• Nenhum resultado encontrado

7ºENCONTRO DA ABRI - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ATORES E AGENDAS: INTERCONEXÕES, DESAFIOS E OPORTUNIDADES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "7ºENCONTRO DA ABRI - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ATORES E AGENDAS: INTERCONEXÕES, DESAFIOS E OPORTUNIDADES"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

7ºENCONTRO DA ABRI -

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ATORES E AGENDAS: INTERCONEXÕES, DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Área Temática: Ensino, Pesquisa e Extensão

O ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS: REFLEXÕES E DESAFIOS

Andrea Luiza Fontes Resende de Souza Rafaela Resende Sanches

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS 24 de Julho de 2019 Belo Horizonte

(2)

O ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS: REFLEXÕES E DESAFIOS

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é uma síntese da experiência das autoras como estagiárias em docência no período de 2015 a 2017, e 2019. Assim, o texto descreve, resumidamente, a estrutura e métodos do Estágio em Docência Remunerado desenvolvido pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGRI PUC-Minas). Todavia, nenhuma ideia contida aqui reflete a opinião de nenhum docente ou profissional das instituições citadas, apenas a das autoras. Com este trabalho buscamos também abrir um diálogo sobre a experiência do estagiário docente com a docência dentro da área acadêmica de Relações Internacionais.

2. O ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NO PPGRI - PUC MINAS

O estágio em docência do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGRI PUC-Minas) compreende atividades relacionadas com a docência no curso de graduação em Relações Internacionais da PUC-Minas. Até 2017, existiam dois modelos de estágio em docência: o remunerado e o voluntário. O estágio voluntário segue as normas vigentes na CAPES, já que os bolsistas do doutorado têm a obrigatoriedade de realizar o estágio por um determinado período para obterem o título de doutor via financiamento da instituição federal. A carga horária é de 12 horas semanais, sendo que cada professor só pode ter um estagiário por disciplina.

No estágio remunerado, o edital era desenvolvido pelo próprio PPGRI, seguindo as normas e diretrizes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da PUC MINAS- CEPE - descrito na Resolução nº 08/2012. O período de trabalho do estágio era de 12 horas semanais, sendo que sua remuneração era fundamentada na bolsa da CAPES, sendo então de 90% do valor da bolsa vigente na época. Cabe ressaltar que, atualmente, esta modalidade do estágio em docência não está mais disponível, existindo somente editais para o estágio voluntário, cujas atividades se diferente das realizadas pelo estágio remunerado. (PUCMINAS, 2012; PUC MINAS, 2017).

(3)

2.1 Estágio em docência remunerado

Entre 2015 e 2017 ambas as autoras foram aprovas em editais para exercerem atividades do estágio docente voluntário. Nesta modalidade, os estagiários remunerados atuavam como orientadores de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sob a supervisão de um professor selecionado pelo colegiado de coordenação didática. Os TCCs eram divididos entre os estagiários de forma sorteada, mas sempre respeitando o limite de cinco trabalhos por aluno. Todavia, o estagiário poderia ter mais de um professor-supervisor. Ademais, o estágio remunerado era coordenado por um professor da pós-graduação e também do curso de graduação que fazia interface entre coordenação acadêmica da graduação, estagiários orientadores e professores-supervisores. Havia também uma disciplina na grade curricular a qual os estagiários remunerados eram matriculados e que possuía encontros semanais. Nestas ocasiões os alunos e o professor-coordenador compartilhavam experiências e dicas a respeito da condução das orientações dos TCCs e da relação entre estagiário orientador e professor-supervisor.

A principal atividade era a realização de encontros semanais com os alunos do TCC, com a finalidade de orientação, ou seja, deveriam mostrar os progressos e dúvidas da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Alguns prazos eram pré-estabelecidos para apresentação de capítulos ou quaisquer produção necessária para elaboração do TCC, sendo que estes prazos eram definidos pelo próprio professor-supervisor.

Para além dos encontros semanais com os alunos de TCCs, em geral, os professores-supervisores também estabeleciam uma rotina de encontros para acompanharem o andamento dos TCCs, bem como auxiliar nas correções. Nestas oportunidades os professores-supervisores compartilhavam suas orientações de como os TCCs deveriam ser conduzidos e registravam e interviam, quando necessário, nas orientações. Vale ressaltar que cada professor-supervisor possuía um estilo de acompanhamento, por exemplo: alguns exigiam um relatório semanal (para além dos encontros) sobre o andamento dos TCCs, outros participavam das orientações presenciais e, por fim, outros que optavam por encontros quinzenais.

2.2 Estágio em docência voluntário

No primeiro semestre de 2019, uma das autoras teve a oportunidade de ingressar no estágio em docência voluntário, cujas atividades se diferem do estágio remunerado. O estágio voluntário se resume em atividades em sala de aula, sendo

(4)

que no Edital nº02/2019 costa todas as funções em que o estagiário docente poderá exercer. Entre as funções, estão: acompanhar e observar o docente na disciplina; colaborar com o Plano de Ensino da disciplina na qual o estagiário participará; explanação de temas da disciplina aos alunos; e auxiliar na produção de pesquisas científicas. Adiciona-se também que o estagiário pode participar de demais atividades que envolvam o Departamento de Relações Internacionais, como o MINI ONU. (PUC MINAS, 2019).

