• Nenhum resultado encontrado

O efeito mediador da auto-eficácia empreendedora na relação entre o locus de controlo interno e a intenção empreendedora

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O efeito mediador da auto-eficácia empreendedora na relação entre o locus de controlo interno e a intenção empreendedora"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE LISBOA

FACULDADE DE PSICOLOGIA

O EFEITO MEDIADOR DA AUTO-EFICÁCIA

EMPREENDEDORA NA RELAÇÃO ENTRE O LOCUS DE

CONROLO INTERNO E A INTENÇÃO EMPREENDEDORA

Valéria Patrícia Leite

Mestrado Integrado em Psicologia

Secção da Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos

Humanos

(2)

UNIVERSIDADE DE LISBOA

FACULDADE DE PSICOLOGIA

O EFEITO MEDIADOR DA AUTO-EFICÁCIA

EMPREENDEDORA NA RELAÇÃO ENTRE O LOCUS DE

CONROLO INTERNO E A INTENÇÃO EMPREENDEDORA

Valéria Patrícia Leite

Mestrado Integrado em Psicologia

Secção da Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos

Humanos

Dissertação Orientada pelo Professor Doutor Luís Alberto Curral

(3)

Conteúdos

Resumo 1

Abstrat 2

Parte I: Fundamentação Teórica 3

Introdução: a Intenção Empreendedora 3

Características individuais como preditoras da Intenção Empreendedora 5

O Locus de controlo Interno como preditor da Intenção Empreendedora 5

A Auto-Eficácia Empreendedora como mediadora da relação entre o Locus de Controlo Interno e a Intenção Empreendedora 7

Parte II :Método 11

Participantes 11

Procedimentos 11

Medidas 12

Parte III: Resultados 14

Estatística Descritiva 14

Teste de Hipóteses 15

Parte IV : Discussão e Conclusão 17

Discussão dos Resultados 17

Limitações e Sugestões para Futuras Investigações 18

Considerações Finais 19

(4)

1 Resumo

Com este estudo pretende-se investigar a possibilidade de uma relação entre o locus de controlo interno e a intenção empreendedora, e em que medida esta relação é mediada pela auto-eficácia empreendedora. Pressupôs-se que o locus de controlo interno influencia positivamente a intenção empreendedora, e que a relação entre os dois é mediada pela auto-eficácia empreendedora. Estas hipóteses foram testadas através da aplicação de um questionário a uma amostra 207 sujeitos. De modo a testar as hipóteses utilizou-se os procedimentos sugeridos por Preacher & Hayes (2004). Os resultados obtidos suportam as hipóteses iniciais, verificando-se uma relação positiva significativa entre o locus de controlo interno e a intenção empreendedora e confirma-se também a existência de uma mediação total da auto-eficácia empreendedora na relação entre o locus de controlo interno e a intenção empreendedora.

Palavras-chave: Intenção Empreendedora, Auto-Eficácia Empreendedora, Locus de

(5)

2

Abstract

This study investigates the possibility of a relationship between an internal locus of control and entrepreneurial intentions, and to what extent the relationship is mediated by entrepreneurial self-efficacy. It was assumed that the internal locus of control influences entrepreneurial intentions, and that the relationship between them is mediated by entrepreneurial self-efficacy. These hypothesis were tested through the application of an inventory to a sample of 207 subjects. To test these hypothesis, the procedures suggested by Preacher & Hayes (2008) were used. The results indicate that the initial hypothesis were corroborated, with a significant positive relationship between the Internal Locus of Control and Entrepreneurial Intentions; it is also confirmed the existence of a full mediation of Entrepreneurial Self-Efficacy in the relationship between the Internal Locus of Control and Entrepreneurial Intentions.

Keywords: Internal Locus of Control, Entrepreneurial Intentions, Entrepreneurial

(6)

3

Parte I: Fundamentação Teórica

Introdução: A Intenção Empreendedora

O que distingue um empreendedor de um não empreendedor, é que um empreendedor cria uma nova organização (Gartner, 1988). O empreendedorismo é desta forma definido por Gartner (1988), como a criação de novas organizações e assume uma especial relevância no contexto actual. A criação de novas empresas gera novos postos de trabalho e riqueza, cria oportunidades de carreira e contribui para a inovação. Tanto em Portugal como na Europa, mais de 99% das empresas são micro, pequenas e médias empresas, e destas, mais de 90% são micro empresas. Estes dados indicam que a criação de novas empresas pode ser a solução para muitos jovens no que diz respeito à criação do seu próprio posto de trabalho e construção de uma carreira.

