• Nenhum resultado encontrado

Lição. Versículo Bíblico "Seja forte e corajoso". Josué 1:7 (NVI)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lição. Versículo Bíblico "Seja forte e corajoso". Josué 1:7 (NVI)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

4 - 6 Anos

FRUTOS-1 – Descoberta

Lição

12

rescimento e Mutualidade são os "Frutos" enfatizados para as crianças de 4 a 6 anos nesse currículo. Nós começamos apren-dendo que a Bíblia é o melhor livro da Terra e ela serve de alicerce para nos ensinar sobre Deus e Seu plano para a nossa vida. Através dos Salmos, as crianças crescerão no seu conhecimento e com-preensão de Deus. Elas vão aprender que Ele nos conhece, nos ouve e se preocupa conosco. Na lição final do currículo, as crianças descobrirão amigos de Deus no Velho Testamento cujas vidas foram trans-formadas enquanto eles seguiam a Deus, obedeciam a Ele e amavam os outros. Cada semana as crianças vão experimentar a vida em Pequeno Grupo e isto é Mutualidade, desenvol-vendo amizades nas suas pequenas comunidades. História Bíblica Ester 1 - 10

Na lição de hoje, as crianças ouvirão a história de Ester. Elas vão aprender que Mordecai ajudou Ester a saber o que era certo, então, Ester orou e pediu a Deus para ajudá-la a fazer o que era certo. As crianças vão ver como Deus deu a Ester a coragem para fazer o que era certo para que ela pudesse salvar os judeus da morte

Versículo Bíblico

"Seja forte e corajoso". Josué 1:7 (NVI) Objetivos

O QUE? (GG):As crianças ouvirão a história de Ester e como ela teve

coragem de salvar os judeus. E ENTÃO? (GG):As crianças apren-derão que Deus está disponível para nos ajudar a sermos corajosos e fazer o que é certo.

E AGORA? (PG): As crianças participarão de uma atividade que as desafiará à identi-ficar coisas certas que elas precisam fazer e pedir a Deus para ajudá-las a fazê-las. Formação Espiritual

Coragem

Crescimento e Mutualidade

Prepare Antecipadamente (Feito pelo seu Administrador) • Tire cópia e corte os Cartões Coragem e

coloque-os em um saco – um conjunto por grupo (págs. 88 e 89 no Guia do Administrador).

• Tire cópia das placas Criança 1 e Criança 2 – uma de cada por grupo (págs. 90 e 91 no Guia do Administrador). Copie as placas em duas cores diferentes de papel. • Tire cópia e corte os cartões Criança 1 e

Criança 2 - um de cada por criança (pági-nas 92 e 93 no Guia do Administrador). Copie os cartões em duas cores dife-rentes de papel para combinar com as

C

CONCEITO CHAVE Deus é nosso ajudador e nos ajudará a ter coragem para fazer o que é certo.

(2)

placas. Por exemplo: coloque as placas e os cartões da Criança 1 em papel verde e as placas e os cartões da criança 2 em papel laranja.

• Tire cópia e corte os cartões do versículo -um por criança (pág. 94 no Guia do Administrador).

• Tire cópia da folha de colorir para casa -uma por criança (págs 95 e 96, frente e verso, no Guia do Administrador).

• Coloque os itens acima mencionados em uma pasta para cada líder de Pequeno Grupo.

Preparação do Líder Leia Ester 1-10.

Por milhares de anos pessoas têm admirado e olhado para Ester como um exemplo de coragem. Ela teve que escolher se arriscava ou não sua própria vida para salvar a vida do seu povo. A verdade que Ester teve que con-tar ao rei para salvar seu povo era uma com a qual às vezes nós lutamos: revelar a nós mes-mos. Ester precisou revelar sua verdadeira

identidade para o rei. Depois de ouvir essa verdade, o rei iria aceitar ou rejeitar Ester. Antes do seu ato corajoso Ester jejuou e orou. Então, depois de gastar tempo com Deus e focalizar sua atenção nEle, ela estava pronta para se revelar. Nós também temos que nos arriscar revelando quem nós somos para os outros. Quando se fala de viver auten-ticamente, no dia-a-dia, nós podemos olhar para Ester como um exemplo. Nós podemos gastar tempo com Deus e focalizar nossa atenção nEle, exatamente como Ester fez. Quando estamos crescendo no relaciona-mento com Deus, nós ficamos mais atentos à nossa verdadeira identidade como Seus filhos, o que nos proporciona viver mais autentica-mente com os outros. Quanto mais tempo passamos com o Pai e quanto mais ficamos parecidos com Cristo, mais fácil é revelar nossa verdadeira identidade. Você tem a coragem para fazer o que Ester fez e viver autenticamente com Deus e os outros?

