• Nenhum resultado encontrado

As aulas poderão ser ministradas no Campus I Taguatinga Sul Pistão Sul e no Campus II Prédio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa SGAN 916.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As aulas poderão ser ministradas no Campus I Taguatinga Sul Pistão Sul e no Campus II Prédio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa SGAN 916."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA A SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GERONTOLOGIA DA UCB

NÍVEL MESTRADO - APROVADO PELA CAPES/MEC

Estarão abertas, nos períodos de 01 a 15 de junho de 2012, as inscrições para seleção dos candidatos ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília - UCB, nível de Mestrado, visando o preenchimento de vagas para o 2º semestre de 2012, na área de concentração Longevidade e Qualidade de Vida.

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília - UCB tem por objetivo geral oferecer formação acadêmica interdimensional/interdisciplinar, capacitando profissionais a produzir e utilizar conhecimentos na área de Gerontologia, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população idosa. Neste contexto, o programa atribuirá aos que cumprirem todos os requisitos para obtenção do grau, o título de Mestre em Gerontologia.

Por seu caráter interdisciplinar, candidatos procedentes dos diversos cursos de graduação de nível superior podem pleitear inscrição no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gerontologia. São oferecidas 15 (Quinze) vagas, a serem distribuídas segundo o quantitativo de vagas atribuídas aos professores orientadores, nas suas respectivas linhas de pesquisa.

No processo de inscrição, os candidatos deverão indicar o orientador para qual estão concorrendo à vaga. O candidato deve refletir bem quanto a escolha do orientador, sobretudo baseando-se nas linhas de pesquisa do professor escolhido, pois uma vez aprovado, o aluno de mestrado deverá trabalhar dentro da linha de pesquisas e projetos de pesquisa dele, não sendo aceitos projetos ou idéias de projetos que não se encaixem a essas linhas. As linhas de pesquisa de cada orientador podem ser verificadas na página do Mestrado em Gerontologia da UCB HTTP://www.ucb.br/Cursos/123Gerontologia/.

As aulas poderão ser ministradas no Campus I – Taguatinga Sul Pistão Sul e no Campus II – Prédio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa SGAN 916.

Cronograma EVENTOS DATA

Inscrições de 01 a 15 de junho de 2012

1ª etapa – Provas (Português e Inglês) 19 de junho de 2012 2ª etapa – Análise Curricular e Entrevista 21 de junho de 2012

Resultado 22 de junho de 2012

Período de Matrícula 28 e 29 de junho de 2012

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GERONTOLOGIA - MESTRADO

(2)

INSCRIÇÕES

As inscrições para o Mestrado em Gerontologia, 2ª seleção de 2012, estarão abertas no período de 01 a 15 de junho de 2012.

O candidato deverá acessar o site de inscrição online

http://portalrm.ucb.br/corpore.net/Source/EduPS-ProcessoSeletivo/Public/EduPSFirewall.htm?CodColigada=1&CodFilial=4

para realizar a sua inscrição online e gerar o boleto para pagamento da taxa, caso não esteja disponível entrar em contato com a Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação.

Será considerado inscrito o candidato que efetuar o pagamento da taxa de R$ 90,00

noventa reais, gerada no ato da inscrição e entregar a documentação solicitada.

Observação: A taxa de inscrição não será devolvida caso o candidato torne-se

desistente ou desclassificado em qualquer uma das etapas do processo de seleção.

A documentação completa poderá ser entregue de duas maneiras:

1. Diretamente no Campus Avançado da Asa Norte da Universidade Católica de Brasília.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação SGAN 916 Módulo B W5 Norte - Asa Norte CEP: 70790-160 – Brasília - DF

Horário para entrega dos documentos: das 9h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira.

2. Através dos serviços dos Correios, mediante postagem da documentação completa

para o endereço citado no item anterior, por Sedex 10 com aviso de recebimento (AR), Serão recebidas correspondências postadas até 13 de junho de 2012.

1. Dos documentos para inscrição

Os documentos a serem enviados ou entregues são os abaixo relacionados:

a) Formulário de Inscrição preenchido - disponível no final do edital e/ou na

Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação;

b) Cópias autenticadas ou acompanhadas dos originais do diploma e do histórico escolar do curso superior de graduação, ou certificado/declaração atestando provável

formatura. Caso ainda não possua o diploma, o candidato poderá apresentar certificado de conclusão ou declaração emitida pela autoridade competente da sua Instituição de origem, atestando a condição de formado ou de provável formando, ficando a matrícula condicionada à apresentação do diploma. A eventual inscrição de candidatos portadores de diploma de cursos de graduação de curta duração só será aceita mediante homologação pelo Colegiado do Programa;

c) 01 cópia do Curriculum no formato LATTES atualizado (gerado no site

www.cnpq.br) e comprovado (01 cópia simples de cada documento listado no curriculum);