Este estudo debruçar-se-á mais concretamente sobre a intenção empreendedora, pois acredita-se que um indivíduo não começa um negócio por reflexo, mas intencionalmente (Krueger, Reillly & Carsrud, 2000). Esta intenção empreendedora tem alguns estudos na área do empreendedorismo (Bird, 1988; Krueger, Reillly & Carsrud, 2000; Zhao, Seibert & Hills, 2005) .

De acordo com a teoria do comportamento planeado de Ajzen (1991) as atitudes, as normas subjectivas e o controle percebido prevêem as intenções e as intenções prevêem o comportamento (Azjen, 1991). Seguindo esta analogia, as intenções empreendedoras podem ser consideradas como precursoras das acções empreendedoras (McGee, Peterson, Muller & Sequeira, 2009). Assim, Fini, Grimaldi, Marzocchi & Sobrero (2009 pp.4), definem a intenção empreendedora como “uma representação cognitiva das acções a serem implementadas por indivíduos, quer para estabelecer

(7)

4

novos empreendimentos independentes ou para criar novo valor nas empresas existentes.”

Krueger Reillly & Carsrud (2000), salientam que qualquer comportamento estratégico é intencional e que a intenção é a crença de que se irá realizar um determinado comportamento, a crença de que se irá agir, precedendo a acção.

É necessário, no entanto, perceber quais os factores que podem influenciar as intenções daqueles que podem tornar-se futuros empreendedores. Os factores que podem levar um indivíduo a tornar-se um empreendedor são vários e consistem numa combinação de atributos pessoais, traços, experiência e contexto (McGee, Peterson, Muller & Sequeira, 2009). A literatura identifica domínios individuais e variáveis contextuais como as duas dimensões responsáveis pela formação das intenções empreendedoras (Bird, 1988).

Relativamente aos domínios individuais, Zhao, Seibert & Hills (2005) mostraram que características como auto-eficácia e propensão à tomada de risco, juntamente com as competências e habilidades desenvolvidas, influenciam as intenções empreendedoras. Outros estudos direccionados para as dimensões contextuais, evidenciam que as influências ambientais e o suporte ambiental têm impacto nas intenções empreendedoras (Fini, Grimaldi, Marzocchi & Sobrero, 2009).

Neste estudo vamos centrar-nos mais especificamente nas características individuais.

(8)

5

Características individuais como preditoras da Intenção Empreendedora

Várias características individuais têm sido propostas para influenciar a intenção empreendedora. A literatura tem demonstrado que a intenção empreendedora dos indivíduos é influenciada por características individuais como a propensão para a tomada de riscos (Zhao Seibert & Hills, 2005), a tolerância de ambiguidade (Begley e Boyd, 1987), o locus de controlo (Evans & Leighton, 1989; Cromie & Johns, 1983), a auto-eficácia (Zhao Seibert & Hills, 2005; Boyd & Vozikis, 1994), e a definição de objectivos (Locke & Latham, 1990).

Apesar de haver evidências da relação das características individuais na intenção empreendedora, isoladamente estas características têm pouco poder explicativo e baixa validade preditiva. Somente a auto-eficácia empreendedora e a propensão para assumir riscos, se revelaram consistentes para prever intenções empreendedoras (Fini, Grimaldi, Marzocchi & Sobrero, 2009). Pretende-se assim com este estudo reforçar as relações existentes entre as características individuais e a intenção empreendedora.

