• Nenhum resultado encontrado

LEI ELEITORAL DAS AUTARQUIAS LOCAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LEI ELEITORAL DAS AUTARQUIAS LOCAIS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

LEI ELEITORAL DAS AUTARQUIAS LOCAIS

MAPA COMPARATIVO

LEI ORGÂNICA N.º 1-A/2020 PROJETO DE LEI 690/XIV/2 (CDS-PP PROJETO DE LEI 694/XIV/2 (PAN) PROJETO DE LEI 710/XIV/2 (PS) PROJETO DE LEI 715/XIV/2 (PSD) PROJETO DE LEI 719/XIV/2 (BE) PROJETO DE LEI 728/XIV/2 (IL) PROJETO DE LEI 730/XIV/2 (PCP) PROJETO DE LEI 757/XIV/2 (NICR)

Artigo 2.º

Redução excecio-nal e temporária do número de cidadãos eleitores. Em 2021, exce-cionalmente e em derrogação do disposto no n.º 1 do artigo 19.º da Lei Orgânica n.º 1/2001, de 14 de agosto, que regula a eleição dos titu-lares dos órgãos das autarquias locais, as listas de candidatos aos órgãos das autarquias locais são propostas por um número de cidadãos eleitores correspondente a 2,25% dos eleitores inscri-tos no respetivo recenseamento, mantendo-se as correções pre-vistas no n.º 2 do artigo 19.º da Lei Orgânica n.º 1/2001, de 14 de agosto, na sua redação atual.

(2)

LEI ORGÂNICA N.º 1-A/2020 PROJETO DE LEI 690/XIV/2 (CDS-PP PROJETO DE LEI 694/XIV/2 (PAN) PROJETO DE LEI 710/XIV/2 (PS) PROJETO DE LEI 715/XIV/2 (PSD) PROJETO DE LEI 719/XIV/2 (BE) PROJETO DE LEI 728/XIV/2 (IL) PROJETO DE LEI 730/XIV/2 (PCP) PROJETO DE LEI 757/XIV/2 (NICR)

Artigo 7.º

Artigo 7.º 3 - Nenhum cidadão pode candidatar-se sultaneamente: c) À câmara mu-nicipal e à assem-bleia municipal do mesmo município. Artigo 7.º 3 – Nenhum cidadão pode candidatar-se simultaneamente a órgãos repre-sentativos de autarquias locais territorialmente integradas em mu-nicípios diferen-tes, nem a mais de uma assembleia de freguesia inte-gradas no mesmo município. É suspensa a vigência das normas constan-tes da alínea c), do número 3, do artigo 7.º, e do número 8 do artigo 19.º, da Lei Orgâni-ca n.º 1/2001, de 14 de Agosto (…) sendo repristinada a norma constante do número 6 do artigo 19. da Lei Orgânica n.º 1/2001 (…) É revogada a alínea c) do n.º 3 do artigo 7.º da Lei Orgânica n.º 1/2001 É revogada a alínea c) do n.º 3 do artigo 7.º da Lei Orgânica n.º 1/2001

Artigo 19.º

Candidaturas de grupos de ci-dadãos 1 - As listas de candidatos aos órgãos das autar-quias locais são propostas por um número de cidadãos eleitores correspondente a 3 /prct. dos eleitores inscri-tos no respetivo recenseamento eleitoral. […] […] 1 - As listas de candidatos aos órgãos das autar-quias locais são propostas por um número de cidadãos eleitores correspondente a 3 /prct. dos eleitores inscri-tos no respetivo recenseamento eleitoral, sem prejuízo do dis-posto no n.º 5. […] 1 – […]. 2 – […]. 3 – […]. […] […] […] 1 - As listas de can-didatos aos órgãos das autarquias lo-cais são propostas por um número de cidadãos eleitores correspondente a 3% dos eleitores inscritos no re-spectivo recen-seamento eleito-ral, sem prejuízo do disposto no n.º 5.

(3)

LEI ORGÂNICA N.º 1-A/2020 PROJETO DE LEI 690/XIV/2 (CDS-PP) PROJETO DE LEI 694/XIV/2 (PAN) PROJETO DE LEI 710/XIV/2 (PS) PROJETO DE LEI 715/XIV/2 (PSD) PROJETO DE LEI 719/XIV/2 (BE) PROJETO DE LEI 728/XIV/2 (IL) PROJETO DE LEI 730/XIV/2 (PCP) PROJETO DE LEI 757/XIV/2 (NICR) 4 - Os grupos de cidadãos eleitores que apresentem diferentes pro-ponentes consid-eram-se distintos para todos os efeitos da pre-sente lei, mesmo que apresentem candidaturas a diferentes autar-quias do mesmo concelho. 4 - Os proponentes devem fazer prova de recenseamento na área da autar-quia a cujo órgão respeita a candi-datura, nos termos dos números seguintes. São revogados os números 4 e 5 do artigo 19.º 4 – Sem prejuízo do disposto no número seguinte, os grupos de cidadãos eleitores que apresentem diferentes pro-ponentes consid-eram-se distintos para todos os efeitos da pre-sente lei, mesmo que apresentem candidaturas a diferentes autar-quias do mesmo concelho. 4 – […]. Propõe a

revoga-ção dos n.ºs 4 e 5 4 – (revogado). 4 – (Revogado).

5 - Excetuam-se do disposto no número ante-rior os grupos de cidadãos eleitores que apresen-tem candidatura simultaneamente aos órgãos câ-mara municipal e assembleia municipal, desde que integrem os mesmos propo-nentes. 5 - As listas de candidatos prop-ostos por grupos de cidadãos devem conter, em relação a cada um dos proponen-tes, os seguintes elementos: a) Nome completo; b) Número do bilhete de identi-dade; c) Número do cartão de eleitor e respetiva unidade geográfica de recenseamento; d) Assinatura con-forme ao bilhete de identidade. 6 – (Anterior n.º 8). 5 - Os grupos de cidadãos eleitores que apresen-tem candidatura simultaneamente aos órgãos câ-mara municipal e assembleia municipal podem apresentar candi-datura aos órgãos das freguesias do mesmo concelho, desde que inte-grem um número de proponentes recenseados na freguesia a que se candidatam idêntico à soma dos membros das respetivas as-sembleia e junta de freguesia.

5 – […].

6 – Os candidatos das listas propos-tas por cidadãos eleitores não têm de estar recen-seados na área da autarquia a cujo órgão se candida-tam. 5 – Os grupos de cidadãos eleitores que apresen-tem candidatura simultaneamente aos órgãos câ-mara municipal e assembleia municipal podem apresentar candi-datura aos órgãos de todas ou parte das freguesias do mesmo concelho. 5 – Os grupos de cidadãos eleitores que apresentem candidatura si-multaneamente aos órgãos câ-mara municipal e assembleia mu-nicipal podem apresentar candi-datura aos órgãos de todas ou parte das freguesias do mesmo concelho.

(4)

LEI ORGÂNICA N.º 1-A/2020 PROJETO DE LEI 690/XIV/2 (CDS-PP PROJETO DE LEI 694/XIV/2 (PAN) PROJETO DE LEI 710/XIV/2 (PS) PROJETO DE LEI 715/XIV/2 (PSD) PROJETO DE LEI 719/XIV/2 (BE) PROJETO DE LEI 728/XIV/2 (IL) PROJETO DE LEI 730/XIV/2 (PCP) PROJETO DE LEI 757/XIV/2 (NICR) 8 - O tribunal competente para a receção da lista promove sempre a verificação, pelo menos por amostragem, da autenticidade das assinaturas e da identificação dos proponentes da iniciativa, lavrando uma ata detalhada das operações realizadas e dos proponentes con-firmados 6. 7 - As listas de candidatos prop-ostos por grupos de cidadãos devem conter, em relação a cada um dos proponen-tes, os seguintes elementos: a) […]; b) Número de identificação civil; c) Identificação da respetiva unidade geográfica de recenseamento; d)Assinatura conforme ao documento de identificação. (…) 7 – [Anterior n.º 6]. 8 – [Anterior n.º 7]: a)[Anterior alínea a) do n.º 7]; b) Número de identificação civil; c) Freguesia de recenseamento; d) Assinatura conforme ao documento de identificação civil, não carecendo de reconhecimento notarial. 9 – [Anterior n.º 8]. 10 – A declaração a que se refere o n.º 3 pode ser subscrita em papel e/ou por meio eletrónico através do portal do eleitor, sendo que, neste último caso, a freguesia de recenseamen-to é comprovada eletronicamente e a assinatura é digital. 7 - [...]: a) […]; b) Número de identificação civil; c) […]; d) Assinatura con-forme ao bilhete de identidade ou ao cartão de cidadão. 8 - O tribunal competente para a receção da lista pode promover a verificação por amostragem da autenticidade das assinaturas e da identificação dos proponentes da iniciativa. 6 – […]. 7 – […]. 8 – O tribunal competente para a receção da lista pode promover por amostragem a verificação da autenticidade das assinaturas e da identificação dos proponentes da iniciativa. 8 – O tribunal com-petente para a recepção da lista pode promover por amostragem a verificação da autenticidade das assinaturas e da identificação dos proponentes da iniciativa.

(5)

Artigo 20.º Local e prazo de apresentação 1 - As listas de candidatos são apresentadas perante o juiz do juízo de com-petência genérica com jurisdição no respetivo município, salvo quando o mesmo esteja abran-gido por juízo local cível, caso em que as listas são apresentadas pe-rante o respetivo juiz, até ao 55.º dia anterior à data do ato eleitoral. (…) Local e prazo de apresentação 1 - As listas de candidatos são apresentadas perante o juiz do juízo de com-petência genérica com jurisdição no respetivo município, salvo quando o mesmo esteja abran-gido por juízo local cível, caso em que as listas são apre-sentadas perante o respetivo juiz, até ao 30.º dia anterior à data do ato eleitoral. (…) […] 1 - As listas de candidatos são a p r e s e n t a d a s perante o juiz do juízo de com-petência genérica com jurisdição no respectivo município, salvo quando o mesmo esteja abrangido por juízo local cív-el, caso em que as listas são apresen-tadas perante o respectivo juiz, até ao 30.º dia ante-rior à data do acto eleitoral. (…) Artigo 23.º Requisitos gerais da apresentação 2 - Para efeitos do disposto no número anterior, entendem-se por elementos de identificação a denominação, sigla e símbolo do par-tido ou coligação, a denominação e sigla do grupo de cidadãos e o nome completo, idade, filiação, profissão, naturali-dade, residência e número de iden-tificação civil dos candidatos e dos mandatários. […] 1 – […] 2 – […] […] 1 – […] 2 – […] […] 1 – […] 2 – […] […] 2 - Para efeitos do disposto no número anterior, entendem-se por elementos de identificação a de-nominação, sigla e símbolo do partido, coligação ou do grupo de cidadãos e o nome comple-to, idade, filiação, profissão, naturali-dade, residência e número de iden-tificação civil dos candidatos e dos mandatários. Requisitos gerais da apresentação 1 – […] 2 – […] […] 1 – […] 2 – […]

(6)

