentes objetivos de praticantes de características variadas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1 - Capacitar os profissionais a desenvolverem programas para a prevenção e reabilitação de lesões dos sistemas muscular e articular.

2 - Habilitar os profissionais para a prescrição de exercícios para grupos especiais obesidade, hipertensão, diabetes e cardiopatias.

3 - Compreender a conversão de energia química pelo organismo e a sua conversão em energia mecânica para a promoção adequada e /ou otimizada de programas de treinamento físicos.

(4)

4 - Conhecer a interação entre o sistema nervoso e o sistema muscular e as suas implicações sobre a atividade física.

5 - Conhecer as bases nutricionais e a suplementação disponível para a otimização do desempenho da atividade física.

6 - Entender a influência do sistema respiratório e cardíaco sobre a atividade física, bem como os aspectos relacionados aos mesmos a serem considerados para a configuração de programas de treinamento físico.

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINAS EMENTA CARGA

HORÁRIA

1 - Anatomia Humana Aplicada ao Exercício

Introdução à anatomia e fisiologia humana com ênfase nos sistemas ósseo, articular, muscular e nervoso. Localização anatômica, morfológica e funcionalidade dos sistemas: esquelético, articular, muscular, relacionados e comandados pelo sistema nervoso central; sistema nervoso periférico e sistema nervoso autônomo. Noções gerais de anatomia, localização anatômica, morfológica e funcionalidade dos sistemas: respiratório, cardiovascular, digestivo e sua relação com o exercício físico.

30h

2 - Fisiologia do exercício I

Estudo das vias metabólicas produtoras de ATP; Introdução ao metabolismo. Metabolismo de carboidratos. Metabolismo de lipídios. Metabolismo de aminoácidos e proteínas. Metabolismo Basal. Fatores que afetam o metabolismo basal. Vias energéticas e interações metabólicas nos diferentes tipos de exercícios físicos.

30h

3 - Fisiologia do Exercício

II (sistema

Neuromuscular)

A neuromecânica tem como foco estudar a interação do sistema nervoso e motor na produção e regulação do movimento. Desta forma, pretende - se buscar a identificação das estruturas responsáveis pela geração do movimento, assim como as respostas e as adaptações funcionais do sistema musculoesquelético.

30h

4 - Bioquímica do Exercício

Fundamentos de bioquímica e conceitos básicos em bioquímica e biologia celular. Fundamentos de bioenergética. Processos bioquímicos modulados pelo exercício físico. Mecanismos bioquímicos envolvidos na suplementação nutricional. Medidas bioquímicas relacionadas ao exercício físico.

30h

5 - Endocrinologia Aplicada ao Exercício e a Treinamentos

Reações bioquímicas e o comportamento fisiológico do organismo. Regulação do metabolismo energético. Metabolismo de carboidratos. Produção de lactato no exercício e sua remoção para a circulação. Mitocôndrias e metabolismo oxidativo. Metabolismo de ácidos graxo. Ciclo

(5)

da Beta Oxidação. Metabolismo de aminoácidos. Metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteína. Gliconeogênese: síntese de glicose a partir de esqueletos carbônicos.

6 -Biomecânica e Cinesiologia aplicada aos exercícios de musculação.

Sistema locomotor: ósseo, articular e muscular (conceitos, tipos e características fisiológicas e mecânicas); Alavancas articulares; Sistema muscular: tipos de músculos, nome dos músculos, componentes musculares e papéis dos músculos do movimento da musculação.

30h

7 - Cineantropometria

Estudo de procedimentos e de instrumentos referentes à avaliação em atividades físicas, observando suas Qualidades psicométricas: validade, fidelidade e objetividade. Adaptação dos mesmos às necessidades e potencialidades da realidade profissional, no contexto do de atuação e na pesquisa.

30h

8 - Metodologia da Pesquisa

A pesquisa científica: etapas, modalidade, coleta e análise de dados. Trabalhos Acadêmicos. Entrevista. Citações e referências.

30h

9 - Prescrição de exercícios para grupos especiais obesidade, hipertensão, diabetes e cardiopatias

Estudo e caracterização da doenças e seus respectivos panoramas epidemiológicos no Brasil e no mundo. Fisiopatologia das doenças e o efeito das atividades físicas aeróbicas e resistidas. Recomendações para prescrição e prática de atividades físicas para prevenção primária e secundária das doenças cardiovasculares e metabólicas.

30h

10 - Elaboração e prescrição de programas de treinamento e musculação.

Histórico e evolução da musculação. Estudos das capacidades motoras. Máquinas e equipamentos. Estrutura do treinamento e musculação. Exercícios básicos. Tópicos especiais em musculação.

30h

11 - Metabolismo e Obesidade

Obesidade: etiologia, classificação e dietoterapia. Princípios da Nutrição para prevenir e tratar a obesidade; A interface com a Nutrigenômica; O ambiente Obesogênico;

Programação metabólica para a obesidade; desequilíbrio funcional na obesidade: uma doença nutri-neuro-imuno – endócrino -metabólica; A Inflamação crônica do tecido adiposo; a resistência insulínica da obesidade; estresse e obesidade abdominal: ênfase nos níveis de cortisol; obesidade e intestino

30h

12 - Aspectos Éticos e Legais em Saúde

Aspectos Éticos e legais em Saúde Discutir o papel da ética, da moral e da cidadania no contexto da sociedade destacando a sua relação com a atividade física, esporte e lazer. As questões éticas e o profissional de Educação Física.

30h

TCC 15

(6)

METODOLOGIA

A metodologia de ensino valoriza as estratégias que privilegiam a formação e o desenvolvimento do espírito crítico, o diálogo entre a teoria e a prática, utilizando ferramentas da tecnologia educacional que exijam autonomia intelectual, autoria e criticidade do aluno para a efetiva construção do conhecimento.

O curso todo será desenvolvido através de aulas expositivas dialogadas, seminários com simulações, análise e relato de experiências, palestras, vivências de aplicação, utilizando-se de recursos como softwares específicos, multimídia, textos, cine-foro e outros recursos necessários para desenvolver diferentes estratégias de ensino.

NORMAS DE APROVAÇÃO Quanto a frequência

Para aprovação em cada disciplina o aluno deverá ter no mínimo 75% de presenças nas aulas ou seja numa disciplina de 30h o aluno deverá ter 21 presenças.

Quanto a nota

A média de aprovação em cada disciplina equivale a nota 7,0(sete).

Os alunos que não entregarem os trabalhos no prazo estipulado pelo professor ou no máximo 15 dias após o início da próxima disciplina ou não justificarem sua ausência serão reprovados na disciplina.

O trabalho de conclusão será representado por um artigo científico que será feito individualmente. Este trabalho deverá ser entregue até 30 dias após o término da disciplina de TCC.

CERTIFICAÇÃO

Ao final do curso os alunos receberão o certificado de conclusão do Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício.

CORPO DOCENTE

O corpo docente será formado de doutores, mestres e especialistas na área e com grande experiência na área acadêmica. Acompanharão o trabalho dos professores dois coordenadores, um da área técnica e outro que acompanhará a parte do desenvolvimento da dinâmica acadêmica. Também estará alocada para o curso uma secretária.

Referências

Documentos relacionados

[r]

(h) Em ligas Ti-15Nb-xSi resfriadas em forno, a redução do módulo de elasticidade para as composições de 0,35 e 0,55 % de Si foi atribuída ao aumento da fração de volume da fase

A crescente preocupação com taxas elevadas de insucesso escolar, fez incidir as atenções dos responsáveis políticos sobre a função dos serviços de apoio à infância como meio

repartição mais alargada dos rendimentos, através de outros meios de transferência que não a segurança social, e onde cada um saiba que pode contribuir não apenas para a produção

Pacto Educativo para o Futuro. Discussão, em sede do CNE, do Projecto “Educação de Infância em Portugal: Situação e Contextos”. Lisboa: 29-30 Abril 2002.. Beyond Early

CÓPIA NÃO CONTROLADA - Este documento não pode ser copiado, reproduzido ou disseminado sem o prévio consentimento por escrito da Unimed Vertente do Caparaó. Profissionais

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

O Certificado de Especialização do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO será fornecido aos alunos que atenderem aos