• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS - ANO DE 2009 –

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS - ANO DE 2009 –"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus Rio Claro Instituto de Geociências e Ciências Exatas

Departamento de Geografia

Programa de Pós-Graduação em Geografia

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

(2)

SUMÁRIO

1. Introdução...3

1.1. Linhas de Pesquisa...3

2. Membros do NEA...4

3. Eventos Organizados...5

4. Apoio em Eventos...8

5. Produção Bibliográfica...9

5.1. Publicações em revistas...9

5.2. Livros organizados...9

5.3. Trabalhos completos em anais de congressos...9

(3)

1- INTRODUÇÃO

O Núcleo de Estudos Agrários (NEA) teve suas atividades iniciadas no mês de julho de 2008, sendo lotado no Departamento de Geografia do IGCE, da UNESP – Rio Claro e cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no CNPq (http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0330706XR07HT2).

Conta atualmente com dezesseis integrantes, sendo quatro pesquisadores e doze estudantes. Destes quatro possuem doutorado, seis estão no doutorado, quatro mestrandos e dois graduandos, além de dois bolsistas BAEE da graduação.

1.1. As linhas de pesquisa:

Visando abordar as questões relacionadas com o rural sob um enfoque geográfico, o NEA dividiu em três linhas de pesquisa para a realização de seus projetos:

- Questões fundiárias, modernização do campo e reforma agrária:

• Estudo da territorialização dos assentamentos rurais no Brasil e a reforma agrária;

• Os impactos da modernização da agricultura na organização do espaço rural;

• Evolução da estrutura fundiária brasileira.

- Agricultura familiar e multifuncionalidade do espaço rural: • Importância da produção familiar para o rural brasileiro; • Relação campo-cidade / ruralidade-urbanidade;

• Pluriatividade e as novas dinâmicas da agricultura familiar; • Agricultura agroecológica e desenvolvimento rural sustentável.

– Abordagens teórico-metodológicas da geografia agrária:

• Evolução teórico-metodológica da geografia agrária brasileira; • Conceitos e categorias geográficas no estudo agrário;

(4)

O NEA possui uma Home Page (http://www.neaunesp.tk) ou (http://www.rc.unesp.br/grupopesquisa.htm) com todas informações do grupos, dando visibilidade aos projetos desenvolvidos, eventos organizados e apoiados, além da produção científica desenvolvida pelos membros.

2. MEMBROS DO NEA

Profa. Dra. Darlene Ap. de Oliveira Ferreira Prof. Dr. Davi Guilherme Gaspar Ruas Prof.Dr. Enéas Rente Ferreira

Prof. Dr. Silvio Carlos Bray

Doutorado: Cecília Hauresko - Prof. UNICENTRO-PR. Doutorado: Flamarion Dutra Alves - Bolsista do CNPq. Doutorado: Michele Lindner - Bolsista do CNPq.

Doutorado: Suelen De Leal Rodrigues - Bolsista do CNPq. Doutorado: Ana Ivania Alves Fonseca – Profa. UNIMONTES Mestrado: Adriano Corrêa Maia - Bolsista da CAPES.

Mestrado: Almir de Paula e Silva - Sociologia UNESP/Araraquara Mestrado: Elias Júnior Câmara Gomes Sales - Bolsista CAPES. Mestrado: João Carlos Geraldo – Prof. UNIARA

Mestrado: Luciana Pereira de Moura Carneiro - Universidade de Santiago de Compostela

Graduação: Diego Tavares dos Santos - Bolsista BAAE Graduação: Helder Mauch - Iniciação Científica

(5)

3. EVENTOS ORGANIZADOS

O NEA criou no ano de 2009 o evento Diálogos Geográficos na UNESP – Rio Claro, visando debater nas diversas áreas da geografia, temas pertinentes as questões atuais da sociedade, além de aprofundar as discussões teórico-metodológicas da ciência geográfica.

O primeiro evento realizado pelo NEA foi no dia 05 de maio de 2009, com o título de “1ª Sessão de Diálogos sobre a Geografia de Rio Claro" - "PÓS-GRADUAÇÃO E GEOGRAFIA AGRÁRIA: Trajetórias e perspectivas", no auditório da Administração do IGCE , na UNESP – Bela Vista. Contando com a presença de aproximadamente 100 pessoas.

