• Nenhum resultado encontrado

Colisão de ondas em mudança

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colisão de ondas em mudança"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Colisão de ondas em mudança

Colisão de ondas em mudança

Colisão de ondas em mudança

Colisão de ondas em mudança

Por: Solange Ugo Luques

TOFFLER, A. A terceira onda. Trad. João Távora. 8ª. ed. Rio de Janeiro: Record, 1980. (orig. TOFFLER, A. The third wave. Bantam Books, 1980)

(2)

ALVIN TOFFLER (1928)

Escritor futurista americano

O Choque do Futuro (1970) e A Terceira Onda (1980) –

discussão

sobre

as

revoluções

digital,

corporativa,

tecnológica e da comunicação.

Obras mais recentes com Heidi Toffler: Guerra e Anti-Guerra

(1998/1995) e Revolutionary Wealth (2006) – propõe

estratégias inovativas para a implantação da paz e da saúde.

(3)

A Terceira Onda (1980)

Características, análise e previsões sobre as transformações

da civilização sob o impacto do que ele chama de a “Terceira

Onda” na maré da história.

Primeira Onda: lançada pela revolução agrícola.

Segunda Onda: lançada pela revolução industrial.

Obs.: O modelo aberto da Internet foi inicialmente desenvolvido pelo cientista britânico Tim Berners-Lee, em 1989, como uma ferramenta acadêmica que permitiria aos cientistas compartilhar informações. (PASSARELLI, 2008)

(4)

Estrutura da obra

492 pg. - Introdução + 28 capítulos, divididos em 4 partes:

UMA COLISÃO DE ONDAS (Capítulo 1),

A SEGUNDA ONDA (Capítulos 2 a 10),

A TERCEIRA ONDA (Capítulos 11 a 24)

CONCLUSÃO (Capítulos 25 a 28).

(5)

Ondas em mudança que colidem

Descreve a civilização industrial moribunda em termos de uma “tecnosfera”, uma “sociosfera”, uma “infosfera” e “poderesfera”;”(p. 18);

Dispõe-se a mostrar as mudanças revolucionárias que essas esferas têm experimentado e como tais transformações relacionam-se a “biosfera” e “psicosfera”, isto é, como afetam nossas vidas mais íntimas.

A grande metáfora da obra é a de

ondas em mudança que

colidem

: a ideia não é original, mas é uma imagem que ajuda a organizar vastas massas de informação e a ver sob a superfície agitada na mudança.

(6)

A Segunda Onda

A Segunda Onda

A Segunda Onda

A Segunda Onda

Sociedade industrial, baseada em produção para troca - criam-se o

mercado e a economia que separa o produtor do consumidor.

Mercadização modelou pensamentos e valores - produziu um mundo em que ninguém tinha controle independente sobre seu destino – integração ao mercado era “progressiva”; autossuficiência era “retrógrada”. Promoveu visão de vida como sucessão de transações contratuais: contrato matrimonial, contrato social.

(7)

A Segunda Onda

A Segunda Onda

A Segunda Onda

A Segunda Onda

Apoiou-se na lei de Newton, para quem as causas eram “as forças impressas nos corpos para gerar movimento” - combinava com a

indust-realidade de espaço e tempo linear, da matéria em

movimento, comportando-se conforme leis universais fixas e previsíveis.

Habilitou as pessoas a serem analistas, capazes de “desmantelar problemas em seus componentes”, razão pela qual nossas imagens do futuro são fragmentadas.

(8)

A Terceira Onda - características

Altamente tecnológica, mas anti-industrial.

Traz novos estilos de família, trabalho, amor, economia, conflitos políticos e consciência.

Modo de vida baseado em fontes de energia diversificadas e renováveis, em famílias não nucleares, em novos métodos de produção (em oposição à linha de montagem), em instituições como a “cabana eletrônica” e em escolas e companhias radicalmente modificadas.

Exigirá generalizadores, não especialistas - uma idade de síntese, do pensamento em grande escala, de “recomposição de peças”.

(9)

Alguns capítulos

“Desmassificando os Meios de Comunicação de Massa” (p. 161) - constata a crescente segmentação desses meios.

“O Meio Inteligente” (p. 174) - os computadores ampliam o poder de nossa mente.

“A Cabana Eletrônica” - hipóteses sobre as consequências sociais e familiares de trabalhar em casa com o auxílio da tecnologia.

“O Turbilhão Mental” (p. 289) que experimentamos está dando lugar a uma nova cultura positiva, uma percepção integrativa poderosa e novas metáforas para a compreensão da realidade.

“A Queda da Nação” (p. 309) - a unidade política chave da Segunda Onda, o

estado-nação, está sendo pressionada e a Terceira Onda possivelmente

levará à transnacionalidade, condição favorecida pelo que ele chama de

(10)

Capítulo 20: “O Advento do Prossumidor”

No final da Segunda Onda, há o desaparecimento progressivo da fronteira entre produtor e consumidor e, na Terceira Onda, a crescente significação do prossumidor - termo que funde “produtor” e “consumidor” - tranformando o mercado e a vida das pessoas, que fazem por si mesmas o que antes outros profissionais faziam.

A figura do “prossumidor” já existia durante a Primeira Onda -sociedade agrícola baseada em produção para uso: as pessoas consomem o que elas próprias produzem.

(11)

Setor A Setor B Primeira Onda Agrícola Setor A Setor B Segunda Onda Industrial Setor A Setor B Terceira Onda Tecnológica

• O Setor A = trabalho não pago, invisível, fantasma, em que as pessoas fazem para si

mesmas, suas famílias, sua comunidade – o setor de PROSSUMO.

• O Setor B = produção de serviços é para venda ou troca no “mercado”; é o setor

visível da economia, que separa produtor de consumidor.

(12)

TOFFLER (p. 275)

TOFFLER (p. 275)

TOFFLER (p. 275)

TOFFLER (p. 275)

Muitos dos mesmos dispositivos eletrônicos que usaremos em casa para fazer trabalho remunerado também tornarão possível produzir mercadorias ou serviços para nosso próprio uso. Neste sistema o prossumidor, que dominou as sociedades da Primeira Onda, será trazido de volta ao centro da ação econômica – mas numa Terceira Onda, em base de tecnologia. (TOFFLER, p. 275)

(13)

Estilos de vida da Terceira Onda

Estilos de vida da Terceira Onda

Estilos de vida da Terceira Onda

Estilos de vida da Terceira Onda

Serão baseados metade em produção para troca e metade em produção para uso - mais satisfatórios e menos dependentes do mercado.

Parte considerável da população trabalhará menos e ganhará menos, porém compensará sua perda realizando, por conta própria e com o

auxílio da tecnologia, tarefas que custam dinheiro, contribuindo

ainda para diminuir a inflação.

Primeira civilização de “transmercado” da História – é dependente do mercado, mas não precisa gastar seu tempo construindo essa estrutura. A enorme energia utilizada para a implantação do mercado estará disponível para outros fins humanos.

(14)

Previsão de mudanças

Previsão de mudanças

Previsão de mudanças

Previsão de mudanças

Surgimento de novas religiões, o aumento do número de obras de arte, a multiplicação de avanços científicos e o surgimento de novas espécies de instituições sociais e políticas.

Advento do prossumidor - redefinição do papel do mercado em nossas vidas.

Mudanças na estrutura básica da economia associam-se a mudanças na energia, na tecnologia, nos sistemas de informação, na família, nas instituições comerciais, na maneira como vemos o mundo.

(15)

Características do avanço da Terceira Onda

Mudança para um nível mais alto de diversidade na sociedade – a desmassificação da sociedade de massa.

Aceleração – o andamento mais rápido a que ocorre a mudança histórica. Dessincronização. (p. 356)

(16)

Conclusão

Conclusão

Conclusão

Conclusão

Nunca houve tantas pessoas instruídas, com conhecimento, energia e possibilidade de viajar, comunicar-se e aprender com culturas diferentes. É delas a responsabilidade da mudança.

A proposta de um processo de aprendizado social que utilize a tecnologia à disposição deve servir como garantia de que as mudanças necessárias podem ser feitas pacificamente por todos

‘nós’, sem depender apenas de uma elite esclarecida.

O que nos aguarda não é um replay, nem uma convulsão social única; mas virá “como consequência de mil inovações e colisões a muitos níveis, em muitos lugares, através de um período de décadas. “ O autor termina conclamando todos a começarem imediatamente o processo de reconstrução.

(17)

REFERÊNCIAS

PASSARELLI, B. . Do Mundaneum à WEB Semântica: discussão sobre a revolução nos conceitos de autor e autoridade das fontes de informação. Datagramazero (Rio de Janeiro), v. v .9, p. n. 5, 2008. Disponível em: http://www.dgz.org.br/out08/Art_04.htm. Acesso em 03/04/2013.

TOFFLER, A. A terceira onda. Trad. João Távora. 8ª. ed. Rio de Janeiro: Record, 1980. (orig. TOFFLER, A. The third wave. Bantam Books, 1980)

(18)

Minhas reflexões

Minhas reflexões

Minhas reflexões

Minhas reflexões

O EAD seria uma forma tecnológica de levar conhecimento (ensino/educação) a esse ‘prossumidor’ – o ‘faça-você-mesmo’ da educação. / EAD – educação ‘adulta’ – o PARTICIPANTE (professor, moderador, estudante) assume muitos papéis que eram do professor ou da instituição

Computadores e tecnologia ativada pelo prossumidor tornam cadeias de distribuição mais simplificadas. = MINHA REFLEXÃO: Ensino mediado por computador barateia seus custos – cadeia de distribuição simplificada

Por que o ‘equipamento de ditado’(p. 195), dentre tantas novidades que Toffler previu e de fato acertou não “pegou”? Sugestão: diferenças entre língua falada e escrita?

Sir Edmund Leach escreveu para o Nevis Institute: ler é mais fácil de aprender e mais útil do que escrever – nem todo mundo precisa aprender a escrever. (p. 343)??? Barreira para o PROSSUMER?

Link para entrevista da VEJA em 15/10/2003

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, desenvolvemos nesse trabalho basicamente a aplicação de um processo gerador de dados para preços de títulos zero cupom (por meio do modelo Vasicek com dois fatores),

Segundo Lobato Filho (1957), que trabalhou na Seção Norte da Comissão em 1910, Oswaldo Cruz foi mais longe em sua avaliação sobre Santo Antônio: “Oswaldo Cruz, quando de visita

Quando os Cristais são colocados a menos de 20 cm do nosso corpo, com uma intenção real, eles começam a detectar o que está a mais no físico, no emocional, no mental e no

Ele dará flutuabilidade a vítima e ao próprio Guarda-Vidas; dará um meio de proteção ao Guarda-Vidas, pois colocado entre ele e sua vítima, evita ser agarrado; e ainda é mais um

Através deste estudo buscou-se identificar a procedência dos pacientes que realizaram acom- panhamento no ambulatório de tireoidopatias do HSL-PUCRS nos anos de 2005-2006, com o

A impressora dispõe de quatro cartuchos de 500 gramas (C M Y K) de Océ Pearls™, que permite imprimir imagens de grande formato sem necessidade de parada para troca de

No caso de uma 3ª dose, usar, pelo menos, 10-20 litros de água de bebida por 1000 galinhas, o mais tardar 3 semanas antes do período de postura. INTERVALO

TABELA II - CRONOGRAMAS 2017 CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO DE RECURSOS FINANCEIROS DE CUSTEIO CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO E VALORAÇÃO DOS INDICADORES Mês Valor Indicadores de