• Nenhum resultado encontrado

Ementas 2011 Tecnólogo em Segurança do Trabalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ementas 2011 Tecnólogo em Segurança do Trabalho"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Ementas 2011

Tecnólogo em Segurança do Trabalho

Disciplina: Saúde do Trabalhador

Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 60 horas Objetivo da Disciplina:

Estudar os conceitos gerais de riscos biológicos e identificar os riscos da exposição a agentes biológicos, biossegurança e a política da biossegurança, além de conhecer e analisar todos os programas relacionados à saúde do trabalhador.

Ementa da Disciplina:

PCMSO - Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional. Estudo e análise da NR-32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde. PPR - Programa de Proteção respiratória. PCA - Programa de Conservação Auditiva. Biossegurança. Gestão de Riscos na Área da Saúde. Políticas Públicas de Atenção à Saúde do Trabalhador.

Bibliografia Básica:

MANUAIS DE LEGISLAÇÃO ATLAS. Segurança e Medicina do Trabalho. 67 Ed. São Paulo: Atlas, 201.

CARVALHO, Geraldo Mota de. Enfermagem do Trabalho. Ed. EPU, 2001.

RIBEIRO, Maria Soares (org.).Enfermagem e Trabalho: fundamentos para a atenção à saúde dos trabalhadores.São Paulo: Martinari, 2008.

FELDMAN, Liliane Bauer (org.). Gestão de Risco e Segurança Hospitalar. São Paulo: Martinari, 2008.

NEVES, Marco Antonio Borges das. As doenças ocupacionais e as relacionadas ao trabalho: as diferenças conceituais existentes e as suas implicações.São Paulo: LTr, 2011.

Bibliografia Complementar:

GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Acidentes do Trabalho: Doenças Ocupacionais e Nexo Técnico Epidemiológico. 2ª ed. Método, 2008

SCALDELAI, A. V. et al. Manual prático de saúde e segurança do trabalho. São Caetano do Sul: Yendis, 2009.

 Decreto 3.048 – de 6 de março de 1999 (Anexo II): Agentes patogênicos causadores de doenças profissionais ou do trabalho, conforme previsto no artigo 20 da Lei N° 8.231 de 1991.

Ministério da Saúde do Brasil. Representação no Brasil da OPAS/OMS. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde

(2)

- Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001. (Disponível na internet) Disciplina: Elaboração de Programas de Segurança do Trabalho Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 60 horas Objetivo da Disciplina:

Elaborar o PPRA dentro das normas regulamentadoras NR-9 e NR-15, PCMAT enfocando a NR-18 e a PGR aplicando a NR-22 e estudo da NR- 24.

Ementa da Disciplina:

Elaborar o PPRA incluindo as suas etapas dentro da norma regulamentadora NR-9, Elaborar o PCMAT com os documentos integrados baseando-se na NR-18 e a elaboração do PGR aplicando suas etapas baseando-se na NR-22.

Bibliografia Básica:

 SHERIQUE, JAQUES. Aprenda Como Fazer. Editora: LTr – 6.ª Edição – 2010.

 ROUSSELET, E. da S.; FALCÃO, C. A segurança na obra: manual técnico de segurança do trabalho em edificações prediais. Rio de Janeiro: Interciência, 1999.

 TEIXEIRA, Pedro Luiz Lourenço. Segurança do Trabalho na Construção Civil: do projeto a execução final. São Paulo: Navegar, 2009.

 MORAES, Giovanni Araújo. Fundamentos para a Realização de Perícias Trabalhistas, Ambientais e Acidentárias. Vol. 01. Rio de Janeiro: GVC, 2008

Bibliografia Complementar:

 BREVIGLIERO, E.; POSSEBON, J.; SPINELLI, R. Higiene ocupacional: agentes biológicos, químicos e físicos. 5 ed. São Paulo: Senac, 2006.

 DRAGONI, J. F. Segurança, Saúde e Meio Ambiente em Obras: Diretrizes voltadas a gestão eficaz de segurança e saúde do trabalho, segurança patrimonial e meio ambiente em obras de pequeno, médio e grande porte. São Paulo: LTR, 2006.

 Revista Proteção e Revista CIPA.

Disciplina: Gerenciamento de Riscos

Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 90 horas Objetivo da Disciplina:

Conhecer os procedimentos necessários para a elaboração de laudos técnicos, dando suporte à implementação dos mecanismos de controle adotados.

Ementa da Disciplina:

Princípios de Gerenciamento de Riscos. Riscos empresariais – riscos puros e especulativos. Confiabilidade. Retenção de riscos (auto-adoção de riscos, auto-seguro). Transferência de riscos (noções básicas de seguros, administração de seguros). Identificação de riscos (inspeção de segurança, investigação e analise de AT, técnicas de incidentes críticos, avaliação e perdas de um sistema, custos dos AT). Analise de Riscos

(3)

(APR, AMFE, Série de riscos, AAF, Hazop). Avaliação de riscos. OHSAS 18.000. Planos de emergência.

Bibliografia Básica:

 RIBEIRO NETO, João Batista. Sistemas de Gestão Integrados. São Paulo, SP: SENAC, 2008

 ARAÚJO, G. M. Sistema de Gestão de Riscos: Princípios e Diretrizes: ISO 31.000/2009 Comentada e Ilustrada. Rio de Janeiro: Editora GVC, 2010. V.1

 ARAÚJO, G. M. Elementos do Sistema de Gestão de SMSQRS – Sistema de Gestão Integrada. Volumes 01 e 02. Rio de Janeiro: GVC, 2010.

Bibliografia Complementar:

 SANTOS, C. E. Prevenção de perdas e gestão de riscos: Manual de Planejamento: Enfoque varejo e indústria, instituições financeiras. São Paulo: Sicurezza, 2007.

 SEIFFERT. Mari Elizabete Bernardini. Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14.001) e Saúde e Segurança Ocupacional (OHSAS 18.001): Vantagens da implantação integrada. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

 Revista Proteção.

Disciplina: Segurança em Máquinas, Equipamentos e Instalações Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 60 horas Objetivo da Disciplina:

Possibilitar ao aluno conhecer os métodos, riscos em bombas e motores, veículos, vasos de pressão, caldeiras, ferramentas e processos de trabalho bem como estudar as normas regulamentadoras no controle das operações de trabalho.

Ementa da Disciplina:

Conceituação e Importância. Risco e Perigo. NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Ferramentas Manuais. Ferramentas Manuais Energizadas. Caldeiras e Vasos de Pressão: Conceituação e Normas (NR 13). Fornos (NR 14). Risco em Soldagem. Risco em bombas, motores, equipamentos pneumáticos, compressores, injetoras. Projeto de Proteção de máquinas. Segurança em Arranjo Físico de Instalações. Sinalização e Cores em Segurança do Trabalho. Ventilação.

Bibliografia Básica:

ZOCCHIO, A. et al. Segurança em Trabalhos com Maquinaria. São Paulo: LTR, 2002.

CAMPOS, A. CIPA: uma nova abordagem. 2.ed. São Paulo: SENAC, 2000

CAMPOS, A. et al. Prevenção e controle de risco em máquinas, equipamentos e instalações. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.

Bibliografia Complementar:

ROUSSELET, E. da S.; FALCÃO, C. A segurança na obra: manual técnico de segurança do trabalho. Rio de Janeiro: Interciência.

(4)

ARAÚJO, G. M. Normas Regulamentadoras Comentadas: legislação de segurança e saúde no trabalho. 8 ed. Rio de Janeiro: Gerenciamento Verde Editora, 2011. Volumes 2 e 3

Disciplina: Espaços Confinados

Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 60 horas Objetivo da Disciplina:

Capacitar o aluno em todos os assuntos relacionados à espaços confinados, conforme definição em Norma Regulamentadora, em especial no que tange a NR 31, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Ementa da Disciplina:

Legislação e normas vinculadas; equipamentos e acessórios para controle do risco existente em espaços confinados; medidas administrativas aplicadas; áreas classificadas; técnicas de resgate e salvamento.

Bibliografia Básica:

CAMPOS, A. CIPA: uma nova abordagem. 2.ed. São Paulo: SENAC, 2000

ARAÚJO, G. M. Normas Regulamentadoras Comentadas: legislação de segurança e saúde no trabalho. 8 ed. Rio de Janeiro: Gerenciamento Verde Editora, 2011. Volumes 2 e 3

MORAES, Giovanni Araújo. Fundamentos para a Realização de Perícias Trabalhistas, Ambientais e Acidentárias. Vol. 01. Rio de Janeiro: GVC, 2008 Bibliografia Complementar:

SCALDELAI, A. V. et al. Manual prático de saúde e segurança do trabalho. São Caetano do Sul: Yendis, 2009.

 Revista Proteção.

 Revista CIPA.

Disciplina: Proteção e Controle de Incêndios e Explosão

Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 90 horas Objetivo da Disciplina:

Possibilitar ao aluno conhecer os métodos, riscos e medidas de controle em ambientes e com potencial risco de incêndio ou explosão, analisando todas as regulamentações existentes.

Ementa da Disciplina:

Conceito, seguro-incêndio, programas de proteção contra incêndio, Química e Física do fogo, produto de combustão, proteção Estrutural, proteção Especial contra Incêndio, Sistema de Alarme e de Detecção, Agentes Extintores, Sistema fixos e equipamentos Móveis de Combate a Incêndio, Rede de Hidrantes, Rede especiais, Equipe de Combate a Incêndio, Explosivos,

(5)

Inspeções oficiais: órgãos públicos e seguradora, planos de Evacuação e Legislação e Normas Relativas a Proteção Contra Incêndio e Explosivos. Normas regulamentadoras – classes de fogo e classe de riscos, tipos de sistemas de proteção ativa sob comando: manual e automático, sistemas de proteção ativo, móvel e sob comando manual, sistemas de proteção ativo, fixo e sob comando (hidrantes e mangotinhos), dimensionamento de conjunto motor-bomba.

Bibliografia Básica:

 PEREIRA, Áderson Guimarães. Segurança contra Incêndios. São Paulo: LTR, 2009.

 PEREIRA, Áderson Guimarães. Sistemas de Hidrantes Prediais para Combate a Incêndio. São Paulo: Book Mix, 2004.

CAMPOS, A. CIPA: uma nova abordagem. 16.ed. São Paulo: SENAC, 2011 Bibliografia Complementar:

ARAÚJO, G. M. Normas Regulamentadoras Comentadas: legislação de segurança e saúde no trabalho. 8 ed. Rio de Janeiro: Gerenciamento Verde Editora, 2011. Volumes 2 e 3.

PONZETTO. G. Mapa de Riscos Ambientais: Aplicado à engenharia de segurança do trabalho – CIPA NR 05.3 ed. São Paulo: LTR, 2010.

 Revista Emergência.

 Revista Proteção.

Disciplina: Higiene do Trabalho I

Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 90 horas Objetivo da Disciplina:

Identificar, analisar e monitorar qualitativamente e quantitativamente o risco fisico nos diversos setores de atividades industriais.

Ementa da Disciplina:

Riscos Físicos: conceituação, classificação e reconhecimento. Medidas de controle dos riscos físicos. Ruído. Vibração. Sobrecarga Térmica. Temperaturas Baixas. Radiação Ionizante. Radiação Não-Ionizante. Radiação Infra-vermelha. Radiação Ultravioleta. Laser e Maser. Pressões Elevadas e Baixas. Manuseio de aparelhos para medições dos riscos físicos.

Bibliografia Básica:

 BISTAFA, S. R. Acústica Aplicada ao Controle do Ruído. São Paulo: Edgard Blucher, 2006.

 SALIBA, T. M. Manual prático de avaliação e controle do Ruído. 3.ed. São Paulo: LTR, 2004.

 SALIBA, T. M. Manual prático de avaliação e controle do Calor. São Paulo: LTR, 2009

Bibliografia Complementar:

 SALIBA, T. M et al. Insalubridade e periculosidade: aspectos técnicos e práticos. 9. Ed. São Paulo: LTR, 2011.

(6)

 BREVIGLIERO, E.; POSSEBON, J.; SPINELLI, R. Higiene ocupacional: agentes biológicos, químicos e físicos. São Paulo: SENAC, 2008.

 SALIBA, T. M. Manual prático de avaliação e controle da vibração. São Paulo: LTR, 2009

 OLIVEIRA, P. R. Controle da Insalubridade. São Paulo: LTR, 2009

Disciplina: Higiene do Trabalho II

Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 60 horas Objetivo da Disciplina:

Identificar, analisar e monitorar qualitativamente e quantitativamente o risco quimico nos diversos setores de atividades industriais.

Ementa da Disciplina:

Riscos Químicos: conceituação, classificação, reconhecimento. Estudo de gases, vapores, fumos, névoas e poeiras. Limite de tolerância e insalubridade com substâncias químicas. Contaminantes químicos: sólidos, líquidos e gasosos. Medidas de controle coletivo e individual para agentes químicos. Manuseio com aparelho para medições dos riscos químicos

Bibliografia Básica:

 BREVIGLIERO, E.; POSSEBON, J.; SPINELLI, R. Higiene ocupacional: agentes físicos, químicos e biológicos. Editora: SENAC São Paulo. 4ª Ed. 2006.

 SALIBA, Tuffi Messias. Manual pratico de avaliação e controle de gases e vapores – PPRA. 2.ed. São Paulo: LTR, 2003.

 SALIBA, Tuffi Messias. Manual pratico de avaliação e controle de poeira e outros particulados – PPRA. 4.ed Sao Paulo: LTR, 2010.

 SEGURANCA e medicina no trabalho: lei n.6.514, de 22 de dezembro de 1977; normas regulamentadoras - NR, aprovadas pela portaria n.3.214, de 8de junho de 1978; 67.ed; Sao Paulo: Atlas, 2011.

Bibliografia Complementar:

 SEIFFERT, M. E. B. Sistemas de gestão ambiental e saúde e segurança ocupacional. Editora: Atlas. 1ª Edição. 2008.

 OLIVEIRA, P. R. de. Controle da Insalubridade. Editora: LTR, 1ª Ed. 2009.

SCALDELAI, A. V. et al. Manual prático de saúde e segurança do trabalho. São Caetano do Sul: Yendis, 2009.

Disciplina: Primeiros Socorros (optativa)

Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 60 horas Objetivo da Disciplina:

Possibilita conhecer os métodos, conceitos e medidas de primeiros socorros e procedimentos de resgate e de como agir em situações adversas.

(7)

Conceito de primeiros socorros, como proceder. Técnicas de salvamento. Retirada do Local. Posição do Acidentado. Parada cárdio-respiratória. Hemorragias. Fraturas. Queimaduras. Primeiros socorros em queimaduras. Desmaio e crise epilética. Envenenamentos.

Bibliografia Básica:

RIBEIRO JUNIOR, Celio; et al. Manual Básico de Socorro de Emergência. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2007.

 MARTINS, H. S.; DAMASCENO, M. C. de T.; AWADA, S. B. Pronto socorro: diagnóstico e tratamento de emergência. 2 ed. Barueri: Manole, 2008.

 National ASSOCIATION OF EMERGENCY MEDICAL TECHNICIANS. Atendimento Pré-Hospitalar ao Ttraumatizado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. Bibliografia Complementar:

CAMPOS, A. CIPA: uma nova abordagem. 16.ed. São Paulo: SENAC, 2011.

FELDMANN, L. B. Gestão de Risco e Segurança Hospitalar: Prevenção de danos ao paciente, notificação, auditoria de risco, aplicabilidade de ferramentas, monitoramento. São Paulo: Martinari, 2009.

 REVISTA Emergência.

 REVISTA Proteção.