LEI ORGÂNICA N.º 1-A/2020 PROJETO DE LEI 690/XIV/2 (CDS-PP PROJETO DE LEI 694/XIV/2 (PAN) PROJETO DE LEI 710/XIV/2 (PS) PROJETO DE LEI 715/XIV/2 (PSD) PROJETO DE LEI 719/XIV/2 (BE) PROJETO DE LEI 728/XIV/2 (IL) PROJETO DE LEI 730/XIV/2 (PCP) PROJETO DE LEI 757/XIV/2 (NICR) 3 – A declaração de candidatura é assinada conjunta ou separadamente pelos candidatos, dela devendo con-star, sob compro-misso de honra, que não estão abrangidos por qualquer causa de inelegibilidade nem figuram em mais de uma lista de candida-tos para o mesmo órgão, que acei-tam a candidatura pelo partido, co-ligação ou grupo de cidadãos pro-ponente da lista e que concordam com a designação do mandatário in-dicado na mesma. 3 - […] 3 – […]. 3 – […]. 3 – […].

(7)

LEI ORGÂNICA N.º 1-A/2020 PROJETO DE LEI 690/XIV/2 (CDS-PP PROJETO DE LEI 694/XIV/2 (PAN) PROJETO DE LEI 710/XIV/2 (PS) PROJETO DE LEI 715/XIV/2 (PSD) PROJETO DE LEI 719/XIV/2 (BE) PROJETO DE LEI 728/XIV/2 (IL) PROJETO DE LEI 730/XIV/2 (PCP) PROJETO DE LEI 757/XIV/2 (NICR) 4 - A identifica-ção do grupo de cidadãos eleitores deve cumprir os seguintes requi-sitos: a) A denominação não pode conter mais de seis pala-vras, nem integrar as denomina-ções oficiais dos partidos políticos ou das coliga-ções de partidos com existência legal, expressões correntemente utilizadas para identificar ou de-nominar um par-tido político, nem conter expressões diretamente relacionadas com qualquer religião ou confissão reli-giosa, ou institu-ição nacional ou local; 4 - A identifica-ção do grupo de cidadãos eleitores deve cumprir os seguintes requi-sitos: a) A denominação não pode con-ter mais de seis palavras, nem basear-se exclusi-vamente em nome de pessoa singular ou integrar as denominações oficiais dos par-tidos políticos ou das coligações com existência legal, nem conter expressões direta-mente relaciona-das com qualquer religião, institu-ição nacional ou local; 4 - A identifica-ção do grupo de cidadãos eleitores deve cumprir os seguintes requi-sitos: a) […]; b) […]; c) A denomina-ção dos grupos de cidadãos eleitores apenas pode integrar um nome de pessoa singular se este for o do primeiro candidato ao respetivo órgão, salvo no caso dos grupos de cidadãos eleitores simultaneamente candidatos a mais de um órgão, nos termos previstos no n.º 5 do artigo 19.º; d) […] e) Os símbolos e as siglas de dife-rentes grupos de cidadãos eleitores candidatos na área geográfica do mesmo concelho devem ser dis-tintos, salvo nos casos do n.º do artigo 19.º; f) […]. (…) 4 – […]: a)[…]; b)[…]; c)[…]; d)[…]; e)[…]; f)[…]; g) É admissível que os grupos de cidadãos eleitores possam ter denominações semelhantes que não respeitem a nome de pessoa singular, desde que não constem do boletim de voto do mesmo órgão a eleger. 3 - [...]. 4 - [...]: a) [...]; b) [...]; c) (Revogado); d) [...]; e) [...]; f) [...]. 5 - [...]. 6 - [...]. 7 - [...]. 8 - (Revogado). (…) 4 – A identifica-ção do grupo de cidadãos eleitores deve cumprir os seguintes requi-sitos: a) […]; b) […]; c) A denominação dos grupos de cidadãos eleitores apenas pode integrar um nome de pessoa singular se este for o do primeiro candi-dato ao respetivo órgão,salvo no caso dos gru-pos de cidadãos eleitores simulta-neamente can-didatos a mais de um órgão, nos termos previstos no n.º 5 do artigo 19.º; d) […]; e) Os símbolos e as siglas de dife-rentes grupos de cidadãos eleitores candidatos na área geográfica do mesmo concelho devem ser dis-tintos, salvo nos casos do n.º 5 do artigo 19.º; 4 – A identifica-ção do grupo de cidadãos eleitores deve cumprir os seguintes requi-sitos: a) […]; b) […]; c) A denominação dos grupos de cidadãos eleitores apenas pode integrar um nome de pessoa singular se este for o do primeiro candi-dato ao respectivo órgão,salvo no caso dos gru-pos de cidadãos eleitores simulta-neamente can-didatos a mais de um órgão, nos termos previstos no n.º 5 do artigo 19.º; d) […]; e) Os símbolos e as siglas de dife-rentes grupos de cidadãos eleitores candidatos na área geográfica do mesmo concelho devem ser dis-tintos, salvo nos casos do n.º 5 do artigo 19.º; f) (Revogado).

