• Nenhum resultado encontrado

CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ESCOLAR: ESTUDO DE UM CASO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ESCOLAR: ESTUDO DE UM CASO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Área 2

Inovação e Investigação Pedagógica

CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO

ESCOLAR: ESTUDO DE UM CASO

“Atividade Física, Alimentação e Aptidão Física”

Escola Secundária Eça de Queirós

2012/2013

Balanço da Apresentação do Estudo

de Investigação

Orientador de Escola:

Prof. Pedro Cristóvão

Orientador da Faculdade

:

Prof. Nuno Ferro

(2)

Í

NDICE

Í

NDICE

... 1

1.

I

NTRODUÇÃO

... 2

2.

O

BJETIVOS

... 2

3.

A

VALIAÇÃO

... 3

3.1. APRECIAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO ... 3

3.1.1. Resultados da Ação ... 3

3.1.2. Organização ... 4

3.1.3. Programa ... 6

3.1.4. Pertinência ... 7

(3)

Balanço da Apresentação do Estudo de Investigação

2 Núcleo de Estágio 2012/2013

1. I

NTRODUÇÃO

O presente documento pretende realizar um balanço sobre a apresentação do estudo de investigação desenvolvido pelo núcleo de estágio da Escola Secundária Eça de Queirós.

Este trabalho enquadra-se com o Guia de Estágio Pedagógico proporcionado pela Faculdade de Motricidade Humana e subsiste numa das competências exigidas na Área 2 do Guia de Estágio - Inovação e Investigação Pedagógica.

Como foi referido no projeto, o estudo surgiu da necessidade de responder a um conjunto de questões que têm vindo a suscitar dúvidas e reflexão entre os professores do nosso Grupo de Educação Física. A problemática recaiu quando os professores se deparam, após a avaliação inicial, com o elevado número de alunos que estão Fora da Zona Saudável da Aptidão Física na bateria de testes do

Fitnessgram.

Com vista a enriquecer a nossa ação, convidámos duas profissionais relacionadas com as áreas em estudo para que cada uma abordasse o tema da sua especialidade, relacionado com o estudo. Assim, as convidadas participantes foram a Professora Cláudia Minderico, nutricionista e docente na Escola Secundária Eça de Queirós, e a Professor Adilson Marques, especialista na área da atividade física e docente na Faculdade de Motricidade Humana.

No decorrer desta reflexão iremos realizar um balanço sobre a forma como correu a apresentação através dos inquéritos de satisfação que foram preenchidos e, finalmente, uma reflexão sobre o que foi dito pelos nossos convidados.

2. O

BJETIVOS

Relativamente aos objetivos do nosso estudo, podemos afirmar que todos foram alcançados. Assim, a nossa investigação procurou dar resposta aos seguintes pontos:

- Caracterizar os alunos do 3º ciclo do ensino básico da ESEQ em relação à AptA;

- Perceber quais os fatores que explicam a presença dos alunos fora da ZSAF no teste de AptA;

- Definir estratégias de intervenção (ESEQ, GEF, EE e Alunos).

- Que fatores podem justificar a presença dos alunos do 3º Ciclo da ESEQ fora da ZSAF no teste do Vaivém?

(4)

- Qual a relação entre a prática de AF informal do aluno e a sua AptA?

- Fornecer recomendações que estimulem a adoção de estratégias adequadas de intervenção por parte da ESEQ, do GEF, e dos alunos relativamente à ApF e Saúde.

3. A

VALIAÇÃO

3.1. APRECIAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO

De seguida serão apresentados os resultados da ação, obtidos através da aplicação dos Inquéritos de Satisfação aos participantes, com o intuito de avaliar a mesma, no que concerne aos resultados, à organização, ao programa e de uma forma global à sessão dinamizada. A avaliação de cada uma destas componentes é feita com base numa escala de apreciação, de 1 a 4, que varia entre o Muito Fraco (1), Fraco (2), Bom (3) e Muito Bom (4).

3.1.1. RESULTADOS DA AÇÃO

Relativamente aos resultados da ação, estes são constituídos quer pelo conjunto de conhecimentos que os participantes adquiriram, quer pela apresentação realizada durante a sessão.

(5)

Balanço da Apresentação do Estudo de Investigação

4 Núcleo de Estágio 2012/2013

No que se refere à apresentação realizada, nomeadamente à sua pertinência, importância e utilidade, os resultados foram muito satisfatórios, registando-se uma apreciação de Muito Bom (63,9%) e Bom (30,6%) e apenas 5,6% como Fraco. Estes resultados evidenciam que a apresentação da sessão foi conseguida com muito sucesso.

3.1.2. ORGANIZAÇÃO

A organização da ação está dividida em três componentes, nomeadamente a sua divulgação, o acompanhamento durante a atividade e as instalações onde se realiza.

A divulgação da ação foi realizada na ESEQ, através da afixação de posters e

colocação de convites nas mesas das salas de professores e de trabalho bem como em livros de ponto das turmas que participaram no estudo. Para além disso, falámos com os DT das nossas turmas bem como das turmas participantes no estudo. Todos os núcleos de estágio (Orientadores e Professores Estagiários) bem como os professores do Grupo de Educação Física foram informados da sessão de apresentação via e-mail e pessoalmente.

(6)

Segundo a avaliação do público-alvo, a divulgação da ação foi considerada de Muito Boa (61,1%) e Boa (30,6%) e Fraco (8,3%). Como se pode, então, verificar, na generalidade os inquiridos classificaram a divulgação da ação de forma positiva ou muito positiva.

Durante a atividade, a ação foi avaliada no que diz respeito à sua acreditação, acompanhamento e aos horários da mesma. Neste ponto, a avaliação também foi positiva, sendo que 66,7% dos participantes responderam Muito Bom, 27,8% classificaram como Bom e 5,6% como Fraco. Mais uma vez, os resultados obtidos são bons indicadores.

(7)

Balanço da Apresentação do Estudo de Investigação

6 Núcleo de Estágio 2012/2013

3.1.3. PROGRAMA

O programa da atividade engloba a Estrutura da sessão e o Nível das comunicações.

O primeiro ponto, a estrutura, foi avaliado com as respostas Muito Bom (80,6%), Bom (13,9%) e Fraco (5,6%).

(8)

3.1.4. PERTINÊNCIA

Este item permite perceber se o estudo da problemática é uma mais-valia para a escola e se as soluções apresentadas são pertinentes e exequíveis no contexto escolar.

No que diz respeito à problemática, revelou-se ser de fiel interesse para a escola, tal como referiu a Diretora do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, na apresentação deste estudo. Relativamente à totalidade da população alvo, alunos e professores, revelaram que o tema era bastante pertinente, com Muito Bom (86,1%) e Bom (13,9%).

(9)

Balanço da Apresentação do Estudo de Investigação

8 Núcleo de Estágio 2012/2013

3.1.5. GERAL

Em termos globais a sessão teve muito sucesso junto do público-alvo, que neste caso foi constituído por alunos da ESEQ (ensino secundário e básico), professores de Educação Física, Professores de outras disciplinas bem como a Diretora da Escola.

De forma global, a avaliação foi bastante positiva pois 83,3% dos participantes classificaram a apresentação como Muito Boa e 16,7% como Boa.

Por fim, salientamos alguns comentários que nos foram deixados, como sendo negativos, positivos e sugestões em relação a aspetos a melhorar numa futura ação: “Diapositivos pouco visíveis no final da sala”; “Legenda dos gráficos deveria ser mais clara”; “Divulgarem mais”; “Nada a apontar”; “Perfeito”; “Não há nada a melhorar, acho

que estiveram muito bem”; “Estavam muito bem preparados para a apresentação o

que captou a atenção dos alunos”; “Gostei bastante”; “Foi muito esclarecedor e útil”;

Sugestões: “Interação com o auditório”; “Workshops durante a apresentação”;

“Apresentação de estudos não só teóricos como práticos e reais, que chamem à

atenção da audiência para que reveja a sua alimentação e ganhe noção da importância da atividade física” e “Clarificar a importância do DE”.

Referências

Documentos relacionados

Quando Goffman (1985) fala em palco e cenário, atores e platéia, papéis e rotinas de representação, necessidade, habilidades e estratégias dramatúrgicas,

Esse princípio foi normatizado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, ao estabelecer, em seu Artigo 3º, Inciso VIII, a “ [...] gestão democrática

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

O pesquisador, licenciado em Estudos Sociais com Habilitação Plena em História, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), concluiu, ainda, o curso de

No entanto, esta hipótese logo é abandonada em favor de uma nostalgia reflexiva, visto que “ao invés de tentar restaurar as cópias de nitrato de algum estado

Dose/diluição: 1 litro do produto para 1.000 litros de água – banho de imersão (repetir a cada 21 dias); 20 ml para 20 litros de água – pulverização (4 a 5 litros