Disciplina: LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais (optativa) Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 60 horas Objetivo da Disciplina:

Fornecer ao aluno a capacidade de entender e se expressar em LIBRAS. Ementa da Disciplina:

Linguística. Línguas Naturais. Fonologia das línguas de sinais. Morfologia das línguas de sinais. Léxico da língua de sinais brasileira. Sintaxe espacial. Aplicações em laboratório.

Bibliografia Básica:

CHALHUB, S. Função da Linguagem. 12 ed.

JOKOBSON, R. Linguística e Comunicação. 18 ed. São Paulo: Cultrix, 2001.

CARONE, F. B. Morfossintaxe. 9 ed. São Paulo: Ática, 2001. Bibliografia Complementar:

ARAÚJO, A. M. de L. Jogos Computacionais Fonoarticulatórios para crianças com Deficiência Auditiva. Campinas: Unicamp, 2000. (Tese de Doutorado)

(8)

Disciplina: Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais (optativa) Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 60 horas Objetivo da Disciplina:

Capacitar os alunos para entender os principais tipos de impactos ambientais no meio ambiente e suas metodologias de avaliações. Interpretar os riscos ambientais inerentes a atividade antrópica.

Ementa da Disciplina:

Classificação e características dos Resíduos Sólidos. Caracterização dos resíduos sólidos. Etapas do gerenciamento dos resíduos sólidos. Conceitos básicos de recursos hídricos. Usos dos recursos hídricos. Gestão de recursos hídricos. Licenciamento ambiental. Métodos de diagnósticos de impactos ambientais. Descrição, qualificação e quantificação de impactos ambientais. Desenvolvimento de EIA-RIMA. Conceito de risco e perigo. Acidentes ambientais: naturais, tecnológicos, no transporte de cargas e armazenamento de substâncias perigosas. Objetivos e etapas da análise de riscos. Técnicas de análise de riscos ambientais.

Bibliografia Básica:

KORMONDY, E. J. et al. Ecologia Humana. São Paulo: Atheneu, 2000.

PHILIPPI JR., A. et al. Curso de Gestão Ambiental. Barueri: Manole, 2004.

RICKLEFS, R. E. A Economia da Natureza. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996.

Bibliografia Complementar:

BRAGA, B.; et al. Introdução à Engenharia Ambiental: O desafio do desenvolvimento sustentável. 2 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

CORSON, W. H. Manual Global de Ecologia: O que você pode fazer a respeito da crise do meio ambiente. 2 ed. São Paulo: Augustus, 1996.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e práticas. 9 ed. São Paulo: Gaia, 2004.

PHILIPPI JR., A. Saneamento, Saúde e Ambiente: Fundamentos para um desenvolvimento sustentável. Barueri: Manole, 2004.

Referências

Documentos relacionados

cidadania, desenvolvendo a capacidade de respeitar os outros, as suas ideias, os sentimentos e as crenças e moldando as suas relações. As tradições culturais, as

De fato, a existência atual da coisa, enquanto decorrente da inteira ordem das causas, necessariamente escapa à nossa limitada capacidade cognitiva, a qual limita-se

CACIQUE ARIACAIQUIN CAMPO BONAZZOLA CAMPO DEL MEDIO CAMPO DEL MEDIO CAMPO DEL MEDIO CAMPO ITURRASPE CAMPO LOS ZAPALLOS CAMPO LOS ZAPALLOS CAÑADA DE GOMEZ CAÑADA DE

Para 17% dos inquiridos é difícil ser cristão no mundo empresarial, principalmente pela sua lógica e valores serem diferentes dos ideais cristãos e por não quererem misturar

CROSS, N. A history of design methodology. Investigating design: a review of forty years of design research. Percepção, memória e criatividade em arquitetura. In.: Cadernos

Turno: Manhã e Tarde Ano letivo: 2021 Disciplina: Empreendedorismo Professor: Assis Gualter e André Loiola Carga horária: 60

Camila Processo saúde doença mental / Stress / Ansiedade / Intervenção em crise Apresentação da temática da aula com ilustração das cenas do filme proposto/ Debate

Sexualidade e trabalho: estudo sobre a discriminação de homossexuais masculinos no setor