(8)

LEI ORGÂNICA N.º 1-A/2020 PROJETO DE LEI 690/XIV/2 (CDS-PP) PROJETO DE LEI 694/XIV/2 (PAN) PROJETO DE LEI 710/XIV/2 (PS) PROJETO DE LEI 715/XIV/2 (PSD) PROJETO DE LEI 719/XIV/2 (BE) PROJETO DE LEI 728/XIV/2 (IL) PROJETO DE LEI 730/XIV/2 (PCP) PROJETO DE LEI 757/XIV/2 (NICR) b) A denominação dos grupos de cidadãos eleitores não pode basear-se exclusivamente em nome de pessoa singular;c) A denominação dos grupos de cidadãos eleitores apenas pode integrar um nome de pessoa singular se este for o do primeiro candi-dato ao respetivo órgão, salvo no caso dos gru-pos de cidadãos eleitores simulta-neamente candi-datos aos órgãos câmara municipal e assembleia mu-nicipal, conforme previsto no n.º 5 do artigo 19.º; d) O símbolo não pode confundir-se ou ter relação gráfica ou fonética com símbolos institucionais, heráldica ou emblemas na-cionais ou locais, com símbolos de partidos políticos b) O símbolo não pode confundir-se ou ter relação gráfica ou fonética com símbolos institucionais, heráldica ou emblemas na-cionais ou locais, com símbolos de partidos políticos ou coligações com existência legal ou de outros gru-pos de cidadãos eleitores, nem com imagens ou símbolos religio-sos. 5 – […]. 6 – […]. 7 – […]. 8 – (revogado). (…) 5 – […]. 6 – […]. 7 – […]. 8 – (Revogado). (…)

(9)

LEI ORGÂNICA N.º 1-A/2020 PROJETO DE LEI 690/XIV/2 (CDS-PP) PROJETO DE LEI 694/XIV/2 (PAN) PROJETO DE LEI 710/XIV/2 (PS) PROJETO DE LEI 715/XIV/2 (PSD) PROJETO DE LEI 719/XIV/2 (BE) PROJETO DE LEI 728/XIV/2 (IL) PROJETO DE LEI 730/XIV/2 (PCP) PROJETO DE LEI 757/XIV/2 (NICR) ou coligações com existência legal ou de outros gru-pos de cidadãos eleitores, nem com imagens ou símbo-los religiosos; d) O símbolo não pode confundir-se ou ter relação gráfica ou fonética com símbolos institucionais, heráldica ou emblemas na-cionais ou locais, com símbolos de partidos políticos ou coligações com existência legal ou de outros gru-pos de cidadãos eleitores, nem com imagens ou símbo-los religiosos; e) Os símbolos e as siglas de dife-rentes grupos de cidadãos eleitores candidatos na área geográfica do mesmo concelho devem ser distin-tos; f) É vedada a utilização das palavras «partido» e «coligação» na denominação dos grupos de ci-dadãos eleitores.

