• Nenhum resultado encontrado

1. Introdução. Page 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. Introdução. Page 1"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Page | 1 1. Introdução

O clima predominante na Província de Nampula é do tipo tropical húmido de savana, fortemente influenciado pela frente intertropical sul que ao longo do ano desloca de norte para o sul e vice-versa, originando por consequência as maiores pluviosidades entre os meses de Novembro a Abril. O deslocamento da frente para a máxima posição sul que se regista entre os meses de Janeiro a Fevereiro, são caraterizadas por valores máximos de pluviosidade dendo as chuvas acompanhadas de trovoadas, ventos de nordeste e a ocorrência de depressões tropicais cujas consequências tem impacto sobre o tecido humano e socio-económico. (MUAGERENE, 2000)

Este relatório enquadra-se na cadeira de Análise espacial, compreende a construção dum modelo para dados climáticos e a sua respetiva produção de mapas de temperatura mensais e anuais, tal como mapas de precipitação anual e mensal da Província de Nampula nos anos entre 2003 a 2007 e dos meses de junho a Outubro.

(2)

Page | 2 2. Objectivos

Geral:

 A partir de dados climáticos no formato shaperfile, construir modelos e produzir mapas de precipitação e temperatura (mensal e anual), no periodo 2003-2007 e junho a outubro.

Específicos:

 Construir o modelo de dados climáticos da Província de Nampula

 A partir do modelo produzir 20 mapas dos quais cinco mapas de precipitação mensal, e cinco de precipitação anual, cinco de temperaturas mensais e cinco de temperaturas anuis.

 Produzir os mapas de precipitação media mensal e anual, assim como a temperatura media mensal e anual.

 Interpretar, explicar e analisar os mapas produzidos.

3. Metodologia

Para elaboração deste relatório, usou-se dados fornecidos pelo docente da disciplina para produção do modelo e os respetivos mapas. Através dos softwares Arcmap, e suas ferramentas, como o ArcCatalog, que serviu para a criação da geodatabase (banco de dados onde os nossos resultados estarão gravados), o Arctoolbox para criação do modelo, e outras ferramentas que ajudaram bastante na construção do modelo assim como os respetivos mapas, caso de: spatial analyst tools, data management tools, raster>>raster processing, clip, kriging, cell statistics, simbology para a classificação e atribuição da cor adequada ao mapa, view para criação de layout dos mapas, insert para a atribuição dos requisitos necessários num mapa como a escala, legenda, titulo, texto entre outros. O modelo de analise climatico, vide figura 1, permitiu a produção dos mapas.

(3)

Page | 3 Fig. 1: Modelo de análise de dados climáticos.

(4)

Page | 4 4. Localização geográfica da província de Nampula

Fig.2: Localização geográfica da província de Nampula. Fonte: elaborado pelo autor, base cartografica: CENACARTA.

A província de Nampula situa-se na região Norte do país, faz fronteira a Norte com a província de Cabo Delgado e Niassa, a Sul com a província da Zambézia a Oeste com a província da Zambézia, e a Este com o oceano índico. Em termos de coordenadas localiza-se entre as coordenadas, ocupa uma área de 79010354180,3m2, que corresponde a 79, 010.35418km2. Em termos de divisão administrativa a província de Nampula encontra se dividida em 21 distritos.

(5)

Page | 5 Com base nos dados do III recenseamento geral da populacao e habitacao (IIIRGPH), o processamento desses dados foram obtidos os resultados que são apresente neste trabalhos em forma de mapas tematicos com respectivas analises.

5. Mapas de distribuição mensal de temperatura no período de 2003-2007.

Fig. 3: Mapas de distribuição mensal da temperatura, Província de Nampula nos meses de Junho a Outubro nos anos de 2003 a 2007. Fonte: elaborado pelo autor, base cartográfica: CENACARTA.

A distribuição da temperatura nesta Província neste intervalo em estudo segundo os resultados obtidos no mapa acima, nos meses de Junho, Julho e Agosto, a zona costeira do norte da Província de Nampula, descendo um pouco ao sul ate no distrito de Mogincual, as temperaturas tem registado valores muito altos diferentemente do interior da Província onde a temperatura vai diminuindo cada vez mais que nos afastamos para o interior. Esta ligeira dispersão de distribuição da temperatura na Província é influenciada pela corrente quente de Moçambique que aquece muito

(6)

Page | 6 a costa e quando os ventos desviam este calor para o interior da Província, este calor vai perdendo as suas propriedades ao longo da viagem.

6. Mapa de temperatura média mensal de Junho a Outubro no periodo de 2003 a 2007

Fig. 4: Mapa de temperatura média mensal, Província de Nampula. Fonte: elaborado pelo autor, base cartográfica: CENACARTA.

Em termos de temperaturas médias mensais na Província de Nampula, a distribuição em torno de toda Província, as regioes costeiras registaram maior temperaturas que decresce gradualmente para o interior ate ao distrito de Malema que registou menor temperatura, como se pode ver no mapa acima.

(7)

Page | 7 Fig. 5: Distribuição anual da temperatura, Província de Nampula. Fonte: elaborado pelo autor, base cartográfica: CENACARTA.

A distribuição da temperatura anual a nível da Província de Nampula não foge mais do comportamento da distribuição mensal, a diferença está nas zonas de atuação sobretudo a zona costeira que nesta (distribuição anual) as temperaturas máximas são registadas em torno de quase toda área costeira da Província especificamente nos anos de 2003, 2004 e 2005. Estas temperaturas reduzem ligeiramente cada vez que se afasta para o interior. Este arrefecimento gradual da temperatura no interior da Província é devido a mistura do ar quente proveniente da costa e o ar frio que vem das regiões montanhosas do interior da Província que quando se mistura resulta num arrefecimento ligeiro da temperatura nestas regiões. No ano 2006 as temperaturas altas registaram-se no sul da área costeira da Província.

(8)

Page | 8 Fig.6: Mapa de temperatura média anual, 2003-2007. Fonte: elaborado pelo autor, base cartográfica: CENACARTA.

As temperaturas médias anuais nesta Província nos anos de 2003 a 2007 foram quase distribuídas de igual forma em torno de toda Província exceto uma maior parte do distrito de Malema que apresentou uma temperatura média diferente dos outros distritos com uma média de 23o contra 25.9o C para os restantes distritos da Província, isto devido a influência de ventos frios vindos das vizinhas províncias de Tete e Zambézia. Para os distritos de Murrupula, Lalaua,

Ribaue e Mecuburi registaram uma media de 24o C.

(9)

Page | 9 Fig. 7: Mapas de distribuição da precipitação mensal, Província de Nampula. Fonte: elaborado pelo autor, base cartográfica: CENACARTA.

Precipitação na Província de Nampula mensalmente e distribuída de uma forma desigual, como ilustram os mapas. No mês de junho os pluviómetros registaram muita queda pluviometrica nos distritos de Mogovolas, Moma, Murrupula, Meconta, uma parte do distrito de Ribaué mais em piquenas percentagens. No mês de Julho Choveu mais nos distritos de Erati, Mecuburi, Nacaroa, Memba, Muecate, Lalaua e uma parte mais também em pequenas percentagens no distrito de Ribaue. No mês de Agosto, na provincia de Nampula a precipitação em altas percentagens registou de nos distritos de Erati, Memba, Ilha de Mocambique, Nacala e Monapo. Em Setembro choveu mais nos distritos de Muecate, Monapo, Angoche, Meconta, Mogovolas, Nampula, Nacaroa, Nacala e Ilha de Mocambique. E no mês de outro choveu muito nos Distritos de Malema, Ribaue, Murrupula, Nampula, uma parte do distrito de Moma e Mogovolas em percentagens Menores.

(10)

Page | 10 Fig. 8: Mapa de precipitação média mensal, Província de Nampula. Fonte: elaborado pelo autor, base cartográfica: CENACARTA.

Em torno de toda Província a média mensal da precipitação nos meses em destaque foi normal para todos os distritos da Província, como se vê no mapa, choveu pouco durante essa época.

11. Mapas de Distribuição anual da precipitação no período de 2003-2007.

Em termos anuais, o ano 2003 foi o ano em a precipitação foi distribuída da mesma forma quase abrangendo todos os distritos da Província mas com percentagens maiores nos Distritos que estão localizados no interior da Província e uma parte dos distritos que estão sobre a costa da Província de Nampula caso do Distrito de Moma, Angoche e Mogincual. Esta distribuição deveu-se a criação de condições para que haja precipitação e cujas essas condições são desviadas pelos ventas das zonas costeiras para as zonas interiores onde as temperaturas apresentam-se ser baixas e a massa de ar não resiste condensa-se e forma nuvens e chove muito nestas áreas. Vide, Fig. 9.

(11)

Page | 11 Fig. 9: Mapas de distribuição anual da precipitação, 2003-2007. Fonte: elaborado pelo autor, base cartográfica: CENACARTA.

12. Mapa de precipitação média anual no periodo de 2003-2007.

A distribuição média da precipitação na Província de Nampula segundo o mapa da figura 10, As médias elevadas registaram-se no interior da Província e as médias mínimas registaram-se na zona costeira da Província, isto porque durante o ano a precipitação é desviada pelos ventos do litoral para o interior.

(12)

Page | 12 Fig. 10: Mapa de precipitação média anual, 2003-2007. Fonte: elaborado pelo autor, base cartográfica: CENACARTA.

(13)

Page | 13 13. Conclusão

A temperatura média anual na Província de Nampula é de 24o com uma distribuição geográfica das isotérmicas a indicarem um decréscimo nas temperaturas médias anuais do litoral para o interior com registos médios no litoral de 24 a 26o enquanto nas regiões do interior como Malema, as temperaturas oscilam entre 22 a 24o.

A média da precipitação anual é de 1071,6 mm. Da análise dos últimos 30 anos verifica-se que o mês mais frio foi o de Junho, o mais quente o de Novembro, o mais seco foi o de o de Setembro e mais chuvoso foi o de janeiro. Constataram igualmente que a estacão húmido ou chuvosa compreende seis meses (de Novembro a Abril) apesar das alterações das estacoes chuvosa e seca, que ultimamente se verificam, com impactos sobre tudo no calendário da agricultura, principalmente a de sequeiro (HERMIND at all, 1995).

(14)

Page | 14 14. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MUNGERENE, António: s/d “Dos direitos ambientais a direito ao meio ambiente”, cruzeiro sul, fevereiro de 2000.

ARAUJO, Manuel G, Mendes de-Geografia dos povoamentos: Assentamentos humanos e urbanos. Maputo: UEM/Livraria Universitária 1997.

LOPES, L; ARAUJO, M. E. HERMIMIND, Kim – perfil ambiental da cidade e distrito de Nampula. Maputo, 1995.

Base Cartografica: CENACARTA- Centro de Cartografia e Teledetecção Fonte de Dados: INAM-Instituto Nacional de Meteorologia

www.nampula.gov.mz

Referências

Documentos relacionados

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Nas leituras de falhas efetuadas, foram obtidos códigos de anomalia por meio de dois diferentes protocolos de comunicação: o ISO 14230 KWP (2000) e o ISO 15765-4 CAN. A seguir, no

Após a fundamentação teórica, baseada nas conferências anuais sobre o clima, em artigos científicos e acadêmicos, na legislação e decisões governamentais sobre

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial