• Nenhum resultado encontrado

FICHA PARA CATÁLOGO PRODUÇÃO DIDÁTICA PEDAGÓGICA. séries iniciais do Ensino Fundamental. Eliana Viana de Amorim

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA PARA CATÁLOGO PRODUÇÃO DIDÁTICA PEDAGÓGICA. séries iniciais do Ensino Fundamental. Eliana Viana de Amorim"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)
(2)

FICHA PARA CATÁLOGO

PRODUÇÃO DIDÁTICA PEDAGÓGICA

Título Atividades Lúdicas a serviço do

ensino-aprendizagem de língua Inglesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Autor Eliana Viana de Amorim

Escola de Atuação Colégio Estadual Barbosa Ferraz

Município da Escola Andirá

Núcleo regional de Educação Jacarezinho

Orientador Silvio Tadeu de Oliveira

Instituição de Ensino Superior UENP

Área de Conhecimento Língua inglesa

Produção Didático-Pedagógica Unidade Didática

Relação Interdisciplinar Disciplinas da 5ª Série

Público Alvo Alunos da 5ª Série

Localização Colégio Estadual Barbosa Ferraz ,

situado à Tavessa Nestor Carlos Cunha, s/n - Andirá - Pr

Apresentação Esta unidade didática foi desenvolvida, tendo como finalidade contribuir para o ensino-aprendizagem da língua inglesa. De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica (Paraná, 2008), “aula de LEM deve ser um espaço em que se desenvolva atividade significativa, as quais explorem diferentes recursos e fontes, a fim de que o aluno vincule o que é estudado com o que o cerca”. As atividades lúdicas, ou seja, os jogos terão vários objetivos: despertar o gosto de se aprender, levar o aluno ao

(3)

conhecimento e assimilação dos conteúdos propostos pela disciplina. A ludicidade será fonte impulsionadora de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, estabelecendo relações significativas entre o lúdico e o ensino de Língua Inglesa. As atividades pedagógicas terão uma função fundamental no que diz respeito ao desenvolvimento da criatividade, autonomia, cooperação e interação com o meio, como também da apropriação do significado.

Como proposta pedagógica, elaborou-se um banco de jogos pedagógicos, adequados aos conteúdos de alunos de 5a série, tendo o vocabulário, mais especificamente, números e nomes de animais. Esse material didático poderá ser utilizado pelos professores em suas aulas de Língua Inglesa, com o intuito de despertar nos alunos interesse, prazer e motivação para a aprendizagem da língua alvo.

Palavras-chaves Jogos, Ludicidade, Motivação, Ensino-aprendizagem, Língua Inglesa

(4)

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

ELIANA VIANA DE AMORIM

ATIVIDADES LÚDICAS À SERVIÇO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO

FUNDAMENTAL

JACAREZINHO-PR 2011

(5)

ELIANA VIANA DE AMORIM

ATIVIDADES LÚDICAS À SERVIÇO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO

FUNDAMENTAL

Unidade Didática de LEM - área de Língua Inglesa, apresentada ao Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Estado da Educação, como requisito parcial para cumprimento do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, sob orientação do Professor Mestre Silvio Tadeu de Oliveira.

JACAREZINHO-PR 2011

(6)

SUMÁRIO

APRESENTAÇÀO... 4

AULA 01Jogo Bingo dos Animais... ... 5

AULA 02Jogo da Memória... 6

AULA 03 Jogo- Completando as Palavras... 7

AULA 04Jogo- Encontre os Pares... 8

AULA 05 Jogo- Seja Rápido ... 9

AULA 06 Bingo de Números ... 10

AULA 07 Jogo- Qual é o Numero? ... 11

AULA 08 Jogo dos Pares... 12

AULA 09 Jogo- Quem é o mais Rápido?... 13

AULA 10 Jogo- Calculo Rápido ... 14

MODELOS DE ATIVIDADES ENVOLVENDO VOCÁBULARIOS DE NÚMEROS E ANIMAIS... 15

(7)

APRESENTAÇÃO

O maior desafio do professor é caminhar para um ensino de qualidade que possa atingir o fundamental objetivo de uma escola, o sucesso pedagógico, ou seja, a aprendizagem do aluno.

Esta unidade didática foi desenvolvida com esta preocupação, tendo como finalidade contribuir para o ensino-aprendizagem da língua inglesa. Ela foi elaborada de acordo com as diretrizes curriculares da educação básica do Paraná, que orienta no sentido de se buscar um ensino de qualidade, que possa contribuir para a aprendizagem do aluno como um todo.

