• Nenhum resultado encontrado

Direito Previdenciário Questões Prof. Mércia Barboza

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Direito Previdenciário Questões Prof. Mércia Barboza"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

1. SEGURIDADE SOCIAL.

1.1. ORIGEM E EVOLUÇÃO LEGISLATIVA NO BRASIL.

1.2. CONCEITUAÇÃO. 1.3. ORGANIZAÇÃO E PRINCÍPIOS

CONSTITUCIONAIS.

01. (Defensor Público – DPGE/CE – 2008 –

CESPE) Julgue os itens a seguir, relacionados à seguridade social.

184. No ordenamento jurídico brasileiro, a primeira referência a instituições que promovessem ações relacionadas ao que hoje se denomina seguridade social foi feita pela Constituição de 1824, que criou as casas de socorros, consideradas embriões das santas casas de misericórdia.

185. Embora não conste expressamente no título que trata da ordem social na Constituição Federal,

o princípio da solidariedade é postulado

fundamental para a compreensão do regime

financeiro da previdência social brasileira,

representado de maneira evidente pelo pacto das gerações, característica dos sistemas de repartição. 186. No ordenamento jurídico brasileiro, a seguridade social, assim como sua abrangência, foi positivada pela Constituição Federal de 1988, que contém todas as ações de Estado a serem realizadas nas áreas sociais, especificamente: assistência e previdência social, saúde, combate à fome e educação fundamental.

GABARITO

184.C 185.C 186.E

02. (Médico do Trabalho – FUB – 2011 – CESPE)

Com relação à legislação da previdência social, julgue os itens subsequentes.

99 A seguridade social, destinada a assegurar o direito relativo à saúde e à assistência social, compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa exclusiva dos poderes públicos.

100 A previdência social tem por fim assegurar aos

seus beneficiários meios indispensáveis de

manutenção, por motivo de incapacidade, idade

avançada, tempo de serviço, desemprego

involuntário, encargos de família e reclusão, ou

morte daqueles de quem dependiam

economicamente.

GABARITO

99.E 100.C

03. (Defensor Público Federal – DPU – 2010 –

CESPE) Em relação aos institutos de direito previdenciário, julgue o item que se segue.

122 A Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo n.º 4.682/1923), considerada o marco da Previdência Social no Brasil, criou as caixas de aposentadoria e pensões das empresas de estradas de ferro, sendo esse sistema mantido e administrado pelo Estado.

GABARITO

122.E

04. (Consultor Legislativo/Área XXI – Câmara

dos Deputados – 2014 – CESPE) Com relação à

evolução histórica e à organização institucional da previdência social, julgue os itens a seguir.

115 A Constituição Federal de 1934 inovou a ordem constitucional brasileira no que se refere à fonte do custeio previdenciário, que passou a ser tríplice, provinda de contribuições do Estado, do trabalhador e do empregador.

117 Embora a Lei Eloy Chaves, de 1923, seja considerada, na doutrina majoritária, o marco da previdência social no Brasil, apenas em 1960, com a aprovação da Lei Orgânica da Previdência Social,

houve a uniformização do regramento de

concessão dos benefícios pelos diversos institutos de aposentadoria e pensão então existentes.

GABARITO

115.C 117.C

05. (Analista Arquivologia – TC/DF – 2014 –

CESPE) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos princípios constitucionais e à organização da seguridade social no Brasil, julgue os próximos itens.

81 A seguridade social é organizada sob a forma de regime geral único, gerido pelo INSS, de caráter contributivo, observados os critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.

82 A seguridade social rege-se pelo princípio constitucional da solidariedade, segundo o qual nenhum benefício poderá ser criado sem a correspondente fonte de custeio total.

GABARITO

81.E 82.E

06. (Técnico Administrativo – TRT/21ª – 2010 –

CESPE) Julgue os itens seguintes, que versam sobre a seguridade social e o regime geral da previdência social (RGPS).

80 A previdência social, por seu caráter

necessariamente contributivo, não está inserida no sistema constitucional da seguridade social.

81 A despeito do princípio constitucional da universalidade da cobertura e do atendimento, os menores de dezesseis anos não podem ser segurados do RGPS.

82 A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municípios e de contribuições sociais.

GABARITO

(2)

07. (Auditor Fiscal do Trabalho – MTE – 2013 – CESPE) Julgue os próximos itens, acerca da conceituação, da organização e dos princípios constitucionais da seguridade social.

171 A assistência social, como uma das ações integrantes da seguridade social, deve prover os mínimos sociais, por meio de iniciativas do poder público e da sociedade com o propósito de garantir o atendimento às necessidades básicas, vedado o pagamento de qualquer benefício pecuniário. 172 A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

173 A meta da universalidade da cobertura e do atendimento a que se refere a CF é a de que as ações destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social alcancem todas as pessoas residentes no país, sem nenhuma distinção.

GABARITO

171.E 172.C 173.C

08. (Auditor Fiscal do Trabalho – MTE – 2013 –

CESPE) Em relação aos princípios e diretrizes da previdência social no Brasil, julgue o seguinte item.

175 A previdência social brasileira, além dos regimes geral e próprios, é formada pelo regime de previdência complementar, de caráter facultativo, organizado de forma autônoma e baseado na

constituição de reservas que garantam o

pagamento dos benefícios contratados.

GABARITO

175.C

09. (Analista Judiciário – TRT/21ª – 2010 –

CESPE) Em relação à história da previdência no Brasil, julgue os itens que se seguem.

101 As atuais regras constitucionais impedem que os municípios tenham seus próprios institutos de previdência.

102 Até a década de 50 do século XX, a previdência social brasileira caracterizava-se pela existência de institutos previdenciários distintos que atendiam a diferentes setores da economia.

103 Com a criação do Instituto Nacional do Seguro Social, foram unificados, nesse instituto, todos os órgãos estaduais de previdência social.

GABARITO

101.E 102.C 103.E

10. (Analista do Seguro Social – INSS – 2008 –

CESPE) Em relação à seguridade social brasileira, sua organização e seus princípios, julgue os seguintes itens.

36 A importância da proteção social justifica a ampla diversidade da base de financiamento da seguridade social. Com o objetivo de expandir ou de garantir a seguridade social, a lei poderá instituir outras fontes de financiamento, de acordo com o texto constitucional.

37 O princípio da distributividade na prestação de benefícios e serviços tem sua expressão maior na área de saúde, dado o amplo alcance conferido pela intensa utilização do Sistema Único de Saúde. 38 As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada, que constitui um sistema único, organizado de acordo com as diretrizes de descentralização, atendimento integral e participação da comunidade.

39 De acordo com o princípio da uniformidade e

equivalência dos benefícios e serviços às

populações urbanas e rurais, uma das condições para a aposentadoria por idade do trabalhador rural é a exigência de que atinja 65 anos de idade, se homem, ou 60 anos de idade, se mulher

GABARITO

36.C 37.E 38.C 39.E

11. (Consultor Legislativo/Área XXI – Câmara

dos Deputados – 2014 – CESPE) Acerca da

seguridade social, julgue os itens que se seguem.

112 A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social, tendo entre seus objetivos a universalidade da cobertura e do atendimento bem como a uniformidade e a equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais. 113 Embora a Constituição Federal de 1988 (CF) arrole entre os objetivos da organização da seguridade social o caráter democrático da

administração, sua gestão está a cargo

exclusivamente do governo federal.