Teve a presença dos seguintes palestrantes Convidados: Profa. Dra. Bernadete Aparecida Caprioglio de Castro Oliveira; Profa. Dra. Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira;

Prof. Dr. Enéas Rente Ferreira; Profa. Dra. Lígia Celoria Poltronieri;

Profa. Dr. Lúcia Helena de Oliveira Gerardi; Prof. Dr. Paulo Roberto Teixeira Godoy; Prof. Dr. Silvio Carlos Bray;

Profa. Dra. Vera Mariza Henriques de Miranda Costa.

O evento foi uma realização do NEA, com o apoio do PET/Geografia e Programa de Pós-Graduação de Geografia.

O NEA organizou um ciclo de palestras com diferentes temáticas em cada sessão, sendo denominada de “Diálogos Geográficos”. Na primeira edição, no dia 05 de agosto de 2009, o tema foi “Geografia Cultura Relatos de Experiências” no auditório ‘Adistão Marcon’, do Departamento de Geografia, contando com a presença de aproximadamente 80 pessoas. Teve a presença dos seguintes palestrantes Convidados:

Profa. Dra. Maria Geralda de Almeida Prof. Dr. Oswaldo Bueno Amorim Filho Prof. Dr. Fadel David Antonio Filho

(6)

O NEA organizou um ciclo de palestras com diferentes temáticas em cada sessão, sendo denominada de “Diálogos Geográficos”. Na segunda edição, no dia 1º de setembro de 2009, o tema foi “Geografia Política Processos sociais gerados pela ordem mundial contemporânea: o mercado global, os circuitos globais de produção e a nova estrutura de superioridade política.” no auditório da Administração do IGCE, contando com a presença de aproximadamente 80 pessoas.

Teve a presença dos seguintes palestrantes Convidados: Prof. DrRafhael Figueiredo Duarte Heiber

Prof. Dr. Silvio Machado

Prof. Dr. Paulo Roberto Teixeira Godoy

O evento foi uma realização do NEA, PET/Geografia e Programa de Pós-Graduação de Geografia.

O NEA organizou um ciclo de palestras com diferentes temáticas em cada sessão, sendo denominada de “Diálogos Geográficos”. Na terceira edição, no dia 18 de setembro de 2009, o tema foi “Geografia do Turismo” no auditório ‘Adistão Marcon’, do Departamento de Geografia, contando com a presença de aproximadamente 80 pessoas.

Teve a presença dos seguintes palestrantes Convidados: Prof. Dr. Lluís Mundet i Cerdan

Prof. Dr. Carlos Henrique Costa da Silva Prof. Dr. Magda Lombardo

O evento foi uma realização do NEA, PET/Geografia e Programa de Pós-Graduação de Geografia.

O NEA organizou um ciclo de palestras com diferentes temáticas em cada sessão, sendo denominada de “Diálogos Geográficos”. Na quarta edição, no dia 27 de outubro de 2009, o tema foi “Geografia Agrária ´Olhares sobre a relação campo-cidade” no auditório ‘Adistão Marcon’, do Departamento de Geografia, contando com a presença de aproximadamente 20 pessoas.

(7)

Profa. Dra. Cicilian Luiza Lowen-Sahr

Profa. Dra. Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira;

O evento foi uma realização do NEA, PET/Geografia e Programa de Pós-Graduação de Geografia.

O NEA organizou um ciclo de palestras com diferentes temáticas em cada sessão, sendo denominada de “Diálogos Geográficos”. Na quinta edição, no dia 08 de dezembro de 2009, o tema foi “Geografia Humanista Cultural” no auditório ‘Adistão Marcon’, do Departamento de Geografia, contando com a presença de aproximadamente 20 pessoas.

Teve a presença dos seguintes palestrantes Convidados: Profa. Dra. Lúcia Helena Batista Gratão

Profa. Dra. Lívia de Oliveira

O evento foi uma realização do NEA e Programa de Pós-Graduação de Geografia.

O NEA realizou durante o ano de 2009, um debate entre os projetos desenvolvidos pelos integrantes do grupo de pesquisa, sendo aberto ao público, o evento foi chamado de “I Colóquios de Pesquisa NEA”.