É importante ressaltar que é proibido que o estagiário aplique a disciplina sozinho em sala ou substituindo o docente. Logo, a atividade de ministrar aula pelo estagiário não pode ultrapassar 30% da carga horária total da disciplina e deve ser realizada sob a orientação e tutela do professor-supervisor. (PUC MINAS, 2012; 2019).

Ao observar o docente na condução da disciplina, é possível perceber na prática como um método pedagógico é importante. Muitas das vezes, é requerido que o docente tenha habilidade e agilidade em mudar o modo de explanar o tema da aula para envolver os alunos no processo de aprendizagem. Logo, percebe-se que o docente deve estar munido de ferramentas pedagógicas que estimulem a condução da disciplina. Um exemplo que pode ser colocado é a utilizar da intercomunicação entre professor e aluno para levantar questionamentos aos alunos, buscando o levantamento de informações e conhecimentos contidos nos textos estudados, ou mesmo de disciplinas passadas e etc.

Esta habilidade do professor em planejar e executar uma disciplina somente pode ser obtido na comunhão entre a teoria e a prática; logo, participar do estágio em docência voluntário, estar em sala de aula e dialogando e convivendo com os discentes da graduação, é fundamental para a formação dos alunos da pós-graduação. Muito dos estagiários buscam ingressar na carreira docente e, ter uma experiência, uma vivência docente anterior pode vir a lapidar esta habilidade em desenvolver e aplicar métodos de explanar um tema, estimulando os alunos a participarem ativamente da disciplina. A relação entre estagiário e professor-supervisor é, portanto, imprescindível para a formação do futuro docente.

3. CONCLUSÃO

Tendo em vista as discussões anteriores, destaca-se o surgimento de três relacionamentos distintos na esfera acadêmica: entre graduandos e estagiários; entre estagiários e professores-supervisores; e entre os próprios estagiários. Compreende-se que os relacionamentos acadêmicos que Compreende-se formam com estas atividades auxiliam

(5)

na formação docente dos pós-graduandos, que têm a oportunidade de agir como orientadores, contando com a instrução de seus professores, para além da prática acadêmico-científica. Isto enriquece o repertório dos estagiários em docência, já que eles podem ter contato não apenas com temas correlativos a suas pesquisas, mas com diversos outros temas. No caso do estágio em docência remunerado, não era possível escolher os TCCs a serem orientados, dado que a distribuição de grupos por estagiário era feita por sorteio respeitando o limite de 5 grupos por estagiário. Contudo, isso era valioso para a experiência do estagiário, já que ele era motivado a ter uma visão exploratória e holística das relações internacionais, o que muita das vezes levava a novas aspirações e ideias.

A troca de experiências entre estagiários e professores-supervisores nas duas modalidades de estágio contribui para que o aluno desenvolva suas habilidades docentes, não se restringindo as atividades dos pós-graduandos apenas à produção científica, mas também às atividades que são desenvolvidas no cotidiano da carreira docente. Outra relação que surge é a de parceria entre os próprios estagiários, já que os estagiários compartilham o mesmo ambiente de convivência. Vemos que este relacionamento também é importante, pois, ao criar vínculos de coleguismo, os estagiários podem compartilhar suas experiências, suas inseguranças e desafios.

REFERÊNCIAS

PUC MINAS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

(Brasil).Resolução nº 08/2012 : REGULAMENTA O ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE (PROCESSO CEPE Nº07/2012). 2012. Disponível em:

<http://portal.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI201307121 10844.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2019.

PUC MINAS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (Brasil). Edital nº 03/2017: PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS EM DOCÊNCIA PARA O 1º SEMESTRE DE 2017. 2017. Disponível em:

<http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI201703071 54508.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2019.

PUC MINAS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (Brasil). Edital nº 02/2019: PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS EM DOCÊNCIA PARA O 1º SEMESTRE DE 2019. 2019. Disponível em: <

(6)

http://pucmg.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20190215093707.pdf. Acesso em: 04 jul. 2019.

Referências

Documentos relacionados

Inicialmente, o desenvolvimento deste trabalho se deu pela seleção dos materiais compósitos envolvidos no projeto de trem de pouso, seguido das suas respectivas

• Taxa de urbanização é maior nos países desenvolvidos e em desenvolvimento e menor nos países subdesenvolvidos, onde temos mais população rural.. • Brasil: 81% Urbano, só

Arquivo de impressão gerado em 19/01/2017 09:42:14 de uso exclusivo de OFOS ENGENHARIA E ARQUITETURA LTDA.. B.6.4 A corrente elétrica para as partidas deve ser fornecida por

→ Suplementação permite manter volumes consistentes, mais viáveis e com menor transformação cística Estudo conduzido em modelo animal, Amostragem limitada (N=8)

[r]

10.1- O AFILIADO INDEPENDENTE poderá rescindir seu contrato voluntariamente a qualquer momento, de forma imotivada, bastando para isso enviar aviso por escrito à

3- Os militares que prestem ou tenham prestado serviço efetivo em RC, desde que cumpridos dois anos, e até ao limi- te dos três anos subsequentes à data de cessação do contrato,

Os alvos do trabalho são os profissionais de educação física relacionados com o basquetebol, que tem o intuito de mostrar aos técnicos e profissionais envolvidos com o esporte, que