(10)

LEI ORGÂNICA N.º 1-A/2020 PROJETO DE LEI 690/XIV/2 (CDS-PP) PROJETO DE LEI 694/XIV/2 (PAN) PROJETO DE LEI 710/XIV/2 (PS) PROJETO DE LEI 715/XIV/2 (PSD) PROJETO DE LEI 719/XIV/2 (BE) PROJETO DE LEI 728/XIV/2 (IL) PROJETO DE LEI 730/XIV/2 (PCP) PROJETO DE LEI 757/XIV/2 (NICR) 5 - Cada lista é instruída com os seguintes docu-mentos: a) Certidão, ou pública-forma de certidão do Tribu-nal ConstitucioTribu-nal, comprovativa do registo do par-tido político e da respectiva data ou, no caso de coliga-ção, da certidão referida no n.º 4 do artigo 18.º; b) Declaração de propositura, no caso das candi-daturas de grupos de cidadãos, de acordo com o dis-posto no n.º 8; c) Certidão de in-scrição no recen-seamento eleitoral de cada um dos candidatos e do mandatário, em todos os casos. 6 - Para efeitos da alínea a) do número ante-rior, considera-se prova bastante a entrega, por cada partido ou coliga-ção, de um único documento para todas as suas lis-tas apresentadas no mesmo tribunal. 6 - Para efeitos da alínea a) do número ante-rior, considera-se prova bastante a entrega, por cada partido ou coligação, de um único documento para todas as suas listas apresen-tadas no mesmo tribunal.

7 - A prova da ca-pacidade eleitoral ativa pode ser feita globalmente, para cada lista de candidatos e de proponentes, na sequência de so-licitação dirigida aos presidentes das comissões recenseadoras. 8 - Na declaração de propositura por grupos de ci-dadãos eleitores, nos casos em que a presente lei o admitir, os proponentes são ordenados, à ex-ceção do primeiro e sempre que pos-sível, pelo número de inscrição no recenseamento.

(11)

LEI ORGÂNICA N.º 1-A/2020 PROJETO DE LEI 690/XIV/2 (CDS-PP) PROJETO DE LEI 694/XIV/2 (PAN) PROJETO DE LEI 710/XIV/2 (PS) PROJETO DE LEI 715/XIV/2 (PSD) PROJETO DE LEI 719/XIV/2 (BE) PROJETO DE LEI 728/XIV/2 (IL) PROJETO DE LEI 730/XIV/2 (PCP) PROJETO DE LEI 757/XIV/2 (NICR) 7 - A prova da ca-pacidade eleitoral activa pode ser feita globalmente, para cada lista de candidatos e de proponentes, na sequência de so-licitação dirigida aos presidentes das comissões recenseadoras. 8 - Na declaração de propositura por grupos de ci-dadãos eleitores, nos casos em que a presente lei o admitir, os proponentes são ordenados, à ex-ceção do primeiro e sempre que pos-sível, por ordem alfabética. 9 - As listas, para além dos candi-datos efectivos, devem indicar os candidatos suplentes em número não infe-rior a um terço, arredondado por excesso.

9 - As listas, para além dos candi-datos efetivos, devem indicar os candidatos suplentes em número não infe-rior a um terço, arredondado por excesso.

10 - As declara-ções referidas nos n.ºs 3 e 8 não care-cem de reconheci-mento notarial. 11 - O mandatário da lista, indicado nos termos do ar-tigo 22.º, responde pela exatidão e veracidade dos documentos refe-ridos nos números anteriores, incor-rendo no crime previsto e punido pelo artigo 336.º do Código Penal.

(12)

LEI ORGÂNICA N.º 1-A/2020 PROJETO DE LEI 690/XIV/2 (CDS-PP) PROJETO DE LEI 694/XIV/2 (PAN) PROJETO DE LEI 710/XIV/2 (PS) PROJETO DE LEI 715/XIV/2 (PSD) PROJETO DE LEI 719/XIV/2 (BE) PROJETO DE LEI 728/XIV/2 (IL) PROJETO DE LEI 730/XIV/2 (PCP) PROJETO DE LEI 757/XIV/2 (NICR) 10 - As declara-ções referidas nos n.os 3 e 8 não carecem de reconhecimento notarial. 11 - O mandatário da lista, indicado nos termos do ar-tigo 22.º, responde pela exactidão e veracidade dos documentos refe-ridos nos números anteriores, incor-rendo no crime previsto e punido pelo artigo 336.º do Código Penal. 12 - As candidatu-ras apresentadas por grupos de cidadãos eleitores que não apresen-tem símbolo, ou cujo símbolo seja julgado definitiva-mente inadmis-sível, utilizam em alternativa o nu-meral romano que lhes for atribuído no sorteio referido no n.º 1 do artigo 30.º 12 - As candidatu-ras apresentadas por grupos de cidadãos eleitores que não apresen-tem símbolo, ou cujo símbolo seja julgado definitiva-mente inadmis-sível, utilizam em alternativa o nu-meral romano que lhes for atribuído no sorteio referido no n.º 1 do artigo 30.º

13 - O juiz compe-tente decide sobre a admissibilidade da denominação, sigla e símbolo dos grupos de ci-dadãos eleitores, aplicando-se o disposto no artigo 26.º

(13)

LEI ORGÂNICA N.º 1-A/2020 PROJETO DE LEI 690/XIV/2 (CDS-PP) PROJETO DE LEI 694/XIV/2 (PAN) PROJETO DE LEI 710/XIV/2 (PS) PROJETO DE LEI 715/XIV/2 (PSD) PROJETO DE LEI 719/XIV/2 (BE) PROJETO DE LEI 728/XIV/2 (IL) PROJETO DE LEI 730/XIV/2 (PCP) PROJETO DE LEI 757/XIV/2 (NICR) 13 - O juiz

compe-tente decide sobre a admissibilidade da denominação, sigla e símbolo dos grupos de ci-dadãos eleitores, aplicando-se o disposto no artigo 26.º 13 - O juiz compe-tente decide sobre a admissibilidade da denominação, sigla e símbolo dos grupos de ci-dadãos eleitores, aplicando-se o disposto no artigo 26.º Artigo 170.º […] Quem aceitar candidatura em mais de uma lista concorrente ao mesmo órgão au-tárquico é punido com a pena de prisão até 1 ano ou pena de multa até 120 dias”.

Referências

Documentos relacionados

Em nossa arquitetura, gostaríamos que uma base de dados pudesse ser vista de duas maneiras distintas: (i) quando uma base centralizada é fragmentada, deve-se

5.3 Quando o preço registrado tornar-se superior ao preço praticado no mercado por motivo superveniente, a Administração convocará o(s) fornecedor(es) para negociar(em)

Essa expansão foi possibilitada pela articulação do capital imobiliário com o capital financeiro, representado pelos fundos de pensão, levando à consolidação do mercado

A amortização pode igualmente ser compulsiva, não carecendo do consentimento do sócio, mas nesse caso é exigido um fundamento legal ou contratual, ou seja,

GRÁTIS (por exemplo para as contra porcas): Jogo de 6 chaves boca luneta, cromadas e polidas em estojo.. 14 |

Kaplan e Beutler, em 1967, efetuaram estudo eletroforético das células vermelhas, livres de hemoglobina, para NADH e NADPH-diaforase, em pessoas normais e pacientes

Essas operações de derivativos são contabilizadas no balanço da Companhia pelo seu valor justo e a parte efetiva das mudanças no valor justo dos derivativos que for designada

O patógeno Paracoccidioides brasiliensis, é o agente etiológico da Paracoccidioidomicose (PCM), uma micose humana sistêmica que afeta principalmente a população rural