• Nenhum resultado encontrado

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTÁGIO SUPERVISIONADO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE ITUVERAVA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Nome:__________________________________________________________

Curso:____________________________Habilitação:___________________

Coordenador:______________________________________Ano:_________

ESTÁGIO

(2)

ORIENTAÇÕES

A Coordenadoria Geral de Estágios tem como objetivos orientar, esclarecer e fazer o encaminhamento documental do Estágio, de forma a viabilizar a realização do Estágio dos Cursos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava.

A conclusão do Curso não se efetivará sem que o aluno tenha atendido todas as formalidades exigidas para o estágio, bem como seu cumprimento completo, sem o qual não poderá receber seu Diploma, nem mesmo exercer legalmente a profissão regulamentada.

1- Da exigência do Estágio: O Estágio Supervisionado deverá ser cumprido pelos alunos regularmente

matriculados na Faculdade no decorrer de seu Curso de Graduação, sem o qual não poderá receber o grau de Licenciado.

2- Do Funcionamento: O Estágio deverá ser concluído antes da conclusão da Habilitação, em uma ou

mais Instituições, sendo facultado ao aluno apresentar uma programação igual ou superior à exigência legal.

3- Modalidades:

Estágio de Observação: É destinado à tomada de contato com a relalidade educacional, devendo o

estágiario, nesta modalidade, perceber e sentir a Escola como um todo, especialmente o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

Estágio de Participação: É aquele que permitirá ao aluno estágiario tomar parte das atividades

educacionais, isto é, colaborar, na medida do possível, com os profissionais em exercício.

Estágio de Regência: É aquele que dará oportunidades aos alunos estagiários de ministrar aulas em

qualquer atividade escolar, sob a orientação técnica e pedagógica do orientador ou supervisor de estágios e com a autorização do professor que permitir esta modalidade em sala de aula.

4- Objetivos do Estágio:

 Conscientizar o aluno estagiário sobre a missão do professor no processo educativo e de escola na comunidade.

 Reconhecer que a ação educativa deve ser planejada e ser capaz de elaborar um plano de ensino.  Criar condições para que o aluno estagiário se torne capaz de diagnosticar situações e realidade,

dando-lhes oportunidades para uma criatividade didática.

5- Carga horária: De acordo com a Legislaçõa, os alunos estão obrigados ao cumprimento de uma carga

horária mínima determinada para cada Curso ou Habilitação. As atividades correspondentes a estas horas serão discriminadas e orientadas pelo Supervisor de Estágio

6- Deveres e obrigações dos Estágiarios:

 Respeitar rigorosamente as leis, normas e demais dispositivos legais que regem o ensino nacional.

 Tratar com cordialidade e respeitabilidade o corpo administrativo, corpo docente e corpo discente do estabelecimento de ensino que o acolhe.

 Seguir os regimentos internos das escolas estaduais e particulares de ensino.  Não interferir em qualquer atividade educacional, sem ser convocado.  Manter uma conduta de respeito e ética dentro da sala de aula.

 Atender solicitações dos professores da classe e demais autoridades da Escola.

 Cumprir com dedicação e carinho as tarefas e horários propostos pelo corpo administrativo e docente da Escola.

 Participar, quando convocado pela autoridade competente, de atividades educacionais ou não, que visem melhorias do ensino

(3)

 Toda regencia deverá ser precedida pela elaboração de um plano de aula, com visto do coordenador de estágio

7- Relatório:

Quesito obrigatório durante a realização do Estágio, em que o aluno deverá, ao final do estágio redigir um relatório contendo suas atuações, funções, avaliações e conclusões, e serem entregues aos responsáveis pela supervisão do estágio para a devida avaliação.

Este relatório deverá ser impresso e digitado, em formato de ofício, contando a assinatura do aluno e carimbo e assinatura do concedente, e ser anexado à respectiva pasta de estágio

8- Horário e realização do Estágio:

O horário da realização do Estágio não pode, em hipótese alguma, conflitar com o horário de aulas. A carga horária deverá estar de acordo com a definição específica das normas dos cursos definidas pela Instituição de Ensino.

9- Entrega das pastas:

As Pastas de Estágios deverão ser entregues à Coordenadoria Geral, em data a ser determinada, devidamente assinadas, preenchidas e revisadas.

10. A pasta do estágio deve ser preenchida com caneta de tinta preta.

COMO SE FAZ UM RELATÓRIO

Relatório, como o próprio nome indica, é o relato de uma atividade, que pode ser experiência científica, estágio, apreciação sobre determinado fato ou assunto.

Deve sempre levar em conta a sua finalidade: relatar o quê?, para quem?, por quê?. A linguagem empregada deve ser simples, objetiva e correta, não se admitindo construções rebuscadas nem torneios de linguagens. De preferência em linguagem denotativa e em 3ª pessoa.

PARTES DO RELATÓRIO

1. Folha de rosto ou página de informações especiais – título do relatório, nome da entidade ou firma, data, nome do autor, nome dos destinatários.

