• Nenhum resultado encontrado

Reflexos da Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro (1952) na Cidade de Uberaba - MG / Reflections of the Triângulo Mineiro Law School (1952) in the city of Uberaba – MG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Reflexos da Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro (1952) na Cidade de Uberaba - MG / Reflections of the Triângulo Mineiro Law School (1952) in the city of Uberaba – MG"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.29074-29079 may. 2020. ISSN 2525-8761

Reflexos da Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro (1952) na Cidade de

Uberaba - MG

Reflections of the Triângulo Mineiro Law School (1952) in the city of Uberaba –

MG

DOI:10.34117/bjdv6n5-381

Recebimento dos originais: 25/04/2020 Aceitação para publicação: 19/05/2020

Bárbara Paiva

Mestranda em Educação

Instituição: Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Endereço: Rua Goiás, nº 1490, Bairro santa Maria, Uberaba - MG, CEP 38050-060, Brasil. E-mail: babika.paiva@hotmail.com

RESUMO

Este artigo baseado nas pesquisas bibliográfica e documental tem por escopo apresentar o desenvolvimento intelectual sentido pela comunidade de Uberaba, a partir da instalação da Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro em 1952, acontecimento propiciado pela influência e atuação do deputado Mário de Ascenção Palmério, que pretendia modificar essa cidade, alterando seu aspecto ruralizado, transformando-a em um centro universitário, dando novo perfil à população uberabense e à região, proporcionando desenvolvimento cultural, independência de pensamento e, sobretudo, incentivando a produção científica. Diante deste novo cenário, a cidade ganhou um número considerável de estudantes, que aqui chegavam em busca de realizações pessoais e profissionais. A faculdade contou com a presença de importantes personalidades, que contribuíram para o crescimento da mesma. O desenvolvimento deste estudo foi possível a partir de visitas nas bibliotecas públicas e privadas; no Arquivo Público Municipal e em outras instituições como a Academia de Letras do Triângulo Mineiro, estabelecimentos estes que são responsáveis pela guarda de documentações pertinentes ao tema e que apresentaram as fontes que o embasaram.

Palavras-Chave: Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro. Desenvolvimento Intelectual.

População Uberabense.

ABSTRACT

This article based on bibliographical and documental researches has as scope to present the intellectual development felt by the community of Uberaba, from the installation of the Law School of the Mining Triangle in 1952, an event propitiated by the influence and performance of deputy Mário de Ascenção Palmério, who intended to modify this city, changing its ruralized aspect, turning it into a university center, giving a new profile to the Uberaba population and the region, providing cultural development, independence of thought and, above all, encouraging scientific production. Faced with this new scenario, the city gained a considerable number of students, who arrived here in search of personal achievements. The development of this study was possible through visits to public and private libraries; to the Municipal Public Archive and other institutions such as the Academy of

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.29074-29079 may. 2020. ISSN 2525-8761 Letters of the Mining Triangle, establishments that are responsible for keeping documentation pertinent to the subject and that presented the sources that supported it.

Keywords: Law School of the Mining Triangle. Intellectual Development. Uberabense Population. 1 INTRODUÇÃO

Este artigo tem o escopo de abordar o crescimento de Uberaba depois da chegada da Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, sobretudo, na seara intelectual, sendo que o estabelecimento dessa instituição foi viabilizado, em 1952, por Mário de Ascenção Palmério. É relevante pontuar que naquele ano, a cidade já contava com a Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro, também obra de Palmério.

Desde de a sua criação, o Curso de Direito conta com grande prestígio e status por ser um dos mais tradicionais e respeitados, por isso, fez despertar sincero interesse nos jovens de Uberaba e região, que viram na instalação daquele curso uma oportunidade de ascensão profissional, e, quiçá pessoal.

Destaque-se que antes da chegada da Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, as pessoas que pretendiam ingressar em uma faculdade dessa natureza deveriam deslocar-se para as cidades mais remotas, ou para as distantes capitais, o que tornava oneroso o estudo em nível superior.

Por essa razão, pode-se dizer que a mencionada faculdade trouxe para Uberaba e região a possiblidade de ascensão: permitiu aos jovens e também aos que já eram profissionais adquirirem crescimento e conhecimento, o que lhes permitia a atuação na seara jurídica, possibilitando, ainda, o labor nos diferentes setores sociais, contribuindo para a construção da sociedade.

2 MATERIAL E MÉTODOS

Para o cumprimento dos objetivos propostos, este estudo teve por escopo apresentar a mudança intelectual de Uberaba - MG a partir da chegada da Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, viabilizada pela influência do deputado Mário de Ascenção Palmério, que, em 1952 fundou o citado curso na cidade. Com isso, pode-se dizer que a década de 1950 trouxe uma nova fase de conquistas para a cidade, que já sentia os passos da evolução, a partir da instituição de cursos superiores. Para concretizar este estudo, foi necessária a realização de pesquisa bibliográfica e documental, sendo que essas foram desenvolvidas da seguinte forma:

Pesquisa Bibliográfica Descritiva: feita por meio de um levantamento histórico, de caráter

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.29074-29079 may. 2020. ISSN 2525-8761 levantamento de informações relativas à instalação da Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro em Uberaba.