(3)

d) Carta de Intenções dirigida à direção do mestrado, com no máximo 02 páginas,

explicitando os seguintes aspectos:

1) compromisso em defender a dissertação em, no máximo, 24 meses; 2) trajetória profissional e perspectivas futuras;

3) razões da opção pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gerontologia; 4) compromissos profissionais já assumidos e mantidos durante a realização da

pós-graduação, indicando sua natureza e horário de trabalho;

5) tempo que dedicará às atividades da Pós-Graduação. 6) nome do orientador pretendido.

e) Cópias autenticadas ou acompanhadas dos originais da carteira de identidade e do CPF;

f) 01 foto recente (3X4);

g) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição: R$ 90,00 (noventa reais) a ser

paga no posto de atendimento local do Banco Itaú ou do Banco Real, no campus da Asa Norte da UCB, ou por meio de depósito identificado em nome da UBEC junto ao Banco

do Brasil, agência 3382-0, conta corrente 951.716-2, código identificador 974-1,

no qual deverá constar o nome do candidato.

Observação: a ausência de qualquer dos documentos solicitados desqualificará a inscrição.

Podem ser aceitas inscrições de candidatos estrangeiros portadores de diplomas equivalentes obtidos no exterior (em conformidade com a legislação em vigor - revalidado).

2. Seleção

O processo de seleção será realizado em três etapas e constará do seguinte:

1ª Etapa: Provas

a) Prova escrita dissertativa com o tema relacionado à gerontologia. Nesta prova

também será avaliada a redação em língua portuguesa. A prova escrita dissertativa sobre tema relacionado à Gerontologia será realizada no dia 19/06/2012, de 9h às 12h, na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Campus Avançado da Asa Norte, SGAN 916 Módulo B Asa Norte. As questões desta prova serão formuladas baseadas na bibliografia relacionada no fim deste edital. A capacidade de expressão escrita também será avaliada nesta prova, que é eliminatória, sendo seis a nota mínima exigida para aprovação.

b) Prova escrita para avaliar a proficiência em língua inglesa. Na prova escrita de

inglês, DE CARÁTER ELIMINATÓRIO, o candidato deverá demonstrar capacidade de leitura e compreensão de textos respondendo, em português, às questões formuladas. Será permitido o uso de dicionário impresso, não sendo permitido o uso de dicionários e/ou tradutores eletrônicos. A prova será realizada no mesmo dia e local da prova anterior 19/06/2012, no horário de 14h às 17h. A nota mínima de aprovação na

(4)

2ª Etapa: Análise

a) Análise do Curriculum LATTES

O candidato deverá dar ênfase à formação acadêmica e à experiência profissional, indicando as mais recentes produções científicas e participação em congressos, simpósios, encontros e reuniões científicas na área de Gerontologia nos últimos cinco anos. Está etapa será realizada internamente pelos membros da comissão de seleção do programa, com data prevista de avaliação para o dia 21/06/2012.

A etapa de análise é de responsabilidade interna do programa, não sendo necessária a presença do candidato.

3ª Etapa: Entrevista

Somente serão chamados para entrevista os candidatos que obtiverem a nota mínima de 6 (de 0 a 10) como média do conjunto das provas de conhecimentos e coerência em língua portuguesa e da prova de língua inglesa. A relação dos candidatos selecionados para a 3ª etapa será divulgada no dia 21/06/2012, no endereço eletrônico www.ucb.br – no link da pós-graduação e e-mail a partir da 17h.

A entrevista tem CARÁTER ELIMINATÓRIO, a comissão de seleção poderá solicitar esclarecimentos sobre a documentação apresentada pelo candidato no ato da inscrição. As entrevistas serão marcadas pela comissão de seleção no dia 19/06/2012, após às 18h.

Resultado final: 22/06/2012, a partir da 18h, no endereço www.ucb.br – no link da pós-graduação.

Período de Matrícula: 28 e 29 de junho de 2012.

3. Dos critérios de classificação

Os candidatos aprovados serão classificados pela média aritmética das notas obtidas nas três etapas do processo de seleção, em ordem decrescente, até o limite previsto de 15 (Quinze) vagas, segundo o desempenho em:

a) Prova de conhecimentos sobre o tema Gerontologia e redação em língua portuguesa.

(peso 3).

b) Prova para avaliar a proficiência em língua inglesa (peso 3). c) Análise de documentação que inclui Curriculum LATTES (peso 1). d) Entrevista (peso 3).

Havendo candidatos com a mesma nota final e idêntica classificação, a comissão de seleção decidirá pelo desempate com base na carta de intenção e em seu currículo. A comissão de seleção pode, ainda, optar por não preencher as 15 (Quinze) vagas anunciadas caso os candidatos não alcancem o nível mínimo estipulado para ingresso no Programa.

(5)

4. Das disposições gerais

a. O candidato deverá exibir documentos de identidade, sempre que solicitado.

b. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com antecedência

de, pelo menos, trinta (30) minutos. Não será tolerado atraso.

c. O não comparecimento a qualquer uma das provas ou à entrevista implicará na

desclassificação do candidato.

d. Somente serão admitidos recursos dos resultados da seleção, sob alegação de vícios

de forma, que deverão ser dirigidos à Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UCB, depositados na Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação e Pesquisa até as 18h do dia 23/06/2012.

e. Os candidatos não selecionados poderão retirar seus documentos na Secretaria da

PRPGP, até o dia 30/06/2012. A partir desta data, os documentos não retirados serão desprezados.

f. A UCB disponibiliza orientação de dissertação a cada estudante matriculado(a) no

curso, sem contudo garantir a vinculação do(a) mestrando(a) a um determinado orientador, mesmo após a qualificação do projeto de dissertação, em caso de desligamento desse orientador do quadro docente do curso ou da instituição.

g. Todo e qualquer caso não contemplado no presente Edital será resolvido pela

comissão de seleção do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gerontologia – nível mestrado da UCB.

h. O início das aulas ocorrerá conforme calendário acadêmico da UCB a ser divulgado,

podendo se realizar tanto no Campus I - Taguatinga quanto no Campus II - Asa Norte.

OBSERVAÇÃO: O aluno selecionado é obrigado a:

a) matricular-se em um mínimo de três disciplinas obrigatórias oferecidas no semestre de 2012;

b) participar das atividades da “Aula Magna”, palestras do Núcleo de Estudos e Pesquisas

sobre o Envelhecimento – NEPE/UCB e demais atividades extraclasse do programa.

VAGAS

Professores Vagas

Adriano Bueno Tavares 2

Alessandra da Rocha Arrais 2

Altair Macedo Lahud Loureiro 1

Carmen Jansen de Cardenas 1

Gislane Ferreira de Melo 1

Gustavo de Azevedo Carvalho 1

Karla Helena Coelho Vilaça 2

Lucy Gomes Vianna 2

Maria Liz Cunha de Oliveira 1

(6)

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Os candidatos impedidos de se locomoverem, devido a enfermidades não contagiosas, acidentes, partos e outros motivos ou que apresentem outras necessidades especiais, poderão fazer suas provas em local e condições previamente determinados pela comissão de seleção.

Para isto, deve ser apresentado à comissão de seleção, com até três dias úteis de antecedência do início previsto para a realização das provas, um laudo médico contendo os seguintes dados:

a) nome completo do candidato;

b) número e órgão expedidor do documento oficial de identidade; c) autorização médica para realizar as provas;

d) C.I.D.

Brasília – DF, 22 de maio de 2012

Prof. Dr. Adriano Bueno Tavares Diretor do Programa de Pós-Graduação

Stricto Sensu em Gerontologia UCB/UBEC

Prof. Dr. Rui Caldas

Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa Universidade Católica de Brasília

(7)

Bibliografia básica para a prova escrita dissertativa sobre tema relacionado à Gerontologia.

1. FALEIROS VP, LOUREIRO AML. (Orgs.). Desafios do envelhecimento: vez, sentido e voz. 1 ed. Brasília: Editora Universa - UCB, 2006.

2. GOMES L, PEREIRA MG (Orgs). Envelhecimento e Saúde. Editora Universa: Brasília, 2006.

3. FREITAS EV et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 2ª.ed, os seguintes capítulos:

CAPÍTULO 1- O estudo da velhice: histórico, definição do campo e termos básicos

CAPÍTULO 2- Teorias biológicas do envelhecimento

CAPÍTULO 7- Teorias psicológicas do envelhecimento: percurso histórico e teorias atuais

CAPÍTULO 10- Envelhecimento da população brasileira: uma contribuição demográfica

CAPÍTULO 93- Parâmetros clínicos do envelhecimento e avaliação geriátrica ampla

CAPÍTULO 139- O papel da espiritualidade e da religiosidade na vida adulta e na velhice