O Locus de Controlo Interno como preditor da Intenção Empreendedora

O conceito de locus de controlo foi inicialmente proposto por Rotter (1954), tendo por base as teorias aprendizagem social. O autor sugere que um individuo envolve-se num comportamento na expectativa de um reforço. Contudo, esta expectativa depende mais da atitude do individuo face à situação, do que da situação em si. A atitude, por sua vez, é formada pela percepção do indivíduo sobre a capacidade que terá para influenciar o resultado. Desta forma, é possível perceber que alguns indivíduos têm a crença que podem ter impacto no curso dos acontecimentos enquanto que outros, acreditam que não têm essa capacidade, ou que essa capacidade é reduzida. Rotter (1966) descreveu locus de controlo da seguinte forma:

(9)

6

“Quando um reforço é percebido pelo sujeito como seguindo alguma acção sua, mas

não sendo totalmente subordinado à sua acção, então, na nossa cultura, é normalmente visto como resultado de sorte, acaso, destino, como o controlo de outros poderosos, ou como imprevisível, por causa da grande complexidade das forças que o rodeiam. Quando um indivíduo interpreta o evento desta forma, esta crença é rotulada de controlo externo. Se a pessoa percebe que o evento é subordinado ao seu próprio comportamento ou às suas próprias características relativamente permanentes, denominamos esta crença de controlo interno (Rotter, 1966, p. 1).”

Tendo por base os estudos de Rotter (1954, 1966), Brockhaus (1975) analisou a relação entre as intenções empreendedoras e o locus de controlo percebido em estudantes de empreendedorismo. Especificamente, o seu objectivo foi determinar se a probabilidade de um individuo se tornar um empreendedor aumenta, quanto maior for a crença no seu controlo interno. O estudo também procurava determinar se o facto dos alunos estarem a frequentar um curso de empreendedorismo, afectaria a sua crença no controlo interno.

Como previsto, os resultados confirmaram os resultados de estudos anteriores que ligam as intenções empreendedoras ao locus de controlo interno. O estudo também confirmou que o facto de os alunos frequentarem um curso de empreendedorismo, não afecta o locus de controlo, o que indica que esta característica é relativamente estável.

As evidências da relação entre estas duas variáveis também foram encontradas por Cromie & Jonhs (1983) num estudo para determinar as características pessoais dos empreendedores Irlandeses. Os autores assumem o locus de controlo interno como uma das principais características dos empreendedores e que este está relacionado com a intenção empreendedora. Da mesma forma, Evans & Leighton (1989), descobriram que os trabalhadores por conta própria possuem um maior locus de controlo interno.

(10)

7

Com estas descobertas, conclui-se que o locus de controlo interno pode ser um preditor das intenções empreendedoras. Isto sugere que um empreendedor tende a acreditar que tem a capacidade de afectar o sucesso ou o fracasso do seu empreendimento. Sem esta crença dificilmente qualquer empreendedor estaria disposto a expor-se às consequências do fracasso (Brockhaus,1975).

Tendo por base estudos anteriores que evidenciam uma relação entre estas variáveis, hipotetiza-se que:

H1: O Locus de Controlo Interno está positivamente relacionado com a Intenção Empreendedora.

A Auto-Eficácia Empreendedora como mediadora da relação entre o Locus de Controlo Interno e a Intenção Empreendedora

De acordo com Bandura ,” o nível de motivação, os estados afectivos e as acções das pessoas baseiam-se mais no que elas acreditam do que no que é objectivamente verdadeiro ( Bandura ,1997 pp.2 ).” Este é o argumento básico do autor, relativamente ao papel das crenças de auto-eficácia no funcionamento humano. Desta forma, o conceito de auto-eficácia é atribuído a Bandura que a define como “ a crença individual na capacidade própria para executar e organizar os cursos de acção necessários para produzir determinadas realizações ( Bandura, 1977, pp.3 ). ” Assim, os indivíduos com maior auto-eficácia são mais capazes de perseguir e persistir numa tarefa do que aqueles que têm uma baixa auto-eficácia ( Bandura, 1977).

A auto-eficácia é contudo, um conceito específico, na medida em que um individuo pode ter a crença que irá ser bem sucedido numa tarefa, mas não possuir essa mesma crença noutra tarefa totalmente diferente. Tendo por base a especificidade da auto-eficácia, faz todo o sentido falar de auto-eficácia empreendedora, como sendo “a

(11)

8

força da crença de uma pessoa que é capaz de ser bem-sucedida ou de ter uma boa

performance em vários papéis e tarefas empreendedoras (Chen, Green & Crick, 1998

pp.295).” Estes autores assumem a auto-eficácia empreendedora como o preditor mais efectivo da performance.

Boyd & Vozikis (1994) propõem pela primeira vez, a auto-eficácia empreendedora como uma variável que explica a força das intenções empreendedoras e a probabilidade destas intenções originarem acções empreendedoras.

Outros investigadores posteriores a Boyd & Vozikis (1994), evidenciaram a existência de uma relação positiva entre a auto-eficácia empreendedora e as intenções empreendedoras (Chen, Green & Crick, 1998; De Noble, Jung & Ehrlich, 1999), e entre a auto-eficácia empreendedora e a viabilidade das intenções empreendedoras (Krueger & Brazeal, 1994).

Pesquisas mais recentes como a de McGee, Peterson, Muller & Sequeira (2009), sugerem igualmente que a auto-eficácia empreendedora (ESE - Entrepreneurial

Self-efficacy), ou seja, a crença do individuo em ser bem sucedido no lançamento de um

empreendimento, é uma variável importante, pois é um forte preditor das intenções empreendedoras. Zhao, Seibert & Hills (2005) fornecem também evidências de que os indivíduos que escolhem tornar-se empreendedores têm uma elevada auto-eficácia empreendedora.

Esta relação é particularmente relevante, na medida em que a auto-eficácia empreendedora pode ser utilizada para estudar e predizer as escolhas, a persistência e efectividade dos comportamentos dos empreendedores, na medida em que está relacionada com a acção e acção intencional (Chen, Green & Crick, 1998).

(12)

9

A relação entre a auto-eficácia empreendedora e o locus de controlo também tem sido estudada.

Tanto a auto-eficácia empreendedora como o locus de controlo, são variáveis cognitivas e sobre controlo (Rotter, 1966). No entanto, a auto-eficácia refere-se apenas ao controlo comportamental, ao contrário do locus de controlo que se refere não só ao controlo comportamental, mas também ao controlo do resultado ( Chen, Green & Crick, 1998). Além disso, como já foi referido, a auto-eficácia é um conceito mais específico, que examina a crença de um individuo em executar uma tarefa específica a um determinado nível de especialização, enquanto o locus de controlo pode ser generalizado a uma variedade de situações (Gist, 1987). Desta forma, um individuo pode ter um forte locus de controlo interno geral, mas uma baixa auto-eficácia numa tarefa específica (Chen, Green & Crick, 1998).

No entanto, Chen, Green & Crick (1998), num estudo que visa demonstrar que a auto-eficácia empreendedora é uma característica distintiva de gestores e empreendedores, mostram evidências de uma relação positiva entre o locus de controlo interno e a auto-eficácia empreendedora. Já com o locus de controlo externo esta relação foi negativa. Philips & Stanley (1997) também encontraram uma relação positiva entre a auto-eficácia e o locus de controlo interno.

A literatura tem assim demonstrado, a existência de relações entre o locus de controlo interno e a intenção empreendedora, entre o locus de controlo interno e a auto-eficácia empreendedora e entre a auto-auto-eficácia empreendedora e a intenção empreendedora. Apesar disto, ainda não foi estudado o efeito indirecto da auto-eficácia empreendedora na relação entre o locus de controlo interno e a intenção empreendedora. Pretende-se perceber se a auto-eficácia empreendedora afecta e de que forma afecta esta relação.

(13)

10

Para compreender a relação entre as 3 variáveis, sugere-se que:

H2: A Auto-Eficácia Empreendedora medeia a relação entre o Locus de Controlo Interno e a Intenção Empreendedora.

(14)

11

Parte II: Método

Participantes

Neste estudo participaram 207 indivíduos, dos quais 122 homens e 85 mulheres, com uma média de idades de 25 anos. Destes, 111 eram licenciados, 12 eram mestres, 82 Doutorados e 1 com o ensino Secundário. As áreas de especialização são diversas mas há uma grande incidência nas áreas da Engenharia (n = 72) e nas áreas de Gestão (n = 43) e Economia (n = 19).

Procedimento

Os dados foram recolhidos através de um questionário. A participação neste estudo era voluntária e os questionários foram entregues aos participantes para preencherem consoante a sua disponibilidade, não tendo existido a necessidade da presença de um investigador. O questionário era anónimo e foi assegurada aos participantes a confidencialidade dos dados recolhidos.

(15)

12 Medidas

Auto-Eficácia Empreendedora

A auto-eficácia empreendedora foi medida através de 11 itens da escala de

Entrepreneurial Self-Efficacy de McGee, Peterson, Muller & Sequeira (2009). Os

participantes responderam a itens como “ Indique qual o seu nível de confiança na sua capacidade para delegar tarefas ou responsabilidades a trabalhadores” ou “Indique qual o seu nível de confiança na sua capacidade para sugerir novas ideias para produtos e serviços.” As respostas eram dadas numa escala de 5 pontos que variava entre 1 = Discordo completamente, 2 = Discordo em parte, 3 = Não Concordo nem Discordo, 4 = Concordo em parte e 5 = Concordo completamente. Esta escala apresenta uma boa consistência interna ( = 0.85 ).

Locus de Controlo Interno

O locus de controlo interno foi medido através de 2 itens da escala de Levenson (1973). Os itens utilizados foram “Normalmente sou capaz de proteger os meus interesses pessoais” e “A minha vida é determinada pelas minhas acções pessoais”. As respostas eram dadas numa escala de 5 pontos que variava entre 1 = Discordo completamente, 2 = Discordo em parte, 3 = Não Concordo nem Discordo, 4 = Concordo em parte e 5 = Concordo completamente. Foi medida a consistência interna desta escala sendo o = 0.46.

(16)

13 Intenção empreendedora

A intenção empreendedora foi medida através de um item da escala de Zhao, Seibert & Hills (2005). O item utilizado foi “Uma das intenções que tenho na minha vida é de começar e desenvolver um negócio com elevado potencial de crescimento”, que se acredita ser o que melhor simboliza a intenção empreendedora. A resposta era dada numa escala de 5 pontos que variava entre 1 = Discordo completamente, 2 = Discordo em parte, 3 = Não Concordo nem Discordo, 4 = Concordo em parte e 5 = Concordo completamente.

Sexo e idade

Pesquisas anteriores demonstram que a idade pode ser um factor que influencia a intenção de começar um negócio (Brockhaus,1982; Reynolds,1995). Os autores Matthews e Moser (1995) sugerem também, que as mulheres têm menos interesse em ter o seu próprio negócio do que os homens. Por estes motivos alguns autores têm utilizado as variáveis sexo e idade como variáveis de controlo (Sequeira, Mueller e McGee, 2007; Zhao Seibert & Hills, 2005).

Tendo em conta estes dados, foram introduzidas também neste estudo as variáveis de controlo, sexo e idade. Foi solicitado aos participantes que indicassem a idade e o sexo, que estava codificado com 1 para masculino e 2 para feminino.

(17)

14

Parte III: Resultados

Estatística Descritiva

Na Tabela 1 (ver abaixo) é apresentada a estatística descritiva (médias, desvios-padrão e correlações de Pearson ) das variáveis em estudo.

As correlações evidenciam uma relação positiva e significativa entre o locus de controlo interno e a intenção empreendedora (r = 0.15, p <0.05). Verifica-se também, a existência de uma relação positiva significativa entre a intenção empreendedora e a auto-eficácia empreendedora (r = 0.37, p <0.01). Para além disto, há igualmente uma relação positiva e significativa entre a auto-eficácia e o locus de controlo interno (r = 0.24, p <0.05).

Tabela1: Médias, Desvios-Padrão e Correlações de Pearson

M SD 1 2 3 4 1. Sexo 1.41 0.49 2. Idade 25,0 1.85 -0.25** 3. Intenção Empreendedora 3.87 0.91 -0.09 -0.08 4. Auto-Eficácia Empreendedora 3.73 0.55 0.02 -0.12 0.37** 5. Locus de Controlo Interno 4.01 0.63 -0.13 -0.18** 0.15* 0.24** *p < 0.05. **p < 0.01.

(18)

15 Teste de Hipóteses

A hipótese 1 afirma que o locus de controlo interno está positivamente relacionado com a intenção empreendedora. Para testar esta hipótese, foi feita uma análise de regressão para a relação entre as duas variáveis. Tal como demonstrado na tabela 2 (ver abaixo), verificou-se a existência de um efeito positivo significativo do locus de controlo interno na intenção empreendedora (B = 0.23, p <0.05). A variável preditora explica 12% da variabilidade da intenção empreendedora.