Pesquisa Documental: na qual se procedeu à análise do material disponibilizado pelas

repartições responsáveis pela guarda da documentação histórica da instituição de ensino em análise, como o Memorial Mário Palmério, as bibliotecas pública e algumas privadas de Uberaba, a Academia de Letras do Triângulo Mineiro e o Arquivo Público Municipal, onde se conseguiram documentos e fotografias que embasaram esta pesquisa.

Pesquisa Virtual: em que a autora buscou informações sobre a Faculdade de Direito do

Triângulo Mineiro. Neste meio foram encontrados dados importantes, que serviram de base para a construção deste trabalho e que o ilustraram com informações úteis e verossímeis.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Uberaba vinha se desenvolvendo na seara do ensino superior, fato que foi incentivado a partir de algumas instituições, como o Instituto Zootécnico (educação profissionalizante voltada à área rural) que esteve presente em Uberaba em 1895; posteriormente, a população contou em 1929, com a Escola de Farmácia e Odontologia; em 1934, com a Escola Superior de Direito. No entanto, todas essas instituições tiveram suas atividades encerradas.

A Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, instalada em Uberaba em 1952, tinha o desafio de dar estabilidade àquela cidade, proporcionando a continuação do desenvolvimento do ensino superior em relação a este curso, que já havia falhado uma vez, deixando na população apenas expectativas... Foi em 31 de dezembro de 1951 (segunda-feira) que a edição do Jornal Lavoura e Comércio (Ano III, nº 12.778) publicou o edital com a oferta de vagas destinadas à turma inaugural da Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro foi publicado em 14 de dezembro de 1951, sendo que, inicialmente, foram ofertadas cento e vinte vagas.

No ano seguinte, a primeira turma iniciou seus estudos, com sessenta e quatro alunos (sessenta e dois homens e duas mulheres). Essa turma graduou-se em 1956: há informações de que foram sessenta e três formandos, dos quais sessenta e dois do sexo masculino e apenas uma do sexo feminino.

Naquela ocasião, foram homenageados dezoito professores, e ainda, houve uma homenagem póstuma ao Doutor Jorge Frange, profissional responsável por grandes feitos na cidade: ele foi um dos fundadores da Casa de Saúde Santa Rita, que passou a se chamar Hospital São José, atualmente extinto. Na seara educacional, ele foi nomeado por Getúlio Vargas para o cargo de inspetor federal,

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.29074-29079 may. 2020. ISSN 2525-8761 atuando em Uberaba e região. Ele também foi professor nas Faculdades de Odontologia, Direito e, mais tarde, na de Medicina (UBERABA EM FOTOS, 2017).

Outro fato importante a ser pontuado é o que diz respeito à aula inaugural do Curo de Direito da faculdade em apreço, que foi proferida pelo então Ministro titular da Pasta da Justiça e Negócios Interiores – o Senhor Doutor Tancredo Neves. Este fato foi amplamente noticiado pela mídia local – Jornal lavoura e Comércio – que anunciava em 01 de abril de 1954, a aceitação do convite para ministrar a citada aula na Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro pelo Ministro Dr. Tancredo Neves.

Ainda segundo o jornal, o ministro era uma das pessoas mais bem gabaritadas, uma das figuras de maior destaque nos meios sociais e culturais do país e, por isso, estava apto a dar uma aula magna, iniciando as atividades de um Curso de Direito em uma faculdade. Ainda em conformidade com a matéria jornalística, a promessa era de uma aula inaugural marcante, rica em cultura e conhecimento, que marcaria a ciência jurídica em Uberaba e região.

Uberaba teve algumas conquistas a partir da vinda de uma faculdade de Direito: em 1954, foi fundada a primeira Junta de Conciliação e Julgamento, o que foi amplamente comentado pela mídia local, tendo recebido elogios de algumas autoridades de renome, como o Ministro Tancredo Neves, que dizia que aquela cidade destacava-se no âmbito do ensino.

Em 28 de dezembro de 1955, foi editado o Decreto nº 38461, que reconheceu a Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro. Este foi um ato do Vice-Presidente do Senado Federal, Nereu Ramos, no exercício do cargo de Presidente da República. A gazeta Lavoura e Comércio trouxe essa informação em sua edição de 21 de dezembro de 1955. Este acontecimento teve grande significado para Uberaba e região, pois deu ainda mais credibilidade à Faculdade, que contou com a presença de autoridades importantes em sua história, como o Ex-Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil - o Dr. João Belchior Marques Goulart.