2-Sumário – para indicar as principais subdivisões e a paginação. Pode ser

dispensado, no caso de relatórios mais breves.

3-Introdução – indicação do assunto ou fato investigado e dos objetivos que

nortearam sua escolha.

4-Desenvolvimento - consta de três partes: a primeira – a descrição do contexto

ou da experiência; a segunda, análise crítica, baseada em argumentos precisos, objetivos; terceira, apresentação de propostas etc.

No desenvolvimento, deve conter as datas de início e término da pesquisa ou investigação.

5-Conclusão – mostrar a importância do estágio supervisionado para a vida

profissional do professor. A conclusão admite recomendações de providências ou medidas para solucionar os fatos investigados.

6- Bibliografia - além da bibliografia consultada, que deve ser apresentada no

final e de acordo com as normas da ABNT, é indispensável a citação das fontes, no caso das transcrições de textos ou de informações indiretas, as quais podem ser feitas em notas de rodapé ou no final do trabalho.

(4)

Quando houver necessidade de incluir quadros estatísticos, documentos de prova ou outro material de consulta, esses elementos devem acompanhar o relatório na forma de anexos numerados e indicados no sumário ou no corpo do relatório, no momento em que forem mencionados.

Deve ser entregue digitado, com espaço 1,5 entre as linhas, no formato justificado, letra nº 12 em Times New Roman.

Questões para auxiliar na elaboração do relatório:

 Por que você está fazendo estágio nessa escola?  Como foram dadas as aulas assistidas?

 Durante o seu estágio, você observou o professor. Escreva as suas impressões sobre a aula.

 Como você conduziria a aula assistida em seu estágio de observação? Você teria alguma abordagem diferente? Explique?

 Como essas aulas a que você assistiu contribuíram para a sua formação?

 Comente algumas curiosidades que aconteceram na escola durante o estágio.

(5)

CREDENCIAMENTO

O aluno abaixo designado está credenciado pela Direção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava a solicitar dos senhores Diretores destes estabelecimentos de Ensino de Educação Infantil, Fundamental e Médio, a devida Autorização para um período de Estágio, submetendo-se às determinações da Direção, enquanto ali permanecer.

Data____/____/____ _________________________ Assinatura Identificação do Aluno Aluno:_____________________________________________________RG:_____________________ Curso:_______________________________________Habilitação:____________________________ Período:________________________Turma:____________________Turno:____________________ Endereço:______________________________________________________________Nº:__________ Bairro:_________________________CEP:________________Cidade:_________________________ Professor responsável:_________________________________________________________________ Concedente do Estágio Nome da Istituição:___________________________________________________________________ Endereço:______________________________________________________________Nº:__________ Bairro:_________________________CEP:________________Cidade:_________________________ Fone: (___)___________________CNPJ:_________________________________________________ Responsável:_______________________________________Função:__________________________ _________________________________ Assinatura do(a) Diretor(a)

Como Estagiário, assumo a responsabilidade do Cumprimento das minhas obrigações perante as normas da Escola que me atende.

_____________________________ Assinatura do(a) Aluno(a)

(6)

PRÁTICA DE ENSINO Escola onde estagiou

Nome do Estabelecimento:____________________________________________________________________ Endereço:_______________________________________________Cidade:___________________________ Diretoria de Ensino:_______________________________________________________________ Diretor:_________________________________________________Fone:_____________________________ Entidade Mantenedora: ( ) Pública; ( ) Particular Leiga; ( ) Particular Religiosa

O prédio de instalação do estabelecimento: ( ) Próprio;

( )Alugado; ( )Cedido

O estabelecimento dispõe de salas especiais para uso de alunos?______________________________________ Há Biblioteca?_____________________________________________________________________________ Há Laboratórios?___________________________________________________________________________ Há serviço de Orientação Educacional?__________________________________________________________ Há serviço de Coordenação Pedagógica?_________________________________________________________ Além do Diretor, há Vice-Diretores?

Quantos?____________________________________________________

Há Grêmio e Centro Cívico?__________________________________________________________________ A A. P. M. é atuante?_______________________________________________________________________ Assinale as modalidades de ensino oferecidas pela Escola:

( ) educação infantil

( ) ensino fundamental ciclo I (1º a 5º ano)

( ) ensino fundamental ciclo II (6º a 9º ano) ( ) ensino médio ( ) supletivo ( ) outros_____________________________________ Período de funcionamento: ( ) matutino; ( ) vespertino; ( ) noturno

Cite três objetivos considerados mais importantes pela Escola: _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ Sitema de avaliação: ( ) notas; ( ) conceitos Critério de aprovação: ( ) critérios próprios;

(7)

Recuperação:

( ) critérios próprios;

( ) de acordo com o regimento interno Conselho de classe:

( ) critérios próprios da escola particular; ( ) de acordo com deliberações pré-fixadas Outras considerações: _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ Local____________________________________________________________________________________ _data ___/___/___ ________________________________

(8)

PRÁTICA DE ENSINO Ficha de observação em classe

1. Informações sobre estabelecimento:

1.1 Nome do(a) professor(a) regente da classe____________________________ 1.2 Componente curricular____________________________Ano:_________ 1.3 Assunto da aula_________________________________________________ 1.4 Data__/__/__

2. Analise os itens correspondentes à sua observação:

2.1 Quanto ao planejamento houve: ( ) Prioridade e clareza dos objetivos

( ) Seleção da matéria adequada ao nível da classe e ao tempo disponível ( ) Seleção e preparação de material didático

2.2 Quanto à execução da aula houve:

2.2.1 Conteúdo

( ) preocupação com quantidade e qualidade ( ) clareza ao expor o assunto

2.2.2 Quanto às técnicas de ensino houve ( ) motivação e de desenvolvimento ( ) uso adequado da técnica

( ) uso adequado do quadro negro ( ) fixação de aprendizagem

( ) estimulo à participação ativa dos alunos

( ) avaliação adequada ao nível da classe e coerente aos objetivos propostos 2.3 Quanto às atitudes do(a) professor(a) houve

( ) apresentação pessoal (espontaneidade, segurança, autocontrole, etc) ( ) boa dicção e uso adequado da voz e linguagem.

( ) domínio da classe

( ) desafio para busca do conhecimento 2.4 Quanto à classe houve:

( ) respeito ao professor, ao seu desempenho, à sua pessoa ( ) inter-relacionamento positivo professor/classe

( ) inter-relacionamento negativo professor/classe ( ) bom desempenho da classe

( ) interesse e participação

3. Outras considerações e/ou justificativas, se necessário:

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ Local______________________

(9)

PRÁTICA DE ENSINO Ficha de participação

Informações sobre o estabelecimento:

Nome do(a) professor(a) regente da classe:________________________________________________ Data: ____/____/____ Ano:________________________________________________________ Componente curricular:_______________________________________________________________ Assunto da Aula:____________________________________________________________________ Tipo de participação:

( ) com alunos

( ) com professores, em sala de aula ou atividades extra-classe ( ) com técnicos da Escola

( ) com a administração ( ) com os pais

( ) comemorações cívicas, etc

Considerações gerais (relato de atividades)

Data: ____/____/____

_________________________ Assinatura do aluno(a)

(10)

FICHA DE CONTROLE

Nome do Estágiario:____________________________________________________ Disciplina:______________________________________Curso:__________Ano_______ Estágio feito na Escola _____________________________________________-- __ Total de horas de Estágio: _____________Nota:______________________________

DATA HORA INÍCIO HORA FINAL TOTAL HORA /DIA HORA ACUMU LADA

ANO DISCIPLINA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ASSINATURA

DO PROFESSOR

(11)
(12)

PRÁTICA DE ENSINO Ficha de regência

Aluno(a):_______________________________________________________Curso:____________________ Habilitação:______________________________Plano de aula de:____________________________

Ano:_____Data: ____/____/____ Nível de ensino________________________________________

(13)
(14)

PRÁTICA DE ENSINO Atestado

Atesto para os devidos fins, que o(a) aluno(a)____________________________________________________ __________________________________RG:___________________________________________________ do curso ____________________________Habilitação____________________________________________ compareceu a este estabelecimento de ensino, cumprindo um total de ________________________________ horas de Prática no período de ____/____/____ a ____/____/____ .

____________________________________ Assinatura do Diretor com carimbo da Escola PRÁTICA DE ENSINO

Atestado

Atesto para os devidos fins, que o(a) aluno(a)____________________________________________________ __________________________________RG:___________________________________________________ do curso ____________________________Habilitação____________________________________________ compareceu a este estabelecimento de ensino, cumprindo um total de ________________________________ horas de Prática no período de ____/____/____ a ____/____/____ .

____________________________________ Assinatura do Diretor com carimbo da Escola

Referências

Documentos relacionados

O presente relatório de conclusão de curso, além de descrever as atividades desempenhadas durante a realização do estágio supervisionado obrigatório, relata os

Durante a realização do estágio, as principais atividades acompanhadas foram: Plantio (preparo de solo, escolha, corte e distribuição das sementes, adubação e aplicação

É o documento por meio do qual o empreendedor apresenta os planos e projetos capazes de prevenir e/ou controlar os impactos ambientais decorrentes da instalação e

Tais estudos são apresentados como respaldo para análise do licenciamento requerido, sendo eles, Relatório Ambiental Preliminar (RAP), Projeto e Plano de controle ambiental

Inicialmente, para me sentir melhor e mais seguro do que estava fazendo, pedi para o Agrônomo, Luis Gonzaga, que me orientou, a darmos uma volta nas glebas da usina, com isso, foi

Mostrando assim que para está primeira avaliação o patogéno não teve interferência direta e significativa para com o desenvolvimento desse caractere nas

Segundo dados do IBGE, a produção de milho no Brasil representou apenas 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), porém esses dados estão apenas retratando a

O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) foi realizado sob a orientação da Profª Maria Betânia de Queiroz Rolim e a supervisão do Médico Veterinário Bruce Lins