114 A previdência e a assistência social organizam-se com baorganizam-se em regime de caráter contributivo, razão pela qual somente serão prestadas aos segurados adimplentes com suas obrigações, diferentemente do direito à saúde, cujo atendimento independe de prévia contribuição por parte do beneficiário.

GABARITO

(3)

12. (Técnico do Seguro Social – INSS – 2008 – CESPE) Em relação ao Instituto Nacional do Seguro Social, a seu histórico e estrutura, julgue os itens a seguir.

45 A fusão da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciária centralizou em apenas um órgão a arrecadação da maioria dos tributos federais. Contudo, a fiscalização e a arrecadação das contribuições sociais destinadas

aos chamados terceiros — SESC, SENAC, SESI,

SENAI e outros — permanecem a cargo do INSS. 46 O Instituto Nacional do Seguro Social, autarquia federal atualmente vinculada ao Ministério da Previdência Social, surgiu, em 1990, como resultado da fusão do Instituto Nacional de

Assistência Médica da Previdência Social

(INAMPS) e o Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS).

47 As gerências executivas são órgãos

descentralizados da estrutura administrativa do INSS; entretanto a escolha e a nomeação dos gerentes executivos são feitas diretamente pelo ministro da Previdência Social sem necessidade de observação a critérios especiais de seleção.

GABARITO

45.E 46.E 47.E

13. (Técnico do Seguro Social – INSS – 2008 –

CESPE) Acerca de princípios da seguridade social, julgue os itens a seguir.

91 Pelo fato de serem concedidos

independentemente de contribuição, os benefícios e serviços prestados na área de assistência social prescindem da respectiva fonte de custeio prévio.

92 De acordo com recentes alterações

constitucionais, as contribuições sociais que financiam a seguridade social somente poderão ser exigidas depois de decorridos noventa dias da publicação da lei que as houver instituído ou

modificado. Essas alterações também

acrescentaram, no que concerne a esse assunto, a exigência da anterioridade do exercício financeiro.

GABARITO

91.E 92.E

14. (Serviço Social – DEPEN – 2013 – CESPE)

Com relação à legislação social e às leis da seguridade social, julgue o item a seguir.

115 São princípios comuns a todas as políticas que compõem a seguridade social no Brasil a universalidade e a dimensão contributiva.

GABARITO

115.E

15. (Advogado da União – AGU – 2012 – CESPE) Com base na jurisprudência do STF, julgue os itens a seguir, acerca da seguridade social.

192 Em face do princípio constitucional da

irredutibilidade do valor dos benefícios

previdenciários, a aplicação de novos critérios de cálculo mais benéficos estabelecidos em lei deve ser automaticamente estendida a todos os benefícios cuja concessão tenha corrido sob regime legal anterior.

193 Como o direito à proteção da seguridade social, no Brasil, é garantido apenas aos segurados de um dos regimes previdenciários previstos em lei, o indivíduo que não contribui para nenhum desses regimes não faz jus à referida proteção.

GABARITO

192.E 193.E

2. LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA. 2.1. CONTEÚDO, FONTES, AUTONOMIA.

2.3. APLICAÇÃO DAS NORMAS PREVIDENCIÁRIAS. 2.3.1. VIGÊNCIA, HIERARQUIA, INTERPRETAÇÃO E INTEGRAÇÃO.

16. (Consultor Legislativo/Área XXI – Câmara

dos Deputados – 2014 – CESPE) Acerca da

legislação previdenciária, especialmente no que se refere às suas fontes, autonomia, vigência e interpretação, julgue os itens que se seguem.

120 Ao se utilizar do método de interpretação teleológico o intérprete busca compatibilizar o texto legal a ser interpretado com as demais normas que compõem o ordenamento jurídico, visualizando a lei objeto de interpretação como parte de um todo. 121 A vigência da lei de natureza previdenciária segue a regulamentação da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, de modo que, salvo disposição contrária, entra em vigor quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada.

122 As fontes formais do direito previdenciário incluem a CF e as Leis n.º 8.212/1991 e n.º 8.213/1991.

123 O direito previdenciário é classificado como ramo do direito privado, tendo reconhecida, pela doutrina majoritária, sua autonomia didática em relação a outros ramos do direito.

GABARITO

120.E 121.C 122.C 123.E

17. (Defensor Público – DPGE/CE – 2008 –

CESPE) Considerando a legislação

previdenciária e a orientação dos tribunais

superiores a ela relacionada, julgue os

seguintes itens.

187. No regime de distribuição de competências legislativas promovido pela Constituição Federal, a seguridade social e, especificamente, a previdência social incluem-se entre as competências privativas da União.

(4)

188. A legislação previdenciária, tanto em matéria de benefícios como de custeio, submete-se a uma das regras gerais presentes na Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro, passando a viger, portanto, 45 dias após a sua publicação, ressalvadas as estipulações em contrário.

GABARITO

187.E 188.E

3. EMPRESA E EMPREGADOR DOMÉSTICO: CONCEITO PREVIDENCIÁRIO.

18. (Contador – SEDUC/AM – 2011 – CESPE) A

respeito da legislação tributária aplicada à administração pública, em particular a IN SRP n.º 003/2005 e suas alterações, julgue os itens subsequentes.

118 São incluídos como contribuintes da

Previdência Social, na condição de empresa, os órgãos e as entidades da administração pública direta ou indireta de todas as esferas, incluindo-se as entidades com personalidade jurídica de direito privado sob o controle do poder público e as fundações por ele mantidas.

GABARITO

118.C

19. (Analista Judiciário – TRT/21ª – 2010 –

CESPE) Julgue os itens a seguir, no que se refere ao regime geral de previdência social (RGPS) e ao regime do servidor público.

105 Apesar de serem pessoas jurídicas de direito público, os estados que não tiverem regime próprio de previdência social devem contribuir para o RGPS.

GABARITO

105.C

20. (Defensor Público – DPGE/CE – 2008 –

CESPE) Julgue o item subsequente, relativo ao RGPS.

197. A criação e a utilização de cooperativas de trabalhadores são alternativas eficientes para diminuir a carga tributária tanto dos prestadores de serviços quanto das empresas que os contratam, já que as cooperativas não precisam arrecadar nem recolher qualquer contribuição previdenciária.

GABARITO

197.E

21. (Analista Gestão de Pessoas – SERPRO –

2013 – CESPE) Tendo em vista que a

previdência social brasileira é organizada sob a forma de regime geral de previdência social (RGPS), de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, conforme a Constituição Federal de 1988 (CF), julgue o

seguinte item, relativo às normas gerais de tributação da previdência social.

105 De acordo com a legislação previdenciária, os profissionais liberais que contratam empregados têm as mesmas obrigações das empresas, sendo responsáveis pelo desconto e recolhimento das

contribuições previdenciárias dos seus

empregados.

GABARITO

105.C

22. (Técnico Previdenciário – INSS – 2003 –

CESPE) A Associação para Ajuda Juvenil (AAJ) - sociedade civil que presta serviços a seus

sócios, sem finalidade lucrativa — remunera,

pelos serviços prestados como empregados, uma atendente, um digitador, um zelador e uma cozinheira e, eventualmente, utiliza-se dos serviços de uma faxineira.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens de 62 a 65, relativos à AAJ do ponto de vista da previdência social.