Utilizando o mesmo método também foi confirmada a existência de um efeito significativo entre o locus de controlo interno e a auto-eficácia empreendedora (B = 0.25, p <0.01), assim como com efeito significativo entre a intenção empreendedora e a auto-eficácia empreendedora (B = 0.61, p <0.01).

A hipótese 2, que pressupõe um efeito mediador da auto-eficácia empreendedora na relação entre locus de controlo interno e a intenção empreendedora, foi testada utilizando os procedimentos de Preacher & Hayes (2004), que permitem testar a mediação simples e medir o efeito indirecto através de bootstraping.

Preacher & Hayes (2004), sugerem que na mediação existem três condições que se devem verificar: (1) a variável independente deve estar significativamente relacionada com o mediador (Auto-Eficácia Empreendedora); (2) a variável independente e o mediador proposto devem cada um estar significativamente correlacionados com a variável dependente (Locus de Controlo Interno), e (3) a relação entre a variável independente e dependente deve ser significativamente fraca (mediação parcial) ou não existente (mediação total), quando o mediador é incluído na equação da regressão. Os resultados destas análises estão demonstrados na Tabela 2, na qual se

(19)

16

pode verificar que todas as condições necessárias à corroboração da hipótese 2 foram confirmadas. Assim, os resultados confirmaram a existência de uma mediação total. Foi encontrado um efeito indirecto significativo da auto-eficácia empreendedora na relação entre o locus de controlo interno e a intenção empreendedora (B = 0.16). O efeito indirecto através da análise de bootstraping com intervalo de confiança a 99%, ficou entre 0.04 e 0.32. Foram utilizadas 5000 reposições de amostragem (resamples) para calcular o efeito indirecto no intervalo de confiança mencionado.

Tabela 2 : Efeito de Mediação

B s.e t Sig. Mín

IC99

Máx IC99 Locus de control interno  Intenção

empreededora

0.23* 0.10 2.19 0.02

Locus de control interno  Auto-eficácia empreededora

0.25** 0.06 4.27 0.00

Auto-eficácia empreededora  Intenção empreededora

0.61** 0.11 5.16 0.00

Locus de control interno  Auto-eficácia empreededora  Intenção empreededora

0.07 0.10 0.71 0.47

Efeito indirecto com análise bootstrap 0.16 0.05 .04 .32

Adj R2 .12**

F 25.21**

(20)

17

Parte IV: Discussão e Conclusão

Discussão dos Resultados

De acordo com os resultados obtidos e apresentados na Tabela 1, podemos extrair que quanto maior for o locus de controlo interno de um individuo maior será a sua intenção empreendedora. Da mesma forma verifica-se que quanto maior é o locus de controlo interno de um individuo maior será a sua crença em ser bem sucedido ou de obter um bom desempenho em actividades ou tarefas empreendedoras e por último, as correlações evidenciam que quanto maiores as crenças de auto-eficácia de um indivíduo maior será a sua intenção empreendedora.

Com os dados obtidos e apresentados na Tabela 2, verificamos que existe um efeito directo significativo entre o locus de controlo interno de um individuo e a sua intenção empreendedora, o que vai ao encontro de estudos anteriores ( Brockhaus, 1975; Jonh & Cromie, 1983). No entanto, quando é introduzida a variável auto-eficácia empreendedora nesta relação, este efeito directo deixa de existir. Desta forma podemos concluir que a auto-eficácia medeia totalmente a relação entre o locus de controlo interno e a intenção empreendedora.

Uma importante implicação prática deste estudo é o facto de estas relações serem particularmente interessantes em Recrutamento e Selecção. Se pretendermos seleccionar um individuo que possa vir a tornar-se um empreendedor, por exemplo, um futuro sócio de uma organização, sabemos segundo a teoria do comportamento planeado de Ajzen (1991), que as intenções empreendedoras são bons indicadores do comportamento empreendedor. Assim, as características que conduzem a esta intenção

(21)

18

assumem especial relevância. Através desta pesquisa podemos sugerir que a avaliação de características individuais como a auto-eficácia empreendedora e o locus de controlo interno nos processos de Recrutamento e Selecção, podem predizer a intenção empreendedora de um individuo. Com a descoberta da auto-eficácia empreendedora como um mediador total na relação entre o locus de controlo interno e as intenções empreendedoras, podemos também considerar à partida, que um individuo que seja avaliado como tendo a crença de um controlo interno e que possua intenções empreendedoras, é também um individuo auto-eficaz, que segundo Chen, Green & Crick (1998), é a variável que melhor prediz o desempenho.

AsIsto indica que as relações encontradas têm, desta forma, uma implicação prática em Recrutamento e Selecção, para além de ajudarem numa melhor compreensão dos factores que levam ás intenções empreendedoras.

Limitações e sugestões para futuras investigações

Uma das limitações é o facto das escalas usadas para medir as variáveis em estudos terem sido adaptadas pela primeira vez para a Língua Portuguesa. Desta forma algumas escalas mostram pouca consistência interna, o que pode indicar que as mesmas necessitam de ser revistas em estudos futuros. Como consequência desta limitação, a escala utilizada no presente estudo para medir intenção empreendedora é constituída apenas por um item. Apesar de o item medir eficazmente a variável, não foi encontrado nenhum estudo que também tivesse utilizado o mesmo procedimento. Da mesma forma, a escala que mede o locus de controlo interno, também é constituída apenas por 2 itens, apresentando um alfa de Cronbach mais baixo do que seria inicialmente esperado, de 0.46.

(22)

19

Outra limitação é o uso da variável intenção empreendedora como variável independente. A ligação entre a intenção comportamental e comportamentos subsequentes, está bem estabelecida na extensa pesquisa de Ajzen (1991). No entanto, apesar da importância de perceber os factores que levam à intenção empreendedora, um estudo longitudinal que examine quem realmente se tornará um empreendedor e quem terá sucesso, é uma das direcções de investigação futura (Zhao, Seibert & Hills, 2005).

Considerações finais

Este estudo contribui para uma melhor compreensão dos factores que influenciam a intenção empreendedora, nomeadamente as características individuais, como a auto-eficácia empreendedora e o locus de controlo interno. Permitiu reforçar as relações entre as variáveis em estudo e perceber o tipo de relações que podem ser estabelecidas entre as mesmas. Assim, o presente estudo foi consistente com as pesquisas anteriores, que já evidenciavam uma relação positiva e significativa entre o locus de controlo interno e a intenção empreendedora (Brockhaus,1975; Cromie & Jonhs, 1983; Evan & Leighton, 1989). Esta pesquisa, acrescentou à literatura o facto de a auto-eficácia empreendedora mediar esta relação.

Podemos concluir que apesar de ainda ser necessária a continuação da investigação nesta área, foram encontradas mais uma vez evidências das características individuais como preditoras da intenção empreendedora.

(23)

20 Referências

Ajzen, I. (1991). The theory of planned behaviour. Organisational Behaviour

and Human Decision Processes, 50(2): 179-211.

Bandura, A. (1977). Self-efficacy: Toward a unifying theory of behavioural change. Psychological Review, 84, 191–215.

Bandura, A. (1997). Self-efficacy: The exercise of control. New York: Freeman. Begley, T. M.,Boyd, D. P. (1987). Psychological characteristics associated with performance in entrepreneurial firms and smaller businesses* 1. Journal of Business

Venturing, 2(1), 79-93

Bird, B. (1988). Implementing entrepreneurial ideas: The case for intention.

Academy of Management Review, 13(3), 442–453.

Boyd, N. G., Vozikis, G. S. (1994). The Influence of Self-Efficacy on the Development of Entrepreneurial Intentions and Actions. Entrepreneurship Theory and

Practice, 63-77.

Brockhaus, R. H. (1975). “I-E Locus of Control Scores as Predictors of Entrepreneurial Intentions,” Proceedings of the 1975 Academy Management National Conference; pp. 433-435.

Brockhaus, R. (1982). The psychology of the entrepreneur. In Encyclopedia of

Entrepreneurship, C Kent, D Sexton and K Vesper (eds.), Englewood Cliffs, NJ:

(24)

21

Chen, C. C., Greene, P. G., Crick, A. (1998). Does entrepreneurial self-efficacy distinguish entrepreneurs from managers? Journal of Business Venturing, 13, 295-316.

Cromie, S., Johns, S. (1983). Irish entrepreneurs: Some personal characteristics.

Journal of Organizational Behaviour, 4: 317–324.