De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica (Paraná, 2008), “aula de LEM deve ser um espaço em que se desenvolva atividade significativa, as quais explorem diferentes recursos e fontes, a fim de que o aluno vincule o que é estudado com o que o cerca”. As atividades lúdicas foram elaboradas levando-se em consideração o processo ensino-aprendizagem, proporcionando uma maior interação entre professor-aluno e até mesmo aluno-aluno. Os jogos terão vários objetivos: despertar o gosto de se aprender, levar o aluno ao conhecimento e assimilação dos conteúdos propostos pela disciplina.

A ludicidade será fonte impulsionadora de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, estabelecendo relações significativas entre o lúdico e o ensino de Língua Inglesa. As atividades serão vistas como ferramenta pedagógica que exerce uma função fundamental no que diz respeito ao desenvolvimento da criatividade, iniciativa, autonomia, cooperação e interação com o meio, como também da apropriação do significado.

Como proposta pedagógica , elaborou-se um banco de jogos pedagógicos, adequados aos conteúdos de alunos de 5a série do Ensino Fundamental, tendo o vocabulário como ponto de partida, mais especificamente, números e nomes de animais. Esse material didático poderá ser utilizado pelos professores em suas aulas de Língua Inglesa, com o intuito de despertar nos alunos interesse, prazer e motivação para a aprendizagem da língua alvo.

(8)

5

Aula 1

Duração: 50 minutos

Objetivos: o aluno deverá reconhecer a grafia e a pronúncia de nomes de animais em inglês

Atividade didática: Jogo - Bingo dos animais.

Conteúdo do Jogo: Cartelas distintas, divididas em quatro partes, com o desenho de um animal em cada uma das partes; tiras com os nomes, em Inglês, dos animais que ilustram as respectivas cartelas; uma caixa para acondicionar as tiras; feijão ou pedrinhas para marcar os animais nas cartelas, conforme seus nomes vai sendo cantado.

Procedimentos Metodológicos: O professor deverá distribuir cartelas para os alunos, em geral, bem como feijão ou pedrinhas que serão utilizadas para marcar as cartelas. O próprio professor ou um aluno voluntário sorteará uma tira por vez, cantando, em voz alta, o nome do animal sorteado, para que os alunos possam conferir se tem o respectivo animal em sua cartela. Vence o jogo quem primeiro marcar todas os nomes dos animais cantados pelo representante. Poderá ser premiados, o aluno com um material escolar, ou até mesmo bala, bombom. Etc.

Variações: O jogo poderá também ser desenvolvido por meio de dicas, as quais os alunos deverão identificar nos animais em suas cartelas. Por exemplo: o animal tem penas, bico e bota ovo (hen); o animal é grande, pesado e é muito encontrado na África. (elephant) etc...

Avaliação: Realização de diferentes atividades escritas envolvendo nomes de animais, como, por exemplo, caça palavras, cruzadinhas, dentre outros.

(9)

Aula 2

Duração: 50 minutos

Objetivos: O aluno deverá reconhecer a grafia e a pronúncia dos nomes dos animais em inglês

Atividade didática: Jogo da memória

Conteúdo do Jogo: Uma caixa contendo cartelas com ilustrações de animais e pássaros; uma caixa contendo cartelas com os nomes dos animais e pássaros ilustrados nas outras cartelas.

Procedimentos Metodológicos: A atividade será feita em equipe. Primeiramente, o professor escolhe os alunos de cada equipe, em seguida, espalha todas as cartelas viradas, divididas em dois grupos, um com as cartelas ilustradas, e outro com as cartelas contendo os nomes dos animais. O professor pede para que um aluno levante duas cartelas, uma de cada grupo de cartas, mostrando para todos os demais alunos. Caso as cartas sejam os pares, o aluno guardará consigo e continuará o jogo. Caso contrário, o aluno deverá recolocar as cartas nos seus devidos grupos, devendo os demais alunos prestar atenção ao local que elas serão posicionadas. Assim, estarão memorizando as cartas. Vence o jogo quem conseguir o maior número de pares, e, por conseguinte, marca ponto para a sua equipe. No final, conta-se os pontos de todos da equipe para ver qual delas será a equipe vencedora.

Observação: Ao termino dos pares, deverá ser dada oportunidade para os demais alunos que fazem parte das equipes participarem do jogo.

Avaliação: Realização de atividades escritas envolvendo os nomes dos animais em inglês como exemplo: caça palavras, cruzadinhas, dentre outras .