62 Não é empresa, pois não possui fins lucrativos. 63 Deverá descontar contribuições da remuneração da atendente e do digitador como segurados empregados.

64 Está obrigada a calcular e recolher as contribuições do zelador e da cozinheira na categoria de empregados domésticos, em razão da ausência da finalidade lucrativa.

65 Não possui obrigações previdenciárias em relação à faxineira, pois não está configurada a existência, entre esta e a AAJ, de vínculo empregatício.

GABARITO

62.E 63.C 64.E 65.E

4. FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL. 4.1. RECEITAS DA UNIÃO.

4.2. RECEITAS DAS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS: DOS SEGURADOS, DAS EMPRESAS, DO EMPREGADOR DOMÉSTICO, DO PRODUTOR

RURAL, DO CLUBE DE FUTEBOL PROFISSIONAL, SOBRE A RECEITA DE CONCURSOS DE PROGNÓSTICOS, RECEITAS

DE OUTRAS FONTES. 4.3. SALÁRIO-DE-CONTRIBUIÇÃO.

4.3.1. CONCEITO.

4.3.2. PARCELAS INTEGRANTES E PARCELAS NÃO-INTEGRANTES.

4.3.3. LIMITES MÍNIMO E MÁXIMO. 4.3.4. PROPORCIONALIDADE.

4.3.5. REAJUSTAMENTO.

4.4. ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS À SEGURIDADE

SOCIAL.

4.4.1. COMPETÊNCIA DO INSS E DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO

(5)

4.4.2. OBRIGAÇÕES DA EMPRESA E DEMAIS CONTRIBUINTES.

4.4.3. PRAZO DE RECOLHIMENTO. 4.4.4. RECOLHIMENTO FORA DO PRAZO: JUROS, MULTA E ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA.

23. (Defensor Público – DPE/MA – 2013 –

CESPE) Relativamente às fontes de custeio da seguridade social, julgue o item abaixo.

26 A seguridade social tem como únicas fontes de

custeio, além dos recursos advindos dos

orçamentos da União, dos estados, do DF e dos municípios, as contribuições do empregador e do trabalhador

GABARITO

26.E

24. (Defensor Público – DPE/PE – 2015 – CESPE) Rita foi contratada para trabalhar na residência de Zuleica, em atividade sem fins lucrativos, mediante o recebimento de um salário mínimo

por mês. Nessa situação hipotética, a

contribuição destinada à seguridade social a cargo de

126 Rita será de 8% sobre o valor de um salário mínimo.

127 Zuleica será de 20% sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas, a qualquer título, no decorrer do mês, à segurada.

GABARITO

126.C 127.E

25. (Consultor Legislativo/Área XXI – Câmara

dos Deputados – 2014 – CESPE) Julgue os

próximos itens, referentes ao custeio da seguridade social.

127 Produtor rural que exerça sua atividade em regime de economia familiar, sem empregados permanentes, será isento de contribuição para a seguridade social.

128 A contribuição destinada ao financiamento da seguridade social não incide sobre a aposentadoria concedida pelo RGPS. Todavia, o aposentado pelo RGPS que voltar a exercer atividade abrangida por esse regime será segurado obrigatório em relação a essa atividade, ficando sujeito a contribuições para fins de custeio da seguridade social.

129 Todas as entidades beneficentes ou

filantrópicas são constitucionalmente isentas do pagamento de contribuição para a seguridade social.

130 A contribuição social destinada ao

financiamento da seguridade social a cargo do empregador incide sobre a folha de salários e sobre os demais rendimentos do trabalho pagos à pessoa física que lhe preste serviço, ainda que sem vínculo empregatício.

131 A contribuição social destinada ao

financiamento da seguridade social a cargo da

empresa poderá ter alíquota diferenciada

unicamente em razão do porte da empresa e da atividade econômica por ela exercida.

GABARITO

127.E 128.C 129.E 130.C 131.E

26. (Auditor de Controle Externo – TC/DF – 2014

– CESPE) No que se refere ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), julgue os itens seguintes.

57 Para o empregado doméstico, considera-se salário de contribuição a remuneração registrada na Carteira de Trabalho e Previdência Social, observadas as disposições normativas pertinentes. 58 Não é considerado salário de contribuição o salário-maternidade.

GABARITO

57.C 58.E

27. (Analista Gestão de Pessoas – SERPRO –

2013 – CESPE) Tendo em vista que a

previdência social brasileira é organizada sob a forma de regime geral de previdência social (RGPS), de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, conforme a Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os seguintes itens, relativos às normas gerais de tributação da previdência social.

101 Os trabalhadores sob o RGPS devem,

obrigatoriamente, recolher a contribuição

previdenciária que incide sobre sua remuneração

mensal. Essa obrigação é extensível aos

aposentados e pensionistas desse regime.

102 A legislação de regência do RGPS confere ao empregador doméstico a obrigação de arrecadar e recolher a contribuição previdenciária do segurado empregado doméstico que lhe presta serviços, juntamente com a parcela a seu cargo.

103 O segurado especial, além da obrigação de contribuir com a alíquota de 2,1% sobre a receita bruta da comercialização da produção rural, deve contribuir, obrigatoriamente, na forma de segurado contribuinte individual.

104 As empresas devem recolher contribuição

adicional destinada ao financiamento da

aposentadoria especial e dos benefícios concedidos em razão do grau de incidência de incapacidade laborativa decorrente de riscos ambientais do

trabalho. Para esse caso, aplicam-se os

percentuais de 1%, 2% ou 3% - de acordo com a classificação do risco de acidente do trabalho em leve, médio ou grave -, que incidem sobre o total da remuneração paga, devida ou creditada a qualquer título, no decorrer do mês, ao segurado empregado e ao trabalhador avulso. Essas alíquotas poderão ser reduzidas em até 50% ou aumentadas em até 100%, em razão do desempenho da empresa em relação à sua respectiva atividade, aferido pelo fator acidentário de prevenção.

(6)

GABARITO

101.E 102.C 103.E 104.C

28. (Auditor de Controle Externo – Direito –

TCE/RO – 2013 – CESPE) Acerca do

financiamento dos RPPSs, julgue os próximos itens.

107 Os aposentados e pensionistas do RGPS deverão contribuir para o financiamento desse mesmo regime com proventos de seus respectivos benefícios, com a incidência da mesma alíquota aplicada aos segurados em atividade, desde que o valor de seus proventos supere o limite máximo estabelecido para o referido regime.

108 De acordo com a legislação previdenciária que rege o RGPS, haverá incidência de contribuição previdenciária sobre a indenização compensatória de quarenta por cento do montante depositado no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço devida a empregado demitido sem justa.

GABARITO

107.E 108.E

29. (Delegado Federal – MJ/DPF – 2013 –

CESPE) De acordo com as normas

constitucionais e legais acerca do

financiamento da seguridade social, julgue os itens seguintes.

101 Integram o salário de contribuição que equivale à remuneração auferida pelo empregado, as parcelas referentes ao salário e às férias, ainda que indenizadas.

GABARITO

101.E

30. (Técnico do Seguro Social – INSS – 2008 –

CESPE) Em cada um dos itens seguintes, apresenta-se uma situação hipotética referente

à aplicação do conceito de

salário-de-contribuição, seguida de uma assertiva a ser julgada.