4 MATERIAL E MÉTODOS

Para o cumprimento dos objetivos propostos, este estudo teve por escopo apresentar a situação de Uberaba - MG a partir da chegada das Faculdades do Triângulo Mineiro, que foram viabilizadas pela influência do deputado Mário de Ascenção Palmério, que, em 1947 trouxe o Curso Odontologia para a cidade, com o objetivo de suprir as necessidades da população, fornecendo serviços dessa natureza à mesma. Na década de 1950, o citado deputado inaugurou outras duas instituições de ensino, também com a denominação de Faculdades do Triângulo Mineiro: em 1952 tivemos a fundação do

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.29074-29079 may. 2020. ISSN 2525-8761 Curso de Direito e, em 1956, do Curso de Engenharia. Para concretizar este estudo, foi necessária a realização de pesquisa bibliográfica e documental, sendo que essas foram desenvolvidas da seguinte forma:

Pesquisa Bibliográfica Descritiva: feita por meio de um levantamento histórico, de caráter

interdisciplinar, que abrangeu, principalmente, as áreas de História e Educação, com fulcro no levantamento de informações relativas à instalação das Faculdades do Triângulo Mineiro em Uberaba, instituição que trouxe os curso iniciais de Odontologia, Direito e Engenharia.

Pesquisa Documental: na qual se procedeu à análise do material disponibilizado pelas

repartições responsáveis pela guarda da documentação histórica da instituição de ensino em análise, como o Memorial Mário Palmério, as bibliotecas publica e privadas de Uberaba, a Academia de Letras do Triângulo Mineiro e o Arquivo Público Municipal, onde se conseguiram documentos e fotografias que embasaram esta pesquisa.

Pesquisa Virtual: em que a autora buscou informações sobre as Faculdades do Triângulo

Mineiro, em especial, com referência aos primeiros Cursos instalados - Odontologia, Direito e Engenharia. Ademais, foram encontrados dados importantes, que serviram de base para a construção deste trabalho e que o ilustraram com informações úteis e verossímeis.

5 CONCLUSÕES

Ante a todos os argumentos expostos até aqui, é possível dizer que com a instalação da Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, Uberaba evoluiu: vários estudantes para cá vieram buscando realizações pessoais e profissionais – este fato movimentou a cidade, que, então, já se revelava como um polo vanguardeiro no tocante ao oferecimento do ensino superior, fato que marcou a cidade e toda a região.

É importante salientar que a mencionada faculdade contou com a presença de personalidades de destaque, fazendo, assim, aumentar a segurança da comunidade no tocante ao oferecimento do ensino superior naquela urbe.

Dessa forma, é possível dizer que com a chegada da Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, Uberaba cresceu intelectualmente, sendo válido registrar que o curso de Direito passou por reconhecimento federal, o que deu mais credibilidade à instituição e gerou mais expectativas à população.

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.29074-29079 may. 2020. ISSN 2525-8761

AGRADECIMENTOS

Agradeço ao Programa de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE), em especial ao meu orientador, Wenceslau Gonçalves Neto, que com seriedade e paciência, guiou-me nesta jornada, proporcionando-me oportunidades e conhecimentos. Aos meus pais pelo apoio de todas as horas, pelo amor incondicional, pela presença constante. Às minhas irmãs pelo companheirismo e lealdade. Ao Vinícius, meu sobrinho, por sua luz, por seus risos e sorrisos. Enfim, a todos que contribuíram para a construção deste breve estudo.

REFERÊNCIAS

FONSECA, André Azevedo da. A Consagração do Mito Mário Palmério no Cenário Político do Triângulo Mineiro (1940-1950). 2010. 335 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2010. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/103080>.

PAULA, Gessy Carísio. Convergência: Revista da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. A Diversidade do Pensamento de Mário Palmério. In: PAULA, Gessy Carísio. Convergência: Revista da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Revista da Academia de Letras do Triângulo Mineiro – Especial Mário Palmério 1916-2016. Ano 45, nº 29, junho de 2016.

REZENDE, Eliane Mendonça Marquez de. A Universidade de Uberaba: Uma Retrospectiva Histórica. In: REZENDE, Eliane Mendonça Marquez de. Convergência: Revista da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Revista da Academia de Letras do Triângulo Mineiro – Especial Mário Palmério 1916-2016. Ano 45, nº 29, junho de 2016.

Referências

Documentos relacionados

A partir da década de 1990, o fluxo de migrantes provenientes do Nordeste em direção ao Sudeste se manteve, embora em número menor do que nas décadas anteriores. Além

Children can be identified by socio-economic disadvantage and apparently accept their social condition of ‘being poor’, recognizing their neighbourhoods as places of

Professor Adjunto Doutor, Chefe da Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM – Uberaba (MG) Brasil.. Endereço

Este estudo objetivou analisar a existência, ou não, da relação de longo prazo entre a taxa de câmbio real efetiva e as exportações de automóveis do Brasil, no período de 1990

1 MD, Professor of Surgery, Department of Surgery, Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba MG, Brazil; 2 Veterinarian, Faculdade Doutor Francisco Maeda

O conjunto está totalmente integrado, sendo formado pelo mesmo vidro. Nesse prisma, os raios incidentes sobre a face-hipotenusa sofrem reflexão interna total. A lanterna

Este estudo procurou compreender a criação da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (FMTM), de Uberaba, MG, buscando — sempre que possível — conexões sociais e

1 - Prevalence of diagnosis of microsporidiosis in HIV-infected patients who had infectious diarrhea and were enrolled in the Adult and Adolescent Spectrum of Disease Project from