• Nenhum resultado encontrado

Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Edital de Seleção de Mestrado Acadêmico 2017 - específico para bolsas - PPGASFAR-UFSC

Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO/2017 ESPECÍFICO PARA BOLSAS NA UFSC

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR), em rede, de acordo com o Regulamento do Programa, comunica a abertura do Processo de Seleção Específico para preenchimento de vagas referentes a 2 (duas) bolsas de estudos para o projeto “Estudo sobre o impacto da estratégia EAD na formação dos farmacêuticos”, financiado pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) do Ministério da Saúde (MS), para ingresso no Curso de Mestrado Acadêmico (MA) em Assistência Farmacêutica no PPGASFAR-Universidade Federal de Santa Catarina (PPGASFAR-UFSC), com início previsto para agosto de 2017. Os candidatos deverão atender, obrigatoriamente, aos critérios de concessão de bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU), gerenciadora dos recursos financeiros. O processo se seleção será regido pelas normas a seguir:

I - Das Vagas

Art. 1º- As 2 (duas) vagas para farmacêuticos(as) de que trata o presente Edital serão distribuídas a orientador do Programa lotado exclusivamente na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGASFAR-UFSC) (ANEXO 1).

Art. 2º- O preenchimento das vagas obedecerá à ordem de classificação dos candidatos, de acordo com os critérios estabelecidos para o Processo de Seleção.

II - Da Inscrição

Art. 3º- As inscrições de que trata o presente Edital serão realizadas no período de 19 a 24 de julho de 2017 na página eletrônica http://www.capg.ufsc.br/inscricao, enviando por SEDEX os documentos listados abaixo para o endereço constante no ANEXO 1. Sob nenhuma hipótese serão aceitos documentos postados após o último dia de inscrição, mesmo em caráter de substituição ou complementação.

Parágrafo único- Documentos exigidos para a inscrição: (a) Ficha de Inscrição (ANEXO 2);

(b) Comprovante de Conclusão do Curso de Graduação em Farmácia ou declaração oficial informando que se trata de aluno em conclusão de curso de graduação e data provável de formatura (que deverá ocorrer antes do período de matrícula no Programa) (cópia);

(c) Histórico Escolar do Curso de Graduação (cópia); (d) Carteira de identidade (cópia);

(e) Cadastro de Pessoa Física (CPF) (cópia);

Observação: os itens (d) e (e) podem ser substituídos por comprovante de identidade com CPF.

(f) Curriculum Vitae (OBRIGATORIAMENTE preenchendo a planilha eletrônica (ANEXO 3) que será disponibilizada na página do Programa (http://paginas.ufrgs.br/ppgasfar), numerando e anexando os documentos apresentados na sequência). Após o preenchimento da planilha, a mesma deverá ser impressa de forma a garantir a legibilidade dos dados, rubricada em todas as páginas e assinada na última página. Os documentos comprobatórios devem ser anexados na ordem especificada previamente e todo o material entregue/enviado no momento da inscrição. Cópia da planilha deve ser entregue em CD ou DVD;

(g) uma Fotografia 3 X 4 recente;

(h) prova de estar em dia com as obrigações militares (quando for o caso) e eleitorais, no caso de candidato brasileiro;

(2)

Edital de Seleção de Mestrado Acadêmico 2017 - específico para bolsas - PPGASFAR-UFSC

(i) comprovante de estar em dia com o Serviço Federal de Imigração e de ter suporte financeiro durante o tempo de permanência no país, no caso de candidato estrangeiro; (j) para candidatos estrangeiros, comprovante de proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-BRAS), exceto quando esta língua for oficial no país de origem, ou segundo legislação específica.

Art. 4º - As inscrições serão posteriormente homologadas, após verificar se obedecem às orientações deste Edital, e serão divulgadas na página do PPGASFAR (http://www.ufrgs.br/ppgasfar).

Art. 5º- O material de inscrição dos candidatos não selecionados deverá ser retirado junto ao local da inscrição até o prazo máximo de 30 dias após a divulgação dos resultados, a partir do qual o material será descartado.

