• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA MÉDICA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL - SP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA MÉDICA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL - SP"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Preliminarmente, baixou-se o processo em diligência - DC235/89, para que a interessada procedesse à complementação de alguns dados acerca do corpo docente e técnico-profissional.

Na excepcionalidade prevista acima, dispõe a mesma Resoluçao que "o período de funcionamento experimental só poderá ter inicio após res-posta afirmativa à carta-consulta de qualificação dirigida ao Conselho Federal de Educação."

"Poderão ser credenciados cursos de pós-graduação mantidos por

instituições de ensino superior, oficiais ou particulares e, excepcionalmente, por outras instituições cientificas ou culturais. " (g. n.).

O pedido tem seu amparo na Resolução CFE-5/83, artigo 39, § 19, que dispõe:

Trata o presente processo de pedido de autorização para implan-tação de um curso de pós-graduação stricto sensu nos niveis de mestrado e doutorado, a ser ministrado pelo Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Heliópolis,

localizado na cidade de São Paulo e mantido pelo Instituto Nacional de Assistência Medica da Previdência Social.

1 - RELATÓRIO

RELATOR: SR. CONS. Yugo Okida

ASSUNTO:

Aprovação da carta-consulta de qualificação para oferta de curso de pós-graduação em Medicina, com área de concentração em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, em nível de mestrado, ministrado pelo Hospital Heliópolis.

INSTITUTO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA MÉDICA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL - SP

(2)

Após o cumprimento do DC 235/89, converteu-se novamente o processo em diligência - DC 1 9 2 / 9 0 , para que a CAPES enviasse uma Comissão de Especialistas da área, no sentido de verificar, in loco, as condições de funcionamento do Hospital Heliopolis.

A Comissão Verificadora, composta pelos professores doutores Saul Goldemberg da Escola Paulista de Medicina e Oswaldo Malafaia da Universidade Federal do Paraná, visitou o curso em 28.05.91 e concluiu seu relatório de visita nos seguintes termos:

"A vistoria feita permite aferir condições imediatas para o início do Cur so de Pós-Graduação na Área de Concentração em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, no Hospital Heliopolis, inicialmente a nível de mestrado, e pos teriormente, após avaliação futura, do nível de doutorado."

Com base nas normas de funcionamento e de credenciamento dos cursos de pós-graduação stricto sensu (Res.CFE 5 / 8 3 ) , o Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pes coco do Hospital Heliopolis apresenta o projeto do curso, o qual abrange os aspectos a seguir resumidos.

O Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Heliopolis foi fun-dado em 01 de novembro de 1977, sendo constituido, então, por 4 cirurgiões especialis-tas em cirurgia de cabeça e pescoço. Hoje conta com 7 cirurgiões de cabeça e pescoço, todos doutores ou livres-docentes.

De 1977 a 1989, o Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Heliopolis atendeu cerca de 45 mil pacientes e realizou, aproximadamente, 5 mil cirurgias de grande porte.

I

Nesse mesmo período, foram treinados 10 médicos, residentes da especia^ lidade, pelo período de 2 anos em cirurgia geral em residência reconhecida pelo Conse lho Nacional de

Residência Medica do MEC. Hoje, esses 10 pós-graduados são todos Es-pecialistas em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, por aprovação em concurso para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, concedido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Foram, ainda, treinados, no período consi-derado, 220 médicos através de estágio rotativo de 1 a 2 meses, todos eles vindos de Residência Médica em Cirurgia Geral do Hospital Heliopolis, 18 médicos

estagiários já pós-graduados (estágio de 1 mês a 2 anos) e 200 acadêmicos de medicina cumpridores de estágio curricular em regime de internato.

(3)

periodo, 2 teses (01 de docência livre e outra de mestrado) e, após este período, 5 outras estavam em fase de elaboração final, sendo 3 de doutorado e 2 de mestrado. Isto demonstra o nível de qualificação, de interesse e de empenho dos integrantes do grupo.

O interesse cientifico justificou, no período de 12 anos, a publicação de 130 trabalhos originais em revistas médicas nacionais, 10 em periódicos estrangeiros e 10 capítulos de livros, perfazendo 150 publicações, com uma média anual de 13 trabalhos, o que demonstra a importância da atividade acadêmica e científica do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Heliópolis.

Além das atividades dentro da instituição, 2 membros já estagiaram no Instituto Custave Roussy em Paris e 3 no Memorial Sloan Kattering Câncer Center em Nova Iorque.

As participações dos integrantes do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pes coco em congressos nacionais e internacionais constituíram-se de 275 trabalhos

apresen-tados, 165 conferências ministradas e 180 participações em mesas-redondas, no periodo considerado. Atualmente, estão sendo desenvolvidos trabalhos inéditos em epidemiologia de câncer de cabeça e pescoço, estudos sobre fatores prognósticos em câncer de cabe ça e pescoço e sobre

diagnóstico precoce de neoplasias da cavidade oral em indivíduos de alto risco (alcoólicos). A par disto, 6 estudos clínicos prospectivos estão em andamento, além de 12 projetos de estudos retrospectivos.

No que diz respeito às atividades didáticas, além da realização do curso anual de cirurgia de cabeça e pescoço, com a participação de renomados especialistas nacionais e estrangeiros, é cumprido um rigoroso cronograma de aulas ministradas pelos membros do Serviço, com presença

obrigatória para todos residentes, estagiários, acadêmicos e visitantes eventuais do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hos-Dital Heliópolis.

O Serviço realiza,ainda, seminários semanais, onde o residente-médico da especialidade apresenta resumos de atualização de artigo publicado em revista nacional ou estrangeira, após o que, todos os membros da equipe opinam e discutem.

O grupo de professores que atuará no curso está constituído de 7 professores

permanentes e 2 professores visitantes e participantes. Todos possuem o título de doutor ou de livre-docente. A seguir a relação nominal do corpo livre-docente.

(4)

a- Professores Permanentes:

1- Abrão Rapoport - Sub-Coordenador do Curso. Livre-Docente em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Faculdade de Medicina da USP, 40 horas semanais;

2- Alice de Oliveira Avelar Alchorne - Livre-Docente em Dermatologia pela Escola Paulista de Medicina, 40 horas semanais;

3- Amaury José Teixeira Nígro - Livre-Docente em Cirurgia pela Esco Ia Paulista de Medicina, 40 horas semanais;

4- Gilberto Marcucci - Livre-Docente em Semiologia Bucal pela Faculda de de Odontologia da USP, 40 horas semanais;

5- Josias de Andrade Sobrinho - Coordenador do Curso. Doutor em Cirurgia pela Escola Paulista de Medicina, 40 horas semanais;

6- Luiz Paulo Kowalski - Doutor em Cirurgia pela Escola Paulista de Medicina - 20 horas semanais;

7- José Carlos Ramos Fernandes - Doutor em Otorrinolaringologia pela Escola Paulista de Medicina - 20 horas semanais.

Os professores acima relacionados com dedicação de 40 horas ao curso poderão orientar 2 alunos cada um; já os 2 com dedicação de 20 horas, poderão, cada um, orientar somente um aluno.

b- Professores Visitantes e Participantes

1- Ricardo Renzo Brentani - Livre-Docente, professor titular do Depar tamento de Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo;

2- José Roberto V. Rezende - Livre-Docente, professor titular em Cirurgia e Prótese Buco-Maxilo-Facial, da Faculdade de Odontologia da USP.

Serão aceitos como candidatos ao curso de pós-graduação em Medicina, área de

concentração Cirurgia de Cabeça e Pescoço, médicos que já tiverem completado a Residência Medica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, ou especialidade afim, em institu| ções reconhecidas pelo Conselho Nacional de Residência Medica do Ministério da Educa ção. Os métodos de seleção e convocação, conforme descrição no processo, são adequa dos.

(5)

Para a obtenção do título de Mestre o pós-graduando deverá completar 60 créditos, os quais deverão estar concluídos em, no mínimo, 1 ano e,no máximo, 3 anos.

A estrutura curricular é formada pelas seguintes disciplinas distribuídas entre as três etapas do curso:

- A área de concentração, constituída de Disciplinas Obrigatórias, terá um total de 40 créditos assim distribuídos:

1. Metodologia Cientifica - 7 créditos 2. Comunicação Cientifica - 8 créditos .

Pesquisa Bibliográfica . Redação

. Conhecimentos da Língua Portuguesa e Estrangeira (Inglês) 3. Cirurgia Experimental em Cabeça e Pescoço - 5 créditos

4. Ética na Pesquisa e Terapêutica - 2 créditos 5. Didática e Pedagogia Médica - 2 créditos 6. Estudo de Problemas Brasileiros - 2 créditos 7. Bioestatística - 7 créditos