(10)

7

Aula 3

Duração: 50 minutos

Objetivos: O aluno deverá ser capaz de reconhecer a grafia e escrever nomes de animais em inglês

Atividade didática: Jogo – Completando as palavras

Procedimentos Metodológicos: A atividade será feita em duplas ou pequenos grupos. O professor deve fazer a escolha de dois ou mais alunos por equipe. Eles deverão se dirigir até o quadro. O professor começará o jogo colocando uma letra diferente para cada equipe no quadro. Ao sinal, os alunos de cada equipe terão que escrever uma palavra em inglês, que começa com a letra estipulada pelo professor, depois, deverá escrever uma outra palavra com a última letra da palavra que escreveu anteriormente. Assim prossegue até acabar o tempo determinado pelo professor. Vence quem escrever o máximo de palavras, de preferência nomes de animais, sem repetir nenhuma. Os alunos poderão fazer o uso de dicionário se houver necessidade.

Exemplo:

Bird-dinoossaro-ounce-elephant ...

(11)

Aula 4

Duração: 50 minutos

Objetivos: O aluno deverá ser capaz de saber e reconhecer a grafia de nomes de animais em inglês

Atividade didática: Jogo - Encontre os pares

Conteúdo do jogo: Uma caixa contendo diferentes animais confeccionados em EVA; uma caixa com os nomes, em Inglês, dos respectivos animais.

Procedimentos Metodológicos: O professor deve dividir a sala em duas equipes. O professor espalha todos os animais e as palavras sobre a mesa e ao sinal, dois alunos, um de cada uma das equipes, busca associar os nomes com os animais. Vence quem conseguir o maior número de pares. Os pontos serão computados, e, em seguida, dá-se reinício ao jogo com outros alunos. No final, será feita a contagem de todos os pontos, vencendo a equipe que totalizar o maior número de pontos.

(12)

9

Aula 5

Duração: 50 minutos

Objetivos: O aluno deverá reconhecer a grafia e a pronúncia dos nomes dos animais em inglês.

Atividade didática: Jogo - Seja rápido

Conteúdo: uma caixa contendo diferentes animais confeccionados em EVA; uma caixa com os nomes, em Inglês, dos respectivos animais.

Procedimentos Metodológicos: O professor deve dividir a sala em duas equipes. O professor pede para que os alunos fiquem sentados, no chão, e em fila. Em seguida, o professor espalhara todos os animais e as palavras sobre a mesa. Começa-se o jogo quando o professor ditar o nome do animal em inglês, como, por exemplo “monkey”. Os alunos deverão se dirigir até a mesa, procurar o animal e a palavra, e voltar rapidamente para a marca estipulada. Somente um aluno conseguirá, por vez. O professor dita outro nome por exemplo, “alligator”, e os alunos sairão em busca do animal, voltando, em seguida, para seus lugares. O jogo prossegue até que todos os alunos tenham participado. Vence a equipe que conseguir o maior número de pares.

Avaliação: Realização de atividades escritas envolvendo os nomes de animais. Figura 4: Seja rápido

(13)

Aula 6

Duração: 50 minutos

Objetivos: O aluno deverá ser capaz de reconhecer a grafia e a pronúncia dos números de 1 até 50.

Atividade didática: Bingo de números (cardinais em português); Bingo de números (cardinais em Inglês)

Conteúdo do jogo: Uma caixa contendo cartelas distintas, ilustradas com números de 1 até 50; cartelas distintas, contendo a grafia dos respectivos numerais, em inglês; feijão ou pedrinhas, para a marcação das cartelas com os números.

Procedimentos Metodológicos: Inicialmente, o professor entrega uma cartela ilustrada com os números de 1 a 50, para cada aluno da sala. O jogo poderá ser desenvolvido de duas formas: primeiro, o professor começará a ditar os nomes dos números em inglês, e os alunos deverão procurar em suas cartelas os receptivos números, quem os encontrar deverá marcá-los. O professor continua, fazendo a leitura dos números contidos em sua caixa. Será o vencedor aquele aluno que conseguir marcar todos os números em sua cartela. Poderá ser premiado o aluno vencedor com um doce, bala. bombom ou material escolar.

Variação do jogo: Também poderá se jogar de forma contrária, ou seja, o professor dita o nome do número em português, e os alunos deverão encontrar em suas cartelas a grafia correta para os números ditados.

Avaliação: Realização de várias atividades envolvendo os números exemplo: Caça palavras, cruzadinhas e outras atividades escritas envolvendo os números.

(14)

11

Aula 7

Duração: 50 minutos

Objetivo: O aluno deverá ser capaz de reconhecer a grafia e a pronúncia, em Inglês, dos números de 1 a 50.