98 Maria, segurada empregada da previdência social, encontra-se afastada de suas atividades profissionais devido ao nascimento de seu filho, mas recebe salário-maternidade. Nessa situação, apesar de ser um benefício previdenciário, o

salário-maternidade que Maria recebe é

considerado salário-de-contribuição para efeito de incidência.

99 Mateus trabalha em uma empresa de informática e recebe o vale-transporte junto às demais rubricas

que compõem sua remuneração, que é

devidamente depositada em sua conta bancária. Nessa situação, incide contribuição previdenciária sobre os valores recebidos por Mateus a título de vale-transporte.

100 Luís é vendedor em uma grande empresa que comercializa eletrodomésticos. A título de incentivo, essa empresa oferece aos empregados do setor de vendas um plano de previdência privada. Nessa

situação, incide contribuição previdenciária sobre os valores pagos, pela empresa, a título de contribuição para a previdência privada, a Luís. 101 Tendo sido demitido sem justa causa da empresa em que trabalhava, Vagner recebeu o aviso prévio indenizado, entre outras rubricas.

Nessa situação, não incide contribuição

previdenciária sobre o valor da indenização paga, pela empresa, a Vagner.

102 Claudionor recebe da empresa onde trabalha alguns valores a título de décimo-terceiro salário.

Nessa situação, os valores recebidos por

Claudionor não são considerados para efeito do cálculo do salário-benefício, integrando-se apenas o cálculo do salário-de-contribuição.

103 A empresa em que Maurício trabalha paga a ele, a cada mês, um valor referente à participação nos lucros, que é apurado mensalmente. Nessa situação, incide contribuição previdenciária sobre o valor recebido mensalmente por Maurício a título de participação nos lucros.

104 Rodrigo trabalha na gerência comercial de uma

grande rede de supermercados e visita

regularmente cada uma das lojas da rede. Para atendimento a necessidades do trabalho que faz durante as viagens, Rodrigo recebe diárias que

excedem, todos os meses, 50% de sua

remuneração normal. Nessa situação, não incide contribuição previdenciária sobre os valores recebidos por Rodrigo a título dessas diárias.

GABARITO

98.C 99.E 100.C 101.C 102.C 103.C 104.E

31. (Técnico Previdenciário – INSS – 2003 –

CESPE) Cláudio, contador de uma empresa atacadista, está elaborando um manual de orientação para as pessoas que o ajudam a confeccionar a folha de pagamento da empresa. A respeito dessa situação hipotética, julgue os

itens de 56 a 61, correspondentes às

orientações que Cláudio está redigindo para incluir no manual.

56 Sobre despesas com alimentação, habitação e transporte fornecidos pela empresa ao empregado contratado para trabalhar em localidade distante da sua residência, em canteiro de obras ou local que, por força da atividade, exija deslocamento e estada, observadas as normas de proteção estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, não incide contribuição previdenciária.

57 Sobre o abono de férias - valor correspondente à conversão em dinheiro de um terço das férias -, incide contribuição previdenciária.

58 Sobre o aviso prévio trabalhado incide contribuição previdenciária.

59 Incide contribuição previdenciária sobre os

valores correspondentes a adicionais de

insalubridade, de periculosidade, por trabalho noturno, por tempo de serviço, por transferência de

local de trabalho ou função.

(7)

contrato de trabalho, excetuado o terço constitucional, incide contribuição previdenciária. 61 Incide contribuição previdenciária sobre o saldo de salário recebido na rescisão de contrato de trabalho. A As

GABARITO

56.C 57.E 58.C 59.E 60.E 61.C

32. (Técnico Previdenciário – INSS – 2003 –

CESPE) Quanto ao financiamento da seguridade social, julgue os itens de 75 a 83.

75 As contribuições previdenciárias das empresas incidem sobre a remuneração paga, devida ou creditada aos segurados e demais pessoas físicas a seu serviço, com ou sem vínculo empregatício. 76 As contribuições a cargo da empresa, provenientes do faturamento e do lucro, destinadas

à seguridade social, são arrecadadas,

normatizadas, fiscalizadas e cobradas pelo INSS. 77 As contribuições sociais e outras importâncias arrecadadas pelo INSS e pagas com atraso ficam sujeitas a atualização monetária, juros de mora e multa.

78 É de 2% o limite máximo que o INSS pode cobrar a título de multa sobre contribuições previdenciárias em atraso.

79 No caso de empregado doméstico, a contribuição previdenciária do empregador é de 20% sobre a remuneração paga ao empregado, da mesma forma que ocorre com as empresas em geral.

80 A falta de recolhimento das contribuições urbanas e rurais devidas ao INSS acarreta multa variável, que será relevada caso o pagamento seja feito no mês de vencimento.

81 Se uma mulher encontra-se em gozo de salário-maternidade, então o valor do benefício que ela recebe não integra a base de cálculo das

contribuições previdenciárias que o seu

empregador terá de recolher ao INSS.

82 Um contribuinte individual da previdência social, sócio-gerente de uma sociedade limitada, poderá, na competência em que não auferir remuneração, contribuir como facultativo.

83 Com exceção da opção pelo recolhimento trimestral de contribuições, o segurado facultativo não pode retroagir sua filiação, estando vedado pagamento de contribuição relativa a competências anteriores à data de sua inscrição e do seu primeiro recolhimento.

GABARITO

75.C 76.E 77.E 78.E 79.E 80.E 81.E 82.C 83.C

5. REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL. 5.1. BENEFICIÁRIOS.

5.2. SEGURADOS OBRIGATÓRIOS. CONCEITO, CARACTERÍSTICAS E ABRANGÊNCIA: EMPREGADO, EMPREGADO DOMÉSTICO, CONTRIBUINTE INDIVIDUAL, TRABALHADOR

AVULSO E SEGURADO ESPECIAL.

5.3. TRABALHADORES EXCLUÍDOS DO REGIME GERAL.

5.4. SEGURADO FACULTATIVO: CONCEITO, CARACTERÍSTICAS, FILIAÇÃO E INSCRIÇÃO.

5.5. MANUTENÇÃO, PERDA E RESTABELECIMENTO DA QUALIDADE DE

SEGURADO.

5.6. FILIAÇÃO E INSCRIÇÃO.

33. (Técnico Previdenciário – INSS – 2003 –

CESPE) Acerca dos segurados e dos benefícios da previdência social, julgue os itens.

123 São beneficiários do RGPS, na condição de

dependentes do segurado, o cônjuge, a

companheira, o companheiro e o filho não-emancipado de qualquer condição, menor de 21 anos de idade ou inválido.

124 Equiparam-se aos filhos, mediante declaração escrita do segurado, comprovada a dependência econômica na forma estabelecida pela legislação, o enteado e o menor sob guarda, desde que não possuam bens suficientes para seu sustento e educação.

125 O filho e o irmão perdem a qualidade de dependentes ao completarem 21 anos de idade,

exceto se forem inválidos, ou ao serem

emancipados, ainda que sejam inválidos.

GABARITO

123.E 124.E 125.E

34. (Analista Judiciário – STJ – 2012 – CESPE)

Julgue os itens que se seguem à luz das normas aplicáveis à seguridade social.

97 Será segurado obrigatório da previdência social o indivíduo que, na condição de diretor, prestar serviços a uma fábrica de tecidos, em caráter não

eventual, sob subordinação e mediante

remuneração.

98 O cancelamento da inscrição do cônjuge como beneficiário do regime geral de previdência social, na condição de dependente do segurado, pode ocorrer nos casos de divórcio - se esse cônjuge tiver sido beneficiado com direito a alimentos - e de anulação de casamento comprovada por certidão.

GABARITO

97.C 98.E

35. (Defensor Público – DPE/MA – 2013 –

CESPE) Acerca do RGPS, julgue os itens a seguir.

184 De acordo com o disposto na Lei n.º 8.213/1991, filho maior de vinte e um anos de idade não portador de invalidez ou qualquer deficiência mantém a condição de dependente do segurado do RGPS até completar vinte e quatro anos, desde que seja estudante universitário.

185 É presumida a dependência econômica do filho com mais de dezoito anos e menos de vinte e um anos de idade em relação ao segurado da previdência social, não sendo necessária a

(8)

comprovação dessa dependência para que ele se torne beneficiário do RGPS na condição de dependente do segurado.

186 É segurado obrigatório da previdência social o estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em sucursal de empresa nacional no exterior.

187 Aquele que exerça, concomitantemente, duas atividades remuneradas sujeitas ao RGPS é obrigatoriamente filiado ao referido regime em relação a cada uma delas.

GABARITO

184.E 185.C 186.C 187.C

36. (Auditor Fiscal do Trabalho – MTE – 2013 –

CESPE) No que se refere às normas que regulamentam a condição de dependente no RGPS, julgue os itens subsequentes.

180 Apesar de integrarem a segunda classe de dependentes, os pais poderão fazer jus ao recebimento de pensão por morte, desde que comprovem a dependência econômica do segurado a eles, ainda que existam dependentes que integrem a primeira classe.

181 O companheiro e a companheira, desde que comprovem a existência de união estável, integram o rol de dependentes da primeira classe, o que lhes permite receber pensão por morte ou auxílio-reclusão, conforme o caso.

GABARITO

180.E 181.C

37. (Analista Gestão de Pessoas – SERPRO –

2013 – CESPE) Tendo em vista que são

considerados segurados obrigatórios do RGPS os trabalhadores que exercem atividades laborais remuneradas, e considerando, ainda, que as especificidades legais atinentes a segurado empregado, contribuinte individual e segurado facultativo, julgue os itens que se seguem.

114 Considere a seguinte situação hipotética. Lúcio, que tem cinquenta e três anos de idade, é

domiciliado no município de Juazeiro –BA, onde

exerce a atividade artesão por conta própria e responsabiliza-se também pela venda de suas peças no centro de artesanato local. Nessa situação hipotética, Lúcio exerce atividade de filiação obrigatória ao RGPS sendo considerado, portanto, segurado especial.

115 Servidor público ocupante de cargo efetivo filiado a regime próprio de previdência social não pode se filiar ao RGPS, na qualidade de segurado facultativo, exceto no caso de afastamento sem vencimentos e desde que não seja permitida, nessa condição, a contribuição ao respectivo regime próprio.

116 Se um cidadão brasileiro domiciliado em Belo Horizonte for contratado para trabalhar como empregado em sucursal de empresa na França,

com sede em São Paulo e constituída de acordo com as leis brasileiras, ele será considerado segurado contribuinte individual do RGPS.

GABARITO

114.E 115.C 116.E

38. (Técnico do Seguro Social – INSS – 2008 –

CESPE) Em cada um dos itens subsequentes, é apresentada uma situação hipotética acerca da identificação dos segurados da previdência social, seguida de uma assertiva a ser julgada.

81 Miguel, civil, brasileiro nato que mora há muito tempo na Suíça, foi contratado em Genebra para trabalhar na Organização Mundial de Saúde. Seu objetivo é trabalhar nessa entidade por alguns anos e retornar ao Brasil, razão pela qual optou por não se filiar ao regime próprio daquela organização. Nessa situação, Miguel é segurado obrigatório da previdência social brasileira na qualidade de contribuinte individual.

82 Claudionor tem uma pequena lavoura de feijão em seu sítio e exerce sua atividade rural apenas com o auxílio da família. Dos seus filhos, somente Aparecida trabalha fora do sítio. Embora ajude

diariamente na manutenção da plantação,

Aparecida também exerce atividade remunerada no grupo escolar próximo à propriedade da família. Nessa situação, Claudionor e toda a sua família são segurados especiais da previdência social.

83 Nelson ocupa cargo em comissão, de livre nomeação e exoneração, na Secretaria de Saúde de uma prefeitura que instituiu regime próprio de previdência social. Nessa condição, apesar de trabalhar em município com regime próprio de previdência, Nelson é segurado empregado do regime geral.

84 Beatriz trabalha, em Brasília, na sucursal da Organização das Nações Unidas e não tem vinculação com regime de previdência estrangeiro. Nessa situação, Beatriz é segurada da previdência social brasileira na condição de contribuinte individual.

85 Otávio, contador, é aposentado por regime próprio de previdência social e começou a prestar serviços de contabilidade em sua residência. Dada a qualidade de seus serviços, logo foi contratado para dar expediente em uma grande empresa da cidade. Nessa situação, Otávio não é segurado do regime geral, tanto por ter pertencido a um regime próprio, quanto por ser aposentado.

GABARITO

81.C 82.E 83.C (ANULADA) 84.E 85.E

39. (Técnico do Seguro Social – INSS – 2008 –

CESPE) Ainda em relação à identificação dos segurados da previdência social, julgue os itens a seguir.

86 Um síndico de condomínio que resida no condomínio que administra e receba remuneração

(9)

por essa atividade é segurado da previdência social na qualidade de empregado.

87 Um cidadão belga que seja domiciliado e contratado no Brasil por empresa nacional para trabalhar como engenheiro na construção de uma rodovia em Moçambique é segurado da previdência social brasileira na qualidade de empregado. 88 Um adolescente de 14 anos de idade, menor aprendiz, contratado de acordo com a Lei nº 10.097/2000, apesar de ter menos de 16 anos de idade, que é o piso para inscrição na previdência social, é segurado empregado do regime geral. 89 Um tabelião que seja titular do cartório de registro de imóveis em determinado município é vinculado ao respectivo regime de previdência estadual, pois a atividade que exerce é controlada pelo Poder Judiciário.

90 Para a previdência social, uma pessoa que administra a construção de uma casa, contratando pedreiros e auxiliares para edificação da obra, é considerada contribuinte individual.

GABARITO

86.E 87.C 88.C 89.E 90.C

40. (Técnico do Seguro Social – INSS – 2008 –

CESPE) Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

93 Célia, professora de uma universidade, eventualmente, presta serviços de consultoria na área de educação. Por isso, Célia é segurada

empregada pela atividade de docência e

contribuinte individual quando presta consultoria. Nessa situação, Célia tem uma filiação para cada atividade.

94 Fernanda foi casada com Lucas, ambos segurados da previdência social. Há muito tempo separados, resolveram formalizar o divórcio e, pelo fato de ambos trabalharem, não foi necessária a prestação de alimentos entre eles. Nessa situação, Fernanda e Lucas, após o divórcio, deixarão de ser dependentes um do outro junto à previdência social.

GABARITO

93.C 94.C

41. (Técnico do Seguro Social – INSS – 2008 –

CESPE) É apresentada, em cada um dos itens que se seguem, uma situação hipotética relacionada a dependentes, seguida de uma assertiva a ser julgada.

