• Nenhum resultado encontrado

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Ministério da Educação

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias

Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) comunica que estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Curso de Mestrado, conforme orientações a seguir: 1. INSCRIÇÃO

1.1. Período

De 15 de outubro a 14 de novembro de 2012 (para inscrições por via postal será considerada a data da postagem nos Correios - envio por Sedex).

1.2. Local

Pós-Graduação em Ciências Veterinárias Setor de Ciências Agrárias – Campus I – UFPR Rua dos Funcionários, 1540

CEP 80.035-050 – Juvevê Curitiba – Paraná – Brasil Telefone (55-41) 3350-5621 e-mail: cpgcv@ufpr.br

1.3. Documentos Necessários

a) Formulário de inscrição (conforme modelo do PPGCV, disponível no sítio eletrônico

www.cpgcv.agrarias.ufpr.br).

b) Histórico Escolar do Curso de Graduação.

c) Cópia do Diploma ou Atestado de Conclusão de Curso Superior (nível Bacharelado ou Licenciatura plena).

d) Cópia da Cédula de Identidade e do CPF ou, quando estrangeiro, fotocópia da folha de identificação do passaporte e do visto de permanência no país.

e) 01 (uma) Foto atual 3x4.

g) Comprovação de cadastro do Curriculum vitae na Plataforma Lattes, CNPq (disponível em http://lattes.cnpq.br/index.htm) atualizado nos últimos 30 dias (imprimir a folha de rosto do Curriculum).

h) Apresentação do Currículo documentado e encadernado para pontuação, elaborado seguindo a sequência e ordem da Norma Interna n°04/2010 do PPGCV-UFPR (disponível em

www.cpgcv.agrarias.ufpr.br), incluindo a numeração dos comprovantes e a indicação do número do respectivo comprovante em cada item do currículo apresentado.

i) Proposta de Investigação: texto redigido em até uma página A4 (letra tipo Arial tamanho 12, espaçamento 1,0; máximo de 1500 caracteres), contendo a opção de Linha de Pesquisa,

(2)

Orientador e aspectos gerais da pesquisa pretendida (conforme modelo do PPGCV - verificar itens 2, 3 e 4 do presente Edital para preenchimento).

j) 02 (duas) Cartas de Recomendação (conforme modelo do PPGCV).

k) Apresentação do comprovante original do pagamento da taxa de inscrição de R$ 50,00 (cinquenta reais), não reembolsável, na Conta Única da UFPR. Para emitir o boleto bancário (formulário GRU) acessar o link: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp Para obter as informações necessárias para o preenchimento do Formulário GRU, acessar o link: http://www.prppg.ufpr.br/sites/default/files/documentos/mestrado_doutorado/procedimento _recolhimento_valores_inscricao.pdf

OBS. Não serão aceitas inscrições efetuadas fora do prazo determinado ou com falta de quaisquer dos documentos citados anteriormente no formato e modelo solicitados, ou ainda, sem a devida comprovação. Os formulários e modelos de documentos citados estão disponíveis na página eletrônica do Programa (http:///www.cpgcv.agrarias.ufpr.br), no título “Processo Seletivo”. A situação das inscrições será divulgada em Edital na Secretaria da Coordenação e na página eletrônica do PPGCV (http:///www.cpgcv.agrarias.ufpr.br), a partir das 14 horas do dia 26/11/2012. O candidato com inscrição indeferida terá prazo de 48 horas, a partir da divulgação, para recorrer por meio de requisição junto à Secretaria do Programa. Decorrido este prazo, todos os candidatos se declaram automaticamente de acordo com o resultado da avaliação das inscrições. Os recursos serão julgados pelo Colegiado do Programa, cuja decisão é irrevogável e incontestável.