DÊ BOAS-VINDAS às crianças ao Pequeno Grupo. PERGUNTE para as crianças: "O que significa a palavra

'coragem'?". (ser valente). CONTE para o grupo alguma vez que você teve coragem. PERGUNTE: "Por que vocês acham que nós precisamos de coragem? Vocês acham que os adultos têm mais coragem do que as crianças? Por quê? Como você ganha

coragem?".

TRANSIÇÃO

DIGA às crianças: "Hoje no Grande Grupo nós vamos ouvir uma história da Bíblia sobre uma rainha e seu primo que tiveram coragem. Escute cuidadosamente para descobrir quem eles são e como a sua coragem salvou a vida de muitas pessoas".

DICA DE PASTOREIO

Compartilhe com as crianças sobre alguma vez que

você teve cora-gem, com a qual elas possam fazer alguma relação – Exemplo: uma

vez que você falou a verdade ou pediu perdão.

Conexão Criança

(3)

Revisão

DIGA: "Hoje no Grande Grupo nós aprendemos sobre a Rainha ______(Ester) e seu primo _____ (Mordecai). O que eles fizeram que precisou de muita coragem? (Mordecai falou para a rainha Ester ir até o rei para salvar seu povo. Ester foi até o rei sem ser anunciada e pediu para falar com ele. Depois, ela pediu para o rei não matar seu povo, os judeus). Por que Ester foi até o rei?" (para salvar os judeus.).

DIGA às crianças: "Deus deu a Ester coragem para fazer a coisa certa. Quando nós pedimos a Deus para nos ajudar, Ele nos dará coragem para fazer a coisa certa também. DEUS É NOSSO

AJUDADOR E ELE NOS AJUDARÁ A TER CORAGEM PARA FAZER O QUE É CERTO".

Atividade: Coragem - Você Pode se Levantar?

O propósito dessa atividade é para as crianças identificarem as vezes que elas possam pre-cisar de coragem e pensarem sobre como pode ser a coragem em diferentes situações. O Cartões Coragem estão escritos em um formato "ele/ela". Você vai precisar falar "ele" ou "ela" dependendo de se for um menino ou uma menina que está segurando o Cartão "Criança 1" ou "Criança 2".

MATERIAIS PROVIDENCIADOS POR SEU ADMINISTRADOR

 Cartões Coragem em um saco  Placas Criança 1 e Criança 2  Cartões Criança 1 e Criança 2 X MONTAGEM/PREPARAÇÃO COLOQUE as placas Criança 1 e Criança 2 no meio do grupo.

DÊ a cada criança um Cartão Criança 1 e Criança 2.

EXPLIQUE a atividade para as crianças, segurando o saco, as placas e os cartões enquanto você fala sobre eles.

REVEZE as crianças que estão segurando a placa depois de cada cartão Coragem, tendo certeza de que todos no grupo terão a chance de segurar uma placa.

X INSTRUÇÕES

DIGA às crianças: "Nós vamos jogar um jogo no qual vocês vão decidir que criança em cada história teve coragem. Todos vocês vão ter sua vez de segurar a placa. Uma diz: 'Criança 1' e outra diz: 'Criança 2'. Todos vão ter sua vez de tirar um Cartão Coragem da mochila. Eu irei ler o cartão Coragem enquanto um de vocês segura a placa 'Criança 1' e outro a 'Criança 2'. Depois que eu ler o cartão, cada um vai decidir qual criança teve mais coragem. Se você achar que a criança 1 teve mais coragem, levante o seu cartão que diz: 'Criança 1''. Se você achar que a criança 2 teve mais coragem , você levanta o cartão que diz: 'Criança 2'. Depois que eu ler a situação e você votar com seu cartão, eu vou fazer uma pergunta para o grupo. Para responder a pergunta você tem que se levantar". CARTÕES CORAGEM

– Você quebrou a caneca favorita de sua mãe. CRIANÇA 1 pega os pedacinhos e rapida-mente joga fora antes que alguém veja. CRIANÇA 2 pega os pedacinhos e conta para a mãe o que aconteceu.