III - Da Seleção

Art. 6º-O candidato cuja inscrição tiver sido homologada será submetido ao Processo de Seleção que constará de etapas, conforme descrito no ANEXO 1:

Parágrafo 1º - A entrevista, a análise de currículo e a prova serão realizadas no dia 2 de agosto de 2017, em local a ser definido juntamente com a homologação das inscrições. Parágrafo 1º - O Curriculum Vitae será analisado segundo a planilha eletrônica (ANEXO 3) que será disponibilizada na página do PPGASFAR (http://paginas.ufrgs.br/ppgasfar), numerando e anexando os documentos apresentados na sequência. Ver também Documentos exigidos para a inscrição no Art. 3 º, Parágrafo único.

Parágrafo 2º. Os critérios para avaliação da Entrevista serão a profundidade do conhecimento dos candidatos sobre os trabalhos de pesquisa realizados durante a graduação, a utilização de linguagem científica, a capacidade de responder questionamentos e a motivação e clareza de objetivos quanto à realização do mestrado, bem como a disponibilidade de tempo para realização do mesmo. Todas as entrevistas serão realizadas com a presença de no mínimo dois professores, sendo um deles obrigatoriamente credenciado no PPGASFAR-UFSC.

Parágrafo 3º. A prova versará sobre o tema da educação a distância de profissionais da saúde e/ou educação em saúde e será avaliada quanto à leitura do texto (na língua inglesa), à capacidade de interpretação e às respostas (na língua portuguesa) a perguntas sobre o texto.

IV- Dos Resultados

Art. 7º- Serão considerados habilitados os candidatos com nota geral ponderada igual ou superior a 6,0 (seis). O peso de cada etapa encontra-se descrito no ANEXO 1, coluna “Procedimentos e Critérios”. Serão selecionados os candidatos melhores classificados, obedecendo-se o limite de vagas estabelecido. Para fins de classificação, a Banca poderá utilizar a nota do Curriculum Vitae como critério de desempate.

Art. 8º- Os resultados serão divulgados na página do Programa (http://paginas.ufrgs.br/ppgasfar) no dia 3 de agosto de 2017.

Art. 9º- Eventuais recursos serão recebidos pelo e-mail da Coordenação Local do PPGASFAR-UFSC (eliana.diehl@ufsc.br) até às 12h00min do dia 4 de agosto de 2017. Art. 10º- Os resultados finais da seleção serão divulgados na página do PPGASFAR no dia 7 de agosto de 2017.

Parágrafo 1º- A aprovação neste processo seletivo implica na obtenção de bolsa de estudos, desde que o candidato atenda às exigências de concessão de bolsa da FAPEU. Parágrafo 2º- Se o número de candidatos aprovados para o orientador exceder o número de vagas disponibilizadas para o mesmo, será(ao) selecionado(s) o(s) candidato(s) segundo a ordem decrescente de sua nota final e de acordo com o número de vagas do orientador.

(3)

Edital de Seleção de Mestrado Acadêmico 2017 - específico para bolsas - PPGASFAR-UFSC

V - Do Ingresso

Art. 11º- Para a admissão no Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, em rede, na UFSC, o candidato deverá ter satisfeito as seguintes condições:

1) ser aprovado no Processo de Seleção para o qual requereu inscrição mediante análise da documentação apresentada e respeitando o disposto no ANEXO 1;

2) apresentar a carta de aceite do orientador conforme ANEXO 4;

3) Apresentar o Termo de Compromisso para concessão de bolsa de estudos, conforme modelo (ANEXO 5);

Art. 12º - Os candidatos selecionados deverão efetuar matrícula em 8 de agosto de 2017. VI – Dos Casos Omissos

Art. 13º- Os casos omissos ou situações não previstas neste edital serão resolvidos pela Comissão do PPGASFAR.

Quadro de resumo com as datas importantes da seleção:

Atividades Prazos

Inscrição para Seleção 19 a 24 de julho de 2017

Homologação das inscrições 31 de julho de 2017

Divulgação do local e horários da realização das avaliações

31 de julho de 2017

Data de Seleção ao MA 2 de agosto de 2017

Divulgação do resultado preliminar do Processo de Seleção (disponível na página do PPGASFAR)

3 de agosto de 2017

Recursos do resultado do Processo de Seleção Até às 12h00min do dia 4 de agosto de 2017 Divulgação do resultado final do Processo de Seleção

(disponível na página do PPGASFAR)

7 de agosto de 2017

Matrícula no Programa (entrega de documentos na Coordenação Local do PPGASFAR-UFSC)

8 de agosto de 2017

ANEXO 1 – Descrição de orientador, vagas, endereço e critérios de seleção ao Mestrado Acadêmico 2017 - específico para bolsas.