8. Epidemiologia em Câncer da Cabeça e Pescoço - 7 créditos

- Da área constituída de Disciplinas Eletivas, o aluno deverá cursar 6 dis- ciplinas, dentre as 10 oferecidas, eqüivalendo cada disciplina 2 créditos, somando um total de 12 créditos. Eis as disciplinas eletivas que serão oferecidas:

1. Ação das Irradiações na Cinética Celular da Célula Maligna - 2 créditos 2. Valor da Imunologia no Câncer da Cabeça e Pescoço - 2 créditos

3. Ciclo de Divisão Celular e a Quimioterapia no Carcinoma Espinocelular 2 créditos 4. Biologia das Metástases - 2 créditos

5. Informática na Metodologia Cientifica - 2 créditos

6. Endoscopia Peroral: Novos Métodos Diagnósticos - 2 créditos 7. Receptores de Membranas em Cabeça e Pescoço - 2 créditos 8. Citologia em Tumores de Cabeça e Pescoço - 2 créditos

9. Imagenologia na Propedêutica em Cabeça e Pescoço - 2 créditos 10. Ensaios Clínicos em Cabeça e Pescoço - 2 créditos

- Da área intitulada Domínio Conexo, o aluno deverá cursar 8 disciplinas, dentre as 12 oferecidas, eqüivalendo 1 crédito cada uma, totalizando 8 créditos. A se guir, a relação das disciplinas que compõem a área:

(6)

1. Etiopatogenia no Câncer das Vias Aero-Digestivas Superiores 2. Nutrição em Cirurgia de Cabeça e Pescoço

3. Aspectos Psico-sociais da Mutilação na Cirurgia de Cabeça e Pescoço 4. Infecções em Cirurgia de Cabeça e Pescoço

5. Reconstrução em Cabeça e Pescoço: Estudos Experimentais 6. Quimioterapia e Toxidade: Avaliação Experimental

7. Etiopatogenia das Caries de Irradiação 8. Fonoaudiologia em Cabeça e Pescoço

9. Disseminação do Câncer de Cabeça e Pescoço

10. Histopatologia dos Tumores Clandulares em Cabeça e Pescoço 11. Exame de Congelação e Parafina na Cirurgia de Cabeça e Pescoço 12. Noções Básicas de Implantologia em Cabeça e Pescoço.

O Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço oferecerá 10 vagas anuais pa ra o mestrado.

São 5 as linhas de pesquisa já definidas:

1. Associações Terapêuticas em Cabeça e Pescoço

2. Quimioterapia Neoadjuvante e Adjuvante em Cabeça e Pescoço 3. Linfonodo como Fator Prognóstico em Cabeça e Pescoço

4. Fatores Determinantes da Recidiva PÓs-Cirúrgica no Câncer da Laringe e Hipofaringe 5. Epidemiologia do Câncer da Boca

É importante que o Hospital Heliópolis ofereça este curso, inicialmente, somente em nível de mestrado, e posteriormente, quando o programa já estiver total-mente consolidado, em nível de doutorado.

II - VOTO DO RELATOR

Voto favoravelmente à aprovação da carta-consulta de qualificação, com vistas ao início do período experimental, do curso de pós-graduação em Medicina, com área de concentração em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, em nível de mestrado, ministra do pelo Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital

Heliópolis, localizado em Sao Paulo, SP, e mantido pelo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência-Social. O processo deverá ser encaminhado à CAPES, para que seja dado início ao acompanhamento

(7)

III - CONCLUSÃO DA CÂMARA

A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator. Sala das Sessões,

(8)

IV - DECISÃO DO PLENÁRIO

O Plenário do Conselho federal do Educação aprovou, por

u n a n i m i d a d e a conclusão da Câmara.

Referências

Documentos relacionados

Além disso, as famílias do assentamento Conquis- ta da Fronteira e dos outros 22 projetos semelhantes existentes em Hulha Negra também podem ser clas- sificadas em

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

O abate ocorreu quando os animais atingiram peso médio de 325 kg (±20), entre 28 e 30 meses de idade, sendo avaliados os parâme- tros comprimento de carcaça fria, peso dos

Depois de considerar a confidência, conteúdo, distribuição, e assuntos de oportunidade associadas com a distribuição de um relatório, um controlador pode, então,

LUIS ANTONIO FIORANI, Prefeito Municipal de Vista Alegre do Alto, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, em especial o Inciso II, Alínea “a”, do Artigo 65 da

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com