Qual criança teve coragem e fez a coisa certa, criança 1 ou 2? (criança 2).

Fique de pé se você tem coragem e podia fazer o que a criança 2 fez. (líderes, discutam por que isso precisaria de coragem). – Você está na casa de um amigo. Seu amigo entra na cozinha e pega dois biscoitos sem permissão e dá um para você.

CRIANÇA 1 fala para o amigo que eles não deveriam comer os biscoitos e depois de alguns minutos vai em frente e come o bis-coito.

CRIANÇA 2 fala para o amigo que eles não deveriam comer os biscoitos e não pega o biscoito.

Pequeno Grupo

(4)

Qual criança teve coragem e fez a coisa certa, criança 1 ou 2? (criança 2).

Fique de pé se você tem coragem e podia fazer o que a criança 2 fez. (líderes, discutam por que isso precisaria de coragem).

– Sua irmã pergunta docemente se ela pode brincar com seu brinquedo preferido. Você é cruel e grita: "Não!" para ela.

CRIANÇA 1 pede desculpas para sua irmã por ter gritado com ela e deixa que ela brinque com o seu brinquedo.

CRIANÇA 2 se sente mal e depois tenta ser bem legal com a irmã mas nunca pede des-culpas.

Qual criança teve coragem e fez a coisa certa, criança 1 ou 2? (criança 1).

Fique de pé se você tem coragem e podia fazer o que a criança 1 fez. (líderes, discutam por que isso precisaria de coragem).

– Você não gosta que uma criança chata na escola sempre fure a fila na sua frente.

CRIANÇA 1 fala para a criança chata que ela precisa ir para o fim da fila e se ela não for, vai pedir para um professor ajudar a resolver o problema.

CRIANÇA 2 chama a criança chata de um nome feio.

Qual criança teve coragem e fez a coisa certa, criança 1 ou 2? (criança 1).

Fique de pé se você tem coragem e podia fazer o que a criança 1 fez. (líderes, discutam por que isso precisaria de coragem).

– Sua mãe deixa você com uma nova babá e diz que você vai gostar. Você não gosta de ter uma nova babá. CRIANÇA 1 começa a chorar e pede a mãe para não ir.

CRIANÇA 2 está triste e diz: "Tchau, mãe. Volta logo".

Qual criança teve coragem e fez a coisa certa, criança 1 ou 2? (criança 2).

Fique de pé se você tem coragem e podia fazer o que a criança 2 fez. (líderes, discutam por que isso precisaria de coragem).

– Você está em uma loja com seu pai. Você está cor-rendo pela loja e seu pai pede para você parar. Você não liga para ele e acidentalmente bate em uma pilha de maçãs e elas caem pelo chão.

CRIANÇA 1 foge e volta para o pai fin-gindo que nada aconteceu.

CRIANÇA 2 conta a seu pai sobre as maçãs. Então, pede desculpas para o vendedor da loja por ter derrubado as maçãs.

Qual criança teve coragem e fez a coisa certa, criança 1 ou 2? (criança 2).

Fique de pé se você tem coragem e podia fazer o que a criança 2 fez. (líderes, discutam por que isso precisaria de coragem).

– Você ouve as crianças no parquinho dizer que a igreja é para bobos.

CRIANÇA 1 fala para as crianças que isso não é verdade - que aprender sobre Deus é divertido. Então, pergunta às crianças se elas gostariam de ir à igreja.

CRIANÇA 2 ignora as crianças e finge não estar ouvindo o que elas estão dizendo. Qual criança teve coragem e fez a coisa certa, criança 1 ou 2? (criança 1).

(5)

Fique de pé se você tem coragem e podia fazer o que a criança 1 fez. (líderes, discutam por que isso precisaria de coragem).

- Sua amiga Sara convida-o para ir para a casa dela para brincar. Você tem medo do

cachorro dela.

CRIANÇA 1 diz para Sara que tem medo do cachorro dela e pergunta se o cachorro não pode ficar preso quando ela estiver lá. CRIANÇA 2 finge que está ocupada e con-vida Sara para ir a sua casa no dia seguinte. Qual criança teve coragem e fez a coisa certa, criança 1 ou 2? (criança 1).

Fique de pé se você tem coragem e podia fazer o que a criança 1 fez. (líderes, discutam por que isso precisaria de coragem).

– Você está aprendendo a andar de bicicleta de duas rodas. Você cai muito e se machuca. Você quer desistir.

CRIANÇA 1sabe que aprender a andar de bicicleta de duas rodas é difícil e que se ela desistir não vai aprender a fazer uma coisa que ela realmente quer. Criança 1 continua tentando.

CRIANÇA 2joga a bicicleta e corre para casa dizendo: "Nunca mais vou tentar fazer isso". Qual criança teve coragem e fez a coisa certa, criança 1 ou 2? (criança 1).

Fique de pé se você tem coragem e podia fazer o que a criança 1 fez. (líderes, discutam por que isso precisaria de coragem).

– É o dia de você se apresentar na escola. Você está com medo de falar na frente da classe.

CRIANÇA 1finge que esqueceu que era o seu dia e não se apresenta.

CRIANÇA 2treina em casa o que vai falar na frente da classe e se prepara para fazer o seu melhor.

Qual criança teve coragem e fez a coisa certa, criança 1 ou 2? (criança 2).

Fique de pé se você tem coragem e podia fazer o que a criança 2 fez. (líderes, discutam por que isso precisaria de coragem).

Encerramento

DIGA às crianças: "Hoje nós aprendemos que

DEUS É NOSSO AJUDADOR E ELE NOS AJUDARÁ A TER CORAGEM PARA FAZER O QUE É CERTO. Nós vimos como Mordecai e a rainha Ester tiveram coragem e salvaram o povo judeu. Nós podemos ser corajosos também quando nós lembramos as promessas de Deus e pedimos a Ele para nos ajudar a ter coragem para fazer a coisa certa".

Versículo

DIGA: "Nosso versículo de hoje nos lembra de ter coragem. É Josué 1:7 e diz: "Seja forte e corajoso".

DÊ a cada criança um cartão do versículo e repitam juntos. Oração

Querido Deus,

Obrigado por nos ajudar quando nós precisamos de coragem. Por favor, nos ajude

a lembrar que o Senhor está sempre pronto para nos ajudar quando nós precisarmos ser valentes e fazer a coisa certa. Obrigado por nos amar e nos dar coragem quando nós precisamos. Amém. DICA DE PASTOREIO Lembre de uti-lizar o livro colorido do pequeno grupo se tiver tempo extra.

(6)

PERGUNTE: "Diga alguma coisa em que você pode precisar de coragem essa semana. Você acha que vai pedir para Deus lhe dar coragem? Quem é o adulto mais corajoso que você conhece? O que faz dele corajoso? De onde você acha que ele tira sua coragem?".

DÊ a cada criança uma folha de colorir para casa.

CONVIDE as crianças para voltarem na próxima semana para revisar tudo o que aprendemos até agora.

Conexão Criança

continua...

Líderes de Pequeno Grupo, usem esse tempo para continuar a construir comunidade e aprender mais sobre suas crianças e suas preocupações. Escute cuidadosamente para você estar melhor equipado para

Referências

Documentos relacionados

Uma coisa que me chamava muita atenção era a Rogéria, esses travestis mais famosos, até os travestis que não eram tão famosos, mas que faziam shows em boate, eles

Após solicitação da Direcção Geral de Saúde sobre a utilização de uma solução de Hipoclorito de Sódio a 0,5%, vulgo Soluto de Dakin, no tratamento de

1595 A caracterização do repertório de habilidades sociais dos alunos do Grupo com Baixo Desempenho Acadêmico (GBD) e do Grupo com Alto Desempenho Acadêmico (GAD),

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

O síndroma nefrótico (29.7%), a insufi- ciência renal aguda ou rápidamente progressiva (19.8%) e a insuficiência renal crónica (16.5%) foram responsáveis pela maioria das

INCLUINDO: Viagem de avião Lisboa / Oujda / Lisboa - voos especiais directos, da WHITE AIRWAYS, em classe turística; Taxas de Aeroporto e Segurança (35,00 € por pessoa); Franquia

O presente estudo teve por objetivo retratar a história clínica de um paciente acometido por Encefalite Amebiana Granulomatosa e aventar a discussão acerca do

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação