• Nenhum resultado encontrado

ALUNO (A): TURMA: ROTEIRO / TRABALHO RECUPERAÇÃO FINAL - GEOGRAFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ALUNO (A): TURMA: ROTEIRO / TRABALHO RECUPERAÇÃO FINAL - GEOGRAFIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

C

C

O

O

L

L

É

É

G

G

I

I

O

O

I

I

N

N

T

T

E

E

G

G

R

R

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

A

A

N

N

G

G

L

L

O

O

ALUNO (A):_____________________________________________________________________ TURMA: ______ 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

TR1

ROTEIRO / TRABALHO RECUPERAÇÃO FINAL - GEOGRAFIA

40,0 pontos Valor:

Atenção para os seguintes procedimentos:

1. Anexe esta folha ao Trabalho, pois a correção será baseada nela.

2. Faça, treine e deixe as resoluções no Trabalho, mas elas não terão valor de correção.

3. Preencha todo o cabeçalho acima.

4. Esta folha deverá ser resolvida somente À TINTA (azul ou preta), portanto, NÃO SERÃO aceitas marcações a lápis, datilografados, digitados e, principalmente, rasuradas.

5. Aproveite este Trabalho para estudar para a recuperação, ou seja, as questões da prova serão baseadas nele e no Roteiro estabelecido.

6. Esta folha (anexada ao Trabalho) deverá ser entregue no dia da aplicação da prova em 2017.

O TRABALHO SERÁ CORRIGIDO SOMENTE PELO QUADRO DE RESPOSTAS

QUESTÕES 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 A LTE R N A TIV A S A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E

ROTEIRO

 RACISMO E ETNOCENTRISMO  GLOBALIZAÇÃO E CONFLITOS  INDÚSTRIA  SISTEMAS PRODUTIVOS

TRABALHO

QUESTÃO 01

“Na segunda metade do século XX, a tendência à superação das ideias racistas permitiu que diferentes povos e culturas fossem percebidos a partir de suas especificidades. Grupos de negros pressionaram pela adoção de medidas legais que garantissem a eles igualdade de condições e combatessem a segregação racial. Chegamos então ao ponto em que nos encontramos, tendo que tirar o atraso de décadas de descaso por assuntos referentes à África”.

Marina de Mello e Souza. A descoberta da África. RHBN, ano 4, n. 38, novembro de 2008, p.72-75.

A partir deste texto e do conhecimento da sociologia a respeito da questão racial em nosso país, é possível afirma que:

(a) autores como Gilberto Freyre, Florestan Fernandes, Fernando Henrique Cardoso, Darcy Ribeiro, entre outros tantos autores, são importantes por chamarem a atenção do país para o papel dos negros na construção do Brasil e da brasilidade, e as formas de exclusão explícitas e implícitas que sofreram.

(b) apesar de relevante a luta contra o preconceito racial, o estudo da África só diria respeito ao conhecimento do passado, do período do Descobrimento do Brasil até a abolição da escravidão entre nós.

(c) estudar a África só nos indicaria a captura e a escravidão de diferentes povos africanos, tendo em vista que raça e o racismo são categorias ideológicas as quais servem para encobrir as fortes tensões sociais existentes entre a imensa classe de pobres e o seu oposto a dos ricos.

(d) a autora quer dizer que devemos hoje operar cada vez mais com categorias tais como a especificidade da raça negra, da raça branca, da raça amarela e outras mais. (e) nenhuma das alternativas está correta.

QUESTÃO 02

Assinale a alternativa que APRESENTA os principais grupos (ou matrizes) raciais que compõem o "brasileiro", de acordo com Gilberto Freyre.

(a) Português, indígena e negro. (b) Mouro, indígena e africano. (c) Português, mouro e indígena. (d) Negro, indígena e europeu. (e) Português, inglês e negro.

QUESTÃO 03

Nos últimos dias, uma banana foi arremessada ao campo no jogo entre Brasil e Escócia e o deputado Jair Bolsonaro viu-se envolvido em acusações de racismo. Saiba mais sobre discriminação racial fazendo a questão abaixo. Um dos países que mais lutaram contra o racismo foi a África do Sul. De 1948 a 1994, o país viveu o regime conhecido como: (a) Perestroika.

(b) Apartheid. (c) Comunismo. (d) Nazismo. (e) Socialismo.

(2)

QUESTÃO 04

Populações inteiras são, às vezes, expulsas de seus territórios. Esses povos sem-território ficam acuados e privados de seus direitos de cidadania e passam a viver em condições extremamente precárias. Exemplifica esse fato a guerra entre as etnias hutu e tutsi, que provocou aproximadamente meio milhão de refugiados. Essa desterritorialização aconteceu na (no, em)

(a) Croácia. (b) Eritreia. (c) Azerbaijão. (d) Afeganistão. (e) Ruanda QUESTÃO 05 Analise a tira.

(QUINO. Toda a Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 1993.)

A justificativa apresentada por Mafalda, no terceiro quadro, deve ser atualmente considerada

(a) incorreta porque, apesar das diferenças étnico-culturais existentes, a Ásia mantém-se sem conflitos desde o início do século XXI.

(b) superada porque a Ásia entrou em um período de estabilidade devido ao processo de democratização em alguns de seus países.

(c) ultrapassada porque o Extremo Oriente, que era uma região conflituosa, tem se mantido calmo devido à ascensão da China à condição de emergente.

(d) inexata, pois a Ásia deixou de apresentar turbulências políticas desde a década de 1970, quando a maioria dos seus países tornou-se independente.

(e) incompleta porque faltou acrescentar a África, onde algumas regiões passam por conflitos étnicos e sérias crises de fome.

QUESTÃO 06

2011 é o ano Internacional dos Povos Afrodescendentes. Instituída pela ONU, a data tem apoio de uma importante secretaria nacional que atua em defesa dos direitos dos negros. Que secretaria é essa?

(a) Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

(b) Secretaria da Cultura Afrodescendente. (c) Secretaria da Promoção da Supremacia Negra. (d) Secretaria de Fomento à Cultura Afrodescendente. (e) Secretaria de Estudos e Políticas Raciais.

QUESTÃO 07

Com relação à disputa pela Caxemira, entre Índia e Paquistão, que segue sem solução, considere as afirmações abaixo.

(I) A origem desse conflito deve-se à implantação de fronteiras inteiramente artificiais, desenhadas pelos britânicos em sua fase imperialista do século XIX. (II) Facções fundamentalistas islâmicas, que são

maioria no território indiano, desafiam os dirigentes paquistaneses, alinhados com os E.U.A. e as potências européias.

(III) Bangladesh, ex-Paquistão Oriental, apóia integralmente o Paquistão, já que a Índia busca também anexar essa região ao seu território, em virtude da unidade religiosa de ambos.

(IV) O mundo teme a ofensiva da Índia na conquista da área em disputa, uma vez que o poderio bélico nuclear hindu é único na região e poderia destroçar as forças paquistanesas.

Então:

(a) apenas I e II estão corretas. (b) apenas II e III estão corretas. (c) apenas II está correta. (d) apenas I está correta. (e) apenas II e IV estão corretas.

QUESTÃO 08

Resultado de acordos entre palestinos e israelenses, determinou que, em agosto de 2005, uma região ocupada por colonos judeus, fosse devolvida aos árabes. Trata-se (a) da Cisjordânia.

(b) da Faixa de Gaza. (c) das Colinas de Golã. (d) da Península do Sinai. (e) de Jerusalém.

QUESTÃO 09

“Os curdos são um povo de origem indo-europeia [...]

espalhados por diversos países [...]. O Curdistão foi incluído durante a Primeira Guerra Mundial nas negociações de partilha do Império Otomano [...]

Dessa forma, os curdos se transformaram em joguetes das autoridades turcas, iranianas e iraquianas, sempre prontas ao entendimento quando se trata de subjugá-los “.

Michel Treignier – Guerra e Paz no Oriente Médio, 1996.

O fragmento do texto nos confirma que:

(a) A problemática curda, como de tantos outros povos desterritorializados, deve-se à criação arbitrária de Estados cujas fronteiras não respeitaram as etnias existentes.

(b) A criação do Curdistão constituiu importante elo de ligação entre Turquia, Iraque e Irã, países historicamente rivais, mas que tinham como objetivo comum eliminarem os curdos dos seus territórios.

(3)

(c) Os curdos assimilaram as culturas dos países nos quais ficam divididos e com os quais passaram a se identificar.

(d) A anexação do Curdistão ao Império Otomano se constituiu num etnocídio, pois os curdos perderam sua identidade cultural.

(e) O Curdistão surgiu a partir da perda dos territórios turco, iraquiano e iraniano para o Império Otomano.

QUESTÃO 10

No primeiro semestre de 1998, os países assinalados no mapa com os números 1 e 2 surpreenderam o mundo com testes nucleares, reacendendo o debate sobre a questão nuclear.

Assinale a alternativa que apresenta, na ordem crescente dos números, os nomes destes dois países:

(a) Tailândia e Índia. (b) Índia e Irã. (c) Paquistão e Índia. (d) Nepal e Paquistão. (e) Irã e Paquistão.

QUESTÃO 11

Inúmeros conflitos têm ocorrido no mundo como resultado do processo histórico de ocupação e invasão de territórios. Sobre esses conflitos, é correto afirmar que:

(a) os palestinos lutam, desde a criação do Estado de Israel pela ONU, em 1948, pelo reconhecimento e pela demarcação de fronteiras que configurem um Estado palestino independente.

(b) os curdos, menor dos grupos étnicos do Globo, que ocupavam territórios do Iraque, da Síria e do Irã, conseguiram recentemente a formação de um Estado independente.

(c) o povo basco tem procurado uma solução pacífica para seus conflitos territoriais, ao abandonar a luta armada, após o acordo de paz assinado, em 1980, com o governo espanhol.

(d) a diversidade étnica e cultural é apontada como o principal motivo dos conflitos territoriais na Iugoslávia, sendo a guerra da Bósnia-Herzegovina o mais recente na região dos Bálcãs.

(e) os palestinos conseguiram nos últimos anos constituir um Estado Nação o que resolveu décadas de conflitos com o povo judeu.

QUESTÃO 12

Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes.

A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel.

Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro.

A partir do texto acima, assinale a opção correta.

(a) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências europeias no Oriente Médio.

(b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.

(c) A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento em que, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel.

(d) A ação dos governos de Washington e de Moscou foi decisiva para o cessar-fogo que pôs fim ao primeiro conflito árabe israelense.

(e) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU.

QUESTÃO 13

O segmento industrial que tem sua produção destinada diretamente para o mercado consumidor, a partir de bens provenientes das indústrias de base ou de recursos ligados à agricultura, é:

(a) Indústria de bens de consumo (b) Indústrias extrativas

(c) Indústrias de bens de produção (d) Indústrias de equipamentos (e) Indústrias intermediárias

QUESTÃO 14

O setor industrial tem se modernizado, utilizando tecnologias cada vez mais sofisticadas, como robôs e equipamentos de grande precisão. No entanto, alguns seguimentos da indústria não possuem grandes aparatos tecnológicos. Marque a alternativa que corresponde ao tipo de indústria que utiliza pouca tecnologia no processo de produção.

(a) Indústria moderna (b) Indústria de ponta (c) Indústria tradicional

(d) Indústria de bens de consumo (e) Indústria de bens intermediários

QUESTÃO 15

“No mundo capitalista a preocupação primordial é obtenção de lucros cada vez maiores. É dessa busca incessante de lucros máximos que resultam as estratégias de localização geográfica das empresas industriais, que em inúmeros fatores têm de ser considerados isoladamente e em conjunto.”

(4)

A partir do texto acima conclui-se que os fatores mais importantes são, exceto:

(a) Mercado consumidor. (b) Energia.

(c) Matéria-prima. (d) Legislação ambiental. (e) Mão-de-obra.

QUESTÃO 16

A crise econômica por que passou o Brasil na década de 80 - a "década perdida", como ficou conhecida - pôs fim ao período de extraordinário crescimento econômico ocorrido nas três décadas anteriores. Da década de 50 até a de 70, impulsionado por um processo de industrialização da sociedade, o Brasil apresentou bom desenvolvimento econômico tanto em nível regional quanto mundial. Nesse período, os ingredientes básicos do grande crescimento econômico industrial do país foram:

(a) a forte participação de capital estatal e estrangeiro na economia;

(b) o fácil endividamento externo; (c) a abundância de mão-de-obra;

(d) a grande disponibilidade de recursos naturais;

(e) a crescente presença estrangeira na indústria de bens não duráveis.

QUESTÃO 17

O capitalismo já conta com mais de dois séculos de história e, de acordo com alguns estudiosos, vive-se hoje um modelo pós-fordista ou toyotista desse sistema econômico. Observe o anúncio publicitário:

Uma estratégia própria do capitalismo pós-fordista presente neste anúncio é:

(a) concentração de capital, viabilizando a automação fabril (b) terceirização da produção, massificando o consumo de

bens

(c) flexibilização da indústria, permitindo a produção por demanda

(d) formação de estoque, aumentando a lucratividade das empresas

(e) refere-se ao modelo atual, onde o estoque é necessário para atender a demanda.

QUESTÃO 18

“Em 1905, a Ford tinha 33 fábricas nos Estados Unidos e 19 no estrangeiro. Todas produziam o mesmo carro negro, o Ford ‘T’ – o carro de ‘todo o mundo’ –, fabricando quinze milhões de exemplares de maneira Padronizada”.

“A Nissan inventa o automóvel à la carte” “O sistema [...] já está operando em todas as concessionárias da Nissan desde agosto de 1991. [...] é um sistema de informação de ponta que coordena a produção e a venda, e [...] que permite dar ao cliente o prazo exato. [...] a fabricação se aproxima de uma produção segundo a demanda”.

(BECKOUCHE, Pierre. Indústria um só mundo. São Paulo: Ática, 1995. p. 28 e 31.)

Os dois fragmentos de texto acima exemplificam as transformações dos métodos de produção e de trabalho, com consequentes mudanças na forma de consumo da população mundial. Eles falam respectivamente:

(a) da produção flexível e do pós-fordismo. (b) do fordismo e do taylorismo.

(c) do socialismo e do capitalismo. (d) do fordismo e do método Just-in-time. (e) da indústria planificada e do toyotismo.

QUESTÃO 19

Leia o trecho a seguir e responda ao que se pede:

“Essa forma de industrialização é a que nos interessa mais de perto por ter ocorrido no Brasil. Trata-se de uma industrialização que, como o nome sugere, foi historicamente atrasada em relação à original e ocorreu em muitos países subdesenvolvidos [...]. Foi mais comum no século XX, embora, em alguns casos, tenha se iniciado de forma tímida no fim do século XIX”.

Vesentini, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.67.

A forma de industrialização a que o autor se refere é: (a) a do tipo clássica, caracterizada pelo predomínio das

chamadas “indústrias de chaminés”, hoje obsoletas. (b) a do tipo planificada, vista como a única forma de os

países periféricos conseguirem se industrializar, sobre a forte proteção do Estado.

(c) a do tipo tardia, realizada, em geral, com a presença predominante de capital estrangeiro e empresas multinacionais.

(d) a do tipo planificada, realizada em países socialistas e keynesianistas, procurando articular o setor da indústria de base com o setor de bens de consumo. (e) a do tipo tardia, realizada graças à emancipação

econômica apenas recentemente conquistada pelos países subdesenvolvidos.

QUESTÃO 20

É possível indicar a indústria como um dos principais agentes de produção do espaço geográfico. Sobre o processo de desenvolvimento das indústrias, assinale a alternativa

incorreta.

(a) A Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, representou um momento importante, no qual foi intensificada a mecanização e foi introduzida a produção em série.

(5)

(b) A localização das novas regiões industriais, chamadas de tecnopolos, não é definida pela proximidade das matérias-primas, e sim pela proximidade de importantes centros de pesquisa e ensino universitários.

(c) A passagem da Primeira para a Segunda Revolução Industrial foi o marco da introdução do petróleo enquanto principal fonte de energia e do desenvolvimento da indústria automobilística.

(d) A Terceira Revolução Industrial é também chamada de revolução técnico-científica e é marcada pelo desenvolvimento da informática, robótica, telecomunicações e microeletrônica, tendo se iniciado, entre outros países, no Japão.

(e) A industrialização tardia é característica dos países desenvolvidos, entre eles os EUA e a Inglaterra, que se destacaram no século XX como grandes potências mundiais.

Referências

Documentos relacionados

a)Avaliar o efeito cardioprotetor do carvedilol por meio do exame de eletrocardiograma, analisando o traçado para pesquisa de arritmias e alterações

A partir do exposto até o presente momento, podemos inferir que a autora projeta sua vida dentro do poema “El Dios Triste”, uma vez que sentimos dentro do poema

ao realizar o conceito procedimental da política deliberativa, surgem, do núcleo normativo da teoria da democracia, diferenças tanto em relação com a concepção

O trabalho de conclusão de curso em Administração configura- se como uma oportunidade para refletir sobre a realidade empresarial e confrontar a teoria com a prática, desenvolvendo

Entre os resultados, verificou-se (1) que a presença de vento potencializava o “efeito chaminé” sem importar a direção que tivesse a corrente, (2) a inclinação da chaminé

Para alem da abertura gradual das telecomunicac;:i'ies a novos actores, o segundo govemo maioritario de Cavaco Silva entendeu ainda que era necessario re-organizar o

5.1. A promoção de atividades correlatas, dentro do que oferece a infraestrutura do local do evento, como recreação, aulas de dança, etc. A organização e

A maior participação foi dos proprietários de negócios instalados na praça de alimentação. Entre os outros comércios e serviços, a participação foi bem