ANEXO 2 – Ficha de inscrição para Processo de Seleção Mestrado Acadêmico 2017 - específico para bolsas.

ANEXO 3 – Planilha eletrônica do Curriculum Vitae e Instruções para o seu preenchimento (Disponível em: http://www.ufrgs.br/ppgasfar).

ANEXO 4 – Carta de aceite do orientador.

(4)

Edital de Seleção de Mestrado Acadêmico 2017 Bolsa Fundo Nacional de Saúde- PPGASFAR-UFSC

ANEXO 1 – Descrição de orientador na UFSC e número de vagas, endereço, procedimentos e critérios de seleção ao Mestrado Acadêmico 2017 - específico para bolsas.

Endereço para inscrição Inscrição Professor

Vagas

Procedimentos e Critérios

Inscrição na página eletrônica:

http://www.capg.ufsc.br/inscricao

Enviar os documentos somente por SEDEX, aos cuidados de:

Eliana E. Diehl e/ou Mareni Rocha Farias

Departamento de Ciências Farmacêuticas, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Trindade, Florianópolis, SC, CEP 88040-900.

http://www.capg.ufsc.br/inscricao Mareni Rocha Farias 2 (duas) vagas

Entrevista (peso 3); Análise de Curriculum Vitae (peso 3); Prova (peso 4).

a) TOTAL DE VAGAS: 2 (duas).

b) Todas as entrevistas serão realizadas com a presença de no mínimo dois professores, sendo um deles obrigatoriamente credenciado no PPGASFAR-UFSC.

(5)

Edital de Seleção de Mestrado Acadêmico 2017 Bolsa Fundo Nacional de Saúde- PPGASFAR-UFSC

ANEXO 2 – Ficha de Inscrição para o Processo de Seleção Mestrado Acadêmico

2017 - específico para bolsas

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA FICHA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO MESTRADO ACADÊMICO/2017 -

ESPECÍFICO PARA BOLSAS NA UFSC

Professor(a) orientador(a):_______________________________________________ Candidato: ____________________________________________________________ Filiação:

Pai: ________________________________________________________________ Mãe: _________________________________________________________________ Data de nascimento: ___/____/______ Sexo: ( ) Masculino; ( ) Feminino; ( ) Outro Naturalidade:

(Cidade/Estado/País)_________________________________________________ Estado civil: ________________________________CPF: _______________________ Identidade nº.:___________________ Órgão exp.:_____________ Data:___________ Endereço residencial: ___________________________________________________ _____________________________________________________________________ Bairro:____________________________Cidade:______________________

CEP:____________________ Estado:______________

Telefone celular: (____)______________Telefone: (___)__________________

Correio eletrônico: ______________________________________________________ FORMAÇÃO ACADÊMICA:

Curso de Graduação:

Título obtido: ________________________________Conclusão: _________________ Faculdade: _________________________________Universidade: _______________ Curso de Pós-Graduação:

Título obtido: __________________________________ Conclusão: _______________ Faculdade: __________________________________ Universidade: ______________ ATIVIDADES PROFISSIONAIS ATUAIS

1 - Docência:

( ) Instituição de Ensino Superior; ( ) Escola Particular; ( ) Escola Municipal; ( ) Escola Estadual

Nível: ( ) Superior; ( ) Ensino médio; ( ) Ensino fundamental; ( ) Ensino técnico; ( ) Outros

Nome do empregador:__________________________________________________ Endereço: ____________________________________________________________ Cidade:___________________________________CEP:__________ Estado: _______

(6)

Edital de Seleção de Mestrado Acadêmico 2017 Bolsa Fundo Nacional de Saúde- PPGASFAR-UFSC

Fone: (___)_____________________Fax: (___)_________________________ Tempo de exercício nesta atividade: _______________________________________ Horário de trabalho: ___________________________________________________ 2 - Outras atividades profissionais atuais:

Quais:

_____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ 3 - Manterá vínculo de trabalho durante o Curso? ( ) Sim ( ) Não