CAPÍTULO 146- Envelhecimento e velhice na família contemporânea

CAPÍTULO 151- O Estatuto do Idoso

4. NETTO MP. O estudo da velhice: histórico, definição do campo e termos básicos. p. 2-12

5. JECKEL-NETO EA, CUNHA GL. Teorias biológicas do envelhecimento. p.13-22

6. NERI AL. Teorias psicológicas do envelhecimento. p. 58-75

7. AMARANO AA. Envelhecimento da população brasileira: uma contribuição demográfica. p.88-105.

8. FREITAS EV, MIRANDA RD. Parâmetros clínicos do envelhecimento e avaliação geriátrica ampla. p. 900-908

(8)

9. DEBERT GG, SIMÕES JÁ. Envelhecimento e velhice na família contemporânea. p.1366-1373

10. PAZ SF, GOLDMAN SN. O Estatuto do Idoso. p. 1402-1409

11. GOLDSTEIN, L. L., SOMMERHALDER, C. O papel da espiritualidade e da religiosidade na vida adulta e na velhice. p.1307-1314

(9)

U N I V E R S I D A D E C A T Ó L I C A D E B R A S Í L I A – U C B

N.º INSCRIÇÃO Uso Interno / UCB

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - PRPGP INSCRIÇÃO EM PROCESSO DE SELEÇÃO

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

NOME ESTADO CIVIL

SOLT CAS DIV VVO OUT

ENDEREÇO CEP FONE RESIDENCIAL

FOTO 3 X 4

CIDADE UF FONE (CELULAR)

NASCIMENTO

_____/_____/____

CIDADE ONDE NASCEU UF

IDENTIDADE ÓRGÃO EMISSOR DATA DE EMISSÃO

_____/_____/_____ CPF SEXO M F E-MAIL FILIAÇÃO PAI MÃE CURSO PRETENDIDO FORMAÇÃO ACADÊMICA GRADUAÇÃO

TÍTULO OBTIDO ANO IES

GRADUAÇÃO

TÍTULO OBTIDO ANO IES

PÓS – GRADUAÇÃO

TÍTULO OBTIDO ANO IES

PÓS – GRADUAÇÃO

TÍTULO OBTIDO ANO IES

ATIVIDADE PROFISSIONAL

PROFISSÃO PRINCIPAL HÁ QUANTO TEMPO

ATIVIDADE EXERCIDA INSTITUIÇÃO EMPREGADORA

ENDEREÇO CEP

CIDADE UF FONE

EXERCÍCIO DE ATIVIDADE DOCENTE

NÃO

SIM QUAL? SUPERIOR MÉDIO FUNDAMENTAL

DISPONIBILIDADE DE TEMPO PARA ATIVIDADES DO CURSO E ESTUDO: __________ HORAS SEMANAIS

(10)

LOCOMOTORA AUDITIVA VISUAL

DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

Nome do Titular da Conta:

CPF do Titular da Conta:

BANCO N.º AGÊNCIA Número Conta Corrente ou Poupança

CASO O NÚMERO DE ALUNOS NÃO SEJA SUFICIENTE PARA A EFETIVAÇÃO DO CURSO, SERÁ DEVOLVIDA A TAXA DE INSCRIÇÃO MEDIANTE DEPÓSITO EM CONTA CORRENTE NO BANCO ACIMA DISCRIMINADO.

TOMOU CONHECIMENTO DO CURSO POR MEIO DE

JORNAL FOLDER TV CARTAZ INTERNET RÁDIO AMIGO CORRESP.

DATA E ASSINATURA

_____/_____/_____ _____________________________________

CANDIDATO

Referências

Documentos relacionados

- Águas Urbanas: desenvolvimdento de planos para a gestão integrada da água urbana; reconhecimento de riscos e incertezas na gestão da água urbana;

By grouping the patients diagnosed with osteopenia and osteoporosis and those classified as C2 and C3 Klemetti [11] (Table 5), the correlation of the mandibular cortical

O tratamento sem redução da área foliar proporcionou o menor tempo de enraizamento para todas as lâminas de irrigação, podendo ser adotado para a produção de mudas provenientes

A Fig. O resultado foi satisfatório em baixas frequências. O resultado final foi satisfatório, mostrando-se altamente eficiente abaixo de 100 Hz... Porém a presença de ruído

O caráter revolucionário já expresso no referencial teórico é empregado nos artigos relacionado à ideia de totalidade 31 do pensamento marxiano. Para haver

Já no extremo sul do país, quase ao mesmo tempo em que ocorria a Cabanagem, deu-se um movimento de características bem diferentes daquele ocorrido na Amazônia. Agora, eram

Após a intubação, os animais foram ventilados em modo volume controlado (VCV) com volume corrente de 6 ml∙kg -1 , frequência respiratória (FR) de 90 irpm em ar ambiente,

Espera-se que, com a implantação do instrumento (planilha) para monitorização e controle da temperatura do recém-nascido, assim como do plano de capacitação do