108 Célio, segurado empregado da previdência social, tem um filho, com 28 anos de idade, que

sofre de doença degenerativa em estágio

avançado, sendo, portanto, inválido. Nessa

condição, o filho de Célio é considerado seu dependente, mesmo tendo idade superior a dezoito anos.

109 Paulo é, de forma comprovada, dependente economicamente de seu filho, Juliano, que, em viagem a trabalho, sofreu um acidente e veio a

falecer. Juliano à época do acidente era casado com Raquel. Nessa situação, Paulo e Raquel poderão requerer o benefício de pensão por morte, que deverá ser rateado entre ambos.

110 César, segurado da previdência social, vive com seus pais e com seu irmão, Getúlio, de 15 anos idade. Nessa situação, o falecimento de César somente determina o pagamento de benefícios previdenciários a seus pais e a seu irmão se estes comprovarem dependência econômica com relação a César.

111 Edson é menor de idade sob guarda de Coutinho, segurado da previdência social. Nessa situação, Coutinho não pode requerer o pagamento do salário-família em relação a Edson, já que este não é seu dependente.

112 Gilmar, inválido, e Solange são

comprovadamente dependentes econômicos do filho Gilberto, segurado da previdência social, que, por sua vez, tem um filho. Nessa situação, Gilmar e Solange concorrem em igualdade de condições com o filho de Gilberto para efeito de recebimento eventual de benefícios.

GABARITO

108.C 109.E 110.E 111.C 112.E

42. (Técnico Previdenciário – INSS – 2003 –

CESPE) A respeito do regime geral de previdência social (RGPS), julgue os itens de 51 a 55.

51 A inscrição é o ato pelo qual o segurado é cadastrado no RGPS, por meio de comprovação de dados pessoais e outros elementos.

52 Trabalhador avulso é aquele que presta serviços sem vínculo empregatício, de natureza urbana ou rural, a diversas empresas, com ou sem a intermediação de sindicato ou órgão gestor de mão-de-obra.

53 Um trabalhador que tenha sido contratado como escrevente por titular de serviços notariais em 2/1/1995 é segurado obrigatório da previdência social como empregado.

54 Se um ex-dirigente sindical, aposentado pelo

RGPS, for nomeado magistrado classista

temporário da justiça do trabalho, ele será segurado desse regime como empregado.

55 O proprietário de terreno urbano que realize obra de construção civil com finalidade de residência própria é equiparado a empresa para fins previdenciários.

GABARITO

51.C 52.E 53.C 54.E 55.E

43. (Defensor Público Federal – DPU – 2015 –

CESPE) Em relação aos segurados do RGPS e

seus dependentes, julgue os itens

subsecutivos.

126 Aquele que, como contrapartida pelo

desempenho das atividades de síndico do condomínio edilício onde resida, seja dispensado

(10)

do pagamento da taxa condominial, sem receber qualquer outro tipo de remuneração, enquadra-se como segurado facultativo do RGPS.

127 A lei de benefícios previdenciários prevê expressamente que o menor sob guarda do segurado filiado ao RGPS é seu dependente, havendo discussão jurisprudencial a respeito do tema, dada a existência de normas contrárias no ordenamento jurídico nacional.

128 O fato de um dos integrantes do seu núcleo familiar desempenhar atividade urbana não implica, por si só, a descaracterização do trabalhador rural como segurado especial, devendo-se proceder à análise do caso concreto.

129 O bolsista remunerado que se dedica em tempo integral à pesquisa e o segurado recolhido à prisão sob regime fechado - e que, nesta condição, exerça atividade artesanal por conta própria dentro da unidade prisional - são segurados obrigatórios do RGPS.

GABARITO

126.E 127.E 128.C 129.E

44. (Auditor Fiscal do Trabalho – MTE – 2013 –

CESPE) Julgue os itens a seguir, referentes aos segurados do RGPS.

177 O bolsista que se dedique, em tempo integral, a pesquisa, em curso de especialização, pós-graduação, mestrado ou doutorado, no Brasil ou no exterior, desde que não esteja vinculado a qualquer regime de previdência social, será considerado segurado obrigatório do RGPS.

178 Dona de casa inscrita como segurada facultativa do RGPS poderá recolher contribuições em atraso, desde que a primeira contribuição tenha sido recolhida sem atraso e não seja ultrapassado o prazo de seis meses após a cessação das contribuições.

179 Indivíduo que exerce, de forma autônoma, atividade de contador devidamente reconhecida pelo órgão de classe é considerado, de acordo com a legislação previdenciária, segurado facultativo.

GABARITO

177.E 178.C 179.E

45. (Técnico do Seguro Social – INSS – 2008 –

CESPE) Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

95 Osvaldo cumpriu pena de reclusão devido à prática de crime de fraude contra a empresa em que trabalhava. No período em que esteve na empresa, Osvaldo era segurado da previdência social. Nessa situação, Osvaldo tem direito de continuar como segurado da previdência social por até dezoito meses após o seu livramento.

96 Alzira, estudante, filiou-se facultativamente ao regime geral de previdência social, passando a contribuir regularmente. Em razão de dificuldades

financeiras, Alzira deixou de efetuar esse

recolhimento por oito meses. Nessa situação, Alzira não deixou de ser segurada, uma vez que a condição de segurado permanece por até doze meses após a cessação das contribuições.

97 Ronaldo, afastado de suas atividades laborais, tem recebido auxílio doença. Nessa situação, a condição de segurado de Ronaldo será mantida sem limite de prazo, enquanto estiver no gozo do benefício, independentemente de contribuição para a previdência social.

GABARITO

93.C 94.C 95.E 96.E 97.C

46. (Técnico Previdenciário – INSS – 2003 –

CESPE) Acerca dos segurados e dos benefícios da previdência social, julgue os itens.

116 Após a filiação e o primeiro recolhimento, o segurado facultativo poderá recolher contribuições em atraso, desde que não tenham decorrido doze meses da cessação dos recolhimentos.

117 O ministro de confissão religiosa é segurado obrigatório da previdência social na qualidade de empregado.

122 O servidor, civil ou militar, amparado por

regime próprio, que venha a exercer,

concomitantemente, uma ou mais atividades abrangidas pelo RGPS não precisa contribuir em relação a essas atividades, pois elas já possuem cobertura previdenciária.

GABARITO

116.E 117.E 122.E

47. (Defensor Público – DPU – 2007 – CESPE)

Em relação ao direito previdenciário, julgue os itens que se seguem.

120. Considere a seguinte situação hipotética. Sérgio é estagiário em uma empresa de informática, recebendo remuneração superior a 2 salários mínimos. Seu vínculo com a empresa obedece ao que dispõe a Lei n.º 6.494/1977, que

disciplina os estágios de estudantes de

estabelecimento de ensino superior e

profissionalizante do ensino médio. Nessa situação, Sérgio, mesmo exercendo atividade remunerada, caso queira, poderá filiar-se ao RGPS na qualidade de segurado facultativo.

122. Considere que João e Fernanda sejam árbitros de futebol e atuem, de acordo com a Lei n.º 9.615/1998, sem vínculo empregatício com as entidades desportivas diretivas em que atuam. Nessa situação hipotética, João e Fernanda podem ser inscritos na previdência social na qualidade de segurados facultativos, tendo em vista inexistir qualquer disposição legal que os obrigue a serem filiados ao regime geral.

123. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, em cada município haverá um conselho tutelar, órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do

(11)

adolescente, composto de 5 membros escolhidos pela comunidade. O exercício dessa atividade pública vincula o conselheiro ao RGPS na qualidade de empregado, pois equivale ao exercício de cargo em comissão.

GABARITO

120.C 122.E 123.E

48. (Perito Médico Previdenciário – INSS – 2010

– CESPE) O item apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com relação ao RGPS e ao RPPS.

115 Denise requereu exoneração do cargo que ocupava na administração pública federal, fato que se consumou em 16/11/2009. A partir dessa data, ela passou a viajar pelo Brasil, sem exercer qualquer atividade econômica, e não se filiou ao RGPS na qualidade que lhe seria legalmente permitida então. Nessa situação, se sofrer um acidente em 27/12/2010, Denise não poderá pleitear, perante o INSS, nenhum benefício por incapacidade, pois não possuirá a qualidade de segurado.

GABARITO

115.E

49. (Analista Arquivologia – TC/DF – 2014 –

CESPE) No que se refere ao regime geral de previdência social, julgue o item a seguir.

85 O cidadão em gozo de benefício previdenciário mantém a qualidade de segurado, sem limite de prazo, independentemente de contribuições.

GABARITO

85.C

50. (Analista Gestão de Pessoas – SERPRO –

2013 – CESPE) O exercício de atividade de

filiação obrigatória, a inscrição e o recolhimento

regular das contribuições previdenciárias

vinculam o segurado obrigatório ao RGPS, impondo-lhe o que a legislação previdenciária

denomina de qualidade de segurado.

Considerando, porém, que, em certos casos, o segurado pode manter a qualidade de segurado mesmo que não haja recolhimento das suas contribuições previdenciárias, julgue o próximo item.

110 Um indivíduo que tenha perdido a qualidade de segurado fará jus à concessão de aposentadoria por idade ao completar sessenta e cinco anos, se homem, ou sessenta anos, se mulher, caso tenha recolhido o número mínimo de contribuições mensais exigido na data do requerimento desse benefício quando ele ainda mantinha a qualidade de segurado.

GABARITO

110. C

51. (Defensor Público – DPU – 2007 – CESPE)

Em relação ao direito previdenciário, julgue os itens que se seguem.

124. Atualmente, é possível a concessão de pensão por morte aos dependentes, mesmo que o segurado tenha falecido após perder a qualidade de segurado. Para isso, é indispensável que os requisitos para obtenção da aposentadoria tenham sido preenchidos de acordo com a legislação em vigor à época em que os requisitos foram atendidos.

134. Considere que Albertina tenha trabalhado como empregada da empresa FC Máquinas Ltda. durante o período de junho/1992 a dezembro/2003, quando foi demitida. Ainda desempregada, em junho/2006, sofreu um atropelamento que a incapacitou temporariamente para o trabalho. Nessa situação, Albertina não terá direito ao recebimento de auxílio-doença porque já perdeu a qualidade de segurada.

GABARITO

124.C 134.E

52. (Defensor Público Federal – DPU – 2010 –

CESPE) Em relação aos institutos de direito previdenciário, julgue o item que se segue.

125 Quanto à filiação do segurado obrigatório à

previdência social, vigora o princípio da

automaticidade, segundo o qual a filiação desse segurado decorre, automaticamente, do exercício de atividade remunerada, independentemente de algum ato seu perante a previdência social. A inscrição, ato material de registro nos cadastros da previdência social, pode ser concomitante ou posterior à filiação, mas nunca, anterior.

GABARITO

125.C

53. (Auditor de Controle Externo – TCE/RO –

2013 – CESPE) Com relação à inscrição e à

filiação no RGPS, julgue os itens seguintes.

110 A filiação na qualidade de segurado facultativo representa ato volitivo, gerando efeito somente a partir da inscrição e do primeiro recolhimento da contribuição previdenciária, não podendo retroagir, salvo no caso das donas de casa.

111 A inscrição do segurado trabalhador avulso no RGPS ocorre pelo cadastramento e registro no sindicato ou órgão gestor de mão de obra.

GABARITO

110.E 111.C

54. (Defensor Público da União – DPU – 2010 –

CESPE) Com base no direito previdenciário, julgue os itens abaixo.

118 Suponha que João, servidor público federal

aposentado, tenha sido eleito síndico do

condomínio em que reside e que a respectiva convenção condominial não preveja remuneração

(12)

para o desempenho dessa função. Nesse caso, João pode filiar-se ao Regime Geral da Previdência Social (RGPS) na condição de segurado facultativo e formalizar sua inscrição com o pagamento da primeira contribuição.

120 Considere que Lucas tenha exercido,

individualmente, de modo sustentável, durante toda a vida, a atividade de seringueiro na região amazônica, tendo os frutos dessa atividade sido sua única fonte de renda. Após o falecimento dele, os herdeiros - demonstrados os pressupostos de filiação - poderão requerer a inscrição de Lucas, como segurado especial, no RGPS.

GABARITO

118.E 120.C

55. (Técnico Previdenciário – INSS – 2003 –

CESPE) Acerca dos segurados e dos benefícios da previdência social, julgue os itens de 119 a 122.

119 A filiação ao RGPS representa ato volitivo em relação ao trabalhador associado a cooperativa que, nessa qualidade, preste serviços a terceiros. 120 A filiação materializa a inscrição junto ao RGPS e objetiva a identificação pessoal do segurado. 121 É vedada a inscrição de segurado após sua morte, exceto em caso de segurado especial. 122 O servidor, civil ou militar, amparado por

regime próprio, que venha a exercer,

concomitantemente, uma ou mais atividades abrangidas pelo RGPS não precisa contribuir em relação a essas atividades, pois elas já possuem cobertura previdenciária.

GABARITO

119.E 120.E 121.C 122.E

6. PLANO DE BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL:

ESPÉCIES DE PRESTAÇÕES, BENEFÍCIOS, DISPOSIÇÕES GERAIS E ESPECÍFICAS, PERÍODOS DE CARÊNCIA, SALÁRIO-DE-BENEFÍCIO, RENDA MENSAL DO SALÁRIO-DE-BENEFÍCIO,

REAJUSTAMENTO DO VALOR DOS BENEFÍCIOS.

56. (Técnico do Seguro Social – INSS – 2008 –

CESPE) Com relação ao período de carência, julgue os itens a seguir.

105 Uma profissional liberal que seja segurada contribuinte individual da previdência social há três meses e esteja grávida de seis meses terá direito

ao salário-maternidade, caso recolha

antecipadamente as sete contribuições que faltam para completar a carência.

106 Uma segurada empregada do regime de previdência social que tenha conseguido seu primeiro emprego e, logo na primeira semana, sofra um grave acidente que determine seu afastamento do trabalho por quatro meses não terá direito ao

auxílio-doença pelo fato de não ter cumprido a carência de doze contribuições.

107 Se uma empregada doméstica estiver devidamente inscrita na previdência social, será considerado, para efeito do início da contagem do período de carência dessa segurada, o dia em que sua carteira de trabalho tenha sido assinada.

GABARITO

105.E 106.E 107.C

57. (Técnico do Seguro Social – INSS – 2008 –

CESPE) É apresentada, em cada um dos itens que se seguem, uma situação hipotética relacionada a período de carência, seguida de uma assertiva a ser julgada.