Atividade didática: Jogo - Qual é o número?

Conteúdo do jogo: Uma caixa contendo cartelas ilustradas com a grafia, em Inglês, dos numerais de 1 a 50; uma caixa contendo cartelas ilustradas com os respectivos numerais.

Procedimentos Metodológicos: Inicialmente, o professor divida a sala em duas equipes. Em seguida, coloca as caixas sobre a mesa e escolhe dois alunos, um de cada equipe. O professor, então, inicia o jogo, fazendo perguntas como, por exemplo: Qual é o número que fica entre “twenty-four” e “twenty-six”? Um aluno de cada equipe deverá procurar entre os cartões, o número correto e a grafia correspondente ao numeral. O aluno que encontrar primeiro, marcará ponto para sua equipe. O jogo prossegue fazendo–se novas perguntas, e mudando a dupla de jogador. No final faz-se a contagem de todos os pontos adquiridos pela equipe.

Variações: O jogo poderá conter perguntas de matemática, como, por exemplo: Qual é o dobro de 8? ou ainda, perguntas generalizadas, envolvendo datas, como: Que dia do mês é hoje? Que dia é comemorado o natal? entre outras.

Avaliação: Realização de diferentes atividades envolvendo os números. Exemplo de atividades: Caça palavras, cruzadinhas, registro de números, etc.

(15)

Aula 8

Duração: 50 minutos

Objetivos: O aluno deverá reconhecer a grafia e a pronúncia, em inglês, dos números de 1 a 50.

Atividade didática: Jogo dos Pares

Conteúdo do jogo: Uma caixa contendo cartelas com a grafia, em inglês, dos números 1 a 50; uma caixa contendo cartelas ilustradas com desenhos representando a quantidade dos números que serão trabalhados.

Procedimentos Metodológicos:

O professor divide a sala em duas equipes e escolhe dois alunos de cada equipe para participar do início do jogo. Os alunos deverão se posicionar de frente para a mesa do professor, sobre a qual estarão expostas as duas caixas com as devidas cartelas. O professor espalha as cartelas sobre a mesa. E, ao sinal, os alunos procurarão associar as cartelas dos desenhos, com cartelas com os numerais que representem a quantidade dos respectivos desenhos, dentro do tempo determinado pelo professor. Ao término do tempo, o professor dá o sinal de “Stop”, e, após a contagem dos pontos, os quais deverão ser marcados na lousa, os alunos retornam para os seus lugares. O jogo continua com outros alunos das equipes. O jogo prossegue até o término das cartelas. Vence a equipe que conseguir o maior números de combinados, ou seja de pares .

Variação do jogo: Ao invés dos cartões conterem as quantidades, eles poderão conter o número, e a escrita do número em inglês. A regra é a mesma, quem conseguir fazer o maior número de pares será a equipe vencedora.

Avaliação: Realização de atividades envolvendo os números. Figura 7: Jogo dos pares

(16)

13

Aula 9

Duração: 50 minutos

Objetivos: O aluno deverá ser capaz de reconhecer a grafia e a pronúncia, em inglês, dos números 1 a 50.

Atividade didática: Jogo - Quem é mais rápido?

Conteúdo do jogo: Duas caixas contendo várias cartelas ilustradas com a escrita dos números em inglês.

Procedimentos Metodológicos: O professor divide a sala em equipes. Em seguida, coloca as caixas sobre a mesa, e escolhe três alunos de cada equipe, para dar início ao jogo. Ao sinal dado pelo professor, cada aluno representante da equipe deverá colocar os números na ordem crescente, o mais rápido possível. Vence a equipe que terminar primeiro.

Variações: O jogo poderá envolver: ordem decrescente, pares, 2 em 2, 3 em 3 etc.

Avaliação: Realização de diferentes atividades envolvendo os números: registro de números, cruzadas, complete, colocar em ordem as letras dos números etc.

(17)

Aula 10

Duração: 50 minutos

Objetivos: O aluno deverá ser capaz de reconhecer os números em inglês, de 1 a 50, tanto pela escrita como pela pronúncia.

Atividade didática: Jogo - Cálculo rápido

Conteúdo do jogo: Uma caixa contendo pequenos quadros de madeira, medindo aproximadamente 3cm, ilustrados com operações diversas de adição e subtração; uma caixa contendo cartões com os resultados das respectivas operações, escritos em inglês.

Procedimentos Metodológicos: Após dividir a classe em equipes, o professor deverá escolher dois alunos de cada uma delas para dar início ao jogo. Os alunos escolhidos deverão dirigir-se até a mesa do professor. Cada aluno terá um tempo para escolher os quadradinhos envolvendo as operações e os receptivos resultados . Marca ponto para sua equipe, os alunos que conseguirem resolver o maior número de operações. É computado um ponto para cada acerto. O jogo deverá reiniciar com outras duplas, e prosseguir até que todos os alunos tenham participado.

Variações: Pode envolver outros cálculos: Divisão e também multiplicação. Avaliação: Realização de várias atividades envolvendo os números.

Exemplo de atividades: Caça palavras, palavras cruzadas, dentre outras

(18)

15

Modelos de atividades envolvendo vocabulários de números e animais.

(19)

2- Ordene as letras e escreva os nomes dos animais. Depois ligue o animal a palavra correspondente: Keynom ______________ fferagi _______________ ckduc _______________ gfro _______________ gpi _______________ god _______________ phantele ______________

(20)

17

3- Coloque as letras embaralhadas em ordem para formar os nomes dos animais.

tac ______________ moynke_______________drib__________________

hsif______________ lligatora_________________tletur_________________

4- Escolha as letras que estão entre parêntese e escreva os nomes dos animais que você formou. ( k f u rr l o h )

c__w ______________ d_ ck _______________

__rog ______________ __en ________________

Pa__ot ______________ don__ey _____________

e__ep__ant __________ noli __________________

5- Circule somente os nomes dos animais que estão escritos corretamente. Mokey shark girafe camel bird forse fisch

6- Agora reescreva os nomes dos animais fazendo as devidas correções ortográficas.

______________ ______________ ______________ _______________

7- Grife as palavras que você encontrar de diferente na lista de palavras.

(21)

8- Grife somente os nomes de aves.

Monkey fish duck bird hen parrot snake

9- Circule os nomes de animais mamíferos. Bird alligator bat cat dog snake

10- Escreva nomes de animais que começam com as seguintes letras: B __________________

S___________________

T___________________

B___________________

11- Escreva dentro de cada quadrinho o numeral correspondente:

Seven eight nine seventeen eighteen nineteen

12- Complete de 10 em 10 até 100

Ten,____________, ___________, ___________, __________, ___________,

___________, _____________, ____________, one hundred

13- Coloque as letras embaralhadas em ordem para formar os números.

(22)

19

14- Ligue os números em inglês com as quantidades:

Four Three Fifteen Five Six Nine

(23)

15- Complete com as letras que faltam e coloque o número que formou. F__ FT__ __ N__ ( )

S__ X T__ __ N ( )

F__ __ __T __E__ ( )

16- Resolva as operações e coloque o resultado em inglês. 9+9=---

13+18=---

25-15=---

78-23=---

124x144=---

17- Escolha os números corretos.

Ninety-nine eighteen eighty forty-four

a)18---b)80---c)44---99---

18- Grife o que você encontrar de diferente na lista de palavras. Nine seventeen red sixteen blue ten one hundred fourteen

19- Grife somente os números pares.

Two nine ten sixteen fifteen eighteen fifty twelve

20- Escreva os números na ordem crescente.

Five ten seventy seven twenty one three

__________________________________________________________________ _________________________________________________________________

(24)

21

21- Escreva os números na ordem decrescente. Fourteen four forty-four forty four hundred-four

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________

22- Complete a cruzadinha com os nomes dos números em inglês.

3 1

2

8

9

6

7

10

5

4

(25)

REFERÊNCIAS

PARANÁ. Governo do Estado do Paraná. Secretaria de Estado da Educação Básica.

Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua estrangeira moderna. Paraná: Seed, 2008.

Referências

Documentos relacionados

produtos e não há investimentos para uma cobertura mais aprofundada do campo 2. Ou seja, não se leva em consideração outros programas de entretenimento cujo foco

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

Thus, this study evaluated histologically the cleaning capacity of rotary instrumentation associated with different irrigating solutions (0.5% sodium hypochlorite, chlorhexidine

Esta pesquisa é parte constitutiva do Projeto de Pesquisa “O processo de ensino e aprendizagem em Cartografia: a experiência com os alunos do Núcleo de Aplicação da

Eu sei que você está muito ansioso para aprender como vender mais no Hotmart e ganhar mais dinheiro assim como eu ganho e tenho mostrando em vários vídeos

Tendo em vista o objetivo de determinar a reflexividade do exame de suficiência, frente ao estabelecido pelo currículo mundial e a eixos de competências requeridas

Siguiendo esta línea de reflexión, en este estudio se encontró que el grupo de brasileñas y colombianas quienes cuentan con mejores ni- veles educativos que las peruanas tienen