14 de maio:

“A relação rural-urbano e a perspectivação do espaço: Uma discussão teórico-metodologica” (Adriano Corrêa Maia - mestrado);

“Potencialidade e limitantes ao desenvolvimento do turismo em área rural: o caso do bairro Itapé, Rio Claro-SP” (Silas Nogueira Melo - graduação);

04 de junho:

“Evolução Metodológica da Geografia Agrária Brasileira (1940-1960)” (Flamarion Dutra Alves - doutorado);

(8)

18 de junho:

“A produção do espaço sob o olhar das ruralidades: o caso de pequenos municípios na porção central do estado RS” (Michele Lindner – doutorado);

“A materialização territorial das políticas de desenvolvimento rural: o caso da agroecologia” (Suelen de Leal Rodrigues – doutorado);

09 de outubro:

“O turismo no espaço campestre do município de Holambra – SP: uma alternativa pluriativa (Elias Sales – mestrado);

“O cerrado no contexto do desenvolvimento da monocultura de eucalipto” (Ana Ivânia Alves Fonseca – doutorado).

4. APOIO EM EVENTOS

O NEA foi convidado a fazer parte da comissão científica do Congresso Brasileiro de Turismo Rural (CBTR), sob organização do GEPTER –UNESP/ Rosana; GEDRA - UNESP/ P.Prudente e FEALQ, que será realizado em Presidente Prudente - SP, nos dias 17 a 19 de março de 2010. O NEA ficará responsável para avaliar os trabalhos enviados para o eixo temático: Multifuncionalidade no Espaço Rural.

Informações sobre o evento no site: (http://www.rosana.unesp.br/cbtr)

Nos dias 25 a 27 de novembro, foi realizado em Santa Maria – RS, o V Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa: "agricultura, desenvolvimento e transformações socioespaciais", que contou com a participação de vários grupos de pesquisa que trabalham com a geografia agrária. O NEA levou para o evento seis trabalhos para comunicação.

5. PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA

(9)

Flamarion Dutra Alves; Enéas Rente Ferreira. Importância das teorias agrárias para a geografia rural. p.147-156. Mercator. v.8, n.16, 2009. (Qualis B1).

Silas Nogueira de Melo; Jaime Lopes Batista; Anderson F. Guarda; Gilvan C. C. de Araújo. Espaço geográfico, turismo e crescimento econômico: o caso de Olímpia-SP. p.179-199. GeoUERJ. v.2, n.19, 2009. (Qualis B3).

Juliana Geraldi; Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira. A produção e o consumo da habitação verticalizada em São Carlos – SP. p. 88-107. GeoUERJ. v.3, n.20, 2009. (Qualis B3).

Flamarion Dutra Alves ; Danilo Piccoli Neto. O legado teórico-metodológico de Karl Ritter: Contribuições para a sistematização da geografia. p.48-63. GeoUERJ. v.3, n.20, 2009. (Qualis B3).

5.2. LIVRO / ORGANIZADO [3]

BIZELLI, José Luís (Org.) ; FERREIRA, D. A. O. (Org.) . Governança Pública e Novos Arranjos de Gestão. 1. ed. Piracicaba: Jacintha, 2009. v. 1. 224 p.

FERREIRA, D.A.O. ; FERREIRA, E.R. Estudos Agrários. Conceitos e práticas. 1.ed. Rio Claro: Pós-Graduação Geografia/IGCE/UNESP, 2009. 220p.

FERREIRA, E.R. Propostas para a melhoria do sistema viário em cidades médias. Rio Claro: Pós-Graduação Geografia/IGCE/UNESP, 2009. 118p.

5.3. TRABALHOS COMPLETOS EM ANAIS DE CONGRESSOS [46 trabalhos]

V Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa: "agricultura, desenvolvimento e transformações socioespaciais" – Santa Maria/RS, 25 a 27 de novembro: [ 6 trabalhos]

(10)

-A relação campo-cidade nas pequenas cidades da microrregião de Ituverava (SP) (Almir de Paula e Silva, Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira);

-O turismo como alternativa pluriativa no espaço campestre: um estudo sobre o roteiro de turismo rural no município de Holambra - SP (Elias Júnior Câmara Gomes Sales);

-Organização espacial da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo: uma análise evolutiva (Enéas Rente Ferreira, Flamarion Dutra Alves);

-Estudos rurais e o pensamento geográfico brasileiro: do positivismo clássico ao neopositivismo (Flamarion Dutra Alves, Enéas Rente Ferreira);

-O conceito de território e região nas políticas públicas: uma discussão inicial para o entendimento dos territórios da cidadania (Marcos Vinícius Spagnoli, Flamarion Dutra Alves, Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira).

2º Simpósio O rural e O urbano no Brasil – Rio de Janeiro/RJ, 27 a 29 de maio de 2009. [3 trabalhos]

- ALVES, Flamarion Dutra ; MAIA, A. C. . Teorias sobre o espaço e a questão rural-urbano. In: 2º Simpósio O rural e O urbano no Brasil. Rio de Janeiro : UERJ, 2009. v. 2. p. 1-27.

- LINDNER, Michele ; TEIXEIRA, Andressa Ramos . A EXPLORAÇÃO DA IMAGEM DO RURAL TRADICIONAL: O TURISMO GASTRONÔMICO NO MUNICÍPIO DE SILVEIRA MARTINS, RS. In: 2º Simpósio O rural e O urbano no Brasil. Rio de Janeiro, 2009.

- MAIA, Adriano C. A RELAÇÃO RURAL-URBANO E A PERSPECTIVAÇÃO DO ESPAÇO. In: 2º Simpósio O rural e O urbano no Brasil. Rio de Janeiro : UERJ, 2009. v. 2. p. 1-25.

XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária (ENGA) - São Paulo/SP – 02 a 07 de fevereiro de 2009. [5 trabalhos]

- ALVES, Flamarion Dutra. Os métodos da geografia agrária clássica: Contribuição para história do pensamento geográfico. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 2009, São Paulo.p. 1-18.

- MAIA, Adriano Corrêa. Cultura e relação rural-urbano: considerações teóricas e o caso dos migrantes mineiros em Rio Claro – SP. p.1-22. In: XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2009, São Paulo.

(11)

SILVEIRA MARTINS, RS. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 2009, São Paulo. p. 1-15.

- RODRIGUES, Suelen De Leal. A OBSERVAÇÃO DE ALGUNS ELEMENTOS E ATRIBUTOS DE ORDEM ECONÔMICA E SUAS INTERAÇÕES NA PROPOSIÇÃO DE UM DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 2009, p. 1-20.

- SALES, E. J. C. G. O Turismo no Espaço Campestre no Município de Holambra-SP:Uma Alternativa Pluriativa. In: XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2009, São Paulo.

12º Encontro de Geógrafos da América Latina (EGAL) – Montevidéu/Uruguai, 03 a 07 de abril de 2009. [7 trabalhos]

- SALES, E. J. C. G. Turismo e a Dialética da Inclusão/Exclusão Socioespacial: O Caso de Armação dos Búzios - RJ. In: 12º Encontro de Geógrafos da América Latina, 2009, Montevidéu. p. 1-12.

- MAIA, A. C. . PRODUÇÃO DO ESPAÇO E CULTURA: A RELAÇÃO RURAL-URBANO ENTRE OS MIGRANTES MINEIROS EM RIO CLARO-SP. In: 12 Encontro de Geógrafos da América Latina, 2009, Montevideo.

- LINDNER, Michele ; FERREIRA, Enéas Rente ; Marcelino de Souza . A exploração das ruralidades na revalorização do espaço rural: estímulos ao desenvolvimento do turismo na Quarta Colônia de Imigração Italiana, RS - Brasil. In: 12do Encuentro de Geógrafos de América Latina - Caminhando en una América Latina en transfornación, 2009, Montevideo.

- RODRIGUES, Suelen De Leal. INTERAÇÕES DE ELEMENTOS E ATRIBUTOS DE ORDEM AMBIENTAL NA PROPOSIÇÃO DE UM DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL. In: 12 ENCUENTRO DE GEOGRAFOS DE AMERICA LATINA, 2009, MONTEVIDEO.

- ALVES, Flamarion Dutra; FERREIRA, E. R. Características teórico-metodológicas da geografia agrária clássica: a produção nas revistas científicas brasileiras. In: 12 Encontro de Geógrafos da América Latina, 2009, Montevidéu. p. 1-14.

- ALVES, Flamarion Dutra; FERREIRA, E. R. Panorama dos métodos e técnicas em geografia humana: retrospectiva e tendências. In: 12 Encontro de geógrafos da América Latina, 2009, Montevidéu. p. 1-11.

(12)

IX Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP Rio Claro – Rio Claro, 03 a 05 de novembro de 2009. [13 trabalhos]

- ALVES, Flamarion Dutra. A influência alemã e francesa na geografia agrária brasileira. In: IX Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP Rio Claro, 2009, Rio Claro. p. 2000-2016.

- MAIA, A. C; ALVES, Flamarion Dutra. Discussão sobre a categoria geográfica e a relação rural - urbano. In: IX Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP Rio Claro, 2009, Rio Claro. p. 1985-1999.

- LINDNER, Michele ; MELO, Silas Nogueira de . Produção agroindustrial artesanal e turismo rural: expressões da identidade local. In: IX Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP Rio Claro, 2009, p. 1203-1214.

- OLIVEIRA, C. M. ; MENEGHETTI, G. T. ; MELO, S. N. . FAZENDAS CENTENÁRIAS CAFEEIRAS: turismo rural e pedagógico. In: IX Seminário de Pós Graduação em Geografia da UNESP - Rio Claro, 2009. p. 283-293.

- MELO, S. N.; NASCIMENTO JUNIOR, F. C. . AMAZÔNIA: Desafios ao Desenvolvimento Reginal e á Integração Sul-Americana. In: IX Seminário de Pós Graduação em Geografia da UNESP - Rio Claro, 2009. p. 1574-1589.

- Marcos Vinícius Spagnoli / Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira / Flamarion Dutra Alves. TERRITÓRIO E REGIÃO - DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO ÁS POLÍTICAS PÚBLICAS: uma discussão inicial. . In: IX Seminário de Pós Graduação em Geografia da UNESP - Rio Claro, 2009.

- RODRIGUES, Suelen De Leal; LINDNER, Michele. A IMPORTÂNCIA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NA CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL: O CASO DO PROJETO ESPERANÇA COOESPERANÇA. In: IX SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNESP RIO CLARO, 2009. p. 1629-1646.

- Elias Júnior Câmara Gomes Sales. APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO LITORÂNEO PELO TURISMO. . In: IX Seminário de Pós Graduação em Geografia da UNESP - Rio Claro, 2009.

- Ana Ivania Alves Fonseca / Lucas dos Reis Teixeira / Vanessa Fonseca. AS FEIRAS E O MERCADO COMO ALTERNATIVA DE RENDA PARA AGRICULTORES FAMILIARES: UM ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE BOCAIÚVA – NORTE DE MINAS GERAIS. In: IX SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNESP RIO CLARO, 2009.

(13)

PARTIR DA DÉCADA DE 70: PRIMEIROS RESULTADOS. In: IX SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNESP RIO CLARO, 2009.

- Cecília Hauresko. ENTRE A TRADIÇÃO E MODERNIDADE: O LUGAR DAS COMUNIDADES FAXINALENSES NA CONTEMPORANEIDADE. In: IX SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNESP RIO CLARO, 2009.

- Almir de Paula e Silva. O CAMPO E A CIDADE NUMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA: A CONTRIBUIÇÃO DE RUA E ALENTEJANO – UM DIÁLOGO COM AS CIÊNCIAS SOCIAIS. In: IX SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNESP RIO CLARO, 2009.

- Scherma, Elka Pacelli ; FERREIRA, E. R.. Trilhas de orientação: uma contribuição metodológica para o ensino da geografia e da linguagem cartográfica. In: IX Seminário de pós-graduação em Geografia, 2009, Rio Claro/sp. Anais do IX Seminário de pós-graduação em Geografia. Rio Claro/SP: AGETEO, 2009. p. 544-555.

IV Seminário Estadual de Estudos Territoriais e II Seminário Nacional sobre Múltiplas Territorialidades – Francisco Beltrão/PR, 27 a 30 de maio de 2009. [2 trabalhos]

- MELO, S. N. ; BATISTA, J. L. ; GUARDA, A. F. ; ARAUJO, G. C. C. . Território, Turismo e Crescimento Econômico: O Caso do Município de Olímpia-SP. In: IV Seminário Estadual de Estudos Territoriais e II Seminário Nacional sobre Múltiplas Territorialidades, 2009, Francisco Beltrão-PR. p. 1380-1398.

- ALVES, Flamarion Dutra ; LINDNER, Michele . Áreas de risco e desterritorialização urbana: o caso do Programa Habitar Brasil, Santa Maria - RS. In: IV Seminário Estadual de Estudos Territoriais e II Seminário Nacional sobre Múltiplas Territorialidades, 2009. Francisco Beltrão - PR : UNIOESTE. v. 4. p. 995-1007.

VIII Encontro Nacional da ANPEGE - Curitiba/PR, 28 de outubro a 02 de novembro. [7 trabalhos]

(14)

- RODRIGUES, S. L.; FERREIRA, D. A. O. . Políticas de Desenvolvimento para o Campo e a Emergência do Território. In: VIII Encontro Nacional da ANPEGE, 2009, Curitiba - PR.

- ALVES, F. D. ; FERREIRA, E. R. Características Metodológicas da Geografia Agrária (1940-1960): categoria geográfica, técnicas de pesquisa e método.. In: VIII Encontro Nacional da ANPEGE, 2009, Curitiba.

- SALES, E. J. C. G. ; ANTONIO FILHO, F. D. . A Cultura como Elemento do Turismo: Uma Reflexão em Armação dos Búzios - RJ. In: VIII Encontro Nacional da ANPEGE, 2009, Curitiba.

- MAIA, A. C. O LUGAR ESTÁ NA ESTRADA A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO E A GEOGRAFIA DA CASA . In: VIII Encontro Nacional da ANPEGE, 2009, Curitiba. - FERREIRA, E. R. ; ALVES, F. D. ; RUAS, Davi Guilherme Gaspar . Evolução dos diferentes modos de ocupação espacial da cana-de-açúcar no estado de São Paulo - SP. In: VIII Encontro Nacional da ANPEGE, 2009, Curitiba.

- FERREIRA, D. A. O. ; COSTA, P. H. F. . As Instituições Públicas como Instrumento de Gestão do Território - Araraquara - SP e seu Tecido Regional. In: VIII Encontro Nacional da ANPEGE, 2009, Curitiba - PR.

XI Encontro Internacional Humboldt – Ubatuba/SP, 26 a 30 de outubro de 2009. [2 trabalhos]

- FERREIRA, E. R. Qualidade dos transportes públicos suburbanos na região central do estado de São Paulo. In: XI Encontro Internacional Humboldt, 2009, Ubatuba/SP.

- SALES, E. J. C.G. Desenvolvimento sustentável no turismo: uma reflexão sobre essa possibilidade no espaço litorâneo. In: XI Encontro Internacional Humboldt, 2009, Ubatuba/SP.

II Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico - São Paulo/SP, 09 a 12 de novembro de 2009. [1 trabalho]

(15)

ANEXOS (Ver site:

www.neaunesp.tk

)

Referências

Documentos relacionados

Little e Amyra El Khalili; também foi dissertado sobre a Agroecologia, entendida como um caminho para uma agricultura mais sustentável; sobre a ciência homeopatia e sua aplicação

O (a) está sendo convidado para participar da pesquisa “Ações de promoção da saúde e/ou prevenção de doenças e uso dos serviços de saúde na Atenção Primária, Secundária e

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

The more intense gel bands were excised, digested with trypsin, and identified using MALDI-TOF/TOF mass spectrometry analysis with the goal of doing a preliminary analisis of the

O sujeito recorda o tempo da colonização portuguesa o rigor dos professores da escola primária, que não admitiam mistura das duas línguas, exigindo a clara

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

A sensory marketing model “offers a firm the oppor- tunity to differentiate and express a brand through sensorial strategies, based on cognitive, emotional or value-based elements