2. EXAME DE CAPACIDADE

O exame será composto por três provas de caráter tanto eliminatório quanto classificatório, a saber, prova escrita, Curriculum Vitae e entrevista, conforme descritos a seguir:

2.1. Prova Escrita

Data: 10 de dezembro de 2012 das 8h30min às 12h00, no Setor de Ciências Agrárias da UFPR, em sala a ser divulgada pela Coordenação do Programa, trinta minutos antes do início da prova. Conteúdo: As provas escritas serão compostas por duas partes: uma prova de conteúdo básico de caráter eliminatório, comum para todos os candidatos; e outra prova de conteúdo específico, de caráter classificatório. Para a prova de conteúdo específico, os candidatos deverão escolher uma dentre as provas específicas listadas no sub-item B a seguir, respeitando a indicação do orientador pretendido (verificar a exigência de prova específica, conforme indicado no Quadro 1 do item 3.2 deste Edital). Não haverá revisão de prova.

A) A prova básica compreenderá 30 questões, distribuídas da seguinte forma: - Bioquímica e Fisiologia (10 questões)

- Biologia Celular (10 questões)

(3)

B) A prova específica compreenderá 10 questões, todas referentes a um dos assuntos listados abaixo, conforme a escolha do candidato (verificar a exigência de prova pelo orientador pretendido).

a) Clínica e Cirurgia Veterinária b) Patologia Veterinária

c) Medicina Veterinária Preventiva d) Genética e Melhoramento Animal e) Nutrição e Alimentação Animal f) Sistemas de Produção Animal g) Etologia e Bem-estar Animal h) Aquicultura e Ciências do Ambiente

2.2. Análise do Curriculum vitae

A análise do currículo entregue no ato da inscrição será realizada por comissão específica designada pela Coordenação do Programa, com pontuação de acordo com a Norma nº 04/2010 do PPGCV, disponível em http://www.cpgcv.agrarias.ufpr.br

2.3. Entrevista e Avaliação da Proposta de Investigação

Esta etapa, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada entre os dias 11 a 13/12/2012 a partir das 14:00h, em horário e local divulgado na Secretaria do Programa, após a divulgação do resultado da prova escrita. O(A) candidato(a) será entrevistado(a) por uma banca de professores do PPGCV, designada pela Coordenação do Programa. A banca de entrevista deverá incluir o orientador pretendido pelo candidato, ou seu representante, que além da entrevista fará a avaliação e pontuação da proposta de investigação do candidato. Não será permitida a realização da entrevista fora da data e horário determinados para cada candidato. 3. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROGRAMA

O Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias destina-se a formar Mestres e Doutores na Área de Concentração de CIÊNCIAS VETERINÁRIAS. No caso do Mestrado, ao qual se refere este edital, há cinco Linhas de Pesquisa.

3.1. Linhas de Pesquisa

A) Clínica, Cirurgia e Patologia Veterinária

B) Sanidade Animal e Medicina Veterinária Preventiva C) Nutrição e Alimentação Animal

(4)

E) Sistemas de Produção Animal e Meio Ambiente

3.2. Corpo Docente e vagas disponíveis para Mestrado com ingresso em 2013

Serão oferecidas 42 vagas para Mestrado com ingresso no Programa em março de 2013, distribuídas entre 21 professores credenciados para orientação nesse próximo período.

A distribuição das vagas entre os orientadores cadastrados, as provas específicas exigidas, bem como sua inserção nas Linhas de Pesquisa, com pequena ementa explicativa de seus assuntos individuais são apresentados no Quadro 1. Informações adicionais sobre os projetos dos professores podem ser obtidas no Currículo Lattes acessível no módulo busca de currículos na página do CNPq http://www.cnpq.br ou por contato direto com os mesmos, por meio do endereço eletrônico e telefones listados no Quadro 1.

A Coordenação recomenda ao candidato que entre em contato com o orientador pretendido antes de elaborar sua proposta de investigação.

Quadro 1. Professores orientadores do Curso de Mestrado com vagas disponíveis, número de vagas por orientador, prova específica exigida, linhas e assuntos de pesquisa.