De Noble, A., Jung, D., Ehrlich, S. (1999). Entrepreneurial self-efficacy: The development of a measure and its relationship to entrepreneurial action.” In Frontiers of

Entrepreneurship Research, Boston, MA: Babson College.

Evans, D., Leighton, L. (1989). Some empirical aspects of entrepreneurship.

American Economic Review, 79: 519–535.

Fini R., Grimaldi R., Marzocchi G.L., Sobrero M. (2009) . The foundation of entrepreneurial intention, Academy of management Meeting.

Gartner, W. B. (1989b). “Who is an entrepreneur?” is the wrong question.

Entrepreneurship Theory and Practice, 13(4), 47–68.

Gist, M.E. (1987). Self-efficacy—implications for organizational-behaviour and human resource management. Academy of Management Review, 12, 472–485.

Gartner, W. B. (1989b). “Who is an entrepreneur?” is the wrong question.

Entrepreneurship Theory and Practice, 13(4), 47–68.

Krueger N.F.J., Reillly, M.D., Carsrud A.L. (2000). Competing models of entrepreneurial intentions. Journal of Business Venturing, 15(5): 411-432.

Krueger, N., Brazeal, D. (1994). Entrepreneurial potential and potential entrepreneurs. Entrepreneurship Theory and Practice. 18(3), 91–104.

Levenson, H. (1973). Multidimensional locus of control in psychiatric patients.

Journal of Consulting and Clinical Psychology, 41:397-404.

Locke, E. A., Latham, G. P. (1990). A theory of goal setting and performance. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.

(25)

22

Matthews, C., Moser, S. (1995). Family background and gender: Implications for interest in small firm ownership. Entrepreneurship and Regional Development, 7, 365–377.

McGee, J. E., Peterson, M., Mueller, S. L., Sequeira, J. (2009), «Entrepreneurial self-efficacy: Refining the measure». Entrepreneurship: Theory and Practice, vol. 33(4), pp. 965-988.

Phillips, Jean M.; Gully, Stanley M. (1997). Role of goal orientation, ability, need for achievement, and locus of control in the self-efficacy and goal--setting process.

Journal of Applied Psychology, Vol 82(5), 792-802

Preacher, K. J., Hayes, A. F. (2004). SPSS and SAS procedures for estimating indirect effects in simple mediation models. Behavior Research Methods, Instruments,

and Computers, 36, 717-731.

Reynolds, P. (1995). Who starts new firms? Linear additive versus interaction based models. Paper presented at the 15th Babson College Entrepreneurship Research Conference.

Rotter, J. B. (1954). Social learning and clinical psychology. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.

Rotter, J. B. (1966). Generalized expectancies for internal versus external control of reinforcement. Psychological Monographs, 80(1, whole No. 609).

Sequeira, J., Mueller, S.L., McGee, J.E. (2007). The influence of social ties and self-efficacy in forming entrepreneurial intentions and motivating nascent behaviorbehaviour. Journal of Developmental Entrepreneurship, 12(3), 275–293.

Zhao, H., Seibert, S., Hills, G. (2005). The mediating role of self-efficacy in the development of entrepreneurial intentions. Journal of Applied Psychology, 90(6):1265-1272.

Imagem

Tabela 2 : Efeito de Mediação

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, empreende-se um esforço de revisão da literatura visando a: 1 identificar os efeitos da saúde mental parental e do suporte social sobre a ocorrência de asma em crianças;

É importante ratificar o que para a montagem do ensaio BMP foram privilegiadas as amostras de solo do furo de sondagem SP4, conforme descrito no tópico 3.6.4 BMP do Capítulo 3, para

To compare and highlight the differences between the expression profiles of genes encoding for extracellular space and plasma membrane proteins in neurospheroids and 2D

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

This dissertation provides an overview on relevant marketing-related subjects such as brand personality, positioning, consumer behaviour and communication through the analysis

De acordo com a legislação portuguesa, estão sujeitos a receita médica os medicamentos que possam constituir um risco para a saúde do doente, direta ou

Victor Papanek, Luigi Colani e Paulo Parra, mediante as reconstruções que propõem no decorrer da evolução do mundo material (Biónica, Biodesign, Design Natural, e Design

Dado que a tese da origem positivista da doutrina da escola Baden acerca da neutralidade absoluta do real de todo sentido e valor aparece em Kroner e Spranger