• Nenhum resultado encontrado

ela02072 005 diagrama basico televisor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ela02072 005 diagrama basico televisor"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Técnico em eletrônica Quarto módulo

2019/1

Diagrama básico do televisor

Sinal de vídeo composto

Filipe Andrade La-Gatta filipe.lagatta@ifsudestemg.edu.br

(2)

Transmissão de TV SVC

SVC

Para transmissão o sinal de vídeo deve ser modulado.

No padrão M, o sinal de áudio é modulado em frequência (FM) numa portadora localizada 4,5 MHz acima da de vídeo, com um desvio máximo de 25 kHz para cada lado.

SCV é modulado em amplitude, com a banda superior plena, correspondente à máxima frequência de vídeo (4 MHz), e a inferior de apenas 0,75 MHz - vestigial, de modo a obter um canal menor: tal modulação denomina-se AM/VSB.

O canal de TV no padrão M tem largura de 6 MHz, acomodando as duas portadoras (aural e visual) e os intervalos de guarda.

(3)
(4)

Transmissão de TV SVC

Os canais distribuem-se nas bandas de VHF e UHF.

VHF (Very High Frequencies): canais 2 a 6 (54-88 MHz - canais baixos de VHF) e 7 a 13 (174-216 MHz - canais altos de VHF).

Em UHF os canais vão do 14 ao 83, sem intervalos, porém os canais acima do 69 foram designados para outros serviços.

Tal distribuição vale para a transmissão atmosférica.

Para sinal digital, somente haverá transmissão em UHF, previsto do canal 14 ao 51.

Pela faixa de frequência da telefonia celular 4G, os canais 48, 49, 50 e 51 (674-698 MHz) sofrerão forte interferência.

(5)

Transmissão de TV SVC

SVC modulado: polaridade oposta àquela adotada para o trânsito em banda básica.

Sincronismo no pico da modulação (100%), o apagamento em 75% e o branco em 12,5%.

A transmissão chamada de negativa: economia de potência no transmissor, pois os níveis mais altos - 75 a 100% - duram pouco tempo.

O nível mínimo transmitido não pode ser zero, para que sempre esteja presente a portadora de vídeo, de modo a permitir, no receptor, seu batimento com a de áudio, originando a chamada interportadora de som (4,5 MHz), a qual torna a demodulação do som pouco sensível a variações na sintonia.

(6)

Diagrama básico do televisor Seções funcionais

Seções funcionais

Para melhor entendimento, todo televisor pode ser representado por um diagram de blocos com todas as funções necessárias para a reprodução do vídeo.

Os blocos funcionais são:

1 Circuito de sintonia 2 Circuito de vídeo 3 Circuito de som

4 Circuito de varredura do tubo 5 Circuito de alimentação

6 Circuito de controle remoto (nos aparelhos mais atuais)

(7)
(8)

Diagrama básico do televisor Seções funcionais

SINTONIA: Trabalha com o sinal modulado.

Seleciona o canal desejado, eliminando canais adjacentes e frequências intereferentes.

Faz a conversão para FI, com isso mantém sintonia estável e amplitude do sinal constante.

VÍDEO:

Recebe sinal modulado em FI e faz sua detecção, obtendo o SVC.

Se o receptor é monocromático, amplifica esse sinal (ignorando a sua componente de croma) até o nível adequado ao Cinescópio (TRC).

Em um receptor a cores, a componente de luminância é amplificada e tratada para ser entregue à Matriz; a croma é amplificada (em 3,58MHz) e demodulada, obtendo-se os sinais diferença de cor, que também são entregues à Matriz, emergindo desta os sinais de cores primárias (R, G e B), que são tratados e amplificados até o nível adequado ao TRC.

Ainda no Detetor de Vídeo ocorre o batimento entre as portadoras de som e vídeo, resultando na interportadora de som em 4,5 MHz, que é entregue ao SOM.

(9)

Diagrama básico do televisor Seções funcionais

SOM:

Amplifica e filtra o sinal de 4,5 MHz de modo que reste apenas a modulação de FM.

É feita, então, a demodulação, obtendo-se o sinal de áudio, que é amplificado para ser entregue ao alto-falante.

Em se tratando de um receptor estereofônico, após a demodulação ocorre a decodificação, para obterem-se os sinais L e R, que serão amplificados por canais de áudio distintos.

VARREDURA

Responsável pela geração das formas de onda que produzem correntes dente-de-serra nas bobinas defletoras associadas ao cinescópio.

Para que a varredura do receptor coincida com a da fonte de programa, os pulsos de sincronismo que acompanham o SVC são separados da informação de vídeo e aplicados aos respectivos osciladores - vertical e horizontal.

(10)

Diagrama básico do televisor Seções funcionais

FONTE DE ALIMENTAÇÃO

Não atende diretamente a todos os circuitos, pois, como visto no parágrafo anterior, a Saída Horizontal fornece algumas tensões.

Na posição de espera (stand-by) a fonte alimenta apenas a seção de Controle, que fica aguardando o comando ligar, do controle remoto ou do painel.

CONTROLE

Seção que ganhou importância com a evolução tecnológica, servindo de interface entre os comandos do usuário (através do painel do aparelho ou do remoto) e os circuitos, além de executar tarefas como a colocação de caracteres na tela e até supervisionar o funcionamento de todo o aparelho.

(11)

Diagrama básico do televisor Seções funcionais

Acoplador:

Entrada dos sinais modulados no receptor.

Entre a antena e o seletor, geralmente localizado na tampa traseira do aparelho. A antena pode ser ligada ao receptor por dois tipos de cabos: o coaxial e a fita paralela.

(12)

Diagrama básico do televisor Seções funcionais

Desacoplamento da antena ao chassi, evitando choque elétrico; faz o casamento de impedâncias (300-75 ohms) e faz a proteção contra descargas atmosféricas, através de centelhadores.

Televisores atuais aceitam apenas o cabo coaxial, com impedância de 75 ohms, que é o tipo empregado nos sistemas de antena coletiva, nos quais caminham juntos os canais de VHF e UHF.

Se for necessário ligar a um televisor destes uma fita paralela, cuja impedância característica é de 300 ohms, deve-se usar um adaptador denominado Balun (de Balanced-Unbalanced), que faz o casamento de impedâncias e a adequação de conectores.

Figura: Balun 300 para 75 e balun 75 para 300.

(13)

Diagrama básico do televisor Seções funcionais

Fita paralela: receptor antigo, apenas com entrada de 300 ohms (paralela), o tipo de balun é diferente.

Ao Acoplador seguem-se filtros para evitar que a FI seja irradiada pela antena, para cortar frequências abaixo do canal 2 e para atenuar a faixa de broadcasting em FM (88 a 108 MHz).

(14)

Diagrama básico do televisor Seções funcionais

Obrigado.

Encontrou algum erro ou dúvida nas transparências? Entre em contato: filipe.lagatta@ifsudestemg.edu.br

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Relativamente ao espaço interior, este é constituído por diversas salas de aula, uma biblioteca/sala de informática, uma sala multiusos, um ginásio, um refeitório, uma

As IMagens e o texto da Comunicação (com as legendas incluídas) devem ser enviadas por correio eletrônico. Comitê

Após a queima, para os corpos com a presença do sienito observou-se que os valores de densidade diminuíram (comparados às respectivas densidades a seco), já

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,