Orientadores

Vagas

(prova exigida) Linhas de Pesquisa Assuntos de Pesquisa do Professor

Alda L. G. Monteiro aldaufpr@gmail.com Fones de contato: (41) 3350.5709 2 (Sistemas de Produção) Nutrição e Alimentação Animal Sistemas de ProduçãoAnimal e Meio Ambiente

Alimentos e sistemas de alimentação para pequenos ruminantes.

Manejo de pastagens para pequenos ruminantes.

Sistemas de produção de ovinos e caprinos para carne e sua relação com a qualidade e a segurança do alimento e a qualidade do ambiente.

(5)

Orientadores

Vagas

(prova exigida) Linhas de Pesquisa Assuntos de Pesquisa do Professor

Alex Maiorka amaiorka@ufpr.br Fones de contato: (41) 3350.5732 2 (Nutrição e Alimentação Animal) Nutrição e Alimentação Animal Sistemas de Produção Animal e Meio Ambiente

Qualidade de matérias primas, aditivos e processamento de rações para aves, cães, suínos e outros animais não ruminantes.

Efeitos de diferentes sistemas de produção e pesquisa, validação de metodologias alternativas para aves, cães, suínos e outros animais não ruminantes.

Antonio Ostrenky Neto ostrensky@ufpr.br Fones de contato: (41) 3350.5634 2 (Aquicultura e Meio Ambiente) Sistemas de Produção Animal e Meio Ambiente Piscicultura Continental. Aquicultura marinha.

Produção e biologia de peixes ornamentais marinhos.

Avaliação e mitigação de impactos ambientais. Toxicologia aquática. Carla F. M. Molento carlamolento@yahoo.com Fones de contato: (41)3350.5788 2 (Etologia e Bem-estar Animal) Sistemas de Produção Animal e Meio Ambiente

Diagnóstico de grau de bem-estar relativo em animais utilizados para produção e estratégias de melhoria. Bem-estar de animais de companhia. Uso de animais para ensino e pesquisa.

Fabiano M. Ferreira montiani@ufpr.br ferreir9@cvm.msu.edu Fones de contato: (41) 3350.5621 / 5724 2 (Clínica e Cirurgia Veterinária) Clínica, Cirurgia e Patologia Veterinária

Análise descritiva do aparelho visual de animais selvagens (anatômica,

histológica, fisiológica e cladística). Pesquisa clínica, histopatológica e genética (imuno-histoquímica e biologia molecular) das doenças oftálmicas em animais.

Bioestatística de dados clínicos, biométricos e laboratoriais; Tópicos em medicina interna e farmacologia clínica veterinária.

(6)

Orientadores

Vagas

(prova exigida) Linhas de Pesquisa Assuntos de Pesquisa do Professor

Ivan R. de Barros Filho ivanbarf@ufpr.br Fones de contato: (41) 3350.5623 / 5734 3 (Clínica Veterinária ou (Medicina Veterinária Preventiva) Clínica, Cirurgia e Patologia Veterinária Medicina Veterinária Preventiva

Sanidade animal, Clínica médica veterinária.

Mastite em ruminantes, Afecções do aparelho digestório.

Sanidade animal, Leucose, Tuberculose (doenças infecciosas). João R. Dittrich dittrich@ufpr.br Fones de contato: (41) 3350.5625 2 (Sistemas de Produção Animal) Sistemas de Produção e Meio Ambiente Caracterização, entendimento e melhoria dos sistemas de produção de eqüinos.

Relações da produção (criação e manutenção) com o meio ambiente. Caracterização, manejo e utilização ambiental de resíduos da produção de equinos.

José Antônio de Freitas freitasjaf@ufpr.br Fones de contato: (44) 3211 8524 1 (Nutrição e Alimentação Animal) Nutrição e Alimentação Animal

Manejo da alimentação e uso de aditivos na alimentação de ruminantes.

Determinação de exigências nutricionais de energia e proteína e avaliação da eficiência energética em bovinos de corte.

Laila Talarico Dias lailatalarico@ufpr.br Fones de contato: (41) 3350.5704 2 (Genética e Melhoramento Animal) Melhoramento Genético Animal

Estimação de parâmetros genéticos e avaliação genética de animais de interesse zootécnico.

(7)

Marcelo Beltrão Molento molento@ufpr.br Fones de contato: (41) 3350.5618 3 (Medicina Veterinária Preventiva) Medicina Veterinária Preventiva

Estratégias de controle de doenças parasitárias dos animais utilizando tecnologia genômica, controle biológico e técnicas de tratamento seletivo (método Famacha).

Marson B. Warpechowski marson@ufpr.br Fones de contato: (41) 3350.5779 3 (Nutrição e Alimentação Animal) Nutrição e Alimentação Animal Sistemas de Produção Animal e Meio Ambiente

Sistemas de determinação das necessidades nutricionais e de avaliação da disponibilidade e metabolismo de nutrientes e da energia para animais não ruminantes. Efeitos e caracterização da fração fibrosa de dietas para animais. Metanálise e modelagem aplicada aos processos biológicos e ao

gerenciamento econômico e ambiental dos sistemas de produção animal com ênfase aos animais não ruminantes.

Paulo Rossi Jr parossi@ufpr.br Fones de contato: (41) 3350-5705 / 5765 / 5761 3 (Nutrição e Alimentação Animal ou Sistemas de Produção Animal) Nutrição e Alimentação Animal Sistemas de Produção Animal e Meio Ambiente

Relação do Consumo Alimentar Residual (CAR) com Parâmetros Metabólicos e de Estresse em Bovinos de Corte.

Estudos econômicos relacionados a pecuária paranaense e brasileira: construção de indicador de preços, composição de custos, estudos de impacto financeiro e tomadas de decisão. Patrick Schmidt patricks@ufpr.br Fones de contato: (41) 3350.5639 2 (Nutrição e Alimentação Animal) Nutrição e Alimentação Animal Sistemas de Produção Animal e Meio Ambiente

Avaliação de alimentos volumosos e subprodutos para ruminantes. Conservação de forragens. Produção de bovinos em sistemas baseados em forragens conservadas ou pastagens.

(8)

Orientadores

Vagas

(prova exigida) Linhas de Pesquisa Assuntos de Pesquisa do Professor

Peterson Triches Dornbush petriches@gmail.com Fones de contato (41) 3350.5623 1 (Clínica e Cirurgia Veterinária) Clínica, Cirurgia e Patologia Veterinária Ortopedia veterinária. Cirurgia de eqüinos.

Ricardo Guilherme D'Otaviano de Castro Vilani rgvilani@uol.com.br Fones de contato: (41) 3350.5623 2 (Clínica e Cirurgia Veterinária) Clínica, Cirurgia e Patologia Veterinária

Anestesia intravenosa total. Anestesia de animais selvagens.

Rodrigo de Almeida ralmeida@ufpr.br Fones de contato: (41) 3350.5708 1 (Nutrição e Alimentação Animal) Nutrição e Alimentação Animal Sistemas de Produção Animal e Meio Ambiente

Determinação das exigências nutricionais de bovinos leiteiros e de corte.

Avaliação de alimentos para bovinos leiteiros e de corte.

Aditivos na alimentação de bovinos leiteiros e de corte.

Descarte e longevidade de vacas leiteiras.

Vacas leiteiras no período de transição. Qualidade do leite. Rodrigo de A. Teixeira rteixeira@ufpr.br Fones de contato: (41) 3350.5710 1 (Genética e Melhoramento Animal) Melhoramento Genético Animal

Estimação de Efeitos Genéticos e Ambientais em bancos de dados de rebanhos comerciais.

Estimação da Interação Genótipo x Ambiente.

Estimação dos Efeitos de Cruzamentos entre Raças.

(9)

Orientadores

Vagas

(prova exigida) Linhas de Pesquisa Assuntos de Pesquisa do Professor

Rosangela Locatelli Dittrich roslocdi@ufpr.br Fones de contato: (41) 3350.5729 / 5740 2 (Patologia Veterinária) Clínica, Cirurgia e Patologia Veterinária

Hematologia, bioquímica clínica, urinálise, citologia diagnóstica, neosporose e toxoplasmose em animais silvestres, de produção e de companhia.

Simone Gisele de Oliveira sgoliveira@ufpr.br Fones de contato (41) 3350.5629 3 (Nutrição Animal) Nutrição e Alimentação

Animal Técnicas de avaliação e conservação de

alimentos para animais ruminantes e não ruminantes.

Simone Tostes de Oliveira Stedile tostesimone@yahoo.com.br Fones de contato (41) 3350 5621 / 5623 / 5723 1 Clínica e Cirurgia Veterinária Clínica , Cirurgia e Patologia Veterinária

Medicina interna de pequenos animais.

Diagnóstico de doenças infecciosas de pequenos animais e animais silvestres.

Tilde R. Froes tilde@ufpr.br Fones de contato: (41) 3350.5767 / 5724 / 5621 2 (Clínica e Cirurgia Veterinária) Clínica, Cirurgia e Patologia Veterinária

Análise crítica da ultrassonografia e da radiologia na medicina veterinária. Estudos intra e interobservadores, ensino à distância na medicina veterinária.

(10)

4.CRITÉRIOS PARA APROVEITAMENTO DAS VAGAS

Os candidatos que obtiverem as maiores médias no processo seletivo terão direito a vaga com o orientador pretendido. A aprovação no processo seletivo não significa direito à vaga. O candidato aprovado e não classificado com o orientador pretendido, devido ao número insuficiente de vagas do mesmo, pode contatar outros professores do Programa que não tiveram suas vagas preenchidas (professores com vagas livres) para proceder a reopção de orientador. Na impossibilidade de orientação por outros professores com vagas livres, o candidato não terá direito à matrícula no Programa.

5. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Até o dia 25 de janeiro de 2013, na Secretaria da Coordenação e no sítio eletrônico do Programa

http://www.cpgcv.agrarias.ufpr.br.

Curitiba, 11 de outubro de 2012 Profa. Dra. Tilde Rodrigues Froes Coordenadora do Programa

Referências

Documentos relacionados

Dirigentes, membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, Estagiários e aqueles indicados para representar a Fundação CEEE nas instituições onde.. haja participação,

Apesar de não ocorrer colonização bacteriana antes da erupção dos dentes (zero a cinco meses), devido a ausência destes, tais mecanismos de troca de defesa são importantes

We cytoge- netically analysed Cichla kelberi Kullander et Ferreira, 2006, Cichla monoculus Agassiz, 1831, Cichla piquiti Kullander et Ferreira, 2006, Cichla temensis Humboldt,

Com isso, ponto importante foi o entendimento, que corrobora a hipótese inicial, sobre a construção social das condições ecológicas ideais para o surgimento de espaços urbanos

As disciplinas Tópicos Especiais são de conteúdo livre, voltadas para temas específicos e novas contribuições ao conhecimento em economia e áreas conexas. POP 863 - Tópicos

O candidato portador de deficiência deverá encaminhar o laudo médico indicado no Subitem 3.5., no período definido no Calendário de Eventos deste Edital, via

No presente trabalho uma estrutura teórica embasada em três pilares principais para o escopo de a estrutura do sistema de gestão ambiental foi desenvolvida, são eles: Ecoeficiencia,

Considerando o cenário emergente do acesso à banda larga, o alto crescimento das redes de acesso FTTH e as dificuldades de compatibilidade entre os equipamentos de mercado,