• Nenhum resultado encontrado

NEPPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NEPPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

NEPPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROGRAMA DE ESTÁGIO - 2017-2

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO NEPPO 2017-2

A Neppo Tecnologia da Informação, com fundamento no processo de Programa de Estágio, resolve abrir o 2º Processo Seletivo de 2017 para estágio de nível superior no Programa de Estágio 2017-2, observadas as disposições constantes neste Edital.

1. INSTRUÇÕES GERAIS

1.1. O processo seletivo destina-se ao preenchimento de vagas para o Programa de Estágio Neppo 2017-2. Poderão participar do processo seletivo estudantes de nível superior de instituições públicas ou privadas.

1.2. Os pré requisitos para inscrição neste processo seletivo são:

1.2.1. Estar matriculado em uma instituição de ensino superior em um curso relacionado a Tecnologia da Informação ou áreas afins:

Análise e Desenvolvimento de SistemasCiência da Computação

Engenharia da ComputaçãoEngenharia Elétrica

Sistemas de InformaçãoSistemas para Internet

1.2.2. Desejável ter concluído, pelo menos, 40% (quarenta por cento) da carga horária ou dos créditos necessários para a conclusão do curso superior.

2. DA PRÉ-INSCRIÇÃO E CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

2.1. Os estudantes interessados em se inscrever neste processo seletivo deverão, inicialmente, realizar o cadastro no sistema de currículos da NEPPO (http://oficina.neppo.com.br/pandora_web/pages/index.jsf), no período de 15 de junho de de 2017 a 28 de julho de 2017 (até as 23hs deste dia), considerando-se como extemporânea qualquer pré-inscrição feita fora desse período.

2.1.1. Durante o processo de pré-inscrição o candidato deverá anexar por e-mail (th@neppo.com.br) cópia digitalizada do Histórico Escolar (detalhado e atualizado) expedido pela instituição de ensino, atestando o total de carga horária do curso e a carga horária cursada pelo aluno ou a quantidade de créditos exigidos para conclusão do curso e o total de créditos cursados.

2.2. As informações prestadas pelo candidato serão de sua inteira responsabilidade, dispondo a Neppo Tecnologia da Informação do direito de excluir do processo seletivo aquele que fornecer dados comprovadamente

(2)

NEPPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROGRAMA DE ESTÁGIO - 2017-2

inverídicos.

2.3. O prazo de inscrição poderá ser prorrogado por ato da Neppo Tecnologia da Informação.

3. DAS ENTREVISTAS

3.1. As entrevistas serão agendadas pelo Departamento de TH da Neppo, o qual entrará em contato com o candidato pelo telefone e/ou e-mail informado no currículo cadastrado.

3.2. As entrevistas fazem parte do processo seletivo de forma eliminatória e classificatória. Durante as entrevistas serão avaliados os aspectos comportamentais dos candidatos.

3.3. O local da entrevista será na sede da Neppo Tecnologia da Informação, Av. Afonso Pena, 1969, sala 202, bairro Aparecida, Uberlândia - MG.

3.4. As datas previstas para entrevista são a partir do dia 19 de Junho a 04 de agosto de 2017. O prazo das entrevistas poderá ser prorrogado por ato da Neppo Tecnologia da Informação.

3.5. Durante as entrevistas o candidato deve entregar, obrigatoriamente, os seguintes documentos: histórico escolar atualizado, carta de recomendação de pelo menos um professor/profissional da área de tecnologia da informação, grade horária para avaliação dos horários disponíveis para estágio.

3.6. A carta de recomendação deve ser original, preenchida, assinada e carimbada pelo profissional que esteja realizando a recomendação. Em casos específicos, que serão avaliados pela Neppo, a carta de recomendação será aceita por e-mail. Nesse caso, uma solicitação deve ser previamente enviada para o th@neppo.com.br.

4. DAS PROVAS

4.1. Este processo seletivo consistirá na aplicação de provas escritas, objetivas e/ou discursivas de caráter eliminatório e classificatório.

4.2. As provas contarão com questões de conhecimento específicos, elaboradas em consonância com os programas constantes no Anexo I deste Edital.

4.3. As datas prováveis para aplicação da prova são de 07 a 11 de agosto de 2017. As provas serão agendas e divulgadas no site até o dia 04 de agosto de 2017.

4.4. A prova terá duração de 2 (duas) horas, com previsão de aplicação em horários escalonados entre as 8:00 e 18:00 horas.

4.5. O local da prova será na sede da Neppo Tecnologia da Informação, Av. Afonso Pena, 1969, sala 202, bairro Aparecida, Uberlândia - MG.

(3)

NEPPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROGRAMA DE ESTÁGIO - 2017-2

antecedência do horário marcado para realização da prova, munido de caneta esferográfica azul ou preta e documento de identificação com foto, com o objetivo e não atrasar o envio previsto para a aplicação da prova.

4.6.1. Caso o candidato seja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial, quando será aceito outro documento com foto.

4.7. Não será permitido ao candidato, utilizar qualquer meio de consulta durante a realização das provas, bem como o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos, sob pena de desclassificação.

4.8. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que, durante sua realização:

For surpreendido dando ou recebendo auxilio para execução das provas.

Consultar qualquer tipo de material escrito, tal como: livros ou apostilas.

Comunicar-se com outro candidato.

For surpreendido portando aparelhos eletrônicos ligados, bem como óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria.

Utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do processo seletivo. ● For surpreendido portando qualquer tipo de arma.

Apresentar-se após o horário determinado.

5. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E RESULTADOS.

5.1. A Tabela 1 apresenta a disposição do valor das questões da avaliação.

Tabela 1: Disposição da Avaliação

TIPO ÁREA DO

CONHECIMENTO

Nº DE QUESTÕES PESO VALOR

Objetiva Lógica 6 5 30,0 Objetiva Engenharia de Software 3 2 6,0 Objetiva Banco de Dados 4 3 12,0 Objetiva Conceitos de

Programação 4 4 16,0 Objetiva Programação JAVA 4 4 16,0 Discursiva SQL, JAVA e UML 2 10 20,0

TOTAL 20 questões

objetivas e 2 discursivas

(4)

NEPPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROGRAMA DE ESTÁGIO - 2017-2

5.2. Caso o número de questões seja diferente do acima disposto, a pontuação de cada questão virá expressa na capa da prova.

5.3. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem no mínimo 60% do total de pontos da prova.

5.4. Só serão corrigidas as questões discursivas dos candidatos que obtiverem no mínimo 60 pontos da pontuação total da prova objetiva.

5.5. A classificação será efetuada por ordem decrescente do total de pontos obtidos pelos candidatos nas provas.

5.6. Caso haja empate no somatório de pontos, será considerado melhor classificado o candidato que:

5.6.1. Obtiver maior nota no somatório das questões discursivas.

5.6.2. Obtiver maior número de pontos no somatório das questões objetivas.

5.7. O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado a partir do dia 16/08/2017 no site da Neppo Tecnologia da Informação.

6. DOS RECURSOS

6.1. Os prováveis recursos referentes a este processo seletivo serão analisados e decididos pelo examinador responsável pela elaboração da questão ou pelo Coordenador Geral do Processo Seletivo nos demais casos.

6.2. Se do exame de recurso resultar anulação de questão, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

7. DO PROJETO

7.1. Essa etapa do processo seletivo consiste no desenvolvimento de um projeto, o qual será repassado aos candidatos aprovados nas etapas anteriores no dia 11 de agosto, tendo um prazo de 7 dias para execução do mesmo. 7.2. Tal projeto deverá ser entregue e apresentado de acordo com agenda especificada pelo departamento de TH, o qual entrará em contato por telefone e/ou e-mail informados no currículo cadastrado.

8. DA CONVOCAÇÃO E CONTRATAÇÃO

8.1. O candidato aprovado será convocado para contratação por meio de mensagem de correio eletrônico, obedecendo-se a ordem de classificação, ao longo da validade da presente seleção e de acordo com as necessidades da Neppo Tecnologia da Informação.

(5)

NEPPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROGRAMA DE ESTÁGIO - 2017-2

expressamente.

8.1.2. A desistência tácita ocorrerá caso o candidato não atenda aos contatos da Neppo Tecnologia da Informação.

8.1.3. Na desistência expressa, o candidato, uma vez contratado, manifestará expressamente o desinteresse no preenchimento da vaga. 8.2. É responsabilidade do candidato manter seu endereço eletrônico e telefones atualizados para viabilizar os contatos necessários, sendo de sua inteira responsabilidade os prejuízos advindos da não atualização desses dados.

8.3. A contratação, sem vínculo empregatício, dar-se-á com assinatura do Termo de Compromisso de Estágio, firmado entre a Neppo Tecnologia da Informação, a instituição de ensino e o estagiário.

9. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

9.1. A validade do processo seletivo será de 6 (seis) meses, a contar da publicação do resultado final no site da Neppo Tecnologia da Informação, podendo ser prorrogada uma vez, por igual período, a critério da Neppo.

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. No dia da realização do processo seletivo, não serão fornecidas, informações referentes ao seu conteúdo e/ou aos critérios de avaliação e de classificação.

10.2. É de responsabilidade do candidato acompanhar todos os atos, editais e comunicados referentes a este processo seletivo que sejam publicados no site da Neppo Tecnologia da Informação.

10.3. A carga horária do estágio será de:

Fase Descrição Horas

semanais

Fase 1 Fase Conceitual e Comportamental 20 horas Fase 2 Fase Técnica 30 horas Fase 3 Fase Prática 30 horas

10.4. Fica assegurado ao estudante, integrante do Programa de Estágio da Neppo:

10.4.1. A realização do estágio em áreas diversas oferecidas dentro da empresa e que sejam correlatadas ao seu curso de formação.

10.4.2. A concessão de seguro contra acidente pessoais no caso de Estágios não obrigatórios.

(6)

NEPPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROGRAMA DE ESTÁGIO - 2017-2

fases e auxílio-transporte no valor de 7,00 (sete reais) por dia estagiado; 10.4.4. A obtenção do termo de Realização de Estágio, ao final do estágio. 10.5. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Programa de Estágio da Neppo Tecnologia da Informação.

Uberlândia, 15 de Junho de 2017

Luciane de Fátima Silva

(7)

NEPPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROGRAMA DE ESTÁGIO - 2017-2

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Lógica: Raciocínio Lógico e Matemático. Técnicas de Projeto: Divisão-e-Conquista, Guloso, Recursão, Backtracking. Resolução Algorítmica de Problemas: Introdução e conceitos. Lógica de programação. Metodologias de projetos de programas. Dados, expressões e algoritmos sequenciais.

Engenharia de Software: Metodologias de Desenvolvimento de Software. Requisitos Funcionais e Não Funcionais. Documentação Funcional. Documentação Técnica. Regras de Negócio. Banco de Dados. Conceitos de Programação. Conceitos de qualidade de software. Modelos e normas de qualidade de software. Técnicas de garantia da qualidade de software da qualidade do software e informação. Inspeção de software. Princípios e técnicas de testes de software: teste de unidade; teste de integração; teste de regressão. Planejamento de Verificação e Validação. Desenvolvimento orientado a testes.

Banco de Dados: Modelagem e Projeto de Banco de Dados. Bancos de dados relacionais e orientados a objetos. Linguagens de consulta e manipulação de dado. Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados: arquitetura, gerenciamento de transações, controle de concorrência, recuperação, processamento e otimização de consulta. Bancos de dados distribuídos. SGBD. Normalização de Dados. SQL - DDL, DML e DQL.

Programação JAVA: Básico de Java. Tipos de Dados Java. Operadores e construções de decisão. Arrays. Usando laços. Métodos e encapsulamento. Herança. Exceções. Java Basics. Java API.

(8)

NEPPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROGRAMA DE ESTÁGIO - 2017-2

BIBLIOGRAFIA:

BECK, K. Test-Driven Development By Example. Eua: Addison Wesley, 2002.

DEITEL. Java Como Programar. 10a edição.

DELAMARO. M. E., MALDONADO, J. C., JINO, M. Introdução ao Teste De Software. Rio De Janeiro: Campus, 2007.

ELMASRI, R., NAVATHE, S. B. Sistemas de Banco de Dados. 4a edição, Pearson-Addison-Wesley, 2005.

GOODRICH, M T. Projeto de algoritmos: fundamentos, análise e exemplos da internet. Bookman Porto Alegre: 2004.

GUIMARÃES, C. Fundamentos de Bancos de Dados: Modelagem, Projeto e Linguagem SQL. Editora UNICAMP, 1a edição. 2003.

KORTH, H. F., SILBERSCHATZ, A., SUDARSHAN, S. Sistema de Banco de Dados. 5a edição, Campus, 2006.

MANZANO, J.A.G, OLIVEIRA, J. F. Algoritmos: Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores. Editora Érica, 2009. ● PEZZÈ, M., YOUNG, M. Teste e Análise De Software, Porto Alegre: Bookman, 2008.

PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software. McGraw-Hill. 7a ed., 2011.SCHILDT, H. C Completo e Total. 3a ed., Makron Books, 1997.

SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 9. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

YOURDON, E. Análise Estruturada Moderna. Rio de Janeiro: Campus, 2003. 836p.

Referências

Documentos relacionados

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

[40] Uma hipótese implícita quando o método de captura-recaptura é usado para estimar o tamanho de uma população é a de que quando os indivíduos são marcados no processo de

1.1 A presente seleção de Tutor a Distância será regida por este Edital e será executada pelo DEaD/IFMA Campus São Luís Monte Castelo e Comissão de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

No capítulo seis, apresentaremos a nova ferramenta proposta neste trabalho: XGOOD (eXtended Goal Into Object Oriented Development), uma versão aprimorada da ferramenta GOOD

O objetivo principal deste estudo experimental realizado no Laboratório de Estruturas e Materiais do Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio, é analisar a influência da

versity; Dewajtis 5, 01-815 Warszawa, Poland; a.syryt@uksw.edu.pl Abstract: The terms “university”, “teaching” and “research” are closely related. The reason for the

Essa estratégia orienta a descentralização em administrações regionais, a formação dos gestores escolares – para se verem como agentes de ações intersetoriais – ,