113 Roberto, produtor rural, é segurado especial e não faz recolhimento para a previdência social como contribuinte individual. Nessa situação, para recebimento dos benefícios a que Roberto tem direito, não é necessário o recolhimento para a contagem dos prazos de carência, sendo suficiente a comprovação da atividade rural por igual período. 114 Como ficou desempregado por mais de quatro anos, Mauro perdeu a qualidade de segurado.

Recentemente, conseguiu emprego em um

supermercado, mas ficou impossibilitado de receber o salário-família pelo fato de não poder contar com as contribuições anteriores para efeito de contagem do tempo de carência, que, para este benefício, é de doze meses. Nessa situação, Mauro poderá contar o prazo anterior à perda da qualidade de segurado depois de contribuir por quatro meses no novo emprego, prazo exigido pela legislação.

GABARITO

113.C 114.E

58. (Defensor Público Federal – DPU – 2015 –

CESPE) Acerca da carência, dos períodos de graça e da condição de segurado, julgue os itens a seguir.

133 O salário-maternidade pago à segurada empregada, à segurada doméstica e à segurada avulsa, o auxílio-reclusão e o salário-família prescindem de carência.

GABARITO

133.C

59. (Auditor Fiscal do Trabalho – MTE – 2013 –

CESPE) Com relação aos benefícios concedidos pelo RGPS em função da ocorrência de acidente do trabalho, julgue os itens a seguir à luz das normas pertinentes.

164 Para a concessão dos benefícios de aposentadoria por invalidez e auxílio-doença em decorrência de acidente do trabalho, a legislação de regência do RGPS dispensa o cumprimento do período de carência, dado que se trata de evento não programável.

(13)

165 Os períodos em que o segurado recebe

benefício previdenciário por incapacidade

decorrente de acidente do trabalho, de forma contínua ou não, não são contados como tempo de contribuição.

166 É permitido que o segurado do RGPS receba conjuntamente os benefícios de aposentadoria por tempo de contribuição e auxílio-doença acidentário,

desde que estes decorram de diferentes

contingências.

GABARITO

164.C 165.E 166.E

60. (Defensor Público – DPE/MA – 2013 –

CESPE) Julgue os itens a seguir, relativos à seguridade social e a acidente do trabalho.

180 De acordo com a Lei n.º 8.213/1991, que dispõe sobre os planos de benefícios da previdência social, equipara-se ao acidente do trabalho o acidente sofrido pelo segurado do RGPS no local e no horário do trabalho, em consequência de ato de agressão praticado por terceiro.

181 Caso um segurado do RGPS, conduzindo veículo de sua propriedade, sofra acidente de trânsito ao deslocar-se de sua residência para seu local de trabalho, esse acidente não se equiparará a acidente do trabalho.

GABARITO

180.C 181.E

61. (Técnico Administrativo – TRT/21ª – 2010 –

CESPE) Julgue os itens seguintes, que versam sobre a seguridade social e o regime geral da previdência social (RGPS).

79 Para fazer jus a qualquer prestação do RGPS, o beneficiário deve preencher o período de carência, assim entendido como o número mínimo de contribuições mensais indispensáveis.

83 A aposentadoria por tempo de serviço, os pecúlios e o abono de permanência em serviço são exemplos de prestações mantidas pelo RGPS.

GABARITO

79.E 83.E

62. (Técnico Previdenciário – INSS – 2003 –

CESPE) Acerca do plano de benefícios do INSS e da manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado, julgue os itens de 89 a 96.

89 O RGPS concede as seguintes prestações aos segurados: aposentadoria (por invalidez, idade, tempo de contribuição e especial), auxílio-doença, salário-família, salário-maternidade, auxílio-acidente

e reabilitação profissional.

90 Carência é o tempo correspondente ao número mínimo de contribuições mensais exigíveis para que o beneficiário tenha direito a usufruir o benefício.

91 A concessão do salário-maternidade para as seguradas contribuintes individual, empregada doméstica, especial e facultativa depende do recolhimento mínimo de dez contribuições mensais. 92 Os segurados trabalhadores avulsos deverão provar o recolhimento das contribuições para que sejam contadas para efeito de carência.

93 As aposentadorias por idade e por tempo de contribuição cuja concessão está sujeita à carência de 180 contribuições mensais terão o salário-de-benefício calculado pela média aritmética simples

dos maiores salários-de-contribuição

correspondentes a 80% de todo o período contributivo multiplicado pelo fator previdenciário. 94 Serão considerados, para cálculo do salário-de-benefício, os ganhos habituais do empregado sob a forma de utilidades sobre os quais tenha incidido contribuição previdenciária.

95 O salário-de-benefício é o valor básico para cálculo da renda mensal dos benefícios de aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

96 Nenhum segurado poderá receber da

previdência social benefício em valor superior ao limite máximo do salário-de-contribuição.

GABARITO

89.C 90.C 91.E 92.E 93.E 94.C 95.E 96.E

63. (Delegado Federal – MJ/DPF – 2013 –

CESPE) Em virtude de agravamento de doença, Maria, que exerceu por vinte anos, como empregada de uma fábrica de roupas, a função de costureira, foi considerada incapaz para o trabalho e insuscetível de reabilitação para o exercício de qualquer atividade que lhe

garantisse a subsistência, tendo sido

aposentada por invalidez.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

99 Caso Maria comprove necessitar de assistência permanente de outra pessoa, ela fará jus ao valor da aposentadoria por ela recebida acrescido de 25%, ainda que ultrapasse o teto de pagamento de benefícios do RGPS, acréscimo que cessará com sua morte, visto que não é incorporável ao valor da pensão a ser paga a seus dependentes.

GABARITO

99.C

64. (Defensor Público Federal – DPU – 2015 –

CESPE) A respeito dos benefícios e serviços do RGPS, julgue os próximos itens.

136 É vedada a cumulação da pensão por morte de trabalhador rural com o benefício da aposentadoria por invalidez, uma vez que ambos os casos apresentam pressupostos fáticos e fatos geradores análogos.

137 A lei vigente veda a cumulação de auxílio-acidente com aposentadoria.

Referências

Documentos relacionados

b)que enquadre o beneficiário como segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social ou como filiado a regime próprio de previdência social da União, dos Estados, do

FARFALLE COM CAMARÃO E TOMATE FRESCO 99,00 FARFALLE WITH SHRIMPS AND FRESH TOMATOES 350g. RAVIOLINI DE MOZZARELLA

Ü Um servidor ocupante de cargo em comissão no estado do Paraná, oriundo da administração pública de um município que não possua regime próprio de previdência para seus

Assim, percebe-se que a intenção do legislador ao aplicar normas diversas das que tangem à transição de regime de trabalho e previdenciário do servidor público,

Em função da vasta e diversificada contaminação das águas, tornou-se necessário estabelecer critérios de qualidade para as substâncias químicas para os usos

O segurado ou o servidor público federal que se tenha filiado ao Regime Geral de Previdência Social ou ingressado no serviço público em cargo efetivo até a data de entrada em

A previdência brasileira está composta por três regimes distintos: o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e o Regime de

§ 5º O segurado oriundo de regime próprio de previdência social que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social a partir de 16 de dezembro de 1998 fará jus