4 - Pretende realizar seu Curso com dedicação exclusiva? ( ) Sim ( ) Não BOLSA DE ESTUDOS

Pretende candidatar-se a bolsa de estudos junto ao PPGASFAR-UFSC? ( ) Sim ( ) Não

(7)

Edital de Seleção de Mestrado Acadêmico 2017 Bolsa Fundo Nacional de Saúde- PPGASFAR-UFSC

ANEXO 3 – Planilha eletrônica do Curriculum Vitae e Instruções para o seu preenchimento – Disponível em: http://www.ufrgs.br/ppgasfar

(8)

Edital de Seleção de Mestrado Acadêmico 2017 Bolsa Fundo Nacional de Saúde- PPGASFAR-UFSC

ANEXO 4 – Carta de aceite do orientador Local, Data.

Ao Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica

Prezados Membros da Comissão Coordenadora,

Venho por meio desta, apresentar _____________________________________(nome do aluno/a) como alun(a/o) ao Mestrado deste Programa e declarar minha concordância em ser seu(sua) orientador(a) de dissertação. Comprometo-me a fornecer as condições necessárias para realização das atividades experimentais relacionadas a seu projeto de dissertação.

Cordialmente,

(9)

Edital de Seleção de Mestrado Acadêmico 2017 Bolsa Fundo Nacional de Saúde- PPGASFAR-UFSC

ANEXO 5 – Declaração de concessão de bolsa de estudos

TERMO DE COMPROMISSO

Eu, __________________________________________, CPF: __________________, comprometo-me a:

1. dedicar-me integralmente ao curso;

2. cumprir o especificado no Regulamento do PPGASFAR e no Regimento do PPGASFAR-UFSC.

3. não estar aposentado;

4. carecer, quando da concessão da bolsa, de exercício laboral por tempo não inferior a 10 (dez) anos para obter aposentadoria compulsória;

5. não acumular bolsa deste Programa com bolsa/auxílio de outro programa CAPES, ou de outra Agência de Fomento, de organismo nacional ou internacional;

6. apresentar à Comissão de Bolsas relatórios com periodicidade anual, no mínimo, sobre o andamento do meu trabalho;

7. realizar o estágio de docência segundo legislação vigente;

8. comunicar, imediatamente, à Coordenação do Programa qualquer alteração de natureza incompatível com as normas de concessão de bolsa;

9. não interromper ou abandonar o Curso, antes de apresentar a justificativa e obter, por escrito, autorização prévia da Coordenação do Programa de Pós-Graduação, sob pena de devolução de todas as parcelas recebidas, em valores atualizados.

Declaro estar ciente de que a bolsa poderá sofrer suspensão ou cancelamento definitivo, caso o meu desempenho não seja considerado satisfatório.

A infração a qualquer dos itens desse compromisso implica em suspensão dos benefícios, acarretando ao bolsista a obrigação de restituir à Instituição toda importância recebida indevidamente em valores reajustados, conforme legislação vigente.

Local e data: ___________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste artigo é debater a função estrutural das imagens de crenças tradicionais angolanas       em dois romances de Boaventura Cardoso: ​Maio, Mês de Maria (1997)

Adotando-se um modelo para o cálculo do Montante de uma Renda, sob o regime de capitalização composta, será necessário encontrar o valor futuro de uma série de pagamentos

O CONTRATANTE/Hóspedes se comprometem a não embarcar com ou carregar em suas bagagens, bebidas alcoólicas, substâncias entorpecentes ilícitas, armas de qualquer natureza (mesmo que

O resultado das acções de demonstração já realizadas permite verificar que uma estratégia planificada por objectivos parcelares; com uma forte componente de demonstração

Sua Escola agora, ao adquirir o PUZZLE ONLINE, pode oferecer esta ferramenta lúdica para todos os seus alunos, incrementando o processo de alfabetização matemática, com a

Para isso, é importante não deixar para juntar os comprovantes na última hora, já que, a quantidade de documentos que precisam ser reunidos para o preenchimento do formulário

RS comandado por pulso de clock utilizando portas NOR. Desenhe o circuito do Flip-Flop JK, forneça sua tabela verdade e explique que problema apresentado pelo

De Bruin & Schmidt (2010) mostraram que mesmo em idosos saudáveis, a atenção dividida é especialmente necessária para a marcha, e isso sugere que mudanças